• Brumado: Homem furta veículo, bate em poste durante fuga e é preso pela polícia

    Foto: Divulgação 34ª CIPM

    A Polícia Militar prendeu nesta quinta-feira (23), no bairro do mercado, um indivíduo acusado de furtar uma caminhonete em Brumado. De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, a guarnição de Rádio Patrulhamento da 34ª CIPM foi averiguar uma colisão de um veículo a um poste na Avenida Virgílio Ataíde, próximo ao Mercado Municipal, quando ao chegar no local, se deparou com o proprietário do veículo o qual informou que o mesmo havia sido roubado em frente ao seu estabelecimento comercial. Após receber informações com as características e vestimentas do acusado, a guarnição iniciou uma busca pelo local, encontrando o suspeito onde o mesmo confessou o crime. O indivíduo e a vítima foram encaminhados para a Delegacia para que as providências cabíveis fossem adotadas.



  • Ministro de Minas e Energia diz que não há barragem segura no Brasil

    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    O ministro de Minas e Energia, Beto Albuquerque, disse hoje (23), que não há barragem segura no país. Em depoimento na Comissão de Meio Ambiente do Senado, sobre segurança de barragens, o ministro disse que "não tem barragem segura. Esse conceito não existe”.

    Albuquerque explicou que a probabilidade de rompimento de barragens construídas à montante, como foi o caso de Mariana, Brumadinho e agora de Gongo Soco, todas em Minas Gerais, é muito superior às demais. “O monitoramento é diuturno e ininterrupto. Tudo está sendo monitorado minuto a minuto e as informações estão sendo passadas às pessoas que têm responsabilidade, competência para tomar as ações e medidas, especialmente para não perdermos vidas humanas”, destacou.

    Bento Albuquerque disse que em razão do grande número de barragens, cerca de 2 mil, entre elas as que não são só de rejeitos de mineração, o ministério faz pareceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) para a fiscalização.

    O ministro disse aos senadores que até 2021 todas as barragens serão descomissionadas (esvaziamento das barragens de rejeitos). “O descomissionamento também é uma atividade de risco, que tem que ter planejamento bastante apurado”.

     

    Congresso

    Bento Albuquerque destacou importância do papel do Congresso para que haja segurança jurídica não só para os empreendedores exercerem suas atividades na mineração, mas também para as autoridades exercerem seu poder de polícia ou de regulação do setor. Segundo ele, o Brasil é o terceiro país em produção mineral do mundo, atrás de Austrália e Canadá, e responde por três milhões de empregos diretos e indiretos, contribuindo com 4% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços do país).

    Medidas

    O ministro de Minas e Energia garantiu que até o fim de 2019, todas as barragens do país serão fiscalizadas. “Temos cerca de 500 barragens de rejeitos, 150 delas já foram vistoriadas esse ano, e todas serão vistoriadas este ano”.

    Diligência

    Nesta sexta-feira (24), senadores da Comissão do Meio Ambiente irão até a região da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), para uma diligência. De responsabilidade da mineradora Vale, a barragem da mina está, desde a semana passada, em alerta máximo, com risco de rompimento. Os senadores querem verificar os riscos e as iniciativas do Poder Público para minimizar a situação.

    “Em razão da gravidade, não podemos esperar. Não podemos deixar que o ocorrido em Mariana e Brumadinho se repita. Precisamos dar uma resposta, afirmou o presidente da comissão, senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Ele lembrou ainda que o talude da barragem está se movendo entre 6 e 8 centímetros por dia e que se a barragem se romper, os rejeitos poderão se espalhar por até 75 quilômetros, atingindo os municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo, que desde fevereiro foram totalmente evacuados.

    CONTINUE LENDO


  • Em visita ao Mercado Municipal de Brumado, prefeito autoriza a reforma dos sanitários públicos

    Foto: Divulgação

    Dentro do planejamento de requalificação dos equipamentos públicos, a administração municipal de Brumado vem realizando vários estudos para que as ações nesse sentido sejam efetivadas. Então, dentro desta tendência o prefeito Eduardo Vasconcelos esteve visitando nesta quarta-feira (22) o Mercado Municipal, mas especificamente os sanitários públicos, os quais passarão por uma total reforma. Acompanhado do diretor do órgão Manoel Gonsalves, o gestor confirmou que alguns usuários têm tido um comportamento de vandalismo, jogando toda a sorte de materiais dentro dos vasos sanitários, principalmente latas de cerveja amassadas, o que causa um entupimento da rede, provocando mau cheiro e outras situações indesejadas. Então, diante disso, a direção do mercado irá disseminar uma campanha do uso consciente dos banheiros públicos do Mercado Municipal para que esses fatos não venham a se repetir. Já foi dada autorização para início dos trâmites administrativos necessários ao início das obras de reforma, as quais irão atender os anseios dos proprietários de box e barracas, além dos munícipes em geral.







  • Matrículas de pré-vestibular do 'Universidade Para Todos' devem ser feitas até sexta-feira

    Foto: Suami Dias

    A matrícula para o cursinho pré-vestibular do programa "Universidade para Todos" começou nesta terça-feira (21). As inscrições seguem até a sexta-feira (24) e podem ser feitas no local e turno que os alunos optarem cursar.

    As aulas começarão na segunda-feira (27) e seguem até dezembro. Os estudantes podem escolher entre Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

    Para fazer a matrícula o estudante precisa apresentar os documentos que foram exigidos no edital de inscrição, entre eles RG, CPF e históricos escolares do Fundamental II e do Ensino Médio.

    Além das aulas do pré-vestibular, os estudantes terão acesso a projetos complementares, como seminários, oficinas, simulados, revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e orientação vocacional.

    Quem fizer o cursinho na Uneb ou Uesb, e tiver frequência maior a 75%, terá isenção da taxa de inscrição no vestibular nas duas universidades.



  • Polícia Militar ganha primeira tenente-coronel da história

    Foto: Divulgação SSP

    Integrante da primeira turma de mulheres oficiais da Polícia Militar, Fernanda Dantas, 54 anos, médica, solteira e sem filhos é também a primeira mulher a alcançar a patente de tenente-coronel da Polícia Militar da Bahia. Especialista em pediatria, bacharela em Direito e mestranda em Administração Pública, ela é fonte de inspiração para as oficiais que sonham chegar ao topo da carreira militar. 

    Hoje se divide entre as funções realizadas no Departamento de Saúde da PM, na Vila Militar do Bonfim, onde é lotada, e no Setor Médico do Centro de Operações e Inteligência-2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia. Seja em um local de trabalho ou no outro, o reconhecimento e o orgulho das colegas de farda são os mesmos. Doutora Ana Fernanda, como é chamada, entrou para a história da PM. 

    Ela é a maior autoridade feminina da corporação. “Nem me dei conta sobre quanto isso é representativo, até o dia da solenidade de ascensão. Quando olhei ao meu redor e vi que era só eu de mulher, a ficha caiu”, lembra com satisfação. Mas ninguém está mais feliz com a promoção do que dona Ana Margarida, 83 anos, mãe da TC Ana Fernanda, que viveu para ver a filha entrar para a história da corporação Centenária Milícia de Bravos.







  • Caps de Aracatu realiza mobilização da Luta Antimanicomial

    Foto: Divulgação

    O Caps Aracatu realizou uma mobilização da Luta Antimanicomial 2019 no Centro de Saúde, PSF Sede e Hospital Municipal Felinto da Silveira Maia. Na ocasião, a Coordenadora do CAPS, Renária Aguiar, a Assisternte Social, Denise Reis, a Psicóloga Milena Meireles e o Psicólogo do NASF, João Carlos Bonfim Filho, esclareceram para a população e funcionários da importância em superar a história de exclusão, segregação de pessoas com transtornos mentais e da continua luta pela garantia de direitos, reabilitação e inclusão social.

    Caps de Aracatu realiza mobilização da Luta Antimanicomial

    Aproveitando a oportunidade, foi realizada visita ao CRAS, CREAS E SMAS, divulgando a mobilização com afixação de cartazes, distribuição de panfletos e reafirmação da parceria de trabalho da Rede intersetorial.







  • Prefeita de Malhada de Pedras participa de Assembleia Geral da UPB em Salvador

    Terezinha Baleeiro também foi favorável a unificação dos mandatos

    Em assembleia geral realizada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, na quarta-feira (22), mais de 200 prefeitos, entre eles a prefeita de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro, decidiram por unanimidade, que a entidade defenderá a unificação dos mandatos político-partidários no Brasil. A proposta tramita em projetos no Congresso Nacional e tem como justificativa o princípio da economicidade.

    Prefeita de Malhada de Pedras participa de Assembleia Geral da UPB em Salvador

    De acordo com o presidente da UPB, Eures Ribeiro, a assembleia reforçou o pleito dos gestores pela unificação das eleições em 2022. “O debate está ocorrendo em todos os estados, com as entidades municipalistas, para ser levado a Brasília. Economicamente, é bom para os cofres públicos, pois uma eleição unificada se torna mais barata”, acrescenta Ribeiro, que é prefeito de Bom Jesus da Lapa e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios.



  • Segurança Pública foi tema de discussão em Barra da Estiva durante reunião com vários segmentos da sociedade

    Representantes da PM e Especializadas, além da Polícia Civil também estiveram presentes.

    Na quarta-feira, 22 de maio, no salão do júri do Fórum Eliezer Rodrigues de Souza da comarca de Barra da Estiva, aconteceu uma reunião cuja pauta foi Segurança Pública, solicitada pelo Conselho Municipal Comunitário com o apoio do Ministério Público, com a presença de diversas autoridades dos seguimentos envolvidos e representantes da sociedade civil. 

    A reunião se deu no intuito de elencar os principais problema que nosso Município vem enfrentando na Segurança Pública e quais as possíveis soluções para os mesmos. 

     

    Segurança Pública foi tema de discussão em Barra da Estiva durante reunião com vários segmentos da sociedade

    Várias questões foram levantadas, como o número do contingente policial, neste ponto o vice prefeito e representantes do poder executivo, reiteraram a luta por uma CIA independente, já que foi a única solução encontrada para o aumento do efetivo policial. Cada órgão explanou suas dificuldades e preocupações, como a sensação de insegurança e impunidade crescente.

    Outros pontos foram surgindo no decorrer da reunião, a custódia de presos e a impossibilidade legal de mantê-los na delegacia, demostrando a necessidade de suas transferências à Brumado, nesse sentido a CAESG se comprometeu a prestar assistência para que a cidade não fique sem guarnição durante essas transferências, o Major Mascarenhas, disse que a CIPE está disponível sempre que necessário e pediu apoio da sociedade para indicar locais e denúncias de crimes. Neste sentido, tanto a CIPE quanto a 34ª Cia divulgaram números para denúncias anônimas. Whatsapp Denúncia (77) 99974-3897.

    A polícia civil levou dados importantes como a elucidação de 88% dia crimes e afirmou que o número de agentes não é o suficiente, mas que Barra da Estiva está no topo da lista para receber novos agentes da polícia civil. Sobre os problemas identificados da Depol de Barra da Estiva, o coordenador Dr Leonardo Rabelo, garantiu que estaria tomando providências e disponibilizou seu contato ao Conselho Comunitário e demais participantes da reunião para que pudessem relatar quais outros eventuais acontecimentos.

    Os representantes da Prefeitura Municipal, informou que tem contribuído além da responsabilidade, sendo metade dos funcionários da Depol, servidores cedidos pelo município, além de firmar convênios e contribuir financeiramente para que haja mais segurança aos munícipes.

    A Câmara de Vereadores, representada pelo presidente sr Valter Pereira foi orientado a legislar junto ao poder executivo a munipalização do trânsito. 

    O Ministério Público e Judiciário, enfatizaram que a morosidade judicial se dá pois os representantes, Dra Maria Salete Suede e dr. Egildo Lima Lopes, são substitutos tendo outras comarcas para atender e sem juiz e promotor titulares a demora na resposta judicial, infelizmente é uma realidade, contudo, ambos indicaram a intenção de dar maior celeridade nas ações para evitar a sensação de impunidade.

    Por fim, foi reiterado a participação popular, nas denúncias e na importância do registro de boletim de ocorrências.

    Dados comparativos do ano passado e deste ano, não mostram aumento na violência. 

    Todos os envolvidos, demostraram ter consciência da necessidade de garantir a população uma segurança de qualidade.

    CONTINUE LENDO






  • Acusado de ter praticado homicídio em Brumado é preso em São Paulo

    Uma ação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia - envolvendo as Delegacias de Polícia de Brumado e Jânio Quadros-BA (20ª COORPIN) - e a Polícia Militar de São Paulo, culminou com a prisão DERRIAN PIRES DE SOUZA, de 25 anos de idade.

    Conforme apurado no inquérito policial presidido pelo Delegado Titular da Delegacia de Polícia de Brumado, no dia 20/09/2014, DERRIAN, juntamente com outro comparsa, teria assassinado a tiros o jovem PAULO SÉRGIO DE JESUS SILVA, dentro de um bar no Bairro Urbis II, em Brumado.

    A equipe da Polícia Civil da Delegacia de Jânio Quadros-BA, atuando em apoio à equipe da Delegacia de Brumado, conseguiu descobrir o paradeiro do autor na capital paulista e acionou a Polícia Militar daquele Estado, a qual conseguiu prender o foragido e cumprir o respectivo mandado de prisão preventiva.

     

    O preso foi apresentado na 55ª DP (São Rafael-SP) e deverá ser transferido para uma unidade prisional da Bahia em momento oportuno.



  • Governo reduz para 1,6% previsão de alta do PIB em 2019 e libera R$ 1,58 bilhão para Educação

    Foto: Reprodução

    O governo reduziu a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, de 2,2% para 1,6%. A revisão foi anunciada nesta quarta-feira (22) pelo Ministério da Economia.

    Apesar da queda, a expectativa ainda é mais otimista do que a do mercado financeiro, que espera uma alta de 1,24% no PIB em 2019.

    "Essa previsão foi feita há algumas semanas, próxima ao que o mercado estimava na ocasião. Sabemos que ela se alterou, com viés de baixa, para 1,24%. Mas, em função da necessidade de termos de preparar várias informações, envolvendo várias instituições, mantivemos essa estimativa para 2019", afirmou o secretário-especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

    Além disso, ao contrário do que era esperado, o anúncio da revisão da expectativa para o PIB não veio acompanhado de um novo bloqueio de gastos.

    O crescimento menor da economia implica em uma arrecadação de impostos menor que a prevista. Isso faz com que o governo tenha mais dificuldade para cumprir a meta fiscal. Para este ano, a meta é déficit (despesas maiores que receitas) de R$ 139 bilhões.







  • Prefeitura de Rio do Antônio promove reunião para debater criação de Cooperativa da Agricultura Familiar

    Foto: Destaque Bahia

    Na manhã desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Rio do Antônio, através da Secretaria de Agricultura, e Meio Ambiente, juntamente com o presidente do Sindicato dos pequenos Produtos Rurais de Rio do Antônio e Ibitira, Sr. Joselito Silveira dos Santos, realizou uma reunião no antigo Colégio Lia Públio de Castro com dezenas de produtores rurais, para discutir a criação de uma cooperativa da Agricultura Familiar. A reunião contou também coma presença de representantes do Deputado federal Charles Fernandes. 

    Prefeitura de Rio do Antônio promove reunião para debater criação de Cooperativa da Agricultura Familiar

    Foto: Destaque Bahia

    De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Júnior do Tabuleiro, com a cooperativa os agricultores ficariam fortalecidos, tendo assim, uma maior representação e, com isso, poderiam vender seus produtos por preços mais satisfatórios e muito mais competitivos no mercado. Os agricultores que participaram da reunião ficaram empolgados com a possibilidade de integrar uma cooperativa, tendo sido unânime a aprovação para a criação da mesma.



  • Caminhoneiro é preso com mais de 275 mil maços de cigarro contrabandeados

    Foto: Polícia Rodoviária Federal

    Um caminhoneiro de 37 anos foi preso na BR-116, altura da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, na tarde de terça-feira (21), depois que a polícia encontrou 275 mil maços de cigarros de origem clandestina no caminhão que ele dirigia.

    Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os maços estavam em 550 caixas, encontradas no compartilhamento de carga do veículo. Os cigarros estavam encobertos por uma carga de repolho.

    Ainda segundo a PRF, durante a apreensão, o motorista confessou que sabia da carga e que estava transportando da cidade de São Paulo para Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.

    O caminhoneiro foi preso e levado para a delegacia local. Já o veículo e a carga de cigarros foram apresentados na Secretaria da Receita Federal de Vitória da Conquista, na mesma região.







  • STF começa a julgar fornecimento de remédios de alto custo pelo SUS

    Foto: Agencia Brasil

    O plenário Supremo Tribunal Federal (STF) retomou hoje (22) o julgamento de três processos que devem definir critérios mais claros para o fornecimento de remédios de alto custo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tema acompanhado de perto por milhares de portadores de doenças raras que não têm condições de pagar pelo tratamento.

    Todos os processos, do tipo recurso extraordinário, possuem repercussão geral. Isso quer dizer que ao final do julgamento será fixada uma tese que deverá ser aplicada a todos os casos do tipo que tramitem na Justiça brasileira. Há aproximadamente 42 mil ações suspensas ao aguardo de uma definição.

    Logo na abertura da sessão, o presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, destacou que pauta desta quarta-feira (22) “é uma das mais relevantes e importantes”. Ele acrescentou que “a pauta que hoje se coloca em debate na Corte buscará contribuir para a parametrização da atuação do judiciário na implementação do direito à saúde”.



  • Prefeitura de Brumado lança Edital de Leilão que tem como objeto parte de equipamentos, veículos e outros bens

    Visando a modernização de seus equipamento e outros bens moveis, a Prefeitura Municipal de Brumado, irá realizar, na modalidade Leilão, a qual será regida pela Lei Federal. Todos os interessados em participar do leilão podem obter as informações junto à Comissão Permanente do Leilão, que atende diariamente das 08h às 12h e das 14h às 18h na sede da Prefeitura ou pelo fone: (77) 3441-8766. O Leilão será realizado no dia 31 de maio, às 09h no Auditório da SEMAC, que fica localizado na Rua Dr. Mário Meira, 79,  Centro Brumado Bahia. (Clique).







  • Bella Vista Embalagens promoverá curso de bolos caseiros com a instrutora Madja Sotero

    No dia 06 de junho a Bella Vista Embalagens e Festas promoverá mais um de seus famosos cursos com a instrutora Madja Sotero. Desta vez, será ministrada técnicas de receitas caseiras, para ampliar ainda mais sua capacidade de renda. O curso acontecerá das 09h00 às 12h00 e de 13h30 às 17h00 e todos os bolos serão degustados pelos próprios alunos.

    Faça já sua inscrição e garanta sua vaga, pois são limitadas. Tel. (77) 9 9993-1260.