• Dois presos fogem após render funcionário na delegacia de Tanhaçu

    Dois homens presos por terem amarrado, agredido e roubado o dono de uma residência na Zona Rural de Tanhaçu, no dia 07 deste mês (Clique aqui e veja a matéria) fugiram na tarde desta segunda – feira (14) da delegacia de Tanhaçu, onde estavam custodiados.
    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, na hora de recolher os presos, o funcionário da delegacia foi rendido e Valdir Santana Trindade, 38 anos e Francisco Silva, vulgo chiquinho, 25 anos, fugiram; havia apenas os dois presos.
    Na delegacia não há investigador, escrivão e nem delegado titular. Apenas o funcionário administrativo, Ricardo, que foi rendido pelos bandidos é que realiza o registro de ocorrência e outras funções.



  • BAIN GÁS E SUPERGÁSBRAS DE BRUMADO REALIZOU MAIS UM SORTEIO MENSAL

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A Baim Gás de Brumado em Parceria com a Supergásbras, realizou no último sábado (12), mais um sorteio mensal; foram sorteados um Ferro Elétrico e 02 Vale Gás. No final da campanha, que se encerra em dezembro, será sorteada uma moto OKM.
    No sorteio realizado no último sábado (12), os ganhadores dos vales gás foram: Vanice, moradora do bairro Parque Alvorada e Alex Barros, da Fazenda Baixa Grande, zona rural de Brumado. O Ferro Elétrico teve como ganhador, Robson da Belco.
    Todos que depositaram o cupom na urna continuam cooncorrendo no próximo sorteio. Ligue: 3441 - 5500 ou 9 9943 - 2108 e solicite o seu botijão da Baim Gás. Exija o seu cupom e concorra a prêmios, no final da campanha uma moto 0km. Confira abaixo o vídeo do sorteio.



  • Ponto Cidadão e outras obras são entregues em Barra da Estiva por Rui Costa

    Foto: Pedro Moraes/GOVBA

    O município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, recebeu do Governo do Estado investimentos em diversas áreas. Sábado (12), o governador Rui Costa esteve na cidade para inaugurar uma unidade do Ponto Cidadão, versão compacta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), e autorizou obras que irão fortalecer a agricultura familiar na região. Na oportunidade, também foi entregue uma praça, estádio reformado e vias pavimentadas.

    "Se quisermos uma sociedade mais inclusiva, com as crianças longe das coisas do mal, é preciso investir em esporte, educação e cultura. Com o Ponto Cidadão estamos proporcionando mais dignidade e economia para a população que não vai mais precisar sair da cidade para fazer a documentação. Fico feliz em saber que a Bahia é um dos três estados brasileiros com melhor situação financeira. É um esforço grande da nossa equipe, mas só assim conseguimos todos estes investimentos", destacou o governador.

    Além de levar melhor atendimento e mais serviços aos moradores de Barra da Estiva, o Ponto Cidadão inaugurado neste sábado beneficia a população de Jussiape, Contendas do Sincorá, Iramaia, Ibicoara e Marcílio Souza, com a emissão de documentos como CPF, carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de antecedentes criminais, entre outros. De acordo com a coordenadora operacional da Rede SAC, Carla Santiago, com a unidade de Barra da Estiva, a Bahia passa a contar com 24 Pontos Cidadãos. 

    Mais comodidade para o marceneiro Edmilson Santos, que não vai mais precisar se deslocar ao município de Mucugê, distante 86 quilômetros, para dar entrada em documentos pessoais. "Acabei de levar quatro filhos meus para a cidade vizinha para tirar o RG. Eu também ia tirar o meu fora da cidade. Agora, já posso tirar aqui".

    Para o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, "é de muito valor a inauguração do Ponto Cidadão de Barra da Estiva, que se integra como o 46° município baiano contemplado pela Rede SAC, que, em 2006, englobava 18 cidades, tendo um avanço considerável nos últimos dez anos. Essa unidade vai propiciar aos cidadãos da região mais comodidade para tirar documentos básicos, como carteira de identidade, que passa a ser de 160/mês, e de trabalho, que é novidade na região, assim como o atendimento previdenciário. Com isso, as pessoas dão um passo importante no sentido de entrar nos programas do Governo Estadual, e também identificar oportunidades de emprego".

    Apoio à fruticultura

    Ainda em Barra da Estiva, o Governo autorizou a Companhia de Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a construir uma unidade de recebimento, resfriamento e congelamento de morango na comunidade de São Domingos. A intenção é que o investimento da ordem de R$ 383 mil garanta mais qualidade da fruta na pós-colheita, reduza perdas e aumente a aceitação no mercado. Num primeiro momento, 32 famílias serão beneficiadas com a obra. A expectativa é que quando a unidade entrar em operação, em 2018, este número chegue a 168.

    Conforme o governador, a iniciativa vai agregar valor ao produto e, consequentemente, aumentar o faturamento dos produtores. "Barra da Estiva é conhecida pela produção do café e hoje surge uma outra alternativa, que é o morango. É importante que tenha diversificação da cultura para que o agricultor possa se equilibrar. Quando uma ou outra aumentar, ele poderá manter a renda porque ele passa a ter diversidade na produção. Por isso, estamos apoiando os agricultores a beneficiarem o morango".

    Mecanização da agricultura familiar

    A utilização de máquinas e implementos agrícolas para aumentar e melhorar a produtividade no campo deixou de ser exclusividade dos grandes empresários rurais. Por meio da CAR, foram entregues oito tratores e dez microtatores para associações, sindicatos e cooperativas de pequenos agricultores. O presidente da Associação dos Pequenos e Mini produtores da Comunidade de Caboclo, zona rural de Barra da Estiva, Denivaldo Alves Luz, disse que em oito anos de atuação, o trator com implementos agrícolas era o que faltava para dinamizar a produção café e feijão, carros-chefe na comunidade. "A associação tem 50 famílias cadastradas. Com esse trator vamos poder arar a terra. Vai ser muito bom para a gente".

    Na opinião do governador, quando o agricultor produz mais e melhor, ele gasta na cidade o que fatura. "O comércio vai gerar mais vagas de emprego. Por isso é tão importante investir na agricultura. É a primeira vez que estas entidades rurais recebem um trator. Estamos trabalhando fortemente para acelerar a mecanização na agricultura familiar", explicou Rui Costa.

    Desenvolvimento urbano

    Executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) e com investimento de R$ 600 mil, a pavimentação de 800 metros em paralelepípedo da rua principal do bairro Alto México foi outra obra que aumentou a autoestima da população. De acordo com a moradora e comerciante Nilzete Anjos, que há três anos tem uma mercearia no local, "não tinha nada. Era chão batido. O bairro não tinha movimento e era mal visto. Com a pavimentação melhorou em torno de 60%".

    Lazer e esportes

    A exemplo da Praça Jackson Aguiar Viana construída pela Prefeitura de Barra da Estiva, foi feito um estádio que recebeu gramado, sistema de irrigação e arquibancadas, resultado de parceria com o governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

    Estiveram presentes no evento em Barra da Estiva os secretários estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes; da Administração (Saeb), Edelvino Góes; de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues; de Relações Institucionais (Serin); Josias Gomes; e da Agricultura (Seinfra), Vitor Bonfim.                                         Repórter: Jhonatã Gabriel

    CONTINUE LENDO


  • Com passagens pela polícia, homem sofre tentativa de homicídio em Guanambi

    Foto: Destaquebahia.com.br

    Mário Coelho Góes, 36 anos, conhecido com "Dum" foi atingido por  disparo de arma de fogo na noite de domingo (13), no Bairro Joaquim Fernandes em Guanambi, segundo populares, foram três disparos efetuados, mas apenas um lhe atingiu ocasionando lesões graves.

    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, Mário tem pouco menos de 1 mês que saiu da cadeia. Ele foi socorrido pelo Samu 192 com ferimentos graves e encaminhado ao Hospital de Guanambi onde passou por cirurgia e permanece intenrnado. Não há informações de quem possa ter efetuado os disparos, a polícia investiga o crime.



  • Polícia impede fuga de presos na delegacia de Brumado

    Foto: Fabiano Neves/Destaquebahia

    Mais uma vez os custodiados nas carceragens da delegacia de Brumado tentaram empreender fuga. Na noite de ontem (13), os presos conseguiram quebrar os cadeados das celas e já estavam tentando romper as vigas com um Macaco Hidráulico quando os agentes perceberam. A Polícia Militar foi acionada para dar suporte aos policiais civis e a fuga foi impedida. Esta não é a primeira vez que o fato acontece, além de já terem ocorrido diversas fugas, materiais ilícito também chegam com facilidade até os detentos através do teto das carceragens, devido a fragilidade da unidade prisional. Apesar do presídio já estar com suas obras concretizadas, não há um prazo previsto para entrar em funcionamento, isso poderia resolver esta questão e proporcionar mais segurança para a sociedade brumadense.



  • Vereador Tôe Brito consegue trator para a Associação dos Agricultores do Rio das Contas em Tanhaçu

    Foto: Destaquebahia.com.br

    O vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Tanhaçu, Tôe Brito, conseguiu um importante benefício para a Associação de Agricultores do Rio das Contas em Tanhaçu. Devido a sua solicitação junto ao governo do estado por intermédio do deputado estadual Marquinho Viana, os agricultores receberam um trator e implementos agrícolas. A entrega aconteceu durante a visita de Rui Costa à Barra da Estiva, no último sábado (11). Com o benefício conquistado, os agricultores terão como ampliar e melhorar as suas terras para platarem, obtendo assim ótimos resultados em suas colheitas.



  • Cansada de ser agredida, mulher mata o companheiro a golpes de facão em Ibicoara

    Foto: Gil Mendes / Destaquebahia.com.br

    O município de Ibicoara novamente voltou a ser palco de um crime brutal; porém, desta vez foi uma mulher a protagonista. Após um homem matar uma idosa de 80 anos, no sábado (11), no Povoado de Cerqueira, com golpes de facão desferido na cabeça; na noite de ontem (12), um outro homicídio com as mesmas características voltou a acontecer, mas, desta vez, foi uma mulher que, alegando legítima defesa, matou o companheiro na Fazenda Pau Ferrado, zona rural de Ibicoara, bem próximo de onde aconteceu a morte da idosa. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia junto aos vizinhos, há tempos que Luciene vinha sendo agredida pelo companheiro de prenome Leandro, diversas queixas chegaram a ser registradas na delegacia de Ibicoara, porém, sem delegado titular na cidade, as denúncias não foram apuradas a tempo de impedir que o pior acontecesse.

    De acordo com os populares, era por volta das 21 horas quando, Leandro começou a agredir Luciene; só que desta vez, ela teria se apossado de um facão e desferido um golpe na cabeça do agressor, o qual caiu desacordado; em seguida, Luciene teria descarregado toda sua fúria, parando de golpear somente depois de constatar que Leandro estava morto. Foram vários golpes de facão desferido na cabeça e em outras partes do corpo. A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local constatou o homicídio, a autora havia fugido antes da chegada da PM e deixado os filhos com um vizinho. O local foi isolado até a chegada da Polícia Técnica que, após realizar a perícia, encaminhou o corpo para o IML (Instituto Médico Legal) de Brumado. Ainda segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, nenhum documento fora encontrado que identificasse a vítima, também não houve nenhum parente para fazer o reconhecimento; motivo pelo qual o corpo de Leandro se encontra no necrotério do Departamento de Policia Técnica (DPT)  de Brumado, onde será feito a necropsia e tentativa de identificacao  através das impressões digitais, para que se proceda liberação.

    CONTINUE LENDO


  • Será realizado em Ituaçu o 2º passeio ciclístico 'Trilha do Brejo'

    Banner divulgação.

    No dia 18 de dezembro será realizado, em Ituaçu, o 2º Passeio Ciclístico ‘Trilha do Brejo’. As inscrições estão abertas, são apenas 2 quilos de alimentos não perecíveis, e dará direito a uma camiseta sensacional do evento e podem ser feitas na Bicicletaria Mandu (oficina de Chimbica). Os alimentos arrecadados serão doados as famílias carentes do município. O passeio ciclístico em Ituaçu é uma realização do Grupo ‘Trilha do Brejo’, com o apoio da Bicicletaria Mandu e do médico Dr. Juliano Nascimento. O evento será realizado no dia 18 de dezembro, com início às 07h e saída prevista para às 08h, da área de eventos de Ituaçu. O percurso será de 15 quilômetros e os participantes terão direito a café da manhã, ponto de hidratação, picolé e sorteio de brindes. Para ajudar com os custos do evento, está sendo vendida ainda uma rifa, no valor de R$ 5,00, valendo uma bike. Facebook: https://m.facebook.com/passeiociclisticodeituacu Instagram: https://www.instagram.com/passeiociclisticodeituacu WhatsApp: (77) 98133-5683S ite: http://passeio-ciclistico-de-ituacu.webnode.com



  • RONDA RURAL DA 34ªCIPM/BRUMADO APREENDE MOTOCICLETA COM ADULTERAÇOES NA PLACA DE IDENTIFICAÇÃO

    Foto: Divulgação/PM

    Por volta das 9h de sábado(11) a guarnição da Ronda Rural da 34ªCIPM/Brumado, apreendeu uma motocicleta com procedência duvidosa nas proximidades da localidade de Arrecife, zona rural de Brumado. Após abordagem policial, foram constatadas irregularidades no veículo CG TITAN, cor vermelha com placa policial apenas com as letras CHG e sem a numeração e targeta do município de licenciamento, além da numeração do chassi inexistente. Diante das evidências o condutor foi apresentado na Delegacia de Brumado juntamente com a motocicleta.



  • Idosa de 80 anos é brutalmente assassinada a golpes de facão em Ibicoara

    A Polícia Técnica e Militar estiveram no local realizando os procedimentos de praxe. Foto:Gil Mendes / Destaquebahia.com.br

    Uma idosa de 80 anos identificada como, Janina da Silva Aguiar, foi brutalmente assassinada no início da tarde desta sexta – feira (11), no Povoado de Cerqueira, zona rural de Ibicoara na Chapada Diamantina, próximo ao Distrito de Cascavel.
    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, Janina havia abrigado um andarilho há alguns dias em sua residência, porém, devido à atitudes agressivas, o mesmo já havia sido expulso algumas vezes pelos familiares da vítima.

    Na tarde desta sexta – feira, quando ela retornava para a sua residência em companhia  do andarilho, o mesmo desferiu três golpes de facão na sua cabeça, vindo à óbito no local. A polícia agiu rápido e conseguiu prender o autor, ainda com a arma utilizada no crime.
    O corpo de Janina foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal ) de Brumado. Após passar por exames de necropsia, foi liberado para os familiares realizarem o sepultamento.
    O assassinato brutal chocou os moradores da fazenda Encantada, onde Janina residia e era muito querida por todos. O nome do autor do crime não foi divulgado.



  • Veículos leiloados são retirados do pátio da delegacia de Brumado

    Foto: Destaquebahia.com.br

    Os veículos apreendidos que estavam superlotando o pátio da 20ª Coorpin de Brumado já estão sendo retirados. Isto graças ao leilão realizado no último dia (04) de novembro no Fórum Dr. Duarte Muniz. Em breve, parte dos espaços tomados por esses veículos já estarão livres e restarão apenas os que ainda sob processo judicial. Vale lembrar que os carros e motos enquadrados como “sucatas” não poderão circular novamente, já os demais em boas condições de uso, poderão circular livremente após regularização.



  • Justiça impede que presídio de Feira de Santana receba novos detentos

    Foto: Almir Melo / TV Subaé

    A Justiça da Bahia acatou ação impetrada pelo Ministério Público em 2014 e determinou nesta sexta-feira (11) que o Conjunto Penal de Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros, está impedido de receber novos presos.

    De acordo com o diretor do presídio, capitão Alan Araújo, o motivo da ação do Ministério Público é a superlotação e o número insuficiente de agentes penintenciários na unidade prisional. O Conjunto penal de Feira de Santana atualmente abriga 1.800 presos, sendo que a capacidade é para 1.108.

    Segundo o G1 quem for preso na cidade a partir da decisão, terá que ficar na carceragem do complexo policial do bairro Sobradinho. O coordenador regional da Polícia Civil, João Uzzum, informou que já pediu o remanejamento de policiais de outras unidades para reforçar a segurança no plantão central. Aina segundo Uzzum, só ficarão detidos no complexo policial aqueles que forem presos em flagrante ou suspeitos de casos nos quais as provas não tragam dúvida quanto à autoria do crime.



  • Em Barra da Estiva também houve protestos contra a PEC

    Foto: Destaquebahia.com.br

    As principais ruas de Barra da Estiva, a exemplo do que aconteceu e continua acontecendo nesta sexta - feira (11), em diversos municípios brasileiros, foram tomadas por manifestantes contrários ao pacote de projetos do governo Temer, o principal deles é a PEC 241/55, que já passou pela Câmara dos Deputados e agora está no Senado.
    Apelidada de "PEC da Maldade" pela oposição, o projeto limita gastos públicos pelos próximos 20 anos.
    Em Barra da Estiva, O movimento reuniu várias pessoas que lutam pela não reforma da previdência, a proposta de emenda constitucional (PEC), e várias outras propostas do governo Temer, que não está agradando a população, jovens e representantes sindicais de municípios vizinhos também se fizeram presentes.



  • Polícia Militar faz apreensão de drogas no Bairro São Félix em Brumado

    Foto: Divulgação da PM

    A Polícia Militar (34ª CIPM/BRUMADO), em rondas de moto no Bairro São Felix, ontem (10), por volta das 19h10min, abordou Allan de Amorim lopes, 20anos, que estava em atitude suspeita. Após resvista, foram encontrados, 19 pinos de substância análoga a cocaína, 25 pedras análoga ao crak e 25 "trouxas" de erva análoga a maconha. O indivíduo foi apresentado na Delegacia de Brumado.



  • MPF identifica mais de 870 mil beneficiários suspeitos de receber irregularmente o Bolsa Família

    O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendações a 4.703 prefeituras para que realizem visitas domiciliares a mais de 870 mil beneficiários do programa Bolsa Família suspeitos de não cumprir os requisitos econômicos estabelecidos pelo governo federal para recebimento do benefício. Segundo o Raio-X Bolsa Família, projeto de iniciativa do MPF, de 2013 a maio de 2016, os pagamentos a perfis suspeitos de irregularidades totalizam mais de R$ 3,3 bilhões. O Raio-X Bolsa Família é uma ação nacional coordenada pelas Câmaras Criminal e de Combate à Corrupção do MPF.

    O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendações a 4.703 prefeituras para que realizem visitas domiciliares a mais de 870 mil beneficiários do programa Bolsa Família suspeitos de não cumprir os requisitos econômicos estabelecidos pelo governo federal para recebimento do benefício. Segundo o Raio-X Bolsa Família, projeto de iniciativa do MPF, de 2013 a maio de 2016, os pagamentos a perfis suspeitos de irregularidades totalizam mais de R$ 3,3 bilhões. O Raio-X Bolsa Família é uma ação nacional coordenada pelas Câmaras Criminal e de Combate à Corrupção do MPF.

    O diagnóstico sobre o maior programa de transferência de renda do governo federal, assim como as ações propostas e os resultados alcançados estão disponíveis no site www.raioxbolsafamilia.mpf.mp.br, divulgado nesta sexta-feira, 11 de novembro. Nele, o cidadão poderá acessar a versão interativa* da ferramenta de inteligência desenvolvida pelo MPF e filtrar os dados selecionando a(s) unidade(s) da federação e município(s) que desejar.

    As recomendações foram expedidas em todo o país no período de julho a setembro deste ano, com prazo de 60 a 120 dias para que os gestores municipais informassem o número de irregularidades confirmadas e de benefícios cancelados. As respostas às recomendações ainda estão sendo recebidas e processadas pelo MPF.

    Os casos suspeitos foram identificados por meio de ferramenta de inteligência desenvolvida pelo Ministério Público Federal a partir do cruzamento de dados públicos fornecidos pelo próprio Governo Federal, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela Receita Federal e pelos Tribunais de Contas estaduais e municipais.

    Bahia – De acordo com o projeto, a Bahia foi o estado que repassou mais recursos para perfis suspeitos. O resultado aponta que R$536.716.597,00 foram dirigidos a 141.481 beneficiários que devem ter seu cadastro revisado, por recomendações do MPF-BA enviadas às respectivas prefeituras.

    Dados – O diagnóstico apontou grupos de beneficiários com indicativos de renda incompatíveis com o perfil de pobreza ou extrema pobreza exigido pelas normas do programa. Os perfis suspeitos foram classificados em cinco grupos: falecidos; servidores públicos com clã familiar de até quatro pessoas; empresários; doadores de campanha; e servidores doadores de campanha (independentemente do número de membros do clã familiar).

    O projeto do MPF analisou todos os valores pagos pelo Bolsa Família no período de 2013 a maio de 2016. Nesse ciclo, o programa pagou aos 21,4 milhões de beneficiários R$ 86,1 bilhões. Desse total de beneficiários, 874.115 foram considerados suspeitos.

    O valor pago a perfis suspeitos foi de R$ 3,3 bilhões, sendo R$ 2,03 bilhões pagos a empresários; R$ 1,23 bilhões a servidores públicos com clã familiar de até quatro pessoas; R$ 25,97 milhões pagos a beneficiários falecidos; R$ 11,89 milhões a doadores de campanhas que doaram valores superiores ao benefício recebido; R$ 11,48 milhões a servidores públicos doadores de campanha (independentemente do valor da doação). Veja o infográfico com os dados nacionais e os gráficos separados por estado.

    O MPF classificou estados e o Distrito Federal de acordo com o percentual de recursos pagos a perfis suspeitos, considerando o valor total recebido por aquela unidade. O estado com maior incidência percentual de perfis suspeitos foi Roraima, com 8,89% de recursos do programa pagos a perfis suspeitos. Já o estado do Pará apresentou o menor percentual de perfis suspeitos com relação ao total de recursos pagos pelo programa (1,62%).

    Ainda de acordo com a análise do MPF, apenas 31 cidades não apresentaram indícios de pagamento suspeito. O Rio Grande do Sul é o estado com maior número de municípios para os quais não foram detectados indícios de irregularidade (com 20 municípios na lista), seguido de Santa Catarina (com seis), São Paulo (com três) e Minas Gerais (com dois).

    Providências – Em 23 de maio, o MPF enviou comunicado à Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc) no qual concedia prazo de 30 dias para que órgão informasse as providências adotadas diante de inconsistências identificadas em pagamentos e perfis dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Após o comunicado, membros do MPF participaram, em 2 de junho, de reunião no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário para discutir os problemas. Na ocasião, foram recebidos pelo ministro do MDSA, Osmar Terra, pelo secretário executivo Alberto Beltrame e pela equipe responsável pelo Bolsa Família.

    Por meio de portaria publicada em 22 de junho, foi instituído Grupo de Trabalho formado por várias instituições, com a finalidade de sugerir o aperfeiçoamento de rotinas de verificação de inconsistências e a qualificação das bases de dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A convite do MDSA, o MPF não só expôs a metodologia de investigação utilizada no projeto Raio-X Bolsa Família, como também colheu sugestões para a melhoria de atuação futura.

    O aprimoramento dos mecanismos de controle do programa implementado pelo MDSA resultou, segundo anunciado pelo próprio governo federal, no cancelamento de 469 mil benefícios e no bloqueio de outros 654 mil. Em todos os casos, foi constatado que a renda das famílias era superior à exigida para ingresso e permanência no programa.

    *A versão interativa da ferramenta soma os perfis suspeitos que aparecem cadastrados em mais de um estado, em mais de um município ou em mais de uma categoria. Portanto, a soma dos números de beneficiários pode variar. No total, são 909.672 benefícios suspeitos sendo pagos a 874.115 pessoas (beneficiários com Número de Inscrição Social – NIS).

     

    Perfis de beneficiários considerados suspeitos pelo MPF

     

    Falecidos

    Estão nesse grupo os titulares (recebedores) de benefícios do programa Bolsa Família cujos CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou NIS (Número de Inscrição Social) utilizados no cadastro foram identificados como pertencentes a cidadãos falecidos. A recomendação do MPF nesses casos é para que a prefeitura verifique, inclusive com visita local às famílias feita pelas prefeituras, se houve algum equívoco no momento do cadastro e se o recebedor do benefício de fato está vivo.

     

    Servidores Públicos com clã familiar de até quatro pessoas

    Integram esse grupo tanto os titulares do benefício, quanto aqueles que integram seu clã familiar, que são servidores públicos federais, estaduais ou municipais.

    A condição de servidor, por si só, não impede que o cidadão se enquadre no perfil econômico exigido pelo programa para a concessão do benefício. Contudo, como a Administração Pública não pode pagar a qualquer servidor vencimento inferior ao salário mínimo, tendo o beneficiário declarado ter família com menos de quatro pessoas, conforme já apurado também pela ferramenta, o MPF entende que esses cadastros merecem ser revisados, com visitas prévia às famílias.

    Doadores de campanha eleitoral (Doação maior que benefício)

    Estão agrupados nesta categoria tanto os titulares do benefício, quanto aqueles que integram seu clã familiar, que aparecem, segundo dados do TSE, como doadores de campanha no mesmo exercício em que receberam o benefício do Governo Federal.

    Assim como no caso dos beneficiários servidores, o fato de ser um doador não significa, por si só, que o beneficiário está em situação irregular ou não cumpre os requisitos de capacidade econômica exigidos para o recebimento do benefício. No entanto, quando o valor doado supera o valor recebido a título de Bolsa Família, é possível inferir que o beneficiário não precisa do dinheiro para sua subsistência. Daí a necessidade de revisão dos cadastros de beneficiários nessa condição, precedida de visita pela prefeitura.

    Empresários

    Foram incluídos nesse grupo tanto os titulares do benefício, quanto aqueles que integram seu clã familiar, cujos CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou NIS (Número de Inscrição Social) utilizados no cadastro do programa estão vinculados a um ou mais CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), indicando que são pessoas proprietárias ou responsáveis por empresas.

    O MPF não descarta a possibilidade de haver pequenos empresários que atendam aos requisitos de hipossuficiência (pobreza ou extrema pobreza) exigidos pelo programa para a concessão do benefício, mas entende que, em tese, esses seriam poucos casos. A revisão cuidadosa do cadastro desses beneficiários, com visitas prévia pela prefeitura, torna-se necessária para um melhor controle do programa.

    Servidores doadores de campanha

    Compõem este grupo tanto os titulares do benefício quanto aqueles que integram o clã familiar informado que são, simultaneamente, servidores públicos (federais, estaduais ou municipais) e doadores de campanhas eleitorais, independentemente do valor doado.

    CONTINUE LENDO


Estamos nas redes sociais