• Suposto sequestro de caminhoneiro é investigado por agentes da delegacia de Brumado

    Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Agentes da 20ª Coorpin trabalham na investigação de um suposto sequestro de um caminhoneiro. Segundo relatos da vitima, ele estaria transportando uma máquina retroescavadeira e teria sido interceptado pelos sequestradores na entrada da comunidade de Umburanas, à margem da BR-030. O homem diz que teria sido mantido por três dias em poder dos sequestradores, sendo liberto apenas na sexta-feira (14), por volta das 05:30h e conseguiu pedir ajuda para um amigo. Ainda segundo informações, a vitima não sofreu nenhum tipo de violência por parte dos sequestradores, e os mesmos teriam dito para ele que  que o caminhão estaria no mesmo local. 



  • Médico cubano passará a trabalhar em Brumado pelo Programa Mais Médicos

    O médico cubano Enrique Péres foi recepcionado pelo prefeito Aguiberto e o Secretário de Saúde Cláudio Feres. Fonte: PMB

    Nesta sexta feira, 14, no Gabinete do Prefeito Aguiberto Lima Dias e com a presença do Secretário Municipal de Saúde Senhor Cláudio Feres, o médico cubano Enrique Péres recebeu os votos de boas vindas como médico da família que atuará em Brumado.

                O Dr. Enrique Péres é o primeiro médico da área da saúde familiar que trabalhará em Brumado pelo “Programa Mais Médicos”, do Governo Federal em convênio com o município. O Dr. Enrique Péres é especializado no atendimento na área da saúde da família e prestará seus serviços na Unidade Básica de Saúde (UBS), Dr. Paulo Vargas no bairro Dr. Juraci e sua permanência está prevista por três anos no Município de Brumado.

                O Município foi beneficiado pelo “Programa Mais Médicos” que já se encontra na sua 3ª fase e Brumado só agora foi atendido, por ser considerado um Município fora de situação emergencial no atendimento de saúde.

                A chegada deste profissional foi fruto das iniciativas e gestões do Prefeito Aguiberto Lima Dias e do Secretário Municipal da Saúde Cláudio Feres junto a Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde, e proporcionarão maior segurança e conforto as famílias do Bairro Dr. Juracy além de um acompanhamento direto aos pacientes daquele bairro.



  • Divulgadas datas para jovens e adultos se inscreverem no Encceja 2014

    Cadastro em exame para jovens e adultos que buscam concluir o Ensino Fundamental começa dia 17.

    Os jovens e adultos que buscam concluir o Ensino Fundamental poderão se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) a partir da próxima segunda-feira (17) até 31 de março.

    Poderão se inscrever jovens e adultos a partir de 15 anos que não tiveram a oportunidade de concluir essa etapa dos estudos na idade apropriada. O exame será aplicado em todo o País no dia 1º de junho.

    O Encceja é uma prova aplicada para jovens e adultos, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram chances de concluir o Ensino Fundamental em idade apropriada.

    - Confira o edital do Encceja 2014

    - Inscrições no Endereço eletrônico: http://sistemaencceja3.inep.gov.br/inscriencceja.

    A avaliação é realizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Consulte outras informações sobre o programa no site do INEP



  • Idoso morre afogado em um tanque que fica no quintal da casa

    A Polícia Técnica esteve no local fazendo a perícia. E o corpo foi encaminhado ao IML de Brumado. Foto: Destaquebahia

    José de Souza de 71 anos de idade foi encontrado morto em um tanque que fica no quintal da casa onde morava. Na fazenda Riachão, divisa entre Brumado e Aracatú.
    Segundo relato de parentes, josé foi ao tanque buscar água, por demorar demais um dos familiares foi averiguar o que teria acontecido; o mesmo entrou e encontrou o idoso já sem vida dentro da água.
    "O tanque é pequeno mas existem lugares de grande profundidade, pois na época da sêca ele foi limpado com uma máquina e por isso alguns lugares chega a mais de 2 metros de profundidade" disse um dos familiares. A morte de josé causou grande comoção nos familiares, amigos e conhecido, por ser ele uma pessoa muito admirada por todos.
    A Polícia Técnica de Brumado esteve no local fazendo a perícia e o corpo de José foi conduzido ao IML para ser feita a necropsia.



  • Feira de Santana: Mãe suspeita de matar o filho por beber água na garrafa é presa

    BN com informações e fotos do Acorda Cidade

    Nadja Carneiro Silva Almeida foi presa na manhã desta sexta-feira (14), em Feira de Santana, acusada de mandar matar o próprio filho. A mulher, que estava foragida desde a terça-feira (11), é considerada coautora do crime, já que segundo relatos de familiares, ela teria mandado o outro filho, Anúbio Silva Almeida, matar Rafael Silva dos Santos. A prisão preventiva de Anúbio já foi decretada e ele é considerado foragido da Justiça. De acordo com a titular Delegacia de Homicídios, Herundina Nunes, testemunhas já foram ouvidas e todas afirmaram que, na hora da execução, a mãe deu a ordem para que um dos filhos matasse o outro. A discussão entre os irmãos teria começado quando Rafael bebeu água na garrafa, o que desagradou Nadja.

     

    A discussão entre os irmãos teria começado quando Rafael bebeu água na garrafa



  • Vereador Weliton Lopes destaca a importância do carnaval como evento cultural e parabeniza gestor pela realização

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O mandato do vereador Weliton  Lopes (SDD) tem sido pautado na defesa de ações em áreas de extrema importância para o desenvolvimento e o crescimento de Brumado, oportunizando uma melhoria da qualidade de vida de toda a população.

    A preservação da cultura e o resgate de eventos culturais realizados na cidade é uma das bandeiras defendidas pelo parlamentar que através da harmonia com a administração municipal já conquistou o atendimento a uma de suas preposições com a nomeação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental do município de Brumado através do Decreto, através da publicação do Decreto nº 4.686 no último dia 05 de fevereiro.

    A ação deixou o vereador Weliton Lopes e as pessoas que também colaboraram com essa conquista, a exemplo, o professor José Walter Pires, muito satisfeito, pois a partir de então as ações culturais, artísticas e ambientais terão uma atenção especial e a população será imensamente beneficiada, já que são áreas relevantes.

    A realização do carnaval no período de 28 de fevereiro a 04 de março, resgatando uma das principais festas realizadas anteriormente no município, demonstrou que a esse empenho do parlamentar tem sido importante, assim como o comprometimento da administração municipal. “A realização do carnaval foi com certeza uma grande alegria para todos os brumadenses, que ansiavam pelo retorno desta festa que beneficia a todos, tanto na área de lazer como no comércio, ofertando emprego e renda. Parabenizo ao gestor e a toda comissão organizadora pela grande festa”, destacou Weliton.

    Em seu discurso na Câmara, na última segunda-feira, o vereador também destacou o cordel realizado pelo professor, sociólogo e advogado José Walter Pires intitulado: “Viva o Carnaval de Brumado – Uma História de Amor”, onde o mesmo destaca a importância da festa e solicita do gestor municipal a inclusão no calendário oficial de eventos da cidade, pois ao ser instituído por lei poderá ter orçamento destinado à sua realização. 



  • Jovem é preso com arma de brinquedo e disse que iria realizar assaltos

    O rapaz foi conduzido para 20ª Coorpin / Foto: Destaquebahia

    A policia militar prendeu no inicio da tarde desta sexta-feira (14) por volta das 13h, nas proximidades da feira livre, um rapaz que aparentava ter feito uso de drogas e portava uma arma de briquedo tipo pistola. Segundo os policiais o jovem apresentava um comportamento alterado e disse que usaria a arma objetivando realizar assaltos para comprar drogas. O rapaz foi conduzido para 20ª Coorpin e está a disposição da justiça.



  • Homem é encontrado morto na zona rural de Tanhçu

    A policia militar e a policia técnica foram acionadas para averiguação e remoção do corpo / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Foi encontrado na manhã desta sexta-feira (14), o corpo de um homem de prenome Antenor de 43 anos que  trabalhava como caseiro na fazenda Santa Luzia no município de Tanhaçu próximo a Suçuarana. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, os proprietários da fazenda moram em São Paulo e não estavam conseguindo manter contato com o funcionário que morava sozinho em uma casa na sede da fazenda. Os patrões de Antenor, pediram para um vizinho que fosse até a fazenda verificar o que estava acontecendo e ao chegar, eles encontraram a porta da casa aberta e no interior da residência o corpo de Antenor, já em estado de decomposição. A policia militar e a policia técnica foram acionadas para averiguação e remoção do corpo. Segundo o delegado de Tanhaçu Dr.Fabio Lago, é prematuro dizer qualquer coisa com relação à causa da morte, tendo em vista o estado em que o corpo se encontrava. Ainda segundo o delegado, só após o resultado da pericia que será possível dizer qual foi realmente a causa da morte do caseiro Antenor. O corpo foi conduzido para o IML de Brumado. A policia investiga o caso.

     

    O corpo foi encontrado em estado de decomposição



  • BRUMADO

    Corrupção X Justiça

    Corrupção X Justiça

    Por Cleuza Narvaes Diniz, esposa e mãe dos prejudicados / Destaquebahia / Foto: Reprodução

    A corrupção é um mal crônico existente em nossa sociedade e principal responsável pela descrença da população em relação ao sistema político. Mas a pior ação da corrupção não é apenas desviar recursos públicos, mas também tentar coagir pessoas honestas em nome de uma normalização sistemática que obriga o cidadão de bem a escolher dois caminhos: entrar na negociata da corrupção ou entrar na justiça para conseguir simplesmente o que seria Legal nos caminhos normais em governos éticos.

     

    Enquanto alguns lutam durante anos de trabalho pesado para construir um patrimônio, outros usam do poder para tentar arrancar vantagens em cima do suor de cidadãos honestos. Como um gatuno vulgar, fica à espreita para roubar uma carteira, os bandidos de colarinho branco sentam-se em suas mesas envernizadas com o poder de uma caneta.

     

    O Loteamento Parque São Vicente, localizado no bairro Santa Tereza, desde o início respeitou as regras de urbanismo estipuladas por leis municipais e federais que regulamentam o parcelamento do solo. Mas, mesmo desta forma, a licença vinha sendo negada sempre com alegações as margens da lei ou da competência.

     

    Com um poder legislativo que não fiscaliza o poder executivo – uma de suas atribuições constitucionais – e uma prefeitura cheia de oportunistas sujando a atual gestão, o único caminho a ser seguido é o do poder judiciário. E assim foi: após anos de sujeira daqueles que deveriam servir eticamente o povo, conseguimos na justiça o direito simples de licença para legalizar o empreendimento em terras compradas com muito suor de trabalho honesto. Agora, satisfeita com o resultado obtido na justiça, agradeço a todos que confiaram na ética, retidão e perseverança desta família.



  • Ativistas se preparam para o Dia da Água em Brumado: O Rio das Contas é de todos nós

    A saída da passeata será às 08h00, com concentração às 07h00, na Praça da Igreja Matriz de Brumado / Destaquebahia / Por Paulo Esdras / Foto: Divulgação

    Geralmente, em todas as partes do Planeta Terra, as populações humanas quando se veem incomodadas com um determinado estado de coisas, tomam as ruas para fazer manifestações, a exemplo da Primavera Árabe, o movimento dos indignados na Espanha, o “Occupy Wall Street” nos Estados Unidos, as manifestações contra a crise financeira na Grécia e as manifestações de junho de 2013 no Brasil, na história recente.

     

    Considerando o Dia Mundial da Água (22 de Março) e o lema da ECO 92 consistindo em pensar no global e agir no local, o MODERA - Movimento pela Despoluição, Conservação e Revitalização do Rio do Antônio – e instituições parceiras (ABRACADABRA e APDEMB) convocam a população para participação da passeata de reivindicação contra o projeto da construção das barragens do agronegócio na área das nascentes do Rio das Contas no Município de Piatã e pela conclusão da Barragem de Cristalândia, no Município de Brumado.

     

    A saída da passeata será pontualmente às 08h00, com concentração desde às 07h00, na Praça da Igreja Matriz de Brumado (Praça Capitão Francisco Souza Meira), seguindo em direção ao Auditório do SEMAC, no antigo prédio do Fórum Duarte Moniz, Centro, onde haverá a Plenária do CBHRC – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, com participação de representantes das empresas de agronegócios e de todas as instituições contrárias ao projeto.

     

    Realizar manifestação contra o projeto de construção das barragens do agronegócio na área das nascentes do Rio das Contas em Piatã é de interesse de todos os habitantes que vivem e dependem desse Rio, pois a concretização das barragens pode representar a diminuição da qualidade e quantidade das águas da Região do Alto Contas e dificultar a captação do reservatório da Barragem de Cristalândia (que já sinaliza urgência da conclusão da obra) para Brumado e municípios adjacentes. A passeata contará além da participação de ativistas do MODERA, ABRACADABRA e APDEMB, da SEMAR, de membros de outras entidades e movimentos sociais e estudantes.



  • Muitos clientes tiveram que enfrentar grandes filas por causa de defeito em caixas eletrônicos no BB

    As pessoas tiveram que enfrentar filas enormes / Destaquebahia / Foto: Fabiano Neves

    Alguns caixas eletrônicos do Banco Brasil não estão funcionando, o fato tem irritado as pessoas que ficam muito tempo na fila por conta desta situação. Nesta sexta-feira (14), devido à movimentação maior na agência por conta dos moradores da zona rural que se deslocam para Brumado para efetuar ou receber pagamentos, a situação ficou ainda pior. São muitas as reclamações dos clientes. “Já estou a muito tempo na fila, por que são poucos os caixas eletrônicos que estão funcionando, isto é um desrespeito com quem utiliza o serviço do banco. Hoje por exemplo, é um dia movimentado e eles deixam acontecer uma coisa dessas, isso é um absurdo,” desabafou um cliente.

     

    Caixa eletrônico sem funcionar 



  • Homem é atacado a pedradas por dez meliantes e tem a moto roubada

    Após o apedrejamento os elementos levaram a moto da vitima / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Na noite de ontem (13) por vota das 20h, um homem foi agredido por aproximadamente dez pessoas no momento em chegava de moto no Loteamento Malhada Branca. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, ao observarem a aproximação da moto as pessoas pediram para o condutor parar, porém com medo o homem não parou, as pessoas começaram a jogar pedra contra ele, que acabou caindo da motocicleta e desmaiou. Os meliantes fugiram e levaram a moto da vitima, ao recobrar os sentidos o homem conseguiu pedir socorro. O fato foi registrado na 20ª Coorpin.



  • País e autoridades participaram da Cerimônia simbólica de Matrícula dos atiradores

    O país ouviram atentamente a explanação do subtenente. Foto: Fabiano Neves/Destaquebahia.com.br

    Aconteceu na noite de ontem, quinta-feira (13), no Tiro de Guerra de Brumado, a cerimônia de matrícula simbólica dos atiradores.  A matrícula na verdade aconteceu apartir do dia 1º deste mês, porém, a cerimônia simbólica aconteceu para que os país comparecessem ao Tiro de Guerra e passassem a entender melhor como tudo funciona; quebrando assim, a mística de que “ no Tiro de Guerra” se entra para sofrer.
    Em entrevista ao Destaquebahia, o Subtenente Takayu ressaltou que hoje é diferente, os tempos mudaram, e que os jovens aprendem sim as instruções militares, mas, adquirem também instruções civis e de cidadania durante o ano.
    “Os jovens hoje necessitam de exemplos, o que eu comento com eles as vezes, é que a educação trazida de casa é um pouco falha, então, o exército complementa essa formação...” disse o subtenente.

              

    Além dos pais e atiradores, autoridades políticas, civil e militares também compareceram á cerimônia. A exemplo do excelentíssimo juiz Genivaldo Guimarães, prefeito Aguiberto dentre outros.


     



  • Movimento Cultural ABRACADABRA homenageia Manoel de Barros no Dia Nacional da Poesia

    Poeta Manoel de Barros / Destaquebahia / Por Paulo Esdras / Foto: Reprodução

    Encontro de poetas, cordelistas, apreciadores da cultura e Agentes Culturais com apresentação de um documentário, debate cultural e muita poesia. A reunião poética será nesta sexta-feira (14), dia nacional da poesia. O homenageado deste ano é o poeta Manoel de Barros, com seus versos geniais e modernos. Todos os apreciadores das belas Letras estão convidados para o encontro que será na Biblioteca Municipal, no dia 14 de março, das 19h00 às 22h00. O evento é organizado pelo Movimento Cultural ABRACADABRA.



  • Macaúbas: Réu pega 22 anos e 6 meses de pena por ser mandante do crime do próprio filho para livrar-se de pagar pensão de R$ 40.

    O crime ocorreu no dia 17 de novembro de 2011, na comunidade rural de Macaúbas / Fonte e foto: Macaúbas On-Off

    Encerrada a Sessão do Juri, nesta tarde de quinta feira, 13, às 17:10min, presidido pelo Magistrado Dr. Martinho Ferraz da Nóbrega, representando o Ministério Público o Promotor de Justiça de Salvador Dr. Raimundo Nonato Santana Moinhos, especialista em Juri Popular, a defesa do réu, Zenilton Silva Costa, foi patrocinada pela Advogada Dr. Ingrid Freire da Costa Coimbra Vieira.

     

    Os jurados compostos por cinco homens e duas mulheres, aceitou a tese da Promotoria, condenando o réu, a sentença foi lida pelo Presidente do Juri, Dr. Martinho da Nóbrega, que levando em consideração por ser o réu primário, tendo endereço fixo e outros atenuantes, condenou-o a prisão em regime fechado de 22 ano e seis meses. Pena esta que deverá ser cumprida na Penitenciária Lemos Brito em Salvador, mesmo presídio onde cumpre pena o autor do crime, o agricultor Uilton de Jesus Santos, condenado há 20 anos.

     

    Zenilton Silva Costa, pai do garoto condenado em regime fechado de 22 ano e seis meses

     

    O crime ocorreu no dia 17 de novembro de 2011, na comunidade rural de Macaúbas, a mando do pai da criança de 08 anos, para se livrar do pagamento de uma pensão alimentícia de apenas R$ 40, foi contratado o agricultor Uilson De Jesus Santos, que na época tinha 18 anos, e segundo os autos do processo era usuário de drogas. A vitima teve morte por asfixia, depois o corpo foi jogado numa vala em terreno baldio.