• Será realizado no IFBA campus Brumado a 1ª Jornada de Mineração

    Foto: Destaquebahia.com.br

    O Instituto Federal d Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) campus Brumado, realiza entre os dias 15 e 17 de agosto, a “Jornada de Mineração”, evento organizado pela coordenação do curso técnico em mineração que tem como principal objetivo aproximar toda a comunidade acadêmica e a sociedade civil dos aspectos ligados à mineração. O evento acontece no auditório do campus nos turnos matutino (7h30 às 12h) e noturno (18h30 às 22h). A programação conta com palestras e exposições de trabalhos versando sobre os temas: empregabilidade na área da mineração; desenvolvimento social; impacto ambiental local; importância do registro em ordem de classe; geologia regional; novas técnicas de tratamento de minérios. Será facultada ao participante a doação de 1 Kg de alimento não perecível por turno, para que, ao fim do evento, seja escolhida alguma entidade a ser beneficiada, pois, o IFBA-Campus Brumado almeja, não apenas, o desenvolvimento dos seus alunos, mas também, de toda a sociedade da microrregião de Brumado. Também haverá estandes de empresas da região. Para participar, é necessário realizar a inscrição que é gratuita e será realizada apenas pelo site ifbaeventos.tk/mineracao.



  • Coelba alerta para riscos de Pokemóns próximos à rede elétrica e subestações de energia

    Foto: Divulgação

    A Coelba alerta os usuários do jogo Pokemón Go sobre os riscos de caçar os monstros virtuais próximos da rede elétrica e dentro de subestações de energia. A empresa lembra que apenas profissionais capacitados e a serviço da concessionária estão autorizados e aptos a subir em postes e entrar em instalações de acesso restrito do sistema elétrico. A empresa adverte que os cuidados também devem ser adotados em ambientes internos. As pessoas devem ficar atentas e se manter distantes de quadros de energia e subestações internas, mais conhecidas como casas de força, responsáveis pelo suprimento de energia prédios e condomínios. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica. Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral, e  providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Nunca se deve tocar ou tentar resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia, a Coelba deve ser imediatamente acionada pelo telefone gratuito 0800 071 0800.



  • ALAB irá realizar a 4º edição do Recital de Poesia em alusão ao Dia do Estudante

    Foto: Reprodução

    A Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB) realizará na noite da próxima quinta-feira (11), a 4ª edição do Recital e Poesias. O evento que contará com a participação e alunos do ensino fundamental 1 e 2 e do ensino médio será realizado na praça Cel. Zeca Leite (Praça da Prefeitura) em Brumado, a partir das 19:00h. Este evento é de grande importância para o incentivo à leitura e escrita dos alunos das escolas estaduais, municipais e particulares do município. As melhores composições serão premiadas com troféus e medalhas. Compareça e leve sua família para prestigiar os estudantes de nosso município.



  • Dez milhões de cigarros em carreta são apreendidos no sudoeste da BA

    Foto: Reprodução

    Uma carreta carregada com dez milhões de cigarros foi apreendida em um depósito na BR-116, região sudoeste do estado. De acordo com a Polícia Federal, a carreta vinha do Paraguai. O homem suspeito de ter encomendado a carga, um comprador e o motorista da carreta que disse ter recebido dinheiro para transportar o cigarro até a cidade de Jequié foram presos. Eles vão responder por contrabando. A Polícia Federal chegou até a carga por meio de uma denúncia de que um carregamento do Paraguai seria entregue no município de Jequié. A carreta bitrem foi apreendida em um depósito, no momento da entrega. O dono do depósito admitiu ter encomendado o carregamento. Segundo o G1, os três presos foram encaminhados para o presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, e vão responder por contrabando. A carreta com os cigarros foi para a Polícia Federal de Vitória da Conquista.



  • Bom Jesus da Lapa: Polícia apreende grande quantidade de drogas e armas

    Foto: Divulgação/Polícia Militar

    Na noite de ontem (09), na cidade de Bom Jesus Da Lapa, após denúncia anônima, a guarnição do primeiro pelotão da 38ªCIPM, deslocou até o conjunto habitacional Vale Verde, no intuito efetuar uma averiguação relativa a um local que estava servindo esconderijo e depósito armas e drogas, pertinentes a facções criminosas com atuação em Bom Jesus da Lapa e no Estado da Bahia. Ao chegar no local, a senhora Jussara Pereira dos Santos, informou que seu sobrinho conhecido por Júnior, o qual já esteve preso por tráfico de drogas, havia adentrado em sua residência no turno matutino da presente data, e havia guardado uma mala, ao abrir é inspecionar a referida mala foram encontrados os seguintes objetos ilícitos: 36 munições cal. 12, 40 munições cal. 44, 45 munições cal. 45, 60 munições cal. 9mm, 5 munições cal. 38, 116 munições cal. 40, 138 munições cal 380, 03 balanças de precisão, 02 pistolas calibre 9 mm, 01 pistola calibre 40, 02 revólveres calibre 38, 04 carregadores calibre 9 mm e 01 carregador calibre 24/7. 

    Diante de mais informações colhidas no local, os policiais militares, deram continuidade às diligências e deslocaram até um imóvel residencial abandonada, localizado no bairro João Paulo II, e no seu interior foram encontradas grande quantidade de drogas, sendo 12,8kg de maconha, 1,046 kg de cocaína e 3 balanças de precisão. As substâncias entorpecentes ilícitas, o armamento, munições, demais materiais e a pessoa de Jussara foram conduzidos e apresentados na da 24ª COORPIN, sediada em Bom Jesus Da Lapa, onde estão sendo adotadas as providências legais.

    CONTINUE LENDO


  • Queixas de violência doméstica pelo 180 aumentam 133% este ano em relação a 2015

    Foto:Ilustrativa

    O Ligue 180, número da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, registrou um aumento de 133% nos relatos envolvendo violência doméstica e familiar, no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período em 2015. A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Cidadania. O balanço aponta que, neste semestre, o serviço recebeu um total de 555.634 ligações, o que representa um acréscimo de 52% nos atendimentos em geral. Nos relatos de violência, principal tipo de consulta à central, estão casos sobre violência física (51,06%), violência psicológica (31,10%), violência moral (6,51%), cárcere privado (4,86%), violência sexual (4,3%), violência patrimonial (1,93%) - quando a pessoa não tem acesso aos seus próprios bens – e tráfico de pessoas (0,24%). Para a secretária especial de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, os números não refletem, necessariamente, o aumento da violência no país, mas estão associados à maior procura por informação: “Os dados não significam que está crescendo o número de estupros, ou de mulheres que estão sendo muito mais espancadas ou violentadas. 

    Mas, pode ser também que elas se sintam muito mais encorajadas para procurar o [Ligue] 180”. Nos atendimentos realizados pelo Ligue 180, foi registrado um aumento de 142% nos relatos de casos de cárcere privado, uma média de 18 registros por dia. Essa é a primeira vez que a secretaria associa esse tipo de relato com a violência doméstica. “É muito triste percebermos que vem aumentando [o número de relatos de cárcere privado], se compararmos aos dados do ano passado”, afirma a secretária. O balanço aponta ainda que 59,71% das mulheres que relataram casos violência, no período, são negras.“Os números mostram que as mulheres negras são as que sofrem mais violência e precisamos romper com isso”, diz Fátima Pelaes.

    CONTINUE LENDO


  • Oficial: Manelão (PMDB), tem inelegibilidade declarada pelo TRE-BA

    Foto: Destaquebahia.com.br

    O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) declarou, nesta terça-feira (9/8), a inelegibilidade de Emanoel Araújo Lima, o Manelão, filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em sessão de julgamento realizada pela manhã, a Corte do Regional, por maioria de votos, julgou procedente uma representação que acusava o político de “uso indevido dos meios de comunicação com fins eleitorais” protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) nas Eleições 2014. Na época, Manelão concorria a uma das vagas para deputado estadual. Na decisão, alcançada por quatro votos a dois, o TRE baiano também cassou o registro de candidatura do político. Conforme voto do Corregedor Regional Eleitoral, Juiz Fábio Alexsandro Bastos, Emanoel Lima utilizou a Rádio Alternativa FM com a finalidade de promover a sua candidatura. Na época, Manelão era presidente da Fundação Rádio Educativa Brumas FM, mantenedora da rádio. Com a decisão, que teve base na Lei Complementar 135/2010, a Lei da Ficha Limpa, Emanoel, que não chegou a ser eleito em 2014, torna-se desde já inelegível para as Eleições 2016.

     Contra o julgamento, no entanto, ainda cabe recurso, que poderá ser interposto ao Tribunal Superior Eleitoral. No julgamento, a Corte acompanhou o relator, juiz Fábio Alexsandro, que trouxe seu voto fundamentado pelo inciso XIV do artigo 22 da Lei Complementar 64/1990. O trecho foi um dos alterados pela Lei da Ficha Limpa, que traz, dentre outras determinações, a sanção de inelegibilidade, além da cassação do registro ou diploma, do candidato que seja diretamente beneficiado pela interferência dos meios de comunicação. Conforme afirma em voto, o magistrado considerou consistente “a cassação do registro de candidatura, ou, a depender do tempo, a cassação do seu diploma, bem assim a todos os réus a declaração de inelegibilidade pelo prazo de oito anos”.

    CONTINUE LENDO


  • MPF denuncia 15 na Lava Jato por fraude em obra de centro da Petrobras

    Foto: Reprodução

    O Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba denunciou hoje (9) 15 pessoas em uma ação da Operação Lava Jato. Os denunciados são acusados dos crimes de corrupção, cartel e lavagem de dinheiro por fraudes no contrato para construção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, no Rio de Janeiro, onde são feitos estudos sobre a exploração em águas profundas. De acordo com o MPF, o contrato, assinado em janeiro de 2008 entre o Consórcio Novo Cenpes e a Petrobras, tinha um valor inicial de R$ 850 milhões e passou para mais de R$ 1 bilhão após aditivos. Segundo a denúncia, para que o contrato fosse fechado, as empresas que formavam o consórcio, entre elas a OAS, a Carioca Engenharia, a Schahin, a Construbras e a Construcap, “ofereceram e efetivamente pagaram mais de R$ 20 milhões em propinas para funcionários do alto escalão da Petrobras e representantes do Partido dos Trabalhadores (PT), que dava sustentação política a tais funcionários corrompidos”. 

    Entre os denunciados, estão o empresário Adir Assad, os operadores financeiros Rodrigo Morales e Roberto Trombeta, e o operador Alexandre Correia de Oliveira Romano, além de nove integrantes das construtoras do consórcio. Também foram denunciados o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira e o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. Dos 15 denunciados nesta ação, 11 são acusados pela primeira vez na Operação Lava Jato. Segundo o MPF, Paulo Ferreira era o beneficiário de recursos vindos das empreiteiras contratadas pela Petrobras. “Não bastassem esses elementos, o próprio ex-tesoureiro do PT reconheceu que solicitou ao advogado operador do esquema que fizesse pagamentos no seu interesse.”

    CONTINUE LENDO


  • Homem acusado de matar o pai é preso em Guanambi

    Foto: Divulgação/ Polícia Civil

    Um homem de 22 anos identificado como Cleriston Nascimento Fernandes, teve a prisão preventiva decretada e foi apresentado na delegacia de Guanambi pelo delegado titular José Ribeiro Lopes. Segundo informações obtidas pelo Destaque Bahia, Cleriston é acusado de ter matado o pai, Roberto Fernandes Amado, de 48 anos, a pauladas. O crime aconteceu no dia 6 de fevereiro, na Fazenda Lapinha, durante uma briga entre pai e filho. A mãe dele e esposa da vítima, disse em depoimento que o marido era muito violento e que ela sofria agressões com frequência por parte dele. No dia da confusão, segundo ela, a vítima estava agredindo-a e que seu filho tentou te defender.



  • Comércio tem o pior desempenho para um mês de julho em 16 anos, diz Serasa

    Foto: Reprodução

    As vendas do comércio varejista caíram 1,2% em julho sobre junho e 7,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, no pior desempenho para um mês de julho desde o ano 2000, quando teve início a pesquisa em torno do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Dos seis segmentos pesquisados, a queda mais significativa na comparação anual foi constatada em veículos, motos e peças (-12,6%), seguida por tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-12,3%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (-11,9%). No setor de material de construção, houve recuo de 9,4%, e em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, ocorreu retração de 7,9%. A única elevação, de 2,9%, foi no setor de combustíveis e lubrificantes. Já na comparação de julho sobre o mês anterior, dois desses setores apresentaram um pequeno crescimento: combustíveis e lubrificantes (1,7%) e material de construção (1,5%). No setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, o movimento foi 0,5% menor; em móveis, eletroeletrônicos e informática teve queda de 0,1%; em veículos, motos e peças (-0,3%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,3%). Por meio de nota, os economistas da Serasa Experian justificam que “uma combinação de fatores críticos às vendas do comércio tem mantido a atividade varejista estagnada”. Entre os motivos apontados estão o baixo nível de confiança do consumidor; a manutenção da elevada taxa de desemprego; as condições restritivas do crediário, derivadas da inadimplência e alta do crédito; e o aumento da inflação, principalmente dos alimentos. O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é feito com base em consultas mensais dos estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian , incluindo na amostragem cerca de seis mil empresas.



  • Manelão desmente informação sobre cassação de sua candidatura a prefeito de Brumado

    Foto:Destaquebahia.com.br

    Após divulgação da possível cassação da candidatura de Emanuel Araújo Lima "Manelão" veiculada na mídia local de Brumado, na manhã desta terça-feira (09), o Destaque Bahia entrou em contato com o mesmo que desmentiu a informação. Segundo Manelão, o fato de que ele responde a processo no TRE-BA não interfere na sua candidatura, e que ele [Manelão] segue cada vez mais firme em busca de seu objetivo. Ainda segundo o Peemedebista  foi dada a entrada em um processo de cassação de seus direitos políticos, mas que nenhuma informação foi confirmada. Em breve ele emitirá uma nota de esclarecimento desmentindo a informação e esclarecendo o ocorrido.



  • Professores ficam indignados após o  prefeito Aguiberto pedir à câmara para vetar projeto que beneficiaria a categoria

    Foto:Destaquebahia.com.br

    A atitude do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, deixou os professores indignados na noite de ontem (08), quando enviou para a câmara de vereadores, a solicitação do veto do projeto de lei, o qual na ocasião, quando fez um acordo com a categoria dos professores, assumiu o compromisso de  7% de reajuste salarial, o qual  foi aprovado pela própria Casa Legislativa ao seu pedido.

           
    Quando souberam da “manobra” do prefeito, os professores compareceram à sessão e com faixas e cartazes, cobraram que os vereadores derrubassem o veto, ou seja, manter o projeto anterior no qual a prefeitura havia assumido o compromisso de pagar os 7% de rejuste, mesmo sendo este muito abaixo do que a categoria tem direito. O presidente da câmara Alessandro Lobo se pronunciou dizendo que; “fomos pegos de surpresa com uma informação da secretaria de educação de que o erro foi da câmara em não ter concedido esse reajuste aos professores. Inclusive já é discursão desta casa que todo projeto vindo poder executivo tem que ser votado com urgência, inclusive projetos sem tanta importância, e um projeto como esse, que é um os melhores já recebido por esta casa, chegou sem nenhuma informação de urgência e mesmo assim fizemos de tudo para que fosse votado o quanto antes”

            

    .Alguns vereadores da situação não se fizeram presentes na sessão, o que os professores entenderam ser uma estratégia para que a solicitação do prefeito fosse aceita, com a probabilidade do veto.

    Com a presença e manifestação dos professores, antes mesmo do projeto ser votado, o prefeito entrou em contato com o vereador Márcio Moreira, vice – líder no governo na câmara, e pediu para que o projeto que vetaria o aumento dos professores, fosse retirado de pauta o que não minimizou a indignação dos professores que, receberam o apoio da bancada de oposição que prometeram derrubar o veto caso o projeto volte à Casa Legislativa.
     

    Professores ficam indignados após o  prefeito Aguiberto pedir à câmara para vetar projeto que beneficiaria a categoria


  • Criança morre ao tentar capturar pokémons no litoral do RS

    (Foto: Renato Dias/Correio do Imbé)

    O corpo de um menino de 9 anos foi localizado na noite de segunda-feira (8) no rio Tramandaí, na cidade de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A polícia informou que a criança caiu na água ao tentar caçar pokémons do jogo "Pokémon Go", a partir do relato do amigo que estava com ele e conseguiu se salvar. A vítima foi identificada como Arthur Bobsin. De acordo as informações da Brigada Militar repassadas à Polícia Civil, por volta das 15h Arthur e o amigo foram até um terreno baldio próximo à casa de um deles para pegar um barco de fibra usado por pescadores da região. Eles chegaram a entrar no rio Tramandaí com o barco, que virou perto da margem. Os garotos caíram na água e um deles desparaceu. Ainda de acordo com a polícia, relatos iniciais apontam que os dois não estavam acompanhados de nenhum adulto. As buscas por Arthur começaram ainda na tarde desta segunda, mas foram suspensas no início da noite. Segundo o G1, o corpo foi encontrado por volta das 20h por funcionários da Transpetro, que auxiliaram nas buscas. O amigo que estava com Artur relatou à Brigada Militar que os dois tinham tentado entrar no rio para caçar pokémons. O caso foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento de Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e a investigação será conduzida pela Polícia Civil de Imbé.



  • Bahia registra 60 mil casos de suspeita de dengue até julho de 2016

    Foto: Reprodução

    Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), 59.875 casos de suspeita de dengue já foram registrados na Bahia, até julho de 2016. De acordo com a Sesab, o número é 11% maior que no mesmo período do ano passado. As vacinas que imunizam contra a doença já começaram a chegar em algumas clínicas particulares de Salvador. Um dos estabelecimentos tem no estoque 100 doses, que serão comercializadas a R$ 400 a dose. As vacinas só serão aplicadas com agendamento, pois depois de aberta a validade é seis horas. O preço determinado pelo Governo Federal para a vacina vai de R$ 132 a R$ 138, dependendo do estado, mais o valor da aplicação. São necessárias três doses que devem ser tomadas em um intervalo de seis meses. "Esse valor [R$ 135] é o valor que o dono da vacina vai vender para o distribuidor. 

    O preço de aquisição do distribuidor é um e ele [o distribuidor] vai colocar todos os seus custos e vai vender para a clínica. A clínica tem todo os seus custos diretos e indiretos, o valor da aplicação e aí esse valor fica um pouco mais alto", diz Tharita Teixeira, gerente técnica de laboratório. Em outras grandes cidades do país como Rio de Janeiro e Brasília, o preço médio da dose custa R$ 300. Já em São Paulo, o custo é de R$ 250. Apesar do preço, o advogado Iran Costa Pinto conta que, para ele, pagar pela vacina não é um gasto, mas um investimento. "É um benefício à nossa saúde. Tenho condições nesse valor, mas acredito que a grande parte da população não vai ter condições de ter acesso à vacina", disse. A imunização contra a dengue é voltada para pessoas entre 9 e 45 anos. Mulheres grávidas ou amamentando não podem ser imunizadas. A vacina não protege contra Zika e Chikungunya. O Ministério da Saúde ainda estuda a possibilidade de comprar e dar a vacina de graça para população. Informações do G1/Bahia.

    CONTINUE LENDO


  • Polícia civil apreende adolescente que assassinou idoso para roubar

    Foto:Destaquebahia.com.br

    Uma equipe da Polícia Civil (20ª COORPIN), coordenada pelo Delegado Dr. Fábio Lago, logrou êxito em apreender, na Fazenda Pica Pau, município de Tanhaçu,  o adolescente H. M. S., atualmente com 18 anos de idade. H. M. S., então com 17 anos, participou da ação criminosa, juntamente com mais dois homens, que ceifou a vida do senhor Joaquim José da Silva, de 60 anos, fato ocorrido na noite de 21/11/2015, no Povoado Pau de Colher, município de Aracatu. A vítima foi morta a tiros e  fora subtraída a quantia de R$ 8.000,00 (Oito Mil Reais)  Vale ressaltar que os outros dois comparsas foram presos no ano passado e já foram condenados pela prática do crime de latrocínio.



Estamos nas redes sociais