• Bahia contribui para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular

    Foto: Divulgação

    Com o objetivo de contribuir na elaboração do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), professores, estudantes e gestores educacionais participam de seminário, em Salvador, nestas terça e quarta-feira (26 e 27). A BNCC deve determinar os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os estudantes brasileiros das três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio) devem aprender. Os currículos serão definidos considerando as especificidades de cada localidade e região do país. “O grande desafio pautado nesse debate é o de permanentemente ir adotando conteúdos na escola que enxerguem os aspectos da realidade e cotidiano dos estudantes. Além da inovação na escola, devemos adotar um currículo que consiga ligar o Ensino Fundamental ao Superior a partir de práticas novas, e entregar àqueles que adentram a escola pública a condição de saírem com uma boa formação e com a vocação encontrada. A BNCC é a essência para isso”, destacou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, na abertura do evento. 
     

    O coordenador geral do Ensino Médio no Ministério da Educação (MEC), Ricardo Cardozo, afirma que, após essa fase de construção participativa e democrática, será realizada uma versão final da BNCC para aprovação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Esta versão, por sua vez, será encaminhada para ser homologada pelo MEC. “Esta base oferece uma proposta de uma orientação curricular para que os estados, escolas e municípios construam os seus currículos”, disse. Já a presidente estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Gelcivânia Mota, falou sobre a importância das discussões em torno da BNCC. “Precisamos assegurar na escola os conteúdos sistematizados e acumulados historicamente e contextualizá-los com o dia a dia das nossas crianças e jovens, pois para a escola se ressignificar depende de cada um de nós e esse seminário é fundamental”.

    CONTINUE LENDO


  • Governo inaugura nova iluminação do Santuário de Bom Jesus da Lapa

    Foto: Divulgação

    Símbolo de fé visitado por milhares de romeiros de todo o Brasil, o Santuário do Bom Jesus da Lapa está ainda mais bonito. O conjunto de grutas que abriga uma série de espaços religiosos recebeu nova iluminação cênica artística, com lâmpadas de LED. A intervenção foi inaugurada nesta terça-feira (26), pelo governador Rui Costa, em visita à cidade do Oeste Baiano. Ainda em Bom Jesus da Lapa, Rui participou da entrega da sede de um projeto de recuperação florestal e autorizou a celebração de convênios do programa Bahia Produtiva."É uma pena não poder ver agora (durante o dia) o resultado total desse trabalho, mas já vi em fotografias que essa iluminação ficou linda, como o santuário merece. Temos feito uma boa parceria com o município. A iluminação é apenas um dos projetos. Já instalamos câmeras de monitoramento na entrada da gruta, e essas imagens estão sendo acompanhadas em tempo integral pela Polícia Militar. Além disso, vamos fazer um projeto para reurbanização do entorno desse patrimônio. Aqui registra a maior visitação de todo o Estado da Bahia, fora os picos do Carnaval, portanto, além do valor cultural e religioso, tem um valor econômico muito forte para a cidade e a região", disse o governador durante a visita.

     

                                     

     

     O novo projeto trouxe melhor iluminação para o santuário e tem menor consumo de energia elétrica, além de proteger contra a umidade e ajudar a conservar os altares e esculturas. As mudanças tiveram investimento de R$ 861 mil do Governo do Estado e permitiram a instalação de nova iluminação na torre externa e nas sete grutas que integram o espaço. História, religiosidade e potencial se turístico se misturam no local, que é datado do século XVII e está próximo de mais uma temporada de romarias, que acontecem durante o mês de agosto, com a visita de turistas e religiosos de diversos cantos do país. Depois de acompanhar o governador pelas grutas, o reitor do Santuário, padre Devaldo Menezes, comentou as mudanças. "Estamos todos encantados com a beleza do nosso santuário. Essa iluminação valoriza ainda mais o nosso trabalho. Espero que em breve tenhamos mais novidades".
     

    CONTINUE LENDO


  • Acidente grave deixa uma vítima fatal em Vitória da Conquista

    Foto: Whatsapp Destaquebahia

    Por volta de 12h de hoje (26), um grave acidente deixou uma vítima fatal em Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pelo Destaque Bahia, o motorista de uma caçamba teria perdido o controle do veículo ao descer a ladeira da Av. Antônio Nascimento e batido em cheio conta o muro do antigo Clube Social Conquista. Com a força da colisão a caçamba atravessou o muro e ficou totalmente destruída. Uma equipe de resgate do SAMU e do Corpo de Bombeiros esteve no local para prestar socorro a vítima, mas o motorista, que nao teve o nome divulgado, acabou morrendo.  



  • Traficantes vendem cocaína no Rio com logotipo dos Jogos Olímpicos

    Foto: Divulgação / Polícia Civil - RJ

    Traficantes de drogas do Rio de Janeiro aproveitaram o clima olímpico e criaram uma embalagem temática, usando o símbolo dos Jogos Olímpicos. Durante uma operação realizada pela Polícia Civil no bairro da Lapa, no Rio, foram apreendidos 93 papelotes de cocaína. Muitos dos pacotes estavam estampados com o logotipo Rio 2016, com os aros olímpicos, além da inscrição: “use longe das crianças”. Em outros papelotes, além da recomendação, havia a palavra cocaína desenhada como um refrigerante. Os policiais também apreenderam 28 papelotes de crack e 13 munições de calibre .40, de uso restrito. Não há informações sobre eventuais prisões. A ação tinha como objetivo combater o tráfico de drogas na Rua do Lavradio.



  • Viatura da Polícia Militar capota após ser ‘fechada’ por caminhão em Livramento

    Foto: Whatsapp Destaquebahia

    Uma viatura do (PETO) Pelotão de Emprego Tático Operacional da 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora capotou na manhã desta terça-feira (26). De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, o acidente aconteceu na Ba-152, trecho entre Paramirim e Livramento quando dois policiais militares voltavam do município de Erico Cardoso. Ainda segundo informações um caminhão Baú teria fechado a viatura, quando o motorista perdeu o controle e capotou a beira da pista. Um policial ficou ferido e foi socorrido por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Informações preliminares dão conta de que ele sofreu uma lesão na região da coluna, mas o quadro de saúde nao foi confirmado. O motorista do caminhão evadiu se do local sem prestar socorros. A viatura ficou completamente destruída.



  • Dois arrombamentos são registrados na mesma noite em Brumado

    Foto:Destaquebahia.com.br

    Na madrugada da última segunda-feira (25), foram registrados dois arrombamentos seguidos em Brumado. O primeiro foi registrado por volta de 01:00 da manhã, quando bandidos adentraram na clinica Intra Diagnostico, que fica localizada na Rua Casemiro Pinheiro de Azevedo, centro, e subtraíram uma televisão 32 polegadas marca LG, um notebook de cor preto, um tablete da marca Multilaser e um aparelho celular da marca Blu. Segundo a polícia os bandidos entraram pelo vitro do banheiro da clínica. O segundo arrombamento ocorreu pouco tempo depois em um prédio situado na Av. Cel. Tibério Meira, centro. De acordo a polícia os indivíduos usaram uma escada para entrar pelos fundos do prédio, e com um ‘pé de cabra’ arrombaram várias salas. Foram levados vários relógios de pulso, um notebook e a quantia de R$ 1.300. Vale lembrar que na parte de baixo do prédio funciona a empresa de cooperativa de crédito Sicoob que não foi alvo dos meliantes. Não há informações se os arrombamentos tem alguma ligação.



  • Convenção confirma Gil Rocha como pré-candidato à reeleição pelo PDT

    Foto: Divulgação

    Em convenção realizada nesta segunda-feira (25) no Cine Teatro Glauber Rocha, em Guajeru, o PDT – Partido Democrático Brasileiro, confirmou o nome do prefeito Gil Rocha como pré-candidato à reeleição e de Jilvan Ribeiro (Galego) como pré-candidato a vice.

    O evento reuniu centenas de filiados, militantes, simpatizantes e lideranças políticas locais e regionais que apoiam a pré-candidatura do atual prefeito à reeleição, a exemplo dos deputados Vitor Bonfim (estadual) e Waldenor Pereira (federal).

    Na oportunidade também foram apresentados os nomes dos candidatos que disputarão uma vaga no Legislativo Municipal. A coligação “Pra fazer muito mais”, composta pelo PDT, PMDB, PR, PRB e SD, apresenta 16 pré-candidatos a vereadores.

    Em seu discurso como pré-candidato outorgado na convenção, o prefeito Gil Rocha destacou a importância da continuidade nas ações de melhoria que têm sido implementadas em Guajeru nos últimos anos e no modelo de gestão pública adotado pelo município. “Hoje estamos aqui dando mais um passo nessa caminhada em busca de dias melhores para nossa querida Guajeru. É importante darmos continuidade a todo o trabalho e desempenho já demonstrado até aqui porque Guajeru precisa e terá muito mais.” Destacou Gil Rocha.



  • Polícia Civil apreende drogas e chips que seriam destinados a presos

    Foto:Destaquebahia.com.br

    Na tarde da última segunda-feira (25), a Polícia Civil apreendeu drogas e chips que seriam entregues a detentos da 20ª Coorpin de Brumado. Segundo a polícia um mototaxista teria levado remédios para um preso, quando os investigadores desconfiaram de um dos frascos. Ao abrir o frasco foi descoberto três chips para celulares e três trouxas de maconha. O mototaxista disse que uma mulher enviou os remédios e que ele não tinha conhecimento do material ilícito contido na encomenda. Ele foi ouvido e liberado em seguida.



  • Caminhão envolvido em acidente na Br-030 teve carga saqueada, alega o motorista

    Foto:Destaquebahia.com.br

    O motorista do caminhão envolvido no acidente que vitimou três brumadenses no último domingo (24), compareceu à delegacia para relatar que a carga que era transportada no caminhão no momento o acidente foi saqueada. Segundo o condutor o fato aconteceu enquanto ele estava na delegacia realizando os devidos procedimentos em relação ao acidente. Ainda segundo ele, havia 14.220 Kg de ração para cachorro no caminhão.



  • Presidente da França acusa Estado Islâmico por ataque em igreja

    O grupo radical Estado Islâmico é acusado de ser responsável pelo ataque que deixou um padre morto e vários feridos graves na igreja de Saint-Etienne-du-Rovray, no subúrbio de Rouen, na região francesa da Normandia. A vítima foi identificada como Jaques Hamel, reverendo auxiliar na paróquia. "Toda a França e a Igreja Católica estão feridas. Nós permaneceremos juntos". Segundo informações do jornal americano The New York Times, o presidente da França, François Hollande, afirmou que a organização extremista está por trás do ataque, o último de uma série de atentados na Europa em menos de duas semanas. A declaração de Hollande ocorreu após o chefe de Estado viajar ao distrito, de cerca de 29 mil habitantes, acompanhado do ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. O local dista 104,6 quilômetros a noroeste de Paris. A área do ataque foi rapidamente dominada pela polícia. Às 10h56 (hora local), a Polícia Nacional alertou moradores a não se aproximar da região. Dezenove minutos depois, a polícia informou que a crise já havia sido solucionada e que os dois sequestradores haviam sido “neutralizados”. Ambos morreram. De acordo com a rede BBC, tiros foram ouvidos após a chegada da polícia. Os dois homens estavam armados com facas e revólveres. Uma equipe do esquadrão anti-bomba chegou a realizar uma vistoria na igreja. 



  • Sem bolsas para graduação, Ciência sem Fronteiras terá foco no ensino médio

    Foto: Divulgação

    O Programa Ciência sem Fronteiras passará por uma reformulação e não serão concedidas novas bolsas de intercâmbio para estudantes de cursos de graduação. A oferta de bolsas para pós-graduação será mantida e pode ser ampliada. O programa será retomado com foco no ensino de idiomas, no Brasil e exterior, para jovens de baixa renda que cursem o ensino médio em escolas públicas. As informações foram divulgadas, em nota, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo a Capes, o governo determinou uma minuciosa análise técnica do Ciência sem Fronteiras e identificou a necessidade de aperfeiçoamento do programa, especialmente na graduação. "As instituições de ensino participantes [na graduação] não foram chamadas para desempenhar um papel ativo no processo de mobilidade acadêmica. Um exemplo disto é a questão da aceitação de equivalência de disciplinas cursadas em outros países. Outro ponto considerado foi o custo elevado para a graduação sanduíche, cerca de R$ 3,248 bilhões para atender 35 mil bolsistas em 2015 na Capes, valor igual ao investido em alimentação escolar para atender 39 milhões de alunos.” Em relação às bolsas para pós-graduação, a coordenação informa que “estas permanecem e, dentro do limite financeiro disponível, poderão até ser ampliadas”.

     A Capes diz ainda que, conforme previsão inicial, o Ciência sem Fronteiras teve a concessão de bolsas finalizada em 2014, e que a atual gestão do Ministério da Educação incrementou o orçamento do programa para garantir a continuidade dos pagamentos das bolsas já concedidas. Os últimos estudantes selecionados pelo programa devem concluir suas atividades até o começo de 2017. O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011com a meta de conceder inicialmente 101 mil bolsas. As bolsas são voltadas para as áreas de ciências exatas, matemática, química e biologia, engenharias, áreas tecnológicas e de saúde.

    CONTINUE LENDO


  • Motociclistas e Atletas se unem em corrente do bem para ajudar a 'Casa dos Velhinhos' em Brumado

    A Associação Luiza de Marilac de Brumado, conhecida popularmente por “Casa dos Velhinhos”, recebeu, no ultimo sábado (23), a visita dos motociclistas integrantes do Moto Grupo Rota 100 Fronteiras e dos atletas da Academia de Judô e Jiu-Jitsu Ajub-Garra. No mês em que se comemora o Dia do Motociclista, os integrantes do Rota100, que estão sempre em campanha por um trânsito mais seguro, promoveram uma ação social caritativa, com a arrecadação de fraldas geriátricas e materiais de limpeza e higiene pessoal, para beneficiar os 23 anciãos que recebem um cuidado especial no abrigo, em razão da senectude.

    Os atletas da Ajub-Garra, sabendo da mobilização, se uniram aos motociclistas e aumentaram ainda mais esta corrente do bem. Para o presidente do Moto Grupo Rota 100 Fronteiras, Flávio (Bigu) Coqueiro, “nós, motociclistas, com ação realizada na ‘Casa dos Velhinhos’, ganhamos muito mais do que doamos. Foi uma manhã muito prazerosa, em que pudemos conversar com os anciãos e vivenciar um pouco da rotina de quem já fez tanto por nós e pela nossa sociedade”. O professor de judô e Jiu-jitsu da Ajub-Garra, Vladimir (Dimica) Diniz, convocou os atletas e ressaltou a importância do encontro. “Além de prazeroso, foi um grande aprendizado esta troca de experiências entre os jovens e os anciãos. Um momento de reflexão e respeito para agregar ainda mais valor na formação dos nossos atletas”. A coordenadora da Associação, Selma Moura, recebeu os motociclistas e atletas, momento em que apresentou as instalações e explicou sobre a rotina diária da instituição, que conta com uma área ampla, arejada e muito bem cuidada pelos dez funcionários que auxiliam diuturnamente os residentes, com enfermaria, dormitórios, refeitório, áreas de lazer e jardim de convivência, tudo muito limpo e arejado. Selma agradeceu as doações e enfatizou que, “o envolvimento social é muito importante para a manutenção da Associação e para o dia a dia dos residentes, que necessitam, além do cuidado, de uma atenção especial”.



  • Ataque a clínica no Japão deixa 19 mortos e 45 feridos ; autor do crime se entregou

    Foto: Reprodução / TV Globo

    A polícia japonesa confirmou nesta terça-feira (26) a morte de 19 pessoas em mais quatro pessoas em ataque com faca em uma clínica para deficientes na cidade de Sagamihara, a oeste de Tóquio. Inicialmente falava-se em 15 mortos e 45 feridos, sendo quatro em estado gravíssimo e inconscientes. Outras 20 pessoas continuam em estado grave. De acordo com informações passadas pela polícia, o ataque foi realizado pelo ex-funcionário da clínica Satoshi Uematsu, de 26 anos de idade. Meia hora depois do crime, o assassino entregou-se à polícia, dizendo: “Eu fiz isso”. O centro para deficientes fica localizado em um calmo bairro residencial de uma região montanhosa, ocupa uma área de 3.890 metros quadrados, é dividido em alguns blocos e tem capacidade para abrigar até 160 pacientes. No momento do ataque, residiam no local 149 deficientes com idades entre 19 e 75 anos.



  • Morre a fundadora da Associação dos Protetores dos Animais de Brumado

    Foto: Divulgação

    Faleceu na manhã de ontem (25), a fundadora da Associação dos Protetores dos Animais de Brumado (ASPAB), Zara Risério Matos. Ela era uma das principais colaboradoras do movimento cultural “Abracadabra”. “Ficamos felizes em saber que fizemos parte disto. Sem dúvida, ela será muito bem recebida no plano espiritual e estará sempre em nossos corações. Fique com Deus, amiga”. Disseram os integrantes do movimento. A irmã de Zara emocionada disse que “Zara sempre conseguiu transmitir alegria para todos a sua volta, sempre com uma palavra acolhedora e o sorriso fácil”. E ressaltou que os anos em que ela vive em Brumado foram os melhores de sua vida.



  • Carro cai em Ribanceira em Ituaçu e mata criança de 8 anos

    Foto: Gil Mendes / Destaquebahia.com.br

    Um acidente ocorrido na manhã de ontem (25), deixou como vítima fatal uma criança de 8 anos. O acidente aconteceu na Zona Rural de Ituaçu, em uma estrada vicinal que dá acesso às localidades, Bateias e São Jorge.
    Segundo informações obtdas pela reportagem do Destaquebahia, um motorista identificado como, Aneison de jesus Oliveira, retornarva de uma escola com 05 crianças à bordo de um veículo logus/Volkswagem; quando, perdeu o controle da direção em uma curva e caiu  em uma ribanceira.
           

            
                A mochila do garoto ficou à beira da estrada.
            

    Uma das crianças, identificada comoAlissom Pereira Teixeira, 8 anos, foi lançada para fora durante o capotamento. Segundo informou os populares à reportagem do Destaquebahia, assim que o carro parou, depois de capotar várias vezes ao cair da ribanceira, o condutor pegou a criança nos braços e saiu correndo na estrada vicinal em busca de socorro, na esperança de que ainda estivesse com vida; porém, alguns traseuntes o deteve pois, perceberam que a criança já estava morta. Aneison e as outras quatro crianças tiveram ferimentos leves.

          
    A Polícia Militar foi acionada e permaneceu no local até a chegada da Polícia Técnica, que realizou a perícia e encaminou o corpo para o IML de Brumado e será liberado na manhã desta terça - feira (26), para os familiares realizarem o sepultamento. A Polícia Civil, através do delegado, Dr. Marco Torres, estará apurando as circunstâncias do acidente, após o laudo da perícia. Tanto Aneison quanto os familiares ficaram em estado de choque com a morte da criança.
     

     



Estamos nas redes sociais