• Quadrilha usava prostitutas para cooptar prefeitos

    A promotora de eventos de Brasilia foi acusada de cafetinagem em Brasilia em 2005

    ntegrantes da quadrilha suspeita de lavagem de dinheiro e desvio de recursos de fundos de pensão municipais usaram prostitutas para cooptar prefeitos e gestores para o esquema criminoso, de acordo com a investigação.

    A Folha apurou com investigadores que algumas das "pastinhas", como eram chamadas as mulheres que participavam do esquema, eram prostitutas ligadas à Jeany Mary Corner, que fez fama organizando festas na capital federal e é suspeita de agenciar garotas. Ela nega: "Quem acusa é quem tem que provar. É tudo mentira", disse. "Brasília inteira sabe [...] eu não faço mais nada disso".

    Jeany Mary Corner ficou conhecida no meio político após se transformar em um dos pivôs do escândalo que derrubou Antônio Palocci do Ministério da Fazenda durante o primeiro governo Lula.
     

    No relatório da Polícia Federal, as "pastinhas" são descritas como "mulheres muito bonitas" --nem todas prostitutas. Segundo investigadores, elas procuravam políticos municipais, ofereciam um "uísque" e uma ida a lugares mais aconchegantes para, depois, apresentá-los a lobistas e líderes da quadrilha.

    O grupo se especializou em oferecer vantagens indevidas a prefeitos e gestores de fundos de previdência municipais para garantir aplicações em investimentos arriscados e de rendimento duvidoso. Se os negócios com os prefeitos fossem fechados, as "pastinhas" ganhavam uma porcentagem sobre o contrato, de acordo com investigadores.

    Desbaratado na semana passada pela operação Miqueias, da PF, o esquema é comandado por um doleiro e por um policial aposentado de Brasília, e desfrutava de "prestígio no mundo político", segundo os investigadores.

    A decisão judicial que autorizou prisões e buscas, a qual a Folha teve acesso, afirma que as prostitutas tinham "por atribuição percorrer o país visitando os prefeitos e apresentando-lhes os fundos". "Nessas visitas, acredita-se que as 'pastinhas' já [ofereciam] retorno financeiro", diz trecho da decisão que reproduz relatório da PF.

    Ainda segundo o documento, cada garota tinha "um âmbito de atuação específico, estando, pois, divididas por regiões e municípios a serem visitados".
     

    FAZENDA

    Entre os investigados na Miqueias está o ex-procurador-geral da Fazenda Nacional --órgão vinculado ao Ministério da Fazenda--, entre 2003 e 2006, período em que Palocci era o chefe da pasta.

    Segundo investigadores, o procurador Manoel Felipe do Rego Brandão "atua como lobista, intermediando contatos entre os membros da organização criminosa e políticos". Há indícios de que Brandão atuou no Piauí e no Maranhão. A polícia pediu sua prisão, mas a Justiça negou.

    Procurado pela Folha, Brandão não retornou. O funcionário está licenciado da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional desde 2006 para, segundo o órgão, "tratar de assuntos particulares".

    Sobre as suspeitas que pesam contra ele, a Procuradoria da Fazenda diz que cabe à Corregedoria-Geral da Advocacia Geral da União apurar eventual irregularidade.

    -

    OPERAÇÃO MIQUEIAS

    O que é
    Operação da PF que desbaratou esquema suspeito de lavar dinheiro e fraudar fundos de pensão acusado de movimentar R$ 300 milhões em 18 meses

    Alvos
    Ao menos 20 foram presos no DF, RJ e GO. Foram apreendidos papeis e carros de luxo, como uma Ferrari

    Quem
    Entre os presos estão o doleiro Fayed Traboulsy e o ex-policial civil Marcelo Toledo, flagrado distribuindo dinheiro no mensalão do DEM

    Esquema
    Segundo a PF, prefeitos eram aliciados para comprar papeis podres para fundos de previdência em troca de vantagens indevidas

    MATHEUS LEITÃO
    FERNANDA ODILLA
    FILIPE COUTINHO
    DE BRASÍLIA

     



  • Vereador Édio fala sobre a conferencia municipal realizada pelo PC do B

    Realizada no último Sábado (21), a conferencia municipal do PC do B reuniu 88 delegados para discutir além de outras coisas a eleição da nova direção do partido, a qual foi praticamente mantida.
    Segundo o vereador, o partido tem crescido de forma extraordinária no municipio, saindo de um para três vereadores; um avanço significativo, deixando de ser um mero Coadjuvante á um dos principais protagonista da politica municipal. Ouça abaixo o audio.



  • 'NÓS ESTAMOS ESQUECIDOS' DIZ PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DA COMUNIDADE DO ARIRI

    Maria do Rosário: Presidente da associação da comunidade do Ariri, zona rural de Brumado

    A presidente da associação da comunidade do Ariri (Maria do Rosário) expressou a sua indignação quanto a falta de assistência do município, em relação  a seca pela qual a comunidade atravessa.
    Segundo Maria, que também trabalha como agente comunitária, a falta de água é tamanha que chega a faltar até para lavar louças.
    “Havia um poço que servia a comunidade, mas, se por problemas de manutenção ou por ter secado, não está mais tendo água, e os carros pipas que de vez em quando aparece por lá, não é o suficiente para suprir as necessidades das pessoas” disse Maria.
    Maria do Rosário pede mais atenção das autoridades, segundo ela, eles precisam visitar as comunidades rurais para sentir de perto o sofrimento desse povo, principalmente em se tratando de água.
     



  • Animais continuam circulando livremente em diversos bairros da cidade

    Os animais transitam por praças e ruas da cidade

    Já se tornou algo comum, no entanto, perigoso. Animais circulam livremente pelas ruas da cidade em diversos bairros - do periférico ao nobre.
    Pedestres e condutores reclamam dessa situação incômoda pela qual passam constantemente, pois, além de colocar vidas em risco, os animais defecam próximo á muitas residências, deixando um mal cheiro insuportável.
    O Destaquebahia tentou contato com a prefeitura para que um esclarecimento fosse dado, mas a pessoa responsável não foi encontrada.
    Não é de hoje que a comunidade brumadense cobra que o município identifiquem os proprietários,  e os obriguem  a criarem os seus animais em lugares adequados, ou caso os donos não apareçam, que procurem um lugar para destina –los.
     É um risco, tanto para os animais, quanto para as pessoas; portanto que uma providencia seja tomada o mais breve possível, é o que todos desejam.



  • Vereador Castilho Viana verifica andamento de ação movida pelos moradores da Vila

    Vereador acompanha andamento de ação movida pelos moradores da Vila

    Em 2011 os moradores da Vila Presidente Vargas moveram uma ação junto ao ministério público por se sentirem prejudicados com a poluição emitida pela a empresa Magnesita.
    Para dar uma resposta aos moradores e ao mesmo tempo cobrar para que a conclusão desse inquérito aconteça logo, o parlamentar procurou o promotor Paulo César  no MP e segundo ele, a ação ainda não está com efeito concluso, para que um parecer final seja dado á comunidade. Ouça baixo o áudio, onde o vereador relata o andamento do processo.



  • PC do B realizou Conferência e elegeu nova diretoria

    Deputado estadual Fabrício Falcão e Vice-prefeita Leda Matias - Foto: Erivan Coqueiro

    O Partido Comunista do Brasil (PC do B), realizou no último dia (20), às 14h, no Centro de Cultura João Alves de Aguiar, a Conferência Municipal a fim de eleger a nova diretoria. Muitos afiliados compareceram para votar. A cerimônia elegeu como Presidenta do Partido, Leda Matias, que também é Vice-prefeita de Aracatu, como Secretária, Eduarda Silveira e como Tesoureiro, Dr. Thiago Silveira. O evento contou com a presença de autoridades políticas e ocupantes de órgãos no governo, como o Prefeito Sérgio Maia (PV), os vereadores Branco Leite (PSB) e Wilber Aguiar (PV), o líder político da região da Pedra Ataíde Campos (PSB), secretários municipais e o deputado estadual, Fabrício Falcão (PC do B). A nova Presidenta agradeceu pela confiança depositada e observou que "estamos juntos com o prefeito Sérgio para lutar em prol de toda a população aracatuense, construindo uma cidade cada vez melhor", diz.
    Com informações de Erivan Coqueiro (Aracatu noticias).



  • ARTIGO: DIREITO E CIDADANIA (Cleio Diniz)

    Cleio Diniz - Advogado (colunista do Destaquebahia)

    Muito se fala em direito e cidadania. Neste instante não vamos abordar o conceito, a definição ou a natureza jurídica, mas sim, nos ater ao exercício da cidadania, do direito.

    De forma sucinta, a cidadania é um conjunto de valores sociais que determinam o conjunto de deveres e direitos de um cidadão; é o direito de ter direito.

    Para melhor entendermos o exercício da cidadania, temos que lembrar que a cidadania oferece o gozo de direitos, com garantias que permitem sua eficácia, e a obrigação do cumprimento de deveres.

    Como visto, no exercício da cidadania o direito esta ligado diretamente a contrapartida do dever, ou seja, não podemos separá-los de forma a manter apenas uma parte que nos satisfaz, mas conectar e conjugar direitos e deveres, porque é no alinhamento destes que se encontra os princípios básicos estruturantes, ao conceito de democracia e igualdade.

    Muito se fala em igualdade de direitos, todavia se busca uma igualdade sem deveres. Cabe ao cidadão, no exercício da cidadania, buscar a condição para se atingir a igualdade em todos os campos, seja social, econômico ou político.

    O exercício da cidadania pressupõe a soberania do povo de um estado; e não a soberania do estado, ou seja, o estado cria limitações aos seus entes administrados, mas é o povo que limita o estado.

    Muito se questiona sobre o exercício da cidadania, mas a condição imediatista torna-se a grande vilã, ou seja, a condição temporal, a qual tem pesos e valores distintos para a mesma aplicabilidade. A história tem nos revelado que o exercício da cidadania nem sempre confere resultados dentro das expectativas daqueles que a provocam, mas ao se tratar o exercício da cidadania no âmbito social esta visa criar caminhos que levem a proporcionar a busca pela igual dignidade social e econômica.



  • Gincana do CEB chega ao final e a equipe Brazuca faz mais ponto

    A equipe Brazuca ficou em primeiro lugar e festejou bastante. (detaquebahia / Foto: Fabiano Neves

    Foram três dias de muitas brincadeiras, competições e alegria. A gincana do CEB (Colégio Estadual de Brumado) chegou ao seu final neste sábado por volta das 22:30 hs; tendo todas as equipes como vencedora "esta foi a colocação do professor André" já que todos se dedicaram ao máximo, executando da melhor forma as provas que foram propostas para cada uma.
    Na classificação final, a equipe Brazuca foi a que mais pontou, por isso, a que mais festejou também.
    Segundo o professor Gil, a edução não se resume apenas na sala de aula e essas competições também é uma forma de aprender e muito.
    Classificação geral:  1º lugar - Brazuca, 2º lugar - Fuleco, 3º lugar - Zacume, 4º lugar - Fuzaca e 5º lugar - Soccer life.
     



  • Gincana movimenta o Colégio Estadual de Brumado (CEB)

    As torcidas iam ao delirio a cada prova disputada (foto: Fabiano Neves / destaquebahia)

    Na noite de ontem, o CEB realizou mais uma etapa da gincana estudantil, onde, diversas equipes disputavam para somar mais pontos e sair vencedora·
    Centenas de pessoas estiveram presentes, prestigiando este evento que é aguardado e planejado durante o ano pelos alunos e também professores.
    Os integrantes das equipes levaram muito á sério e cada prova, era disputada com muita dedicação, embaladas pelos gritos de apoio das torcidas que o tempo todo motivam os competidores.



  • Cultura: Grupo de teatro Arte em Cena se apresenta nesta Sexta e Sábado

    Grupo de Teatro Arte em Cena convida você para assistir a peça Torturas de Um Coração nesta Sexta  e amanhã  Sábado partir das 20 horas na UNINTER não percam esta noite cultural. Ingressos limitados.



  • Menino que andou de velocípede em via do Rio tem 8 anos e achou 'legal'

    Ele disse que viu reportagem do RJTV, onde aparece, com os pais em casa.
    Por volta da 15h, o menino tomava banho num chafariz perto da prefeitura.
     

    O menino que roubou a atenção dos motoristas que trafegavam na manhã desta sexta-feira (20) no Elevado Paulo de Frontin, sentido Zona Norte, ao andar de velocípede em plena via expressa, disse que achou a aventura muito "legal" e que não teve medo. Na tarde desta sexta-feira (2), à reportagem do G1, ele contou que tem 8 anos, e mora com com o pais numa comunidade próximo ao Sambódromo, na Região Central do Rio.

    Ele foi encontrado por volta das 15h tomando banho no chafariz próximo à sede da Prefeitura, onde ocorria uma manifestação de professores.

    O menino contou que tinha achado o velocípede mas, depois, numa segunda versão, disse que ganhou o brinquedo do pai.

    Ele disse que não teve medo da aventura e que já tinha feito algo semelhante numa pista de skate próximo à comunidade onde mora. Seus pais, conhecidos por Elaine e Neguinho, segundo contou, viram a cena no RJTV junto com ele próprio na TV. No chafariz, ao lado de um amigo de 14 anos, ele disse que achou a aventura  “legal”.

    CLIC AQUI E VEJA O VIDEO

    O menino contou que em nenhum momento sentiu medo e que os motoristas não falavam nada ao passar por ele na pista. "Só faziam bi,bi,bi" ( reproduzindo o som da buzina dos carros).

    Ele também disse que está na dúvida se vai repetir a aventura. "Ainda não sei, talvez".
     

    A criança foi flagrada descendo de velocípede o Elevado Paulo de Frontin para a Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova, Centro do Rio, em meio a carros em alta velocidade, na manhã desta sexta por equipes do RJTV.

    Segundos depois, o menino sobe novamente a via para descer com o brinquedo. A Guarda Municipal disse, por meio de nota, que não foi acionada sobre essa ocorrência. O órgão informou, porém, que, quando é acionado, faz as operações necessárias para a segurança da população, como fechar o trânsito.

    Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) informou que ia enviar equipes ao local nesta tarde para saber se o menino está com os responsáveis para retirá-lo da situação de risco. Até as 17h, a assessoria da secretaria inrformou ao G1 que ainda não tinha informações sobre a família da criança.

    A repórter do G1 mostrou no celular o vídeo do perigoso passeio pela via expressa e o menino, todo entusiamado, começou a narrar a aventura. De novo, ele repetiu que não teve medo.

    "Agora eu vou levantar o braço", anunciava vibrante vendo o vídeo.

    A ele e ao amigo de 14 anos juntram-se outros meninos no chafariz. Um deles, de 11 anos, disse ser primo do menino do velocípede e confirmou que o velocípede foi dado pelo pai do garoto e que os amigos se revezam brincando com ele. O primo disse que o garoto de 8 anos ainda não sabe ler.



  • PV quer presidente da OAB governando a Bahia

    foto aloalobahia

    O Partido Verde baiano está em processo de convencimento para que o presidente da seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB , Luiz Viana Queiroz, aceite assumir a condição de candidato ao governo do Estado nas eleições do ano que vem. Em reunião, Viana permitiu que se sondasse a viabilidade política da operação. Oficialmente, ele admite apenas o convite de filiação. “Não aconteceu (a filiação), pode ser que aconteça”, disse. O advogado tratou a candidatura, por hora, como “boato”. O fato é que Ivanilson Gomes, ex-presidente estadual do PV e atualmente secretário de Sustentabilidade de Salvador, já comunicou ao prefeito ACM Neto as intenções do partido. Neto considerou a movimentação do aliado legítima. Os verdes sabem da chance remota de furar a fila oposicionista que tem Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM). Mas, em tempos de manifestações, avaliam haver campo para a candidatura de um novato na política. Tentaram e não conseguiram Eliana Calmon. Agora miram em Viana, que ganharia visibilidade nas inserções de TV do partido para ver como aparece nas pesquisas. Informações do  Correio.



  • Presidente da FEBAM rebate Projeto que quer proibir MMA na TV

    Ricardo Serravalle, presidente da Federação Baiana de Artes Marciais, aprofunda o assunto para defender a prática esportiva

    Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei (55.344/09) que quer proibir as emissoras de televisão de transmitirem lutas marciais não olímpicas.  A norma inclui o Ultimate Fighting Championship (UFC), principal torneio mundial de MMA, com 1 bilhão de espectadores em todo o mundo, segundo a Comissão Atlética Brasileira de MMA. Caso aprovado, campeonatos de artes marciais mistas (MMA) não poderão ser veiculados no país. O Projeto já foi debatido e aguarda parecer de outras comissões da Câmara dos Deputados.

    "É importante tirar essa luta da TV, porque a única lição que ela propagandeia é a violência. São golpes violentos, joelhadas, golpes violentos no rosto e onde o sangue é o suor, como dizem aqueles que gostam do MMA", diz o deputado José Mentor (PT-SP), autor do Projeto. Em defesa das artes marciais mistas, Ricardo Serravalle, presidente da Federação Baiana de Artes Marciais e Esportes de Combate, se aprofundou no tema para explicar as origens do esporte e por que ela é mais do que violência na TV. 



  • Projeto Cultural de mãos dadas para a cidadania busca apoio para beneficiar cidadãos

    O contra -  mestre Marreta, em entrevista ao Destaque Bahia, falou da necessidade de se resgatar a Cultura Afro brasileira através da capoeira, para isso, ele acaba de implementar na cidade o Projeto de Mãos Dadas Para a Cidadania. O projeto visa atrair crianças e adolescentes para a prática desse esporte cultural e contribuir na sua formação social; segundo Marreta, o apoio das empresas é fundamental para que o acesso dessas pessoas seja ainda maior.
    Em parceria com o tiro de guerra, as aulas de capoeira são ministradas de Segunda a Sexta as 19 horas.
    Marreta, é uma das pessoas que há mais tempo atua na capoeira de brumadense, por isso, através dessa ação, ele deseja repassar todo o seu conhecimento para os aprendizes, contribuindo assim, para que as tradições culturais do povo baiano permaneça sempre viva.
    Conheça mais sobre o Projeto de Mão Dadas para a Cidadania, ouça abaixo o audio.



  • DPT recebe ampliações que facilitarão o trabalho da justiça em conclusões de processos

    Foto/motagem - Fábio Públio e prédio que está sendo reformado (Emanoel Fernandes)

    O DPT (Departamento de Polícia Técnica) de Brumado, que atualmente atende diversos municípios, ultimamente vem passando por algumas reformas que irão possibilitar uma melhor condição de trabalho aos profissionais que nele atuam, Segundo o Coordenador, Fábio Públio, um dos prédios que antes estava inutilizado, agora foi totalmente reformado e nele construído a área de criminalística e de laboratório, onde serão feitas as analises definitivas de drogas, facilitando o trabalho da justiça em relação às conclusões de processos baseados nos laudo que pelo DPT são emitidos.
    Também a parte de alojamento e custódia serão inseridos nesse novo prédio, além de uma rampa que será feita com toda estrutura para realização de perícia em veículos “Aquelas situações em que os mesmos têm seus chassis adulterados” agregando agilidade nas conclusões desses trabalhos.
    Ouça abaixo o áudio, onde Públio, ressalta a importância desses benefícios estruturais com o qual o departamento está sendo contemplado.