• Prefeito de Jânio Quadros esclarece sobre água utilizada em jardins

    Alex da Silva, prefeito de Jânio Quadros, esclarece polêmica de jardins irrigados

    Um vídeo que circula pelas redes sociais que mostra os jardins da cidade de Jânio Quadros sendo irrigados deixou os moradores do município de Maetinga revoltados durante essa semana. Segundo a população de Maetinga, a ação de irrigar os jardins seria um possível desperdício de água, já que, Jânio Quadros está sendo abastecida com água da Barragem de Mateiro, pertencente à Maetinga, desde o dia 15 de junho deste ano.

     

    Prefeito de Jânio Quadros esclarece situação

    O Prefeito de Jânio Quadros, Alex da Silva, conhecido como Léo Gambá, esclarece que a água utilizada para irrigar jardins da cidade não foi a mesma água que recebe da barragem de Mateiro que vem abastecendo uma parte de Jânio Quadros e que, portanto, a informação do vídeo, que por sinal ele não viu, não procede.

     

    “A água que é cedida por Maetinga, trazida via Embasa, atende só uma parte alta da cidade Presidente Jânio Quadros, pois é a que possui dificuldade de água. A outra parte baixa do município está sendo bombeada com água pela barragem onde existia na cidade, mas secou, e hoje essa é captada em poços artesianos. Já a irrigação tanto da entrada da cidade quanto da Praça Central é de uma água que vem do fundo do hospital, que não é de consumo humano, é um reservatório que tem na antiga barragem da cidade de 30 anos atrás. Pois, depois que construiu o hospital, a água não pode ser mais consumida pelas pessoas e agora é usada na irrigação das praças, e para fazer o reuso na área da construção civil”, esclarece.

    Alex da Silva, contou a reportagem do Destaque Bahia que jamais seria irresponsável a tal ponto de utilizar a água cedida pela barragem de Maetinga para irrigar os jardins na situação em que se encontra o município.  

    “Hoje temos a dificuldade para abastecermos a zona rural de Jânio Quadros e por isso contamos com a ajuda do Exército e o caminhão pipa da Prefeitura para levar água até a região. Temos dificuldade até de onde pegar água potável, a barragem que tinha já caiu a qualidade e não dá mais para o consumo. A gente está passando por um perrengue danado para abastecer a zona rural e estamos agradecendo a Deus que estamos recebendo esta complementação que está vindo de Maetinga. Estamos passando por aperto e não queremos que Maetinga passe por isso também”, afirma o Prefeito Alex da Silva.

    O Gestor de Jânio Quadros disse ainda que esteve com o Deputado Estadual Zé Raimundo e o Deputado Federal Waldenor Pereira em uma reunião da área de Agricultura Familiar onde conversou com os políticos publicamente pedindo o reforço que o Governador prometeu para a Prefeitura de Jânio Quadros e ao prefeito de Maetinga. O reforço pretende viabilizar a rede de água de Anagé a Maetinga, uma vez que de Maetinga para Jânio quadros já existe a rede.

    “Estaremos essa semana com o secretário do Governo Estadual para tratar desse assunto. Um problema nosso que acontece todo ano e ao conseguirmos essa reserva de Anagé será resolvido o problema definitivamente das duas cidades”, finaliza Alex da Silva. 




MAIS NOTÍCIAS