• Polícia faz abordagem súbita no centro da cidade

    (FOTO: Destaquebahia.com.br)

    No intuito de neutralizar possíveis meliantes, que possam estar armados ou de posse de algum material ilícito, a polícia militar esteve no centro da cidade (Praça Armindo Azevedo), abordando e revistando condutores de veículos, principalmente motos.
    Com a ação a polícia visa inibir possíveis ações de bandidos e também proporciona aos comerciantes um clima de tranquilidade e segurança.

    CURTA – NOS:



  • Equipe da TV Sudoeste grava matéria no Centro de Recuperação Metanóia.

    Bispo Júnior fala sobre a recuperação do jovem Walas / Destaquebahia.com.br

    Na manhã desta quarta-feira (30) a equipe de reportagem da TV Sudoeste, esteve no Centro de Recuperação Metanóia, para fazer uma matéria especial em virtude da repercussão da história do jovem Walas Pereira de 21 anos, que pediu ao delegado da 20º Coorpin para ser preso, pois queria se livrar das drogas, o fato aconteceu no dia (18) deste mês.

    CURTA - NOS:

    O Centro de Recuperação fica localizada na Fazenda  Campo Seco, e tem a coordenação do Bispo Júnior,  conta com  ajuda da Igreja Missões do Evangelho Pleno  e também com colaboração de segmentos da sociedade brumadense .O investimento na vida daqueles que estão á margem da sociedade, que são os dependentes químicos e alcoólatras, tem sido um grande desafio para o Bispo e toda a sua equipe. “Encontramos na Palavra de Deus a força necessária para seguir em frente com esse projeto, que não nasceu da minha vontade mais da vontade de Deus, pois ele quer que amemos o próximo como a nós mesmo,’  disse emocionado o Líder da Igreja Missões.


    Os internos Walas Pereira e Marcelo, concederam entrevista a equipe de TV, e falaram da grande oportunidade que o Bispo Júnior com toda a sua Equipe proporcionou para que hoje eles pudessem ter apoio para lutar contra o efeito destruidor das drogas. “ Eu quero pedir aos empresários não só de Brumado, mais de outras cidades, que ao tomarem conhecimento do trabalho realizado aqui, nós ajude por favor, esse trabalho é lindo e eu sou testemunha viva, aqui encontrei paz, apoio, carinho, e principalmente, a força que eu não tinha para sair das drogas, eu encontrei aqui,” disse sorridente o jovem Walas.

     

       



  • Emanuel Araújo e Acácia Gondim (foto montagem/Destaquebahia)

    Depois da seleção brumadense de futebol ser desclassificada no Intermunicipal, o presidente da liga, Emanuel Araújo, depositou sobre a secretária Acácia parte da responsabilidade pelo fracasso da Seleção. Emanuel chegou a expressar que o esporte brumadense estava falido e culpou a secretária por ter dificultado o transporte, alimentação e outras coisas que ficara sobre a sua responsabilidade. Em resposta, a secretária Acácia acusou o presidente da liga de não ter planejado previamente e ainda fez questionamento sobre alguns gastos que aconteceu em lugares opostos aos que a seleção deveria estar. (clic aqui para ver a matéria)

    CURTA - NOS:

    Na tarde desta terça, Emanuel Araújo usou um programa de rádio local para reafirmar que a secretária dificultou o transporte, alimentação e ainda reafirmou ter pagado, em outro tempo, dividas que era de responsabilidade da mesma [Acácia gondim – Secretária de Educação, Esporte e Lazer].

    “A falta de organização foi da secretaria... O ano passado eu paguei do meu bolso uma dívida de um material que era para a secretaria pagar... Quem tá falando as coisas que não deve é a secretária Acácia...”.
    Ouça abaixo o áudio completo onde Emanuel Araújo rebate as colocações de Acácia Gondim. Aproveite e deixe o seu comentário a respeito deste assunto.



  •  Rio de Contas: VÍTIMA DE ACIDENTE EM SALVADOR ERA NATURAL DE RIO DE CONTAS E MOROU EM JUSSIAPE

    Fonte: L12 Noticias

    Reinaldo Júnior Queiroz Ramos que morreu na manhã domingo (27), vítima de acidente automobilístico na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, residiu por muito tempo na cidade de Jussiape, na Chapada Diamantina, segundos fontes do L12 Notícias ligadas a família da vítima. Houve uma controvésia quanto a sua naturalidade, onde imprensa de Salvador chegou a noticiar que Reinaldo era de Livramento do Brumado, mas a nossa fonte confirmou que a vítima era natural de Rio de Contas, o qual teria ido morar em Jussiape ainda criança e posteriormente se mudou para a Capital Baiana. Outra informação dá conta que Júnior era funcionário do Banco do Brasil na cidade de Camaçarí (RMS) e, no momento do acidente, retornava de um evento de formatura da esposa Nayde (e não da filha como foi divulgado), que é livramentense. A vítima morreu após chocar o automóvel em que dirigia, um Hyundai i30, preto (e não um HB20 como foi divulgado na primeira reportagem), contra um poste. O corpo de Reinaldo, que era filho de Dona 'Terezinha ' foi sepultado no cemitério da cidade de Rio de Contas. As causas do acidente não foram divulgadas.

     



  • Prefeitura e Ministério da Saúde iniciam construção do PSF no Bairro Malhada Branca.

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    O Prefeito Aguiberto Lima Dias na construção de uma Cidade cada vez melhor, movimenta-se para aproximar, a saúde para junto da população. É de fundamental importância que a logística de saúde esteja cada vez mais próxima da população, pois assim, evitará deslocamentos daqueles que necessitam de um atendimento continuo e muitas vezes, com dificuldades de locomoção.

    Partindo destes princípios a Prefeitura em parceria com o Ministério da Saúde deu início a construção do “Posto de Saúde da Família (PSF)”, no Bairro Malhada Branca. Uma iniciativa de grande importância para a população daquele bairro e conforto para o atendimento à saúde aos moradores. Cabe ao Governo Federal a responsabilidade de construir a estrutura física do Posto e ao Município de Brumado, toda a estrutura técnica equipando-o e, sua entrega aos moradores, esta prevista para 06 (seis), meses. Além da construção deste PSF no Bairro Malhada Branca, já se encontra em face de finalização uma creche dentro das modernas normas pedagógicas, que logo estará entregue dando suporte e apoio a aquelas famílias na criação e na educação de seus filhos.

    O Bairro Malhada Branca é um dos mais novos bairros de nossa cidade, entretanto, concentra um alto índice populacional inclusive com a existência de um Conjunto Habitacional o “URBIS IV”, e, exatamente, por suas características, o Município desenvolve projetos de infraestrutura de serviços e implementos urbanos para os seus moradores.    

     



  • Presídio Nilton Gonçalves: “Dá vontade de interditar a unidade e soltar todo mundo”, diz defensor público

    Foto e fonte: Blog da Resenha Geral

    Ao final do encontro na Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira (28) que discutiu a situação carcerária de Vitória da Conquista, duas ações serão impetradas pela defensoria Pública, com apoio da OAB. Uma pede a interdição do módulo I, do Presídio Nilton Gonçalves e a outra mais radical – com possibilidade de pedido de habeas corpus coletivo.

    Na reunião o defensor público Marco Aurélio, disse não acreditar na construção da nova penitenciária. “Creio que seja melhor reformar o Nilton Gonçalves para que os detentos não tenham os seus direitos violados. O povo não tem acesso à saúde, educação e quando comete um crime vive em uma situação de vergonha. Dá vontade de interditar a unidade e soltar todo mundo” Quem vai pagar é a sociedade pelos erros dos governos”, sentenciou o defensor público.

    Ficou decidido no encontro e aprovado um manifesto dos advogados conquistenses.  Também foi lançado para colher assinaturas,  demonstrando a situação real da carceragem na cidade “É uma vergonha o cumprimento de penas no Brasil”, lamentou o advogado Rui Medeiros.



  • Candeal: Bandidos destroem agência do Banco do Brasil

    Criminosos usaram dinamites para roubar caixa | Foto: AL Notícias / Fonte Bahia Noticias

    Um caixa eletrônico do Banco do Brasil de Candeal, na Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS), foi explodido na madrugada desta terça-feira (29) por bandidos. De acordo com a polícia, a explosão danificou outros equipamentos e deixou a agência destruída, além de afetar algumas residências próximas ao prédio. Os suspeitos fugiram após a ação. Ninguém foi preso até o momento. Não há informações sobre a quantia levada pelos criminosos.



  •  Bairro São Félix: Construção da ponte está sendo finalizada

    Destaquebahia.com.br

    A obra de construção da ponte, que faz ligação entre o centro da cidade ao Bairro São Félix, já está sendo finalizada.

    Moradores dos bairros, São Félix, Malhada Branca, bem como todos os bairros vizinhos, estão esperando com grande expectativa o término da obra.

    A obra após ser concluída, irá melhorar o trânsito das principais vias do centro da cidade, pois a população terá mais uma opção de acesso ao Bairro São Felix e adjacências .

     

     



  • Votação do Marco Civil da Internet fica para a próxima terça

    Foto: Reprodução / Fonte: Bahia Noticias

    O Marco Civil da Internet que era o principal ponto da pauta do plenário da Câmara esta semana que tranca as votações de outros projetos, não será votado nesta terça-feira (29) como estava previsto. O presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse há pouco que a matéria só deverá ser apreciada na próxima terça-feira (5). “Haverá proposta de uma comissão geral para discutir o Marco Civil na terça, em plenário. Depois [os deputados] poderão votar na terça a noite mesmo. É um tema muito polêmico e controverso”, explicou. Há menos de dez dias, Henrique Alves havia declarado que a Câmara não poderia ficar com a pauta trancada nem por mais um dia. Ainda assim, o parlamentar precisou ceder. O Marco Civil da Internet tramita há quase quatro anos no Congresso e, ainda divide posições de parlamentares em torno de pontos sensíveis. A matéria define direitos e deveres dos usuários e dos provedores de internet e proíbe, por exemplo, que as empresas responsáveis pela conexão repassem registros de acessos dos internautas para outras empresas, o que garante o sigilo das comunicações exceto em casos de ordem judicial. O texto ainda exige a manutenção da qualidade dos pacotes vendidos e proíbe qualquer monitoramento, análise ou fiscalização do conteúdo dos pacotes de dados.O grande impasse gira em torno da garantia da neutralidade da rede, criticado pelas empresas que atuam no setor.



  • Pedreiro é preso por bater na mãe de 75 anos

    Clóves Alberto da Silva Lopes 33 anos é usuário de drogas e alcoólatra / Fonte: Farol da Cidade

    Por volta das 14h20 desta segunda-feira (28), uma guarnição da policia militar comandada pela soldado Gleide prendeu e apresentou na Delegacia o pedreiro Clóves Alberto da Silva Lopes 33 anos de idade.

    O motivo da prisão em flagrante é que o Cloves Alberto bateu na sua própria mãe, a Srª. Francisca da Silva Lopes de 75 anos moradora na Rua Aloísio Azevedo, 126 - Bairro Vila Nova. Ela teve que ser socorrida por uma ambulância do SAMU, que a levou para o hospital onde recebeu cuidados médicos. Ferida no rosto e outras lesões pelo corpo, a vítima confessou que não é a primeira vez que é agredida pelo filho usuário de drogas e alcoólatra.

    O delegado Joseberto Ribeiro da Cruz autuou o marginal por lesões corporais, com base na Lei Maria da Penha.

     



  • Disputa por terreno quase termina em pancadaria

    Erotides e Sandro dizem ser donos do mesmo terreno / Destquebahia.com.br

    Na tarde desta segunda-feira (28), a equipe do Destaquebahia  registrou um bate boca entre duas pessoas  por causa de um terreno que  está localizado no Bairro Jardim de Aláh. O terreno tem causado muita discursão e polêmica.


    Dona Erotides Maria dos Santos, foi surpreendida por Sandro Gomes da Silva, quando estava com uma máquina  trabalhando  no  terreno.  Segundo Sandro,  Erotides quer invadir o terreno que  pertence a ele e toda documentação já foi reconhecida na prefeitura.


    Por sua vez,  Erotides Maria, também reivindica o terreno como sendo seu, e tem documentos que são reconhecidos pela prefeitura.


    Segundo Erotides e Sandro,  existe uma audiência marcada na prefeitura para decidir de quem realmente é o terreno.


    O presidente da   Associação de Moradores do Bairro, o Sr.  Fabiano Neves,  para tentar ajudar, orientou as partes que procurassem a SESOC,  “com certeza a SESOC irá encaminha-los ao setor jurídico do município, que  após analisar toda a documentação dará um parecer final dizendo de quem realmente é o terreno,  pois a Associação não tem poderes para tomar essa decisão e também todos os registros dos terrenos ficam na prefeitura.”  Argumentou o presidente.

     



  • Via de acesso deixa Comerciantes da Avenida Coronel Santos na bronca

    Via de acesso que foi aberta / Destaquebahia.com.br

    Comerciantes da Avenida Coronel Santos, estão na bronca por conta de uma via de acesso que foi aberta próximo da ponte que liga o centro da cidade ao Bairro São Félix, essa via da acesso aos fundos de uma empresa de coleta de lixo.


    Segundo alguns comerciantes, quando os  caminhões da empresa começam a trafegar pela via de acesso, a poeira aumenta e por conta disso está ficando difícil trabalhar naquela área. “Não conseguimos mais manter nosso comércio limpo, estamos sofrendo com problemas de saúde devido o pó, a prefeitura deveria calçar urgentemente  esse trecho ou pelo menos mandar um carro pipa molhar todos os dias esse local, o que está acontecendo aqui é um desrespeito ao cidadão que paga seus impostos em dia,” desabafou um comerciante que pediu para não revelar sua identidade.  

     



  • Bueiro sem tampa em avenida movimentada oferece risco para transeuntes

    Já faz um mês que o bueiro está com a tampa retirada / Destaquebahia.com.br

    Um flagrante foi registrado por nossa equipe no momento em que trafegava pela Avenida Coronel Santos. Trata-se de um bueiro que está com a tampa retirada, oferendo perigo para os pedestres, motociclistas e motoristas que passam pela avenida e principalmente para os idosos.

    Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, já faz um mês que o bueiro está com a tampa retirada e ninguém  da prefeitura aparece por lá para resolver o problema. Algo tem que ser feito antes que acidentes aconteçam.

     

     



  • Piraí: ‘Mendigo deveria virar ração para peixe’, diz vereador

    Foto: Divulgação

    “Mendigo deveria até virar ração para peixe”. A declaração, dada na Câmara Municipal de Piraí, no Sul Fluminense, pelo vereador José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PT do B), na sessão ordinária de 8 de outubro deste ano, virou o assunto da cidade desde a última sexta-feira, quando um vídeo com o discurso foi postado no Youtube. O vereador opinava sobre o voto a moradores de rua.


    - Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, acho que deveria até virar ração para peixe. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar - discursou.

    Wilden Vieira da Silva, o Prico (PSD), presidente da Câmara estava na sessão e ouviu o discurso. Ele confirmou as declarações e disse que pretende se reunir com todos os moradores até esta terça para decidir que medidas tomará em relação a Russo. Para Prico, a declaração polêmica não fere a imagem da Casa:


    - Foi a opinião pessoal dele, que não feria em nada a imagem da Câmara. Ele fala em nome dele. Foi um fato isolado.


    Segundo ele, a declaração de Russo foi logo após a declaração de um outro vereador que fez considerações sobre os 25 anos da Constituição Federal.


    Moradores estariam se mobilizando para fazer uma manifestação de repúdio em frente à Câmara, nesta terça-feira (29).


    O prefeito Luiz Antônio da Silva Neves (PSB) só ficou sabendo das declarações após a divulgação do vídeo, ao ser alertado pelo vice-prefeito da cidade.


    - Fiquei sabendo porque o vice-prefeito comentou que viu a repercussão através do Facebook. Achei lamentável, porque trata-se de uma questão que deveria ser sensível a todos nós. Não é admissível uma declaração dessas de um representante político. Espero que ele se retrate - disse.


    O prefeito disse, inclusive, que foi abordado por moradores nas ruas nos últimos dias. No sábado, por exemplo, contou que um homem o abordou para comentar o assunto enquanto ele fazia compras no mercado. Neste domingo, as declarações do vereador Russo foram o assunto de uma festa de aniversário.


    - Creio que vai ser o assunto da semana agora que ganhou as redes sociais. Ainda mais por ter acontecido numa cidade pequena - prevê o prefeito.



     



  •  Secretária Acácia rebate criticas do presidente da Liga Brumadense de futebol

    Foto: Reprodução / Destaquebahia.com.br

    A Secretária Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Acácia Gondim, após ser duramente criticada pelo presidente da LBF, o Sr. Emanuel Araújo, resolveu dar esclarecimentos sobre o que fora dito por ele.

    A secretária começou falando com respeito a organização, ela fez referência quanto a participação brumadense no campeonato, ”ele entrou no campeonato sem planejar previamente, se ele tivesse sentado comigo para elaborarmos um plano para o campeonato, nosso apoio teria sido bem maior.” 


    Acácia continuou o esclarecimento e disse que faltou diálogo,  “Ele precisa dialogar mais com a prefeitura, com mais antecedência. Eu acredito que ele como pessoa pública saiba como se trabalha com recursos públicos, é preciso planejamento. ”


    Gondim falou das solicitações feitas pelo presidente Emanuel Araújo, “O que ele nos pediu foi cedido, que foi o transporte e os materiais esportivos. Ele solicitou também dinheiro para refeição e não tinha como dar, porque eu não tenho dinheiro na gaveta da secretaria. Para a prefeitura liberar verba é preciso fazer todo um processo, que passa pela aprovação da administração, e eu não posso corromper a prefeitura dando dinheiro para ser carregado no bolso,” argumentou.


    Acácia finalizou seus esclarecimentos fazendo um lembrete ao Presidente da LBF, " Dinheiro público a gente não trabalha como acha melhor, mas utiliza de acordo com a lei.


    Segundo informações do responsável pela pasta do esporte, todo e qualquer gasto com diária de hotel, só podem ter efetuados os pagamentos quando as notas forem devidamente recebidas pela Prefeitura. O responsável pelo setor disse ainda, “Há ainda uma nota de hospedagem  pendente, que o setor jurídico está avaliando, na nota diz que o jogo aconteceu em uma cidade e a hospedagem foi em outra.
                                                                                              
    (Fonte: Brumadonoticias)