• Barra da Estiva: Caravana da Justiça Social chegou a sua 16ª edição nesta quarta (06) com prestação de serviços gratuitos à população

    Foto: Destaque Bahia

    A Caravana da Justiça Social, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), esteve na cidade de Barra da Estiva nesta quarta-feira (06) a pedido do Prefeito João Machado. A Caravana chegou a sua 16ª edição com prestação de serviços gratuitos à população.

    O Secretário Carlos Martins da SJDHDS, foi recepcionado por uma comitiva do prefeito, secretários municipais e vereadores, onde justificaram a ausência do vice-prefeito Son Martins, pois o mesmo se encontra em viagem de caráter emergencial, contudo a comitiva  acompanhou o secretário durante todo o dia nas visitas às atividades desenvolvidas pela caravana e também o levou ao Hospital Suzy Zanfretta, a PeterFrut, a fábrica do Café Barra da Estiva e também à Rádio Comunitária Barra FM, onde o Carlos Martins concedeu uma entrevista.

    “A Caravana é uma das nossas principais ações, justamente por conta do seu alcance. Estamos rodando a Bahia com esse mutirão social, que atende aqueles que mais precisam, promovendo mais cidadania e assegurando o acesso da população a ações e serviços fundamentais, com respeito e cidadania, promovendo mais qualidade de vida”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, acompanhado do prefeito João Machado Ribeiro (o João de Didi).

    Barra da Estiva: Caravana da Justiça Social chegou a sua 16ª edição nesta quarta (06) com prestação de serviços gratuitos à população

    Foto: Destaque Bahia

    O mutirão de serviços gratuitos inclui atendimentos de saúde, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimento ao Consumidor com o Procon, emissão de documentação civil (RG, CPF, Certidão de Nascimento e de Casamento), Passe Livre para pessoas com deficiência e a Identidade Jovem (ID – Jovem), que assegura gratuidade no transporte interestadual e meia entrada em eventos esportivos e culturais para jovens de 15 a 29 anos, inscritos no CadÚnico e integrantes de famílias com renda de até dois salários mínimos. Também são prestados atendimentos do Programa Bolsa Família e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado (CREAS).

    Como acontece durante as Caravanas, a Coordenação de Juventude da SJDHDS promoveu o Diálogos com a Juventude; um bate-papo com estudantes sobre empoderamento e protagonismo juvenil. A Caravana ainda contou com capacitações para profissionais da Rede de Proteção à Criança e Adolescente e orientações para os gestores municipais que atuam com Portadores de Deficiência. Atividades culturais e recreação infantil completaram a programação.

    “Precisamos buscar recursos que possam melhorar a vida de cada cidadão. Essa parceria com o Estado é fundamental para concretizar a mudança que nosso Município vem carecendo há anos. Por isso, independente de política, precisamos garantir que as necessidades do povo sejam atendidas,” afirmou o Prefeito João Machado.

    Este ano, a Caravana da Justiça Social já passou por Nova Viçosa, Maracás, São Sebastião do Passé, Dias d’Ávila, Catu, Candeias, Jussari, Prado, Senhor do Bonfim, Entre Rios, Teixeira de Freitas, Banzaê, Varzedo e Salvador (nos bairros de Valéria e Liberdade). No ano passado, foram realizadas 10 Caravanas, em nove Territórios de Identidade e mais de 3 mil quilômetros percorridos, beneficiando mais de 16 mil pessoas em todo o Estado.

    O Prefeito João disse ainda ser “muito importante ter o secretário em nossa cidade, para que veja os efeitos da crise que se abateu sofre os municípios, sobretudo como os municípios menores estão sofrendo. Quero aproveitar essa oportunidade para tratar de assuntos do interesse da população, pois há muito trabalho a ser feito e com o apoio do Governo será realizado”. Dessa forma o secretário enfatizou que “Por orientação do governador Rui Costa, a nossa função é ajudar o município e não medir esforços para garantir melhorias, que beneficiem toda população. Independentemente da política, nosso interesse é atender as pessoas”.

    Durante sua visita à cidade, o secretário ainda anunciou a implantação de 400 cisternas na cidade, parte do Programa de Cisternas de água para consumo humano da SJDHDS. Barra da Estiva já conta com 599 cisternas, fruto de parceria e apoio da SJDHDS.

    “É fundamental trazer, para o cidadão, a presença do Estado de forma simples, objetiva e gratuita. Isso funciona também como fator de prevenção ao garantir, por exemplo, aos portadores de deficiência, o direito à mobilidade; ao mostrar, aos jovens, que eles são capazes de alcançar seus objetivos; ao assegurar que as pessoas que mais precisam tenham acesso aos benefícios sociais”, pontuou Martins. “Inclusive, no ano que vem, nós vamos aumentar em 14% o cofinanciamento para os municípios investirem em políticas de Assistência Social. Então, podem ter certeza de ter, no Governo do Estado, um parceiro para a cidade”, arrematou.

    João Machado, agradeceu a presença do secretário Carlos Martins e reafirmou a satisfação em tê-lo em nossa cidade e pelo pronto atendimento ao seu pedido, trazendo a caravana à Barra da Estiva, “tenho certeza que em breve voltará, pois além de muito trabalho que temos para realizar aqui, quem bebe a água de Barra da Estiva, sempre volta”, falou em tom de brincadeira ao se despedir.




MAIS NOTÍCIAS