• Secretaria de Saúde de Rio do Antônio  emite nota a respeito de matéria veiculada no Destaquebahia

    Devido a repercussão tomada sobre a matéria veiculada pelo Destaquebahia, no dia 22 deste mês, relatando um Acidente que resultou na morte do rioantoniense Eriquis Borges (veja), a secretaria de saúde do município emitiu nota de esclarecimento. Na ocasião o Destaquebahia não obteve êxito no contato com a mesma. Confira abaixo na íntegra a nota enviada à nossa redação.

    Em face da matéria “Jovem de Rio do Antônio perde a vida após colidir moto com animal na pista; demora no socorro pode ter colaborado”, publicada por este canal de comunicação, visando a preservação do exercício do bom jornalismo, insta consignar os seguintes esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Antônio: 

    Os fatos relacionados ao pronto atendimento do jovem pautam-se em ilações, não buscando a realidade da situação através desta Secretaria. 

    Inicialmente, esclarece que a Secretaria Municipal de Saúde não tem autonomia para o imediato encaminhamento de qualquer paciente para Unidade de Terapia Intensiva – UTI, uma vez que este depende do Sistema de Regulação de Urgência e Emergência - SUREM, mantido pelo Estado da Bahia. Desta forma, cabe à Unidade Base da SAMU lotada no Município de Guanambi, por meio do seu médico responsável, determinar a unidade de saúde de destino do atendido. Assim como, o Município de Rio do Antônio se encontra vinculado a Núcleo Regional de Saúde que independe de sua escolha, por se tratar de organização administrativa exclusiva do Estado. 
    Com relação ao paciente, devido ao grave acidente sofrido, a Secretaria Municipal de Saúde não mediu esforços para providenciar sua imediata transferência, enquanto que o mesmo aguardava liberação através do SUREM. 
    O paciente deixou a unidade de saúde do Município por volta das 02hs (duas horas da manhã), e não no horário que consta na matéria, e por trecho asfáltico via Malhada de Pedras a fim de evitar a piora do quadro de saúde do assistido. 
    Evidente que as inverdades acerca do assunto partiram de oportunistas, na tentativa de deixar transparecer um suposto descaso desta Administração para com a Saúde. Tentando macular o esforço desta Administração para proporcionar à população rioantoniense serviços de excelência. 
    Razão pela qual, repudia veementemente o quanto relatado, já que muito menos procurou respeitar 
    a dor dos familiares pela perda do jovem acidentado. 
    De modo que, vem novamente apresentar esclarecimentos, sem prejuízos de eventuais medidas 
    judiciais cabíveis de carater indenizatória e criminal. 
    Atenciosamente, Secretaria Municipal de Saúde.

    Rio do Antônio
    Bahia
    Saúde



MAIS NOTÍCIAS