• Fé de Vida: gerente do INSS de Brumado esclarece sobre o prazo de comprovação de vida dos beneficiários

    Foto: Destaque Bahia

    Gilberto de Souza Nunes, gerente do INSS de Brumado, esclareceu ao Destaque Bahia sobre como deve ser feito a Comprovação de Vida, conhecida como Fé de Vida, dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários.

    Segundo Gilberto, o prazo determinado para os beneficiários comparecerem a instituição financeira foi até o dia 28 de fevereiro de 2018. Porém, quem não fez até esta data deve, mesmo assim, comparecer ao banco em que recebe o benefício para verificar a situação e se de fato tem que fazer e quais procedimentos devem ser tomados.

    De acordo o gerente ao Destaque Bahia, o Fé de Vida deve ser realizado todos os anos pelos que recebem benefícios a longo prazo como aposentadoria, pensão e benefício assistencial. Já para quem recebe benefícios a curto prazo, como auxílio doença e auxílio acidente, não há necessidade.

    Fé de vida

    A Comprovação de Vida, também conhecida como Renovação de Senha ou, ainda, Fé de Vida, é um procedimento obrigatório e visa a dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios.

    O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, inclusive para aqueles que recebem benefícios assistenciais.

    No ano passado, mais de cem mil (112.729) benefícios foram suspensos/cessados, gerando uma economia de R$ 1,2 bilhões de reais.

    O balanço atualizado de quantos beneficiários ainda não fizeram a prova de vida depende da finalização da folha de pagamento. Os dados divulgados aqui no Portal são sempre os mais atuais.

    inss
    fé de vida
    gerente de brumado







MAIS NOTÍCIAS