• Projeto ‘Ser Brincante’: Ação que visa promoção do direito ao brincar é realizada em Brumado

    Foto: Divulgação

    Na última quinta-feira, 02, Brumado recebeu o último encontro de formação do projeto ‘Ser Brincante’ no Polo da UAB (Universidade Aberta do Brasil). O Grupo Avante – Educação e Mobilização Social, de Salvador, realizou o encontro, em que mais de 50 profissionais do município se fizeram presentes. O tema deste último encontro foi ‘O adulto brincante’, tendo como base vivências lúdicas e fundamento teórico, provocando em todos os participantes a reflexão acerca do direito e a importância do brincar na vida e no desenvolvimento das crianças, principalmente daqueles que se enquadram na primeira infância (0 aos 6 anos de idade). 

    O encontro marcou o encerramento do projeto, parceria entre o Instituto InterCement, Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) e Prefeitura municipal de Brumado. A formação foi organizada em um seminário e cinco  5 oficinas, que abrangeu além da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), também as Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), Secretaria de Saúde (SESAU) e a Pastoral da Criança.

    Brincar é essencial, um direito garantido por lei e preconizado pela ONU desde 1959. A Declaração Universal dos Direitos da Criança, aprovada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1959 e fortalecida pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989, enfatiza: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantirem a ela o exercício pleno desse direito.”

    Projeto
    Ser Brincante
    Direito
    Brumado



MAIS NOTÍCIAS