• Atendimento via 190 salva criança vítima de sufocamento

    Foto: Divulgação

    O atendimento via Centro Integrado de Telecomunicações (Cicom), na cidade de Porto Seguro, conseguiu salvar uma criança de sete meses, na noite desta quarta-feira (21). Juliana Aguiar dos Reis, 26 anos, mãe do pequeno Kalel Rodrigues Reis, fez contato via 190 relatando que o bebê estava sem respirar, após expelir leite e secreções. A ligação foi direcionada à mesa do Corpo de Bombeiros e a mãe seguiu as instruções do sargento Adilson Francisco Santana, conseguindo desobstruir as vias aéreas do neném. 

    O chamado ocorreu por volta das 22 horas. Aflita, a jovem que trabalha como auxiliar administrativa pediu socorro via Cicom, após não conseguir manter contato com familiares para prestar socorro à criança. 

    “Liguei para várias pessoas, mas ninguém atendeu. Hoje vejo que foi melhor assim, afinal, se eu seguisse para o hospital, não sei se daria tempo, pois ele estava sem respirar”, conta mais aliviada. Para ela, que agradeceu imensamente o serviço, o atendimento via 190 salvou a vida de Kalel, seu único filho. 

    No áudio divulgado pela Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da Secretaria da Segurança Pública, setor responsável pelo atendimento nos 22 Cicoms do estado, é possível acompanhar as orientações repassadas pelo sargento BM.

    Primeiro ele pediu para que a mãe colocasse a criança de bruços sobre a palma da mão e desferisse tapas nas costas. Juliana seguiu o procedimento, conhecido como Manobra de Heimlich, mas não foi suficiente.

    Em seguida, o sargento orientou que Juliana tentasse a sucção nasal, o que de fato ajudou a criança a desobstruir o aparelho respiratório e a voltar a respirar normalmente. Poucos segundos depois é possível ouvir o choro forte da criança, segundo o bombeiro, “sinal de que o bebê já estava bem”. Um novo contato foi feito à Juliana nesta quinta-feira, confirmando que o pequeno Kalel, apesar da gripe, passa bem. 

    “Casos como estes acontecem diariamente em todo o estado, daí a importância da comunicação rápida promovida pelos Cicoms. É pela satisfação de ajudar o povo baiano que continuamos investindo em capacitação e em tecnologia, para uma comunicação cada vez mais ágil e especializada”, observou o superintendente da Stelecom, tenente-coronel Antonio Carlos Silva Magalhães.

    Bahia
    Salvamento
    190
    Criança
    sufocamento



MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais