• Governo de Guajeru realiza ação  em alusão a Campanha de Vacinação

    O Governo de Guajeru, através das parcerias entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Saúde, realizou na noite da última terça-feira, 11 de abril, uma ação em alusão a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza 2023. A coordenação do Grupo de convivência e vínculos, Melhor Idade, vinculado ao CRAS Zilda Arns e a coordenação de vacinação no município, desenvolveram as atividades de forma dinâmica, lúdica, repassando informações importantes acerca da campanha de vacinação e como esta ajuda na saúde das pessoas. A coordenadora de Vacinação no município, Márcia Rodrigues, ressaltou a volta de diversas doenças, devido ao fragmento das diferentes campanhas de vacinação em todo país. Mais de 50%, dos cadastrados no Grupo Melhor Idade foram vacinados e puderam voltar para suas casas, contemplados com o apoio e a boa gerência dos serviços sociais e de Saúde, ofertados pelo município.



  • Foragido do presidio de Vitória da Conquista é preso acusado de tentativa de estupro em Guanambi

    Na manhã desta quinta-feira (13), um homem foragido da justiça, foi preso após uma tentativa de estupro dentro de uma loja no centro de Guanambi. De acordo com informações, policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional foram acionados via 190 após o ato. A vítima relatou aos policiais ter sido agarrada por trás e que o autor tentou abaixar a alça do seu vestido e a levou a força para um quartinho nos fundos da loja. Neste momento, ela começou a gritar e conseguiu fugir do local e pedir socorro. Com base em informações colhidas, os militares localizaram o suspeito na Praça Getúlio Vargas. O mesmo foi identificado como Alexandre Dias Silveira, de 46 anos, residente no município de Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. Ele também foi identificado como autor de um roubo ocorrido em Guanambi. A PM descobriu ainda que o autor da tentativa de estupro estava na rua com o benefício da saída temporária para passar o feriado de Semana Santa, porém não retornou na data prevista. Ele cumpre pena por assalto a mão armada no Conjunto Penal de Vitória da Conquista. Alexandre foi apresentado à sede da 22ª Coordenadora de Polícia do Interior (22ª Coorpin) após ser preso em flagrante pelo crime de tentativa de estupro, porém foi autuado pelo delegado de plantão pelo crime de tentativa de roubo, por ter confessado que sua intenção era roubar e não estuprar.



  • Bahia registra aumento em casos de Síndrome Respiratória

    A Bahia registrou mais de 1,7 mil notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAg) no primeiro trimestre de 2023, conforme foi informado pelo Ministério da Saúde. Os dados divulgados pela pasta incluem os dados da Covid-19 e demostram crescimento de 123% dos casos entre janeiro e março. Em janeiro foram 390 notificações, já em março as notificações saltaram para 870 - um aumento de 480 casos. Em 2022, os casos de Covid-19 representaram mais de 50% das notificações por Síndrome Respiratória Aguda Grave na Bahia. Esse ano, os números mostram que as notificações por Influenza e outros vírus respiratórios somam mais de 86% dos casos. No estado, 112 mortes foram registradas no primeiro trimestre de 2023 por causa das síndromes. Em 41 casos (36,61%), as pessoas foram diagnosticadas com Covid-19, enquanto os outros 71 tiveram diagnóstico de influenza ou outros vírus respiratórios que não foram especificados.



  • MJ obriga redes sociais a retirar conteúdo com apologia à violência

    Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública estabeleceu as medidas administrativas a serem adotadas para prevenir a disseminação de conteúdos ilícitos, prejudiciais ou danosos em plataformas de redes sociais.   O texto publicado hoje (13) no Diário Oficial da União prevê que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaure processo administrativo para apurar e responsabilizar as plataformas diante da propagação de conteúdos que incentivem ataques contra o ambiente escolar ou que façam apologia e incitação a esses crimes e seus perpetradores.  Ainda de acordo com a publicação, a Senacon deverá requisitar às plataformas um relatório sobre as medidas tomadas para fins de monitoramento, limitação e restrição de conteúdos, incluindo o desenvolvimento de protocolos para situações de crise.  A avaliação de riscos sistêmicos, segundo a portaria, deverá considerar efeitos negativos, reais ou previsíveis, da propagação de conteúdos ilícitos, sobretudo o risco de acesso de crianças e adolescentes a conteúdos inapropriados para a idade; e o risco de propagação e viralização de conteúdos e perfis que exibam extremismo violento.  A Senacon deverá ainda requisitar às plataformas relatório que considere como os seguintes fatores influenciam riscos sistêmicos: a concepção de sistemas de recomendação e de qualquer outro sistema algorítmico pertinente; sistemas de moderação de conteúdos; termos e políticas de uso; influência da manipulação maliciosa e intencional no serviço, incluindo a utilização inautêntica ou da exploração automatizada do serviço.   Já a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) deverá coordenar o compartilhamento, entre plataformas de redes sociais e autoridades competentes, de dados que permitam a identificação do usuário ou do terminal da conexão que disponibilizou o conteúdo.  







  • Governador em exercício, Geraldo Jr desembarca em Dom Basílio para entregar obras

    Nesta sexta-feira (14), às 14h, o governador em exercício Geraldo Júnior (MDB) estará no município de Dom Basílio, onde vai entregar uma série de obras. Entre elas está a reforma e ampliação do Mercado Municipal, resultado da parceria entre a Conder, empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), e a prefeitura local. Também será inaugurada uma areninha campo society, com alambrado e grama sintética. A obra foi executada pela Superintendência de Desportos do Estado Bahia (Sudesb), ligada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre). Geraldo Júnior ainda dará por entregue a barragem de Riacho do Meio, localizada na comunidade Alto do Rosário, construída pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR).



  • Mulher dá entrada no hospital, após receber facada durante discursão com companheiro em Brumado

    Uma mulher foi atingida por um golpe de faca no braço esquerdo durante uma discussão com seu companheiro em Brumado. A vítima de 36 anos, moradora do Bairro São Jorge, teria sido socorrida por vizinhos que acionaram o SAMU-192 dando entrada na emergência do Hospital Professor Magalhães Neto. Na unidade, a polícia militar foi acionada via Cicon, e com base nas informações repassada pela mulher foi em busca do autor do crime. O mesmo acabou fugindo e não foi encontrado. Uma ocorrência foi registrada na delegacia regional de Brumado.







  • Brumado: Supermercado é arrombado no centro da cidade durante a madrugada

    Na madrugada desta quinta-feira (13), um supermercado localizado na Avenida Dr. Guilherme Dias foi arrombado. A porta de entrada foi danificada possivelmente com um pé de cabra, já dentro do comercio, o caixa foi arrombado e o dinheiro levado, bem como também, um computador, aparelho de câmera, caixas, bebidas e alimentos. Por meio das redes sociais, o dono do estabelecimento lamentou o fato. “É triste ter que acordar às 4 horas da manhã e ver uma cena dessas. É praticamente impossível empreender com a falta de segurança”, disse o empresário que emprega atualmente 12 funcionários no supermercado.  



  • Alegando querer se proteger de possível ataque, aluno é apreendido com faca dentro de escola em Poções, no Sudoeste da Bahia

    Na manhã de quarta-feira (12), policiais militares da 79ªCIPM apreenderam um adolescente que portava arma branca no interior de colégio em Poções. Os militares realizavam rondas quando foram acionados pela Central de operações para averiguar uma informação de que um aluno estaria portando uma arma branca na mochila, no interior do colégio, na cidade de Poções. De imediato, a guarnição se deslocou até o Instituto Educacional, onde foi feita a abordagem e ao realizar a busca pessoal foi encontrada, em posse do adolescente, uma faca dentro da sua mochila. Ao ser perguntado pelos militares, o aluno alegou que era para se proteger de algum possível ataque no colégio, devido às notícias que estavam circulando nas redes sociais. Diante dos fatos, o Conselho Tutelar foi acionado, bem como os responsáveis legais do adolescente, e este foi encaminhado à Delegacia para que as medidas judiciais fossem adotadas.



  • Polícia Militar de Livramento intensifica rondas em escolas após boatos de ataques

    Desde a última terça-feira (11), a 46ª CIPM tem intensificado as rondas nas escolas municipais de Livramento de Nossa Senhora. A ação aconteceu após boatos de ataques a unidades de ensino na cidade. Ainda de acordo com informações, um dos elementos envolvidos em propagar as ameaças foi localizado na comunidade de Barrilha. Ele foi encaminhado até a delegacia local, onde prestou esclarecimentos. Ainda na área de atuação da 46ª CIPM, outro caso de suspeito foi registado no distrito de Caraguataí em Jussiape, e segue sendo apurado pela Polícia Civil. Segundo o comandante Capitão Major Wagner Rocha, a situação está sob controle, e todos os pais podem ficar tranquilos, pois tanto a polícia militar, como a civil estão atentas aos fatos.  



  • Câmara de vereadores aprova projeto que fiscaliza exploração de recursos minerais em Brumado

    O Projeto de Lei 05/2023, que visa registro, acompanhamento, fiscalização da exploração de recursos minerais, inclusive direito de pesquisas em solo brumadense foi aprovando por unanimidade nesta segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores. O PL de autoria do poder Executivo Municipal, tem em sua justificativa acompanhar, registrar as movimentações, beneficiamento, potenciais jazidos minerais no município. A ausência de acompanhamento detalhado sobre os recursos minerais explorados no município, deixa um abismo para projetar o futuro do desenvolvimento econômico da cidade.



  • Governo de Guajeru inicia campanha de vacinação contra a gripe

    O Governo de Guajeru através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica toda a população que a partir desta quarta-feira, 12 de abril, em todas as Unidades de Saúde da Família, iniciou-se a fase da vacinação da Influenza contra a gripe, que inclui as pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 6 anos e gestantes. São necessários para tomar a vacina apresentação de Cartão de vacina e cartão do SUS. As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis



  • Aves silvestres mantidas em cativeiro são resgatadas pela polícia militar em Brumado

    Na tarde desta terça-feira (11), policiais da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis) resgataram quatro aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro no Sítio São Lázaro, no Centro da cidade de Brumado. Segundo a unidade de Polícia Militar Ambiental, a equipe recebeu denúncias sobre a criação ilegal de pássaros e se deslocou até o local, onde encontrou duas araras canindé (_Ara araraunae_) dois tucanos em gaiolas. As aves foram resgatadas e encaminhadas para um centro de reabilitação. O caseiro do sítio, foi conduzido à delegacia de Brumado e autuado por crime ambiental. Em depoimento, ele disse que as aves pertenciam ao proprietário do sítio que não estava presente.







  • Homem com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas no estado de São Paulo é preso em Brumado

    Na tarde de terça-feira (11), um elemento com mandado de prisão em aberto na cidade de Piracicaba - SP, por tráfico de drogas, foi preso por policiais militares do grupamento PETO da 34ª CIPM no bairro Olhos D’água em Brumado. A prisão aconteceu durante ações focadas a crimes ligados ao tráfico de drogas e ao patrimônio, quando ao realizar consultas aos documentos de identificação, foi verificada a existência de mando de prisão em aberto. O elemento de 32 anos, estava foragido desde 2019. O mesmo foi conduzido para delegacia regional de Brumado para os procedimentos cabíveis e logo em seguida deve ser transferido para a cidade paulista onde o mandado foi expedido.



  • Secretarias de Segurança e Educação reforçam ações nas escolas da Bahia

    As secretarias de Segurança (SSP-BA) e Educação (SEC) anunciaram, nesta quarta-feira (12), o reforço de ações e protocolos nas escolas da Bahia. Segundo os órgãos, a SSP-BA tem atuado de forma preventiva, com reforço dos canais de inteligência do órgão, da Polícia Militar e da Polícia Civil, em especial aqueles que tocam nas unidades educacionais de todo o Estado. Os órgãos da SSP e a Secretaria da Educação também têm atuado de forma integrada, no âmbito da Operação Escola Segura. Foram reforçadas ações preventivas pela Polícia Militar, em adesão à Ronda Escolar, assim como investigações de polícia judiciária de atribuição da Polícia Civil. “Todas as escolas estão sensibilizadas para a observação do ambiente escolar, verificação de redes sociais, identificações de ocorrências dentro da escola, com imediato contato com a polícia e registros de boletins para que haja a formalidade”, disse a secretária de Educação da Bahia, Adélia Pinheiro. “É importante dizer a população que estamos atentos. Escola é lugar de paz, de construção de futuro, de conhecimento, ciência, cultura, arte, tranquilidade para nossas crianças e jovens”, concluiu. A SSP disponibiliza o Disque-Denúncia, pelo telefone 181. As informações serão tratadas de maneira emergencial pela Superintendência de Inteligência e imediatamente repassadas para as forças policiais, visando a pronta resposta, quando cabível. Fotos, prints e vídeos também podem ser enviados através do site do Disque Denúncia. A pessoa pode, ainda, encaminhar informações sobre ameaças através do site do Ministério da Justiça.







  • Motoristas ficam feridos em acidente na BR-030, próximo a Lagoa do Leite em Brumado

    Na manhã de terça-feira (11), um acidente foi registrado na BR-030 em Brumado. O fato aconteceu nas proximidades da comunidade de Lagoa do Leite. Segundo informações, um pick-up teria colidido frontalmente contra um caminhão baú, que teve sua roda dianteira arrancada com a força da colisão. Destroços dos dois veículos ficaram na pista que teve de ser interditada por algumas horas para remoção de ambos. Os dois condutores sofreram ferimentos sendo socorridos e encaminhados pelo SAMU-192 até o Hospital Professor Magalhães Neto.



Estamos nas redes sociais