• Ronda Escolar inicia terceiro Curso de Policiamento Escolar

    Um dos objetivos do curso é melhorar a qualidade do serviço, tendo como base o Estatuto da criança e do Adolescente - Foto: Ilustração

    Com o objetivo de capacitar os policiais de várias unidades operacionais, a Ronda Escolar está promovendo o terceiro Curso de Formação de Operadores de Policiamento Escolar Comunitário. Cerca de 40 policiais estão matriculados na capacitação iniciada nesta segunda-feira (2) e que seguirá até a próxima sexta-feira, no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Texeira.

    “Um dos objetivos do curso é melhorar a qualidade do serviço, tendo como base o Estatuto da criança e do Adolescente. Além disso, ampliamos a aproximação com a comunidade”, explicou o comandante da Ronda Escolar, major Adriano Chastinet.

    Ainda segundo o oficial, as aulas estão sendo realizadas no interior de uma escola pública de uma forma inovadora, com o objetivo de vivenciar a rotina com os alunos.



  • Governo de Guajeru participa da 1° Conferência Regional Eleitoral em Condeúba

    O prefeito de Guajeru, Gil Rocha participou, juntamente com a sua esposa Marta, o companheiro Galego e esposa Ronilda, da 1° Conferência Regional Eleitoral no município de Condeúba, neste domingo (01).

    "Foi um dia de mais estudo e preparação. Capacitar, atualizar e observar as mudanças da legislação eleitoral para os pleitos vindouros. O conhecimento é fundamental para garantirmos que a democracia seja exercida com lisura e respeitando a legislação", disse o gestor de Guajeru.







  • Estado prorroga recadastramento de aposentados da Justiça e Ministério Público

    Servidores aposentados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e do Ministério Público da Bahia (MPBA), que ainda não responderam ao chamado da Previdência Estadual, terão prazo adicional para atualizar seus dados funcionais. Do total de convocados, 816 ainda não realizaram o recadastramento anual de inativos, correspondendo a 24% dos chamados. O recadastramento deste grupo teve início no mês de novembro.

    O recadastramento pode ser feito em uma das 71 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), abrigadas em Postos e Pontos SAC da capital e interior, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador. Ainda é possível agendar atendimento para as unidades do Shopping da Bahia, Barra, Bela Vista, Paralela, Salvador Shopping, Liberdade, Camaçari, Lauro de Freitas, Feira Centro II, Conquista II, Itabuna, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Jequié. O agendamento é feito na plataforma ou aplicativo do SAC Digital.  

     

    Quem residir em local sem cobertura previdenciária, ou fora da Bahia, poderá efetuar o recadastramento enviando documentos autenticados para: Suprev - Av. Tancredo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Caminho das Árvores, Salvador – Bahia, CEP: 41.820-904, colocando na parte externa do envelope a palavra “RECADASTRAMENTO”. Aqueles que realizarem o recadastramento por correspondência ainda devem encaminhar atestado de vida, disponível no Portal do Servidor.

    Situações especiais devem seguir orientações da Previdência Estadual, disponíveis para consulta no Portal do Servidor. Já casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor à Suprev, seja por meio da apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev, pelos Correios ou ainda pelo e-mail [email protected] diretamente nos setores de recursos humanos do TJ/BA ou MPBA.

    O recadastramento de inativos do Estado ocorre anualmente, por meio da Superintendência de Previdência (Suprev), da Saeb. Mais informações, como o calendário de recadastramento, locais de recadastramento e documentação necessária, podem ser consultadas no Portal do Servidor. Outras dúvidas podem ser sanadas pelo call center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 ou 4020-5353.

    CONTINUE LENDO






  • Evento para rastreamento de casos suspeitos de diabetes mellitus é realizado em Brumado

    Novembro também foi mês de falar sobre o Diabetes em Brumado, uma doença crônica que acomete uma quantidade considerável da população e que muitas vezes no início se apresenta assintomática. Visando isso, foi promovido pelo NASF-AB o evento intitulado " RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DIABETES MELLITUS", com objetivo de identificar o grau de risco de cada usuário em desenvolver essa doença, que pode acarretar problemas sérios no futuro.

    Foram realizadas ações como palestra educativa sobre o DIABETES MELLITUS, serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar, medidas de peso, altura e circunferência abdominal, além da aplicação do questionário FINDRISC para identificação de problemas e realização de intervenções.

    O evento aconteceu na última semana do mês de novembro, dos dias 26 a 29, nas unidades de saúde Arlindo Magno Stanchi, Altino Eliseu de Souza (região Cabaceiras), Marcionílio Rodrigues e Joaquim de Castro Donato, respectivamente, com apoio de toda equipe de saúde e dos profissionais de nutrição, fisioterapia, psicologia e farmácia do NASF A. Desta forma, muitos usuários puderam ser orientados sobre fatores de risco e prevenção de forma individual ou até mesmo encaminhados ao atendimento médico para elucidação diagnóstica.

     

    Evento para rastreamento de casos suspeitos de diabetes mellitus é realizado em Brumado


  • 2ª Copa Shimoto de Karatê Shotokan foi realizada em Brumado

    Foto: Selma Ribeiro / Destaquebahia

    Foi realizada em Brumado no último sábado (30), a 2ª Copa Shimoto de Karatê Shotokan. O evento esportivo aconteceu no Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro e contou com a presença do Prefeito Eduardo Vasconcelos e demais autoridades do municípios. 

    2ª Copa Shimoto de Karatê Shotokan foi realizada em Brumado

    Os participante na sua maioria são alunos de Escola de Tempo Integral de Brumado os quais têm incluído nas suas atividades escolares as aulas de Karatê. Veja as fotos.







  • Homem é morto a golpes de faca em Vitória da Conquista; enteada confessa e diz que tentava se defender dele

    Foto: Reprodução

    Na noite de sábado (30), um homem de 49 anos foi morto a golpes de faca, durante briga com a enteada, de 22, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista. A jovem foi presa.

    A PM informou que após os golpes, Edvaldo Borges Moreira foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu a caminho do hospital.

    A jovem foi encaminhada para a delegacia da cidade. Na unidade, ela confessou o crime e disse que Edvaldo chegou em casa embriagado, à procura da mãe dela, e em seguida começou uma discussão.

    Segundo a suspeita, o homem teria tentado agredi-la. Para se defender, ela pegou uma faca de serra e o atingiu na altura do coração. A Polícia Civil investiga o caso.



  • Iniciada a Semana de Mobilização Nacional de Combate ao Aedes aegypti

    A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), participa ativamente da programação da Semana de Mobilização Nacional e Dia D de combate ao Aedes aegypti, que acontece de 2 a 6 de dezembro. A mobilização aponta diretrizes para o fortalecimento de medidas de Prevenção e Eliminação de focos de Aedes aegypti nas dependências das unidades de saúde, escolas e demais locais de trabalho.

    Com o mesmo intuito, a equipe vai visitar na quinta-feira (5), o Corpo de Bombeiros. Na oportunidade, será feita uma apresentação da situação das arboviroses e uma palestra sobre as medidas de controle do Aedes aegypti, para que os militares possam se precaver da dengue, zika e chikungunya e, também, formar multiplicadores das ações contra o vetor.

    No dia 6, a equipe da Divep vai participar do Dia D de Mobilização contra o Aedes aegypti no município de Camaçari. Nesta visita, será dado todo o apoio ao município, nas ações de mobilização da comunidade.



  • Unidades de Saúde da Família de Tanhaçu realizaram Dia D da Campanha Contra o Sarampo

    Foto: Divulgação

    Todas as Unidades de Saúde da Família no município de Tanhaçu abriram as portas neste sábado (30), para o dia D da Campanha Contra o Sarampo. O público alvo foram pessoas de 20 a 29 anos de idade, mas também foi feito a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes.

    Com essa ação do Ministério da Saúde em parceria com os municípios, busca-se erradicar doenças que até então não ofereciam mais riscos a população.







  • Carreta com 60 animais sem documentação sanitária é apreendido pela ADAB

    Foto: Divulgação

    Mais uma carreta carregada com animais sem documentação sanitária foi apreendido pela ADAB em operação com apoio da Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), na BR-242, próximo ao município de Luís Eduardo Magalhães. A região oeste tem se configurado como uma das mais visadas para a circulação de animais em situação clandestina. A blitz móvel aconteceu durante o programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) coordenada pelo ministério Público da Bahia que ocorre na região para desarticulação de ações ilegais e terminou resultando na apreensão.

    O veículo conduzia 60 fêmeas bovinas sem origem conhecida e após a averiguação no posto fixo, os fiscais detectaram que o condutor não portava a GTA (Guia de Trânisto Animal). ”A nossa maior preocupação é que sem a documentação fica impossível assegurar que os animais estejam imunizados. Sem essa certeza, não podemos permitir que nossos rebanhos fiquem expostos a fatores de risco e introdução de doenças de impacto na saúde pública e na economia da Bahia”, ressaltou o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

    Os animais apreendidos foram encaminhados ao sacrifício sanitário em estabelecimento oficial, no município de Barreiras.







  • Prefeita de Malhada de Pedras acompanha grupo da melhor idade durante confraternização em Rio do Antônio

    A prefeita de Malhada de Pedras, Terezinha Baleeiro esteve acompanhando e prestigiando o pessoal da melhor idade, em confraternização de final de ano, nesta sexta-feira (29).

    O momento foi realizado no Clube do Senhor Bento Lauton, no município de Rio do Antonio.







  • Agendamento de serviços na Rede SAC passará para o SAC Digital a partir de hoje (2)

    A Rede SAC passará por mudanças no agendamento de serviços para os postos da capital e interior do estado. A partir desta segunda-feira (2), o sistema de agendamentos do Portal SAC será desativado e os atendimentos por hora marcada deverão ser realizados através do site e do aplicativo SAC Digital, plataforma de serviços on-line do Governo da Bahia. A medida, além de padronizar o atendimento, vai concentrar informações sobre os serviços ofertados em toda a Rede e personalizar o relacionamento com o usuário, com o envio de alertas, sugestão de serviços e acesso rápido aos favoritos.

    Para realizar o agendamento através do SAC Digital, seja portal ou aplicativo, o usuário precisar criar um novo cadastro na plataforma, informando dados pessoais, endereço e senha. Uma mensagem automática para ativação do perfil é encaminhada para o e-mail do cidadão, que deve ser válido e informado corretamente. Após a validação, o cadastro está concluído e o usuário pode acessar seu perfil, realizar agendamentos e buscar informações sobre serviços diretamente no SAC Digital.



  • Bancos fazem mutirão para negociar dívidas em atraso

    Começa nesta segunda-feira (2) a Semana de Negociação e Orientação Financeira, que ocorrerá até sexta-feira (6) em todo o país.

    Durante o mutirão, organizado pelo Banco Central e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), parte das agências bancárias de todo o país, de sete instituições financeiras (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco Pan, Caixa Econômica, Itaú e Santander), terá o horário estendido até as 20h para oferecer orientação financeira e negociar dívidas em atraso de seus clientes, em condições especiais. A lista completa pode ser acessada no site Papo Reto, da Febraban.

    A negociação ainda poderá ser feita nas demais agências desses bancos, localizadas em todo o território nacional, no horário normal de funcionamento, nos canais digitais das instituições e pela plataforma consumidor.gov.br.

    Segundo a Febraban, os bancos Votorantim e Safra também participam da iniciativa, somente por meio dos canais digitais.

    Banrisul

    O Banrisul informou que oferecerá desconto sobre o total da dívida e nos juros. Além do atendimento nas agências, o banco oferece o Portal de Solução de Dívidas, localizado em seu site, e por meio do aplicativo Banrisul Digital, na função Resolva Dívidas em Atraso. No site do Banrisul, o cliente tem acesso ainda a orientações financeiras na área Crédito Consciente.

    Banco do Brasil

    O BB dará descontos de até 92% na liquidação de dívidas e oferecerá prazos que podem chegar a 120 meses, além de até 180 dias de carência. O banco também oferecerá, promocionalmente, taxas de juros até 14% menores para as operações de renegociação. Além das agências, o banco também dá a opção de atendimento digital pelo Portal de Renegociação de Dívidas e pelo aplicativo do BB.

    Bradesco

    O Bradesco informou que participa do mutirão da dívida com prazos e taxas diferenciadas, de acordo com o perfil dos clientes. “O Bradesco vai participar da Semana da Negociação e Orientação Financeira, organizada pela Febraban e o Banco Central, oferecendo prazos e taxas diferenciadas para a renegociação de dívidas. As condições serão estruturadas de acordo com o perfil de cada cliente. Vamos realizar intensiva comunicação com clientes potenciais. As Agências e canais de atendimento estarão preparadas para atender aos clientes com alçada para negociar eventuais sugestões de condições para a renegociação dos pagamentos”, disse em nota.

    Caixa Econômica Federal

    Segundo a Caixa, na renegociação do crédito comercial, os clientes podem quitar dívidas que estejam em atraso há mais de 1 ano, com até 90% de desconto para pagamento à vista, de acordo com as características da operação. Podem ainda unificar os contratos em atraso e parcelar em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação vencida ou a vencer e efetuar a repactuação da dívida, com possibilidade de aumento do prazo.

    As condições também englobam os contratos habitacionais. Uma das alternativas oferecidas compreende o pagamento de um valor de entrada e a incorporação do restante da dívida em atraso às demais prestações do contrato, permitindo que o cliente retome seu fluxo de pagamento mensal.

    Para outro grupo de clientes, há possibilidade, após o pagamento da entrada, de fazer acordo para pagamento de uma prestação por mês na data de vencimento, durante três meses consecutivos. Após esse prazo, as demais prestações que ainda estiverem em atraso serão incorporadas ao saldo do contrato.

    Para o cliente que tem saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), outra opção é utilizar o recurso para reduzir a prestação em até 80% por 12 meses. Essa condição vale para clientes que apresentam até três parcelas do financiamento em atraso.

    Segundo a Caixa, as condições variam de acordo com as características do contrato e o tipo de operação.

    A renegociação também pode ser feita por meio do site www.negociardividas.caixa.gov.br, via telefone e WhatsApp 0800 726 8068, nos perfis do banco no Facebook e no Twitter, APP Cartões Caixa, nos caminhões Você no Azul e nas agências. Na habitação, os clientes contam ainda com a possibilidade de renegociar a dívida pelo serviço Habitação na Mão do Cliente, nos telefones 3004-1105 (capitais), opção 7, ou 0800 726 0505 (demais cidades).

    Itaú Unibanco

    O atendimento no Itaú Unibanco ocorrerá nas agências, pelo site, aplicativo e na central telefônica. Segundo o banco, o cliente vai encontrar taxas reduzidas, a partir de 1,99% – nesse caso, para débitos com mais de 90 dias de atraso –, e prazo de até 30 dias para o pagamento da primeira parcela. Quem for pessoalmente renegociar pode obter desconto de até 90% nas dívidas com atraso superior a um ano; ter a opção de pagamento da dívida renegociada em até 6 vezes, com parcelas fixas; ou parcelamento, em até 60 meses do valor devido.

    Santander

    O Santander informou que a renegociação envolve descontos de até 90% no valor da dívida. Clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções nas taxas de até 20%. Já para acordos com atrasos acima de 60 dias, dependendo do caso, os descontos serão de até 90% no valor total da dívida.

    As condições especiais serão válidas para as modalidades crédito pessoal, consignado, capital de giro, conta garantida, Santander Master, descontos de recebíveis e cartão de crédito nos canais de relacionamento do banco (aplicativo, central telefônica, portal de renegociação e agências). No período da campanha, o Santander também manterá algumas de suas agências abertas até as 20h para o atendimento, com orientação financeira aos clientes.

    Dívidas com bancos

    Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a maior parte das dívidas (53%) em aberto no país está ligada a instituições financeiras. Já o comércio responde por uma fatia de 17% do total de dívidas. O setor de comunicação foi responsável por 12% das pendências e as contas de água e luz, por 10%.(AgênciaBrasil)

    CONTINUE LENDO


  • Mortalidade infantil tem redução histórica no Brasil, Unicef

    Um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reconheceu que o Brasil tem melhorado, ao longo dos anos, índices como o da mortalidade, do trabalho infantil, além da exclusão escolar.  Os dados foram divulgados em um relatório que celebra os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança.

    O relatório apontou que entre 1990 e 2017 o país apresentou uma "redução histórica" no total de mortes de crianças menores de um ano de idade. No período, a taxa nacional caiu de 47,1 para 13,4 a cada mil nascidos vivos. Além disso, entre 1996 e 2017, 827 mil vidas foram salvas, conforme reportagem da Agência Brasil.

    Ainda de acordo com o veículo, a Unicef apontou que a queda nos índices de cobertura vacina tem sido porta de entrada para doenças que eram, até recentemente, consideradas erradicadas, como o sarampo. "Em 2016, a mortalidade infantil subiu pela primeira vez em mais de 20 anos e ainda não voltou aos patamares de 2015, acendendo um sinal de alerta. No total, 42 mil crianças menores de 5 anos ainda morrem por ano no Brasil", informa o fundo da ONU no relatório.

    À EBC, a representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, afirmou que o país deve consolidar os avanços já conquistados até agora, voltando a atenção para a primeira infância e a adolescência. "Os indicadores, em sua maioria, são piores no Nordeste e no Norte do país. E piores entre as populações indígena, parda e negra", disse.



  • Homem morre em confronto com a Cipe Central e guanição da 34ªCIPM em Tanhaçu

    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, na noite de ontem (29), em rondas pelo distrito de “Ourives”, distrito de Tanhaçu, os policiais da Cipe Central, juntamente com equipe da 34ª CIPM/Brumado, realizavam diligências no intuito de averiguarem uma informação que dava conta de que um indivíduo foragido da justiça do estado de São Paulo estaria escondido na localidade supracitada. Após manter contato com populares, a polícia foi informado do possível local onde estaria o indivíduo, sendo que ainda foi denunciado a realização de tráfico de drogas e denúncia envolvendo armas de fogo. A patrulha policial deslocou ao local e ao chegar na residência denunciada, avistou o indivíduo, que adentrou ao interior da residência e ainda desobedecendo a ordem de parada, passou a atirar contra os policiais da guarnição, a polícia revidou. Após o fim da troca de tiros, Francisco Felipe da Silva foi avistado caído ao solo com uma arma próximo a ele. Ainda com vida, Felipe foi socorrido ao hospital, mas não resistiu ao ferimento e veio a óbito.
    Segundo a polícia, ele era procurado por homicídio e uma tentativa de feminicídio.







  • Roda de conversa com Idosos firma parceria entre CMDI e Órgãos Públicos em Aracatu

    O conselho municipal dos direitos do Idoso – (CMDI), realizou roda de conversa para os idosos, profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimentos Social e cidadania e da Secretaria Municipal de Saúde, no último dia 25 de novembro.

    A parceria entre o conselho e os Órgãos Públicos teve como objetivo discutir sobre a temática da Garantia dos Direitos da pessoa idosa, prevenir e combater as práticas do ato, promovendo informações sobre garantia dos direitos e protagonismo proporcionando o empoderamento da convivência familiar e comunitária, da pessoa idosa.

    A condução da palestra foi realizada pela PM Cristina Bittencourt e o Psicólogo Willian Oliveira.