• Escolas de Brumado recebem projeto musical gratuito

    O Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) e a Escola Municipal professora Maria Iranildes Lôbo (CAIC) recebem até o final deste ano oficinas do projeto Geração Música. No total, 120 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos estão sendo atendidas pelo projeto, que é realizado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção do grupo Incentivar e patrocínio da RHI Magnesita.

    A prática pedagógica utilizada no Geração Música é do Ungambikkula, uma tribo que busca harmonia e consciência, e tem como pilares de ensino musical a iniciação e a musicoterapia. Nas oficinas os alunos têm contato com a música por meio do violão e instrumentos de percussão, com estimulação sensorial, intelectual e afetiva. 

    O objetivo é levar aos participantes possibilidades de expressão e liberdade através da música, usando-a, também, como instrumento de inclusão social. No final do ano, será feita uma apresentação preparada pelos músicos e alunos das oficinas.

    “O projeto é uma forma de fomentar a música, a arte e cultura brasileira e possibilitar o acesso de crianças e jovens de menor poder aquisitivo a esses bens”, diz Welson Ribeiro, supervisor de Marketing do Grupo Incentivar.







  • Prefeito de Brumado comemora o 3º lugar na Bahia no Índice Nacional de Governança Municipal do CFA 2019

    A divulgação do Índice Conselho Federal de Administração (CFA) de Governança Municipal comprovou que o município de Brumado está muito bem avaliado na variável "Desempenho", que analisa os resultados das políticas públicas que vêm sendo aplicadas. O levantamento leva em conto dados da Mortalidade Infantil (do ano de 2016), da Cobertura de Atenção Básica (2018), da Cobertura Vacinal (2017), do Abandono Escolar (2017), do IDEB (5º Ano - 2017), da Taxa de Distorção Idade-Série (2017), dos Crimes Violentos (2016), do Acesso à Água e Esgoto (2017) e da Vulnerabilidade Social (2018). Brumado obteve uma nota na casa do excelente que foi de 7,54 na escala que vai até 10 no índice de Desempenho, ocupando a honrosa 18ª posição nacional entre as 175 cidades analisadas dentro do Grupo 5 da pesquisa, formado por municípios com mais de 50 mil habitantes e com PIB per capto de até R$ 20.400. A governança de Brumado é ainda mais significativa quando o conceito é a nível Bahia, pois o município obteve a 3ª colocação nesse sentido, o que deixou a gestão municipal muito satisfeita, já que é uma prova que o governo está no caminho certo. Segundo o próprio CFA, Brumado só não ficou em primeiro lugar devido à falta de saneamento básico. Para se obter a nota de 7,54, foram computados os resultados aferidos nas seguintes áreas: Educação (8,53); Saúde (8,51); Qualidade Habitacional (4,86); Vulnerabilidade Social (7,14); e Segurança (7,41). O índice CFA revela que as diversas políticas públicas efetuadas no município em todas essas áreas estão alcançando seu objetivo final, ou seja, proporcionando um contínuo salto de qualidade de vida da população.

    O estudo considerou dados fornecidos pelo DataSUS, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Mapa da Violência, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e Ministério da Cidadania. Para evitar distorções nos resultados, foi agrupado os 5.570 municípios brasileiros em 8 grupos com características socioeconômicas similares. A classificação utiliza os parâmetros de porte e renda per capita. Dessa forma, pode-se comparar cidades que têm desafios e oportunidades semelhantes. O prefeito Eduardo Vasconcelos comemorou o resultado e falou que é mais um estímulo para que as ações de seu governo sejam ainda melhores.

    CONTINUE LENDO


  • É hoje! Grande Show do cantor Felipe Araújo em Jânio Quadros; veja o vídeo

    O cantor Felipe Araújo realizará na noite desta terça-feira (25), um grande show na cidade de Jânio Quadros. O artista que se apresentou na cidade no ano de 2018, prometeu voltar ao município e cumprirá sua promessa hoje. Felipe que canta grande sucessos é conhecido por emocionar os fãs e deixar amor e muita musica boa por onde passa.

    Veja o vídeo:



  • População poderá enviar fotos e vídeos para ajudar nas investigações da Secretaria de Segurança do Estado

    Foto: Divulgação SSP

    Fotos e vídeos de criminosos e situações ilegais já podem ser relatadas ao Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública de forma anônima e online. A partir desta terça-feira (25), a unidade, que há 13 anos recebe informações da população por telefone, através dos números 3235-0000, em Salvador e 181, no interior, passa a oferecer o serviço também online, auxiliando ainda mais o trabalho investigativo policial. 

    Ao clicar no ícone “Denuncie Aqui”, o cidadão escolhe o tipo de crime que ele quer relatar e preencher um formulário com as informações solicitadas. Dentre elas, estão local, referência, pessoas envolvidas, características etc. De acordo com o coordenador do Disque-Denúncia, Luís Melo, quanto maior a quantidade de informações a pessoa obtiver da situação, maior será a ajuda à polícia para investigar e solucionar o caso.

    “Além de poder denunciar de forma online, nova plataforma também permite o envio de imagens, sejam elas fotos ou vídeos, o que auxilia anda mais a identificação de criminosos pela polícia”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Ele alerta, no entanto, sobre os cuidados do cidadão na hora de coletas essas informações, ressaltando que “as pessoas só devem produzir as imagens se estiverem seguras, sem se expor”.

    Com o aumento da utilização das plataformas digitais, a SSP espera que, com a mudança, o número  de denúncias aumente, inclusive àquelas relacionadas aos integrantes do Baralho do Crime.



  • Moto roubada no distrito de Irundiara é recuperada pela PM em Condeúba

    A motocicleta Yamaha XT 600 E, placa JNV-3072, licenciada em Alagoinhas (BA), que havia sido roubada no Distrito de Irundiara, município de Jacaraci, no dia 10 deste mês, foi recuperada pela polícia militar na noite do último domingo (23) em Condeúba.             

    De acordo informações, um homem suspeito de ter praticado o delito foi preso e encaminhado à delegacia para adoção das medidas cabíveis. A moto havia sido roubada no período da noite, quando a vítima estava em frente de casa. No dia, além do veículo, os criminosos ainda levaram o aparelho celular da vítima.

     

     



  • Festa do padroeiro movimenta tradição e fé em Presidente Jânio Quadros

    Foto: Divulgação

    A festa do padroeiro do Município de Jânio Quadros, São João Batista, realizada na manhã de segunda feira (24/06), movimentou a cidade como de costume.

    Uma multidão de fiéis esteve presente na missa realizada no espaço montado para os festejos juninos em frente a rodoviária.

    Festa do padroeiro movimenta tradição e fé em Presidente Jânio Quadros

    Um dos momentos mais esperado da festa foi a procissão com a imagem do Santo Padroeiro, sendo carregado por fiéis, percorrendo algumas ruas do centro da cidade, acompanhada por uma multidão de pessoas.

    A missa foi presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo D. José Roberto de Carvalho bispo da diocese de Caetité. O Prefeito Leo Gambá esteve presente no evento.

    Festa do padroeiro movimenta tradição e fé em Presidente Jânio Quadros






  • Motorista de ônibus é preso com 13 tabletes de maconha na BR-030 em Brumado

    Foto: Divulgação PRE

    Um motorista de um ônibus de turismo e o carona foram presos após a polícia encontrar 13 embalagens com maconha no veículo onde estavam, na BR-030, altura da cidade de Brumado, no sudoeste da Bahia.

    Segundo a Polícia Militar, a prisão ocorreu quando os homens passavam pelo KM-360 da rodovia, na noite de sexta-feira (21).

    Após abordagens dos policias, as embalagens com a droga foram encontradas no bagageiro do ônibus. Não há informações sobre a procedência da maconha, nem se o veículo estava com mais passageiros.

    Os homens foram presos e encaminhados para a Delegacia de Brumado. O caso é investigado pela Polícia Civil.







  • Bandidos invadem salão de beleza e roubam alto valor em joias no bairro São Félix em Brumado

    Um salão de beleza localizado no bairro São Félix foi alvo de bandidos armados no último sábado (22). De acordo informações obtidas pelo Destaque Bahia, os dois indivíduos teriam invadido o estabelecimento, ambos armados, e rederam três pessoas que estavam no local. Ainda segundo informações, os suspeitos subtraíram cerca de R$ 12 mil reais em joias e em seguida fugiram em uma motocicleta Nx Bros de cor preta. A polícia realiza diligências no intuito de prender os assaltantes.







  • Astronautas de EUA, Canadá e Rússia voltam à Terra após 6 meses na ISS

    A astronauta da Nasa Anne McClain, o veterano cosmonauta Oleg Kononenko, da Roscosmos, e David Saint-Jacques, da Agência Espacial Canadense, pousaram nesta terça-feira (25) nas estepes do Cazaquistão, ao final de uma missão de seis meses na ISS.

    Os três tocaram a terra às 2h47 GMT (23h47 em Brasília), concluindo a primeira viagem à Estação Espacial Internacional (ISS) após um lançamento fracassado em outubro, que gerou dúvidas sobre o programa espacial russo.

    O canal de televisão russo "Rossiya 24" transmitiu imagens ao vivo da aterrissagem.

    Minutos depois, as equipes de resgate começaram a retirar a tripulação da Soyuz da cápsula de descida.

    Durante a sua missão, os integrantes da 59ª expedição à ISS orbitaram o planeta num total de 3.264 vezes, cobrindo uma distância de quase 140 milhões de quilômetros. Eles participaram de cinco caminhadas espaciais, duas do programa russo e três do programa americano.

    Três membros da tripulação permanecem na plataforma orbital: o russo Aleksey Ovchinin e os americanos Christina Koch e Nick Hague.

    Eles se juntarão, se não houver mudanças de última hora, ao cosmonauta russo Alexandr Skvortsov, o astronauta italiano Luca Parmitano, da Agência Espacial Europeia, e o americano Andrew Morgan, que voarão para a ISS na Soyuz MS-13, cujo lançamento está previsto para o próximo dia 20 de julho.(G1)



  • Record decide afastar Paulo Henrique Amorim da TV

    O jornalista Paulo Henrique Amorim foi informado nesta segunda-feira (24) que será afastado do Domingo Espetacular, programa que comanda há 14 anos. Com contrato na emissora até 2021, ele não será demitido. 

    "Paulo Henrique Amorim deixa o programa e permanece na emissora à disposição para novos projetos", diz nota da Record. 

    De acordo com o Uol, o jornalista, que tem atuação forte online sempre do ponto de vista da esquerda, teve a "cabeça pedida" várias vezes à Record desde 2014, quando a polarização política do país ficou mais evidente. A emissora resistiu por acreditar, embasada em pesquisa, que Amorim era uma peça fundamental para dar credibilidade ao seu semanário.

    Contudo, nos últimos meses a pressão ficou maior por conta do tom crítico de Amorim ao governo Jair Bolsonaro (PSL). 

    No início de março, o Uol já tinha informado que o repórter especial Eduardo Ribeiro tinha sido promovido para o Domingo Espetacular. Ele foi o primeiro jornalista a entrevistar Bolsonaro depois da eleição de outubro.  Ribeiro vai apresentar o programa com Patrícia Costa - Thalita Oliveira está afastada em licença-maternidade.

    O programa passa por reformulação e Janine Borba teve a saída anunciada em maio. Ela também estava no programa desde 2006, mas agora ficará em um projeto de boletins informativos do Jornal da Record. 

    Leia a nota da Record:

    "O Domingo Espetacular, a partir deste domingo, 30/06, será apresentado por Patrícia Costa e Eduardo Ribeiro."

    "Paulo Henrique Amorim deixa o programa e permanece na emissora à disposição para novos projetos."

    "As mudanças fazem parte do processo de reformulação do jornalismo da Record TV, que está sendo implementado pelo vice-presidente de jornalismo da Record TV, Antonio Guerreiro, desde janeiro deste ano."

    CONTINUE LENDO


  • São João de Malhada de Pedras é encerrado com recorde de público

    Show de Marlus Viana foi o mais aguardado na última noite

    Foram duas noites de festa (sábado e domingo), com 8 atrações musicais no total. Público do município e de outras localidades se fez presente para curtir um São João de Paz, alegria e muito forró.

    São João de Malhada de Pedras é encerrado com recorde de público

    Prefeita Terezinha Baleeiro

    A prefeita Terezinha Baleeiro exaltou o sucesso dos festejos e agradeceu à todos prestigiaran os festejos no município. O São João de Malhada de Pedras teve o apoio do Bahiatursa.







  • Primeira noite de festa do São João em Ibitira atrai grande público

    Primeiro dia do São João de Ibitira, distrito de Rio do Antônio, foi um considerado um sucesso, grande público se fez presente para dançar ao som de Kleytones Show, Banda Tropa de Vaqueiro, Trio Sábia e Fann Estourado.

    Primeira noite de festa do São João em Ibitira atrai grande público

    Fann Estourado

    O evento conta com o apoio do Bahiatursa e Prefeitura Municipal  de Rio do Antônio.

    Primeira noite de festa do São João em Ibitira atrai grande público

    Hoje a festa continua com as seguintes atrações: Viviane, Gilson Prates, Leleu de Zé Chico e Fulor do Cangaço.







  • Ataque a tiros deixa um morto e dois feridos em Guanambi

    Foto: arquivo familiar

    Um ataque a tiros resultou na morte de um homem e deixaram outros dois feridos na noite deste domingo (23) em Guanambi.

    De acordo com informações, um grupo de pessoas estavam na Rua Otacílio Fernandes, bairro Monte Pascoal, momento que dois indivíduos chegaram em uma motocicleta de dados ignorados e armados passaram a disparar tiros contra o grupo.

    Um homem de nome João Paulo da Silva Santos (Cachorrinho), 32 anos,  Anderson Jhon da Conceição, 24 anos, e Alexandre Valério dos Santos, 21 anos, foram atingidos. João Paulo não resistiu veio a óbito.

    Alexandre e Anderson foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao hospital. Os indivíduos fugiram após o crime e até o momento não foram localizados

     



  • Mulher é atingida com golpes de faca em Guanambi

    Uma mulher foi atingida com golpes de faca na tarde de domingo (23) no município de Guanambi.

    Segundo informações, a vítima que tem 40 anos de idade foi atingida com duas facadas durante uma briga com o marido identificado como Jailson Ramos Moreira, 46 anos, na residência onde moram no bairro Belo Horizonte.

    A vítima foi levada por uma ambulância do Samu ao HRG. Jailson foi encontrado juntamente com a faca pela polícia militar. Ele e a arma branca foram apresentados na delegacia para adoção das medidas cabíveis.



  • Grande público prestigia atrações do São João de Malhada de Pedras; veja fotos

    Foto: Destaque Bahia

    Malhada de Pedra sem dúvidas tem um dos festejos de São João mais tradicionais da região Sudoeste da Bahia e atrai todos os anos um grande público. Este ano não foi diferente, a praça da cidade ficou lotada de foliões que foram prestigiar as atrações que fizeram uma grande festa. O evento contou com uma novidade este ano, o palco alternativo, que tem como objetivo aumentar ainda mais agrade de programação, deixando a festa ainda mais bonita. Na noite de sábado (22), a festa foi aberta com show de Jorginho dos Teclados, com grandes classicos do forró. A noite também contou com shows de taty Vaqueira, que agitou o público e fez todo mundo dançar. A festa amanheceu o dia com o tradicionalismo da banda Magnatas, além de Edy Ribeiro comandando o Palco Alternativo no intervado das demais atrações. 

    Grande público prestigia atrações do São João de Malhada de Pedras; veja fotos

    Foto: Destaque Bahia

    A prefeita Terezinha Baleeiro aproveitou para agradecer a presença de todos os presentes e também ao Governo do Estado, que através do Bahiatursa, apoiou o evento. Terezinha disse está muito feliz por conseguir realizar uma festa tão bonita  e proporcionar um momento como esse para a população.

    Confira as fotos: