• Borboleta - coruja é encontrada na fauna maetinguense

    Conhecido como Borboleta Coruja, o inseto encontrado é pertencente ao gênero Caligo. Foto: A. Souza / Destaquebahia.com.br

    Mesmo diante da intervenção do homem, que constantemente tem tido comportamento não tão agradáveis em relação à natureza, ainda é possível encontrar beleza e diversidades na fauna brasileira.  A reportagem do Destaquebahia encontrou na zona rural de Maetinga um inseto estranho, no entanto, belo. Conhecido como Borboleta Coruja, o inseto encontrado é  pertencente ao gênero Caligo.

    Na mitologia greco-romana, Caligo era a personificação das trevas, o que torna esse nome apropriado para descrever um gênero de borboletas de hábitos crepusculares: permanecem pousadas em troncos durante o dia e voam de manhã ou nas últimas horas do dia, antes do anoitecer.

    São borboletas típicas de florestas úmidas e florestas secundárias do México, América Central e do Sul. Em geral, são muito grandes, um dos maiores exemplares de borboletas que se tem notícia, chegando a medir até 18 centímetros de envergadura. Em geral as fêmeas são maiores e menos coloridas que os machos.

         

    O padrão das asas, origem do apelido borboleta-coruja, pelo lado de dentro, é um desenho semelhante ao rosto de uma coruja, com destaque para os olhos enormes e abertos. Um mistério científico: especula-se que o padrão de olho seja uma forma de mimetismo, que confunde seus predadores. Muitos animais pequenos, que caçam principalmente usando o sentido da visão, hesitam em se aproximar da borboleta, “imaginando” estar diante de um dos seus predadores naturais. Este mecanismo anti-predação protege o animal enquanto descansa, se alimenta e acasala.


             

    Algumas pessoas, principalmente crianças que viram o inseto e a sua transformação, ficaram encantadas, e o Destaquebahia que preza pela variedade de conteúdos, tem o prazer de compartilhar essa linda imagem proporcionada pela natureza com você caro leitor. (Destaquebahia com informações do Tema meio ambiente)




MAIS NOTÍCIAS