• Covid-19: Prefeitura decreta fechamento do comércio e controle no transporte coletivo

    Foto: Destaquebahia

    Nesta sexta-feira (20) a Prefeitura de Brumado publicou o decreto, número 5.246, que determina a suspensão das atividades no comércio local. O decreto tem como objetivo a prevenção e enfrentamento da propagação do novo coronavírus, o Covid-19.

    O documento faz observações quanto a necessidade de se ampliar restrições, em especial, quanto ao funcionamento do comercio local, para evitar circulações e aglomerações, com vistas a conter possível disseminação do COVID-19, e ainda, a necessidade de controle da entrada e saída de pessoas no município com concentração de partidas e chegadas de transportes coletivos na rodoviária municipal, a qual será dotada de estrutura pela Secretaria Municipal de Saúde para aferição de sinais do COVID-19.

    A Suspensão, ocorrerá no período entre 21 de março a 18 de abril de 2020, do atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços em funcionamento no Município de Brumado. Os estabelecimentos comerciais deverão manter fechados os acessos do público ao seu interior.

    O disposto neste artigo não se aplica às atividades internas dos estabelecimentos comerciais, bem como à realização de transações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares e os serviços de entrega de mercadorias (delivery). 

    A suspensão contida no decreto não se aplica aos seguintes estabelecimentos: Farmácias hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos; lojas de conveniência; lojas de venda de alimentação para animais; distribuidores de gás; lojas de venda de água mineral; padarias; restaurantes e lanchonetes; postos de combustível e outros que vierem a ser definidos em ato conjunto expedido pelas Secretarias Municipais de Administração e Saúde.   

     







  • Maetinga: Animal solto na pista provoca um grave acidente na BA- 623

    Foto: Altier /Destaquebahia

    Um grave acidente foi registrado na manhã  desta sexta-feira (20), entre Maetinga e Vila Mariana na BA-263. Segundo informações colhidas pelo, Destaquebahia, um motociclista conhecido como, “Mizim”, que trafegava na via, colidiu com um cachorro que atravessava a pista. Ainda segundo informações, o motoclista estava com um carona, ambos foram lançados ao solo no momento da colisão. O Samu 192 foi acionado e prestou socorro as vitimas, que foram encaminhadas até a Unidade Hospitalar mais próxima.

    Maetinga: Animal solto na pista provoca um grave acidente na BA- 623

    Foto: Altier / Destaquebahia

    Segundo populares que estavam nas proximidades do local do acidente, o condutor estava com muitos ferimentos pelo corpo, já o carona teve ferimentos leves. Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre estado de saúde do condutor.







  • Sobe para seis o número de casos suspeitos de Coronavírus em Brumado

    A Secretaria Municipal de Saúde informa que nesta quinta-feira (19), mais três pacientes suspeitos para o novo Coronavírus (Covid-19), em Brumado, trata-se de um homem de 24 anos que esteve na região metropolitana de Salvador, uma mulher de 35 anos que retornou da cidade de São Paulo e uma gestante de 35 anos que foi regulada via Central de Regulação de Leitos da SESAB, proveniente do município de Barra-BA, região oeste da Bahia. Com esses, sobem para seis os casos suspeitos no município de Brumado. Dentre os 06 suspeitos, 05 pacientes seguem o protocolo da Vigilância em Saúde, com isolamento domiciliar do paciente e dos familiares e 01 paciente encontra-se internado no isolamento da UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN). O isolamento domiciliar deverá ser de 14 dias, como prevê as medidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), monitorados pela Vigilância Epidemiológica e a Atenção Primária a Saúde.







  • Brumado: Atividades dos festejos a São José são canceladas após medidas municipais de prevenção

    Foto: Divulgação

    Após as medidas tomadas pelo Município para prevenção ao (COVID-19), as atividades dos festejos de São José realizadas pela Paróquia Bom Jesus, foram canceladas em uma resolução do "Conselho Pastoral Comunitário". Com a decisão, não acontecerá a procissão e celebração solene que aconteceria nesta quinta -feira (19).







  • Livramento: Major Cleise Delfino assume o comando da  46ª CIPM

    Foto: Reprodução

    A 46ª  Companhia Independente de Polícia Militar ( CIPM) de Livramento de Nossa Senhora, passa a ter novo comando. Em publicação no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (18) o Major Vandilson que estava a frente da companhia desde novembro de 2018, irá assumir o comando da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar em Itapetinga, no seu lugar assume o comado da 46ª CIPM a Major Cleise Delfino. A Major conhece bem a realidade da segurança em Livramento de Nossa Senhora, pois já prestou relevantes serviços a comunidade como Subcomandante da mesma CIPM. 







  • Brumado: Secretaria de Saúde emite nota de repúdio após divulgação de Fake News

    Foto: Reprodução

    Mensagens foram postadas nas redes sociais na última quarta-feira (18), informando que um empresário brumadense que atua no ramo de confecção seria uma das pessoas que estaria com suspeita de infecção por coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde, mediante a repercussão da noticia falsa, emitiu uma nota de repúdio. Confira:
    “A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, em decorrência das inúmeras postagens maldosas que apontavam para a infeção de um empresário do ramo de confecções da cidade, vem expressar o seu repúdio, reiterando que esse tipo de atitude só gera pânico e medo na população”. 
    O Secretário da pasta ainda em nota reitera. “Existem 3 casos suspeitos na cidade, mas nenhum é relativo ao empresário do ramo de confecções, que está em casa e não apresenta nenhum problema de saúde. Que a consciência e o bom senso prevaleçam e que não usem destes artifícios de “Fake News” e coisas do gênero para prejudicar ou querer obter alguma espécie de lucro com essa situação que preocupa todos nós”, finalizou .

     







  • Livramento: Resultado de exame descarta suspeita de coronavírus, informa Secretário

    Foto: Destaquebahia

    O secretário de saúde de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Júnior, disse nesta quarta-feira(18), que o exame do paciente que estava com suspeita de contaminação por coronavírus, foi descartada após resultado do Laboratório Lacen que indicou negativo. O paciente esteve no exterior e após retornar para Livramento, apresentou sintomas semelhantes ao do vírus, e por este motivo teve que ficar em isolamento domiciliar. O Secretário disse que toda equipe da  Secretaria de Saúde permanece em estado de alerta e solicita da população que casos suspeitos sejam comunicados ao órgão para que o trabalho de prevenção e combate seja eficaz.







  • Brumado: Prefeito decreta situação de emergência na saúde pública devido ao coronavírus

    Foto: Destaquebahia

    Nesta quarta-feira (18), o Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), decretou situação de emergência no Município de Brumado no âmbito da Saúde Pública . O decreto dispõe sobre medidas temporárias de prevenção, contágio e enfrentamento decorrente da propagação do coronavírus. Já são três casos suspeitos de contaminação pelo vírus. Amanhã, (19) as aulas na rede pública e privada ficaram suspensas por 30 dias. A Secretaria Municipal de Saúde estará emitindo boletins diários mantendo a população informada. 







  • Ensf acata decreto do governo do Estado e da prefeitura de Brumado e suspende as aulas por 30 dias

    A Escola Nossa Senhora de Fátima informa que irá acatar as decisões do Governo do Estado da Bahia e da Prefeitura Municipal de Brumado (Decreto Nº. 5.244), repassada hoje a todas as Instituições de Ensino Públicas e Privadas para conter a proliferação do Corona vírus. Sendo assim, a partir desta quinta-feira, dia 19 de março, as aulas presenciais estarão suspensas por 30 dias.  Estaremos monitorando as informações sobre o COVID-19, diariamente, e comunicando, por meio de nossos canais de comunicação, as futuras decisões. 

    Para que não haja prejuízo no processo de aprendizagem dos nossos alunos, estamos trabalhando na produção e transmissão de conteúdos e atividades a serem desenvolvidas em casa, via Internet neste período de suspensão de aulas. Em breve estaremos disponibilizando todas as instruções necessárias pelos canais oficiais da ENSF [Whatsapp, Facebook e Instagram].

    Na oportunidade, informamos que os setores administrativo, financeiro e pedagógico da escola, bem como, atendimento psicanalítico funcionarão das 7 às 11:30. 

    Nossa equipe fará o possível para que os alunos não sejam prejudicados neste ano letivo. Contamos com a compreensão de todos e mantenham as medidas de prevenção para que em breve a situação seja resolvida.

    Atenciosamente,

    Direção  e toda equipe ENSF







  • Coronavírus : Visita na  delegacia de Brumado é suspensa para evitar aglomeração

    Foto: Destaquebahia

    Na manhã desta quarta-feira (18), dia de visitas aos detentos da carceragem da 20° Coorpin de Brumado o Coordenador entendeu ser prudente, suspender as visitas  como prevenção ao coronavírus em virtude da aglomeração por conta dos familiares. Essa medida visa proteger os detentos de uma possível contaminação pelo virus.







  • Enorme fila se forma em frente a única distribuidora em Brumado onde ainda se encontra álcool gel

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Uma distribuidora que vende em atacado e varejo, localizada na Avenida Centenário em Brumado, amanheceu com uma enorme fila de pessoas à procura de álcool gel. Apesar de ser a única a ainda disponibilizar o produto, o preço não sofreu reajuste e, para atender o maior número de consumidor, a quantidade está sendo limitada a duas unidades por pessoas.







  • Bahia: Médico que atendeu um dos primeiros pacientes do Covid-19 é infectado

    Foto: Reprodução

    Um médico que atendeu um dos primeiros casos de Covid-19 identificados acabou contaminado pelo vírus. O Secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, divulgou a informação através do Twitter, nesta quarta-feira (18). O Secretário disse que no boletim da pasta desta quarta-feira o caso será informado. Vilas-Boas ainda destaca a necessidade de reforçar o chamamento à atenção ao uso de equipamentos de proteção individual das equipes de saúde nas emergências. Ainda segundo o Secretário o médico infectado está em casa em isolamento e evolui bem. O Titular da Sesab ressaltou. "Não podemos descuidar com nossos soldados no front.”







  • Rio do Antônio: Primeiro caso suspeito de contaminação por coronavírus é registrado no Município

    Conforme nota divulgada pela Prefeitura de Rio do Antônio, através da Secretaria de Saúde com relação ao coronavírus, o Município registou o primeiro caso suspeito de contaminação nesta terça-feira (17). Ainda segundo a nota, o material para exames foi colhido e encaminhado ao Laboratório Lacen. A Secretaria de Saúde informou que todas as notificações estão sendo acompanhadas. A Prefeitura solícita aos munícipes a  participação para conter o avanço do vírus, adotando as medidas de higiene e evitando aglomerações.

     

     



  • Bahia: Adab regulamenta procedimentos para abate de jumentos

    Ascom/ADAB

    A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) normatiza processos e procedimentos para o transito e o abate de jumentos através da Portaria nº013/2020, assinada na última segunda-feira (16), pelo diretor geral, Mauricio Bacelar, que entrará em vigor a partir da publicação no Diário Oficial. A portaria foi elaborada conjuntamente pelos técnicos da autarquia e do MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento) e garante a preservação da espécie e bem-estar dos animais.

     “Desde setembro de 2019 a justiça tinha liberado o retorno do abate dos animais na Bahia, mas nós aqui da ADAB estudamos cuidadosamente a liberação deste procedimento para criar as condições de desenvolvimento de uma cadeia de bovinocultura de jumentos e garantir o bem-estar dos animais”, disse Mauricio Bacelar.

    A preservação da espécie é garantida quando fica proibido o abate das fêmeas no terço final da gestação, do abate dos animais com peso inferior a 90 kg e na limitação de 40% do abate das fêmeas por lote. O bem-estar, também, previsto na portaria é garantido pelas propriedades de triagem e criação ambas, com responsável técnico, vinculado ao frigorífico e com capacidade de recepção e manutenção dos animais dentro das normas técnicas de bem-estar animal. As propriedades serão previamente cadastradas e periodicamente fiscalizadas pelos técnicos da ADAB e deverão ter estrutura de curral, cercas de divisas, bebedouros e alimentação suficiente para os jumentos.

    Inicialmente os animais serão abatidos pelo frigorífico de Amargosa, único o mundo que é credenciado pelo Governo chinês para o abate de jumentos. A carne é utilizada para consumo humano e a pele pela indústria farmacêutica e de cosméticos. Nesse primeiro momento serão gerados mais de 120 empregos diretos no Estado.



  • Coronavírus: Atendimento no TRE-BA está suspenso pelos próximos 15 dias

    Foto: Destaque Bahia

    O atendimento ao público está suspenso no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia a partir desta terça-feira (17) e pelos próximos 15 dias. A determinação segue a Portaria 105/2020, publicada em alteração a Portaria nº 104/2020. O documento, assinado pelo presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Junior, prevê uma série de medidas emergenciais e tem o objetivo de conter o avanço do coronavírus no estado. Entre as novas determinações, também ficam suspensos os prazos processuais pelo mesmo período. Fica igualmente suspensa e por prazo indeterminado a emissão de segunda via de título de eleitor. Para consultar local de votação e situação eleitoral, o público está sendo orientado a usar a internet. “Refletimos que o mais prudente a fazer neste momento é diminuir o contato entre as pessoas, para garantir a segurança. Esperamos contar com o entendimento dos eleitores neste momento desafiador para todos nós”, afirmou o presidente Jatahy Júnior. O Tribunal incentiva ainda que os eleitores baixem o e-título, aplicativo que permite acessar uma via digital do documento por meio do smarthphone ou tablet. Além do e-título há outros serviços oferecidos pelo TRE-BA que podem ser feitos pela internet, por meio do site www.tre-ba.jus.br, entre eles a consulta ao número e a situação do título, consulta ao local de votação e a emissão de certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais, de filiação partidária e negativa de alistamento. Para ter acesso a qualquer um desses serviços, não é necessário vir ao Tribunal.