• Hospital Geral de Vitória da Conquista receberá ‘acelerador linear’, para combate ao câncer

    Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quatro hospitais baianos receberão o equipamento / Blog do Marcelo com informações do Ibahia / Foto: Reprodução

    A Bahia é uma das 23 unidades da federação beneficiadas pela compra centralizada de 80 aceleradores lineares, usados no tratamento de pessoas com câncer, realizada pelo Ministério da Saúde. O ministro Alexandre Padilha divulgou nesta sexta-feira (1) o resultado da compra dos aceleradores que serão distribuídos para atender a população de 63 municípios, localizados em 22 estados e no Distrito Federal.



    A Bahia vai receber quatro equipamentos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. Os aceleradores lineares serão instalados no Hospital Geral Roberto Santos, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas e no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde serão criados novos serviços e no Hospital Dom Pedro de Alcântara/Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, ampliando o serviço já existente.



    Segundo o Ministério da Saúde, a perspectiva é de que com os novos aparelhos, o número de sessões de radioterapia suba de 410,4 mil ao ano para 582,4 mil/ano. A definição dos locais que vão receber os 80 equipamentos foi realizada em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, baseado em critérios, como necessidade global de radioterapia nos estados, número estimado de casos novos anuais de câncer, oferta de serviços existentes e percentuais estaduais de cobertura do sistema de saúde suplementar, informou o Ministério da Saúde.



    O edital também prevê a instalação de uma fábrica no país, que vai produzir equipamentos para abastecer o mercado nacional. “Já que estamos fazendo a maior compra de equipamentos de radioterapia que o mundo inteiro está vendo, exigimos que quem ganhasse o pregão construísse uma fábrica de aceleradores linear no Brasil. Queremos a transferência da tecnologia deste equipamento para pesquisadores brasileiros, para jovens brasileiros, para gerar emprego aqui neste país e informação tecnológica para nossos pesquisadores”, disse o ministro. A empresa norte-americana Varian Medical Systems foi a vencedora do pregão.




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais