• Brumado: Vereador Nem é flagrado usando carro oficial do Legislativo para transporte de passageiros

    Foto: Reprodução / Vídeo

    Na manhã desta quarta-feira (27), um mototaxista registrou o momento em que o vereador Wanderley Amorim da Silva, o Nem, realizava o transporte de passageiros em um veículo oficial da Câmara de Vereadores de Brumado. “Aí meu brumadense, o carro da Câmara de Vereadores de Brumado virou táxi”, narra o mototaxista durante o vídeo. O uso de bens públicos para fins particulares é definido como improbidade administrativa por legislação federal. O texto veta o uso, em obra ou serviço particular, de veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição do Poder Público. O Destaque Bahia tentou manter contato via telefone com o vereador para tratar sobre o assunto, mas não obteve êxito. O espaço está aberto para que o parlamentar se manifeste.

    Brumado: Vereador Nem é flagrado usando carro oficial do Legislativo para transporte de passageiros

    Foto: Reprodução / Vídeo



  • Urandi chega a 65 casos confirmados de Covid-19

    Blitz sanitária no município de Urandi - Foto: Divulgação

    Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Urandi, o município, com 16,4 mil habitantes, registrou mais 20 casos de novo Coronavírus, chegando a 65 infectados. O boletim do município indica ainda que outras 16 pessoas aguardam resultado de exames. O município é considerado o epicentro da doença na região sudoeste da Bahia. A Agência Sertão, o secretário de saúde da cidade, Péricles Thiago, informou que um relatório de testagem da empresa Planova – responsável por obras de linhas de transmissão de energia na região – apontou 55 casos confirmados entre funcionários. Ao todo foram testados 551 colaboradores do canteiro de obras localizado às margens da BR-122. Os outros dez casos confirmados de covid-19 em Urandi são de pessoas que tiveram contato com os funcionários da empresa.



  • Bahia registra 14.566 casos confirmados de coronavírus

    A Bahia registra 14.566 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,38% do total de notificações no estado. Os 18 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta terça-feira (26) referem-se a um período de 20 dias, conforme observado nos perfis detalhados. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) determinou que a Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Corregedoria apurem as responsabilidades, bem como as circunstâncias que levaram a notificações tardias aos órgãos de vigilância.? Considerando o número de 14.566 casos confirmados, 4.680 recuperados e 495 óbitos, 9.391 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.158 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.? Os casos confirmados ocorreram em 258 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,57 %). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.532,38), Ipiaú (4.098,27), Itabuna (3.658,14), Salvador (3.166,05) e Ilhéus (2.833,79).? O boletim epidemiológico registra 37.852 casos descartados e 94.689 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta terça-feira (26).?







  • PF cumpre mandados judiciais em investigação sobre fake news

    Foto: Reprodução

    A Polícia Federal (PF) cumpre, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27), ordens judiciais determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com informações da Agência Brasil, as ordens judiciais tratam de investigações sobre fake news (inquérito nº 4.781), conduzidas pelo ministro Alexandre de Moraes. Os policiais federais cumprem 29 mandados de busca e apreensão em endereços no Distrito Federal, Rio de Janeiro, em São Paulo, Mato Grossono Paraná e em Santa Catarina.



  • Guajeru: Prefeitura realizará Audiência Pública Eletrônica

    No próximo dia 29 de maio, a Prefeitura Municipal de Guajeru realizará, por meio de transmissão ao vivo, Audiência Pública Eletrônica 1º Quadrimestre 2020. O evento tratará da apresentação, avaliação e discussão das metas da execução orçamentária, contábil e financeira.



  • Prefeitura de Malhada de Pedras realiza ações de combate a dengue

    Foto: Divulgação

    A Vigilância Epidemiológica de Malhada de Pedras, com o apoio dos técnicos da Base Regional de Saúde de Brumado, realizaram na manhã desta terça-feira (26) o  bloqueio de casos confirmados de dengue na sede municipal, em quarteirões com casos positivos. O objetivo do bloqueio é eliminar os mosquitos Aedes aegypti. A dengue é um grave problema que precisamos eliminar. “É fundamental que além das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que toda a população se comprometa a acabar com o criadouro do mosquito. Essa é uma luta de todos nós!”, informa a administração municipal.

     



  • Venilson de Jesus se lança como pré-candidato a vereador em Guajeru

    Foto: reprodução do facebook

    Conhecido por todos os munícipes por sua postura crítica diante de assuntos de interesses público, e também por já ter atuado como locutor na Rádio Cultura que tem ampla cobertura e audiência em Guajeru, o jovem Venilson também passa a colocar o seu nome para ser avaliado pela população como pré-candidato.
    Conheça a biografia do jovem:
    "Venilson de Jesus é um dos 6 filhos de Custódia Maria de Jesus e neto da saudosa benzedeira Dona Deijanira. De família honesta e humilde, desde os 13 anos é locutor da rádio comunitária Cultura de Guajeru. Aos 18 anos, determinado, mudou-se para São Paulo em busca de melhores condições de estudo e de vida. Com a conquista de uma bolsa de estudos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), retorna para a Bahia para cursar Pedagogia pela Uninter no ano de 2016. Hoje ele é profissinal de farmácia, balconista de medicamentos, servindo a Prefeitura Municipal através da Farmácia da Bahia e
    Se lança como pré-candidato pelo PSD ao legislativo municipal, com o compromisso de defender os direitos do povo, continuar conjuntamente com os também pré-candidatos Galego e Gilberto  em busca de mais melhorias pra saúde, educação, infraestutura e nos demais setores da administração municipal".
     



  • Bahia registra 14.204 casos confirmados de coronavírus (Covid-19)

    A Bahia registra 14.204 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), o que representa 15,35% do total de notificações no estado. Os 17 óbitos contabilizados no boletim epidemiológico desta segunda-feira (25) referem-se a um período de 20 dias. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) determinou que a Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Corregedoria apurem as responsabilidades, bem como as circunstâncias que levaram a notificações tardias aos órgãos de vigilância. Considerando o número de 14.204 casos confirmados, 3.965 recuperados e 477 óbitos, 9.762 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.106 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Os casos confirmados ocorreram em 249 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,02%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram de Uruçuca (4.483,65), Ipiaú (3.967,48), Itabuna (3.930,16), Salvador (3.084,59) e Itajuípe (2.830,51). O boletim epidemiológico registra 36.402 casos descartados e 92.541 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta segunda-feira (25). Na Bahia, dos 1.576 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 911 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 57,8%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 629 leitos exclusivos para o coronavírus, 454 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 72,2%.



  • Bahia tem mais 33 cidades com transporte suspenso e total chega a 225; Dom Basílio tem transporte retomado

    Foto: Reprodução

    O transporte intermunicipal será suspenso em Adustina, Antônio Cardoso, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra, Brumado, Campo Formoso, Cândido Sales, Cansanção, Cipó, Curaçá, Esplanada, Glória, Ibirapuã, Ipirá, Itanhém, Itapetinga, Jaborandi, Jiquiriçá, Jussari, Lajedão, Lamarão, Marcionílio Souza, Mascote, Nordestina, Nova Fátima, Ribeira do Amparo, Rio do Pires, Santa Brígida, Santa Cruz Cabrália, Sapeaçu, Serra Preta, Souto Soares e Utinga, a partir de quarta-feira (27). A decisão tem como objetivo conter o avanço do coronavírus na população baiana. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A medida foi publicada na edição desta terça-feira (26) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte em Dom Basílio, Lapão, Mairi, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Rafael Jambeiro, São Gonçalo dos Campos, Saúde e Ubaíra, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.







  • Governo prorroga prazo de entrega da declaração do IR para 30 de junho

    Cerca de 32 milhões de pessoas físicas ganharam mais dois meses para entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O prazo, que acabaria em 30 de abril, foi estendido para 30 de junho, anunciou há pouco o secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto. De acordo com informações da Agência Brasil, segundo o secretário, apesar de a entrega das declarações neste ano estar em ritmo superior ao do mesmo período do ano passado, a Receita concordou em prorrogar o prazo depois de ouvir relatos de contribuintes confinados em casa com dificuldades em obter documentos na empresa ou de conseguir recibos com clínicas médicas para deduzirem gastos. Sobre a possibilidade de rever o cronograma de restituição para quem já entregou a declaração, o secretário disse que ainda vai reavaliar a medida. Neste ano, a Receita tinha reduzido, de sete para cinco, o número de lotes de restituição e antecipado o primeiro lote de 15 de junho para 30 de maio. Tostes também anunciou a total desoneração, por 90 dias, de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de crédito. A medida terá como objetivo baratear as linhas emergenciais de crédito já anunciadas pelo governo. Segundo ele, o governo deixará de arrecadar R$ 7 bilhões com a desoneração.







  • Brumado: Mulher dá à luz dentro de viatura da Guarda Municipal

    Foto: Destaque Bahia

    A senhora Roberta, esposa do Guarda Municipal Jefferson, deu a luz dentro de viatura da guarda na madrugada da última sexta-feira (22), em Brumado. Quando a companheira entrou em trabalho de parto, ainda em casa, o guarda solicitou a ajuda dos companheiros. Porém, no trajeto para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, o bebê “não conseguiu esperar” até que a mãe e seu pai chegassem a unidade de saúde e veio ao mundo no banco do passageiro do carro, nas imediações da Igreja Matriz. Logo Após, mãe e filho foram encaminhados ao hospital, onde receberam todo o atendimento necessário e passam bem.

    Brumado: Mulher dá à luz dentro de viatura da Guarda Municipal

    Foto: Divulgação / Arquivo Família



  • Prefeitura de Aracatu realiza entrega de Kit Alimentação para alunos da rede municipal






  • Prefeitura de Vitória da Conquista confirma a 5º morte pelo Coronavírus

    Foto: Mega Rádio

    A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou a ocorrência do  5º falecimento de paciente por Coronavírus no município. A morte ocorreu nesta segunda-feira (25) e trata-se de um homem de 61 anos com comorbidade. “O paciente  deu entrada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) no dia 24 de abril e foi transferido para o Hospital das Clínicas de Conquista (HCC) no dia 21 de maio. No último domingo (24), o paciente apresentou piora no quadro e foi encaminhado para UTI. Ainda de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, o paciente teve histórico de viagem para o município de Porto Seguro. Além disso, a família também está sendo monitorada pela equipe de referência da Covid-19 e todos os integrantes foram testados para doença. Todos os resultados foram negativos”, informou a secretaria. Confira o perfil dos outros óbitos:  Paciente do sexo masculino, 43 anos, sem comorbidade – faleceu em 03 de maio; Paciente do sexo masculino, 69 anos, com comorbidade – faleceu em 13 de abril; Paciente do sexo masculino, 76 anos, com comorbidade – faleceu em 23 de abril; Paciente do sexo feminino, 62 anos, com comorbidade – faleceu em 26 de abril.



  • Brumado: dos 13 pacientes infectados, 10 já se curaram da Covid-19

    Segundo Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, dos 13 casos confirmados do novo Coronavírus ( Covid-19),10 já estão curados. O relatório aponta ainda que: são 924 casos suspeitos; 44 aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen), 187 foram descartados para a doença, e 03 seguem ativos com o vírus. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 ou Hospital Professor Magalhães Neto.



  • Aumenta em 815% nos casos de chikungunya na Bahia, diz Sesab

    Conforme levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), há um crescimento de 815% no número de casos de chikungunya neste ano, entre janeiro e maio, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com informações do Bahia Notícias, entre 29 de dezembro de 2019 até 9 de maio deste ano, foram notificados 10.054 casos prováveis de chikungunya no estado. No mesmo período de 2019, foram notificados 1.098 casos prováveis. A Sesab informa que 61 municípios baianos realizaram notificação para a doença. Até o momento, consta um óbito confirmado laboratorialmente para chikungunya na Bahia, ocorrido na capital Salvador. O alto número de casos levou o Ministério da Saúde a classificar a Bahia como situação de alerta de chikungunya. Estão também essa situação o Espirito Santo, Mato Grosso e Rio de Janeiro, de acordo com a pasta. Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, a começar pelo modo de transmissão: através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas são febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.



Estamos nas redes sociais