• Brasília recebe Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

    Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Cerrado, Brasília recebe o 9º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. Um momento para discutir políticas públicas e comercializar produtos regionais.

    O evento começou na quarta-feira(11) e vai até sábado (14) no Complexo Cultural da Funarte. O tema desta edição é “Pelo Cerrado Vivo: diversidades, territórios e democracia”.

    No primeiro dia do encontro, foi entregue uma petição aos parlamentares da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. A iniciativa recolheu mais de meio milhão de assinaturas em prol da PEC 504/2010. A proposta pede que os biomas Cerrado e Caatinga se transformem em Patrimônio Nacional. Segundo a Constituição Federal, a Amazônia, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal e a Zona Costeira são Patrimônio Nacional.

    “Nossa Constituição tem uma falha grave em não considerar o Cerrado e a Caatinga como Patrimônio Nacional. Todos os biomas são interligados, todos os biomas possuem um papel fundamental para a geração de água, a biodiversidade e na provisão de serviços ecossistêmicos”, diz a coordenadora do programa Cerrado e Caatinga, do Instituto Sociedade, População e Natureza do Rede Cerrado, Isabel Figueredo.

    O 9º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado conta com programação cultural, gastronômica, além de debates e oficinas. Confira a programação completa!

    O evento é aberto ao público e gratuito. As oficinas serão realizadas pela manhã e tarde. A partir das 17h, o público terá acesso as 25 barracas de produtos da agricultura familiar como farinha de babaçu, bolos de baru e doces de buriti. Há ainda, biojóias de capim dourado, artesanato indígena e apresentações culturais como bumba meu boi, jongo, coco, forró, maracatu e cordel.

    CONTINUE LENDO


  • Detran-BA apresenta resultados da operação 'Paz no Trânsito'

    Foto: Reprodução

    O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) contabiliza mais de 76 mil abordagens de pessoas e veículos em 2019, em blitzes de alcoolemia da operação 'Paz no Trânsito', com a participação da Polícia Militar. Dos quase 30 mil condutores submetidos ao teste do bafômetro, 2,5 mil se recusaram a soprar o aparelho, 292 estavam embriagados e 33 foram encaminhados à delegacia.

    Os números da fiscalização do Detran-BA foram apresentados nesta quarta-feira (11), no Centro de Eventos do Hotel Royal Tulip, em Brasília, durante o Fórum Nacional Permanente das Operações Lei Seca. O evento reuniu técnicos dos Detrans de diversos  pontos do país e especialistas em legislação de trânsito. (secom)



  • ACM Neto lamenta fechamento da Petrobras na BA e culpa PT: 'Permitiu'

    O prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) lamentou nesta quarta-feira (11) o fechamento das atividades da Petrobras na Bahia e no Nordeste  O gestor da capital baiana atribuiu a culpa da situação ao Partido dos Trabalhadores que, segundo ele, “usou e abusou do poder” e “permitiu que a Lava Jato se instalasse no coração da Petrobras, a principal empresa brasileira”.

    “Mas é bom lembrar que esse prédio foi e é objeto de uma das operações da Lava Jato, existem serias apurações de possibilidade de corrupção, de desvio de dinheiro público envolvendo a construção desse prédio”, analisou o democrata.

     

    O chefe do Executivo municipal ainda sinalizou que a operação Lava Jato mostra que os erros cometidos no passado estão sendo pagos hoje.



  • Brumado: Bella Vista promoverá mais um super curso  de confeitaria com Madja Sotero; garanta sua vaga

    Mais uma oportunidade para você que deseja ampliar os seus conhecimentos na área de confeitaria estará acontecendo em Brumado. A Bella Vista Embalagens e Festas mais uma vez traz  a renomada Madja Sotero, que estará ministrando o curso: Chatininho Com Bolo de Andar.
    Faça a sua inscrição na Bella Vista que fica na Avenida Centenário, 222, ao Lado da Igreja Universal em Brumado. Ou ligue: 77 3453 1830; 3453 1835 ou 77 9.9993 1260.



  • Em um ano, incidência da dengue no país aumenta 600%

    O Ministério da Saúde informou hoje (11) que, de 30 de dezembro a 24 de agosto, foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o país. A média é 6.074 casos por dia e representa um aumento de 599,5%, na comparação com 2018. No ano passado, o período somou 205.791 notificações.

    Minas Gerais é, até o momento, o estado com o maior número de ocorrências, com um total de 471.165. Um ano antes, os municípios mineiros registravam 23.290 casos. (agência brasil)







  • Conquista: Superlotado, cemitério tem enterros em área que passa carros

    Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória da Conquista

    Alguns enterros no cemitério municipal do Kadija, em Vitória da Conquista estão sendo feitos em uma área de passagem de veículos. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade, nesta quarta-feira (11), e a situação acontece por conta da superlotação.

    Conforme nota divulgada pela administração municipal, os enterros estão sendo realizados em corredores do cemitério, local destinado para área de expansão, mas que atualmente funcionava para circulação de veículos.

    A prefeitura argumenta que a utilização do ossário é uma solução para resolver o problema atual de espaço no equipamento público, mas que muitos familiares não têm autorizado a exumação e translado dos restos mortais para o ossário.

    Ainda segundo a prefeitura, um projeto que está em tramitação prevê a construção de um cemitério vertical, que vai contar com mais espaço e pavimentos para a comunidade.







  • Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado

    Foto: Reprodução

    A categoria de serviços dos Correios decidiu entrar em greve na noite de terça-feira (10) para protestar contra a decisão do governo de privativar a empresa.

    Só na Bahia são 5 mil trabalhadores e cerca de 700 unidades dos Correios. Durante a paralisação, o serviço de postagem e entrega de encomendas fica afetado. A

    estimativa do presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), Josué Canto, é que pelo menos 70% da categoria tenha aderido à paralisação na Bahia.







  • Uma tonelada de carnes e laticínios clandestinos e fora da validade é apreendida em Planalto

    Foto: Divulgação/MP-BA

    No município de Planalto, região sudoeste da Bahia, uma tonelada de carnes e laticínios clandestinos foi apreendida, ontem (10).

    As carnes foram encontradas em pontos de abate clandestino de animais, na área urbana do município. Já laticínios como queijos e manteiga que estavam fora da validade foram apreendidos em supermercados, recolhidos por estarem em condições impróprias para consumo e fora da validade.

    A ação foi uma operação conjunta do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), junto com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Vigilância Sanitária.



  • 4ª Caminhada Passos que Salvam acontece em Brumado em Novembro; apoie esta causa

    Acontece em Brumado, no dia 24 de novembro, a Quarta Edição da Caminhada Passos que Salvam. Segundo Iara Lobo, uma das organizadoras, a caminhada tem como objetivo chamar a atenção dos pais para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

    “Nós já encaminhamos vários pacientes para Barretos, como o adolescente Mailson que foi diagnosticado com leucemia e voltou curado” esclareceu Lobo.

    Um dos grandes parceiros da ação, o doutor Genilvado Alves Guimarães, esteve na mobilização realizada no Fórum. “Esta é a quarta vez que nós do Fórum aderimos à campanha, cujo objetivo não é somente de arrecadar recursos para o hospital, mas também conscientizar os pais ou responsáveis acerca da prevenção do câncer infantojuvenil. Esta caminhada não ocorre só em Brumado, mas em âmbito nacional na mesma data é nós aderimos porque sabemos que se trata de uma instuição séria”, disse Guimarães.

    Para colaborar com o evento os interessados podem adquirir o kit para participar da caminhada nos pontos de apoio, Óticas Denize, kaçula Modas e Padaria Divina, Mercadinho do Galego, Salão Afrodite, Depil Mulher, Loja as Marias e Loja BlAACK Brasil.

    Porém, para Iara Lobo, o mais importante é a presença da população apoiando a campanha para que a parceria com o Hospital do Amor em Barretos continue a ajudar mais pessoas. A Quarta Edição da Caminhada Passos sairá do Comando da Polícia Militar em direção a Praça da Prefeitura, onde acontecerá o show de Fan Estourado.

     

    4ª Caminhada Passos que Salvam acontece em Brumado em Novembro; apoie esta causa






  • PF deflagra operação para desarticular esquema de venda de decisões judiciais e tráfico de influência na BA

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (11), em Salvador, uma operação com o objetivo de desarticular possível esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais e tráfico de influência na Bahia. A ação foi batizada de Injusta Causa.

    De acordo com a PF, cerca de 50 policiais federais, acompanhados de cinco procuradores da república, cumprem 11 mandados de busca e apreensão em órgão público, escritório de advocacia e nas residências dos investigados. Não foram informados qual órgão público é alvo dos mandados e nem as cidades onde eles estão sendo cumpridos.

    Ainda segundo a PF, os mandados foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e têm por objetivo localizar e apreender provas complementares dos crimes praticados.



  • Diabetes: Estudante baiano cria bebida que auxilia no tratamento da doença

    Diogo Regis, 17 anos, estudante do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), em Barreiras, no oeste da Bahia, desenvolveu, em seu trabalho de iniciação científica, uma bebida nutricional à base de um fruto típico da região, o jatobá. 

    A bebida pode ajudar na alimentação de pessoas que possuem anemia, diabetes, e outras doenças, por conta do baixo teor de açúcar e do alto teor de nutrientes como ferro e magnésio.

    De acordo com o jovem pesquisador, a ideia surgiu como uma possível solução para o desperdício que há na região em relação ao jatobá. “Como o jatobá é uma fruta típica aqui de Barreiras, é comum que, em algumas épocas do ano, uma parte seja descartada”, afirma.



  • Golpe do FGTS usa consulta e saque como isca pelo WhatsApp

    A partir desta sexta-feira (13), o saque de até R$ 500 do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderá ser realizado em todas as agências da Caixa.

    Com a proximidade da data, o número de mensagens duvidosas circulando via WhatsApp, e-mail e SMS também vem crescendo, segundo a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor).

    Saque do FGTS começa em 13 de setembro para clientes da Caixa

    A entidade trabalha em cima de dois números, levantados por empresas ligadas à segurança digital, segundo Juliana Moya, especialista em relações institucionais da Proteste.

    Em apenas dois dias, mais de 130 mil pessoas foram atingidas por um dos golpes do FGTS no WhatsApp, segundo a PSafe, desenvolvedora brasileira de aplicativos de segurança digital.

    Por hora são registrados, pelo menos, 2.083 novos acessos ao link da fraude, de acordo com levantamento feito pelo laboratório especializado em segurança digital da empresa.

    O diretor do laboratório especializado em segurança digital da PSafe, Emilio Simoni, classifica o saque do FGTS como "uma temática que faz muito sucesso" entre os fraudadores.

    "Somente neste mês, foram 19 páginas criadas com o objetivo de roubar a senha do cartão cidadão e dados do PIS/Pasep dos brasileiros. Dessas, seis estão no ar neste momento, sendo enviadas via SMS e redes sociais", alerta Simoni.

    Veja também: Saque do FGTS é 'dose extra de otimismo' para o comércio

    As mensagens contêm perguntas como: "Deseja sacar todo seu FGTS?" ou "Você sacou algum valor do FGTS nos últimos 3 meses?".

    Ao clicar no link sugerido, o usuário expõe seus dados e é induzido a compartilhar a mensagem com amigos.

    Em outro golpe, identificado pela Eset, empresa de segurança digital, são divulgadas informações falsas sobre um pagamento retroativo de R$ 1.760 do FGTS.  A vítima é induzida a passar seus dados pessoais e a compartilhar o link.

    O que fazer para não cair no golpe do FGTS?

    Para Juliana, é importante destacar que os bancos não enviam mensagens com links pedindo nenhuma informação sobre o correntista. Em nota, a Caixa ressaltou esta informação.

    “A Caixa Econômica Federal esclarece que não envia mensagens sobre saques das contas vinculada ao FGTS ou que solicite senhas, dados ou informações pessoais do trabalhador. O banco orienta que os trabalhadores busquem informações sobre FGTS disponíveis nos canais oficiais da CAIXA, na internet, no endereço http://www.fgts.caixa.gov.br, no APP FGTS ou no telefone 0800-726-0207, ou em suas agências.  A CAIXA alerta os trabalhadores contra golpes e informa que não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.”

    Juliana orienta o consumidor a nunca clicar no link enviado nesse tipo de mensagem. "Caso ele não siga a orientação e acesse o endereço virtual falso, seja por celular ou computador, é bem provável que os criminosos tenham obtido todos os seus dados”, diz.

    De acordo com Simoni, é possível se esquivar do golpe baixando um aplicativo para identificar as páginas falsas. "Você recebe esses links da sua mãe, do seu irmão e no grupo de família", observa ele.

    Leia mais: Tire todas as suas dúvidas sobre as novas regras do FGTS

    Ao identificar a fraude, o usuário deve comunicar imediatamente o seu banco e a operadora de celular para mudar as senhas da sua conta, cartões, celular, entre outras, de acordo com a especialista.

    “Antes de cadastrar todas as suas senhas novamente, é importante que o usuário passe um antivírus no celular ou computador acessado.”

    Juliana diz que, na maioria das vezes, os dados são usados para a compra de serviços.

    “Fique atento com mensagens de compras enviadas para o seu SMS e consulte com frequência o seu extrato bancário. Qualquer anormalidade, comunique o seu gerente. ”

    Em nota, a assessoria de imprensa da Fundação Procon-SP orienta o consumidor que “caiu no golpe”, a procurar a autoridade policial para lavrar boletim de ocorrência.

    “Ao final das investigações, caso a autoridade entenda pela responsabilidade técnica da operadora de telefonia, do aplicativo ou de terceiros, a responsabilidade poderá ser imputada a um destes, dependendo de uma análise apurada de cada caso”, ressalta a nota.

    CONTINUE LENDO


  • Brasil recebe primeiro dos 36 caças Gripen comprados para a FAB

    A empresa sueca Saab entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro dos 36 caças Gripen comprados pelo governo brasileiro em 2014 para reequipar a frota da Aeronáutica. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã de hoje (10), na cidade de Linköping, na Suécia, e contou com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, e de autoridades brasileiras e suecas.

    Embora já esteja em poder da Aeronáutica, o F-39 Gripen só deve chegar ao Brasil em 2021, uma vez que, a partir de hoje, o equipamento começa a ser submetido, na Suécia, ao programa de testes. Pelos próximos dois anos, o caça será submetido a uma série de provas a fim de constatar que está à altura das expectativas contratuais. Um primeiro voo experimental foi realizado em agosto deste ano. Foi um voo inaugural de cerca de uma hora que serviu para os engenheiros e responsáveis avaliarem o manuseio básico, o comportamento do caça em diferentes altitudes e velocidades e o funcionamento dos sistemas operacionais.

    Se aprovado, a partir de 2021 parte das aeronaves restantes serão montadas completamente em território brasileiro. A montagem dos caças no Brasil é parte do programa de transferência de tecnologia que, além de razões financeiras, motivou o governo brasileiro a escolher o modelo sueco, em detrimento dos concorrentes norte-americano (Boeing) e francês (Dassault). O contrato prevê a cooperação industrial (offset) para o desenvolvimento e produção das 36 aeronaves Gripen dos modelos E (monoposto) e F (biposto).

    Segundo a Saab, mais de 350 brasileiros, entre engenheiros e técnicos, participam ativamente do programa de transferência de tecnologia, incluindo temporadas na Suécia para receber treinamento. Além disso, em 2016, o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen foi inaugurado junto à unidade da Embraer de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. No centro, engenheiros brasileiros e suecos trabalham conjuntamente para desenvolver o projeto. A previsão é que, se tudo correr bem, as 36 aeronaves sejam todas entregues até 2024.

    Já em São Bernardo do Campo (SP) está sendo montado a fábrica onde serão produzidos partes da aeronave que, posteriormente, terão a sua montagem final na planta de Gavião Peixoto.

    Durante a cerimônia que marcou a entrega da primeira aeronave, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, destacou que o Gripen não só aumenta “a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira, como impulsiona uma parceria que garante transferência de tecnologia para o Brasil, fomenta a pesquisa e o desenvolvimento industrial dos dois países”.

    Em seu site, a Saab reconhece que o contrato assinado com o Brasil no início de 2014 “solidificou a reputação da Saab na América Latina”.

    O contrato inicial prevê o pagamento de US$ 4,5 bilhões para o desenvolvimento e a produção de 36 aeronaves, além de incluir um programa de transferência de tecnologia que permitisse à indústria aeroespacial brasileira dominar a tecnologia e o conhecimento necessários para, futuramente, manter e desenvolver o Gripen no Brasil.

    A assinatura do contrato também pôs fim a uma discussão que já se arrastava desde 1995, quando o Brasil sinalizou a intenção de renovar sua frota aérea militar.

    Segundo a Saab, esse foi “o maior negócio na história da empresa”. De acordo com a Saab, na prática, o programa de transferência de tecnologia teve início em outubro de 2015, quando os primeiros 50 engenheiros brasileiros, funcionários de empresas parceiras da Saab no Brasil, se mudaram para a Suécia para passar uma temporada de capacitação.(Agência Brasil)

    CONTINUE LENDO


  • Dom Basílio implanta sala específica para tratar pé diabético

    Foto: Reprodução

    Até o final do ano serão implantadas 200 centros em toda a Bahia, a maior parte distribuída em municípios com menos de 100 mil habitantes. Para tanto, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Escola de Saúde Pública (ESPBA) e do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), iniciou nesta segunda-feira (9), um programa de treinamento com profissionais da assistência de 64 cidades, visando qualificar este cuidado, prevenindo lesões e internações associadas ao pé diabético.
    O Prefeito de Dom Basílio, Rorberval Meira, através da Secretaria de Saúde, enviou o Enfermeiro Leonardo Pinto e a Técnica de Enfermagem Regiane Pires, para participarem, em Salvador, do treinamento promovido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) para prevenção e tratamento do pé diabético.

    A Sala de Pé Diabético será responsável por realizar a gestão do leito de feridas; realizar a inspeção sistemática dos pés; orientar os métodos de descarga e uso de palmilha; realizar o desbastamento de calosidades e realizar pesquisa de pulso periférico. 



  • Confira momentos do desfile de 7 de setembro de Malhada de Pedras

    O desfile de 7 de setembro de Malhada de Pedras contou com a presença da Fanfarra do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira de Caetité e da BMB- Banda Marcial Boa ventura de Livramento de Nossa Senhora.

     

     

     

    Confira momentos do desfile de 7 de setembro de Malhada de Pedras

    O evento contou também com a FAME MP - Fanfarra Municipal da Educação de Malhada de Pedras que recebeu o novo uniforme que teve um investimento de 20 mil reais.

    Confira momentos do desfile de 7 de setembro de Malhada de Pedras