• Secretaria de Saúde de Guajeru realiza Blitz da Saúde e oferece atendimento especializado a comunidades rurais

    Foto: Divulgação

    Na manhã da última sexta-feira, (15), foi realizado uma ação multiprofissional, voltada para a monitorização e acompanhamento da Hipertensão Arterial, na Comunidade Tabuleiro de Dentro, zona rural de Guajeru. Foram realizadas orientações nutricionais, de enfermagem, consultas de acompanhamento médico, aferição de PA e verificação da glicemia capilar. As fisioterapeutas orientaram e fizeram um momento de alongamento e relaxamento.
     

    Secretaria de Saúde de Guajeru realiza Blitz da Saúde e oferece atendimento especializado a comunidades rurais

    Foto: Divulgação

    O objetivo da ação foi alcançado, levando a assistência multidisciplinar aos pacientes da comunidade e fazendo busca ativa para manter o acompanhamento na Unidade de Saúde Campo Frio.







  • Prefeitura de Ituaçu através da Secretaria de Saúde implanta o projeto Nasf na Praça; veja a reportagem

    A Prefeitura Municipal de Ituaçu, através da Secretaria de Saúde, realizou na noite da última quinta-feira (14), uma aula inaugural do projeto Nasf na Praça.

    Prefeitura de Ituaçu através da Secretaria de Saúde implanta o projeto Nasf na Praça; veja a reportagem

    Um homenagem em alusão ao Dia da Mulher também foi realizada durante o evento.

    Prefeitura de Ituaçu através da Secretaria de Saúde implanta o projeto Nasf na Praça; veja a reportagem

    O prefeito Adalberto Luz também se fez presente, junto com a Primeira Dama e membros da sua equipe de governo. Veja a reportagem completa no vídeo abaixo.



  • Jovem barraestivense alcança excelente nota no Enem e cursará Direito no Oeste Baiano; assista a entrevista

    Foto: Destaque Bahia

    A barra-estivense Iara Ferreira deixará sua cidade natal em busca de seu sonho. A jovem obteve excelente nota no Enem e conseguiu vaga na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Iara diz estar realizando seu grande sonho e cursará Direito em uma universidade de grande porte.

    Veja a entrevista completa que a jovem concedeu ao site Informe Barra:







  • MPF e MP/BA firmam parceria com a prefeitura de Tanhaçu para melhorar educação básica no município

    Foto: Destaque Bahia

    O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA), com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), firmou parceria com a Prefeitura de Tanhaçu (BA) para melhorar a educação básica no município. O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) será implementado no município, com o objetivo de identificar necessidades para aprimorar a educação básica para a comunidade, contando com o envolvimento dos membros dos MPs, gestores públicos e cidadãos. Todas as escolas de ensino básico, estaduais e municipais serão contempladas pelo projeto.

    A implementação do MPEduc no município, foco do Inquérito Civil nº 1.14.007.000775/2018-10, foi tratada pelo procurador da República André Sampaio Viana e o pelo promotor de Justiça Tarcísio Robslei França, durante a Jornada Pedagógica da cidade, realizada em 19 de janeiro.

    Reunião

     No encontro, o procurador expôs os objetivos do MPEduc, como também explicou o motivo pelo qual o município de Tanhaçu foi selecionado para a implementação do programa: houve o rebaixamento da nota média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na última avaliação. O município saiu de 4.6, em 2015, para 4.3, em 2017, permanecendo ainda abaixo da meta projetada, de 4.9. Este índice vinha crescendo desde 2005. Além disso, o MPF acompanha a aplicação, pelo município de Tanhaçu, de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef, sucedido pelo atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb).

    Durante a reunião, os MPs explicaram que, nessa fase do projeto, a intenção é buscar uma parceria para o diagnóstico dos problemas e para a obtenção de soluções. O procurador falou, ainda, sobre as fases de execução do MPEduc. O promotor, por sua vez, enfatizou a importância do trabalho conjunto entre os Ministérios Públicos e a comunidade envolvida. O prefeito do município, Jorge Teixeira da Rocha, e a Secretária de Educação, Maria Rosária Aguiar dos Santos, comprometeram-se em apoiar o projeto, disponibilizando terminais de acesso à internet para que os diretores e professores escolares, bem como os presidentes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do Conselho do Fundeb respondam os questionários. Os gestores garantiram, também, viabilizar a divulgação do programa por meio de cartazes, rádio e outros veículos de grande alcance. A reunião contou ainda com a presença do procurador jurídico do município, Bruno Mascarenhas de Souza.

    CONTINUE LENDO






  • Supervisora enaltece sucesso do curso de panificação e Workshop realizado em Aracatu; veja a entrevista

    Foto: Destaque Bahia

    A Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Aracatu, por meio do Programa Primeira Infância no SUAS (Criança Feliz), realizou de 11 a 15 de março, o curso de Panificação e Workshop, Ministrado pelo responsável técnico Adailton Nunes. O Projeto Mão na Massa Beneficiou 40 mulheres sendo, 21 acompanhadas pelo Programa Criança Feliz – PCF, 17 do grupo do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF e 2 vagas para a Sociedade São Vicentino de Paulo. O objetivo deste curso é capacitar as comtempladas para fazer pães artesanais para vender e ter sua própria renda.
    O Destaque Bahia esteve presente no encerramento do curso e conversou com os participantes.

    Veja o Vídeo:



  • Não fique de fora, garanta o seu passaporte antes que esgote

    Não fique de fora desta grande festa, garanta o seu passaporte antes que esgote! Brumado vai parar com grande show de Deivinho Novaes!







  • 34ª CIPM de Brumado recepciona 29 novos soldados para reforço de guarnições

    Foto: Divulgação 34ª CIPM

    A 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado recebeu e recepcionou na manhã desta sexta-feira um contingente de vinte e nove novos soldados que passam a integrar o efetivo da unidade. De acordo com o Comandante, Major PM Cabral, os novos soldados atuarão inicialmente na sede do município, reforçando as guarnições de Radiopatrulhamento e PETO.

    O Major afirmou que está ampliando as "Operações Abordagem e Distrito" e executando outras ações com o objetivo de coibir a prática de homicídios, de violência doméstica, de furtos, roubos, bem como para combater o tráfico de drogas na cidade.







  • É hoje: Cantor brumadense Fann Estourado se apresentará no programa Raul Gil

    Hoje!!! As15:00 hs Fann Estourado  no Programa Raul Gil do SBT. Fann Estourado levando todo o seu talento aos quatro cantos do Brasil. Por isso, não deixe de conferir um talento da nossa terra no Programa do Raul Gil, na tarde de amanhã. E a noite o artista se apresenta no Itaclube em Itaquaraí.







  • Enem terá rascunho com linhas para a redação; veja mais detalhes sobre a prova

    Foto: Reprodução

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu hoje (15) que o rascunho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá linhas, como de costume, e que haverá espaço suficiente na prova para os cálculos matemáticos.

    Essas questões causaram preocupação em estudantes desde que o Inep anunciou medidas para economizar papel na impressão do exame. No último dia 11, o Inep anunciou que a prova terá uma nova diagramação e que a medida eliminará a necessidade de impressão das folhas de rascunho personalizadas.

    Nesta sexta-feira, o Inep tranquilizou os estudantes que prestarão o exame: "Não há motivos para preocupações. O rascunho da redação, como já de costume, terá linhas. Ele ficará ao final do Caderno de Questões entregue no primeiro dia de prova."

    Enem

    Neste ano, o Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. As inscrições estarão abertas de 6 a 17 de maio. Entre 1º e 10 de abril os estudantes poderão pedir isenção da taxa de inscrição. Nesse mesmo período, o Inep vai receber as justificativas dos que faltaram às provas em 2018.

    CONTINUE LENDO






  • Câmara Municipal de Brumado faz um minuto de silêncio pelas vítimas do massacre em Suzano

    Foto: Destaque Bahia

    Durante a sessão ordinária da manhã desta quarta-feira, 15, a Câmara de Vereadores de Brumado, fez um minuto de silêncio em respeito às vítimas do massacre na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP). Consternados todos os parlamentares se solidarizaram com as famílias e disseram que a tragédia abalou todos os brasileiros, que ficaram chocados pela brutalidade e frieza dos autores dos disparos. Ao todo foram contabilizadas 10 mortes, incluindo os dois jovens que protagonizaram a barbárie.







  • Em Ituaçu, Vereador Otacílio afirma que Câmara deveria pagar 13º salário e presidente se posiciona contra

    Durante sessão realizada na manhã desta sexta-feira (15), O Vereador Otacílio Caires questionou o motivo pelo qual os vereadores não recebem 13º Salário. De acordo o vereador, seria justo que os parlamentares recebessem o benefício. Em contrapartida, o Presidente do Legislativo, Marcinho de Noé se manifestou dizendo ser contra o pagamento e que para ser efetivado, precisaria de um projeto de lei que passasse por devida votação na casa, conforme regulamento.

    Ao final da sessão, populares abordaram o vereador com vaias, manifestando indignação a respeito das atitudes tomadas pelo mesmo nas últimas reuniões. De acordo com alguns munícipes, as perseguições feitas por Otacílio de forma pessoal ao Prefeito Adalberto são no mínimo antiéticas.







  • STF decide que Justiça Eleitoral pode julgar corrupção da Lava Jato

    Foto: Reprodução

    Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (14) a favor da competência da Justiça Eleitoral para investigar casos de corrupção quando envolverem simultaneamente caixa 2 de campanha e outros crimes comuns, como lavagem de dinheiro,  que são investigados na Operação Lava Jato.

    Com o fim do julgamento, os processos contra políticos investigados na Lava Jato e outras apurações que envolvam simultaneamente esses tipos de crimes deverão ser enviados da Justiça Federal, onde tramitam atualmente, para a Justiça Eleitoral, que tem estrutura menor para supervisionar a investigação, que pode terminar em condenações mais leves. 

    Durante dois dias de julgamento, votaram para manter as investigações na esfera federal os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Votaram pela competência da Justiça Eleitoral os ministros Marco Aurélio, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e o presidente, Dias Toffoli.   

    De acordo com a maioria, nos casos envolvendo crimes comuns conexos aos eleitorais, prevalece a competência da Justiça Eleitoral. Segundo os ministros, a Corte somente reafirmou entendimento que prevalece há décadas na sua jurisprudência. 

    CONTINUE LENDO


  • Secretaria de Assistência Social de Aracatu promove curso de Panificação para beneficiárias de programas

    Foto: Divulgação

    A Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Aracatu, por meio do Programa Primeira Infância no SUAS (Criança Feliz), iniciou-se no dia 11 e encerrará no dia 15 de março, o curso de Panificação e Workshop que está sendo Ministrado pelo responsável técnico Adailton Nunes. O Projeto Mão na Massa Beneficiou 40 mulheres sendo, 21 acompanhadas pelo Programa Criança Feliz – PCF, 17 do grupo do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF e 2 vagas para a Sociedade São Vicentino de Paulo. O objetivo deste curso é capacitar as comtempladas para fazer pães artesanais para vender e ter sua própria renda.







  • Leilão de 12 aeroportos deve arrecadar mínimo de R$ 2,1 bilhões para o governo

    Foto: Tânia Rego | Agência Brasil

    O governo federal tem a meta mínima de arrecadar R$ 2,1 bilhões (valor de outorga) com a concessão de 12 aeroportos, em três blocos regionais, no leilão de hoje (15), a partir das 10h, na B3, antiga Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo. A estimativa é que até 12 empresas participem do leilão. Os prováveis participantes, mapeados pelo governo, têm capital nacional e estrangeiro, e poderão apresentar suas propostas consorciados.

    A informação é do secretário de Aviação Civil, Roney Glanzmann, em entrevista à NBR (EBC). “Estamos esperando um leilão bastante competitivo, muitos operadores estrangeiros e brasileiros, todos de primeira linha que já operam grandes aeroportos pelo mundo devem participar”, disse o secretário.

    Em seguida, Glanzmann afirmou que: “Já tem mais de um ano que estamos falando semanalmente com esses operadores estrangeiros e todos estão animados com essa modelagem de concessão do governo federal. Acreditamos que vamos atrair grandes operadores mundiais de aeroportos”.

    Conforme o secretário, a projeção oficial é de que os futuros concessionários invistam R$ 3,5 bilhões em melhorias e na capacidade de atendimento dos aeroportos durante 30 anos.

    CONTINUE LENDO


  • Agentes penitenciários da Bahia passam a contar com armas de fogo durante trabalho

    Os agentes das 26 unidades penitenciárias do estado da Bahia contarão com armas de fogo, como pistolas, carabinas e espingardas, em alguns momentos da rotina de trabalho. Os novos instrumentos começaram a ser distribuídos durante um ato solene em Salvador, na quarta-feira (13).

    Além das armas, foram entregues na sede da Secretária de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap-BA), no CAB, fardamentos para os servidores penitenciários, equipamentos de baixa letalidade (granadas, espargidores (que disparam spray de pimenta), munições de impacto controlado) coletes de proteção balística, entre outros.

    É a primeira vez que a entrega desse tipo de material é feita pela Seap, desde que o estatuto que regula o armamento foi alterado para que os agentes pudessem trabalhar portando armas, em 2014.

    Com esse novo cenário, as unidades contarão com um cofre, onde esses utensílios ficarão acessíveis. Apesar disso, os agentes não poderão utilizá-los durante a rotina diária de trabalho, exceto em casos específicos, como: escolta, custódia e segurança de perímetro dos estabelecimentos prisionais.

    Ainda segundo a Seap, todos os agentes penitenciários serão capacitados para utilizar os equipamentos, que custaram aos cofres do Governo do Estado cerca de R$ 7,9 milhões.

    Conforme a Seap, alguns agentes já fizeram a capacitação e outros estão no meio do processo. O órgão afirma que a previsão é que todos estejam capacitados em até 60 dias.

    CONTINUE LENDO