• Brumado: Homem é encontrado morto no distrito de Ubiraçaba

    Um homem foi morto no distrito de Ubiraçaba, município de Brumado e o seu corpo foi encontrado na tarde do último sábado (11), na fazenda Zé Gomes. Segundo informações obtidas pelo Destaque Bahia, a polícia de Brumado recebeu uma ligação de uma senhora informando que o seu cunhado de nome Carlito Leite da Silva havia sido assassinado e de imediato deslocou-se para o local do fato onde encontrou o corpo já sem vida no interior de uma residência.

    No local estavam as outras vítimas de nomes João Batista Francisco dos Santos, 22 anos, Fernando Aparecido da Silva, 30 anos, Valmir Soares Bonfim Júnior, 36 anos, que foram intimados para comparecerem a Depol de Brumado para prestar esclarecimento dos fatos.







  • Prefeitura de Malhada de Pedras entrega dois veículos para serviços da população com recursos próprios

    Os dois veículos foram entregues pela prefeita Terezinha Baleeiro e pelas secretárias Neiva Miranda (Assistência Social) e Edna Pereira (Educação)

    A Prefeitura de Malhada de Pedras, na gestão da prefeita Terezinha Baleeiro entregou dois veículos para os malhadapedrenses na manhã do último sábado (11). A entrega foi acompanhada pela população, lideranças representantes da atual gestão e lideranças políticas e comunitárias do município.

    Prefeitura de Malhada de Pedras entrega dois veículos para serviços da população com recursos próprios

    Equipes da Educação e Assistência Social

    Os veículos terão grande utilidade, pois proporcionarão mais comodidade aos servidores no desempenho da sua função, assim como, aos usuários das secretárias de Educação e Assistência Social, que farão o uso sempre que preciso.

    Prefeitura de Malhada de Pedras entrega dois veículos para serviços da população com recursos próprios

    Secretária de Assistência Social Neiva Miranda

    A prefeita Terezinha Baleeiro adquiriu os automóveis com recursos próprios vendo as necessidades que as pastas tinham de mais este investimento.

    Prefeitura de Malhada de Pedras entrega dois veículos para serviços da população com recursos próprios

    Prefeita Terezinha Baleeiro

    Além desta aquisição a gestora vem investindo em várias obras no município como nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.



  • Ligação irregular abastecia clandestinamente 32 apartamentos na Bahia

    Foto: Ilustração

    Como parte da ação de combate a fraudes no consumo de água e redução de perdas nos sistemas de abastecimento, equipe da Embasa identificou e retirou, na quarta-feira (09), uma ligação clandestina que desviava água da rede distribuidora e abastecia um bloco residencial com 32 apartamentos no conjunto Ilha de São João, em Simões Filho. Estima-se que a fraude gerava um desperdício mensal de aproximadamente 480 metros cúbicos.

    A matrícula do imóvel estava inativa, com 42 contas em aberto, sendo o último corte executado em novembro de 2019. O débito corrigido é estimado em R$ 80 mil. O responsável não foi localizado no momento da ação, mas será chamado posteriormente pela Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

    A ação contou com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica.



  • Uneb inscreve para 2.794 vagas residuais de graduação presencial

    A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas, até 17 de janeiro, para as Categorias Especiais de Matrícula 2020.1, referentes aos cursos de graduação na modalidade presencial (transferências interna e externa, portadores de diploma e rematrícula). São ofertadas 2.794 vagas para rematrícula (942), transferência interna e rematrícula (895), transferência externa (748) e portador de diploma (209). 

    Os interessados deverão realizar a inscrição nos departamentos da capital e do interior do estado onde pleiteiam a vaga, munidos dos documentos exigidos no edital da seleção. Em caso de transferência interna, o discente deve solicitar inscrição no processo seletivo no Departamento/Campus onde estuda. 

    A prova escrita será realizada no dia 17 de fevereiro. Já o teste de habilidade específica (nos cursos solicitantes) será no dia 18 do mesmo mês. A lista dos aprovados deve ser divulgada em 13 de março. Mais informações estão disponíveis no site da Uneb







  • Estado convoca candidatos para provas do concurso da PM e Corpo de Bombeiros

    Foto: Reprodução

    O Governo do Estado convocou na nesta sexta-feira (10) os 112.335 candidatos inscritos no concurso público para soldado da Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, aptos a participarem das provas do certame. A publicação, disponível no Diário Oficial do Estado (DOE), traz as principais informações, como data da prova, horário, duração e orientações. O edital de convocação também pode ser consultado no Portal do Servidor e no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

    As provas objetivas e discursiva contemplam a primeira e a segunda etapas do concurso, sendo aplicadas no dia 19 de janeiro, turno matutino, em 183 locais de prova, distribuídos entre as cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba – 45 deles só na capital. Com duração de cinco horas, a avaliação contará com 80 questões, entre gerais e específicas, além de uma redação. Os candidatos poderão levar o caderno de questões depois de transcorridas 4h30 de prova.

    As provas terão início às 9h15, com abertura dos portões às 8h. É recomendável que os candidatos compareçam aos locais de prova pelo menos uma hora antes do fechamento dos portões, marcado para as 9h. O cartão de convocação, com informações sobre local de prova, deverão ser consultados pelos candidatos no site da IBFC, a partir das 15h do dia 10 de janeiro.







  • Neste sábado (11) tem shows com Raneychas e Robertinha na festa de Reis em Aracatu

    Neste sábado (11), acontece a tradicional Festa de Reis em Aracatu. Além das apresentações dos Ternos de Reis, o evento contará com dois grande shows - Robertinha e Raneychas. 







  • Prefeitura de Aracatu rebate acusações da APLB Sindicato e classifica como 'levianas'

    A Prefeitura de Aracatu rebate acusações da APLB Sindicato e diz que são 'levianas'. "É com enorme surpresa que se toma conhecimento de sugestões trazidas pela APLB sobre possibilidade de greve no município de Aracatu. Inicialmente, cumpre dizer que o Município conta com 168 professores em atividade, além de 157 trabalhadores em outras funções vinculados à pasta da educação, totalizando 357 profissionais e, curiosamente, menos de 20 pessoas participaram do movimento citado na matéria. E mais: tal movimento foi programado originariamente para o dia 03/01, não obtendo a adesão esperada pela organizadora, razões óbvias. Isso mostra a fragilidade do movimento, que misteriosamente apenas apareceu justamente em ano eleitoral para trazer pontos que facilmente seriam resolvidos numa simples consulta do servidor ao Setor Pessoal. Rebatendo os pontos um a um, primeiro há que se falar que não há qualquer atraso salarial dos professores e/ou profissionais da educação. O pagamento é feito impreterivelmente até o quinto dia útil de cada mês. A gestão do Município desconhece a origem das afirmações feitas pela representante da APLB, contudo, coloca-se à disposição de seus servidores para avaliar cada caso, individualmente, esclarecendo eventuais dúvidas. As levianas acusações são desprovidas de suporte probatório e não resistirão à mínima confrontação com a verdade. A matéria é facilmente comprovada documentalmente, bastando simples conferência das datas de pagamento mês a mês. Quanto ao pagamento do terço de férias, bastaria simples pedido de informações no Setor Pessoal para descobrir que está programada sua liberação junto ao salário do mês de janeiro. Sobre o auxílio-transporte, tal benefício foi pago enquanto durou o calendário escolar do município; óbvio que encerrando o período letivo seria encerrado o pagamento. Novamente afirma-se que se houve alguma inconsistência, o servidor que se sentir prejudicado deve procurar o Setor Pessoal, demonstrando efetiva prestação de serviço no período para que seja regularizada a contraprestação. Se houve casos dessa natureza certamente foram situações excepcionais. Quando às deduções do INSS, a contabilidade municipal segue à legislação nacional em vigor. Sobre a escolha dos servidores que ocupam cargos de liderança nas escolas, a indicação é feita de acordo com o previsto em lei municipal, que teve ampla participação da classe na sua elaboração. Assim, entende por satisfeitos os questionamentos apresentados, colocando-se á disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários. Contudo, não admitirá que informações que deturpam a verdade possam macular a gestão municipal, ainda mais quando a intenção é de buscar holofotes para as eleições vindouras" diz a nota.



  • SMTT Realiza Campanha Educativa no Bairro do Tanque em Brumado

    A superintendência de trânsito e transportes de Brumado iniciou nesta quinta feira dia 09 mais uma campanha educativa nas vias da cidade. Desta vez, o foco foi na Rua Antônio Francisco da Silva no bairro do tanque, local que virou referencia de grandes comércios no município e por sua vez o fluxo de veículos e pedestres só vem aumentando. O superintendente Castilho Viana relata que estas ações serão feitas em toda a extensão da cidade a pedido dos próprios cidadãos quem veem a sede da SMTT em busca de apoio e soluções para os problemas apontados em toda a cidade, desde modo, o intuito de conscientizar a população da necessidade de estarmos cada vez mais organizados se faz necessário e os dispositivos utilizados pelos agentes nas ruas são sempre respaldados na lei e em busca de um trânsito cada vez melhor, finalizou Castilho.



  • Carne não deve ser 'vilã' da inflação em 2020, mas preços não vão cair tanto, dizem analistas

    A carne foi o destaque de alta da inflação brasileira em 2019, especialmente nos últimos meses do ano, em meio ao aumento das exportações para a China e à desvalorização do real. O preço subiu 32,4% no ano, representando o maior impacto individual na inflação anual.

    Para 2020, a proteína animal não deverá ficar mais cara, mas também não terá os valores praticados há um ano, de acordo com especialistas.
     

    Isso porque:

    • Os preços ficaram estagnados desde o início da crise econômica, em 2015, e os valores precisavam passar por reajuste;
    • Para o Ministério da Agricultura, a euforia da demanda chinesa também passou, e agora os preços devem encontrar um ponto de equilíbrio;
    • Acabou a "entressafra do boi" e a oferta de animais prontos para o abate aumentou, o que tende a diminuir os valores negociados no mercado;
    • Quando a carne bovina cai, outras proteínas, como frango e porco tendem a desvalorizar;
    • Porém, a abertura de novos mercados não pode ser descartada, o que traria um fato novo para a atual dinâmica de preços.

    O analista de mercado Leandro Bovo explica que o mercado da carne bovina, a principal consumida no país, passou 4 anos sem alta de preços ao mesmo tempo que os custos de produção não paravam de subir.



  • Veículos apreendidos que ocupavam ruas e pátio da delegacia de Brumado são removidos para Conquista

    Depois de muito ‘custo’ foi possível retirar os veículos apreendidos que ocupavam o pátio da delegacia e do Departamento de Polícia Técnica de Brumado, além das ruas no seu entorno. Aproximadamente 400 veículos (automóveis e motocicletas), serão encaminhado para Vitória da Conquista.
     

    Veículos apreendidos que ocupavam ruas e pátio da delegacia de Brumado são removidos para Conquista

    Em entrevista ao Destaquebahia, o delegado e coordenador da Polícia Civil, Dr. Arilano Botelho, disse que: " hoje está sendo retirados 31 veículos, na próxima semana serão retirados 70 motocicletas e até o final de fevereiros a remoção de todos os veículos serão concretizadas".
    Segundo o coordenador, os veículos estão sendo removidos para um pátio em Vitória da Conquista, que é um convênio do Tribunal de Justiça junto com a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Civil e outros órgãos.
     

    Veículos apreendidos que ocupavam ruas e pátio da delegacia de Brumado são removidos para Conquista

    O convênio entre as instituição permitirão que não aconteça mais acúmulo de veículos apreendidos nos pátios das delegacias, já que existe um pátio para que, após a perícia, os veículos sejam encaminhados, ficando à disposição da justiça.







  • Reconhecimento facial ajuda a localizar primeiro homicida do ano

    Um homicida foi capturado após alerta do sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), na manhã desta quarta-feira (8), ao apresentar 96% de similaridade com um procurado. Ele é o primeiro acusado de morte capturado no ano com auxílio da ferramenta.Com mandado de prisão por homicídio qualificado, expedido no dia 6 de agosto de 2019 pela Vara Criminal de Execuções Penais e Infância e Juventude de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o criminoso usava camisa e bermuda brancas. Ele que teve o documento verificado, encaminhado para Central de Flagrantes e teve o mandado cumprido.Com a prisão, a ferramenta registra a marca de 112 criminosos capturados com o auxílio do sistema, sendo quatro no ano de 2020.Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues







  • Estabilidade de preços faz área de produção de café recuar na Bahia, mostra IBGE

    A estabilidade de  preços do café durante 2019 fez com que a área de produção na Bahia recuasse em 20% para a variedade conillon e em 30% para o tipo arábica, informou, nessa quarta-feira (8),  o IBGE. Segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a área cultivada com o café conillon, plantado no sul e extremo-sul do estado, fechou o ano em 41.800 hectares, ante os 52 mil hectares de 2018. Já  área plantada do café arábica caiu de 102 mil hectares, em 2018, para 71.500 em 2019.

    Com a redução de área, a produção do conillon, em 2019,  ficou em 108.090 toneladas, queda de 23% em relação a 2018 (140.400 toneladas). No arábica, a redução da produção foi maior, de 33%: saiu de 122.568 toneladas, em 2018, para 105.018 toneladas  no ano seguinte.  

    De acordo com dados do sistema de cotações da Secretaria de Agricultura, os preços do café conillon fecharam 2019 praticamente do mesmo jeito que começaram. Há um ano, apenas para exemplificar, a saca de 60 quilos do conillon, cotada em Eunápolis, estava em R$ 290, e ontem em R$ 280. No varejo, os preços do café também têm se mantido estáveis. Até maio (dado mais recente), o consumidor pagava R$ 19,65 no quilo do café. (Fonte: Correio)







  • Brumado: Padaria Pão de Mel realizou evento de confraternização com seus colaboradores

    Buscando iniciar 2020 com muitas energias renovadas e positivas, o empresário Gilvan, realizou um evento de confraternização para seus colaboradores, os quais também puderam levar os seus amigos e familiares.

     

    Brumado: Padaria Pão de Mel realizou evento de confraternização com seus colaboradores

    O evento aconteceu no espaço inovação, e contou com muita ao vivo, churrasco e sorteio de brindes. Clique aqui e confira as fotos.



  • Brumado: Arena Prime acontece nesta sexta-feira (10), no Estádio Gilbertão


  • Prefeitura de Malhada de Pedras realiza reunião com agricultores que fazem parte do PAA

    A Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (08), uma reunião com os agricultores que fazem parte do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), para alinhamento das entregas dos alimentos da Agricultura Familiar. 

    A reunião contou com a presença da prefeita Terezinha Baleeiro e da Secretária  de Assistência Social, Neiva Miranda, a qual agradeceu a Prefeita, Terezinha Baleeiro ,  pela oportunidade de fazer um serviço tão especial à frente da pasta. Neiva ainda agradeceu os conselheiros do CMAS pela colaboração voluntária e aos agricultores pela confiança.

    Prefeitura de Malhada de Pedras realiza reunião com agricultores que fazem parte do PAA