•  Malhada de Pedras: Prefeitura intensifica trabalhos de recuperação das estradas vicinais que foram afetadas pelas chuvas

    A Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras, através da Secretaria de Infraestrutura, está realizando o trabalho de recuperação de pontos que foram afetados com as fortes chuvas que caíram em toda região. As localidades onde os estragos maiores aconteceram foram: Tanque da Onça, Brejos, Lagoa Comprida, Tabuleirinho, dentre outras e os  estragos nas estradas vicinais prejudicaram o tráfego normal de veículos. A prefeita Terezinha em uma postagem em sua página no Facebook, disse que o trabalho de recuperação já começou. “Todas as providências estão sendo tomadas, no sentido de que os serviços de recuperação sejam realizados, e o trânsito seja realizado, inclusive o transporte de alunos da rede escolar”, afirmou a Prefeita. 







  • Brumado: Governador Rui Costa estará assinando ordem de serviço para construção da Policlínica Regional de Saúde

    Foto: Reprodução

    O Governador Rui Costa (PT), estará na cidade de Brumado na próxima segunda-feira (16), a partir de 9:30h. No cronograma da visita o roteiro começa pelo Bairro São José, onde governador assinará a ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional de Saúde. A estação retransmissora da 'TVE' digital, também será inaugurada por ocasião da visita do Chefe do Executivo Estadual. Rui participará ainda da cerimônia de várias inaugurações em toda cidade. O governador irá prestigiar a entrega de 25 ruas pavimentadas em diversos bairros da cidade como também a pavimentação da Av. Antônio Mourão Guimarães que teve a implantação da rotatória facilitando o tráfego em pontos estratégicos da referida Avenida. E para encerrar com chave de ouro a visita, o governador vai autorizar a celebração de dois convênios do projeto Bahia Produtiva para qualificação de agroindústrias que atuam na região.

     







  • Ministério da Saúde recomenda que viajante internacional fique em casa por 7 dias após chegar ao Brasil

    Foto: Reprodução

    Nesta sexta-feira (13), o Ministério da Saúde fez uma recomendação para que as pessoas que chegarem ao Brasil de viagens internacionais fiquem em isolamento domiciliar por 7 dias. A recomendação se estende até para quem não apresente sintomas de Covid-19. A pasta também recomendou que grandes eventos sejam cancelados ou adiados. "O objetivo não é impedir, é reduzir velocidade de transmissão para que sistema de saúde consiga se manter ativo", explicou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.







  • Brumado: Equipe gestora da SESAU se reúne para montar  “Plano de Contingenciamento” do coronavírus

    Foto: Divulgação

    O crescimento preocupante do Coronavírus no país, com registros de casos em vários estados inclusive na Bahia e também com a decretação de “Pandemia” pela OMS (Organização Mundial da Saúde), fez com que  a Secretaria Municipal de Saúde, antecipando-se à uma possível infestação no Município, procura adequar-se e para tanto, deu iniciou na última quinta-feira (12) ao “Plano de Contingenciamento”. O plano consiste em montar uma equipe gestora do órgão que terá como finalidade, se reunir semanalmente para avaliar os indicadores no Município. Ações serão implementadas com certa rapidez, dentre elas a comunicação constante com o Ministério da Saúde (MS), como também, com demais autoridades de saúde, nacionais e ou internacionais, para alinhamento oportuno de diretrizes. Alertas serão emitidos sobre a situação epidemiológica, com orientações para a preparação de resposta, com medidas de prevenção e controle para a infecção humana pelo vírus.. Uma das ações mais importantes estará voltada para fortalecimento dos serviços de saúde para detecção, notificação, investigação e monitoramento de casos suspeitos, de infecção pelo coronavírus.







  • Violência: Homem é assassinado a golpes de facão na zona rural de Condeúba

    Foto: Whatsapp

    Um homem identificado como, Deusdete Alves de Souza de idade não revelada foi morto a golpes de facão no Município de Condeúba, na região Sudoeste da Bahia. Segundo informações, o crime ocorreu na fazenda Jacaré, região do Distrito de Feirinha. O suspeito de ter cometido o crime é um sobrinho da vítima, o qual foi preso e levado à delegacia local. A Policia Civil investiga qual a motivação do crime. O corpo de Deusdete foi levado ao IML- Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista. O fato ocorreu na última quarta-feira (11).

     







  • Secretário de Saúde confirma isolamento de Livramentese com suspeita de contaminação por coronavírus

    A redação do Destaquebahia manteve contato com Secretário de Saúde de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Júnior, na tarde desta quinta-feira (12), para obter informações detalhadas sobre o caso suspeito de contaminação pelo coronavírus. O Secretário  informou que trata- se de um morador de Livramento que viajou a turismo para o exterior. De volta a Livramento, passados alguns dias ele apresentou “tosse seca” e por precaução comunicou o fato diretamente ao Secretário de Saúde. O homem foi aconselhado a ficar em isolamento, uma equipe foi designada até sua residência para coleta de amostras “nasal e de orofaringe”. O material já foi enviado para o Lacen em Salvador e levará em torno de dez dias para obtenção dos resultados. Convém salientar que o livramentense não foi em nenhuma Unidade Saúde, o material foi colhido em sua residência. Segundo o Secretário, esta medida foi tomada para evitar contato com outras pessoas. Por orientação o paciente segue em isolamento domiciliar aguardando resultado dos exames, O Secretário reforça as medidas de prevenção contra o Coronavirus, como, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, usar banheiros e ao frequentar hospitais ou rodoviárias. A Secretaria irá emitir nota para revelar o resultado dos exames.







  • Paramirim: Bandido morre em troca de tiros com policiais da Caesg

    Foto: Divulgação

    Por volta das 08:30h desta quinta-feira (12)  após denúncia de que três indivíduos estariam armados e traficando drogas em uma localidade próximo ao Paramirim Palace Hotel, a guarnição da CAESG 07, deslocou até a Rua Santa Angela S/N, Bairro Lagedinho, Paramirim- BA, onde os  indivíduos armados ao perceberem a presença dos policiais, evadiram para um matagal e um dos marginais adentrou a  uma residência deflagrando tiros contra a guarnição que, para salvaguardar a integridade física da equipe, foi necessário revidar aos disparos, cessando a troca de tiros, foi realizado incursão no interior da edificação, momento em que a guarnição visualizou um indivíduo caído ao solo com uma arma em punho, imediatamente foi prestado socorro ao hospital do referido Município, onde o médico plantonista constatou a ausência de sinais vitais do alvejado, que foi identificado como sendo natural de Salvador-BA. Materiais apreendidos, após na ação: Revolver Taurus (de 6 tiros) Cal. 32, com numeração suprimida. 6 munições entre deflagradas e intactas,  01 celular de marca Gradiente cor preta, 27 petecas da substância análoga a maconha.

     







  • Estudos apontam que o novo coronavírus pode ser transmitido pelas fezes

    Em estudo publicado na última quarta-feira (11) na revista especializada Jama e divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, partículas do novo coronavírus apareceram também nas fezes e até no sangue. Conforme a publicação, pesquisadores da China analisaram 1.070 amostras biológicas de 205 pacientes infectados, que, em média, tinham 44 anos de idade. A maioria apresentava febre, tosse seca e fadiga. Eles estavam internados em hospitais nas províncias de Hubei e Shandong e na cidade de Pequim. “É importante ressaltar que o vírus vivo foi detectado nas fezes, o que implica que o Sars-CoV-2 pode ser transmitido pela via fecal. Uma pequena porcentagem de amostras de sangue apresentou resultados positivos no teste de PCR [que amplifica o material genético e identifica a presença do vírus], sugerindo que a infecção às vezes pode ser sistêmica”, escrevem os cientistas.







  • Ibotirama: Homem que estava desaparecido é encontrado morto no Rio São Francisco

    Foto: Reprodução

    Um homem identificado como, Flávio de Souza Sales, de 37 anos, foi encontrado morto no Rio São Francisco, em Ibotirama, na região oeste da Bahia. Conforme informações, Flávio estava desaparecido desde a última segunda-feira (09). O corpo foi localizado boiando nas águas do São Francisco em um trecho da Ilha Grande. Agentes da Polícia Técnica foram ao local e o corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Bom Jesus da Lapa, para realização de necropsia O corpo de Flávio, foi encontrado na noite da última terça-feira (10). A policia iniciou as investigações do caso.







  • Guajeru: Secretaria de Agricultura promove curso de criação de galinha caipira

    Foto: Divulgação

    Com o objetivo de capacitar criadores sobre noções básicas para produção de galinha caipira (teoria/prática), para que possam conhecer a importância do investimento em avicultura como oportunidade de aumentar a segurança alimentar e diversificar a renda familiar, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guajeru, em parceria com a BAHIATER (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural), promoveu um curso de capacitação para agricultores familiares com foco na criação de galinha caipira. O evento reuniu agricultores familiares da região da Associação do Mocozinho e da Fazenda Imbé. De acordo com o diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Isaias Rodrigues, a atividade agrícola familiar está presente em praticamente toda unidade rural dentro do Município de Guajeru. Dessa forma viu-se a importância de da capacitação dos agricultores com a realização do curso de criação de galinha caipira, de forma que eles possam ter mais conhecimento e melhorarem a sua criação.

    Guajeru: Secretaria de Agricultura promove curso de criação de galinha caipira

    Foto: Reprodução

    A primeira etapa foi voltada para descrição das raças existentes, manejo alimentar e maneja sanitário e formas de criação de animais jovens e adultos. A segunda parte foi voltada para atividades práticas, onde foi feita uma simulação de vacinas contra as principais doenças que acometem as aves na região, como a bronquite infecciosa. A galinha caipira, por meio da qualidade e paladar dos seus produtos, é tida como um dos pratos mais apreciados no Brasil. Ela é criada na quase totalidade dos núcleos agrícolas familiares, alimentando famílias e gerando renda. Por ser uma ave rústica e capaz de suportar adversidades climáticas e resistir a algumas doenças, torna-se uma alternativa viável principalmente para locais com menor infraestrutura produtiva. O curso de capacitação, aconteceu na última terça-feira (10).

    Informações / ASCOM







  • Livramento: Mulher agrediu  homem com vários golpes de madeira em plena via pública

    Foto: Reprodução

    Na última quarta-feira (11) por volta das 06:55h, na Avenida Leônidas Cardoso, em Livramento de Nossa Senhora, um homem que trabalha como açougueiro foi vitima de lesão corporal. Segundo informações apuradas pelo Destaquebahia a vitima foi identificada como, Gilberto Amorim, popularmente conhecido como “Gilberto do Açougue”, o mesmo foi agredido fisicamente por uma mulher em via pública. Ainda segundo informações, Gilberto, teria sido abordado por uma mulher no momento em que se dirigia para o trabalho. A agressora utilizou um pedação de madeira e desferiu vários golpes na vitima. Amorim ficou impossibilitado de defesa, pois estava abordo de sua motocicleta, quando teve oportunidade de parar e descer do veiculo a agressora fugiu. A Policia foi acionada, porém a mulher não foi localizada. A vitima procurou atendimento médico na UPA 24h e após exames de imagem, constatou fratura no dedo em uma das mãos. O açougueiro registrou um boletim de ocorrência na DP local a policia investiga o caso.







  • Jovem brumadense com história de vida emocionante pede ajuda para realizar o seu grande sonho; veja o vídeo

    Wallas não conheceu o pai, ainda na infância perdeu a sua mãe assassinada pelo padrasto, acabou entrando no mundo das drogas, foi abandonado pelo familiares, superou o vício e, com o apoio de uma nova família, agora vive uma nova vida e busca realizar o seu maior sonho, para isso necessita da sua ajuda, veja o vídeo.



  •  Bahia: Em 2019 oram apreendidas 857 armas a mais do que o número total de registros no Estado

    Foto: Divulgação l SSP-BA

    Em 2019 a Bahia apreendeu cerca de 850 armas de fogo a mais do que o número total de armas registradas no estado. Conforme o Serviço de Informação ao Cidadão da Diretoria Executiva Polícia Federal, o Estado possui, atualmente, 339 portes de armas e 3.252 registros ativos. Os dados foram obtidos através da Lei de Acesso à Informação. Mas, o número de armas apreendidas na Bahia em 2019 supera o de registros. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), no ano passado a polícia conseguiu tirar das ruas 4.109 armamentos usados de forma ilegal. Em 2018, esse número havia sido ainda maior, 4.687.

     







  • Guanambi: Policia consegue deter responsável por receptação de diversos veículos de luxo clonados

    Foto: Divulgação / PM

    Na tarde da última terça-feira (10), por volta das 17:30h, na avenida Santos Dumont em frente à Praça do Feijão, uma guarnição da CETO do 17o BPM abordou um veículo marca Toyota, modelo Corolla, cor branca, PP PAP 2844/MG conduzido por um indivíduo de iniciais W.C.C, idade não informada. Ao ser procedida a verificação do veículo foi constatado que o mesmo era clone de outro veículo com as mesmas características, licenciado no Estado de Minas Gerais. A abordagem foi realizada a partir de um levantamento realizado há cerca de um mês e meio pelo Setor de Inteligência do 17o BPM e pelas Policiais Militares dos Estados de São Paulo e Minas Gerais que detectaram que esse indivíduo, durante o período de uns 03 meses estava de posse de pelo menos 04 veículos de luxo clonados com as mesmas características de outros veículos regularmente licenciados naqueles estados. 

    Guanambi: Policia consegue deter responsável por receptação de diversos veículos de luxo clonados

    Foto: Divulgação /PM

    O levantamento de inteligência realizado pelo setor de Inteligência do 17o BPM apontou que nesses últimos 03 meses W.C.C, que ostentava vida de rico nas redes sociais, esteve na posse de um VW Jetta preto ano 2019, PP BYX 1244, um VW Polo preto ano 2019, PP FZV 8169, um Chevrolett Cruiser branco ano 2016 PP GDG 3860 todos clonados de veiculos licenciados regularmente no Estado de São Paulo e o veículo Toyota Corolla ano  branco PP PAP 2844 que estava em sua posse na data de hoje trafegando tranquilamente pelo centro da cidade de Guanambi. Ao ser abordado o condutor do veículo alegou não saber o motivo daquela abordagem, pois era integrante de família tradicional e conhecida na cidade e não devia nada para a Polícia, mas com a confirmação do Estado de Minas Gerais de que o verdadeiro veículo com as mesmas características estava na garagem do verdadeiro proprietário, configurou-se a receptação de veículo proveniente de ilícito, sendo dada voz de prisão ao mesmo que foi conduzido à delegacia de polícia civil para ser autuado pelo crime de receptação qualificada.







  • Dois elementos realizam assalto a mão armada no Centro de Livramento

    Câmeras de segurança registraram a ação de dois marginais durante um assalto ocorrido na tarde da última terça-feira (10), por volta das 15:57h, em um estabelecimento comercial situado da Praça da Feira. Os elementos renderam o balconista exigiram todo o dinheiro e em seguida fugiram em uma motocicleta CGTtitan 150 de cor preta. A Policia Civil de Livramento investiga o caso.

    Confira o vídeo: