• Morre em Salvador, aos 90 anos, o ex-governador da BA Lomanto Júnior

    Morre em Salvador, aos 90 anos, o ex-governador Lomanto Júnior (Foto: Divulgação)

    Morreu em Salvador, na noite desta segunda-feira (23), aos 90 anos, Antônio Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia. A informação foi confirmada ao G1 por Marco Antônio Lomanto, filho do político.

    O ex-governador estava internado desde o dia 4 de outubro, no Hospital Português, onde faleceu por insuficiência de múltiplos órgãos.

    O velório será na terça-feira (24), no Palácio da Aclamação, em Salvador e na quarta (25), na Catedral de Santo Antônio, em Jequié, no sudoeste da Bahia, cidade onde o político nasceu.

    Já o sepultamento será ás 17h, no Cemitério São João Batista, também em Jequié. Lomanto Júnior nasceu em 1924 e faria aniversário no próximo domingo (29). Ele foi eleito governador da Bahia em 1962, aos 37 anos.

    Lomanto Júnior começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade. Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90.

    O político deixa cinco filhos, dez netos e dez bisnetos. Seguiram o caminho político de Lomanto Júnior, o filho, Leur Lomanto, que exerceu por sete vezes o mandato de deputado federal, e o neto, Leur Lomanto Junior, que é deputado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). (G1)




MAIS NOTÍCIAS