• Sesab confirma epidemia de dengue em 265 municípios baianos

    De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram notificados 114.809 casos prováveis de Dengue na Bahia até o dia 7 de abril de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 809,7 casos/100.000 habitantes. Na mesma semana epidemiológica 14 de 2023, haviam sido notificados 14.561 casos prováveis, o que representa um aumento de 788%. No total, 265 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue. Outros 80 estão em risco e 18 em alerta. O Governo da Bahia já investiu mais de R$ 21 milhões no combate à Dengue através da aquisição de novos carros de fumacês, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além de apoio para intensificação dos mutirões de limpeza, com o auxílio das forças de segurança e emergência, e aquisição de medicamentos e insumos. “O Governo da Bahia tem investido no combate à Dengue, providenciando estrutura, pessoal e medicamentos nos municípios e nas unidades de saúde. Contamos com o apoio da população e das gestões municipais para que, juntos, possamos combater a Dengue e superar esse momento. Não deixem água parada nas suas residências e locais de trabalho e procurem uma unidade de saúde se sentirem os sintomas da doença”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 1,45%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 30 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Juazeiro (3), Piripá (3), Feira de Santana (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Estevão (1) e Encruzilhada (1). Em 2024, até 7 de abril, foram notificados 8.814 casos prováveis de Chikungunya, com taxa de incidência de 62,3/100.000 habitantes, e registrados três óbitos, nos municípios de Teixeira de Freitas (2) e Ipiaú. No mesmo período de 2023, foram notificados 6.831 casos prováveis, um aumento de 29%. Já os casos prováveis de Zika são 1.103 até 7 de abril, contra 516 no mesmo período no ano passado, um aumento de 113,8%. Nenhum óbito por Zika foi confirmado.







  • Rio do Antônio: Vereador André Berkovitz solicitou na Embasa tubulação com extensão de água tratada para as comunidades de Lagoa Comprida e Caraíbas

    O vereador André Berkovitz, cumprindo agenda de seu mandado realizou solicitação de liberação da tubulação de água tratada na extensão de rede das comunidades de Lagoa Comprida e Caraíbas, na zona rural de Rio do Antônio. Sobre esse tema uma audiência foi realizada na Embasa de Salvador, onde o vereador esteve acompanhado do vice-prefeito Antônio Novais, do deputado Marcelino Galo e ainda o vereador Júnior do Tabuleiro, onde foi solicitado essa liberação de tubulação ao Superintendente da Operação Sul, Dr. Paulo Fernando. Segundo o vereador, o  prefeito da cidade, Gerson de Souza, assumiu o compromisso da escavação total da rede.  A referida obra promete beneficiar mais de 40 famílias, levando água tratada e refletindo positivamente na saúde e qualidade de vida da população local. 



  • Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Licínio de Almeida

    Um homem foi preso na manhã de domingo (07/04), acusado de tráfico de drogas na Rua Rui Barbosa, em Licínio de Almeida. O suspeito de 23 anos, estava em posse de uma bicicleta, nas proximidades da estação férrea, acompanhado de outro suspeito que conseguiu fugir. Ao ser abordado, foram encontrados com ele cinco porções de substância semelhante à cocaína, além de dinheiro, certamente proveniente do comércio da droga. O homem já possui passagem por tráfico de drogas e roubo a um posto de combustível, além de cumprir pena em regime aberto. O suspeito foi preso e apresentado na Delegacia Territorial de Guanambi, bem como o material apreendido.







  • Defensores Públicos paralisam atividades por três dias na Bahia

    Começou nesta segunda-feira (8) a paralisação das atividades dos defensores públicos da Bahia. A mobilização deve acontecer por por três dias e teve início na sede da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), no Centro Administrativo (CAB), onde a categoria se manifestou e se reuniu com a Defensora Pública Geral do Estado. A presidente da  Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado da Bahia (Adep-BA), Tereza Cristina, explica que a luta é pela aprovação do Projeto de Lei Complementar nº 154/2023, que resolve um histórico deficit estrutural da Defensoria. Segundo Ferreira, o PLC deveria ter sido aprovado desde o dia 12 de dezembro de 2023. "É para que tenhamos condições de trabalho com a dignidade. Estamos vivendo um momento em que o orçamento precisa ser ampliado para que a gente alcance não só as nossas lutas de defensores e defensoras, mas principalmente de que estejamos nos lugares onde as nossas demandas existem", destaca a presidente. No primeiro ato da mobilização, a categoria se reuniu com a Defensora Pública Geral, Dra Firmiane Venâncio, no gabinete da sede para tratar da aprovação da PLC 154. A reunião teve a presença da comissão organizadora da mobilização, da diretoria da Adep-BA e dos colegas defensores, onde a defensora pública geral afirmou o apoio à mobilização, além de explicar o processo de tramitação, e das reuniões que tem acontecido para o encaminhamento da aprovação do projeto. A mobilização, que começou nesta segunda, segue nos dias 09 e 10, e ainda uma nova rodada de ações será realizada nos dias 23, 24 e 25 de abril. Na programação, além da paralisação das atividades nas unidades em toda a Bahia, estão reuniões com lideranças políticas no âmbito dos municípios e Estado e atos públicos como, por exemplo, na frente do Fórum Ruy Barbosa na próxima quarta (10), a partir das 8h30.







  • Pix bate recorde com 201 milhões de transações em um único dia

    O Pix registrou novo recorde com 201,6 milhões de transações em um único dia. A informação foi divulgada pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira (8).  O número de transferências foi registrado na última sexta-feira (5). O recorde anterior, no dia 6 de março deste ano, era de 178,7 milhões de transações. Desde outubro de 2023 o número de operações de pagamento e transferência via Pix são superiores a 4 bilhões por mês. “Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo Banco Central em novembro de 2020”, declarou o BC por meio de nota. Uma das prioridades do Banco Central nesta área é o lançamento do chamado Pix Automático, que tem o objetivo de facilitar pagamentos recorrentes, de maneira programada e mediante autorização prévia do pagador. No último balanço consolidado, de fevereiro deste ano, foram realizadas 4,39 bilhões de transações, movimentando cerca de R$ 1,71 trilhão.







  • PRF apreende carga de iPhones de última geração em Vitória da Conquista

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã deste sábado (06), apreendeu 24 IPhones e 5 IPads de origem estrangeira que eram transportados sem documentação fiscal. Durante comando de enfrentamento ao crime em frente à Unidade Operacional PRF em Vitória da Conquista (BA) (Km 830 da BR 116), policiais rodoviários federais abordaram um ônibus interestadual, que vinha de São Paulo e tinha como destino o estado de Pernambuco. Procedeu-se uma fiscalização detalhada e durante a vistoria foram encontrados, entre as bagagens, uma caixa de papelão contendo aparelhos eletrônicos lacrados e sem o devido despacho aduaneiro. Diante dos fatos de crime evidente de descaminho, os equipamentos foram encaminhados para a Receita Federal, para adoção das medidas cabíveis. Previsto no art. 334 do Código Penal o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Este crime representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.







  • Brumadense é encontrado morto após sair para trabalhar em Rio de Contas

    Desaparecido desde a  última terça-feira (02), o trabalhador Edinilton Cruz dos Santos, de 23 anos, natural de Brumado, foi encontrado morto no domingo (07/04) numa região de mata fechada, ainda na zona rural de Rio de Contas, onde foi encontrado também o celular e as sandálias. Não há informações sobre marcas de violência no corpo da vítima que estava em avançado estado de decomposição. Segundo informações, Edinilton estava acompanhado de mais duas pessoas para trabalhar na perfuração de um poço artesiano no Povoado do Jiló, na Fazenda Japonês, zona rural de Rio de Contas. Na ocorrência consta que o grupo de trabalhadores teria chegado na comunidade Gilo no último dia 02, e que já na madrugada do dia 03 o jovem teria demonstrado interesse em voltar para casa, que o jovem ouviu que pela manhã iria ser levado de volta. O homem informou ainda, que Edenilson não aguardou e saiu do acampamento com a roupa do corpo carregando apenas o celular.







  • Casa de Fazenda do prefeito de Rio do Antônio é arrombada; elementos possivelmente procuravam documentos relacionados a gestão

    Na manhã do último sábado (06/04), um arrombamento foi registrado em uma fazenda localizada na zona rural do município de Rio do Antônio, nas próximidades do distrito de Ibitira. De acordo com informações, o local é de propriedade do prefeito Gerson Ribeiro, sendo seu irmão responsável por tomar conta do ambiente. Foi justamente o irmão do gestor que percebeu a porta dos fundo arrombada. Segundo ele, a casa teria totalmente revirada com colções pelo chão, gavetas de armários abertas e que apenas um chapéu cor marrom marca panamá teria sido levado do local. Uma queixa foi registrada na delegacia, no entanto não foi solicitado perícia no local, pois nada de valor foi roubado. Foi levantada a suspeita de que os criminosos procuravam documentos que possivelmente incriminassem o gestor em atos da administração municipal. 







  • kevi Jonny é a primeira atração confirmada para o São Pedro de Aracatu em 2024

    No final da tarde desta sexta-feira (05), a Prefeitura de Aracatu anunciou oficialmente a primeira atração para o aguardado São Pedro de 2024. Kevi Jonny, aclamado artista do gênero sertanejo com uma pitada de modernidade e influências do arrocha, está confirmado para encantar o público no dia 05 de julho, no palco principal do Arraiá do Gererê. Com uma carreira em ascensão e sucessos que conquistaram o coração do público, Kevi Jonny promete trazer sua energia contagiante e seu repertório repleto de hits para abrilhantar essa festa tradicional que é marca registrada na região. A Secretaria de Cultura, responsável pela organização do evento, garante que nos próximos dias serão divulgadas mais atrações, prometendo uma programação diversificada que contemplará tanto artistas de renome nacional quanto talentos regionais e locais. O São Pedro de Aracatu 2024 está programado para ser uma celebração de três noites, nos dias 05, 06 e 07 de julho, com apresentações musicais que prometem encantar e animar os presentes, mantendo viva a tradição e a alegria dessa festividade tão esperada por todos.







  • Com 275 municípios em epidemia, número de mortes por dengue na Bahia sobe para 28

    Mais uma morte por dengue foi confirmada na Bahia pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta sexta-feira (5). Com isso, o número total de óbitos pela doença no estado subiu para 28. O novo registro aconteceu em Juazeiro, no norte do estado. O município agora soma três casos de morte pela doença. A Sesab não divulgou informações sobre o paciente. Até segunda-feira (1º), 275 municípios da Bahia estavam em estado de epidemia de dengue, enquanto outros 56 estavam em risco e 16 em alerta. Ainda segundo a Sesab, a Bahia tem uma taxa de letalidade de 1,5, menor do que a média nacional. Além da dengue, o mosquito aedes aegypti também transmite outras duas arboviroses: zika e chikungunya. Neste ano, foram registrados dois óbitos por chikungunya nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. Nenhum óbito por zika foi confirmado. Confira a lista de municípios onde as mortes foram registradas: Vitória da Conquista (7); Jacaraci (4); Piripá (3); Feira de Santana (2); Juazeiro (3); Santo Antônio de Jesus (2); Barra do Choça (1); Caetité (1); Campo Formoso (1); Carinhanha (1); Ibiassucê (1); Irecê (1); Santo Estevão (1).







  • Ato marca filiação de Braulina Lima no Partido Verde em Aracatu

    Na noite de quinta-feira (04/04) um grande quantidade de pessoas esteve reunidas no Clube da Melhor Idade em Aracatu, para ato que marcou a filiação da Prefeita de Aracatu, Braulina Lima, no Partido Verde. Estiveram presentes o vice-prefeito Wilber Aguiar, vereadores e lideranças políticas locais e regionais, como o deputado Vitor Bomfim. Filiada e em busca da reeleição, a gestora vai concorrer ao cargo pelo Partido Verde. 

    Ato marca filiação de Braulina Lima no Partido Verde em Aracatu






  • Seminário da UPB alerta para regras das eleições municipais de outubro

    Faltando apenas seis meses para realização das eleições municipais e com 237 prefeitos da atual gestão aptos a disputar a reeleição este ano, a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Associação Brasileira de Direito Eleitoral (ABRADEP) realizaram um evento para orientar esses agentes públicos e suas equipes sobre condutas vedadas, fake news, uso de inteligência artificial nas campanhas eleitorais, prestação de contas, entre outros assuntos relevantes. A capacitação, que envolve o Seminário de Direito Eleitoral da UPB e Congresso Nacional da ABRADEP, teve início nesta quinta-feira (4), no auditório da Alba, e se encerra nesta sexta-feira (5), com o objetivo de para contribuir com a lisura, transparência e dar iguais condições de disputa no pleito municipal. O vice-presidente da UPB e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, representou a entidade no encontro. O gestor destacou a missão da UPB em instrumentalizar os gestores municipais e aqueles que vão concorrer à eleição com a legislação atualizada, para evitar erros que podem trazer consequências legais. “O seminário possibilita aos gestores municipais e também a todos aqueles que vão concorrer ao pleito deste ano informações essenciais para que tudo transcorra com lisura dentro do que manda a legislação eleitoral. A UPB tem uma preocupação especial com a questão das condutas vedadas para que os gestores possam ter total atenção para essa pauta que dá ao processo o equilíbrio e a transparência necessária para que depois os gestores não sofram com as consequências da legislação eleitoral”, ressaltou Pinheiro. “O evento é importantíssimo para fortalecer a democracia e fazer com que as eleições 2024 transcorram da melhor maneira possível. As eleições se transformam cada vez mais em um desafio e nós temos temas cada vez mais atuais e complexos para debater e para lidar”, afirmou o diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), desembargador Moacyr Pitta Lima Filho, que na ocasião representou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE/BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto.







  • Diante do aumento de casos de doenças respiratórias, Sesab disponibiliza mais 77 leitos pediátricos

    Neste período que, historicamente, apresenta elevação das internações de crianças, principalmente por conta de doenças respiratórias, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vem aumentando a assistência aos pequenos baianos. Somente em unidades da pasta estão sendo abertos 38 leitos de Terapia Intensiva (UTI) e outros oito de enfermaria. Do total de leitos de UTI, 20 são no Hospital 2 de Julho, em Salvador, 10 no Hospital Geral de Vitória da Conquista e 8 no Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Os leitos de enfermaria são todos no 2 de Julho. A expectativa é de que, até o dia 12 de abril, todos os leitos já estejam recebendo pacientes. Além da ampliação na rede própria, outros 28 leitos de enfermaria estão sendo disponibilizados no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. Para aumentar a capacidade de atendimento na unidade, a Sesab fez a cessão de mais de meio milhão de reais em equipamentos. São aparelhos como ventiladores de alta frequência e monitores multiparamétricos. Também na rede complementar, há previsão de disponibilização de três leitos de UTI em Feira de Santana, que serão contratados em uma unidade privada. “Sabemos que, no período do outono e do inverno, há um crescimento no número de atendimentos às crianças por conta do aumento da incidência das síndromes respiratórias. Essas ampliações são fundamentais para seguirmos prestando um atendimento de qualidade à população, sobretudo, para o público infantil, que demanda uma atenção maior e mais eficaz”, afirma a secretária da Saúde, Roberta Santana.







  • Homem é preso suspeito de estuprar vizinha criança durante um ano na Bahia

    Um homem suspeito de estuprar uma criança de seis anos foi preso na quinta-feira (4), na cidade de Buritirama, no oeste da Bahia. De acordo com o delegado Jenivaldo Rodrigues, o suspeito tem 36 anos, era vizinho da vítima e a abusou sexualmente durante um ano. O crime aconteceu há cerca de três anos, mas a menina só conseguiu conversar sobre o assunto com a mãe em 2023, pois era ameaçada de morte pelo suspeito. Segundo a criança, que atualmente tem 10 anos, os abusos aconteceram dos seis aos sete. O suspeito nega ter estuprado a menina. Segundo o delegado responsável pelo caso, além de ser vizinho, o suspeito é casado com uma familiar da vítima, e por isso eles se encontravam com frequência. Os abusos aconteceram quando a vítima estava desacompanhada de um responsável. Após saber que a filha havia sido abusada sexualmente, a mãe da menina denunciou o caso à polícia de Buritirama. A denúncia foi feita em dezembro do ano passado e um pedido de prisão preventiva foi solicitado à Justiça. Após ter sido preso na quinta-feira, o suspeito permanece preso nesta sexta (5) e será transferido para o Centro de Detenção em Barreiras, cidade que também fica no oeste da Bahia.







  • Homem de 51 anos morre soterrado enquanto trabalhava em garimpo na Bahia

    Um homem de 51 anos morreu soterrado em um garimpo na cidade de Pindobaçu, no norte da Bahia. O acidente aconteceu na quinta-feira (4), mas o corpo de Cleiton Oliveira de Souza só foi retirado do local na manhã desta sexta-feira (5), com ajuda de outros garimpeiros. De acordo com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros da cidade e a Guarda Municipal de Pindobaçu foram acionados para atender a ocorrência, mas precisaram do auxílio dos garimpeiros para conseguir retirar o corpo da vítima. Ainda conforme informou a PM, o resgate foi complicado porque o desabamento ocorreu no subsolo do garimpo. Ainda não se sabe o que causou o acidente. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Senhor do Bonfim, cidade que fica a cerca de 40 km de distância de Pindobaçu.







Estamos nas redes sociais