• Viatura da 34ª CIPM se envolve em acidente em Ibicoara; uma pessoa morreu

    Foto e fonte: Destaquebahia

    Um grave acidente ocorrido nesta quinta – feira (07),  numa estrada vicinal que dá acesso ao povoado de pilões, zona rural do município de Ibicoara, deixou como vítima fatal, José de Jesus Aragão,  63 anos, natural de Iramaia.


            

    De acordo com informações obtidas pelo Destaquebahia, o acidente ocorreu por volta do meio dia e o motociclista, ao colidir frontalmente com a viatura da 34ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), sofreu graves ferimentos, chegou a ser socorrido pelo Samu ao Hospital de Barra da Estiva, mas não resistiu e faleceu minutos depois. O corpo deve foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado onde passará por exames de necropsia para se identificar a causa da morte e posteriormente ser liberado aos familiares para sepultamento. Ainda não se sabe o que teria provocado o acidente.





  • Barra da Estiva: Caravana da Justiça Social chegou a sua 16ª edição nesta quarta (06) com prestação de serviços gratuitos à população

    Foto: Destaque Bahia

    A Caravana da Justiça Social, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), esteve na cidade de Barra da Estiva nesta quarta-feira (06) a pedido do Prefeito João Machado. A Caravana chegou a sua 16ª edição com prestação de serviços gratuitos à população.

    O Secretário Carlos Martins da SJDHDS, foi recepcionado por uma comitiva do prefeito, secretários municipais e vereadores, onde justificaram a ausência do vice-prefeito Son Martins, pois o mesmo se encontra em viagem de caráter emergencial, contudo a comitiva  acompanhou o secretário durante todo o dia nas visitas às atividades desenvolvidas pela caravana e também o levou ao Hospital Suzy Zanfretta, a PeterFrut, a fábrica do Café Barra da Estiva e também à Rádio Comunitária Barra FM, onde o Carlos Martins concedeu uma entrevista.

    “A Caravana é uma das nossas principais ações, justamente por conta do seu alcance. Estamos rodando a Bahia com esse mutirão social, que atende aqueles que mais precisam, promovendo mais cidadania e assegurando o acesso da população a ações e serviços fundamentais, com respeito e cidadania, promovendo mais qualidade de vida”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, acompanhado do prefeito João Machado Ribeiro (o João de Didi).

    Barra da Estiva: Caravana da Justiça Social chegou a sua 16ª edição nesta quarta (06) com prestação de serviços gratuitos à população

    Foto: Destaque Bahia

    O mutirão de serviços gratuitos inclui atendimentos de saúde, exames de DNA para reconhecimento de paternidade, atendimento ao Consumidor com o Procon, emissão de documentação civil (RG, CPF, Certidão de Nascimento e de Casamento), Passe Livre para pessoas com deficiência e a Identidade Jovem (ID – Jovem), que assegura gratuidade no transporte interestadual e meia entrada em eventos esportivos e culturais para jovens de 15 a 29 anos, inscritos no CadÚnico e integrantes de famílias com renda de até dois salários mínimos. Também são prestados atendimentos do Programa Bolsa Família e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado (CREAS).

    Como acontece durante as Caravanas, a Coordenação de Juventude da SJDHDS promoveu o Diálogos com a Juventude; um bate-papo com estudantes sobre empoderamento e protagonismo juvenil. A Caravana ainda contou com capacitações para profissionais da Rede de Proteção à Criança e Adolescente e orientações para os gestores municipais que atuam com Portadores de Deficiência. Atividades culturais e recreação infantil completaram a programação.

    “Precisamos buscar recursos que possam melhorar a vida de cada cidadão. Essa parceria com o Estado é fundamental para concretizar a mudança que nosso Município vem carecendo há anos. Por isso, independente de política, precisamos garantir que as necessidades do povo sejam atendidas,” afirmou o Prefeito João Machado.

    Este ano, a Caravana da Justiça Social já passou por Nova Viçosa, Maracás, São Sebastião do Passé, Dias d’Ávila, Catu, Candeias, Jussari, Prado, Senhor do Bonfim, Entre Rios, Teixeira de Freitas, Banzaê, Varzedo e Salvador (nos bairros de Valéria e Liberdade). No ano passado, foram realizadas 10 Caravanas, em nove Territórios de Identidade e mais de 3 mil quilômetros percorridos, beneficiando mais de 16 mil pessoas em todo o Estado.

    O Prefeito João disse ainda ser “muito importante ter o secretário em nossa cidade, para que veja os efeitos da crise que se abateu sofre os municípios, sobretudo como os municípios menores estão sofrendo. Quero aproveitar essa oportunidade para tratar de assuntos do interesse da população, pois há muito trabalho a ser feito e com o apoio do Governo será realizado”. Dessa forma o secretário enfatizou que “Por orientação do governador Rui Costa, a nossa função é ajudar o município e não medir esforços para garantir melhorias, que beneficiem toda população. Independentemente da política, nosso interesse é atender as pessoas”.

    Durante sua visita à cidade, o secretário ainda anunciou a implantação de 400 cisternas na cidade, parte do Programa de Cisternas de água para consumo humano da SJDHDS. Barra da Estiva já conta com 599 cisternas, fruto de parceria e apoio da SJDHDS.

    “É fundamental trazer, para o cidadão, a presença do Estado de forma simples, objetiva e gratuita. Isso funciona também como fator de prevenção ao garantir, por exemplo, aos portadores de deficiência, o direito à mobilidade; ao mostrar, aos jovens, que eles são capazes de alcançar seus objetivos; ao assegurar que as pessoas que mais precisam tenham acesso aos benefícios sociais”, pontuou Martins. “Inclusive, no ano que vem, nós vamos aumentar em 14% o cofinanciamento para os municípios investirem em políticas de Assistência Social. Então, podem ter certeza de ter, no Governo do Estado, um parceiro para a cidade”, arrematou.

    João Machado, agradeceu a presença do secretário Carlos Martins e reafirmou a satisfação em tê-lo em nossa cidade e pelo pronto atendimento ao seu pedido, trazendo a caravana à Barra da Estiva, “tenho certeza que em breve voltará, pois além de muito trabalho que temos para realizar aqui, quem bebe a água de Barra da Estiva, sempre volta”, falou em tom de brincadeira ao se despedir.

    CONTINUE LENDO
  • Malhada de Pedras inaugura posto de atendimento biométrico

    Foto: Destaque Bahia

    Nesta quinta-feira (7) foi inaugurado o posto de atendimento biométrico no município de Malhada de Pedras. O posto funcionará até o dia 31 de janeiro de 2018, em parceria firmada recentemente pelo Tribunal Regional Eleitoral com a prefeita, Terezinha Baleeiro.

    O posto de atendimento funcionará na sede do Cras. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

    A inauguração do posto faz parte das ações planejadas para realizar o recadastramento biométrico do eleitorado da 90ª Zona.

    Malhada de Pedras inaugura posto de atendimento biométrico

    Foto: Destaque Bahia

  • Coelba implanta novos alimentadores para melhorar a qualidade de Energia em Malhada de Pedras e Rio do Antônio

    Foto: Destaque Bahia

    A Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) está realizando um trabalho de implantação de novos alimentadores que irão proporcionar uma melhor qualidade de energia nos município de Rio do Antônio e Malhada de Pedras. Para isso, toda a rede (no trecho da BA-026 que liga as cidades de Malhada de Pedras e Rio do Antônio) está passando por reeestruturação. De Acordo com informações obtidas pelo Destaquebahia, a previsão é que até o fim do mês a obra seja concluida.

  • Rio de Contas contará com reforço da Operação Verão

    Foto: Destaque Bahia

    A Operação Verão começou este mês e prossegue até o final de fevereiro de 2018. Após ser lançada na quarta-feira (6), mais de 24 mil plantões policiais serão disponibilizados pelo Governo do Estado no período. A ação tem a participação das Polícias Militar, Civil e Técnica, bem como do Corpo de Bombeiros e do Detran. Além da capital, mais de 50 municípios e localidades do interior baiano serão contemplados, entre os quais a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina.

    A estrutura disponível para a operação, que pagará mais de R$ 3,5 milhões em postos extras de trabalho, foi apresentada pelo Secretário Estadual da Segurança Pública em exercício, Ary Pereira de Oliveira. No total, mais de R$ 1 milhão foi investido pelo Governo do Estado na aquisição de veículos para o Detran e Corpo de Bombeiros. Cerca de 23 mil plantões serão destinados para Polícia Militar, que vai atuar na prevenção de crimes com reforços nos municípios que possuem o aumento de fluxo de visitantes. “Nosso policiamento ordinário permanece inalterado. Com a Operação Verão, o Governo do Estado disponibiliza, por meio de escalas extras, recursos para que nós possamos atuar de forma ainda mais intensa nas localidades onde há aumento do fluxo de pessoas”, destacou Ary Pereira.

  • Moradores ficam 'presos' em casa após chover muito em Brumado; ruas estavam sem manutenção

    Foto: Leitor/Destaque Bahia

    A chuva forte registrada em Brumado ontem (quarta-feira) teria vindo em um bom momento se não fosse a situação precária de algumas ruas no município. Os estragos são sentidos um dia depois pelos moradores que estão impossibilitados de saírem de casa.

    Segundo as informações, a prefeitura municipal de Brumado não tem feito a manutenção de muitas ruas do municipio e algumas delas que já estavam precárias acabaram ficando pior, praticamnete intrafegáveis.

    Na Rua Leonídio Macedo Silva, no Bairro Olhos Dágua, a situação também piorou, pois a prefeitura iniciou uma obra de manutenção no local e deixou a mesma parada. De acordo as informações obtidas pelo Destaque Bahia, o setor de infraestrutura da cidade não sabia que a obra tinha parado revelando que o setor  não está fiscalizando o que é feito no municipio.

  • Rogério 157 é preso após tentar suborno e passar por 7 favelas

    Rogério Avelino dos Santos foi preso por volta de 6h desta quarta (06) na favela do Arará, na Zona Norte do Rio. Um dos bandidos mais procurados da cidade, o traficante foi o pivô da guerra que assola a Rocinha desde setembro, após mudar de facção criminosa.

    Cerca de 2.900 homens das Forças Armadas e das Polícias Civil, Militar e Federal foram mobilizados para a operação que prendeu Rogério. No momento da prisão, ele afirmou aos agentes que poderia resolver tudo em 20 minutos, o que foi entendido como uma tentativa de suborno pelos policiais. Após ser detido, Rogério contou que passou por 7 comunidades antes de ser pego: Turano, Fallet, Nova Holanda, Vila Cruzeiro, Jacarezinho, Mangueira e Arará. Todas elas são dominadas pela maior facção do Rio, à qual Rogério se filiou após trair o grupo comandado por Antônio Bonfim Lopes, o Nem, chefe do tráfico na Rocinha que está preso em Porto Velho. Durante as investigações, o Disque Denúncia recebeu mais de 300 informações relacionadas a Rogério, indicando 32 possíveis paradeiros do bandido, incluindo locais da Baixada e na região de Niterói.

    Ao longo do dia, circularam nas redes sociais selfies dos policiais com Rogério feitas depois da prisão. A atitutde dos agentes foi criticada e será alvo de investigação. Logo após a divulgação das imagens, o delegado Gabriel Ferrando saiu em defesa de seus colegas. “A prisão do traficante é muito emblemática e, portanto, foi uma explosão de energia para os policiais. Não vejo isso com grande preocupação”, disse ele.Rogério não é o primeiro chefe do tráfico preso pela polícia do Rio e, provavelmente, não será o último. Resta saber se sua prisão representa um ponto de virada na trajetória da violência no Rio ou mais um episódio isolado. Nos últimos anos, os cariocas já passaram por momentos parecidos como a captura de Nem (2011) e Dênis da Rocinha (1987), sem que essas ações representassem o fim real de uma história triste e recorrente na cidade.(Veja Rio )

    CONTINUE LENDO
  • Palestinos tomam as ruas em protesto contra decisão de Trump sobre Jerusalém

    Centenas de palestinos tomaram as ruas da Faixa de Gaza na noite desta quarta-feira (6), em protesto contra a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. A cidade tem símbolos sagrados para judeus, muçulmanos e cristãos. Os atos foram espontâneos e ocorreram em diversos pontos de Gaza. Os manifestantes queimaram bonecos simbolizando os Estados Unidos e carregavam cartazes contra o presidente Trump. Os militantes do Hamas convocou mais protestos nos próximos dias. O grupo islâmico controla Gaza e os EUA e a União Europeia o reconhecem como organização terrorista. Ao mesmo tempo, embaixadas e consulados dos Estados Unidos em todo o mundo emitiram comunicados alertando sobre a possibilidade de protestos violentos. Na Jordânia, que abriga uma grande população palestina, os EUA disseram que fechariam sua embaixada ao público na quinta-feira e pediram que os filhos de diplomatas fiquem em casa. Oito países que se opõem à decisão de Trump pediram ao Conselho de Segurança da ONU uma reunião de emergência sobre o tema ainda nesta semana. Bolívia, Egito, França, Itália, Senegal, Suécia, Reino Unido e Uruguai protocolaram o pedido, que foi encaminhado ao secretário-geral da ONU, António Guterres. Mais cedo, Guterres disse que "medidas unilaterais ameaçam a chance de paz entre Israel e palestinos", sem citar nominalmente a decisão dos EUA. Para o chefe da ONU, a questão da disputa territorial em Jerusalém deve ser resolvida por meio de negociações diretas entre israelenses e palestinos. "Não há alternativa a não ser dois Estados", disse.

  • Em reunião do CMDRS, Fred Neves fala das dificuldades e da falta de apoio da prefeitura ao homem do campo

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia

    Em reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, ocorrida na manhã de ontem (06), no auditório da Semec em Brumado, o presidente Frederico Maciel de Carvalho Neves 'O Fred Neves', falou das dificuldades encontradas à frente da instituição e criticou a falta de apoio do município, o qual, além de não colaborar com a instituição, não tem dado a mínima importância ao homem do campo, já que nas reuniões, nenhum representante da prefeitura tem estado presente para ouvir as demandas do produtor rural.
          

    Estiveram presentes na reunião a vereada Ilka Abreu e Elias Piau, além de representantes da imprensa e das comunidades rurais.

            

    Veja abaixo o vídeo com a entrevista de Fred Neves ao Destaquebahia.

  • Novo aeroporto conquistense tem nome em homenagem a Glauber Rocha aprovado pela Alba

    O nome do cineasta Glauber Rocha para denominar o novo aeroporto de Vitória da Conquista foi aprovado ontem (05), por unanimidade, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Falta agora a sanção do governador Rui Costa para tornar lei a homenagem ao ilustre conquistense que se projetou internacionalmente como um dos representantes do Cinema Novo brasileiro.
     
    A proposta do nome de Glauber para o novo aeroporto  foi uma iniciativa do deputado Zé Raimundo (PT), que divide a autoria com o deputado Fabrício Falcão (PCdoB). Eles foram motivados a apresentá-la em atenção ao incentivo de conquistenses e do governador, que também é admirador do cineasta.
     
    Para justificar o projeto de lei que elaborou,  Zé Raimundo fez questão de realizar amplo estudo sobre a vida e arte do cineasta, os caminhos e trajetória desta personalidade conhecida por demais no meio artístico e intelectual, com trajetória amplamente difundida nos ambientes acadêmicos, na imprensa especializada e na WEB,. Ao final, defendeu: “A denominação do novo aeroporto com o nome de Glauber de Andrade Rocha é mais uma homenagem a um dos seus filhos ilustres e o reconhecimento da sua extraordinária contribuição para o desenvolvimento e para a história do cinema e da cultura brasileira. Que os futuros passageiros de aeronaves que cheguem a Vitória da Conquista ouçam o seu nome, logo após o da cidade”.





  • BA-142: Caminhão de Ibicoara tomba carregado de batata entre Tanhaçu e Ituaçu

    Na manhã desta quarta-feira (06), um caminhão que seguia sentido a Tanhaçu carregado de batata tombou na altura do quilômetro-15 da BA-142, trecho que liga as cidades de Tanhaçu a Ituaçu. Segundo informações passadas ao Destaquebahia, o caminhão assim como a carga, pertence a fazenda Dois Irmãos, com sede no Distrito de Cascavel em Ibicoara. Um reboque e um guincho da fazenda chegou no local no início desta tarde para realizar a recuperação da carga restante, e a remoção do caminhão. É provável que o acidente supostamente possa ter sido causado pelas péssimas condições da estrada, citada em diversas discussões como uma das piores da região. Diversos acidentes vem ocorrendo no trecho, devido a irregularidade e buracos no asfalto. Vale lembrar que a referida estrada é uma importante via de acesso e escoamento de produção, tanto de Ituaçu quanto de Barra da Estiva e se encontra esquecida pelo governo do estado.

  • Prefeitura de Jânio Quadros promove o segundo  Festival de Gastronomia no município

    A Prefeitura Municipal de Jânio Quadros promove na próxima sexta-feira, dia 8 de Dezembro, o Segundo Festival de Gastronomia, as inscrições já estão abertas na Secretaria de Agricultura ao lado do Bradesco, e as vagas são limitadas, os interessados em participar do curso que acontece nos dias 6, 7 e 8 de Dezembro deverão procurar a Secretaria de Agricultura. Veja a programação.

         

     

  • TRE inaugura postos de atendimento biométrico em Aracatu e Malhada de Pedras em parceria com as administrações municipais

    Foto: Reprodução

    Dois postos de atendimento biométrico serão inaugurados nas cidades de Aracatu e Malhada de Pedras, os quais funcionarão até o dia 31 de janeiro de 2018, em parceria firmada recentemente pelo Tribunal Regional Eleitoral com as administrações municipais.

    Em Aracatu, o posto de atendimento funcionará na Câmara de Vereadores e será inaugurado nesta quarta-feira (6), às 14h. Já em Malhada de Pedras, o posto de atendimento funcionará na sede do Cras e será inaugurado na quinta-feira (7), às 9h. O horário de funcionamento dos dois locais será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

    A inauguração dos postos faz parte das ações planejadas para realizar o recadastramento biométrico do eleitorado da 90ª Zona.

     

  • Manutenção será realizada na estrada entre Maetinga e Vila Mariana

    Foto: Divulgação

    Na manhã de segunda-feira (4) o prefeito de Maetinga, Edcarlos Lima esteve em reunião com o Superintendente da SEI, Dr. Saulo Pontes.

    Na ocasião, o prefeito entregou um relatório fotográfico de uma obra que precisa ser feita com urgência na BA-623 que liga Maetinga a Vila Mariana, dada a proximidade das chuvas e risco de comprometimento da pista. .
    Edarlos Lima informou que está a disposição do órgão para ajudar naquilo que for preciso para garantir a realização do serviço.

  • Duas pessoas são presas por venda ilegal de gás de cozinha em Itatim

    Foto: Destaque Bahia

    A polícia recebeu uma denúncia anônima que no município de Itatim estava ocorrendo uma venda clandestina de gás de cozinha (GLP), caso constatado pela GU e dado a voz de prisão a Eliseu do Amor Divino Borges e Aurelino Carvalho da Silva. No caminhão havia 287 botijões sendo 209 cheios e 78 vazios.

    A empresa responsável pela distribuição dos botijões foi identificada com sede na cidade de Santo Estevão. E apesar de estar regularizada não pode revender botijoes para pessoas clandestinas, sendo considerado como fomentador do comércio clandestino de gás GLP.

    A Agência Nacional do Petróleo (ANP) foi acionada para tomar as medidas administrativas cabiveis contra a empresa em Santo Estevão.

    Os dois foram apresentados na delegacia para as medidas cabíveis e autuados em flagrantes pelo crime do art. 1.inciso I da Lei 8176/91.