• Polícia Militar não está em greve, garante Comandante Geral. Policiamento normal em todo o Estado

    O Comando Geral da Polícia Militar afirma que recebeu a informação de uma greve decretada por um deputado estadual. Trata-se de um movimento político sem a adesão da PM. 

    A Polícia Militar informa que o movimento político tem a intenção de criar clima de insegurança. Isso não será permitido.

    A Polícia Militar da Bahia garante o policiamento ostensivo em todo o estado e tranquiliza a população, que deve manter sua rotina normalmente. Reforça que o responsável pelas operações nas ruas  é o Quartel do Comando Geral, que está pronto para atender a todas as demandas da sociedade.  Adianta ainda que, os policiais que não atenderem suas escalas responderão conforme Legislação Militar.



  • Pescadores apostam em nova moeda para aumentar a renda no sul da Bahia

    A cidade de Canavieiras, no litoral sul da Bahia, terá mais uma moeda circulando no comércio local, além do real, a partir de 2020: é a moex, uma moeda criada por pescadores e marisqueiros que vivem na Reserva Extrativista (Resex) de Canavieiras - uma unidade de conservação federal - e que promete gerar mais renda.

    A moex segue o modelo de moedas sociais que existem no Brasil desde a criação do Banco Palmas (no Ceará, em 1998), pioneiro no sistema de bancos comunitários no país e autorizado pelo Banco Central do Brasil (BC). Em Canavieiras, a instituição financeira responsável pela moex, cujo valor é equiparado ao do real, é o Bamex, que também tem autorização do BC. (Correio)







  • Policiais da 34° CIPM/Brumado proporcionam um presente ao pequeno Wendel que sonha em ser policial

    Policiais da 34ª CIPM/Brumado se comoveram e proporcionaram um presente ao pequeno Wendel, que completou hoje 5 anos de idade.

    Os policias do DPM de Presidente Jânio Quadros souberam que o garoto sonha em ser um PM e que a família não teria condições financeiras para fazer uma festa temática, foram à casa do pequeno, entregaram-lhe o presente e desejaram-lhe um feliz aniversário.

     



  • Caixa anuncia redução de juros do crédito imobiliário

    A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (8) redução de até 1 ponto percentual nas taxas de juros para os financiamentos imobiliários com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE). A menor taxa passou de 8,5% ao ano para 7,5% ao ano e a maior: de 9,75% ao ano para 9,5% ao ano. As novas taxas serão válidas a partir da próxima segunda-feira (14).

    A redução é válida para crédito com saldo devedor atualizado pela Taxa Referencial (TR) no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). (Agência Brasil)



  • Prefeitura de Rio do Antônio realiza eventos em comemoração ao Dia das Crianças a partir desta sexta (08)

    A Prefeitura Municipal de Rio do Antônio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará eventos alegres e divertidos, em comemoração ao Dia das Crianças, a partir de hoje (08) às 18 hora, na Quadra Poliesportiva, em Umbaúba.
    Em seguida em Rio do Antônio na Praça 27 de Julho, dia (10) , às 19h. E por fim Ibitira dia (15) às 19h na Praça.
    “Nossas crianças terão dias inesquecíveis com surpresas que preparamos para elas. E também será uma oportunidade de estreitar vínculos com nossos assistidos e reforçar nosso compromisso com as crianças”, declarou Luamarcia Pereira, Secretária de Desenvolvimento Social.







  • Equipe Team Ribeiro representa Brumado mais uma vez, na Copa Impacto de Jiu Jitsu, em Conquista

    A equipe Team Ribeiro representou mais uma vez a cidade de Brumado, na Copa Impacto de Jiu Jitsu, realizada em Vitória da Conquista, no último domingo (06).

    A equipe foi representada por sete atletas nas categorias adulto, juvenil, infanto juvenil e infantil, conquistando três pódios de 1° lugar, três pódius de 2° lugar e um pódio de 3° lugar.

    Os professores da Team Ribeiro, Fabiano e Everaldo se mostraram satisfeitos com o desepenho e os resultados obtidos pelos alunos, bem como o trabalho que vem sendo realizado nos treinos.

     

     



  • Homem morre em acidente na Fazendola em Rio de Contas

    Um acidente com uma vitíma fatal foi registrado na noite de ontem (07), no povoado de Fazendola, a 22 km do municipio de Rio de Contas.

    Segundo informações obtidas pelo Destaque Bahia, no veículo que capotou estava três pessoas, Emerson de Souza Mafra morreu no local e as outras duas pessoas foram socorridas pelo Samu.

    O corpo de Emerson foi encaminhado para o IML.







  • Receita libera consulta ao quinto lote de restituição na terça-feira

    A partir das 9 horas desta terça-feira (8), estará disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física  (IRPF) 2019. O lote de restituição inclui também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

    O crédito bancário para 2.703.715 contribuintes será realizado no dia 15 de outubro, totalizando R$ 3,5 bilhões. Desse total, R$180.177.859,42 referem-se ao quantitativo de contribuintes com preferência: 4.848 contribuintes idosos acima de 80 anos, 32.634 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.281 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 17.056 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

    Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. (Agência Brasil)



  • Mais uma nova ambulância é entregue ao município de Guajeru

    O prefeito de Guajeru, Gil Rocha recebeu nesta segunda-feira (07), em Salvador, do governador Rui Costa e do secretário de saúde, Fábio Villas Boas, uma nova ambulância para o município.

    A conquista é fruto de emenda parlamentar do deputado federal, Waldenor Pereira. Esta já é a sexta ambulância conquistada na gestão de Gil Rocha, todos os veículos são novos.







  • Sefaz apreende caminhão com etanol irregular

    Um novo caminhão-tanque foi apreendido pela Operação Na Trilha do Álcool por transportar 15 mil litros de etanol irregular. A apreensão ocorreu na BA-093, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no último fim de semana, e soma-se a outras duas ocorridas na semana passada na BR-242, perto da divisa com Goiás. Ao todo, já são 99 mil litros de etanol apreendidos pela operação nas rodovias baianas. 

    A operação tem como objetivo reforçar o controle do fisco estadual sobre a entrada do produto no território baiano. Desta vez, os fiscais da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), com apoio da Polícia Militar, constataram fraudes tanto na mercadoria quanto nos lacres obrigatórios encontrados no caminhão: ambos divergiam do que estava descrito na nota fiscal. De acordo com a nota, o caminhão estaria carregado com dez mil litros de gasolina aditivada e cinco mil de etanol. Os lacres falsos, por outro lado, evidenciam a procedência duvidosa de toda a carga de etanol. 

    A Sefaz-BA analisa ainda se a nota fiscal foi reutilizada, o que também configura fraude. O motorista foi conduzido à delegacia de Simões Filho, onde foi ouvido para apuração no âmbito criminal. O etanol apreendido ficará sob a guarda de fiel depositário até a conclusão das investigações. (Secom)



  • Governo tem suspeita sobre origem de manchas de óleo, diz Bolsonaro

    O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (7) que já há uma suspeita sobre a origem da mancha de petróleo que atinge o litoral do Nordeste desde o mês passado. Segundo ele, o mais provável é que tenha sido um vazamento causado por um navio e que o produto não é produzido e nem comercializado no Brasil. Perguntado, Bolsonaro disse não poder revelar ainda o país de origem do óleo. 

    "O que está constatado é que existe um DNA desse petróleo. Ele não é produzido no Brasil nem comercializado no Brasil. Aproximadamente 140 navios fizeram trajeto por aquela região, pode ser algo criminoso, pode ser um vazamento acidental, pode ser um navio que naufragou também. Agora, é complexo, existe a possibilidade, temos no radar um país que pode ser o da origem do petróleo e continuamos trabalhando da melhor maneira possível não só para dar uma satisfação para a sociedade, como colaborar na questão ambiental", disse na entrada do Ministério da Defesa, após comandar uma reunião de emergência sobre o assunto, que teve a participação dos ministros Fernando Azevedo (Defesa), Ernesto Araújo (Relações Exteriroes), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

    Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal (PF), na semana passada, para apurar a origem da substância. A contaminação também é monitorada por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde o dia 2 de setembro, quando as primeiras manchas foram localizadas no litoral nordestino. 

    Mais cedo, nesta segunda-feira, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve no litoral de Sergipe acompanhando o trabalho de técnicos ambientais. Pelo Twitter, ele informou que já foram retirados do bar cerca de 100 toneladas de borra de óleo.

    Bolsonaro também determinou, por meio de decreto, publicado no último sábado (5), uma investigação sobre as causas e a responsabilidade sobre o derramamento do óleo. No despacho, o presidente determinou que sejam apresentados, no prazo de 48 horas, dados coletados e as providências tomadas sobre o problema ambiental. 

    A investigação envolve a PF, o Comando da Marinha, o Ibama e o ICMBio. As manchas já atingem o litoral de todos os estados do Nordeste e segue se movimentando pela costa brasileira. 

    Incêndios na Amazônia

    A reunião também tratou sobre as queimadas na Amazônia. Segundo Bolsonaro, o trabalho das Forças Armadas tem sido efetivo e reduziu os focos de incêndio na região para uma média histórica baixa. 

    "Devemos ter a menor média dos meses de setembro, bem como a menor média desde o século passado. As Forças Armadas e demais órgãos agiram na hora certa, porque os incêndios e os focos de calor são uma constante na região por vários aspectos", disse.

    CONTINUE LENDO


  • No Senado, Wagner tem o pior desempenho entre baianos e petistas em nº de discursos

    Estreando no Senado Federal neste ano, Jaques Wagner tem tido um desempenho aquém do esperado o que tem decepcionado os próprios aliados. Logo após ser eleito para senador, esperava-se que o petista tivesse uma postura de um opositor contundente ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Mas, nos primeiros nove meses, o que se tem visto é que Wagner tem adotado um tom mais moderado.

    Prova disto é o número de discursos. Em comparação com os senadores baianos Otto Alencar e Angelo Coronel, ambos do PSD, Wagner está bem abaixo. Alencar e Coronel são considerados parlamentares independentes ao governo Bolsonaro, mas não oposicionistas ferrenhos, como se esperava do petista. Além disso, Wagner também tem um desempenho menor no número de discurso ao confrontar com os dados dos outros cinco senadores do PT.

    Levantamento do Bahia Notícias aponta que Wagner subiu à tribuna do Senado sete vezes até o momento. Já Otto e Coronel fizeram 16 e 15 pronunciamentos, respectivamente. Os senadores do PT que mais fizeram discursos foram: Paulo Paim (155), Humberto Costa (80), Paulo Rocha (34), Rogerio Carvalho (28) e Jean Paul Prates (11).

    Em seus pronunciamentos, Wagner tratou de diversos temas, como a decisão judicial que quase transfere o ex-presidente Lula de Curitiba para São Paulo (relembre aqui) e leu mensagens de solidariedades aos países africanos e ao general Villas Bôas após sofrer agressão do pensador Olavo de Carvalho.

    Em nota enviada à reportagem, a assessoria de comunicação de Wagner afirmou que, ao avaliar a atuação dos parlamentares, "deve se considerar as características de cada um e não o número de discursos". "Para ele, há os que se pronunciam mais na tribuna, outros se dedicam mais à articulação política, à atuação nas comissões, à apresentação de projetos de leis, etc. Wagner, reconhecido pelo seu perfil de articulador, considera que os perfis são complementares e que todos são importantes", comunicou.

    CONTINUE LENDO


  • Bahia recebe 30 mil doses de vacina pentavalente; quantidade é insuficiente

    Foto: Reprodução

    O estado da Bahia recebeu 30 mil doses da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria do influenza tipo B. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as doses não são suficientes para a demanda.

    A vacina na rede pública tem como público alvo bebês, que devem tomar três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida.

    A Sesab detalhou que a demanda ideal seria manter um estoque de 198 mil doses para a vacina, para que sejam garantidas três ampolas por sala de vacina durante 22 dias do mês.



  • Cocaína é apreendida com passageiro de ônibus na BR 116 em Vitória da Conquista

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na noite deste domingo (06), aproximadamente 10 quilos de substância com características semelhantes à cocaína, escondidas na bagagem de um passageiro de ônibus interestadual que fazia o itinerário São Paulo (SP) x Maceió (AL).

    O flagrante ocorreu durante uma fiscalização de combate a criminalidade no Km 825 da BR 116, em Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia.

     

    Era por volta das 19h30 quando os agentes deram ordem de parada ao veículo. Durante a abordagem e procedimentos padrões de checagem, os policiais notaram que um dos passageiros demonstrava sinais de nervosismo e contradições na entrevista e, em razão de suas respostas, desconfiaram que ele poderia está transportando algo ilícito.

    Ao inspecionarem minunciosamente os pertences do passageiro foram encontrados 10 tabletes da substância entorpecente, que estavam escondidos em uma mochila de propriedade do ocupante.

    Ao ser questionado, o homem de 22 anos, confessou ser o responsável pela droga e informou que recebeu a cocaína na região do Brás na capital paulista e pretendia levar os pacotes para a cidade do São Sebastião (AL). Que receberia 2.000 reais pelo transporte.

    Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão ao passageiro, encaminhado pelo crime de tráfico de drogas à Delegacia da Polícia Civil e apresentado à autoridade policial.

    CONTINUE LENDO






  • Fortalecendo suas ações na área esportiva, Prefeitura de Brumado patrocina o evento 'Desafio Terra do Minério'

    As ações na área esportiva continuam sendo dimensionadas pela administração “Educar para Libertar”, que vem dando continuidade ao seu planejamento diversificado, onde várias modalidades vêm recebendo incentivos, seguindo a filosofia implantada pelo secretário da pasta, o vice-prefeito Édio Pereira. Um dos destaques é o Ciclismo, que foi uma das vertentes que mais obteve avanços nos últimos anos. Isso ficou mais uma vez patente neste final de semana com a realização de um grande evento ciclístico, o “Desafio Terra do Minério”, onde participaram ciclistas de vários lugares do país, numa competição de alto nível, a qual foi organizada pelo empresário e também ciclista Alguiberto Santos, o “Beto Bike”.

    A Prefeitura de Brumado foi uma das patrocinadoras máster, comprovando o seu compromisso com o esporte. No ato de premiação o prefeito Eduardo Vasconcelos fez questão de estar presente e parabenizar o empresário pelo arrojo em realizar uma prova de tanta envergadura que consolidou o nome de Brumado no cenário do ciclismo baiano. A vereadora Ilka Abreu que faz parte do grupo que apoia a administração e recentemente teve o seu projeto do Dia Municipal do Ciclista aprovado, também esteve presente ao evento.

     

    Fortalecendo suas ações na área esportiva, Prefeitura de Brumado patrocina o evento 'Desafio Terra do Minério'