• Prefeito de Guanambi tem contas aprovadas pelo TCM

    Foto: Divulgação

    As contas da Prefeitura de Guanambi, gestão do Jairo Magalhães, relativas ao exercício financeiro de 2017, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA). O relator foi o conselheiro substituto Antônio Emanuel Andrade. A decisão foi proferida na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (05/12) e aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes no pleno. Em relação às obrigações constitucionais e legais, todos os percentuais de investimentos foram cumpridos pelo município nas áreas de saúde (20,52%), educação (29,18%), Fundeb (99,16%), e despesas com pessoal.

    O prefeito comemorou a aprovação das contas frisando “que compartilha o mérito com a equipe pelo cumprimento dos preceitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e a boa gestão dos recursos públicos”.

    Segundo Jairo, “em um ano em que a grave crise econômica assolou todo o Brasil e diminuiu drasticamente a arrecadação dos municípios, a aprovação das contas, demonstra a forma austera e planejada que tem focado a gestão, assegurando às finanças um rigoroso controle na aplicação dos recursos, nos investimentos públicos, com equilíbrio das contas e melhoria no perfil administrativo, com reflexos diretos na qualidade e ampliação dos serviços públicos que atendem as demandas da população".



  • Brumado: Coelba informa desligamento programado no Bairro Jardim Brasil

    A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no dia 12 de dezembro, das 09h00 às 14h00, no Bairro Jardim Brasil.

    Serão atingidos os seguintes locais:

    AV NOSSA SENHORA DOS VERDES, AV VER ESTHER TRINDADE SERRA, AV VEREADORA ESTHER TRINDADE SERRA, PC DOS TRABALHADORES, RUA AGNELO MEIRA LEITE, PC ARMINDO SANTOS AZEVEDO, RUA ARTUR REVENSTER, RUA ALAGOAS, RUA BAHIA, RUA CEARA, RUA DR OLDACK DE CARVALHO NEVES, RUA GUILHERMINO RIBEIRO, RUA FREDERICO COSTA, RUA MIGUEL MIRANTE, RUA OLDACK DE CARVALHO NEVES, RUA NAIR VIEIRA ANGELICA, RUA SAO JOAO, RUA MIGUEL OLIVEIRA GUIMARAES, RUA WILSON FARANI, RUA VO CONGONHA.

    O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. 



  • Cinco desaparecidos após colisão de aviões militares americanos sobre o Japão

    As Forças Armadas japonesas e americanas procuravam nesta quinta-feira cinco marines dos Estados Unidos desaparecidos após uma colisão entre dois aviões durante uma operação de reabastecimento sobre a costa do Japão, anunciou o governo nipônico.

    Um militar americano foi resgatado e estaria em condição estável, de acordo com o ministro japonês da Defesa, Takeshi Iwaya.

    Um porta-voz das Forças de Autodefesa japonesas afirmou que outro membro da tripulação foi encontrado, mas no momento não há informações detalhadas sobre a situação do marine.

    "Aviões e navios das Forças Armadas dos Estados Unidos e das Forças de Autodefesa do Japão procuram os desaparecidos. Espero que todos sejam resgatados o mais rápido possível", declarou Iwaya.

    Os dois aviões pertencem ao Corpo de Fuzileiros Navais (USMC, Marines) dos Estados Unidos. A colisão aconteceu durante uma operação de reabastecimento em voo, segundo o exército americano.

    Os aviões envolvidos foram um caça F-18, com dois membros a bordo, e um avião de abastecimento KC-130, com cinco ocupantes.

    A pessoa resgatada estava dentro do caça, segundo o ministro japonês. As Forças de Autodefesa mobilizaram nove aviões e três navios para as operações.

    O militar "está sendo examinado pelos médicos competentes na base de Iwakuni", na região de Hiroshima, informaram os Marines em um comunicado.

    "Agradecemos os esforços das Forças de Autodefesa japonesas, que responderam imediatamente na operação de busca e resgate", destacaram os Marines.

    A Guarda Costeira japonesa também participa nas operações de resgate com seis barcos e um avião.

    "As operações de busca e resgate dos seis marines restantes seguem em curso", afirmaram fontes militares americanas, que investigam as circunstâncias da colisão.

    Os aviões decolaram da base aérea dos Marines em Iwakuni e "realizavam treinamentos programados regularmente quando o acidente aconteceu às 2H00 locais (15H00 de Brasília, quarta-feira), indica o comunicado.

    O acidente aconteceu a 100 km da costa do cabo de Muroto, na ilha de Shikoku, sudoeste do Japão.

    As Forças Armadas americanas têm quase 50 mil homens no território japonês.

    Em novembro, um avião da Marinha americana caiu diante da costa da ilha de Okinawa, no sul do Japão, e seus dois tripulantes foram resgatados vivos.

    As forças americanas também tiveram problemas recentemente com seus helicópteros Osprey, que foram obrigados a fazer vários pousos de emergência, sofreram um acidente fatal e quando um pedaço de um dos aparelhos caiu no terreno de uma escola.

    Os incidentes aumentaram a tensão entre entre Washington e Tóquio, dois aliados militares, e motivaram protestos contra o uso dos helicópteros Osprey por parte dos moradores de áreas próximas às bases americanas.(AFP )

    CONTINUE LENDO


  • Câmara de Vereadores de Brumado tem contas relativas a 2017 aprovadas

    As contas da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado relativas ao ano de 2017 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios – TCM com ressalvas, porém sem a necessidade de nenhuma multa ou ressarcimento.

    O presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos que vem realizando um trabalho de muito comprometimento e transparência, observou que a aprovação é resultado do trabalho que vem sendo realizado por sua gestão, que tão logo assumiu a gestão tem se empenhado em gerir os recursos públicos com muita responsabilidade.  

    “Prezamos sempre pelo bem-estar de toda a comunidade e para que possamos alcançar esse intento temos que ter a máxima responsabilidade em gerir os recurso públicos, buscando a realização de benefícios que possam favorecer a um todo”, pontuou Léo Vasconcelos. 



  • Sinal analógico de TV começa a ser desligado em municípios do interior

    Foto: Divulgação

    O sinal analógico de TV começa a ser desligado hoje (5) em municípios das regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. A medida vai atingir cerca de 80 municípios. De acordo com o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), responsável por acompanhar o desligamento do sinal analógico no país, o prazo vai até o dia 12 deste mês no caso de alguns municípios.

    O grupo decidiu estender os prazos onde ainda não foi atingido o percentual mínimo de 90% dos domicílios com sinal digital. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que coordena o Gired, “a análise da curva de tendência dos municípios que ainda não atingiram a condição para o desligamento permite concluir que o percentual necessário poderá ser alcançado em poucos dias”.

    Entre as cidades que terão o sinal analógico de TV desligado estão: Campina Grande (PB), Feira de Santana (BA), Uberaba (MG) e Vitória da Conquista (BA), com desligamento no dia 5; Blumenau (SC), Caruaru (PE), Imperatriz (MA), Rondonópolis (MT), Santa Maria (RS), Uberlândia (MG), Jaraguá do Sul (SC), Joinville (SC) e Juiz de Fora (MG), onde o desligamento termina 17; Dourados (MS), Governador Valadares (MG), Mossoró (RN), Marabá (PA), Parnaíba (PI) e Petrolina (PE), cujo desligamento termina no domingo (09).

    No último dia 28, foi desligado o sinal analógico no oeste do Paraná e sul do Rio Grande do Sul. Na mesma data, teve início o desligamento no interior do Rio de Janeiro e no interior de São Paulo, cujo término está marcado para 12 de dezembro.

    Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.

    Antes da liberação, será feita uma campanha de mitigação para informar a população sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital. O período de mitigação dura, em média, 30 dias. Após o término desse processo, a Anatel libera o uso da  faixa de 700 MHz.

    "Os beneficiários de programas sociais do governo federal (como  Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica) têm direito ao recebimento de um kit gratuito (com antena e conversor). Os beneficiários devem agendar a retirada do kit no site http://www.sejadigital.com.br/home ou ligar no 147. Serão distribuídos 280 mil kits no mês de novembro", informou a Anatel.

    CONTINUE LENDO


  • PGR denuncia irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima por peculato

    Foto: Reprodução

    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, protocolou hoje (5) denúncia contra o deputado federal Lúcio Vieira Lima, seu irmão e ex-ministro Geddel Vieira Lima, a mãe deles, Marluce Vieira Lima, e outras cinco pessoas pelo crime de peculato. Segundo a denúncia, há provas documentais e testemunhais que comprovam que a família Vieira Lima se apropriava de até 80% dos salários de secretários parlamentares, sendo alguns funcionários fantasma da Câmara dos Deputados.

    Somados, os valores desviados no caso das nomeações indevidas ultrapassam R$ 5,2 milhões.

    A denúncia será analisada pelo ministro Edson Fachin, relator do caso no STF.

    Na acusação, Dodge requereu que os envolvidos respondam por peculato, com pena acrescida pelo número de vezes em que o crime foi praticado, o que, só no caso de Lúcio, ocorreu 520 vezes. A PGR também pediu que os envolvidos devolvam aos cofres, públicos por danos materiais, o valor a ser corrigido monetariamente desde a data do recebimento indevido. Também deverá ser ressarcidfo o pagamento de indenização por danos morais em valor equivalente ao dobro do total desviado. A procuradora-geral pediu que seja decretada a perda da função pública dos acusados que ocupam cargo ou emprego público ou mandato eletivo.



  • A Taisan Auto está comprando veículos usados; traga já o seu e faça uma avaliação

    Foto: Divulgação

    Se você deseja vender seu veículo usado, a Taisan Auto é o lugar certo. Leve seu veículo usado para uma avaliação e tenha certeza de está realizando um bom negócio. 



  • Comitê de execução do Plano de Saneamento Básico de Aracatu cancela evento por conta das chuvas

    Foto: Destaque Bahia

    Comitê de execução do Plano de Saneamento Básico de Aracatu, cancelou o evento por conta das fortes chuvas que caíram sobre o município

    De acordo com o comitê, os o eventos setoriais, marcados pra os dias 04 a 07 de novembro, teve que ser cancelado pelo grande volume de chuvas que caiu sobre o município nos últimos dois dias, impossibilitando a visita dos técnicos na zona rural.

    O comitê informou que data do evento foi remarcada para segunda semana de janeiro, entre os dias 14 a 17.



  • Homem morre e dois ficam feridos após carro cair de ponte de 15 metros em acidente na Bahia

    Foto: Divulgação | PRF

    Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas após o carro em que estavam cair de uma ponte de 15 metros, depois de ser atingindo por um outro veículo, na BR-407, na zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia.

    O acidente aconteceu na segunda-feira (3), mas as informações foram confirmadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quarta (5).

    Segundo a PRF, um carro de passeio com três pessoas freou bruscamente, na altura da região conhecida como Massaroca, após ser atingido por lama jogada por um veículo que estava no sentido contrário da pista.

    Um terceiro carro não conseguiu parar o veículo e bateu no fundo do veículo que freou bruscamente na pista. Com o impacto da batida, o carro foi lançado contra a mureta de uma ponte e caiu de uma altura de 15 metros.

    Na queda, um dos homens foi atirado sobre uma pedra e morreu no local. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Juazeiro. Não há informações sobre o sepultamento.

    As outras duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram atendidas no local por bombeiros militares. Não há informações sobre os ocupantes dos outros veículos.







  • CRAS Sá Doninha de Aracatu realiza campanha em defesa da mulher

    O Centro de Referência de Assistência Social de Aracatu (CRAS) realizou durante os dias 29 e 30 de novembro, encontros com mulheres na comunidades rurais da Lagoa do Sal e Adobo, em apoio a Campanha Mundial “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra as mulheres em todo o mundo. 

    A mobilização realizada nas comunidades rurais, tiveram o objetivo de propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. De acordo com a Coordenadora do Cras, Deise Amorim, as mulheres, puderam opinar, dialogar e expor situações do dia a dia e às várias formas de violência contra a mulher, além de relatarem a trajetória dos movimentos sociais que lutam em favor dos direitos.

    CRAS Sá Doninha de Aracatu realiza campanha em defesa da mulher

    A campanha "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres" em escala mundial inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, a 10 de Dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Porém no Brasil a campanha da início no dia 20 de novembro, instituído Dia Nacional da Consciência Negra, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra.



  • Polícia baiana desmonta esquema que movimentava R$ 2 milhões por mês

    Foto: Alberto Maraux

    A megaoperação 'Guerra e Paz', deflagrada nesta quarta-feira (5) pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil e pela Superintendência de Inteligência da SSP, desmontou um esquema que movimentada R$ 2 milhões em drogas por mês. O resultado da ação policial foi apresentado no final da manhã, na sede da Coordenação de Operações Especiais (COE), no Aeroporto. 

    Roberto dos Santos, 36 anos, o 'Beto', liderava a organização criminosa com base no Bairro da Paz. Alvo principal da ação integrada, ele foi alcançado em Villas do Atlântico, no condomínio Intervillas, moradia de alto padrão, na cidade de Lauro de Freitas. No momento em que equipes da COE chegaram na casa, Beto correu para um dos cômodos e reagiu atirando. Foi socorrido, encaminhado para o Menandro de Faria, mas não resistiu.

    Com o chefe da organização foram apreendidos uma pistola fabricada na Rússia calibre 9 mm, carregador, munições, um veículo modelo Spin e documentos falsos (RG, CNH e Título de Eleitor) em nome de Marcos Silva Machado.

    Na casa foi cumprido ainda o mandado de prisão contra Jucileide Pereira Vieira, 29, esposa de Beto. Ela fazia parte do núcleo econômico da quadrilha e agilizava a lavagem do dinheiro adquirido com o repasse de drogas. Estabelecimentos de fachadas (salão de beleza, lojas de artigos infantis, comércio de bijouteria e locação de imóveis) eram utilizados para validar os recursos ilícitos.


     

    Polícia baiana desmonta esquema que movimentava R$ 2 milhões por mês

    Foto: Alberto Maraux

    Mandados e confrontos


    No Bairro da Paz foram localizados Jucilene Pereira Vieira, 33, a 'Fia', Jaqueline Pereira Vieira, 20, ambas irmãs de Jucileide, Hermínio Oliveira Moreira, 43, Cristiano Cândido dos Santos, 40, Bárbara Santana Barreto, 30, Elias Cunha Braz, 33, Luan Almeida dos Santos, 18, Silvano Sena dos Santos, 25, Cristiano Timóteo do Nascimento, 32, Cleiton Couto Pinto, 22, Rodrigo Pereira Neri, 26, Eliseu Silva do Nascimento, 21, e Joilma dos Santos Reis, 26, todos presos por determinação judicial.


    Nos cumprimentos de mandados de prisão de Darlan Oliveira da Silva, 25, Leandro de Jesus Ramos, 28, e Rodrigo Conceição dos Santos, 29, houve confronto. O trio foi socorrido para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu.

    "Estamos com as equipes ainda em campo e monitorando outros possíveis alvos. Importante ressaltar o apoio do SI da SSP. Trabalho primoroso e reforça o combate ao tráfico em 2018", destacou o diretor do Draco, delegado Marcelo Sansão.

    A ação resultou ainda na apreensão de quatro pistolas, um revólver, cerca de 50 kg de maconha e crack, R$ 17 mil  e três veículos (dois carros e uma motocicleta). A cadela Funk, da raça Cocker Spaniel, pertencente à Coordenação de Operações com Cães da COE indicou a localização da droga, que estava enterrada. 

    "Foram quase 500 dias de investigação e a Polícia Civil precisa ser parabenizada pelo excelente levantamento dos alvos. Essa é a resposta do estado. Não permitiremos que criminosos mandem em bairros", afirmou o comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel Humberto Sturaro.

    Pela Civil, além do Draco e da COE, os departamentos de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), de Polícia do Interior (Depin), de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Metropolitana (Depom) e da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) participaram da ação. 

    Já a Polícia Militar atuou nos cumprimentos com policiais do  Comando de Policiamento Especializado, através do Setor de Inteligência, Batalhão de Choque (BpChq), Grupamento Aéreo (Graer), Esquadrão Águia, além da Rondesp Atlântico e da 15ª Companhia Independente (Itapuã). 

    A ação também contou com informações da Superintendência de Inteligência da SSP, através do Disque Denúncia, Laboratório Contra a Lavagem de Dinheiro, coordenações de Inteligência e de  Operações e com o trabalho do Departamento de Polícia Técnica.

    CONTINUE LENDO


  • Abertura do Campeonato Municipal de Futebol é realizada em Malhada de Pedras

    Foto: Destaque Bahia

    A prefeitura Municipal de Malhada de Pedras vem fazendo um trabalho exemplar para o fortalecendo as práticas esportivas e sociais do município. Diversas ações já foram realizadas em todas as áreas, buscando a inclusão e o incentivo a vida social dos malhada-pedrenses. Foi realizada no último sábado (01) a abertura do campeonato Municipal. 

    Abertura do Campeonato Municipal de Futebol é realizada em Malhada de Pedras

    Foto: Destaque Bahia

    O evento contou com apresentação de desfile com a fanfarra da cidade até o Estádio Minhocão. Foi realizada também a apresentação dos times e ao jogo de abertura, com entrega dos uniformes a todos os times, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB).

    Veja o Vídeo:



  • Conferencia do Plano Municipal de Saneamento Básico será realizado em Guajeru

    Será realizado em Guajeru nesta sexta-feira (07), a Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico. A conferência tem como objetivo levantar um diagnóstico do saneamento básico do município, verificando as deficiências e necessidades. Assim, pode-se planejar objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para o estabelecimento e propagação do acesso aos serviços pela população. Assim, o plano atua como uma ferramenta estratégica de gestão para as prefeituras, titulares do serviço.

    A sua colaboração é essencial para a construção do planejamento de mudanças no município. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores do Município a partir das 08hrs da manhã. Participe!



  • Fortes Chuvas faz rio transbordar e interditar parte da BR - 030, entre Brumado e Sussuarana

    Como era previsto as chuvas fortes continuam caindo na região do sudoeste baiano e feito ruas de muitas cidades alagarem e rios transbordarem. Na manhã desta quarta - feira (05), uma das importantes rodovias que liga Brumado ao Município de Tanhaçu (BR - 030), próximo a entrada do distrito de Umburanas, ficou temporariamente com o tráfego interrompido devido o rio "Riachão" transbordar, e a água passar por cima da ponte. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada para averiguar a situação. Veja o vídeo.



  • Lava Jato: Nova fase investiga organização criminosa que agia na Petrobras

    A mais nova fase da Operação da Lava Jato foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (5), e investiga a organização criminosa estruturada que, de acordo com a Polícia Federal (PF), agia para lesar a Petrobras na área de trending. Há 11 mandados de prisão preventiva, que é por tempo indeterminado, e 26 de busca e apreensão no Rio de Janeiro (RJ) e um em Petrópolis (RJ).

    Até o momento, cinco pessoas foram presas. Dez mandados de prisão devem ser cumpridos.

    Nesta fase da investigação policial foi possível delinear a existência de organização criminosa estruturada e atuante no sentido de lesar a Petrobras, especialmente em sua área de trading, onde são realizados os negócios de compra e venda de petróleo e derivados para ou da Petrobras por empresas estrangeiras. 

    Além disso se verificou também indícios de irregularidades na realização de negócios de locação de tanques de armazenagem da ou para a Petrobras pelas mesmas empresas investigadas.

    Todos estas operações ocorriam de forma a viabilizar o pagamento de vantagens indevidas a executivos e ganhos acima dos praticados no mercado para estas empresas. 



Estamos nas redes sociais