• 19ª DIRES realizará audiência pública sobre dengue

    Compareça e contribua com suas propostas / Foto: Reprodução

    Acontecerá na câmara de vereadores de Brumado, nesta terça-feira (13), uma audiência pública sobre a dengue, com inicio as 19:30. Realização, 19ª DIRES/SUVISA/DIVEP/SESAB.

    Os palestrantes serão,  Drª. Alcina  Marta de S. Andrade ( superintendente da SUVISA/SESAB) e a Drª. Maria Aparecida Figueiredo ( diretora da DIVEP/SESAB) Serão abordados os temas: Prevenção, Controle e Tratamento da dengue. 

     

  • Pacotão do Fla: emoção de Elias, gol mal anulado, lençol e recado a Walter

    Theobald / Agência O Globo

    Rubro-negros lotam o Maracanã e empurram a equipe rumo à sexta final de Copa do Brasil. Ao término do jogo, jogadores do Flamengo deitam e rolam no gramado
     

    O começo assustou, com o Goiás saindo na frente logo aos quatro minutos de jogo, diminuindo a vantagem rubro-negra obtida no Serra Dourada. Mas com o apoio da torcida (56.224 pessoas compareceram ao Maracanã), o Flamengo virou ainda no primeiro tempo, gols de Hernane e Elias, derrotou o Esmeraldino por 2 a 1 e se classificou para a final da Copa do Brasil (veja os melhores momentos do duelo no vídeo ao lado). O adversário será o Atlético-PR, que eliminou o Grêmio na outra semifinal. As partidas acontecem nos dias 20 e 27 de novembro, com a grande decisão sendo realizada no Rio de Janeiro.

    Os destaques do Fla no jogo foram exatamente os dois principais jogadores do time até então na temporada: Hernane e Elias. O atacante marcou seu 32º gol no ano, o 15º em 14 jogos no Maracanã, e se isolou ainda mais na artilharia da Copa do Brasil, com sete gols. O Brocador, porém, teve um gol mal anulado. Já o camisa 8 rubro-negro voltou a ter uma atuação destacada após um período em baixa, e ressaltou o apoio recebido por conta do problema de saúde do filho Davi.

    Um lençol de Léo Moura, o show dos rubro-negros na arquibancada e a resposta bem-humorada dos jogadores a uma provocação de Walter completam o pacotão. Confira.


    a torcida
     

    Como de costume, a torcida do Flamengo não poupou seus pulmões para incentivar a equipe. Nem mesmo o gol marcado pelo Goiás aos quatro minutos do primeiro tempo foi capaz de calar os rubro-negros presentes no estádio (ao todo 56.224 pessoas compareceram). Entoando seus tradicionais cânticos como "festa na favela" e provocando os rivais cariocas, principalmente o Vasco, a "nação" brilhou, segundo afirmou o lateral-esquerdo André Santos:

    - Nossa torcida faz a diferença e mais uma vez mostrou isso hoje. O torcedor do Flamengo é maravilhoso.

    a gozação

    Mesmo fora dos dois duelos entre Flamengo e Goiás pela Copa do Brasil, o atacante Walter foi uma das figuras centrais dos confrontos válidos pelas semifinais. Antes da partida de ida, realizada em Goiânia na última semana, foi divulgado na internet um vídeo do jogador afirmando que iria "deitar e rolar" em cima do Rubro-Negro. Os jogadores cariocas usaram a declaração como forma de motivação e, ao final do jogo desta quarta, deitaram e rolaram no gramado do Maracanã em clara provocação ao artilheiro goiano.

    a homenagem

    A mobilização para homenagear o pequeno Davi, filho do volante Elias, havia começado ainda ates de a bola rolar. Através de redes sociais, a torcida do Flamengo prometeu e cumpriu. No momento em que tradicionalmente os atletas são homenageados um a um, os rubro-negros entoaram o nome do garoto e causaram emoção no jogador do Fla. Alguns torcedores inclusive formaram os dizeres "saúde, Davi" com letras nas cadeiras superiores do setor Sul. Mas não era tudo. Aos 23 minutos da etapa inicial, Elias recebeu passe próximo à grande área e soltou um petardo para marcar o segundo gol dos cariocas no jogo. Na comemoração, mais homenagens para Davi. O volante colocou a mão em forma de concha sobre o nariz e a boca, em alusão a uma máscara de hospital. Festa dupla para o garoto, que já teve alta do hospital e conclui em casa a recuperação de uma pneumonia.   
     

    O Fla venceu por 2 a 1, mas a diferença poderia ter sido ainda maior não fosse um impedimento mal marcado pela arbitragem. Aos dez minutos do segundo tempo, Elias recebeu bola na direita e cruzou rasteiro para o meio da área. Hernane, no segundo poste e em posição legal - o zagueiro goiano Rodrigo dava condições -, empurrou para o fundo da rede e marcou o que seria seu 33º gol na temporada, mas o juiz Leandro Vuaden invalidou o lance. Caso o gol fosse confirmado, o Brocador assumiria a liderança isolada entre os principais artilheiros do país, ultrapassando Magno Alves, do Ceará, que possui 32, assim como o atacante do Flamengo. 

    O drible

    O relógio marcava 12 minutos do segundo tempo quando Leonardo Moura tabelou com Carlos Eduardo na ponta direita e, na sequência, aplicou um belo chapéu no lateral-esquerdo goiano Mário Sérgio. O drible foi um dos poucos realizados na partida, que foi marcada pela forte marcação de ambas as equipes. Ao todo, foram 76 desarmes e 24 roubadas de bola, com destaque para os zagueiros Wallace e Rodrigo, responsáveis por 11 e 10 desarmes, respectivamente.

     

  • Procedimento de entrega de intimação leva advogado a acionar corregedoria

    Na manhã desta quarta-feira (06), o advogado Dr. Cléio Diniz, em entrevista ao Desatquebahia, falou de sua indignação, com relação a forma como o seu pai foi tratado,ao receber uma intimação em sua residência, a qual foi entregue por três pessoas em uma viatura da policia civil 

     
    Segundo o advogado, seu pai pediu para as pessoas que foram levar a intimação, que esperassem um pouco, até a chegada de seu filho, para orienta-lo melhor. Ainda segundo Cléio, nesse momento, seu pai foi, "abordado de forma rude a nível de pressão, demonstrando a pressão que foram fazer na verdade a um senhor de quase 80 anos," Diniz, continua o relato dizendo que falaram para seu pai que não iriam esperar ninguém, muito menos advogado,  "não estamos aqui para esperar ninguém, muito menos advogado, se você quiser receber, receba, se não, é problema seu."  "Essa foi a forma como trataram o meu pai, rude, grotesca, sem educação e sem respeito a propriedade na qual eles estavam," disse Cléio.
     
    A nossa reportagem esteve na delegacia na tarde de hoje (06), para falar a respeito do caso com delegado de plantão Dr. Orlando. Ele nos informou que não tinha conhecimento do fato, e que ficou sabendo apenas que alguém esteve na delegacia e registrou uma queixa contra o pai do advogado Dr. Cléio Diniz. Com relação a quem levou a intimação e a forma como procederam, isso ele não sabia dizer. Segundo o Delegado, Dr. Cléio foi orientado a procurar o Delegado titular.
     
    Ouça na integra a reportagem com o advogado Dr. Cléio Diniz. 

  • Ministério Público identifica novo caso de adulteração do leite no RS

    Litros de soda cáustica foram apreendidos em Três de Maio (Foto: Juarez Sant'Anna/MP) / Fonte: G1

    O Ministério Público identificou um novo caso de adulteração do leite no Rio Grande do Sul. Um transportador com sede no município deTrês de Maio,  no Noroeste, adicionava produtos químicos para recuperar o leite que estava vencendo. Se o produto passasse da validade, ele adicionava água oxigenada para estabilizar a carga e entregar na indústria. Se identificava acidez elevada, o produto adicionado era a soda caustica.



    Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Três de Maio e Nova Candelária. Foram apreendidos também documentos e notas fiscais. Ninguém foi preso. O grupo, que era liderado por um empresário de 31 anos, comprava leite prestes a vencer por preço até 50% inferior ao do mercado e, após a manipulação com água oxigenada, repassava para a indústria. O produto elimina as vitaminas A e E e, em altas concentrações, prejudica a flora intestinal.



    O promotor Mauro Rochemback disse que a empresa LBR, que representa a marca Bom Gosto noRio Grande do Sul, identificou o problema ao receber o produto e acionou o Ministério Público. A partir daí, a investigação em cima deste transportador se iniciou.



    "Não temos como afirmar que este produto tenha chegado até a população. A indústria está mais criteriosa com a fiscalização dos produtos. Identificou a mistura, não recebeu a carga e nos avisou", disse ao G1 o promotor.



    Segundo o Ministério Público, três relatórios de um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura apontaram presença de água oxigenada, o que é proibido pelas normas da Anvisa. De acordo com os laudos de carga de leite da Laticínios Bom Gosto, duas delas, transportadas pelo Transportes Reidel & Dias Ltda, foram rejeitadas em 12 e 15 de outubro devido à presença de peróxido de hidrogênio.



    A Comércio de Laticínios Mallmann Ltda rejeitou uma carga em 14 de outubro. No laudo, a empresa afirma: “lembramos que análise positiva para peróxido de hidrogênio é fraude. Por meio da adição de peróxido de hidrogênio (Água Oxigenada), uma ação fraudulenta ao leite, busca conservar suas propriedades físico-químicas, inibindo o desenvolvimento de microrganismos contaminantes. Esse tipo de fraude mascara deficiências da higiene nas etapas de ordenha, acondicionamento e transporte”.



    Conforme o promotor, o leite que era rejeitado pela indústria era repassado para queijarias. Três queijarias já receberam ação do Ministério Público e da Secretaria da Saúde nos últimos dias. Duas foram totalmente interditadas, em Imigrantes do Sul e Ipiranga do Sul, respectivamente. Outro estabelecimento, em Santiago, ainda não sofreu ação de interdição.



    Mauro Rochemback disse que foram encontrados no depósito onde o transportador fazia a adulteração do leite diversos produtos químicos, como sal de cozinha, soda cáustica e outro que servia para testar a acidez do leite. Também foram apreendidos três caminhões e três resfriadores, equipamento que só é permitido para produtores de leite e indústria, não por transportadores. Segundo o promotor, a Justiça entendeu que apenas recolhendo os produtos acabaria com a ação criminosa, não precisando tirar a liberdade de ninguém, pelo menos por enquanto.



    Devem ser denunciados por associação criminosa e lavagem de dinheiro o empresário, de 31 anos, a esposa dele, de 32 anos, que sabia da atividade e adquiria produtos com o dinheiro do crime, e dois sobrinhos, que eram os motoristas. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Nova Candelária, onde morava um dos motoristas.



    "Recebemos este novo caso de adulteração com espanto. É inadmissível que isso ainda esteja acontecendo depois de tudo que foi identificado nas outras operações. Ainda há transportador adulterando o leite. Isso é a prova da ganância em detrimento à população", disse o promotor.

  • Macarani: Justiça afasta prefeito e vice-prefeita

    Foto e fonte: Blog do Anderson

    Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) afastou nesta quarta-feira (6), Antônio Carlos Macedo (PMDB) e Elza Soares dos cargos de prefeito e vice-prefeita de Macarani, respectivamente. A decisão veio por conta de investigações que apontam irregularidades nas últimas eleições municipais. O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Jorge Sousa Novato (PR), assumiu a Administração Municipal. O prefeito Carlinhos, como é conhecido o peemedebista, ainda anão se pronunciou sobre o fato.

  • Barra do Choça: Polícia  estoura boca de fumo

    Foto: Reprodução / Fonte: Blitz Conquista

    Por volta das 15h desta quarta-feira, 06, policiais militares da 79ªCipm e investigadores da Polícia Civil estouraram uma “boca de fumo”, na Av. Goiás, no bairro Ouro Verde, na cidade de Barra do Choça.

    De acordo com a polícia, os traficantes conseguiram fugir. No local foram encontrados 90 papelotes de maconha, R$ 200, uma espingarda, uma motocicleta e uma bicicleta.

    Durante as investigações a polícia descobriu que os traficantes estavam aliciando menores para comercialização da droga. Todo material apreendido foi apresentado na delegacia da cidade.

  • Prefeito paranaense renuncia por não conseguir 'combater corrupção'

    Foto: Reprodução / Fonte: O Estadão

    O prefeito de São Jorge D'' Oeste (457 quilômetros de Curitiba), Lorimar Luiz Gaio (PV), renunciou nesta quarta-feira, 06, após 308 dias de mandato. Ele entregou à Câmara de Vereadores uma carta de renúncia em que dizia ser "incapaz" de combater a corrupção na cidade. "Tenho trabalhado dia e noite neste curto espaço que ocupei em tão nobre função, pois sempre desejei um município livre da corrupção e injustiças, mas me sinto incapaz de exercer tal função", disse o ex-prefeito, que controlava um município com orçamento previsto de R$ 31 milhões neste ano.

     

    A saída inesperada de Gaio, porém, pode estar relacionada a ameaças de mortes recebidas pelo filho Daniel Gaio, 19, neste ano; quando chegou a registrar, em abril, um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Chopinzinho. Naquele período, ele pediu à Secretaria de Segurança a entrada no programa Paraná Provita, para dar mais segurança à família, pois acreditava que as ameaças de morte poderiam estar relacionadas às questões políticas.

     

    O vice-prefeito, Gilmar Paixão (PT), que deverá assumir o cargo, ainda não se pronunciou e a data de sua posse continua indefinida, o que deve acontecer somente após uma reunião com os vereadores locais.

     

    Em sua carta de renúncia, Gaio não cita quais os casos de corrupção acontecem em São Jorge d''Oeste. E desde a entrega do documento, está incomunicável. 

    Leia na íntegra a nota enviada pelo prefeito à Câmara 



    "Venho através desta, comunicar a esta casa de leis, o meu pedido de renúncia ao cargo de Prefeito do município de São Jorge D´Oeste. Tenho trabalhado dia e noite neste curto espaço que ocupei tão nobre função, pois sempre desejei um município livre da corrupção e injustiças, mas me sinto incapaz de exercer tal função. Deixo o cargo a mim conferido, com minha consciência tranquila e em nada, absolutamente em nada, me envergonho nesta curta trajetória política, enfatizo ainda, que minha decisão é de caráter pessoal. Por fim, agradeço o apreço que recebi da população e dos colegas servidores, deixando o meu respeito ao companheiro Gilmar Paixão, meu vice, pessoa maravilhosa que aprendi admirar. Retorno à minha vida simples de agricultor, profissão que eu muito amo, acreditando ainda, que posso, de outras maneiras, como cidadão de bem, contribuir para um município melhor. Agradeço de todo coração a confiança, o respeito e o carinho de todos. Despeço-me de todos, com a certeza do dever cumprido, pois trabalhei e dediquei-me pelo bem do povo de São Jorge D´Oeste, de igual maneira, desde o primeiro dia do meu mandato até o dia de hoje.

    Atenciosamente,  LORIMAR LUIS GAIO Prefeito de São Jorge D´Oeste.

  • Engenheiro da Embasa que morreu em queda de prédio estava em tratamento de saúde

    Foto: Reprodução / Fonte: Jornal O Eco Online

    O engenheiro da Embasa, Valfredo Lojeto Caitité, que morreu na manhã desta quarta-feira (6), após ter se jogado do 7° andar do prédio do Centro Médico Altamirando da Costa Lima, estava em tratamento de saúde. Segundo informações o engenheiro estava sendo acompanhado por um psiquiatra e afastado das suas funções laborais na empresa.
     
    O mesmo foi submetido a cirurgia cardiaca no estado de São Paulo e não evoluia bem (SIC), o que pode ter contribuido para a pratica do suicídio.
     
    A unidade do SAMU 192 chegou a se deslocar até o local, mas o engenheiro já tinha chegado a óbito. O corpo foi periciado no local pela policia técnica e encaminhado para o IML para realização de necrópsia.

  • Duas mulheres se envolvem em acidente no centro da cidade

    Os veiculos tiveram alguns danos, já as condutoras saíram ilesas

    Dois veículos se chocaram hoje pela manhã no centro da cidade, em uma pequena rotatória que fica em frente a uma loja de confecções.
    Um Fox  que era conduzido por uma mulher que preferiu que não ter o seu nome divulgado, colidiu com a traseira de um veiculo Onix, que também era conduzido por outra mulher.
    Ambas não sofreram não sofreram nenhum tipo de lesão, apenas o veiculo Onix teve alguns danos com a colisão.
    Segundo a mulher que dirigia o Fox,  o carro pareceu ter perdido o freio e por isso acabou causando o acidente.

    Os agentes do DTTU foram acionados e se deslocaram até o local para controlar o trânsito e registrar a ocorrência. CURTA - NOS:

  • Suspeitos são abordados pela policia no centro da cidade após atitude suspeita

    Os dois suspeitos foram conduzidos a 20ª Coorpin / Destaquebahia.com.br

    Ao fazer a ronda na manhã desta quarta-feira (06), no centro da cidade, a policia militar deparou-se com dois indivíduos que ao perceberem a presença da viatura, agiram de forma  suspeita. Eles caminhavam juntos e tentaram rapidamente se separar ao avistarem a guarnição.


    O fato fez com que a policia realizasse a abordagem de rotina, e conduzisse os suspeitos até a delegacia para averiguação. Logo após ficou constatado que um deles já havia sido preso por atos delituosos. A policia militar intensifica as rondas no centro da cidade, tendo em vista que se aproxima as festas de fim de ano.

     

  • Falsos dentistas são presos em Diadema

    Foto: Reprodução / fonte G1 / São Paulo

    Dois suspeitos de trabalhar irregularmente como dentistas foram presos em Diadema, no ABC, na tarde de terça-feira (5). Eles chegavam a atender até 15 pessoas por dia. Eles vão responder por exercício ilegal da profissão e por porte ilegal de munição.


    O consultório funcionava no quarto de uma casa bastante suja. Os aparelhos usados no atendimento dos pacientes ficavam em cima de uma cama.


    No espaço, não havia nenhum equipamento para esterilização dos equipamentos. A polícia disse que os suspeitos cobravam R$ 75 por cada consulta. Seis balas de revólver também foram apreendidas na casa.

  •  Dia Nacional Da Consciência Negra

    Retrato da discriminação e Zumbi – líder do quilombo

    No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.



    O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.



    Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.



    Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.



    Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.



    O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.



    Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.



    Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa. Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.



    O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

     

    Por Jussara de Barros
    Graduada em Pedagogia

  • Governo do estado assina contrato para construção de frigoríficos em Bom Jesus da Lapa, Valença e Remanso

    Foto: Reprodução / Fonte Conquista News

    O secretário Estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, consolidou na manhã desta terça-feira (5), por meio de assinatura de contrato com as empresas ganhadoras da concorrência pública, o processo de construção de três novos matadouros frigoríficos nos municípios baianos de Valença, Remanso e Bom Jesus da Lapa. Essas unidades terão capacidade para abater de 100 animais/dia.  As três novas unidades somam-se à de Morro do Chapéu, cuja empresa ganhadora de licitação já assinou o contrato.

     

    Além destes, mais nove frigoríficos de menor porte, com capacidade para abater 30 animais/dia serão construídos no estado e estão em processo final de contratação. Os recursos totais que serão aplicados para a construção dos 13 frigoríficos são da ordem de R$ 44 milhões, sendo aproximadamente R$ 15 milhões de recursos federais (MDA/MAPA) e R$ 29 milhões de verba estadual, para a execução das obras e compra de equipamentos.

     

    Os frigoríficos serão construídos com planta padrão, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), que se tornou referência nacional. Esse modelo foi disponibilizado pela Seagri para todas as secretarias estaduais de Agricultura do Brasil. A Bahia possui hoje 33 frigoríficos funcionando e mais 20 estão em processo de construção.

  • Duas pessoas ficam feridas em acidente automobilístico na BR-263, em Conquista

    Fonte e foto: Blog do Anderson

    Um acidente automobilístico no quilômetro 89 da BA-263, em Vitória da Conquista, deixou duas pessoas gravemente feridas. De acordo com informações de testemunhas, o Tiida (NZP-5356 | Vitória da Conquista / BA) teria perdido o controle, invadido uma fazenda às margens da rodovia, capotando em seguida. O acidente aconteceu no final da tarde de ontem (05).

     

                                           

    Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com apoio da Emergência da Via Bahia, realizaram os resgates encaminhando as vítimas (O condutor Vlademir Souza Souza, 31 anos, e carona, Paloma Rodrigues Souza, 21) a hospitais da cidade. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.

  •  Alab cobra no Legislativo efetivação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico

    A ALAB luta pela efetivação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico Cultural, Paisagístico e Ambiental de Brumado / Destquebahia.com.br

    Na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (04), a presidente da Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), Maria José Meirelles, fez uso da tribuna livre, para cobrar dos parlamentares apoio para que de fato aconteça a efetivação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental de Brumado.



    Os membros da Academia, também compareceram à sessão para prestigiar e acompanhar o pronunciamento da presidente. Meirelles disse que o projeto de lei criado  em maio de 2010, é muito importante, mas ainda precisa de mais subsídios para sua concretização.



    A professora, falou ainda do abandono em que se encontra o Casarão do Brejo, e demonstrou temor de que o mesmo possa acontecer com o Casarão do Sobrado. Mediante o exposto, ela aproveitou para fazer um apelo, “ precisamos lutar pela preservação da cultura em geral, e por esse motivo solicitamos o apoio dessa Casa Legislativa para que o mais breve possível haja a efetivação desse conselho,” Concluiu a Presidente da ALAB.