• MÉDICAS CUBANAS JÁ ESTÃO EM LIVRAMENTO PRONTAS PARA TRABALHAR

    As médicas Martha Zucel Ledea e Maurisleydis Pérez / Foto e fonte: L12 Noticias

    A partir desta semana, médicas estrangeiras já estão prontas para atuar no município de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, por meio do Mais Médicos e Secretaria de Saúde do Município.
     

    São 2 (duas) médicas cubanas que chegaram ao município na manhã desta segunda-feira (04),  conforme  vínhamos noticiamos em primeira mão para os nossos internautas, desde o último final de semana.
     

    Uma delas é a médica Martha Zucel Ledea, 40 anos, que é especialista em Medicina Geral e Integral. Experiênte, com 20 anos de graduação em medicina, Martha já atuou na Venezuela e em alguns países do continente africano.
     

    A outra é a doutora Maurisleydis Pérez, 30 anos, formada pela  Facultad de Ciências Medicas de Holguin, província de Cuba, e tem 7 anos de graduação.
     

    Em entrevista ao L12 Notícias, Maurisleydis se mostrou bastante animada com a nova fase em sua carreira, que será cuidar da saúde da população livramentense. “Olá Eu sou Maurisleydis, médica cubana, estou aqui para poder ajudar o povo de Livramento a melhorar as condições de saúde e atender a todos aqueles que precisam da nossa ajuda... Sou clinica geral e tenho aproximadamente 7 anos de graduada, mas já trabalhei em Honduras, de 2010 a 2012. Eu já havia buscado informações sobre Livramento na internet e gostei muito do povo, o cachoeira, gostei muito. Muito obrigada, eu fico feliz de poder está aqui com vocês neste momento (sic)” declarou a médica cubana.



  • CNM convoca gestores para mais uma Mobilização Permanente, no dia 12 de novembro

    Líder Noticias / Foto Reprodução

    Está marcada para o dia 12 de novembro a próxima Mobilização Permanente, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A pauta é formada pelos projetos de interesse municipalista que tramitam no Congresso Nacional. Em especial o aumento de 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013.

    O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, pede a presença de prefeitos, vices, secretários e vereadores para dar força à mobilização. Assim como em outras ocasiões, os gestores devem se reunir, logo pela manhã, às 9h30min, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal.

    Além da PEC 39/2013, Ziulkoski, que vai liderar a mobilização, vai abordar a questão dos pisos salariais de diversas categorias. Um exemplo é o piso dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, que está marcado para ser votado no plenário da Câmara também no dia 12.

    A CNM quer mostrar aos congressistas que, apesar de apoiar a definição de pisos, as prefeituras não têm condições de arcar com esses mínimos salariais, sem a devida fonte de financiamento.

    As inscrições para a Mobilização Permanente estão abertas pelo hotsite, ou em contato telefônico com a CNM. No local do evento também será possível se inscrever.



  • Hospital de Base: o drama continua

    Fonte e foto: Blog da Resenha Geral

    Após declarações de Sara de Castro no seu Facebook, relatando as precárias condições do Hospital de Base, a nossa reportagem recebeu fotos da situação dramática que impõe sofrimento aos pacientes naquela unidade hospitalar. Mesmo após a troca da direção, parceria firmada com hospitais privados, que disponibilizaram mais leitos, abertura de Central Regional de Leitos não foram suficientes para resolver a grave situação do maior hospital do Sudoeste da Bahia.

    Os recursos gerados pelo Ministério da Saúde, aproximadamente R$ 140 milhões por ano para Vitória da Conquista, não oferecem resultados animadores. O caos na Saúde, envolvendo o atendimento hospitalar e o atendimento nas Unidades de Saúde da Família, é total e absoluto.



  • CARRETA PROVOCA ACIDENTE E FECHA BR 242 NA ALTURA DE LENÇOIS.

    O condudtor da carreta perdeu o controle e provocou o acidente que fechou a pista nos dois sentidos da BR 242./ Macaúbas ON-OFF/ Foto: Reprodução

    Impedindo o tráfego de veículo nos dois sentidos da mais movimentação rodovia da região, a BR 242 que liga o Nordeste ao Centro e Norte do País. O acidente ocorreu na altura do trevo que dá acesso a entrada de Lençois, Chapada Diamantina. Segundo informações o motorista da carreta perdeu o controle na descida da pista e fez o “famoso L”, travando na pista. A Política Federal esteve no local na tentativa de desbloquear a via que ficou por horas paralisada.

     

     



  • Bandidos armados causam terror no Bairro das Flores e  levam dinheiro de frequentadores de um bar

    A rua ficou deserta depois do acontecido. (Destaquebahia.com.br)

    Na noite desta segunda-feira (04) os moradores da Rua Feliciano Pereira no Bairro das Flores, se depararam com uma situação assustadora; quatro elementos armados, abordaram frequentadores de um bar na referida rua e levou todo o dinheiro das vitimas.
    Pessoas que testemunharam a ação, comunicaram a policia que chegou rápido ao local, mais os assaltantes já tinham fugido. Duas viaturas saíram em diligência no sentido de prender os bandidos. O fato aconteceu por volta das 22 horas.
    O clima na cidade volta a ficar em estado de alerta depois de alguns meses de tranquilidade.CURTA - NOS:

    DEIXE O SEU COMENTÁRIO LOGO ABAIXO.



  • Chuva de granizo assusta moradores

    Bocão News / . Com informações do G1. Foto: Reprodução

    Na tarde de segunda-feira (4), uma chuva de granizo assustou moradores de distritos situados nas regiões de Maragogipe e Feira de Santana. Em São Roque do Paraguaçu e em Maria Quitéria, por exemplo, a tempestade acompanhada de granizo deixou várias casas destelhadas.


    Segundo moradores, fazia muito calor quando o tempo mudou de repente e uma nuvem de chuva se aproximou, com ventos fortes e trovoadas, provocando o fenômeno, que não é comum considerando o clima quente da região.



    O Climatempo aponta que ainda no último fim de semana foi registrada uma intensificação de nuvens de instabilidade na região nordeste, que se formou devido a um padrão de vento que se estabeleceu na atmosfera, conhecido como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).



    Na extremidade desse sistema, ocorre a formação de nuvens carregadas. Com a intensificação do sistema, ocorrem tempestades e chuva de granizo. O VCAN enfraquece com o tempo e a previsão da agência de metereologia é de que a situação se normalize nesta terça-feira (5).



    A partir de quarta-feira (6), o clima deve ficar mais seco. A previsão do tempo para a noite desta segunda-feira na região é 26ºC, com muitas núvens e ventos a 15km/h na cidade.
     



  • O Ministério Público investiga mais 42 auditores fiscais da Prefeitura de São Paulo pela suspeita de que eles enriqueceram de forma ilícita.

    Contra três deles há ainda indícios de corrupção ativa e passiva, além de improbidade administrativa.

    Vereador empregava em seu gabinete parentes de auditor acusado de corrupção
    'Ele falava para todo mundo que era corrupto', afirma ex de fiscal
    Prefeitura descarta ouvir secretário citado em gravação

    Todos os inquéritos foram abertos a partir de suspeitas encaminhadas à Promotoria pela Controladoria Geral do Município, órgão da prefeitura criado neste ano.

    O órgão cruzou informações sobre os bens adquiridos pelos servidores e os seus rendimentos e descobriu que eles eram incompatíveis.

    Agora, o Ministério Público investiga se o enriquecimento se deu por meio de crimes como os apurados na operação que descobriu um esquema de extorsão a empresas por fiscais do ISS.

    Esse esquema, que levou quatro auditores à cadeia, pode ter resultado no desfalque de R$ 500 milhões em impostos não recolhidos em troca do pagamento de propina.  CURTA - NOS:  

    Editoria de Arte/Folhapress



  • Mendigo vive há 13 anos dentro de túmulo em cemitério de Brotas (SP) ao lado de esqueleto de amigo

    fonte: techmestre

    Homem foi à falência por ter voltado a usar drogas e não viu outra possibilidade para viver.

     

    Um homem sem-teto vive há 13 anos dentro de um túmulo do cemitério de Santa Isabel, em Brotas (SP). Fabio Beraldo Rigol resolveu morar com o esqueleto do amigo depois que foi à falência por ter voltado ao mundo das drogas.
     
    A cripta que ele vive tem espaço para seis corpos. Ele sai para pedir comida, e sempre volta para dormir no cemitério. Mas Fábio disse que não pretende ficar no cemitério para sempre. "Eu quero sair daqui vivo. Eu ainda quero ter a minha própria casa, mesmo que seja apenas um quarto e um banheiro. Quero voltar a trabalhar, se houver uma chance. A minha vida ainda não terminou," disse ele.

     



  • Motorista colide o carro em um poste e rua fica no escuro

    Com o impacto o poste caiu e os moradores da rua ficaram sem energia

    No último fim de semana (domingo) por volta das 21hs o motorista de um corsa, que segundo populares que estavam no local, era conhecido como Jean Clai, colidiu o carro em que estava, contra um poste na rua Princesa Leopodina, Bairro do Mercado.
    O impacto foi tão forte que o poste caiu, os moradores ficaram por algum tempo sem energia.
    Jean Clai foi conduzido ao hospital e quando interrogado pela polícia, negou que ter sido ele quem estava no carro. Mas tanto os populares, quanto a propria policia, já o tinha visto antes na direção do referido veiculo, que com o acidente ficou parcialmente destruído.
    CURTA - NOS:
     



  • 'Já solicitei nova senha ao PT e o grupo dará maiores esclarecimentos em entrevista coletiva',  diz Fredinho

    Foto: Reprodução / Destaquebahia.com.br

    Toda polêmica sobre um possível racha no PT de Brumado, terá o devido esclarecimento numa coletiva que será concedida por Luiz Frederico Rêgo (Fredinho) e seus companheiros que compõe a chapa para o Processo de Eleições Diretas (PED) do PT. A coletiva poderá acontecer ainda hoje.

     

    Segundo as declarações de José Luís Alves Ataíde, ao site Brumadoagora, Fredinho, teria descumprido o acordo para a formação da chapa para a disputa do PED, e também tentou usar a senha que pertencia Washington Franco  para cadastrar a chapa imposta por ele, mas a senha foi bloqueada.

     

    O Destquebahia, manteve contato com Fredinho, que nos adiantou,  já ter solicitado uma nova senha ao partido, e que tem tudo documentado, e sobre as demais afirmações de Jose Luís, ele e o grupo irá falar na entrevista coletiva.

     



  • Bahia é o 4º Estado com mais homicídios no Brasil

    Governo Jaques Wagner tem péssimo desempenho no combate a violência. Bahia é o 3º em mortes durante assaltos a bancos / Blog da Resenha Geral com informações do Estadão (SP) Foto: Reprodução

    O número de assassinatos no Brasil em 2012 foi o maior desde 2008, e a Bahia contribui engordando essa preocupante estatística negativa. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), atesta que o Estado da Bahia foi o 4º com mais homicídios no Brasil, com 40,7 por 100 mil habitantes, bem acima da média nacional, que foi de 25,8. As cinco primeiras posições da lista são ocupadas por estados do Norte/Nordeste. Alagoas lidera com 61,8 homicídios por 100 mil habitantes, seguido pelo Pará (44) e Ceará (42,5) e Sergipe (40). Em todo país foram 108 mil assassinatos em 2012, maior número desde 2008. Destes 74.136 foram homicídios dolosos, 1.810 assaltos seguidos de morte e 1.162 lesões corporais seguidas de morte. A Bahia ocupa ainda o 3º em mortes durante assaltos a bancos.



    O jornal Estadão deverá divulgar nesta 3ª feira (5) o relatório detalhado. Importante a divulgação da situação das cidades de cada estado. Na Bahia, no último levantamento divulgado pelo Mapa da Violência, Vitória da Conquista ostentava a preocupante posição de 11ª cidade mais violenta do Brasil. A Revista Exame também incluiu Conquista entre as mais violentas do País. Os dados também revelaram que a Bahia se destaca negativamente quanto ao número de roubos de veículos. O estado é o segundo onde acontecem mais crimes dessa modalidade no país, com 435 ocorrências a cada 100 mil habitantes.



  •  Nordeste literário é o tema da edição 2013 do projeto Paixão de Ler

    Foto: ilustrativa

    Brasil e hoje está incorporado à vida cultural das grandes metrópoles do país. Todas as formas de expressão artística desse universo estão representadas na edição deste ano do projeto Paixão de Ler, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, que ocorre de terça-feira (5) até o dia 12, em diversos pontos da cidade. Serão mais de 100 atividades gratuitas, entre mesas literárias, debates, rodas de leitura, exposições, peças de teatro e shows.

    O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna é o homenageado do Vozes do Nordeste: Identidade, Memória e Contemporaneidade, título dado à edição deste ano do Paixão de Ler. O projeto existe há 21 anos e teve como inspiração um similar francês, o La Fureur de Lire (A fúria de ler). A ação ocorre sempre na primeira semana de novembro, em comemoração ao Dia da Cultura, celebrado no dia 5 deste mês.

    “As vozes do Nordeste sempre foram gritos do sertão que ecoaram na cidade. A literatura brasileira vem sendo costurada por grandes escritores que trouxeram para o mundo das letras a marca de um povo que aprendeu com a escassez a tirar o sumo da alegria”, destaca Gisele Mota, gerente de Livro e Leitura, da secretaria e uma das curadoras do evento. Ela lembra que muitos desses escritores acabaram se estabelecendo no Rio de Janeiro, “criando na cidade espaços significativos de identidade e memória.

    A festa de abertura do Paixão de Ler será no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, às 19h do dia 5. O ator pernambucano Jesuíta Barbosa, recentemente premiado no Festival do Rio por sua atuação no filmeTatuagem, será o mestre de cerimônias da festa, que terá o show Sotaque Carregado, do DJ Mam e exposição de obras do artista plástico Gilvan Samico, um dos grandes nomes da gravura no Brasil.

    No dia seguinte (6), a autora potiguar Débora Seabra, portadora da síndrome de Down, participará de um encontro literário, às 10h, na Biblioteca Popular Marques Rebelo, na Tijuca, zona norte da cidade. Ela lançará no local seu livro Débora conta histórias e conversará com os leitores sobre sua história de superação e inclusão.

    No mesmo dia, às 15h, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no centro, a mesa Literatura de Cordel: Memória de Um Povo em Tempos de Mídias Sociais reunirá o escritor Bráulio Tavares e os cordelistas Severino Honorato e Aderaldo Luciano. Já na quinta-feira (7), um dos destaques é a mesa Raízes Culturais Nordestinas: Memória e Tradição, na Arena Carioca Dicró, na Penha, zona norte da cidade. O debate vai reunir Fernando Moura, biógrafo do cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro e o escritor Fábio Sombra, autor de obras sobre o imaginário nordestino.

    As questões atuais que envolvem o país, como as manifestações das ruas, não foram esquecidas na programação do Paixão de Ler. A abordagem será na mesa Identidades Nacionais, Identidades de Resistência, na sexta-feira (8), às 16h, na Biblioteca Popular Machado de Assis, em Botafogo, zona sul do Rio. O encontro reunirá o romancista, contista e poeta Ferrez, o ator Luís Carlos Vasconcelos e o escritor Julio Ludemir, um dos realizadores da Festa Literária das UPPs (Flupp).

    As peças de teatro também estão na programação do Paixão de Ler. Entre o amor e a espada, fábula trágica que recria o universo dos cordéis, será encenada no sábado (9), às 16h, na Arena Cultural Chacrinha, na Pedra de Guaratiba, zona oeste. No mesmo dia e horário, o espetáculo Belelê Balaio, inspirado nos contos de Câmara Cascudo, será apresentado na Biblioteca Parque da Rocinha, na zona sul.

    No domingo (10), às 11h, será apresentado no Centro Cultural de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, o show de lançamento do CD em homenagem a Luiz Gonzaga de dois destacados instrumentistas brasileiros da atualidade, a saxofonista Daniela Spielmann e o violonista de sete cordas Marcello Gonçalves. No mesmo dia, às 19h, a cantora Roberta Sá se apresenta na Arena Fernando Torres, em Madureira, na zona norte, interpretando canções próprias e de compositores nordestinos.

    A homenagem especial a Ariano Suassuna ficou para o penúltimo dia do evento. O autor de O auto da compadecida e A pedra do reino, entre diversas outras obras, será o tema de uma programação aberta ao público no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, a partir das 16h. Com mediação do jornalista Pedro Bial, a mesa de conversa Ariano Suassuna – Escritos e Narrativas de Um Povo terá representantes do movimento armorial, idealizado pelo escritor com a proposta de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular nordestina.

    Entre os nomes confirmados para a homenagem estão o músico Antonio Nóbrega, Raimundo Carrero, Carlos Newton Jr. e Manuel Dantas Suassuna, filho do autor e artista plástico, que representará o pai, que este ano completou 86 anos. Uma encenação inspirada no poema Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, e a leitura de trechos do livro A Pedra do Reino, de Suassuna, completam a homenagem.

    Edição: Fernando Fraga



  • Policia Federal apreende  maconha e cocaína que seriam comercializadas em Vitória da Conquista

    O acusado assumiu ser o transportador da droga e que receberia R$ 3.000,00 (três mil reais) / Blog da Resenha Geral

    Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Vitória da Conquista acusado de tráfico de drogas. A prisão foi feita no domingo (03), no km 932 da BR-116, próximo a Encruzilhada (BA). Paulo da Silva Santos, de 27 anos, estava transportando 21,8 kg de maconha prensada e 4 kg de pasta base de cocaína dentro de uma mala.

    O flagrante foi feito pela PRF durante uma operação de combate ao tráfico de drogas. As drogas estavam dentro de um ônibus que fazia a linha São Paulo (SP) para Jequié (BA). Paulo assumiu ser o transportador da droga e que receberia R$ 3.000,00 (três mil reais) para levar as drogas de São Paulo para a cidade de Vitória da Conquista.

    O acusado foi preso em flagrante e encaminhado com o material apreendido para a delegacia de Polícia Civil da cidade de Cândido Sales (BA).



  • A agonia do Rio do Antônio, até quando?

    Devido aos esgotos da cidade serem lançados no rio, o mau cheiro,o alto índice de doenças, e a proliferação de insetos prejudicam a população ribeirinha / Destaquebahia.com.br

    Decorrente do lançamento de esgoto, que contribuem para a diminuição da disponibilidade de oxigênio na água. A poluição do Rio do Antônio em Brumado tem representado, uma diminuição da qualidade de vida de  bairros  como, Dr. Juracy, São Jorge e São Félix, causando mau cheiro, alto índice de doenças, principalmente em crianças e a proliferação de insetos. Sem contar principalmente com a privação do uso direto da água por parte das comunidades rurais à jusante.

     

     

     

    Muito se discutiu a respeito da real situação do Rio do Antônio, foram sancionadas leis, formou-se o MODERA, varias mobilizações foram realizadas, inquéritos foram abertos pelo MP e moveu-se processo. Porém de concreto, o que existe até hoje é que, o Rio do Antônio continua agonizando, recebendo lançamentos de esgoto da Cidade de Brumado.



  • Acúmulo de pneus velhos nas calçadas prato cheio para o mosquito da dengue

    Os pneus deveriam ser guardados em lugar coberto ou jogados fora / Destaquebahia.com.br

    A reportagem do Destaquebahia, registrou imagens de acúmulo de pneus velhos nas calçadas ao longo da Avenida Centenário, um cenário perfeito para a proliferação do mosquito da dengue, fato que causa preocupação, pois estes pneus deveriam ser furados para eliminar a água que eventualmente se acumule, e guardados em lugar coberto ou jogados fora. Esperamos que a prefeitura através da secretaria competente, tome as devidas providências para recolher estes pneus e destina-los ao local apropriado.