• Candidato que destruiu placa de Marielle é deputado mais votado no Rio

    Rodrigo Amorim (PSL), um dos responsáveis por destruir uma placa feita em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL), foi eleito o deputado estadual que recebeu o maior número de votos no Rio de Janeiro.

    Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Amorim recebeu 140.666 votos, o que equivale a 1,82% de todos os votos válidos no estado. Além dele, o PSL elegeu outros 12 deputados para a Assembleia Legislativa do Rio.

    Rodrigo Amorim postou foto no Facebook após destruir uma homenagem à Marielle. A vereadora foi assassinada no início do ano.

    Ele contou na postagem que, com o candidato a deputado federal Daniel Silveira, do mesmo partido, quebrou ao meio uma placa de nome de rua onde se lia Rua Marielle Franco. Aliados da vereadora assassinada tinham colocado a inscrição em uma das esquinas da Praça Floriano, na Cinelândia, onde fica a sede da Câmara Municipal.

    No texto, Amorim afirmou que, em uma suposta “depredação do patrimônio público, (aliados de Marielle) removeram ilegalmente” a placa com o nome original, “colando uma placa fake (falsa) com os dizeres ‘Rua Marielle Franco’ em cima da placa original”. O candidato continua: “Cumprindo nosso dever cívico, removemos a depredação e restauramos a placa em homenagem ao grande marechal”. E conclui: “Preparem-se, esquerdopatas: no que depender de nós, seus dias estão contados”.

    Na publicação, Amorim defende a punição a quem houver assassinato Marielle, e reclama que a esquerda se calou diante da morte de outras pessoas e da facada desferida contra Bolsonaro.

    “É respeitável que o Jair, meu colega na Câmara, não tenha manifestado pesar quando Marielle morreu, como nós prontamente fizemos quando um criminoso o esfaqueou. Cada um reage como é do seu jeito, e não há nenhum problema nisso”, afirmou o deputado federal e candidato a senador Chico Alencar (PSOL). “Mas destruir uma homenagem a uma vereadora 

    assassinada e se gabar disso é barbárie, é inacreditável”, continuou.

    A VEJA, Amorim criticou também o que classificou de “comportamento hipócrita” de grupos de esquerda que, segundo ele, protestaram contra o assassinato da vereadora, mas ignoram as demais vítimas da violência.

    O deputado estadual e candidato ao Senado Flávio Bolsonaro (PSL) defendeu os correligionários que destruíram a placa. Flávio ganhou a disputa deste domingo com 31,36% dos votos.

    CONTINUE LENDO


  • Rui Costa, do PT, é reeleito governador da Bahia

    Rui Costa, reeleito governador da Bahia, chega para comemoração no Rio Vermelho, em Salvador — Foto: Itana Alencar/G1

    Rui Costa, do PT, foi reeleito em primeiro turno, neste domingo (7), governador do estado da Bahia para os próximos quatro anos. Com 86% das urnas apuradas, por volta das 21h20, o petista tinha 4.370.082 votos, o que correspondia a 75,71% dos votos válidos, contra 21,99% de Zé Ronaldo (DEM), o que correspondia a 1.269.197 votos, ficando em segundo lugar. 



  • Brumado: Mulher passa mal em local de votação e é socorrida pelo Samu

    Foto: Destaquebahia

    Uma mulher passou mal enquanto aguardava votar na sua seção localizada na Escola Eni Mafra, no Bairro São Félix em Brumado. O Samu foi acionado e rapidamente compareceu para encaminhá - la ao Hospital. 

    Brumado: Mulher passa mal em local de votação e é socorrida pelo Samu

    Segundo disseram algumas pessoas, a mulher começou a se sentir tonta e foi amparada até que o socorro chegasse.







  • Eleições 2018: Márcio Moreira, candidato a deputado estadual, vota em Brumado

    Assim como todos os cidadãos brasileiros, o brumadense Márcio Moreira, candidato a deputado estadual, exerceu o seu papel de eleitor e computou o seu voto no fim da manhã.
    Márcio Moreira votou na sessão 0265, da Escola Municipal Maria Arminda Azevedo, no Bairro Olhos D'água em Brumado.
    O candidato se diz confiante na vitória: " O povo brumadense sabe que esta é uma das poucas oportunidades que um 'filho da terra' chega com real condições de ser eleito e representá - los de forma contínua na Assembléia Legislativa da Bahia. Vamos lutar, para que não só Brumado, mas todos os municípios que iremos representar tenha a devida atenção", disse Márcio.
     







  • Boca de Urna: Sem saber, mulher oferece 'santinho' de Ivana Bastos para juiz e é detida por crime eleitoral em Brumado

    Foto: Destaquebahia

    A Polícia Militar conduziu para a delegacia na manhã deste domingo (07), uma mulher de prenome Darci, a mesma foi flagrada fazendo Boca de Urna no Colégio Modelo (CEEP), em Brumado.

    A nossa equipe de reportagem flagrou o momento em que a polícia foi acionada pelo Juiz Eleitoral Dr. Rodrigo Souza Britto, o qual, assim como demais pessoas, foi abordado por Darci, que distribuia santinhos da candidata à reeleição para deputada estadual, Ivana Bastos. Os santinhos foram apreendidos e a mulher apresentada na delegacia para que as medidas cabíveis fossem tomadas. Este foi o primeiro crime eleitoral registrado neste domingo em Brumado.







  • Muita sujeira: ruas de Brumado ficam 'forradas' com santinhos

    Foto: Destaquebahia

    Como de costume no dia das eleições, muita sujeira é registrada nas ruas e nos locais de votação em Brumado. Santinhos de candidatos poluem todo o canto da cidade. Os eleitores que optaram em votar mais cedo e se depararam com a situação, reprovaram a atitude daqueles que ainda se utilizam desta prática abusiva ainda utilizada pelos políticos.



  • Saiba o que pode e não pode no dia da votação

    Neste domingo (7), eleitores irão às urnas em todo o país para escolher os futuros governantes. Pela Lei Eleitoral, os eleitores precisam respeitar algumas regras nos locais e no dia da votação.

    Uso de bandeiras e camisetas do candidato

    O eleitor pode demonstrar a preferência por um candidato, desde que seja de maneira individual e silenciosa. São permitidas bandeiras sem mastro, broches ou adesivos no local de votação. Uso de camisetas foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O eleitor poderá usar a camiseta com nome de seu candidato preferido, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato.

    Cola eleitoral

    O eleitor pode levar, em papel, os números dos candidatos anotados. A cola eleitoral é permitida e recomendada pela Justiça Eleitoral, pois o eleitor irá votar para cinco cargos (deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente). Não é permitida a "cola" em celular na hora de votar.

    Uso de celular e tirar selfie

    Na cabine de votação, celulares, máquina fotográficas, filmadoras ou outro dispositivo eletrônico não são permitidos. Os equipamentos podem corromper o sigilo do voto, ou seja, não pode tirar selfie na hora da votação ou tirar foto do voto. O eleitor que baixou o e-Título vai apresentá-lo ao mesário e depositará o celular em uma mesa enquanto estiver na cabine de votação. Ao final, o aparelho será devolvido pelo mesário.

    Acompanhante

    O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com o auxílio de pessoa de sua confiança na hora de votar, mesmo que não tenha feito o pedido antecipadamente ao juiz eleitoral.

    Alto-falante e carreatas

    Uso de alto-falantes, caixas de som, comícios e carreatas são proibidos.

    Boca de urna

    Tentar convencer um eleitor a votar ou não em um candidato é proibido. A propaganda de boca de urna também não é permitida. São consideradas boca de urna, por exemplo, a distribuição de panfletos e santinhos de candidatos, a aglomeração de pessoas usando roupas uniformizadas ou manifestações nas proximidades das zonas eleitorais.

    Bebida alcoólica

    A legislação eleitoral proíbe a venda de bebida alcoólica das 6h até as 18h no dia da eleição. No entanto, cabe a juízes e às Secretarias de Segurança Pública de cada unidade da Federação decidirem sobre a proibição da venda e do consumo nos estados ou até em cidades.







  • Às vésperas das eleições polícia registra primeiro caso suspeito de compra de votos na Bahia

    Foto: Divulgação

    Às vésperas das eleições a polícia registrou o primeiro caso com suspeitas de compra de votos, na Bahia. Após denúncia anônima contra deputados do partido Democratas (DEM), um caminhão com 150 caixas d'água foi apreendido, no município de Bom Jesus da Lapa.

    Uma guarnição da Polícia Militar recebeu a denúncia e encontrou o caminhão, placa JSF-9372, com 150 caixas d'água. O equipamentos têm capacidade para armazenar 500 litros, cada um. Informações iniciais revelaram que elas seriam instaladas em casas, no município de Serra do Ramalho.

    O veículo acabou apreendido e o condutor encaminhado para a Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa. A Polícia Civil busca agora saber quem estava enviando as caixas e qual o motivo.







  • Brumado irá comemorar Dia do Empreendedor com atividades culturais

    Foto: Divulgação

    A Praça Armindo Azevedo será fechada no dia, 27/10, em prol da exposição artística cultural, musical, gastronômica e de lazer, que fará parte da comemoração do Dia do Empreendedor.

    Toda a população brumadense está convidada a participar deste momento especialmente criado para proporcionar um ambiente agradável e educativo a todos.

     

     







  • Eleitores poderão usar camisetas de candidatos no dia da eleição

    O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu recomendar aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que permitam, no dia das eleições, a manifestação individual e silenciosa do eleitor por meio do uso de camisetas de partido político, coligação e candidato. A decisão da Corte foi tomada em resposta a provocação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), na sessão administrativa desta sexta-feira (5).

    O vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, justificou que o MPF tem sido provocado pelos procuradores regionais eleitorais sobre o nível de divergência entre os TREs acerca de ações penais por propaganda no dia da votação. O “ruído” é em torno da leitura exata do artigo 39-A da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e a sua regulamentação pela Resolução TSE nº 23.551, que dispõe sobre propaganda eleitoral.

    Ao apresentar um estudo sobre a norma, o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto lembrou que o caput do artigo 76 da resolução, que regulamenta o artigo 39-A da Lei das Eleições, aborda a permissão, no dia das eleições, da manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos. Já o parágrafo 1º do artigo 76 da resolução diz que são vedados, no dia do pleito, até o término do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado e os instrumentos de propaganda referidos no caput, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.







  • MP pede suspensão de prisão domiciliar para mais de 300 detentos em Feira de Santana

    Foto: Almir Melo / TV Subaé

    O Ministério Público da Bahia (MP-BA) pediu, nesta sexta-feira (5), para a Justiça suspender a concessão de prisão domiciliar para os 320 presos do regime semiaberto do Conjunto Penal de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Os detentos começaram a deixar a unidade após decisão da Vara de execuções penais do município.

    De acordo com assessoria de imprensa, o MP começou a recorrer da decisão nesta tarde. O pedido foi feito pelo promotor Alex Santana Neves, que, de acordo as informações divulgadas, considerou a determinação um risco à segurança pública, já que os presos não estão sendo monitorados, por falta de tornozeleira eletrônica no estado.

    A liberação dos presos começou na semana passada. A decisão foi do juiz Waldir Viana Ribeiro Júnior. Até esta sexta, 166 detentos já deixaram o presídio. Contudo, o Ministério Público só tem conhecimento de 108 decisões. As outras devem chegar nos próximos dias.







  • Parceria entre TSE e Google orienta eleitor sobre como votar no domingo

    Uma parceria firmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o buscador do Google, a partir da análise dos termos mais buscados nos dias que antecedem a eleição e no próprio dia do pleito, permitiu o desenvolvimento de uma série de ferramentas para auxiliar eleitores.

    Desde esta quinta-feira (4), se o eleitor pesquisar na busca do Google “Como votar?”, aparecerá uma caixa especial com informações provenientes do TSE indicando, por exemplo, quais documentos são necessários, como votar na urna eletrônica, qual a ordem de voto na urna e qual o horário da votação, entre outras informações relevantes.

    O mesmo ocorrerá quando o usuário procurar seu local de votação. Buscando pela expressão “Onde Votar? ”, uma caixa se abrirá para que o eleitor obtenha a informação a partir do preenchimento do seu nome ou número do título de eleitor, data de nascimento e nome completo da mãe.



  • Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão inicia festejos em louvor à Padroeira do Brasil

    Foto: Luan Santos - PASCOM Brumado

    Em clima de festa e alegria, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão em Brumado, inicia os festejos em louvor a sua Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, com o tema central “Imaculada, Maria de Deus”. A abertura foi celebrada com muita fé e devoção, contando com a presença de muitos fiéis que compareceram para rezar, refletir e agradecer a Deus, através dos exemplos de vida de Maria.

    Os festejos iniciaram nesta quarta-feira (03), às 7h, com celebração da Santa Missa. Ao meio dia, oração do Ângelus, transmitida pela Rádio Nova Vida FM. E a noite, celebração do novenário, presidida pelo bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada pelo pároco, padre Jordano Viana.

    Dom Carvalho destaca que “essa é a primeira novena, depois que se formou paróquia, com boa participação do povo de Deus. Grande número de fiéis da própria paróquia daqui de Brumado. Nesta noite, refletimos o tema “A Cheia de Graça”, a Virgem Maria cheia de graça. Agraciada, porque sendo preservada da mancha do pecado original, em vista da missão de ser a Mãe do Salvador. Agraciada, também porque o Senhor estava com Maria quando o anjo lhe disse: – o Senhor está contigo. Nossa Senhora é a imagem de toda a Igreja, que deve caminhar livre das amarras do pecado, que dá Cristo ao mundo. É a imagem da igreja que caminha com o Senhor”, afirma o bispo.

    Segundo padre Jordano Viana, em entrevista à PASCOM, ressalta que a festa de Nossa Senhora Aparecida “abrange o Brasil inteiro, uma festa muito bonita, porque estamos celebrando a Padroeira do Brasil e também a padroeira de nossa paróquia, que teve início no dia 27 de maio de 2018. Nós contamos com sua presença, não só este ano, primeira vez, celebrando como paróquia”, enfatiza o padre.

    Após a celebração, houve noite cultural, com Lázaro Jacarini, que arrastou os fiéis para um momento de animação e descontração.

    CONTINUE LENDO






  • Prefeitura de Guajeru realizará leilão de veículos e materiais

    Foto: Destaque Bahia

    A Prefeitura Municipal de Guajeru realizará no próximo dia 10 de Outubro, um leilão de veículos e materiais. Ao todo serão leiloados 07 lotes: 01 retro-escavadeira, 01 van, 04 Fiat Uno Mille e diversos materiais sucateados como carteiras escolares. O evento acontecerá dia 10, na Garagem da Prefeitura, às 9h.

    Prefeitura de Guajeru realizará leilão de veículos e materiais


  • Receita libera consulta do quinto lote de restituição do IRPF 2018

    Foto: Reprodução

    Já está disponível para consulta o quinto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2018. O crédito bancário para mais de 2,5 milhões de contribuintes será realizado no dia 15 de outubro, somando R$ 3,3 bilhões.

    Desse total, R$ 171,7 milhões são destinados a contribuintes com prioridade, sendo 4.307 idosos acima de 80 anos, 32.257 pessoas entre 60 e 79 anos, 4.530 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 20.362 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

    Esse lote também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. A correção varia de 3,62% - para as declarações entregues em maio deste ano – a até 105,74% para os contribuintes que estavam na malha fina desde 2008. O índice equivale à taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada desde o mês de entrega da declaração até outubro deste ano.

    Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone, número 146.