• Coordenadora acredita em inocência de servidores da 18ª Ciretran

    Katarine Medeiros coordenadora da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (18ª Ciretran), | Foto: Blog do Anderson

    Em Vitória da Conquista, nessa quinta-feira (24), o Blog do Anderson conversou com a advogada Katarine Medeiros, coordenadora da 18ª Circunscrição Regional de Trânsito (18ª Ciretran), que falou sobre a operação BR-030, que após apurações constataram uma série de irregularidades envolvendo servidores lotados no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN), além de um agente da Polícia Civil. Segundo O DETRAN, o grupo fraudava a transferência de veículos e emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do roubo de motocicletas, receptação e venda de peças automotivas em desmanche de carros.  “As pessoas que foram envolvidas são pessoas do nosso dia a dia que a gente não acreditava estarem envolvidas em algumas situações que eles estão sendo acusados, mas enfim, como não finalizou ainda as investigações todo mundo ainda é suspeita. Não tem nenhum acusado e pelo direito brasileiro todo mundo é inocente até que se prove o contrário. Eu acredito, ainda que vai apurar a verdade e os funcionários da Ciretran eles não estão envolvidos nesses crimes que eles estão sendo acusados: participação de quadrilha, roubo de motos, de assaltos a mão armada. Eu , sinceramente, eu ainda acredito que não tenha participação de funcionários da Ciretran”, declarou a coordenadora. Segundo Katarine, o atendimento na 18ª Ciretran retornou nessa quarta-feira (24), com alguns serviços ainda inoperantes. “O que a gente está podendo fazer, a gente está se desdobrando muito para conseguir atender com qualidade a população”, completou. 



  • Motociclista cai em buraco feito pela Prefeitura para manutenção da rede de águas pluviais

    Fonte: Blitz Conquista / Foto: Blitz Conquista

    Rogério Moreira Bonfim foi a mais nova vítima dos buracos que estão sendo abertos para limpeza da rede pluvial. Por volta das 5h desta quinta-feira, 24, o motociclista circulava pela Av. Paraíba, nas proximidades da Av. Integração, quando caiu no buraco com mais de 3 metros de profundidade. Apesar da gravidade do acidente Rogério sofreu ferimentos leves. Ele foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao hospital.



  • Enem: saiba o que levar, o que não fazer e o que lembrar

    Agência Brasil / Foto: Ilustrativa

    Os candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos sábado (26) e domingo (27) devem ficar atentos para não serem eliminados por descuido. Algumas atitudes no momento da prova podem desclassificar o estudante: a principal delas é tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações e aparelhos eletrônicos.

    Na edição de 2012 do exame, o Ministério da Educação (MEC) fez um monitoramento das redes sociais durante os dois dias de prova, e 65 estudantes foram eliminados por postarem imagens na internet, inclusive do caderno de provas e do cartão especial para marcar o gabarito.

    O edital do Enem lista as proibições que, caso sejam desobedecidas, estão sob pena de eliminação. Fique por dentro de todas as regras para não correr o risco de ter a sua prova anulada:

     

    O que não pode levar:

    Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Por exemplo: calculadora, celular, tablet, iPod, iPad, pen drives, mp3 players, gravadores, relógios ou qualquer tipo de receptor ou transmissor de dados ou mensagens;

    Não deixe nenhum objeto eletrônico no seu bolso. Se você levar algum desses objetos no dia da prova deverá guardar na embalagem que será fornecida pelo aplicador. Se for pego com eles durante a prova, ainda que não os esteja utilizando, poderá ser eliminado;

    Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras;

    Armas de fogo também estão proibidas na sala de prova, mesmo que o candidato tenha porte de arma;

    A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.

     

    O que não pode fazer:

     

    O participante não poderá fazer qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante as provas;

    É expressamente proibido ao participante receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame;

    Não será permitido ao candidato, durante a realização da prova, fazer anotações relativas às suas respostas em quaisquer meios;

    O participante não pode deixar a sala antes de duas horas do início das provas.

     

    O que não pode esquecer:

    Assim que começar o exame, é importante conferir se não está faltando nenhuma página no seu caderno de provas;

    As respostas das provas objetivas e o texto da redação deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, nos respectivos cartões de resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sua sala ao término das provas;

    As provas do Enem têm diferentes cores – o conteúdo é o mesmo, o que muda é a ordem em que as questões aparecem. Não esqueça de marcar no cartão de respostas a cor do caderno de provas que você recebeu. Sem essa informação, é impossível fazer a correção do gabarito que você marcou e a nota será zero;

    Não se esqueça de assinar, nos espaços próprios, o cartão de resposta referente a cada dia de provas, a folha de redação, a lista de presença, a folha de rascunho e os demais documentos do exame;

    Na capa do caderno de provas também estará escrita uma frase que você deve transcrever no cartão de resposta. Não esqueça de escrever a frase, caso contrário também será eliminado. Esse é um procedimento de segurança para conferir se a grafia bate com a da assinatura do candidato no documento de identidade.



  • Câmara vota em novembro proposta do piso salarial de agentes comunitários de saúde

    Bahia Noticias / Foto divulgação

    A Câmara Federal votará a proposta do piso nacional dos agentes comunitários de saúde no próximo dia 12 de novembro. De acordo com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB), a proposta inicial feita aos líderes partidários no Plenário foi votar o projeto no dia 5 do mesmo mês. Como não obteve resposta, o peemedebista decidiu marcar a votação para o dia 12. O pedido de urgência foi aprovado na quarta-feira (23), mas não houve quórum para a votação da matéria. Alves chegou a sugerir, antes da votação da urgência, o adiamento para assegurar um acordo que viabilizasse a aprovação efetiva da proposta, sem risco de veto presidencial. O projeto aguarda sete anos para ser votado na Câmara. Os agentes são responsáveis pelo acesso a serviços básicos de saúde de famílias brasileiras consideradas de baixa renda ou de áreas isoladas no país.



  • Família continua busca por jovem desaparecido

    João Paulo, 16 anos, está desaparecido desde a noite da última terça-feira.

    Está desaparecido desde a noite da última terça-feira, 22, o jovem João Batista Amorim de 16 anos. Segundo informações de familiares o jovem saiu de casa na noite desta terça-feira, por volta das 23 horas e desde então não deu notícias.

    A família segue na busca por informações que possam ajudar a encontra o jovem ou saber o que realmente aconteceu. Em declaração ao Informe Cidade a mãe de João Batista, visivelmente abalada e desesperada com o sumiço do filho, disse não entender o que pode ter ocorrido. Ela ressalta que o seu filho é um rapaz de poucas amizades e não é muito de sair com os amigos. É muito caseiro, não bebia e nunca teve nenhum envolvimento com drogas. Indagada sobre a possível ocorrência de algum atrito na família que pudesse levar seu filho a sair de casa, ela disse que ele tinha uma boa convivência com os familiares e desconhece qualquer razão que fizesse o filho tomar tal atitude. “Ele chegou do colégio por volta de umas 22:30 horas, deixou o material aqui e foi na casa da minha irmã aqui mesmo na rua, depois voltou e logo saiu novamente dizendo para a avó: ‘vou ali e já volto’. Desabafou a mãe que completou: “Quanto percebemos sua demora tentamos entrar em contato pelo celular, chamava, chamava, mas ninguém atendia. Agora a gente liga e nem chama mais. Ele não tinha motivos pra sumir, alguma coisa aconteceu com ele.”

    Familiares e amigos fizeram ronda por alguns lugares da cidade na esperança de encontrar o rapaz ou alguma informação que pudesse identificar o seu paradeiro ou de fato descobrir o que realmente aconteceu. A Polícia foi acionada e segue nas investigações. Qualquer informação que possa levar ao paradeiro de João Batista Amorim, 16 anos, pode ser dada, ainda que anonimamente, entrando em contato pelos telefones: (77)3455-1261 Delegacia de Polícia de Caculé ou (77)8110-2727 Polícia Militar.



  • Anagé: Casal foragido da justiça paulista é preso

    Os acusados estão na DEPOL Civil de Anagé / Fonte: Portal Anagé

    Em operação conjunta as polícias Civil e Militar do comando de Anagé, realizada hoje quinta-feira(24), capturou Osmar Palmeira dos Santos e sua esposa Carine Macedo Duarte que estavam foragidos da justiça paulista acusados de homicídio. Os dois foram presos em uma casa na região rural de Três Lagoas no Município de Anagé. O crime aconteceu em 2010. Os acusados estão na DEPOL Civil de Anagé, a disposição da Justiça.

     



  •   28 de outubro dia do Funcionário Público prefeito decreta ponto facultativo

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    O dia 28 de outubro comemora-se o dia do Funcionário Público. A data foi instituída no Governo do Presidente Getulio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil no ano de 1937.

    As Leis que regem os Direitos e Deveres dos Funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1713, de 28 de Outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse Profissional.

    O Prefeito Aguiberto Lima Dias Decretou que no próximo dia 28 (segunda feira), será Ponto facultativo Municipal em homenagem ao Dia do Funcionário Público, conforme Decreto nº 4.666 de 23 de Outubro de 2013.  

     



  • Anagé: Após atropelamento de idosa populares bloqueiam BA-262 em protesto

    Foto: Lay Amorim / Populares usaram pneus para interditar a pista

    Após o atropelamento que vitimou fatalmente a Srª Diolina Soares Vieira, 77 anos, na BA-262, trecho do povoado da Jiboia, entre Anagé e Aracatu, no sudoeste da Bahia. Moradores da comunidade bloquearam na manhã desta quinta-feira (24) o trecho onde já aconteceram duas mortes por atropelamento.Os moradores da comunidade de Jiboia realizaram o protesto reivindicando a construção de lombadas no local. Apenas ambulâncias e carros oficiais são permitidos passarem pelo bloqueio.



  • CARRETA TOMBA E ESPALHA CARGA NAS PISTAS DA BR-324.

    Foto: Imagens / TV Bahia / Carreta tomba e espalha carga em pistas da BR-324

    Uma carreta tombou na manhã desta quarta-feira (23), no Km 602 da BR-324, próximo ao município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. De acordo com o motorista do veículo, o acidente aconteceu após ele perder o controle da carreta, ninguém se feriu.
    A Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) afirma que o veículo transportava fertilizante, que caíu nas duas pistas após o acidente. Por conta disso, as duas vias encontraram-se com o tráfego de veículos lento. Até por volta das 10h30 a situação não havia sido normalizada na região.
     
     



  • 'Movimento SOS Municípios' prefeituras na Bahia podem fechar nesta sexta-feira (25)

    Foto: Ilustrativa / Destaquebahia.com.br

    As prefeituras de cidades baianas podem realizar uma paralização nesta sexta-feira (25), A União dos Municípios da Bahia (UPB), em reunião realizada com administrações municipais de todo o estado, nesta quarta-feira (9). Os gestores cobram com “urgência a aprovação da PEC 39/2013, pela ampliação de 2% nos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM)". A UPB diz que, "estimativas da Receita Federal e do Tribunal de Contas da União, entre 2009 e 2012, [calcula que] os municípios baianos acumularam prejuízos de R$ 496 milhões, com a política de desoneração do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI)". As prefeitura de Caetité e Macaúbas já confirmaram que irão aderir a paralisação, apenas serviços essenciais irão funcionar.

     



  • MACAÚBAS: Duas pessoas morrem em acidente em estrada de terra na zona rural

    Muitos motoristas que trafegam por estradas de terra não têm noção do perigo. (Foto: Macaubense Life).

    Uma colisão frontal entre um automóvel Ford Fiesta, cor vermelha, e um GM Celta, de cor preta, ocorrida na manhã de ontem, 23, na estrada que dá acesso ao povoado do Pajeú, mais precisamente na comunidade conhecida por Olho D’água de Queimadas, zona rural do município de Macaúbas, Bahia, deixou duas pessoas mortas e outras feridas.

    CURTA - NOS:


    De acordo com informações policiais, Manoel Magalhães, muito conhecido pela comunidade local como Manoel de Deó, dirigia o Ford Fiesta, quando teria perdido o controle da direção do automóvel e colidiu de frente contra o Celta, que era conduzido por conduzido por um homem identificado por “Bau de Tõe Zeferino”. O impacto da colisão foi tão forte que Manoel morreu na hora. Pelo menos mais duas pessoas ocupavam o Fista que ele dirigia, entre elas a sua prima, identificada por “Emita”, que também faleceu após dar entrada no hospital de Macaúbas. As demais pessoas envolvidas no acidente tiveram ferimentos menos graves e foram encaminhadas para o Hospital. Não se sabe ainda o que de fato causou o acidente, mas a estrada de terra estava com sinalização deficiente.



  • Veiculo capota e pega foto na BR - 030

    O veiculos foi tomado pelas chamas

    Na noite desta quarta-feira (23), mais um acidente foi registrado no anel viário da BR-030. Segundo testemunhas o condutor de um veículo, percebendo que o trecho da pista que ele estava era uma rótula, tentou voltar para sua mão, mas não conseguiu, perdeu o controle da direção e capotou. O casal que estava no veiculo, saiu poucos segundos antes de começar o incêndio. As vitimas ficaram com escoriações pelo corpo e foram socorridas pelo Samu 192, e em seguida encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto.

     



  • Atos de macumbaria em frente ao Fórum

    Um despacho na calçada do Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, chamou a atenção de servidores do Judiciário e diversos populares que passaram pela Praça Estevam Santos, nessa quarta-feira (23). A mandinga com frutas e pão pode ter chegado ao local ainda pela madrugada em direção ao Cartório Civil, onde são realizados casamentos, registros de óbitos e nascimentos.

    CURTA - NOS:

    As frutas chegaram a ser consumidas por algumas pessoas. De acordo com o Wikipédia, o termo macumba é utilizado primeiramente como designação genérica dada a vários cultos sincréticos praticados comumente no Novo Mundo e em geral fortemente influenciados por religiões a exemplo de Candomblé, cultos ameríndios bem como outras crenças.



  • 'Síndrome do celibato': por que os jovens do Japão não fazem mais sexo?

    Japoneses hoje preferem investir na carreira a casar ou ter um relacionamento; pesquisa mostra que, no Japão, um terço das pessoas com menos de 30 anos nunca teve qualquer tipo de experiência amorosa.

    Japoneses com menos de 40 anos de idade parecem estar perdendo o interesse nos relacionamentos convencionais. De acordo com reportagem publicada pelo jornal britânico "The Guardian", a mídia do Japão tem tratado o fenômeno como "síndrome do celibato".

    Para o governo japonês, essa síndrome pode significar uma catástrofe iminente. O Japão já tem uma das menores taxas de natalidade do mundo, e a atual população de 126 milhões de pessoas --que vem diminuindo nos últimos dez anos-- pode ser reduzida em 30% até 2060, segundo projeções feitas no país.

    Milhões de japoneses não estão sequer namorando, e o número de pessoas solteiras atingiu seu recorde. Uma pesquisa realizada em 2011 constatou que 61% dos homens e 49% das mulheres com idade entre 18 e 34 anos não mantinham qualquer tipo de relação romântica com outra pessoa. Outra pesquisa mostrou que um terço das pessoas com menos de 30 anos nunca havia tipo uma experiência amorosa --na vida.

    Dados oficiais mostram, ainda, que o número de bebês nascidos no Japão em 2012 é o menor de que se tem registro. Além disso, com o aumento da população de idosos, as vendas de fraldas geriátricas ultrapassaram as de fraldas para bebês pela primeira vez em 2012. Para Kunio Kitamura, da Associação de Planejamento Familiar, a crise demográfica é tão grave que o Japão "pode eventualmente acabar em extinção".

    Nesse cenário, surgiu, então, o profissional que trabalha como conselheiro de sexo e relacionamento, a fim de tentar curar a chamada "síndrome do celibato". Ai Aoyama, 52 --que cerca de 15 anos atrás ganhou a vida como dominatrix profisisonal-- é uma dessas conselheiras.  Ela diz que, hoje, seu trabalho é muito mais desafiador.


     

    "Recebo mais homens, mas a presença das mulheres está aumentando", disse Aoyama, que trabalha em Tóquio. "Eu uso terapias como ioga e hipnose para relaxá-los e ajudá-los a entender o modo como o corpo do ser humano real funciona", disse ela, que às vezes --por uma taxa extra-- pode ficar nua para seus clientes do sexo masculino, a fim de guiá-los fisicamente em torno da forma feminina. "Mas sem absolutamente qualquer relação sexual", afirma. Como exemplo, ela cita um cliente de 30 anos, virgem, que só fica excitado quando vê robôs femininos em games, algo semelhante àqueles da série Power Rangers.

    Aoyama afirma que, além do sexo casual, vê o crescimento da procura por pornografia online e "namoradas virtuais". Ou então, opina, estão substituindo o sexo por outras formas de relaxamento e diversão.

    A pressão para se conformar ao modelo de família anacrônico do Japão --marido assalariado que trabalha 20 horas por dia e mulher dona de casa-- permanece forte, e talvez essa seja uma das explicações para o fenômeno do celibato. Ironicamente, o sistema que produziu papéis conjugais segregados também criou o ambiente ideal para aqueles que querem ficar só, sem qualquer incômodo, como costumam falar. "As pessoas não sabem para onde ir. Elas vêm até mim porque pensam que, por querer algo diferente, há algo de errado com elas", conta Aoyama.

    Família X Trabalho

    Embora as mulheres japonesas sejam cada vez mais independentes e ambiciosas, no mundo corporativo japonês é quase impossível que a mulher consiga combinar carreira e família. Assim, as mulheres japonesas hoje encaram o casamento como o "túmulo" da carreiras conquistada --cerca de 70% das mulheres japonesas deixam seus empregos depois de seu primeiro filho, e o Fórum Econômico Mundial classifica o Japão como um dos piores países do mundo para a igualdade de gênero no trabalho.

    Eri Tomita, 32, trabalha no departamento de recursos humanos de um banco francês --e adora. Fluente no idioma francês e com dois diplomas universitários, ela evita relacionamentos românticos para poder se concentrar no trabalho. "Um namorado me pediu em casamento há três anos, e eu recusei quando percebi que se preocupava mais com o meu trabalho. Depois disso, perdi o interesse em namoro." Tomita diz ainda que às vezes tem "uma noite só" com homens que conhece em bares, mas afirma que sexo não é uma prioridade para ela.

    Mas esse modelo de sociedade também tem afetado os homens. Em meio à recessão e à crise dos salários, os homens têm sentido a pressão da responsabilidade de sustentar uma família. Satoru Kishino, 31, pertence a uma tribo de homens com menos de 40 anos que estão envolvidos em uma espécie de rebelião passiva contra masculinidade tradicional japonesa. Para eles, sustentar mulher e família como guerreiros é algo fora da realidade.

    "É muito preocupante. Eu não ganho um salário enorme e não quero essa responsabilidade do casamento", diz Kishino, que se define como "um homem heterossexual para quem relacionamentos e sexo não são importantes".

    Futuro

    O Japão está oferecendo uma visão do futuro de todos nós? Muitas das mudanças constatadas lá vem ocorrendo em outros países avançados também: no outro lado urbano da Ásia, na Europa e na América as pessoas estão se casando mais tarde, taxas de natalidade têm caído e famílias de uma pessoa só estão em ascensão. No entanto, para o demógrafo Nicholas Eberstadt, é um conjunto de fatores que caba acelerando essa tendências no Japão: falta de autoridade religiosa que pregue o casamento e a família, o alto custo de vida e a precária geografia do país, localizado em zona com frequentes abalos sísmicos, o que gera sentimentos de inutilidade.

    "Aos poucos, mas inexoravelmente, o Japão evolui para um tipo de sociedade cujos contornos só foram contemplados na ficção científica", escreveu Eberstadt no ano passado.

    Voltando à ex-dominatrix Ai Aoyama, ela se diz determinada a educar seus clientes sobre o valor daquilo que chama de "pele a pele", "coração a coração". "Não é saudável que as pessoas sejam tão desconectados umas das outras fisicamente", diz. "Sexo com outra pessoa é uma necessidade humana que produz sensação de bem estar e ajuda as pessoas a encarar melhor a vida cotidiana."



  • Corpo de agricultor é encontrado em valeta na zona rural de Vitória da Conquista

    Foto: Blitz Conquista

    O corpo de um homem foi encontrado nesta terça-feira (22), numa valeta do povoado Rancho Alegre, zona rural de Vitória da Conquista. De acordo com informações de testemunhas, Wilson Gonçalves dos Santos, de 48 anos, teria saído de casa durante a madrugada.

    Moradores do povoado que passavam pela localidade durante a manhã, avistaram o corpo do agricultor e entraram em contato com a polícia. A valeta onde o corpo de Wilson foi encontrado estava cheia de água, mas ainda não se sabe o que pode ter provocado a queda da vítima. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista.