• Incra delimita Território Quilombola 'Lagoa Santa' no Baixo Sul do Estado

    Relatório Técnico de Identificação e Delimitação foi publicado nesta quinta. 35 famílias mantêm relação mística com local que seria dotado de milagres / G1BA (Fotos: Divulgação/Incra)

    O Território Quilombola Lagoa Santa, situado entre os municípios de Ituberá e Nilo Peçanha, na região do Baixo Sul da Bahia, teve o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID) publicado pelo Incra na última quinta-feira (23). A área, que possui 652 hectares, é ocupada por uma comunidade formada por 35 famílias de remanescentes de quilombo, que mantêm uma relação mística com a lagoa, chamada de "Lagoa Santa", onde as crianças são batizadas e casos e cura são atribuídos à entidade "Mãe D’ Água".

     

    Segundo o Incra, o RTID é a peça mais complexa para a regularização fundiária de um território quilombola, formado por um conjunto de documentos que aborda a história de formação e ocupação do território, considerando a ancestralidade, a tradição e a organização socioeconômica. Esse foi o segundo RTID deste ano, sendo que o primeiro foi Rio dos Macacos, em Simões Filho, região metropolitana de Salvador. No total, o Incra/BA já possui 22  RTID’s publicados. 

     

     

    De acordo com o relatório do Incra, a Lagoa Santa possui grande influência junto à comunidade, como local de milagres e encantos. Inicialmente, a lagoa era chamada “os milagres” e “Milagres de São Brás”. Ainda segundo o documento, casos de cura, agradecimentos, visagens, devoções às águas da lagoa e aparições, entre elas, a de uma moça bonita na lagoa, a Mãe D’Água.

     

     

     

    História
     

    O relatório antropológico que compõe o RTID aponta que o povoamento da comunidade foi iniciado entre os séculos XIX e XX, com aquisição de terras por parte de famílias afrodescendente, quando se agregaram formando uma única comunidade. Nos anos de 1960, fazendeiros e posseiros vizinhos ameaçaram as famílias da Lagoa Santa com boatos de que a reforma agrária iria tomar a terra da comunidade. Com medo, as famílias venderam as terras por preços irrisórios.

    Segundo o analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário que acompanhou o processo de criação do RTID do Território Quilombola Lagoa Santa, Itamar Vieira Junior, alertou que a comunidade adquiriu a terra com o plantio de mandioca, a manufatura e comercialização da farinha. As famílias do Lagoa Santa vivem da agricultura, com o plantio da mandioca, cacau, milho, cravo, banana, feijão e cupuaçu; do extrativismo e artesanato. A produção é destinada ao consumo e venda na feira livre de Ituberá.

    CONTINUE LENDO


  • Salvador: Enterrado corpo do candidato que passou mal em teste da PM

    G1 BA, com informações do BATV

    Enterrado o corpo do estudante de 31 anos que morreu após passar mal no Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso da Polícia Militar. O sepultamento de Egberto Oliveira de Jesus ocorreu na tarde desta quinta-feira (23), em Salvador. Um dia antes do teste do estudante, outra candidata já tinha passado mal no exame. Ela está internada no Hospital Santo Antônio e não tem previsão de alta.

     

    O candidato a soldado desmaiou após a prova de 2.400 metros de corrida, sob sol forte. Ele chegou a ser atendido por médicos da Vila Militar e levado em seguida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Roma, na Cidade Baixa. A polícia informou que o rapaz deu entrada no hospital com os sinais vitais recuperados mas, algumas horas depois, ele morreu. 

     

    A família de Egberto disse que ele fez um eletrocardiograma antes do TAF. O exame indicou um bloqueio no coração e o estudante chegou a pensar que não seria aprovado. "Tinha que levar esses exames para o médico do coração ver. Ele estava preocupado com esse bloqueio, só que ele falou que o médico olhou e liberou", relata a irmã de Egberto, Evânia dos Santos. De acordo com o especialista Nivaldo Filgueira, esse bloqueio é uma variação elétrica no coração, que não impede a pessoa de realizar qualquer esforço físico.

     



  • Após troca de tiros com a PM no centro da cidade um bandido é preso e outro consegue fugir

    Fotos: Emanuel Fernandes / Destaquebahia.com.br

    Uma ação ocorrida na tarde desta quinta-feira (23), no centro da cidade, nas proximidades do SAC, só veio demonstrar o quanto tem crescido a criminalidade em Brumado.
    Enquanto fazia uma ronda de rotina, a guarnição da Polícia Militar avistou dois elementos suspeitos em uma moto, os mesmo ao perceberem a aproximação da polícia empreenderam fuga, houve tiros, um elemento foi preso e outro abandonou a moto e conseguiu fugir pelas margens do Rio do Antônio. A polícia está na captura do fugitivo, já o outro, se encontra na delegacia a disposição da justiça.
    Vale ressaltar que a semana ainda nem chegou ao fim e está sendo marcada por assaltos á mão armada á estabelecimentos comerciais e á motociclistas. A policia continua realizando diligências no sentido de prender o outro elemento que conseguiu evadir-se no momento do confronto.

     

    Suspeito detido pela policia

     

    Moto usada pelos suspeitos 



  • Alunas brasileiras vencem concurso de ideias inovadoras de Harvard

    Georgia Gabriela e Raíssa Muller são as brasileiras selecionadas no programa "Village to Raise a Child". G1(Foto: Arquivo pessoal)

    Duas estudantes brasileiras foram selecionadas em um programa que incentiva projetos inovadores de empreendedorismo social promovido por alunos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. No total, entre 80 inscritos, além de Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de Feira de Santana (BA), e Raíssa Müller, de Novo Hamburgo (RS), ambas com 19 anos, outros três participantes vindos do Sri Lanka, Nepal e Filipinas, foram premiados. Em novembro eles vão participar de um conferência no campus de Harvard para expor seus projetos para investidores do mundo todo e conhecer a universidade. 

     

    Chamado de “Village to Raise a Child” (significa “Vila por Trás do Jovem”), o evento realizado pela primeira vez por um grupo de alunos, ex-alunos e professores de Harvard tem objetivo de tornar conhecidas ideiam que impactem a comunidade em que os autores vivem. “A ‘vila’ significa bairro, comunidade, escola ou qualquer grupo social por trás desse jovem. Há sempre uma ‘vila’ atrás de uma ideia, de um projeto e nosso critério mais forte foi o de premiar ideias que impactem a comunidade”, diz o brasileiro Renan Ferreirinha Carneiro, de 20 anos, que integra a comissão organizadora do evento e cursa o 2º ano de economia e ciências políticas em Harvard.

     

    Uma das premiadas é Georgia Gabriela da Silva Sampaio que pesquisa a criação de um método menos invasivo e mais barato, por meio de um exame de sangue, para o diagnóstico da endometriose, doença que acomete as mulheres. Ela começou a pesquisar o assunto há três anos, depois que tia foi diagnosticada e teve de extrair o útero, e Georgia cogitou a possibilidade de herdar a patologia, hipótese descartada até o momento.

    “Fiquei pensando no contexto social e econômico e como as pessoas são privadas de ter um diagnóstico e se tratar. Desenvolvi um método de diagnóstico que pode ser feito através de marcadores biológicos que depois vai ser adaptado para um exame de sangue”, diz Georgia. Segundo ela, cientificamente não é uma ideia inédita, porém os pesquisadores “nunca foram adiante para trazer para a realidade.”

     

    Georgia lembra que o diagnóstico da endometriose, inicialmente feito por exame de ultrassonografia, e o tratamento, que até prevê uma indicação cirúrgica, é muito restrito. “Esse olhar é voltado para minha comunidade, me senti incomodada com a possibilidade de muitas mulheres nem conseguirem ser diagnosticadas. Quero dar continuidade à minha pesquisa com ajuda de um orientador.” 

     

    A estudante concluiu o ensino médio no ano passado e neste ano vai disputar uma vaga em uma universidade americana, onde pretende conciliar cursos de engenharia e algo no campo das ciências biológicas. 

     

    Esponja para absorver óleo
    A segunda brasileira vencedora é a estudante do ensino técnico em química Raíssa Müller que criou uma espécie de esponja que repele água e absorve óleo e poderia, por exemplo, ser utilizada em acidentes com derramamento de óleo no mar. “É um filtro que funciona com criptomelano, que é um mineral pouco conhecido e tem com propriedade ser poroso. No primeiro processo aumentei a tamanho do poros e no segundo fiz uma cobertura de silicone para repelir água e absorver óleo.”

     

    Nenhuma substância química tem esse poder, segundo Raíssa, que lembra que a palha de milho também é usada para este fim, mas depois precisa ser queimada. “Ao utilizar o filtro, o óleo pode ser absorvido e recuperado depois para que seja revendido, e o filtro pode ser reutilizado.”

     

    Agora a estudante pretende fazer testes do produto em grande escala para verificar a aplicabilidade. “Ser selecionada no prêmio foi muito bom, é um reconhecimento para mim, para minha região. Quero expor minha ideia e minha pesquisa.”

     

    Raíssa vai concluir o ensino técnico de quatro anos em 2015, e pretende em seguida disputar uma vaga em uma universidade americana, para mesclar estudos de psicologia e neurociência. “É a química do cérebro, para mim está tudo interligado.” As brasileiras, assim como os demais estudantes selecionados no concurso, estão com uma campanha na internet para arrecadar fundos aos projetos. 

    CONTINUE LENDO


  • Menores são apreendidos pela policia Militar no momento em que tentavam assaltar uma mulher

    Arma que os menores usavam no momento da ação / Foto: Emanuel Fernandes Destaquebahia

    Na manhã desta quinta-feira (23), a Policia Militar surpreendeu dois memores de idade, no momento em que eles se preparavam para assaltar uma mulher. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, a mulher transitava pela Avenida Otávio Mangabeira, quando dois menores começaram a persegui-la, a guarnição da PM que passava pelo local percebeu que algo estranho estava acontecendo. Ao avistarem a viatura um dos menores tentou se livrar de uma faca, arma que seria usada contra a vitima. Os policias ao perceberam a atitude dos menores, imediatamente pararam a viatura e realizaram abordagem. A faca jogada na rua foi encontrada, os menores foram apreendidos e conduzidos a 20ª Coorpin para serem tomadas as medidas cabíveis.  



  • Dilma tem 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos, diz pesquisa Datafolha

    G1 / Foto: Reprodução

    Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:
    - Dilma Rousseff (PT): 52%
    - Aécio Neves (PSDB): 48%

     

    Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. A pesquisa foi encomendada pelo jornal "Folha de S.Paulo". De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 20, o resultado foi o mesmo: Dilma tinha 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos.

     

    Votos totais
    Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

    - Dilma Rousseff (PT): 47%
    - Aécio Neves (PSDB): 43%
    - Em branco/nulo/nenhum: 6%
    - Não sabe: 4%

    O Datafolha ouviu 4.355 eleitores no dia 21 de outubro em 256 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01160/2014.



  • Compadre Washington teria recebido R$ 100 mil para trollar Dilma: ‘sabe de nada, inocente’

    por Rafael Albuquerque BN

    O bordão “sabe de nada, inocente” se tornou sucesso em todo o Brasil e foi alvo de polêmicas, inclusive no Conar, por se referir à mulher como “ordinária”. Compadre Washington, que se popularizou por conta da frase engraçada de um comercial de TV, agora participa de um vídeo onde trolla a presidente Dilma Rousseff. Em meio ao segundo turno da campanha presidencial, há quem diga que o vocalista do Tchan teria recebido a bagatela de R$ 100 mil da chapa tucana para trollar a presidente Dilma Rousseff em uma peça que circula nas redes sociais e tem chamado a atenção dos internautas. Ainda não se sabe se o vídeo vai integrar a propaganda eleitoral de Aécio Neves. Na peça, Compadre questiona Dilma sobre o "escândalo nos Correios" e a "corrupção na Petrobras".



  • Maetinguenses prestigiaram visita de Dilma em Petrolina

    Fotos: A.Souza / Destaquebahia

    Na última terça-feira (22), maetinguenses prestigiaram a visita da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff que esteve acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os maetinguenses participaram do evento em Petrolina, onde a petista discursou para cerca de 50 mil pessoas. O ato foi organizado por movimentos sociais em parceria com (ASA) "Articulação do Semiárido Brasileiro". Em seguida, eles participarão de um ato público no centro do munícipio. No final da tarde foi realizada uma caminhada pelas ruas do centro da capital pernambucana.

     



  • Salvador: Candidato a soldado sofre mal estar em teste da PM e morre

    Vítima realizava Teste de Aptidão Física (TAF) quando desmaiou, diz PM / G1 BA / Foto: Reprodução

    Um candidato a soldado morreu após se sentir mal durante a realização do Teste de Aptidão Física (TAF), da Polícia Militar, nesta quarta-feira (22). Egberto Oliveira de Jesus desmaiou e foi socorrido pelo Departamento de Saúde da PM. Ele foi levado com apoio de uma UTI móvel para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Roma, e o falecimento foi confirmado às 17h. Segundo a PM, o soldado deu entrada na unidade de saúde com os sinais vitais recuperados. "A corporação lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares", afirma a PM em nota. No dia 16 de dezembro de 2013, quatro militares passaram mal em teste para participação no Curso de Operações Policiais Especais (Copes) e três deles morreram. Eles participavam de uma prova que teria 10 km de corrida.  O curso foi suspenso e foi informado, à época, que o caso era inédito na história da corporação. A suspeita apontada pelo comando da PM foi a de que os policiais tenham feito uso de alguma substância para aumentar a resistência. 



  • Acidente grave envolvendo carro e moto na Avenida Coronel Santos

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    No final da tarde desta quarta-feira (22), na Avenida Coronel Santos, um veiculo e uma motocicleta se envolveram em um acidente. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, um carro vinha sentido Aracatu/Brumado quando o condutor percebeu uma pane no sistema elétrico do veiculo a ao acionar os freios não obteve resposta. Numa tentativa desesperada de parar o veiculo o condutor resolveu lançar o carro em um obstáculo no acostamento já próximo a Garagem da Empresa Novo Horizonte, nesse momento houve uma colisão com uma motocicleta que era conduzida por uma mulher que seguia sentido saída para Vitória da Conquista. Segundo apurado pelo Destaquebahia, a mulher teve escoriações pelo corpo e fratura em uma das pernas. A vitima foi socorrida pelo SAMU 192 e conduzida para o Hospital Professor Magalhães Neto. A policia Militar esteve no local registrando a ocorrência e controlando o trânsito.

     

     

    A moto ficou totalmente destruida

     

    O veiculo ficou danificado 

     

     



  • Péssimo exemplo: Escola é reformada pela prefeitura e entulho e jogado em cima da calçada

    O entulho está ficando acumulado em cima da calçada / Fotos: Emanuel Fernandes / Destaquebahia

    No Bairro Olhos D´água a prefeitura está realizando a reforma em uma escola e isto é algo muito bom, demostra que o município está aplicando bem a verba destinada a educação. O problema é que todo entulho está ficando acumulado em cima da calçada. Os transeuntes são obrigados a passar pelo meio da Rua colocando em risco suas vidas, tendo em vista que a escola fica em uma via movimentada e a qualquer momento alguém por desviar do entulho que toma toda a calçada, pode sofrer um atropelamento. Não é um bom exemplo que está sendo dado pela empresa que realiza a obra. Independente do beneficio que a obra venha trazer para a comunidade, a calçada tem que ficar livre para os pedestres. Cabe à prefeitura, através do setor responsável, fiscalizar e punir não só esta empresa, como qualquer cidadão que venha seguir esse péssimo exemplo.

     

     

     



  • Preso improvisa corda e comete suicídio na cela dentro da delegacia

    Foto: Destaquebahia.com.br

    O detento Antônio Mesquita Ribeiro, conhecido como (Tonho Preto) cometeu suicídio, na manhã desta quarta-feira (22), dentro de uma das celas da delegacia de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, o preso era artesão e por ter esta habilidade conseguiu fazer uma espécie de corda com sacolas, fios e outros objetos e em seguida amarrou em uma das grades da cela e se enforcou. Ainda segundo informações, não havia nenhum outro preso na cela com Mesquita. O corpo foi encontrado por um dos carcereiros durante o horário da entrega do almoço. A Polícia Técnica de Brumado esteve no local para realizar a perícia.



  • Embasa não recupera asfalto em Avenida após abrir buraco para recuperar rede de água

    Destaquebahia / Fotos: Emanuel Fernandes

    A Avenida João Paulo l, recebeu recapeamento asfáltico em toda a sua extensão, fato que deixou todos os condutores que utilizam aquela via satisfeitos. Porém, já começaram aparecer alguns buracos, que não surgiram por conta de chuvas, mesmo por que, não está chovendo em nossa região. Os buracos começaram após trabalhos realizados pela Empresa Embasa para reparos na rede de água, até ai tudo bem, a rede precisa ser reparada, a questão é, quando a Embasa abre um buraco para realizar um serviço ela não deixa da forma que encontrou, ou seja, em perfeito estado de trafegabilidade. Por conta disso já se observa na Avenida João Paulo l, buracos que podem provocar acidentes. Se continuar precisando de reparos na rede de água ao longo da Avenida, não vai precisar de chuvas para estragar todo trabalho de recapeamento que foi feito. Condutores que utilizam constantemente aquela via se manifestaram quanto ao trabalho feito pela Embasa. “Isso não pode acontecer em nossa cidade, estava tudo esburacado e depois que acontece a pavimentação com asfalto, vem a Embasa e estraga tudo”, desabafou um cidadão que solicitou reserva de identidade.

     



  • Indivíduo procurado pela policia brumadense se entrega na delegacia de Guanambi

    Destaquebahia / Foto: Divulgação/Polícia Civil

    O assaltante identificado como Jones Assunção Palácio, que estava sendo procurado pela polícia de Brumado e de outras cidades da região se entregou na delegacia de Guanambi, na última segunda-feira (20). Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, ele é apontado como integrante de uma quadrilha composta por doze elementos e agiram na prática de sequestros, assaltos a casas comerciais, roubos de veículos e explosões de caixas eletrônicos. O meliante é o oitavo integrante a ser preso. O bandido foi reconhecido em assaltos praticados nas cidades de Guanambi Licínio de Almeida e Urandi. Contra Jones já havia sido expedido mandado de prisão No momento em que se entregou a policia, Palácio estava acompanhado de seu advogado.



  • Horário de Verão não altera votação do 2° turno diz TRE

    Bahia não participa do Horário de verão. G1 BA (Foto: Reprodução GloboNews)

    As eleições do 2º turno que acontece no domingo (26), não vão sofrer alterações na Bahia, mesmo com Horário de Verão, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Com isso, os eleitores baianos devem comparecer ao colégios eleitorais nos mesmos horários de votação do primeiro turno, entre 8h e 17h, hora local.

     

    A Bahia não participa do Horário Brasileiro de Verão este ano, que iniciou à meia noite do dia 18 de outubro. Como os relógios estarão adiantados nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, a divulgação dos resultados da apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só poderá ser feita a partir das 19h, hora local (20h, em Brasília). Isso ocorrerá por conta do horário do Acre, cuja diferença será de 3 horas a menos que a Capital Federal.

     

    O TRE-BA esclarece, ainda, que nenhum serviço eleitoral será prejudicado devido à mudança. A não adesão da Bahia foi comunicada ao TRE-BA pela Governadoria do Estado, para que fossem providenciados ajustes na configuração de sistemas eleitorais, caso fossem necessários.