• Com medo de assaltos comerciantes instalam grades nas portas dos estabelecimentos

    "Depois que a violência se instalou em Brumado, decidimos colocar a grade", disse o comerciante / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Comerciantes estão instalando grades em seus estabelecimentos com o objetivo de evitar assaltos. O Proprietário de um mercadinho no centro da cidade há seis meses instalou uma grade em seu comércio. "Depois que a violência se instalou em Brumado, decidimos colocar a grade e tenho visto outros comerciantes fazerem o mesmo", diz o proprietário do estabelecimento.

     

    Além das grades o comerciante também instalou câmeras de segurança no sentindo de inibir a ação de marginais. ”A ousadia dos bandidos é tão grande, que eles conseguiram levar uma das câmeras que instalei na área externa, e como se não bastasse, eles mandam olheiros para ficarem passando toda hora em frente ao comércio para saber qual o melhor momento para agir. Nós pagamos nossos impostos e não podemos trabalhar, por que o governo não faz a sua parte”, desabafou.

     

    O comerciante que não quis se identificar, afirmou ao Destaquebahia que pretende fechar as portas do estabelecimento. “Só irei ficar no comércio este ano, pois tenho contas a pagar, por que se não fosse isso, fecharia as portas hoje mesmo, não da mais. Nós não temos segurança e a impunidade reina no pais”, concluiu. Ainda segundo o comerciante, por conta desta medida que ele teve que tomar, perdeu muitos clientes. 



  • ‘Medicação errada, aliada a negligência médica, pode ter sido a causa da morte de Kelly’ diz família de bebê.

    O corpo foi encaminhado ao IML de Brumado. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A morte de Greyce kelly de Paula Nascimento, de 3 meses, deixou uma família indignada na Comunidade de São José, zona rural de Ituaçu.
    Segundo disseram os familiares á reportagem do Destaquebahia.com.br, a criança foi levada a um posto de saúde da referida comunidade da, porque estava fazendo vômito, mas, após tomar uma injeção e e outros medicamentos no posto de saúde, veio a piorar ficando com o corpo todo mole. Os familiares então levaram com urgência ao Hospital de Ituaçu,  onde o médico de plantão teria negligenciado o estado de saúde da criança,  pois , mesmo diante da insistência dos familiares,  disse que só atenderia após liberar outras pessoas que haviam chegado primeiro. O estado de saúde piorou ainda mais e, segundo os familiares,  após uma hora de espera, quando o médico resolveu atender o bebê,  já era tarde, pois já havia vindo à óbito dentro do hospital. 
    O corpo de  Greyce kelly de Paula Nascimento, de 3 meses, foi encaminhado ao IML de Brumado para ser necrópsiado.
    Caso o laudo médico aponte  que as causas da morte possa ter sido a medicação,  a família pretende entrar com uma ação na justiça.



  • Idoso aguarda vaga em leito de UTI há 20 dias; liminar não foi cumprida

    G1 informações da TV Bahia / Foto: Reprodução

    A família de um idoso de Salvador, que precisa de uma cirurgia por causa de um coágulo no cérebro, está há mais de 20 dias sem conseguir uma vaga em um leito de UTI na Bahia, mesmo com duas liminares concedidas pela Justiça.

     

    João Raimundo de Jesus, de 74 anos, está internado em um leito comum no Hospital Geral do Estado (HGE) desde o dia 20 de junho. Segundo a família do idoso, a cirurgia que ele precisa só pode ser feita se ele for transferido para um leito de UTI. No dia 4 de julho, a família conseguiu na Justiça uma liminar determinando a regulação, ou seja, a transferência em um prazo de 24 horas. Porém, ele continua em um leito comum e a família fez um novo pedido.
     

    “O resultado do meu pai só se agrava desde o dia 20. Ele adquiriu uma infecção pulmonar dentro do hospital. A unidade não tem uma UTI para oferecer e o Estado não está fornecendo outros locais”, conta Jonilson de Jesus, filho de João Raimundo. Segundo o Ministério Público da Bahia, para atingir a quantidade necessária de leitos de UTI do SUS no Estado, teriam que ser abertas, pelo menos, mais 109 vagas.

     

    Na Bahia, existem 2.656 leitos de UTI, sendo 1.436 do SUS. O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da saúde do Ministério Público da Bahia, Rogério Queiroz, disse que o órgão entrou com uma ação civil pública contra o estado para aumentar a oferta de leitos para pacientes do SUS.

     

    A ação, aberta em 2012, ainda não foi julgada. “Havia um déficit de 3.177 leitos comuns dos quais, 109 devem ser de UTI”, disse o promotor de Justiça. Ele afirma que o Estado tem obrigação de prestar o serviço a todos os pacientes, mesmo que seja em hospitais particulares e até fora do estado.

     

    “Isso é direito do usuário. Portanto, o Estado tem o dever de deixar disponível para todo usuário o que necessite a Unidade de Terapia Intensiva. Assim, evidentemente dependendo da ação, pode haver a multa para o Estado. A multa pode ser para o gestor e, eventualmente, até uma imposição de pena criminal pelo descumprimento da decisão judicial”, completa. Para famílias de pacientes como a do senhor João Raimundo, cada dia de espera é um sofrimento.

     

    A secretaria da Saúde do estado informou que a central de regulação está buscando uma vaga de UTI para o idoso e que a dificuldade de encontrar leitos de UTI se repete em toda a rede pública e privada do país. Ainda segundo a secretaria, a quantidade de vagas vem sendo ampliada no Estado e o número de leitos de UTI do SUS triplicou em sete anos.



  • 'O tempo de TV pode ser uma faca de dois gumes', avalia Eduardo Vasconcelos

    BN / Por por Marcos Russo / Foto: Destaquebahia.com.br

    “É uma terceira via que se impõe e vai se impor na medida em que representa o novo”. É com essa perspectiva que o candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela senadora Lídice da Mata (PSB), Eduardo Vasconcelos, parte para a campanha eleitoral. Durante entrevista à rádio Tudo FM 102,5, na manhã desta quinta-feira (10), o socialista falou em uma mudança no patamar ético da política brasileira “muito mais elevado do que se ver aí”. “O Brasil já passou por isso, como é a trajetória de Lídice, Marina, Eduardo Campos. Eu acho que essa via que o PSB busca oferecer hoje é uma continuidade de alimentar a esperança do povo em uma política mais ética”.  O postulante voltou a defender a educação, como bandeira primeira da campanha. “A nossa bandeira maior é a educação. A preparação para o nosso programa de governo, discutiu-se de tudo e ficou evidenciado de que o único elemento capaz de mudar a nossa cultura é a educação”. Ainda sobre o tema, Vasconcelos alfinetou os concorrentes. “A história está aí para mostrar que todos que prometem mudança na educação, deixam de lado essa bandeira tão importante”.  Sobre a reunião de poucos partidos em torno do apoio ao PSB, o candidato não considerou como revés. “O tempo maior pode ser uma faca de dois gumes. Uma vez chegando ao poder com menos coligações se tem mais liberdade. Fica mais difícil se equacionar com muitos partidos, chegando ao poder”. Sobre avaliação de que o discurso da correligionária Lídice da Mata adota é o de mirar e minar o DEM e ser mais “complacente” com o governo do PT, o ex-prefeito de Brumado não concordou. “Discordo totalmente dessa colocação. Pode a senadora, da maneira educada como ela conduz a situação, se fazer a leitura de que isso exista. Mas, o Brasil, em 12 anos de PT, entregou a reforma agrária ao MST. Andaram pelo caminho inverso. Nós comungamos dentro do nosso grupo que essa decepção nos permite ousar nesse projeto. O PSB tem uma visão social em fazer com que a supremacia do bem comum. A gente vai levar essa campanha em alto nível. É chagada a hora da Bahia mudar”, apostou. “Se Thomé de Souza foi  nosso primeiro governador e se Lídice vai ser nossa primeira governadora, nós vamos buscar o que está no futuro para fixar no presente”, filosofou. 



  • Para pagar promessa, Datena apresentará programa de cueca nesta quinta - feira (10)

    Foto reprodução.

    José Luiz Datena apresentador do Brasil Urgente, da Band, apresentará o programa desta quinta - feira (10), só de cueca. Isso para cumprir com a palavra, já que o mesmo havia prometido que se o Brasil perdesse para a Alemanha, na partida da semi final, realizaria tal ato.

    "Eu vou pagar um mico terrível, mas depois que perdemos de 7 da Alemanha, acho que não tem nada mais vergonhoso que isso, então vou fazer o Brasil Urgente de cueca", confirmou.

    Após a inacreditável goleada, Datena declarou em um vídeo que vai cumprir a promessa no programa desta quinta-feira (10).

    "Tá de brincadeira comigo, Felipão. Me ajuda aí, paga pelo menos a cueca que eu vou usar". de forma humorada, o apresentador terminou o vídeo deixando esta mensagem.

     

     



  • Representantes da área cultural e esportiva usam Tribuna Livre a convite do vereador Weliton Lopes

    Chiquinho amorim apresentou o troféu que ganhou ao lado da cantora Sílvia Mello no Festival Cultural do Vale do Jequitinhonha (Festivale) em Minas Gerais.

    Na sessão desta segunda-feira (07) a Tribuna Livre do legislativo brumadense foi utilizada pelos Srs. Chiquinho Amorim e Arlen Andrade para falarem sobre duas importantes áreas – cultura e esporte.

    O músico Chiquinho Amorim, a convite do vereador Weliton Lopes, fez uso do espaço para destacar a relevância da preservação da cultura do Município e da concretização do calendário cultural, que oportunizará a efetivação de uma data para a realização do FEMB-B, evento realizado na cidade que representa o resgate dos festivais e a valorização da música popular brasileira.

    “A volta da realização do festival é uma grande alegria para nós que podemos, através dos cantores, compositores e intérpretes revelar ao público grandes nomes e talentos. Este evento faz parte de nossa cultura e precisamos valorizar esse patrimônio, assim como efetivarmos uma data para sua realização para que todos possam participar”, pontuou Chiquinho Amorim.

    Alunos do professor Arlen Andrade em sua companhia destacaram as ações que vêm sendo realizadas pela Associação de Caratê Tradicional, onde aproximadamente cem alunos recebem instruções da arte marcial, assim como da importância de serem pessoas íntegras, sabendo escolher o melhor caminho para o futuro.

    O vereador Weliton Lopes, que vem desenvolvendo um grande trabalho para que sejam efetivadas ações que visam à preservação do patrimônio histórico, artístico, cultural, paisagístico e ambiental deu entrada em proposição que solicita a convocação de reunião do Conselho nomeado para deliberações nessa área, assim como para que o FEMB-B seja considerado como patrimônio cultural.

    “Temos nos dedicado para que nossa cultura seja resguardada e que eventos como o FEMB-B, que representa o resgate de uma época de nossa história seja reconhecido como patrimônio, recebendo o seu efetivo valor. Acreditamos que o secretário de Cultura atenderá nosso pleito e convocará a reunião com os membros do Conselho o mais breve possível”, destacou o parlamentar.

    Weliton Lopes também parabenizou o trabalho que vem sendo realizado por Arlen Andrade na área esportiva e social, dando oportunidade a essas crianças de desenvolverem seus potenciais.   



  • Tá vindo ai a maior liquidação do Brasil


  • Sábado (12), Brumado terá a Festa do Dia do Rock

    Destaquebahia / por Paulo Esdras / Foto: Repordução

    Em 1985 houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres na Inglaterra e nos Estados Unidos com o objetivo principal de denunciar a fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath. O show foi transmitido ao vivo para diversos países e desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

     

    Diversas cidades do mundo comemorarão o Dia Mundial do Rock com muitos shows e em Brumado não será diferente. Aqui a Festa do Dia do Rock iniciará no próximo sábado, às 22h00 no Espaço Bruhmet, ambiente que já promoveu diversos eventos alternativos, estimulando o cenário cultural. O Evento, nesta segunda edição, terá a abertura de Jon França, as bandas Krimeia (Brumado), Dost (Vitoria da Conquista) e Politrauma (Livramento).



  • BRUMADO

    Artigo: Lei da Palmada

     Artigo: Lei da Palmada

    Advogado Dr.Cléio Diniz colunista do Destaquebahia.com.br

    Entrou recentemente em vigor a tão falada lei da palmada e a princípio tem causado grande polêmica. Primeiramente temos que esclarecer que o objetivo principal da lei é coibir os excessos cometidos contra crianças, tanto que foi batizada de “Menino Bernardo” e neste sentido é pertinente e certa, todavia por economia de palavras acabou por criar uma grande confusão.

    Neste caso, ao definir e conceituar o que entende por castigo corporal, a lei cita apenas a ação disciplinar que causa dor ou lesão não qualificando a intensidade, deixando a entender que qualquer ação neste sentido, até mesmo a velha palmada maternal passa a ser considerada crime.

    Esta colocação não pode ser considerada exagerada, já que, na sequencia do dispositivo legal ao definir o tratamento degradante e que humilhe, o legislador veio a quantificar a ação como de natureza grave.

    Ora, com isto o legislador implantou uma subjetividade extrema à lei jogando no colo do judiciário a função de definir o limite entre mera correção disciplinar e a agressão. Para complicar um pouco mais, ao elaborar a lei não se observou os dispositivos legais que vedam a interferência do estado ou de qualquer instituição no direito e intimo familiar, ressalvado as transgressões legais. A proteção ao ambiente familiar, por sua importância foi elevada a nível constitucional ao ser inserida no Artigo 226, parágrafo 7º da Constituição Federal, vindo a ser reiterado no Código Civil de 2002, em seus artigos 852 e 1513, sendo mais incisivo neste último.

    Apesar de válida e pertinente, a lei torna-se redundante dando a entender ter um caráter oportunista e de exposição própria de quem pretende se lançar no cenário politico nacional. Observe que o artigo 129 do Código Penal já considera crime ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem, ou seja, agora temos dois dispositivos sobre o mesmo assunto.

    Não seria melhor uma reforma que atualizasse e agilizasse o sistema? Certo é que se criou mais uma celeuma, onde muitos podem ter suas vidas marcadas, e falamos de pais sérios e amorosos, por processos vazios passando a ficar a mercê do entendimento de alguém, ferindo assim o princípio da segurança jurídica, e tudo em razão de uma minoria que comete abusos contra crianças desprotegidas pela inoperância, quiçá negligencia e letargia do estado.

    A lei é correta, mas mais uma vez demonstra que o cidadão de bem, correto, com valores familiares pode pagar um alto preço pelos erros do estado.



  • Grupo explode caixas eletrônicos em bancos em cidades do interior

    Agência do Bradesco foi explodida em Planalto / G1 com informações do Site Binho Locutor / Foto: Fabiano do Santos

    Dois caixas eletrônicos do Bradesco localizados no município de Planaltino, a cerca de 320 km de Salvador, na Bahia, foram explodidos por volta das 2h desta quarta-feira (8).

    A polícia informou que o grupo chegou à cidade em dois veículos e que a ação dos criminosos durou cerca de 20 minutos.

    Já em Biritinga, a cerca de 190 km de Salvador, cerca de 10 bandidos explodiram os caixas eletrônicos do Banco do Brasil instalados no município. Ninguém se feriu.

    Os assaltantes fugiram após levarem o dinheiro dos caixas eletrônicos nos dois municípios. Não há informações sobre o valor da quantia levada. Até por volta das 9h30 ninguém havia sido preso.



  • C-10 carregada de mangas fica de rodas para o ar após capotamento

    A C-10 ficou de rodas para o ar após capotamento. Foto: Dai / Destaquebahia.com.br

    Uma C-10 carregada de mangas ficou de pneus para o ar na manhã desta terça - feira (10). Após um dos pneus furar, o condutor do veículo perdeu o controle da direção e o veículo capotou na písta da BA - 148, trecho entre o distrito de Fazendinha e a cidade de Dombasílio.

       

    O motorista residente na comunidade conhecida como Barracão, levou um tremendo susto, nada além disso, pois mesmo diante da gravidade do acidente onde o carro ficou bastante destruído, o condutor sofreu apenas algumas escoriações. A polícia Rodoviária e Militar estiveram no local, e com o auxílio de um trator, o veículo foi removido e a písta liberada.
     



  • A força da mulher, Jaqueline Ribas, profissão caminhoneira

    Jaqueline Ribas, trabalha dirigindo caminhão com carga pesada sem perder a feminilidade / Destaquebahia.com.br

    Até bem pouco tempo atrás, a profissão de caminhoneiro era exercida quase que exclusivamente pelos homens.  Porém cada vez mais, as mulheres estão provando que são igualmente capazes neste ofício e se destacam pelo profissionalismo, responsabilidade e, principalmente, pela atenção ao volante. A brumadense Jaqueline Ribas, tem se destacado nesta profissão, e despertado em outras mulheres o interesse por dirigir caminhão com carga pesada sem perder a feminilidade. Em entrevista ao Destaquebahia, Jaqueline disse que se sente realizada e faz seu trabalho com muita dedicação. “Eu trabalhava como autônoma, tinha um restaurante, porém o meu desejo era trabalhar e ter meu registro na carteira profissional. Certo dia um amigo me pediu para transportar em sua Van, um grupo de mulheres para um culto evangélico que seria realizado em uma comunidade na zona rural. Foi amor a primeira vista, naquele momento descobri qual seria minha profissão, então eu disse, vou ser motorista de ônibus, e me esforcei vence barreiras e consegui, graças a Deus. Deixei o restaurante e consegui um emprego de motorista em uma empresa de ônibus circular, onde trabalhei por algum tempo. O amor pela profissão foi crescendo e hoje trabalho dirigindo caminhão com carga pesada em uma terceirizada que presta serviço para uma empresa de mineração aqui em Brumado”, concluiu Jaqueline.

     

    Jaqueline Ribas tem se destacado na profissão por sua responsabilidade e, principalmente, pela atenção ao volante. 

     

    Com relação à feminilidade, Jaqueline Ribas, disse que, embora ela deva impor respeito, a vaidade não fica de lado. “Só as roupas que não são tão femininas, pois é preciso estar confortável para dirigir. Decotes nem pensar, assim como saias e blusas mais justas. No porta luvas sempre levo uma nécessaire com batonzinho, creme para as mãos e protetor solar”, ressaltou. A caminhoneira brumadense é casada e conta com todo apoio do marido, que no inicio lhe incentivou com relação à escolha da profissão.



  • Bandidos em fuga furam cerco policial e trocam tiros com guarnição da 34ª CIPM

    Destaquebahia.com.br

    Policiais da 34ª CIPM foram avisados de que quatro elementos em fuga, em um veículo Pálio Adventure, vermelho, haviam furado um cerco montado pela policia de Tanhaçu. Imediatamente uma guarnição se deslocou para rótula da BR- 030 com a BR-262 , no entrocamento próximo a Brumado, para interceptar os bandidos. Ao se aproximarem do cerco policial os marginais em fuga, jogaram o carro contra uma cerca de arame e adentraram em um matagal, houve troca de tiros com a guarnição da PM, mas conseguiram fugir a pé, abandonando o veículo.

          

    Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, os policiais realizam buscas pela região no sentido de capturar os fugitivos, mas até o fechamento desta matéria nenhum fugitivo havia sido preso. O veículo foi removido por um guincho para o pátio da delegacia, onde passará por processo de indentificação.



  • Caminhonete desgovernada atinge portão de residência no Bairro São Félix

    Destaquebahia / Fotos: Emanuel Fernandes

    Na manhã desta terça-feira (08), uma caminhonete se envolveu em um acidente no Bairro São Félix. Conforme apurado pelo Destaquebahia junto ao proprietário, a caminhonete estava provavelmente desengrenada, e em seguida, desgovernada atingiu o portão de uma residência. No momento da colisão, não havia pessoas na frente da casa, resultando apenas em danos materiais, que serão pagos pelo proprietário do veiculo.

     

     

    Os danos foram apenas materiais

     

    Não havia pessoas na frente da casa



  • Brasil sofre goleada da Alemanha em vexame histórico e disputará 3º lugar

    Seleção disputa o 3º lugar contra o perdedor de Argentina e Holanda, que se enfrentam amanhã, em SP. Fonte e foto: G1

    Daqui a 10, 20, 50 anos, dirão aos brasileiros que a Seleção, lá atrás em 2014, perdeu uma semifinal de Copa do Mundo para a Alemanha, em casa, por 7 a 1. Esse texto é para quem era garotinho ou nem sequer havia nascido na época. Tomara que o encontrem na internet e tentem entender o que nenhuma palavra pôde explicar aos que estiveram no Mineirão, em Belo Horizonte, ou aos 200 milhões que viram, de alguma forma, o massacre imposto por uma das grandes equipes daqueles tempos a um time absolutamente entregue à pressão e à ausência do craque Neymar.

    Neymar era o melhor jogador daquela geração brasileira, mas teve uma vértebra fraturada nas quartas de final, contra a Colômbia, numa joelhada de Zuñiga. O Mineirão, na tarde de 8 de julho, não viu o atacante, mas viu Miroslav Klose chegar a 16 gols e bater o recorde de Ronaldo como maior artilheiro das Copas. Viu Schweinsteiger, Khedira, Kroos, Özil e Müller, em exibições exuberantes, decretarem a maior humilhação brasileira na história do torneio, em atuação abaixo da mais destrutiva das críticas.