• STF ainda não analisou habeas corpus de Prisco; Defesa prevê julgamento para até terça-feira

    BN / Foto: Reprodução

    As informações que correram na manhã deste domingo (20), sobre o supostodeferimento do habeas corpus requerido contra a prisão do vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), não foram confirmadas pela defesa do tucano. De acordo com a equipe de juristas que representam o legislador, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não analisou o recurso, protocolado neste sábado (19) no Tribunal Regional Federal da 1ª região. Prisco liderou a greve da Polícia Militar da Bahia, finalizada na última quinta-feira (17), e foi detido na sexta (18) por “crime político grave” cometido na paralisação da PM do estado em 2012, também encabeçada por ele. No STF, o habeas corpus, inicialmente encaminhado ao ministro Ricardo Lewandowski, deve ser apreciado pela ministra Cármen Lúcia, já que o relator original está fora do país. Em entrevista ao Bahia Notícias, o advogado Fábio Brito, diretor jurídico da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares (Aspra), entidade presidida pelo vereador preso, afirmou que, conforme expectativa da defesa, o julgamento do recurso deve ser realizado até a próxima terça-feira (22). “Normalmente, os pedidos protocolados em um plantão [do STF] são analisados dentro do próprio período. Como esse plantão termina às 8h de terça, acredito que até lá já tenhamos uma resposta”, estimou. Prisco responde a sete crimes dentro da Lei de Segurança Nacional, entre eles impedir, com violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos Poderes da União ou dos Estados e praticar sabotagem contra instalações militares, meios e vias de transporte. 



  • Mãe perdoa assassino do filho e o salva da forca

    Informações do jornal Extra / Foto: Reprodução

    Um assassino iraniano foi salvo da forca pela mãe de sua vítima segundos antes da execução. A mulher foi até o acusado, lhe deu um tapa na cara e depois retirou a corda de seu pescoço. De acordo com o marido, ela teria tomado a decisão após ter um sonho com o filho assassinado.

    Após perdoar o criminoso, chamado Balal, a mãe da vítima, Samereh Alinejad, foi recebida pela mãe do condenado que a abraçou e agradeceu por ter salvado a vida de seu filho. De acordo com o jornal Britânico Daily Mail, o homem havia sido condenado há sete anos por ter esfaqueado e matado Abdollah Hosseinzadeh Jnr, de 18 anos, durante uma briga de rua.

    Segundo o pai da vítima, três dias antes da execução sua esposa sonhou com o filho morto que dizia estar em um lugar bom e pedia para a família não fazer retaliações. O sonho teria acalmado a esposa e motivado a decisão de retirar o assassino da forca no dia da execução. O pai revelou que não acredita que Balal quisesse matar seu filho. Para ele, foi uma reação.

    "Abdollah o ofendeu e chutou, nesse momento, o assassino tirou uma faca de cozinha das meias. Balal não sabia como manusear uma faca, ele foi ingênuo", afirmou.

     



  • Velório e enterro de Luciano do Valle acontecem hoje em Campinas

    Luciano do Valle nasceu em Campinas e torcia pela Ponte Preta / R7 / Foto: Reprodução

    Nascido em Campinas e torcedor assumido da Ponte Preta, Luciano do Valle, morto no último sábado (19), será velado e enterrado em sua cidade natal, neste domingo (20).

    De acordo com nota oficial divulgada pela TV Bandeirantes, Luciano será velado na Câmara Municipal de Campinas. Em seguida, o enterro acontece no Cemitério Parque Flamboyant.

    De acordo com apuração da TV Record, um médico identificado apenas como Paulo, que estava no avião, disse que Luciano do Valle teve queda de pressão, dor nas costas e desconforto estomacal, além de muita dificuldade em respirar enquanto viajava para cobrir a partida entre Altético-MG e Corinthians, neste domingo, em Uberlândia-MG.  

    Duas unidades de resgate do Corpo de Bombeiros ficaram de prontidão no aeropoerto de Uberlândia. O avião pousou às 14h50, e Luciano foi encaminhado para o saguão. Em seguida, foi removido para a ambulância que seguiu para o hospital Santa Genoveva, no centro da cidade mineira. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas às 16h15 o foi constatada a morte do jornalista.   



  •  Itamaraju: Carreta com produtos de limpeza tomba na BR-101; carga é saqueada

    Após carreta tombar na BR-101, moradores da região saquearam carga / G1 (Foto: Danuse | Itamaraju Notícias)

    Uma carreta carregada com produtos de limpeza tombou na tarde do último sábado (19), no km 818 da BR-101, próximo ao município de Itamaraju, cerca de 620 km de Salvador. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a PRF, o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva e acabou tombando. O condutor ficou ferido e foi atendido por uma ambulância do Samu. Ainda de acordo com o órgão, mesmo com a presença de agentes da PRF, moradores da região saquearam a carga da carreta. O acidente ocorreu por volta das 15h. Segundo informações da PRF, não houve congestionamento na pista.

     

    A presença de agentes da PRF não impediu que a população saqueasse a carga da carreta / G1 (Foto: Danuse | Itamaraju Notícias)



  • Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado próximo a linha férrea no centro da cidade

    O copro foi encontrado em avançado estado de decomposição / Destaquebahia / Fotos: Emanuel Fernandes

    Na tarde deste sábado (19), foi encontrado por populares um corpo em avançado estado de decomposição próximo a linha férrea no centro da cidade, fundos do Detran. Existem suspeitas de que o corpo tenha sido desovado no local devido o matagal existente na área, fato que dificultou a visualização do cadáver por parte dos transeuntes. A policia Militar foi acionada para preservar o local e aguardar a chegada da policia técnica.

     

    O corpo foi encontrado dentro de um matagal existente na área

     

    A policia Militar foi acionada para preservar o local e aguardar a chegada da policia técnica 



  • Manaus: Caminhão de som sem freio mata três fiéis em procissão da Via-Sacra

    Bocão News / informações do Terra Notícias / Foto: Reprodução

    Três mulheres morreram e outras quatro pessoas ficaram gravemente feridas na tarde da última sexta-feira (18), na zona centro-oeste de Manaus, quando um caminhão de som que acompanhava uma procissão da Via Sacra ficou sem freio e atropelou os fiéis. O acidente aconteceu por volta das 17h no momento em que as pessoas desciam uma ladeira em frente à Fundação Centro Estadual de Controle de Oncologia (FCecon), na Avenida Francisco Orelana, no conjunto Dom Pedro. Segundo informações da Polícia Militar, o caminhão de som que acompanhava a procissão perdeu o freio e saiu atropelando as pessoas. O motorista do caminhão, Orelino Siqueira, 49 anos, foi detido pela polícia logo após o acidente. Esse era o segundo ano dele como motorista contratado pela paróquia para acompanhar a procissão.

     

     

    Mais de cem pessoas acompanhavam a Via Sacra no momento do acidente. Os primeiros socorros foram dados por funcionários da FCecon, que atenderam as vítimas no chão do estacionamento da unidade de saúde. Duas mulheres, identificadas como Tânia Magalhães Gomes e Cleide Bastos Antela, segundo o Instituto Médico Legal (IML), morreram no local. A terceira vítima morreu no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do bairro da Alvorada, na zona centro-oeste  de Manaus. O nome dela ainda não foi informado pelo IML.



  • Saudades da cadeia: 'vovô do crime' rouba banco para ser preso

    Walter Unbehaun roubou banco para ser pego propositalmente e voltar para a cadeia / G1 / Foto: Reprodução

    O americano Walter Unbehaun, de 73 anos, foi preso novamente após um assalto a banco em Niles, no estado de Illinois, alegando que cometeu o crime apenas porque estava com “saudades” da prisão. Unbehaun contou aos investigadores assim que foi detido que ele tinha a intenção de ser pego, já que desejava passar seus últimos dias atrás das grades. A polícia informou que, em 50 anos, Walter ficou apenas seis em liberdade, e que a qualidade de vida seria melhor dentro da cadeia do que fora dela. O “vovô do crime” deverá ser sentenciado em Chicago.



  • Garotas de programa se uniram e conseguiram dominar e amarrar cliente caloteiro

    Fonte: CN / Foto: Reprodução

    Um fato inusitado e curioso aconteceu  em um bar na cidade de Caetité, quando um homem, após manter relação sexual com uma garota de programa, recusou-se a pagar o valor pedido pelo serviço prestado. Após discussão intensa o caloteiro tentou agredir a mulher que, aos gritos, pediu socorro a suas companheiras de profissão. As mulheres partiram para cima do homem, que foi dominado e amarrado. A Policia Militar foi acionada e dirigiu o agressor e mal pagador até a Delegacia Policial de Caetité. O homem, que é morador da comunidade de Lagoa de Félix Pereira, pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha. O fato aconteceu no Bar do Fernando, local bastante conhecido pelos homens que procuram prazer com mulheres da vida.



  • Campanha de Vacinação contra a gripe começa na próxima terça-feira

    Agência Brasil / Foto: Reprodução

    Começa na próxima terça-feira (22) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que continua até o dia 9 de maio, tendo o dia 26 como o dia de mobilização nacional. Neste ano, a faixa etária foi ampliada para crianças de seis meses a menores de cinco anos.
     
    O público-alvo da campanha em todo o país é de 49,6 milhões de pessoas e o Ministério da Saúde tem a meta de vacinar 80% deste público. Também compõe este grupo pessoas com 60 anos ou mais, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
     
    Na Bahia, o público-alvo é composto de 3.297.342 pessoas e foram enviadas 3.561.130 doses para o estado. Em todo o país, 53,5 milhões de doses da vacina serão distribuídas, a qual protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). 

     

     
     



  • Sem paralisação: PM suspende aquartelamento após reunião de lideranças com Eliana Calmon

    Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias

    Uma longa reunião durante a madrugada deste sábado (19) de lideranças da Polícia Militar com a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, pré-candidata ao Senado pelo PSB na Bahia, Eliana Calmon, marcou o fim do movimento de aquartelamento dos PMs no estado, após a prisão do líder grevista, o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB). Segundo relato do deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que assumiu a liderança do movimento depois de Prisco ser preso, Calmon explicou a situação para as lideranças presentes. "Ela nos mostrou como será agora o andamento do processo e que a continuidade do aquartelamento seria ruim para toda a população, os policiais e o próprio Prisco em sua defesa". Tadeu ainda explicou que chegou a conclamar uma nova paralisação sem realização de assembleia devido à "comoção geral" ocorrida logo após o anúncio da prisão de Prisco e que seu pedido para que os PMs ficasse aquartelados, respeitando o mínimo de 30% da força nas ruas, foi uma medida para "evitar um mal maior". "Imagine você o que seria 30 mil policiais revoltados nas ruas. Para nós, o acordo com o governo havia sido quebrado. Por esse motivo, para evitar um mal maior, já que os policiais estavam se sentindo traídos pelo governador, pedi pelo aquartelamento, preservando os policias e a população". Após o fim da reunião com a Eliana, as associações começaram, no início da manhã deste sábado a avisar seus associados da nova orientação e, segundo Tadeu, a situação deve se normalizar à medida que informação seja divulgada. O deputado do PSB disse ainda desconhecer a informação, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, que Prisco teria pedido pelo fim da paralisação. 
     



  • BAHIA

    Não foi greve, mas um motim

    Não foi greve, mas um motim

    BN / por Samuel Celestino / Foto: Reprodução

    Em seu blog na UOL, o competente analista Josias de Souza, um dos melhores do País, aborda a greve da Polícia Militar baiana por ângulos jurídico e político, numa veemente constatação do que se observa na Bahia. Não é de agora. Mas de uma greve realizada em 2001, outra em 2012 e agora mais este motim que aterroriza a população. Diz ele: “A Constituição Federal veda expressamente a greve de policiais militares. E não poderia ser diferente, pois a hierarquia e a disciplina são as bases que sustentam as organizações militares. Quando ocorrem fissuras nesses pilares, o que se vê é a desordem, o caos. Portanto, o que sucede na Bahia é uma afronta à lei e à ordem, praticada por uma tropa amotinada à margem da Constituição. Marco Prisco, o líder preso, é vereador pelo PSDB de Aécio Neves. Substituiu-o no papel de piromaníaco de tropa o Capitão Tadeu, deputado estadual pelo PSB de Eduardo Campos. A PM baiana promovera fuzarca semelhante em 2012. A tropa reincide no descalabro porque foi premiada com uma lei de anistia aprovada em votação simbólica no Congresso e sancionada por Dilma Rousseff, do PT, em 2 de agosto de 2013. Quer dizer: por omissão ou por ação os partidos dos três principais candidatos à Presidência da República são cúmplices do caos baiano. O motim de 2012 durou 12 dias. Nesse período, foram assassinadas 130 pessoas no Estado. A encrenca atual se arrasta há quatro dias. Só em Salvador, desceram à cova, por ora, 52 homicídios cadáveres. Num país em que os partidos políticos entregam a legenda a qualquer um, a presidente da República anistia maluco e governador rasga a Constituição para negociar com policiais à margem da lei, a prisão do tucano Prisco é um sopro na direção da restauração do Estado. Não há reivindicação, por mais justa que seja, que justifique a subversão da ordem democrática. Lugar de PM amotinado é mesmo na cadeia. Resta verificar se o xadrez não vai virar mais uma capitulação.”
     



  • José Serra está internado no Hospital Sírio-Libanês

    BN / Foto: Agência Brasil

    O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) está internado no Hospital Sírio-Libanês. A informação foi confirmada à reportagem pela assessoria de imprensa do hospital, que não deu detalhes sobre a internação, por exemplo, a data de entrada ou os motivos de saúde. Indagado sobre se haveria algum boletim médico a ser divulgado durante o dia, a assessoria de imprensa respondeu que não há previsão. No fim de janeiro deste ano, Serra passou por uma cirurgia na próstata no mesmo hospital. Em julho de 2013, durante avaliação pré-operatória sobre a hiperplasia prostática benigna, o ex-governador acabou tendo de ser submetido a um cateterismo cardíaco, sendo indicado tratamento percutâneo com colocação de um stent, o que adiou a intervenção cirúrgica na próstata.



  • 10º Sermão da Montanha mais uma vez atraiu uma multidão

    Projeto Casulo, Xote Santo e demais atrações no 10º Sermão da Montanha. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Aconteceu na noite desta sexta-feira (18), em Malhada de Pedras Bahia, a décima edição do Sermão da Montanha. Idealizado pelo pastor Carlito Bastos da Igreja do Evangelho Quadrangular, o evento atraiu pessoas de diversas crenças e denominações.

    Sempre com grandes atrações do meio gospel, o evento já se tornou uma tradição na cidade. Com o tema 'Unnidos em torno de Cristo' este ano o evento contou com a participação musical das bandas: Xote Santo do Distrito Federal, Projeto Casulo de Vitória da Conquista e do Dj Tiago Gigante, também de Vitória da Conquista.

           Autoridades políticas e religiosa oraram pelo Brasil

    Após a abertura com uma Oração realizada pelo pastor Carlito Bastos, o Hino Brasileiro foi entoado por todos, e dando continuidade, uma peça teatral emocionou a todos; bem como, o testemunho do lider do Projeto casulo, que após ter seu filho assassinado, abandonou tudo para servir a Deus e investir em um projeto que dão às crianças uma expectativa melhor de vida, através da música gospel.

    O Dj Tiago Gigante não só fez todo mundo dançar através dos hits gospel, como também contou o seu testemunho de vida. - Jovem de uma família bem estruturada em Vitória da Conquista, eu toquei mais ou menos uns cinco anos nas baladas noturnas, onde influenciava pessoas a beberem, prostituir e usar drogas; eu seguia o mesmo caminho. Cheguei a andar armado, roubava "mesmo sem necessidade" e a minha vida, de forma veloz, se afundava a cada dia. Tive o meu encontro com Deus, quando, de uma maneira súbita a minha irmã faleceu; e hoje, eu agradeço a Deus por tocar para uma galera que se diverte e vai para casa de cabeça erguida, embriagados somente pela presença de Deus." Disse Tiago.

    A festa continuou com o melhor do forró gospel com a banda Xote Santo, a qual fechou o evento, como se diz no ditado popular, com " Chave de Ouro". Clic aqui para ver as fotos.



  • Policiais já estão parados e viaturas foram deixadas nos quartéis

    Viaturas foram deixadas nos quartéis / Fonte: A Tarde / Foto: Reprodução

    Os policiais militares já estão parados em Feira de Santana, nesta sexta-feira (18). A informação é do diretor de comunicação da Aspra Feira, Paulo dos Anjos. A ação acontece devido à prisão de Marco Prisco, um dos líderes dos PMs. Com isso, Capitão Tadeu, que assumiu a liderança do movimento dos PMs, pediu aos policiais a suspensão imediata dos serviços. Ainda segundo Paulo dos Anjos, todos os PMs já deixaram as viaturas nos quartéis e seguiram para sede da Aspra na cidade. O diretor disse também que só voltarão ao trabalho quando Prisco for solto.



  • 34ª CIPM: Policiais podem retomar paralisação a qualquer momento

    Após diálogo com o comando policiais voltaram ao patrulhamento / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Mediante informação de que as viaturas da PM em Brumado pararam de circular ás 18h e sobre a possibilidade de retomada de paralisação da Polícia Militar o Destaquebahia manteve contato por telefone com Major Berlink comandante da 34ª CIPM, por volta das 21h, e ele nos assegurou que manteve um diálogo com os policiais e que o efetivo já está nas ruas dando segurança para o cidadão brumadense. Após a prisão do vereador Prisco (PSDB) antigo líder do movimento grevista, o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) já fala como novo líder da greve da PM na Bahia e disse que a partir do momento da prisão de Prisco, o acordo foi quebrado o governador disse que ninguém seria punido, e se o governo agiu de má fé a orientação da nova liderança grevista da PM é que a tropa fique aquartelada e a priori, a paralisação só deve acabar quando o governador Jaques Wagner pedir a libertação de Prisco.

    Veja a íntegra do moção de repúdio do deputado Capitão Tadeu, expedido pelo gabinete na AL-BA :