• Itabela: Professora de alfabetização é morta a pedrada em via pública

    Fotos: GN

    A professora Arlinda Santos Ferreira de 37 anos, conhecida popularmente como (Linda), foi morta violentamente no início da madrugada desta quinta-feira (16), na cidade de Itabela, no extremo sul da Bahia.A jovem foi encontrada por populares agonizando em plena via pública, no Bairro Ubirajara Brito na Rua da Torre em Itabela. A polícia foi acionada e chegando ao local, tendo em vista o estado em que se encontrava a vitima prestou socorro conduzindo-a ao Hospital na própria viatura, mas a jovem não resistiu e morreu a caminho da unidade hospitalar. Segundo informações, o crime brutal ocorreu por volta das 00:35h da madrugada. Para a polícia, o crime pode ter sido passional ou por discriminação, tendo em vista que  a vitima tinha opção sexual por mulheres. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Eunapolis. Ainda segundo informações o delegado de Itabela Dr.José Hermano Costa, responsável pelo caso, irá ouvir, amigos e parentes  da vitima, na manhã desta quinta-feira (16), para então proceder com as investigações. Informações GN.

     

    Pedra com marcas de sague encontrada no local 



  • Serrinha: Último fuzil roubado da unidade do Tiro de Guerra é encontrado; PF identifica quadrilha

    Foto: Reprodução

    Dos 20 fuzis que foram roubados por cinco homens durante a madrugada da última terça-feira (14), da unidade do Tiro de Guerra do Batalhão do Exército da cidade de Serrinha, já foram recuperados. O último dos 20 fuzis foi recuperado em uma comunidade próximo ao bairro de Baraúna, em Feira de Santana, distante a 100 quilômetros de Salvador. A polícia já identificou todos os integrantes da quadrilha, mas os nomes dos criminosos não foram divulgados para que a investigação não seja prejudicada. Segundo a Polícia Militar, as armas, do tipo Mosquefal M964, foram encontradas após informações em uma ligação anônima. Todas as armas recuperadas foram encaminhadas para o posto da Polícia Federal, localizado na Avenida Maria Quitéria, em Feira de Santana. Informações G1 BA



  • Nos pênaltis, Bahia é eliminado pelo Cesar Vallejo e dá adeus à Sul-Americana

    Bahia não conseguiu classificação no Peru (Foto: AFP)

    O Bahia foi eliminado da Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira (15), ao perder por 2 a 0 Cesar Vallejo, no Peru e ser derrotado por 7 a 6 nas cobranças de pênaltis. O resultado lembra a eliminação do time no ano passado, também nos pênaltis, para o Atlético Nacional, na Arena Fonte Nova. O tricolor venceu por 2 a 0 a partida de ida e tinha boa vantagem no jogo de hoje, mas não conseguiu segurar o time peruano e vê mais uma vez terminar sua aventura em uma competição internacional dando vexame.

    Em um jogo morno, o Bahia teve algumas chances de balançar as redes mas tomou pressão no final da partida e acabou levando os gols que selaram a derrota no Peru. Aos 16 minutos, Léo Gago arriscou de fora da área com a canhota, a bola quicou e passou perto do gol peruano. Aos 21, lançamento para Kieza obrigou o goleiro Libman a sair e tirar a bola de cabeça para evitar a finalização do atacante tricolor. Aos 37, Marco Aurélio avançou com a bola e tentou lançar para Kieza, mas Libman se antecipou novamente e fez a defesa.

    O Cesar Vallejo teve sua melhor chance no fim do primeiro tempo, em jogada ensaiada em cobrança de falta. Milán mandou a bola curta para a área, houve bate e rebate e Rabanal acabou pegando o rebote e mandando um chute forte. Marcelo Lomba fez grande defesa e o time tricolor afastou em seguida o perigo. O primeiro tempo terminou com 9 chutes do tricolor contra 7 do adversário.

    Pressão e pênaltis
    Os times voltaram sem mudanças para o segundo tempo. Aos 11 minutos, o Bahia teve boa chance de contra-ataque com Rafinha avançando sozinho e abrindo para Pará, que fez um cruzamento muito longo para Marcos Aurélio. O atleta tricolor sofreu falta, que foi cobrada na sequência e afastada pela zaga peruana. O Bahia errava muitos passes e tinha dificuldade em matar o jogo.

    Aos 17 minutos, o Cesar Vallejo chegou com perigo. Quinteros roubou bola de Léo Gago e fez ótimo passe para Andy Pando. Titi conseguiu cortar e cedeu escanteio. Após a cobrança, a zaga afastou a bola. O time da casa aumentou a pressão a partir dos 25 minutos. Lucas Fonseca levou amarelo depois de falta. A cobrança mandou a bola na área, mas a zaga ficou com ela. Depois, Lomba fez outra boa defesa em chute forte de Andy Pando de dentro da área. Barbio e Henrique entraram nos lugares de Rafinha e Kieza no Bahia, mas a pressão continuava sendo do Cesar Vallejo.

    Aos 34, Quinteros invadiu a área e mandou um chute forte que explodiu no travessão. Aos 35, depois de escanteio, um chute na entrada da pequena área acabou indo para fora. O gol acabou saindo em chute colocado de Quinteros aos 37 minutos. O jogador do time peruano se aproveitou de lance que a zaga do Bahia não conseguiu afastar e acertou chute no canto, sem chances para Lomba.

    O tricolor teve chance de empatar aos 41. William Barbio passou por dois, deu belo passe para Marcos Aurélio dentro da área, mas o meia do Bahia chutou fraco e permitiu a defesa de Libman com os pés. Aos 44, o César Vallejo chegou a balançar as redes, mas já não valia mais nada, pois o juiz já sinalizara impedimento do ataque peruano. Mas aos 47 foi para valer: Tejada mandou para Chiroque, que chegava pela direita sozinho e mandou para as redes, fazendo o placar que o time precisava para decidir a vaga nos pênaltis.

    Logo depois, no último lance do jogo, Niger Vega, atacante que entrou no fim da partida, levou cartão vermelho depois de dar cotovelada em Uelliton.

    O Cesar Vallejo começou as cobranças de pênalti e fez 1 a 0 com Luis Tejada. Marcos Aurélio cobrou em seguida para o Bahia e deixou tudo igual. O atacante Daniel Chávez cobrou em seguida e mandou para fora, mas o Bahia perdeu a chance de passar na frente com péssima cobrança do zagueiro Lucas Fonseca, que mandou fraco para defesa de Libman. William Chiroque marcou em seguida para o Cesar Vallejo. Henrique converteu na sequência para o Bahia. Pando botou o time peruano na frente novamente com bela cobrança no ângulo. Titi cobrou para o Bahia e empatou novamente. Millan marcou para o Cesar Vallejo na sequência. Léo Gago converteu a última das cinco cobranças.

    Com o empate nos cinco pênaltis em 4 a 4, começaram as sequências alternadas, quando cada time vai cobrando um até o primeiro perder. Com os pés, Lomba defendeu a cobrança de Rabanal. O Bahia teve a chance de garantir o triunfo, mas Uelliton mandou a meia altura e o goleiro Libman pulou pro lado certo e defendeu. Muente então cobrou para fora e o Bahia teve novamente a chance de encerrar o jogo e desperdiçou com Pará, que mandou no cantinho e viu Libman defender de novo. Morales, Barbio, Cardoza e Railan marcaram deixando tudo igual. O próprio goleiro Libman foi para a cobrança e marcou para seu time.  Lomba então foi para a última cobrança e perdeu, encerrando o jogo com derrota tricolor.

    Cesar Vallejo x Bahia
    Local: Estádio Mansiche, Trujillo
    Cesar Vallejo: Salomón Libman; Jesús Rabanal, Luis Cardoza, William Chiroque Tavara, Jeremy Rostaing (Luis Tejada); Donald Millán, Atilio Buente Gionti, Juan Morales, Ronald Quinteros (Niger Vega); Andy Pando e Daniel Chávez. Técnico: F. Navarro.
    Bahia: Marcelo Lomba; Railan, Lucas Fonseca, Titi e Pará; Fahel, Uelliton, Léo Gago e Marcos Aurélio; Rafinha (William Barbio) e Kieza (Henrique). Técnico: Gilson Kleina.
    Gols: Quinteros, 37 do segundo tempo, e William Chiroque.
    Cartões Amarelos: Uelliton, Lucas Fonseca (Bahia)
    Cartões Vermelhos: Niger Vega (Cesar Vellejo)
    Árbitro: Carlos Vera
    Renda e público: Não disponível     ([email protected])

    CONTINUE LENDO


  • ENSF presta homenagem aos professores

    ASCOM / ENSF / Foto: Divulgação



  • Policia apreende metralhadora em residência no Bairro Olhos D´Água

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    As Polícias Civil e Militar em uma operação conjunta nesta quarta-feira (15), realizou a apreensão de uma metralhadora calibre, 40 S&W e um revólver calibre 38. Foram presos em flagrante, Bruno Resende Santos, 28 anos; Rogério Silva França, vulgo (Rock), 33 anos e Ivan Alves de Oliveira, 41 anos. Os indivíduos se encontravam em uma residência no Bairro Olhos D´água. Investiga-se a participação dos indivíduos em roubos e homicídios praticados na cidade. A operação foi coordenada pelo Delegado Regional Leonardo Rabelo e Tenentes PM Arão e J. Paulo.

     

    Os indivíduos foram presos em uma residência no Bairro Olhos D´água



  • Plantão policial: Bandidos não dão trégua e agem na cidade e zona rural

    Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Marginais efetuaram roubos e furtos na cidade e zona rural. Conforme registro na 20ª Coorpin na madrugada desta quarta-feira (15), elementos invadiram uma propriedade na fazenda Barra da Marcela, zona rural do município e furtaram um motor bomba 3CV de marca KSB modelo 302 cor azul. Na última terça-feira (14), um homem foi abordado por três elementos no momento que chegava a sua residência no Bairro Jardim Brasil. Conforme registro na delegacia, o fato ocorreu por volta das 11h. Os bandidos levaram da vitima, dinheiro e dois cartões de crédito. No mesmo dia, também foi registrado na 20ª Coorpin, um roubo a transeunte. Uma menor de idade ao sair de uma escola pública municipal, foi surpreendida por dois menores que a empurrou contra a parede e levou o seu aparelho celular. Todos os casos estão sendo investigados pela policia. 



  • Moradores comemoraram construção de esgotamento intermediado por José Ribeiro

    Foto: Emanuel Fernandes / Destaquebahia.com.br

    Após ser aprovado na Câmara de Vereadores de Brumado, no mês passado (veja), o projeto do vereador José Ribeiro Neves está sendo executado pelo município. O projeto de nº 127/2014, no qual foi solicitado ao poder executivo brumadense, a construção de esgotamento sanitário nos bairros: Baraúnas, Centenário e Esconso, já está quase no término.


        

            Antes o esgoto corria a "Céu Aberto", José Ribeiro buscou a solução.

     

    Resultado do clamor dos moradores dos referidos bairros que, diante da situação, buscou através do parlamentar a solução do problema. No Esconso, dentre todos os moradores, Luiz Cláudio e Eliana Beltrão também comemoram a execução da obra, já que, ambos procuraram o vereador para buscar uma solução diante do problema que estavam enfrentando, por isso, junto com os demais, agradecem ao parlamentar por esta conquista.



  • Polícia Federal realiza operação contra pornografia infantil

    Foto reprodução

    A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 15, uma operação contra crimes relacionados ao armazenamento e divulgação de imagens e abuso sexual de crianças e adolescentes. Os agentes cumprem mais de 100 mandados de busca, de prisão e de condução coercitiva na Bahia e em outros 17 estados.

    Participam da Operação Darknet cerca de 500 policiais federais de 44 unidades distribuídas pelos estados envolvidos (Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal).

    Ao rastrear o ambiente conhecido como Deep Web – por meio do qual os internautas podem divulgar conteúdos de forma anônima – a PF conseguiu identificar os usuários que compartilham pornografia infantil. As investigações foram iniciadas há um ano e obtiveram como resultado a prisão de quatro suspeitos e o resgate de seis crianças em situação de abuso ou estupro iminente. (Fonte: A Tarde)



  • Prefeito Aguiberto Lima Dias parabeniza os professores

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) fez questão de entrar em contato com a redação do Destaquebahia para dar a sua homenagem particular aos professores de Brumado pela passagem do seu dia. O chefe do Executivo afirmou que “hoje é um dia muito especial, pois os agentes principais da construção de um futuro muito mais promissor recebem a mais justa homenagem por parte da sociedade”. Aguiberto ainda lembrou que “Brumado hoje detém um dos melhores índices do IDEB na Bahia, justamente pelos esforços desses abnegados servidores, que não medem esforços para exercer da melhor forma possível a sua nobre missão de ensinar”. E finalizou destacando que “temos priorizado a Educação em nossa cidade, onde iremos ampliar o ensino integral e realizar uma série de medidas para melhorar ainda mais o setor”. E finalizou declarando que “em nome da nossa competente secretária de Educação, Acácia Ribeiro, parabenizamos a cada professor de Brumado e reconhecemos o brilhante trabalho que cada um realiza em nosso município”. 



  •  Sinalização improvisada com cones pelo STTU recebe críticas

    Destaquebahia / Fotos: Emanuel Fernandes

    A Superintendência Municipal de Trânsito usou o improviso, fato que pode ser observado na utilização de cones para orientar os condutores na Avenida Centenário, em frente a Cesta do Povo. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que realizou as obras de recapeamento da via, disse na época que também iria sinalizar todo percurso do centro comercial da cidade, mas não é o que se observa. Um condutor disse que reprova a sinalização que foi improvisada pela Superintendência Municipal de Trânsito. Ele disse que o espaço naquele trecho da via é estreito e os cones são grandes e toma muito espaço. “Já que o DNIT não fez e nem faz, por que a Superintendência Municipal de Trânsito não toma a iniciativa de fazer, será que a prefeitura não tem verba suficiente para realizar a sinalização horizontal naquele trecho” questionou o condutor que fez questão de salientar, ”acidentes podem acontecer por conta daqueles cones, tendo em vista que quando o sinal abre os veículos saem em uma velocidade considerável, e se houver uma colisão com um cone daqueles pode acontecer o efeito dominó e pessoas se ferirem. Sou a favor da sinalização em toda cidade, porém, naquele trecho especificamente, o barato pode sair caro. Como cidadão contribuinte, sugiro que coloque os guardas de trânsito para fazerem o trabalho de orientação até que a sinalização horizontal seja feita". concluiu o homem que solicitou reserva de identidade.

     

            



  • Hoje é Dia do Professor, Antônio Torres e o Destaquebahia o homenageia

    Por Antônio Torres.

    Homenageio os valorosos professores pela passagem da comemoração do seu dia, (15/10). Dentre eles, cito, com ênfase, os do ensino fundamental, os que lidam com crianças ainda em formação do aprendizado. Fazendo pesquisas sobre o assunto, deparei-me com um artigo da Irmã Lídia da Pastoral da Criança, cujo conteúdo, pela abrangência e realidade, coincide com os meus sentimentos e esperanças. Transcrevo-o na íntegra, por achar justas, perfeitas e realistas as colocações nele contido.

    “PARABÉNS, PROFESSOR!”

    “Por ocasião do Dia do Professor, saudamos com respeito e consideração a vocês que se dedicam com entusiasmo à educação e compreendem como um processo histórico e social que atinge o ser humano em todas as suas dimensões e relações, impulsionando o seu desenvolvimento, colaborando para atualizar suas potencialidades e capacidades, buscando sua realização como pessoa humana e criatura de Deus.

    A educação é um serviço para a construção de uma sociedade em que todos tenham vida digna, capacidade crítica e ação transformadora, visando ao bem comum.

    A dignidade do professor é decorrente da opção que fez ao colocar-se a serviço da pessoa humana, assumindo a missão educadora, comprometendo-se numa comunidade educativa que visa humanizar, personalizar, desenvolver os relacionamentos da pessoa consigo, com os outros e com Deus, colaborar no desenvolvimento das potencialidades humanas.

    Nessa perspectiva trabalham, por vocação, com os valores mais altos quais sejam: a vida, o amor, a justiça, a solidariedade, a participação, a cidadania, o trabalho, a consciência ética, dons intelectuais e espirituais, encontrando sua realização pessoal em colaborar para a plena realização daqueles de quem está a serviço.

     

          

    Diante dessa dedicação generosa e tão nobre causa, é correta a luta que realizam por uma política educacional autêntica que possibilite alcançar a finalidade da educação, escola para todos, condições de trabalho, respeito à sua dignidade, remuneração justa.

     Acompanhamos os desafios que agridem o campo da educação no seu aspecto social: a pobreza, a marginalização, doenças; no campo político: a falta de políticas educacionais adequadas; no campo moral: a corrupção; no campo econômico: o custo de vida, os salários baixos, a competição desleal. Tudo isso nos indigna.

    Animamos os professores que buscam uma espiritualidade, uma mística que os sustentem em seu trabalho. Optem pela defesa da vida, acreditem no valor da pessoa humana, defendam um processo educativo libertador, não aceitem ser meramente um profissional, associem-se na busca de novos métodos e pela coesão do grêmio.

    A pedagogia de Deus na educação de seu povo em busca de libertação e da terra prometida tem sido a inspiração para a atividade de muitos professores. Ele parte da realidade concreta de um povo que necessita de vida, liberdade e condições humanas e sociais. Com amor, paciência, generosidade, ajuda o povo, num crescimento progressivo, a alcançar um objetivo definido: ser livre e encontrar a salvação. Corrige-o nas fraquezas e infidelidades e se alegra com sua organização e com as conquistas alcançadas. Por isso, agradecemos àqueles que buscam aprimorar a sua formação para que o exercício de sua missão seja testemunho marcante na vida dos educandos”.

    O professor é o luminar da sociedade, o qual ajuda a modelá-la, usando toda sua experiência, competência e comprometimento com a causa da formação educacional voltada para os princípios básicos da cidadania. são os formadores dos futuros cidadãos.
    No meu tempo de estudante, recebíamos instrução religiosa, moral e cívica, matérias imprescindíveis na formação da personalidade e do caráter do indivíduo, e foram, absurdamente, retiradas da grade curricular.

    Cabe também aos docentes, como formadores de opinião, incutir no aluno princípio de moralidade e cidadania.

     Ao homenagear os professores, faço-o também a todas as outras classes e categorias de profissionais, porque daqueles dependem todos para a sua formação intelectual e profissional. O governo, infelizmente, privilegia uma política globalizada que adotou a especulação financeira como prioridade em detrimento dos trabalhadores.

     

    CONTINUE LENDO


  • Amigos se unem para realizarem evento beneficente

    Alguns amigos na cidade de Maetinga, buscando contribuir para com uma sociedade melhor, estarão realizando no dia 16 de novembro, o 2º Encontro de Som Automotivo.
    O evento acontecerá na Praça da Criatividade (antigo Redondinho). Toda a renda será destinada á compras de Cestas Básicas. Jaíro Lima é um dos organizadores.



  • Candidatos centram fogo na Bahia e em mais quatro estados atrás dos votos de Marina

    Batalha pelas eleições busca a conquista de 13 milhões de votos. Apesar de o alvo ser comum, as estratégias variam

    Na reta final da campanha, os comandos da campanha de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) concentram esforços em cinco estados - Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo - onde Marina Silva teve praticamente 61% de seus votos.

    Dos 22 milhões 176 mil votos obtidos pela candidata do PSB no primeiro turno, 13 milhões 506 mil vieram dessas cinco unidades da federação - 60,91% do eleitorado marineiro, objeto de cobiça de Dilma e Aécio no segundo turno.

    Apesar de o alvo - eleitores de Marina - ser comum, as estratégias variam pois, nesse grupo prioritário, há dois estados em que houve vitórias folgadas - Dilma na Bahia e Aécio em São Paulo; dois onde houve equilíbrio, Minas e Rio, onde Dilma liderou por diferença de menos de 10 pontos percentuais; e o caso de Pernambuco, onde Marina foi a primeira colocada.

    “O voto em Marina foi um voto pela mudança. Da mesma forma que a candidata, seus eleitores vão entender assim”, disse o senador José Agripino Maia (DEM-RN), coordenador da campanha de Aécio, a jornalistas após o anúncio do apoio de Marina ao tucano.

    Na campanha de Dilma, a estratégia é atrair os votos dos marineiros que rejeitam o que chamam de “velha política” e que estaria, na visão petista, mais associada ao PSDB.

    Bahia e São Paulo

    Na batalha pelos marineiros, a estratégia é semelhante na Bahia e em São Paulo - apenas com sinais trocados porque, nos dois estados, os favoritos vão reforçar seus discursos para atrair os eleitores de Marina. Em São Paulo, Aécio teve mais de 4 milhões de votos de vantagem sobre Dilma e pretende aumentar a vantagem com o eleitorado de Marina.
     

    “Há um sentimento antipetista que, naturalmente, favorecerá Aécio”, comentou o ex-governador Alberto Goldman, um dos coordenadores da campanha tucana em São Paulo. O PT aposta no carisma do presidente Lula para tentar atrair os marineiros.

    Na Bahia, Dilma teve 3 milhões de votos a mais do que o candidato do PSDB.

    A campanha petista pretende ampliar essa vantagem enquanto Aécio prepara uma ofensiva em todo o Nordeste que inclui desde locutores e apresentadores da região nos programas no rádio e na TV a propostas específicas, a participação de aliados nos estados.

    Pernambuco

    Nessa estratégia, foi comemorado pelos tucanos o apoio da família do ex-governador Eduardo Campos. Pernambuco foi um dos dois estados - o outro foi o Acre - em que Marina foi a mais votada: teve 2,3 milhões de votos, apenas 175 mil a mais que Dilma.

    E foi onde Aécio teve a menor votação proporcional: 5,9% dos votos, apenas 287 mil. “Tenho certeza de que a maioria que votou em mim e Marina estará agora com Aécio”, afirmou o governador eleito Paulo Câmara (PSB), após o ato que marcou a adesão da família ao tucano.

    O PT, que venceu com folga no resto do Nordeste, pretende retomar a campanha focando nas políticas sociais do governo.

    Ontem, o ministro Gilberto Carvalho esteve em Recife e reiterou a importância de uma vitória no Nordeste e “em particular, em Pernambuco” e informou que no próximo dia 21 o ex-presidente Lula e a presidente Dilma estarão em Pernambuco - no sertão e na capital, Recife.

    Rio e Minas

    Se para o PT ganhar em Pernambuco, terra de Lula, é questão de honra, o mesmo vale para o PSDB em Minas, onde Aécio, duas vezes governador, ficou 400 mil votos atrás de Dilma.

    “Temos que reverter o resultado, até porque agora temos mais lideranças no apoio a Aécio e vamos puxar para a questão da mineiridade”, afirmou Júlio Delgado (PSB-MG), apostando que a maioria dos votos de Marina em Minas (1,5 milhão) virá agora para o tucano.

    Os petistas apostam no governador eleito Fernando Pimentel para ampliar essa vantagem e atrair os marineiros. “Estamos mantendo a mobilização para a campanha de Dilma”, garantiu Pimentel ao receber a visita da presidente em Contagem, no sábado.

    Dos cinco estados priorizados pelas campanhas, o Rio de Janeiro é o único em que há disputa do segundo turno também para governador. A campanha de Dilma está de olho em dois tipos de eleitores de Marina: os mais pobres e o eleitorado de esquerda.

    “Acho que o voto da Marina nas classes D e E não vai para o Aécio. Vamos reforçar a manutenção dos programas sociais”, disse o prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso. Os petistas comemoraram o apoio dos deputados do Psol Jean Wyllys e Marcelo Freixo a Dilma.

    “Fica mais claro que há dois campos”, afirmou o petista Adilson Pires, coordenador no estado. 

    A estratégia dos tucanos é reforçar o voto Aezão (Aécio presidente, Pezão governador). “Vamos aproveitar 65% do eleitorado do Rio que se mostrou como oposição ao governo do PT”, afirmou o deputado eleito Jorge Picciani, do PMDB, coordenador do movimento Aezão, de olho nos 2,6 milhões de votos marineiros no Rio, onde Marina ficou em segundo lugar.

    Oposição e governo traçam estratégia para disputa na Bahia | Alexandre Galvão

    Com quase 1,3 milhão de votos, Marina Silva (PSB) ficou em segundo lugar na preferência do eleitorado baiano no primeiro turno. E oposição e governo já traçaram suas estratégias para ganhar a atenção dos “marineiros” e engordar o seu eleitorado.

    Os aliados de Dilma, que teve mais de 60% no primeiro turno na Bahia, querem ampliar a vantagem; o grupo de Aécio, que ficou com menos de 18%, precisa avançar sobre o eleitorado de Marina para reduzir a vantagem. O presidente do Democratas no estado, José Carlos Aleluia, acredita que o voto em Marina – pelo menos aqui na Bahia – é um voto anti-PT.

    “Os votos para Marina Silva foram contra a Dilma Rousseff e vão para Aécio. Isso vai refletir muito aqui na Bahia”, afirma. Do lado governista, a expectativa é outra. Líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Zé Neto afirma que todos vão “trabalhar para aumentar o eleitorado” de Dilma. “A ideia é não perder a pegada do primeiro turno”, disse.

    Para o petista, o apoio do PSB baiano garante, sim, votos para a candidata petista. “O voto de Marina é um voto muito de esquerda. Está associado ao voto em Lídice (PSB). É um voto progressista”, afirmou. Ao contrário dos políticos, o historiador Ricardo Viana, professor em Ciência Política da Faculdade Ruy Barbosa, diz que o panorama está indefinido.

    “É difícil definir quem vai ganhar esses votos da Marina Silva, mas é importante ver que essas eleições estão fazendo o Brasil olhar mais para si. As mazelas sociais do país estão mais à mostra”, analisa. De acordo com o estudioso, existem dois votos relacionados à candidatura de Marina: o voto ideológico, ligado a questões ambientais, e o voto contrário ao PT.

    “Esse voto baseado na ideologia, claro, é mais fácil de ir para a Dilma até por uma questão de aproximação de pensamento. Mas alguns também seguirão Marina e vão para Aécio”, diz. Muitas vezes desprezados nas contas, os votos nos “nanicos” também podem ser decisivos. Na Bahia, eles representam quase 2% dos votos válidos no 1º turno.

    CONTINUE LENDO


  • Ibotirama: 2 policiais ficam feridos em acidente com viatura da PRE na BR-242

    Dois policiais ficaram feridos em acidente na BR-242, na Bahia (Foto: Jadiel Luiz / Blog do Sigi Vilares )

    Uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) se envolveu em um acidente na terça-feira (14), na BR-242, nas proximidades do município de Ibotirama, a 650 km de Salvador. De acordo com a unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) que cobre a área, dois policiais ficaram feridos.

    Segundo a PRF, os policiais foram levados para um hospital da região. Um deles teve alta médica e já está em casa, enquanto que o outro permanece internado, mas com ferimentos leves. A polícia não soube informar o que provocou o acidente. (informações do G1 Bahia)



  • Inscrições da Maratoninha Especial de Natal iniciarão este mês

    As inscrições para a Maratoninha Especial de Natal começarão no dia 20 deste mês, e terminarão no dia 24; será uma semana de inscrições. estarão aptas para se inscreverem crianças de 03 a 10 anos de idade, as inscrições serão feitas nas escolas publicas e particulares que também apoiarão o evento.
    As crianças correrão nas seguintes categorias: Crianças de 03 anos masculino e feminino correrão na categoria Embrião, crianças de 04 anos  masculino e feminino  correrão na categoria Cordão umbilical, crianças de 05 e 06 anos masculino e feminino correrão na categoria Fraldinha, crianças de 07 e 08 anos masculino e feminino correrão na categoria Dente de Leite, crianças de 09 e10 anos masculino e feminino correrão na categoria Mirim e crianças da APAE masculino e feminino na categoria Especial.