• Anagé: Comandante da CAESG detalha operação que resultou de três mortes após confronto

    Major Arthur Mascarenhas, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste da Bahia (CIPE-Sudoeste). Fonte e foto: Blog do Anderson

    O major Arthur Mascarenhas, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste da Bahia (CIPE-Sudoeste), conhecida pela sigla CAESG ou Caatinga, informou ao Blog do Anderson detalhes sobre a operação que envolveu também as Polícias Civil, Rodoviária Estadual e Militar, resultando a morte de três homens e a detenção de outros sete, em Anagé, na última quinta-feira (10). De acordo com Mascarenhas, a diligência começou ainda pela manhã, quando a sua corporação foi chamada para auxilio na operação que estava em andamento. “Quando chegamos lá já tinha a prisão do líder de uma quadrilha de roubo a carga, supostamente um advogado daqui de Vitória da Conquista. Que ainda não confirmamos esse dado, mas que provavelmente seja um advogado aqui de Vitória da Conquista, e foram apreendidas com ele e mais outras pessoas, três armas de fogo”, comentou o comandante. Ainda de acordo com o militar, no local surgiu a informação que chegaria um caminhão de carga roubada. “Foi mantida a campana quando três elementos chegaram conduzindo um caminhão roubado, com carga de sapato, e outro que já havia sido apreendido com carga de toner [tinta em pó usada nas impressoras a laser e fotocopiadoras para formar texto e imagens em papel], e quando foi determinada a parada dos mesmos para serem abordados, eles evadiram-se do local efetuando disparos contra a guarnição que revidou e dois destes indivíduos foram alvejados e o terceiro conseguiu escapar, mas posteriormente foi alcançado pela Polícia Civil de Anagé, houve novo confronto e esse terceiro também foi alvejado”, complementa. Ainda de acordo com o comandante da CAESG, outras cinco armas de fogo foram apreendidas. Todos os feridos foram levados ao Hospital Municipal de Anagé, mas não resistiram aos ferimentos. Os corpos de José Roberto da Silva, 53 anos, Luciano Valadares da Costa, 54, e Marcos Lacerda Franca, 25, foram levados ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista para necropsia.



  • Mosquito transgênico da dengue, já usado em cidades baianas, tem produção liberada no Brasil

    Juazeiro e Jacobina realizam testes com inseto transgênico desde 2011 / BN / Informações do G1.

    A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou na última quinta-feira (10) a liberação comercial de um mosquito transgênico criado para controlar a população do Aedes aegypti selvagem, transmissor da dengue. O inseto geneticamente modificado é o primeiro a obter licença no Brasil. A CTNBio aprovou por 16 votos a 1a produção da linhagem OX513A, desenvolvida pela empresa britânica Oxitec. A companhia inglesa já realiza ensaios no país desde 2011, a partir das cidades baianas de Juazeiro, no Vale São Franciscano, e em Jacobina, centro norte do estado. Os testes são aplicados pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a organização social Moscamed. De acordo com a Agência Pública de Jornalismo, o método é baseado na inoculação de um gene mortal nos mosquitos machos que contaminam as fêmeas que, assim, geram mosquitos “programados” para morrer em pouco tempo. Outro ponto que favorece o controle do inseto, s egundo a Oxitec, é que as crias do OX513A herdam ainda um marcador que os torna visíveis sob uma luz específica. Segundo a Moscamed, nos testes em Jacobina, houve redução de 81%a 100% do mosquito transmissor em dois bairros da cidade. Junto com a liberação comercial, a comissão definiu ainda a necessidade de monitorar a população do mosquito Aedes albopictus, outro vetor do vírus da dengue, devido ao risco de a espécie ocupar o nicho ecológico deixado pela eliminação do Aedes aegypti original.



  • Em parceria com o Ministério da Saúde prefeitura recebe veiculo para intensificar luta contra a dengue

    O veículo da marca Fiat tipo Pick-Up “0” Km oferecerá ampliação, qualificação e maior dinamismo na luta contra a dengue / ASCOM / Sergio Mauro

    O Ministério da Saúde – MS, a Prefeitura Municipal de Brumado - PMB através da Secretaria Municipal de Saúde, intensificam o combate ao mosquito da “Dengue”. Brumado mesmo registrando no período de Janeiro/Março/2014 uma redução expressiva nas ocorrências de Dengue no Município, não relaxará no combate a Dengue. Mesmo assim, o Prefeito Aguiberto Lima Dias e o Secretário Municipal da Saúde Cláudio Feres, intensificam a luta contra o “aedes aegypti”.

    A Prefeitura Municipal de Brumado em parceria com o Ministério da Saúde adquiriu um veículo da marca Fiat tipo Pick-Up “0” Km., para dar continuidade da luta contra a Dengue, este veículo oferecerá ampliação, qualificação e maior dinamismo nesta luta. O Secretário Cláudio Feres afirma que o Município, com a aquisição deste veículo encontra-se mais bem equipado para continuar a luta contra a Dengue e alerta a população; É importante que a população verifique o adequado armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar criadouros do mosquito. O Município vem fazendo a sua parte e a população precisa colaborar neste combate, é uma luta de todos em benefício de toda a comunidade. Afirmou.



  • BRUMADO

    MORDAÇA DO PODER

    MORDAÇA DO PODER

    Advogado Dr.Cléio Diniz colunista do Destaquebahia.com.br / Foto: Emanuel Fernandes

    Data máxima vênia, que não me interpretem mal, mas pelo andar da carruagem, apesar da tão falada liberdade, o seu exercício sutilmente começa a dar sinais de perigo, e falar o que pensa nunca foi e nunca será visto com bons olhos, afinal em regra geral a verdade dói.

    Por sermos seres de natural convivência social, a metodologia buscada para dirimir e organizar esta sociedade, seja de um povo, seja de uma nação ou seja de um estado exige a existência de lideres, todavia a liderança sempre vem atrelada ao poder e, como a própria historia nos revela, é exercida por governabilidade ou por imposição.

    Ora, a Governabilidade é simples de se definir, apesar de complexa de se pratica, pois limita o poder e por consequência aqueles que estão e detém tal poder, visto que neste caso, neste sistema de liderança temos pelo respeito a vontade do povo que compõe a sociedade governada, temos também neste sistema priorizar os interesses do povo em detrimento dos interesses particulares ou de uma classe como princípio básico da linha de condução da liderança.

    Já o sistema de Imposição é diametralmente oposto, ou seja, os lideres se apoderam do poder, trabalham para suprir interesses próprios e de seus pares. Nestes casos a história nos mostra como exemplo as conquistas pelas guerras, as quais por sua vez formaram grandes impérios, tendo ai a Imposição pelo uso da força bruta, ou força física como queiram. Todavia o homem evoluiu e com isto os lideres se viram obrigados a mudarem suas formas de Imposição, evoluindo também seus métodos, deixando de lado a força bruta, que não mais surtia efeito, passando a exercer a Imposição por estratégias ardilosas, mesmo que demandasse um período maior para sua implantação e resultado. E este é o ponto que nos interessa, pois é nesta fase que nos encontramos.

    Hoje vivemos em um sistema que se diz libertário, respeitador dos direitos fundamentais dos componentes de uma sociedade, contudo que liberdade é

    esta que traça uma linha tão tênue entre o certo e o errado de forma a torna-la extremamente subjetiva? Certo é que, desta forma pode-se calar e conduzir por submissão, principio básico da liderança por Imposição.

    Observe que, apesar de termos a garantia constitucional da liberdade de expressão, se fizermos uma crítica contra a segurança pública e a criminalidade, tendo como pano de fundo a inércia e incompetência do estado. E usarmos uma pitada de sarcasmo ou cinismo corremos o sério e iminente risco de sermos enquadrado por apologia ao criem, a exemplo da jornalista do SBT, que ainda esta vivendo as consequências de sua coragem de se expressar. Alias, neste caso onde fica a liberdade de imprensa? de conhecimento? de informação?

    Estranhamente os governantes de hoje que outrora se impuseram em manifestações contra aquele governo em prol da liberdade, ao assumirem o poder esqueceram-se de suas “convicções” e tentam criar obstáculos para suprimir as novas manifestações que demonstram repudio por esta liderança. Para tanto alegam ter como base a baderna, todavia o Estado se mostra despreparado e ineficaz para coibir os atos daqueles que se aproveitam das manifestações para promoverem o caos. Não caberia perguntar a quem interessa o caos?

    Diga-se de passagem que a ineficiência do poder governante se estende por todas as áreas e se olharmos com maior precisão e cuidado iremos nos deparar com a dura realidade de que estão sim, tentando esconder suas falhas e seus interesses escusos ao invés de tentar consertar seus erros. O primeiro um ato da Imposição e o segundo um ato de Governabilidade.

    Um povo calado é um povo submisso e um povo submisso é um povo facilmente conduzido, e por sua vez, este estado de condução é que interessa ao sistema de Imposição. Não é uma ação isolada, nem mesmo algumas sem insistência e perseverança que ira resolver o problema e fazer acordar aqueles que estão no poder para que vejam e escutem o que queremos, para que acreditem e aceitem que queremos um sistema de Governabilidade e não de Imposição.

    Queremos um governo do povo, pelo povo e para o povo.



  • Professora sofre infarto em escola e morre a caminho do hospital

    A professora Maria da Conceição Caíres Cambuí, 61 anos. (Foto Reprodução)

    A Professora de 61 anos, Maria da Conceição Caíres Cambuí de 61 anos, conhecida carinhosamente como “Maria de Lourinho” teve um enfarto fulminante na manhã desta sexta-feira (11) assim que comecou uma aula na Escola Polivalente onde ensinava. Ela chegou a ser socorrida ao Hospital Municipal pelo SAMU 192, mas acabou vindo à óbito. A escola teve as aulas de hoje cancelada, colegas de trabalho e alunos estão em luto. O velório está sendo realizado em sua residência e o sepultamento está previsto para as 17hs.



  • Estelionato: casal preso em Feira de Santana emitiu mais de 100 cartões em nome de empresários

    Fonte e foto: Polícia Civil

    Dezenas de cartões de crédito, com limites entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, foram apreendidos, com o casal Líndson Cardoso Lins, 34 anos, e Priscila dos Santos Moreno, 30, no bairro do Tomba, em Feira de Santana, por investigadores do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME) da Polícia Civil. O casal é acusado de estelionato.
     
    Segundo o delegado Charles Leão, coordenador do grupo, a dupla utilizou dados de empresários e executivos para emitir cartões de crédito, utilizados posteriormente em compras pela internet e em estabelecimentos comerciais de Feira, Senhor do Bonfim e Juazeiro.  “Entre as vítimas estão profissionais de empresas do ramo alimentício, companhias aéreas, varejo e agronegócios”, explicou o delegado.
     
    Para obter dados de terceiros, Líndson criou a empresa Lindson Cardoso Lins Ayala Eletrons (CNPJ 19.197.531/0001-44), habilitando-se a acessar o banco de dados de instituições de regulação de crédito. Pesquisava nomes de pessoas com poderio financeiro na internet e em revistas, descobrindo, em seguida, dados das vítimas, como números de documentos pessoais, endereços e filiação.
     
    Cartão adicional
     
    De posse dessas informações, solicitava cartões de crédito em nome das vítimas e no seu, como adicional, para ser entregue no endereço onde residia, no Tomba. O crédito era utilizado para comprar, principalmente, eletroeletrônicos e celulares, pela facilidade de revenda desses produtos.
     
    Segundo Charles Leão, uma denúncia encaminhada aquela unidade, informando que o casal recebia dezenas de cartões de crédito por semana em casa, deflagrou a investigação. No momento da prisão, Priscila acabara de receber dois envelopes, contendo cartões em nome de terceiros. Na casa deles, estavam ainda fichas de consultas de dados cadastrais e anotações com números de documentos de vítimas.
     
    O casal, com passagens anteriores pela polícia também por prática de golpes, vai responder por estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documentos. A polícia acredita que Priscila e Líndson – já encaminhados ao sistema prisional – lesaram mais de 100 vítimas nos últimos meses.
     
     
     



  • Levantamento da ONU aponta Salvador como 13ª cidade mais violenta do mundo

    BN / Foto: Divulgação

    Um levantamento feito pelo Escritório sobre Drogas e Crime da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta Salvador como a 13ª cidade mais violenta do mundo, com base no número de homicídios registrados em 2012 a cada 100 mil habitantes. A lista inclui outras dez capitais brasileiras entre as 30 primeiras colocadas: Maceió, na 5ª posição mundial, Fortaleza, 7ª, João Pessoa, 9ª, e Natal, 12ª. O primeiro município fora da região Nordeste a aparecer na lista é Vitória (14ª no ranking). Dados do escritório da ONU também apontam que o Brasil é o país com mais cidades na classificação da violência, 11, seguido do México, que tem seis municípios. 



  • Marcos Oliver é preso sob acusação de não pagar pensão da filha

    Marcos Oliver é preso em São Paulo JDomingos / MF Models assessoria

    Marcos Oliver foi detido no início da tarde desta quinta-feira (10), em São Paulo, sob acusação de não pagar a pensão alimentícia da filha de 12 anos. A informação foi confirmada ao R7 por Fabíola Monarca, atual mulher de Oliver.

    Ela contou que o marido vinha ajudando a mãe da adolescente com uma quantia aproximada de R$ 1,5 mil reais, mas que por estar desempregado, acabou, dois anos atrás, fazendo um acordo verbal no valor de meio salário mínimo.
    — Oliver está pedindo ajuda porque foi preso. Oliver não conseguia mais pagar o valor pedido pela mãe da menina. Ela entrou na Justiça assim que Marcos saiu da Fazenda. Ela acha que ele está cheio da grana. E agora, se ele não pagar um valor de R$ 55 mil ele será levado para a prisão.

    Faby contou ainda que o ator havia feito diversos acordos com a mãe da filha dele, mas nenhum deles ela tinha aceitado. 

    — Oliver tentou muitos e muitos acordos, mas ela não aceitava. Ele já estava desempregado. A mãe da filha dele não aceitava que ele pagasse meio salário mínmo, e com isso a pensão foi  crescendo e ele acabou sendo preso. Assim que ele saiu da Fazenda, ela mandou o ofício para o juiz dizendo que ele não estava pagando, porque ela queria uma parte do dinheiro do reality.



  • 'VOLTA GABY', É O APELO DESESPERADO DA FAMÍLIA DA GAROTA DE 15 ANOS QUE FUGIU DE CASA

    A adolescente Gabrielly Freitas, de 15 anos fugiu de casa na manhã da última quarta-feira (09). Destaquebahia / Foto: Arquivo Familiar

    Na manhã da última quarta-feira (09), a adolescente Gabrielly Freitas, de 15 anos, fugiu de casa. A garota morava com a irmã no Bairro São José (Urbis I). Segundo informações, ela saiu levando algumas sacolas com roupa. A mãe, Vera Lúcia Freitas, está desesperada. A irmã disse que a mãe sofre com problemas cardíacos e está muito abalada. Ainda segundo informações, o motivo que teria levado a adolescente a tomar essa atitude, foi o fato de saber que teria que voltar para a casa mãe, que fica localizada no povoado de Cristalândia. A família pede que Gabrielly volte para casa, pois todos estão desesperados sentido muito a sua falta. O Conselho Tutelar logo após tomar conhecimento do fato, prestou queixa de desaparecimento na 20ª Coorpin e a policia já começou as investigações. Qualquer informação sobre o paradeiro da garota pode ser passada para o telefone: (77) 9961-9914.



  • Lacen recebe Certificado como unidade prestadora de serviços de alta qualidade e responsabilidade

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro / Foto: Reprodução

    O LACEN Laboratório Regional de Brumado é Reconhecido e Certificado como unidade prestadora de serviços de alta qualidade e responsabilidade a população. A Certificação e o reconhecimento são do “CONTROLAB”, provedor credenciado pelo Cgcre/INMETRO e habilitado pela ANVISA/Reblas, que reconheceram o desempenho e a responsabilidade na condução dos atendimentos e pelos serviços prestados. A Proficiência Certificada é um retrato do desempenho operacional do laboratório, que faz uma análise periódica avaliando a organização e a sua eficácia e quando reconhecida, é Certificada. Assim, o LACEN, unidade Brumado teve o reconhecimento de sua eficiência reconhecida pelo trabalho oferecido ao povo de Brumado.



  • Salvador: Governo apresentará plano de modernização da PM nesta sexta

    BN / Foto: Secom

    O governador Jaques Wagner, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, irão anunciar os detalhes do Plano de Modernização da PM, nesta sexta-feira (11), às 9h, na sede da Governadoria, localizada no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A proposta foi elaborada por um grupo de trabalho, a fim de promover reforma administrativa através da reforma da Lei de Organização Básica e do Estatuto da PM.



  • 'parece que houve um terremoto', diz brumadense a respeito de buracos nas ruas

    Comerciantes improvisaram uma sinalização para evitar acidentes. Foto: Fabiano Neves

    A quantidade de buracos que ameaçam motoristas e pedestres nas ruas de Brumado são impressionantes! Diariamente, leitores do Destaquebahia procuram a nossa reportagem para relatar esse problema que tem sido motivo de preocupação, não só para pedrestes, como também aos condutores de veículos; principalmente, quando se trata do centro da cidade, onde o fluxo de automóveis e pessoas são mais intenso. É o caso de um buraco localizado na Avenida Marcolino Moura que, há dias se encontro exposto. Na tentativa de evitar algum acidente, os comerciantes sinalizaram o local de forma improvisada, e solicita aos orgãos responsáveis uma providência urgente.



  • Eletrozema reinaugura nova loja, em novo endereço

    Nova estrutura e em novo endereço. Foto: Emanuel Fernandes

    A Eletrozema (Zema) reinaugurou nesta quinta - feira a sua nova e mais moderna loja, desta vez em novo endereço: Avenida Mourão Guimarães no centro.
    Os clientes que compareceram na loja além de desfrutar de promoções incríveis, também participaram de um sorteio de uma TV de Led 32 polegadas.



    O gerente James, disse estar muito satisfeito, pois, se no antigo endereço a Zema já era um sucesso em vendas, no novo endereço a expectativa é ainda maior.
    Centenas de pessoas aproveitaram as super promoções de reinauguração, que terão continuidade neste sábado (11). Zema - Mais Pra Você.



  • Homem é detido após filmar partes íntimas de mulheres em shopping

    Reportagem iBahia

    Um homem de 31 anos foi detido em São José dos Campos, no interior de São Paulo, após ter sido flagrado filmando e fotografando as parte íntimas de mulheres em um shopping da cidade. De acordo com a Revista Veja, o homem estava sendo monitorado há uma semana pelas câmeras de segurança do estabelecimento e mesmo com o flagrante e com as fotos no celular, ele negou que estava assediando as mulheres. O homem esperava que mulheres vestindo saias ou vestidos entrassem em filas de lojas e fotografava por baixo de suas roupas sem que elas percebessem a ação. Ele foi ouvido pela polícia local e vai responder em liberdade por importunação ofensiva ao pudor, considerado contravenção penal por ter menor potencial ofensivo e terá que pagar uma multa estabelecida pela Justiça. O caso será encaminhado ao Ministério Público.



  • Governador ganha reajuste no salário e passará a receber R$ 19,3 mil a partir de julho

    BN / Foto: Divulgação

    O governador Jaques Wagner (PT), seu vice, o pré-candidato ao Senado Otto Alencar, e os chefes das 26 secretarias baianas tiveram seus salários reajustados e passam a ganhar 2% a mais partir deste mês. O valor é retroativo a janeiro deste ano e será incrementado ainda mais em julho, quando um novo aumento – de 3,84% – incidirá sobre a remuneração do alto escalão administrativo e dos demais servidores estaduais, conforme lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada nesta terça-feira (8). A resolução, assinada pelo governador interino, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Eserval Rocha, foi publicada no Diário Oficial desta quarta (9). Com a medida, o petista passa a receber R$ 18.653,38 neste mês e R$ 19.369,67, a partir do início do segundo semestre de 2014. Já Otto e os dirigentes de pastas baianas terão salário inicialmente alterado para R$ 16.107,19 e, depois, para R$ 16.725,71. As bagatelas chegam perto do teto permitido ao funcionalismo público estadual, de R$ 20.514,41. Os acréscimos estão previstos no Orçamento anual do Estado.