• Greve da PM: Secretário de Segurança Pública anuncia que governo já pediu auxílio das Forças Nacionais

    BN / Foto: Reprodução

    Após a decretação de greve dos policiais militares, na noite desta terça-feira (15), o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, orientou, em coletiva no Centro Administrativo da Bahia, que a população “toque as suas vidas” e afirmou que agora pretende “aguardar” a continuidade do movimento para avaliar a adesão da categoria. “A orientação é nós tocarmos as nossas vidas.
     
     
    Estamos passando por um processo de negociação. Nós temos que entender o tamanho e a extensão do movimento paredista para ver se teve ou não a adesão que foi falada. Então é momento de aguardar. Vamos tocar nossas vidas e ter fé de que nós vamos conseguir resolver isso o mais rápido possível”, disse. “Da nossa parte, nós tínhamos atendido a tudo aquilo que foi colocado, prometendo até revisar tudo aquilo que o governo já tinha proposto no Grupo de Trabalho", esclareceu.
     
    Conforme o titular da SSP, com a deflagração da paralisação por tempo indeterminado, o governador Jaques Wagner já acionou os meios legais para decretação da Garantia da Lei e da Ordem, a fim de trazer ao estado as Forças Nacionais de Segurança. Barbosa também espera que os policiais mantenham o efetivo de 30% em atuação, conforme determinação constitucional.
     
     
    “É a nossa intenção, até porque não é permitida a greve das forças policiais. Isso já está até sacramentado pelo Supremo Tribunal Federal”, lembrou. Ao ser questionado, o secretário evitou comentar se a greve, liderada pelo vereador Marco Prisco (PSDB), tem alguma motivação política. “Não vou entrar nesse quesito, até porque isso não compete a mim. A mim, como secretário de Segurança, como responsável pela segurança pública do nosso estado, eu tenho que procurar o que é melhor para nosso policial e nossa população. Agora cada um tem que responder por si”, esquivou-se.
     
     
    O governador Jaques Wagner, através do seu perfil na rede social Facebook, comentou a decisão da Polícia Militar da Bahia, de deflagrar greve. "Continuamos abertos ao diálogo, mas ficamos muito surpresos com a deflagração da greve, uma vez que o Governo acatou os pontos solicitados pelas lideranças das associações da polícia militar na negociação anterior à assembleia. Acreditamos no bom senso dos policiais, na esperança de uma solução mais breve possível", disse.  
     



  • LIXO E ESGOTO TOMA CONTA DE MARGEM DO RIO BRUMADO

    Fonte e foto: L 12

    O rio Brumado, que corta a cidade de Livramento de Nossa Senhora, o qual era pra ser um cartão postal da cidade virou símbolo da poluição. Esgoto e lixo tomam conta de suas margens e do pequeno espelho dágua que ainda restou; os peixes que ainda existem lutam para sobreviver, vão para a superfície em busca de oxigênio. 

    A maior parte do esgoto de novos loteamentos que surgiram é direcionada ao rio que com o tempo foi tomado pelos aguapés, em alguns pontos já não é possível nem mais enxergar o diminuto espelho dágua. Além do assoreamento e despejo de esgotos, o Rio enfrenta problemas com o grande acúmulo de lixo, e o matagal que toma conta do leito.

    A falta de preservação, associada ao não desenvolvimento de projetos para conservar as margens, e manter o leito livre do lixo e outros entulhos acaba gerando enormes transtornos para os moradores, principalmente as famílias ribeirinhas: dos Valérios, Rua do Areão, Rua da Ponte, dentre outros.

    Um morador, que preferiu não ter o nome divulgado,  conta ao 
    L12 Notícias que: “Daqui da rua da Ponte até chegar nos Valérios existem pelo menos 500 casas jogando esgoto dentro do rio, inclusive tem até hotel jogando esgoto dentro do Rio, sem contar com os novos loteamentos, e até posto de lavagem despeja água misturada com óleo diesel dentro do leito. Existem pessoas que abusam e despejam lixo constantemente aqui, geralmente à noite  e pela manhã também”, disse o morador, referindo-se ao descaso com o Rio Brumado. A devastação com o rio Brumado não é uma prerrogativa somente de Livramento. ​Nas outras cidades que margeiam o Rio, Dom Basílio e Rio de Contas, a situação não é diferente.



  • 20ª Coorpin: Policiais aderem à paralisação de 24h

    Mesmo com a paralisação, a 20ª Coorpin liberou a visita aos presos / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    A Policia civil de Brumado aderiu à paralisação por 24h. A decisão foi aprovada pela categoria na tarde da última segunda-feira (14) durante assembleia promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (Sindpoc). O indicativo de paralisação de 24h foi deliberado na assembleia geral do funcionalismo público estadual no último dia (02). Durante a paralisação será mantido 30% do efetivo trabalhando no atendimento para prisão em flagrante, levantamento cadavérico, crimes contra a criança e contra a vida, durante a paralisação. Mesmo com a paralisação, a 20ª Coorpin liberou a visita aos presos e entrega de alimentos por parte dos familiares.

     

     

    Durante a paralisação será mantido 30% do efetivo trabalhando



  • Páginas falsas na internet são usadas para desmobilizar PMs em greve

    BN / Página falsa que circulou na internet

    Com a força que as redes sociais exercem sobre nossa sociedade e em meio aos boatos que se instalam sobre a greve da Polícia Militar baiana, alguns grupos e internautas se mobilizam para espalhar informações falsas na internet. Durante esta terça-feira (15), dia em que a greve foi deflagrada, várias páginas falsas de portais como Correio24h e A Tarde foram espalhais no Facebook e Whats App. Esses internautas desconhecidos começaram a enviar essas páginas fake, como imagem apenas, pelas redes sociais aparentemente com o objetivo de desmobilizar os policiais militares. Elas são manipuladas em qualquer computador, utilizando programas como Photoshop e até mesmo os navegadores. As imagens são manipuladas e distribuídas como "reprodução" de uma matéria de determinado portal.



  • Conta de energia terá reajuste médio de 15,35% a partir de 22 de abril

    BN por Agência Estado / Foto: Evilásio Júnior

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (15) o reajuste tarifário da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba), com efeito médio de 15,35% a ser percebido pelos consumidores. Para os consumidores conectados à alta tensão, o reajuste será de 16,04%. Já os consumidores ligados à baixa tensão, como os residenciais, o aumento será de 15%. As novas tarifas vigoram a partir de 22 de abril. De acordo com a Aneel, o principal componente do reajuste foi o gasto com a compra de energia, que aumentou 7,68% em relação ao processo tarifário anterior. A Coelba atende a 5,4 milhões de unidades consumidoras no estado. 



  • Policiais civis paralisam as atividades por 24 horas nesta quarta-feira (16)

    Será mantido 30% do efetivo trabalhando no atendimento / Informações Correio./ Foto: Emanuel Fernandes

    A partir das 8h desta quarta-feira (16), os policiais civis da Bahia irão paralisar as atividades e retomarão os serviços apenas no mesmo horário do dia seguinte. Será mantido 30% do efetivo trabalhando no atendimento para prisão em flagrante, levantamento cadavérico, crimes contra a criança e contra a vida, durante a paralisação.  
     
    A decisão foi aprovada pela categoria na tarde de segunda-feira (14) durante assembleia promovida pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (Sindpoc). O indicativo de paralisação de 24h foi deliberado na assembleia geral do funcionalismo público estadual no último dia 2. 
     
    Segundo o Sindpoc, a aprovação do Projeto de Lei que define o reajuste dos funcionários do Estado parcelado em duas vezes desagradou os servidores. Na manhã desta quarta-feira (15), os trabalhadores devem se reunir em assembleia no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários (na Ladeira dos Aflitos) para discutir uma possível greve geral.
     
    Representantes de outras categorias, como Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB ), Associação dos Motoristas Oficiais do Estado da Bahia (ASMOEB), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (SINTEST), Sindicato dos Servidores Penitenciários (SINSPEB), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (SINDSAÚDE), Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (SINPOJUD), Sindicato dos Servidores do Detran (SINDETRAN), entre outros, também devem participar da reunião.



  • Atletas da academia Aranha Team conquistam medalhas no brasileiro de Jiu-jitsu

    Os quatro atletas da Aranha Team que participaram brasileiro região Nordeste, conquistaram ótimas colocações. Foto: Fabiano Neves

    Nos dias 12 e 13 deste mês, aconteceu na cidade de Feira de Santana - Bahia, a etapa do campeonato brasileiro de Jiu-jitsu.
    Quatro atletas brumadenses estiveram presentes neste grande evento esportivo, representando a Academia Aranha Team,  filiada a academia Corpo e Mente,  e tiveram êxito,  venceram seus oponentes e conquistaram ótimas colocações, elevando o nome da Capital do Minério ao lugar mais alto do pódio.  As colocações nas suas respectivas categorias foram: Cézar (3º lugar), Dionísio (2º lugar), Gabriel Lima (1º lugar) e Alexandra Cardoso (1º lugar).

                      

    Em entrevista concedida ao Destaquebahia,  o professor e proprietário da Aranha Team, Paulo César, conhecido como 'César Aranha' ressaltou a alegria dos títulos conquistados no brasileiro e da importância do Jiu-jitsu na vida das pessoas, principalmente na vida das mulheres. “A gente estimula as pessoas a praticarem Jiu-jitsu não só para competir, mas, também como uma forma de defesa pessoal, principalmente a mulher que é mais vulnerável.  Agente vê tantos casos de violência contra a mulher, estupro etc. E o Jiu-jitsu ajuda não só na saúde física, mas, também é uma forma de defesa pessoal” disse Cézar. 'já entrou no calendário da federação baiana a etapa de Brumado - 28 de Setembro. Agora só estamos aguardando o apoio do município,  através da Secretaria de esporte, cultura e lazer, para se confirmar a realização da etapa do brasileiro de Jiu-jitsu. “Esperamos ter novamente esse apoio da secretaria para que tudo dê certo, e que continue anualmente essa etapa em Brumado” acrescentou.

    A última etapa do baiano realizada em Brumado teve recorde de público, demonstrando assim, o gosto do brumadense por esse esporte que cresce cada vez mais. A expectativa, é que com o apoio do município a edição de 2014 venha a ser realizada, para que os brumadenses possam acompanhar de perto, esses atletas que já demonstraram que são ótimos, ao ter as melhores colocações no brasileiro da região Nordeste.



  • Promoção da semana no Badocão Construção


  • Com o grito de guerra, ' ÔÔÔ A PM PAROU', a greve foi deflagrada

    Informações G1 / Foto: Reprodução

    Em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (15), no Wet'n Wild, um dos principais espaços de shows em Salvador, foi aprovado a greve da Polícia Militar. A decisão só ocorreu após as 19h30, depois de representantes de associações analisarem a proposta da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

     

    O vereador pelo PSDB Marco Prisco, que é presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) e foi preso ao fim da última greve, anunciou a proposta do governo da Bahia à massa de policiais e perguntou se eles aprovavam, sendo que a maioria respondeu que não. Em seguida, o vereador perguntou se já era a ocasião para que eles cantassem o mesmo grito de guerra usado na última greve - "A PM parou" - reforçando o apoio à decisão dos participantes.

     

    O comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Alfredo Castro, afirmou que recebeu a decisão com "surpresa". "Todo caminho levava ao diálogo. Propostas foram apresentadas, tudo conduzindo para não acontecer", afirmou, referindo-se à reunião que foi realizada nesta tarde.

     



  • Macaúbas: Suposto ganhador de mais de um milhão de Reais, sofre ameaças e nega ter sido o contemplado.

    Cidadão pede proteção policial: “eu não tenho um milhão”!…/ Macaúbas ON-OFF

    O funcionário público, vigilante do campo de pouso de Macaúbas, conhecido por Gildo, esteve na manhã da última segunda feira, (14), na Delegacia de Policia Civil de Macaúbas, pedindo proteção policial por sofrer ameaças, assédio e ser constrangido por ter sido apontado como provável ganhador de um prêmio das Loterias Caixas, que pagou a um macaubense R$ 1.012.165,05 da Lotofácil, na semana passada. Segundo o cidadão, que nega ter sido o contemplado, vem sofrendo ameças, perseguições, diz que vem até  recebido telefonemas de bancos pedido preferência para aplicar dinheiro ou abrir conta. O fato é que não se tem certeza da identidade do “agraciado”. No entanto, há quem esteja sofrendo como isso, seja de “dor de cotovelos” ou neste caso sofrendo  ”assédios” e fama, desejados por muitos!…



  • PF teme manifestações na Copa, mas não tem ideia da dimensão que terão

    Onda de protestos espontâneos tomou o país de surpresa, ofuscando a Copa das Confederações (Foto: AP)

    Durante a Copa do Mundo, que terá jogos em 12 capitais do país entre 12 de junho e 13 de julho, o maior temor, em termos de segurança, não é o de um ataque terrorista, mas as manifestações que podem ocorrer durante a competição, diz, em entrevista exclusiva aoG1, o delegado Felipe Seixas, coordenador nacional da segurança de grandes eventos da Polícia Federal

    “As manifestações, sem dúvida, seriam hoje a nossa maior preocupação. A probabilidade delas acontecerem é altíssima, sabemos que irão acontecer, mas não sabemos exatamente qual a proporção. Pode ser que sejam piores ainda do que na Copa das Confederações. Pode ser que sejam mais violentas”, afirma o delegado.

    “Sabemos que vai ter, mas não se sabe ainda exatamente qual vai ser a dimensão destes movimentos”, acrescenta. “Já um ataque terrorista, a gente acredita que não vai acontecer, e estamos trabalhando para que isso não ocorra. E, caso ocorra, que a resposta do Estado seja o mais rápido possível”.

    Durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, protestos ocorreram em diversas cidades do país pedindo melhorias no transporte público e na saúde, dentre outras reivindicações. Os atos levaram milhares de pessoas às ruas do país e, em muitos casos, terminaram de forma violenta, com depredações e confrontos. As polícias foram acusadas de excesso de uso de munição não letal, como gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha, que deixaram feridos em vários estados. A corporações disseram ao G1 que “foram pegas de surpresa” pela violência. 

    Para o delegado, após a Copa das Confederações, as policias se prepararam para enfrentar os protestos que devem ocorrer neste ano e não será necessário o emprego de militares nas ruas. Em casos excepcionais, o governo do estado reconhece a incapacidade de atuação e pede intervenção federal.

     

    Agentes da PF vão aumentar a segurança em
    aeroportos durante a Copa (Foto: PF/Divulgação)

     

    “Eu acredito que os estados conseguem responder às manifestações. Desde então, houve investimentos em segurança, como a compra de armas menos letais, treinamentos da tropa. Além disso, a Força Nacional estará pronta para ajudar. Os militares só serão empregados se o estado reconhecer que suas forças não estão fazendo frente às ameaças e solicite ação federal, o que não acredito que ocorrerá. As forças de segurança têm experiência e maturidade para fazer frente a elas”, entende o delegado Seixas.

     

     

          

     



  • Licínio de Almeida: Alunos deixam rede particular para estudar em escola pública

    G1 BA com informações do Bom Dia Brasil / Foto: Reprodução

    A única escola particular da cidade de Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia, fechou as portas porque os alunos mudaram para uma unidade da rede pública de ensino.

    A escola municipal Pingo de Gente foi avaliada pelo MEC como a melhor escola pública municipal da Bahia. A instituição recebeu nota 6,7 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O município baiano, que tem 12 mil habitantes, possui 2.500 alunos no ensino fundamental.

    O índice de evasão escolar na rede municipal de ensino não chega a 2%. Caso a criança deixe de frequentar por dois dias seguidos sem justificativa, no terceiro a escola procura saber o motivo. Para a instituição, é importante saber o que está acontecendo com o aluno. “Nem sempre é o professor. Na maioria das vezes é a coordenadora, até a diretora vai [atrás do aluno]”, relata a professora Raquel dos Santos. 

    Para a diretora da instituição, Matilde Pacheco, há uma preocupação com o conteúdo para ser aproveitado na série seguinte. “Tem uma preocupação em relação aos conteúdos que o aluno têm que ter durante o ano para dar continuidade na série seguinte”, conta. Na escola, as turmas da alfabetização terminam o primeiro ano escrevendo e lendo.

    Segundo o prefeito da cidade, Alan Lacerda, o município faz o que é garantido na constituição e o envolvimento da comunidade é fundamental para ter qualidade no aprendizado.

    Os professores da escola municipal Pingo de Gente têm nível superior para trabalhar 20h por semana, ganham um salário médio de R$ 1.400.

    “O que nós estamos fazendo é a nossa obrigação. Nós gastamos o que manda a Constituição na Educação, os 25% dos nossos recursos. Nós estabelecemos grandes parcerias que buscam melhorar a nossa qualidade a cada dia e mais do que isso, envolvemos a nossa população como elemento vital para o desenvolvimento da nossa comunidade, da nossa cidade e das nossas crianças”, comemora o prefeito.



  • Souto e Geddel vão trabalhar para unificar campanha de DEM e PMDB

    O presidenciável Aécio Neves, entre Paulo Souto, ACM Neto e Geddel, discursa no lançamento da chapa da oposição na Bahia: unidade (Foto: Marina Silva)

    Após a aliança, a busca pela unidade. A união das oposições numa única chapa à disputa pelo governo do estado foi oficializada, ontem, em ato no Hotel Sheraton da Bahia, que contou com a presença do presidenciável senador Aécio Neves (PSDB-MG). Nos discursos para uma plateia de prefeitos e candidatos a deputado do interior, a evidente necessidade de afirmar que o grupo só vencerá se permanecer unido na campanha.

    “Me permitam uma palavra exclusiva aos peemedebistas que aqui estão. Nesta largada, partilhem do mesmo sentimento que tenho, não existe mais Geddel, mas Paulo Souto e Geddel”, disse o ex-ministro Geddel Vieira Lima, presidente estadual do PMDB, pré-candidato a senador.
     

    Após agradecer e elogiar o peemedebista por abrir mão da disputa em favor da união das oposições, Paulo Souto (DEM), pré-candidato a governador, endossou o compromisso de fazer que seus eleitores votem em Geddel.

    “Queria agradecer e dizer que sua candidatura ao Senado é a minha candidatura, que vou defender em todos os pontos da Bahia. Vou pedir a cada um de nossos partidários que nos acompanhem, porque essa campanha é uma só. Não pode ter distinção do candidato ao governo e o candidato ao Senado. Se nós começamos tão bem, devemos acabar bem essa união”, disse. (Fonte: Correio)

    Souto e Geddel se referiam indiretamente a possíveis infidelidades de prefeitos que, apesar de integrarem partidos do bloco oposicionista, possam ser tentados a apoiar candidatos governistas – seja o caso de prefeitos do PMDB que poderiam apoiar Rui  Costa (pré-candidato do PT a governador) ou de integrantes do DEM e PSDB com ligações com  Otto Alencar (do PSD, que disputará) ao Senado.

    “Nós trabalhamos muito para chegar até aqui. É preciso que essas coisas fiquem muito claras. Sabemos exatamente da importância dessa aliança partir absolutamente fortalecida”, justificou Souto, em entrevista.



  • Mulheres presas aplicariam golpe de R$ 3,5 milhões

    Acorda Cidade / Foto: Aldo Matos

    Duas mulheres acusadas de estelionato foram presas no início da noite de segunda-feira (14), por policiais civis do Serviço de Investigação da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin), sob o comando do delegado Ricardo Brito. De acordo com o delgado, Ana Paula Silva Umbelino, 32 anos, e Maria Luzia Santana Alves, 51, ambas moradores do bairro Caseb, em Feira de Santana, planejavam aplicar um golpe de 3,5 milhões de reais. Elas aplicavam golpe na Caixa Econômica Federal e na Previdência Social usando documentos falsos. Os policiais apreenderam inclusive, uma carteira de identidade com a foto de Maria Luiza, mas em nome de uma pessoa falecida: Edna Mirian Romer da Silva, que deixou um espólio e tem 3,5 milhões de reais em uma conta na Caixa Econômica, no Rio de Janeiro. André Ribeiro informou ainda que as acusadas foram localizadas após investigações dos golpes. “Através de documentos falsos usando nomes de pessoas que já morreram, elas conseguiam fazer empréstimos e resgatar todos os valores. Elas confessaram que conseguiram 150 mil reais no primeiro golpe e agora tentaram aplicar um de 3,5 milhões de reais”, informou o delegado. Ana Paula e Maria Luzia estão presas no Conjunto Penal de Feira de Santana.

     



  • Professores estaduais param por 24h nesta quarta-feira

    BN / Foto: Tiago Melo

    Os professores da rede estadual de ensino irão parar as atividades nesta quarta-feira (16), em adesão à paralisação dos servidores públicos do Estado. De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Marilene Betros, a categoria irá participar da assembleia que reunirá todos os funcionários estaduais, no Ginásio de Esporte dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos, na manhã desta quarta. Conforme a sindicalista, os docentes e demais servidores são contrários à proposta de governo de dividir o pagamento do reajuste linear em duas vezes, 2% em abril (retroativo a janeiro) e 3,91% em julho, e cobram o pagamento da Unidade de Real Valor (URV).