• Tá chegando o grande dia show mais esperado do ano!


  • São Desidério: Acidente grave resulta em três mortes na BR-020

    Destaquebahia / Fotos: Sigi Vilares

    Um acidente envolvendo uma carreta e um veiculo Volkswagen Fox, foi registrado na manhã do último sábado (11), por volta das 08:30h, na altura do km 85 da BR-020. Três pessoas não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do Fox, fez uma ultrapassagem em local proibido, e colidiu frontalmente com a carreta que transportava uma carga de sal. Ainda segundo informações, o motorista da carreta Jessé Coelho de 50 anos, que seguia destino a Goiânia, sofreu apenas algumas escoriações. Morreram presos as ferragens no local do acidente, Juarez Luís Fernandes, Alionardo Onorato Rocha e Alípio Luís Fernandes. Uma vitima identificado como Luís Ribeiro da Costa foi socorrido para o Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras em estado grave.

     



  • CONFORME PORTARIA FERIADO DO SERVIDOR PÚBLICO É ANTECIPADO PARA 27/10

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sérgio Mauro

    Portaria Nº161 de 31 de Janeiro de 2014 Estabeleceu o Calendário de Compensação dos Feriados e dos Pontos Facultativos no expediente da Prefeitura Municipal de Brumado a ser aplicado no exercício de 2014. A Portaria estabelece a dispensa do trabalho nos dias de segunda-feira e sexta- feira, quando o feriado coincidir na terça-feira ou na quinta-feira. Assim, o Feriado do dia 28 de Outubro Dia do Funcionalismo Público, que neste ano de 2014 será na terça-feira, fica antecipado para o dia 27 de Outubro segunda- feira. Portanto não havendo expediente para o Funcionalismo Público Municipal na segunda-feira dia (27) de outubro de 2014.



  • CIS promoverá hoje a noite na Pça da Prefeitura  o 'Sudoeste Criança

    Acontece hoje, na Praça Coronel Zeca Leite, ( Praça da Prefeitura) mais uma edição do tradicional projeto "Sudoeste Criança " em homenagem ao dia das crianças. Além de muitas brincadeiras ,haverá parquinho, apresentações culturais, shows musicais, farta distribuição de doces, pipocas e diversas guloseimas e brinquedos para todas as crianças presentes. O evento começa a partir da 18 horas. O "Sudoeste Criança" é uma realização da Casa de Caridade Idelson Silva (CIS).

     



  • Adolescente de 14 anos sofre com saída de sangue pelos olhos, diz tia

    Adolescente foi ao oftalmologista na última sexta-feira (10).G1 BA (Foto: Roger Sarmento / TV Santa Cruz)

    Uma família de Aurelino Leal, interior da Bahia, tenta descobrir o motivo de um sangramento nos olhos de uma adolescente de 14 anos, que acontece há quase um mês. A garota tem passado por exames, mas não há diagnóstico médico até o momento. "Sinto dor de cabeça e dor aqui [região dos olhos]", diz a adolescente Keila Bispo dos Santos. Ela foi submetida a uma cintilografia na última sexta-feira (10) e fará novos exames na segunda-feira (13). A situação é acompanhada pelo Hospital de Base de Itabuna, cidade vizinha.

     

    "É o dia todo saindo sangue pelos olhos. Ela já está ficando pálida. Os lábios estão rachando. Fizemos exames e nada", explica a tia, Elenildes Bispo dos Santos. Na última sexta-feira (10), a adolescente foi levada à cidade de Itabuna, a 80 quilômetros de Aurelino Leal, onde passou por exame oftalmológico. "Não identificaram nenhum problema na clínica", detalhou a tia.

     

    Elenildes dos Santos explica que, há um ano, a sobrinha apresenta sangramento no nariz, boca e ouvido. "Há 28 dias, começou a sangrar pelos olhos. Está todo mundo estranhando. Nunca houve um caso como esse na família", informou.

     

    Iniciando uma maratona de visita a clínicas médicas, a adolescente tem contado com a ajuda de moradores e de um radialista da região, que tem arrecadado dinheiro para viabilizar os exames médicos. Só o da última sexta-feira (10), a cintilografia custou R$ 700. "Ela está com medo. É uma criança. Sempre digo: 'Tenha fé em Deus que a gente vai conseguir'. Nós vamos conseguir", disse a tia.

     

    Como desconhecem casos semelhantes na Bahia, familiares desejam levar a adolescente para São Paulo, onde encontraram casos semelhantes divulgados pela imprensa. "Queremos saber se eles [que já passaram por isso] descobriram o que se trata. Ela tem reclamado de dor em cima de outra. Temos fé de que vamos descobrir o que é", afirma.



  • Suspeito de Roubar carro em Brumado é preso no município de Malhada de Pedras

    Momento em que o elemento foi preso. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Em uma ação de sucesso da Polícia Militar, foi preso neste sábado (11),  Wiliam Cangussú Dias de 24 anos. Informações obtidas pelo Destaquebahia são de que Wiliam teria roubado um veículo (Fiat Strada), por volta do meio dia em Brumado. Em uma ação rápida da Polícia Militar de Brumado, com a colaboração de uma guarnição da Polícia Militar de Malhada de Pedras, William foi interceptado e preso, no povoado de Formosa, município de Malhada de Pedras. O mesmo foi conduzido para a delegacia e o veículo recuperado.



  • Brasil vence Argentina no Superclássico das Américas com gols de Diego Tardelli

    Foto: Mowa Press/CBF/Divulgação

    Time de Dunga evolui ao longo dos 90 minutos e vence sem contestação no famoso 'Ninho do Pássaro' E o aniversário de 100 anos do Superclássico das Américas foi pintado de verde e amarelo. Em Pequim, o Brasil de Dunga venceu seu terceiro compromisso, desta vez, diante da rival Argentina, por 2 a 0, com dois gols de um Diego Tardelli que se firma cada vez mais como o 'nove ideal' para a Seleção. Como se não fosse o bastante, o goleiro Jefferson ainda parou um pênalti do craque Lionel Messi no fim do primeiro tempo, ajudando a consolidar o simbólico título de 'senhor' da América do Sul. Na próxima terça, o Brasil volta a campo após a vitória deste sábado contra o Japão, em Cingapura, a partir das 7h45 (horário de Brasília).



  • O Dia das Crianças com diversão e ótimas compras, é na Real Calçados Loja 01

    Fotos: Emanuel Fernandes / Destaquebahia.com.br

    A Real Calçados Loja 01 está no clima do Dia das Crianças, e proporciona ao seu filho um ambiente proporcio para que ele se divirta, enquanto você faz as suas compras com toda comodidade, facilidade e as melhores condições de pagamento da Bahia. Passe na Real Calçados Loja 01 de Brumado e experimente este momento mágico, que só a maior Rede de Calçados da Bahia poderia oferecer a você.



  • Por não aceitar o culto, homem atira em cristãos e atinge Delegado dos Direitos Humanos

    O autor dos dispararos foi detido conduzido para a delegacia junto com a arma. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Um fato inusitado e que quase resultou em tragédia aconteceu na noite desta sexta-feira  (10), em Caiçara do Pio, Zona Rural de Dom Basílio.
    Informações obtidas com exclusividade pelo Destaquebahia, Junto a polícia e junto aos que presenciaram o fato, dão conta de que Felinto Júlio da Silva, se sentido incomodado com o culto evangélico que acontecia em uma residência, foi reclamar com o pastor; como o pastor continuou o sermão, onde participava dezenas de pessoas, Felinto foi até a sua casa e buscou uma arma (Cartucheira, Calibre 36) e disparou contra os cristãos, fugindo em seguida.
    O pastor Reverendo Adão Nunes,  que é também Delegado dos Direitos Humanos, mesmo ferido, junto com os obreiros, saiu ao encalço do atirador e conseguiu detê – lo. Após amarrá – lo, o pastor acionou a polícia que o conduziu a delegacia juntamente com a arma. Ainda segundo informações, o atirador já é um arruaceiro conhecido pelos seus atos de valentia na região.
    Segundo o Pastor João Mário, que também é Delegado dos Direitos Humanos em Brumado, o Reverendo Adão é de São Paulo e está a poucos dias em Livramento, cidade próxima a Dom Basílio onde tudo ocorreu. Os feridos foram socorridos ao hospital e todos passam bem.



  • Novo projeto do Destaquebahia e Luciano Carvalho irá abrir as portas para as Bandas de 'Garagem'

    O Destaquebahia em parceria com Luciano Carvalho , o qual tem uma ótima relação e uma história marcante com bandas de Rock Alternativo de Brumado, acaba de se embrenhar em um novo projeto, que irá ser uma vitrine para os grandes talentos que, por falta de oportunidades, mesmo estando há tempos na “estrada”, ainda se encontra, de certa forma, no anonimato.
    Em breve os internautas estarão conhecendo e participando, deste que será, sem dúvida, mais um projeto de sucesso; não só para as Bandas de “Garagem”, como também para todos os amantes do Rock Alternativo. Aguardem! Em breve mais detalhes de quando e como irá acontecer.



  • Acidente envolvendo carro e moto na Avenida Coronel Santos deixa um ferido

    Destaquebahia / Fotos: Fabiano Neves

    No inicio da noite desta sexta-feira (10), na Avenida Coronel Santos, um veiculo e uma motocicleta se envolveram em um acidente. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, um carro estava estacionado e ao sair foi atingido por uma motocicleta. Ainda segundo informações, o motorista “afirmou que olhou pelo retrovisor ao sair, e não viu nenhuma moto se aproximando”. O condutor da moto de prenome Thiago, colidiu lateralmente com o carro e sofreu ferimentos. O SAMU 192 foi acionado e a vitima encaminhada para o Hospital Professor Magalhães  Neto (HPMN). O condutor do veiculo de prenome Lúcio, não se feriu. A policia Militar esteve no local registrando a ocorrência e controlando o trânsito.

     

    A motocicleta ficou com a parte dianteira totalmente destruida



  • 2º ENCONTRO DOS IDOSOS DA REDE DE ATENDIMENTO

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sérgio Mauro

    Atendendo a essas novas normas e padrões no trato com a pessoa idosa, a Prefeitura Municipal de Brumado através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, e com a participação das Secretarias Municipal de Saúde - SESAU e da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC  promoveram no ultimo dia 03/10, na sede do Clube Social de Brumado o “2º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento: Interação e Troca de Saberes”. O Encontro proporcionou aos idosos das 08h00 ás 16h30, diversas atividades de interação e troca de saberes.

     

    A abertura do Encontro a Dr.ª Aline Lima Meira, advogada do CREAS Chico Xavier explanou sobre as garantias oferecidas aos idosos através do Estatuto do Idoso. A Dr.ª Milena Assunção Costa, nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF- dissertou sobre a alimentação saudável na Melhor Idade. A Dr.ª Sueli Froes psicóloga do NASF, sobre a Dinâmica Física dos idosos, o Farmacêutico Danilo Ataíde do NASF, palestrou sobre automedicação, diabetes e hipertensão: Riscos e orientações. Os educadores físicos e fisioterapeutas; Valter Carvalho, Camila Machado e Geísa Quadros, profissionais pertencentes aos quadros do NASF, ofereceram orientações sobre exercícios para serem práticos pelos participantes em suas residências.

     

     

    Encerrando o ciclo de palestras foi servido um almoço aos participantes ao som do Grupo Chica Baiana. Após o almoço foi iniciado o ciclo Cultural do 2º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento com a apresentação do Coral do grupo da Melhor Idade “Viva a Vida e Viva Bem!”. Outras apresentações culturais foram apresentas pelas equipes dos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS; Esther Trindade Serra, Irmã Dulce e CRAS Yolanda Pires. A SESOC montou um stand com trabalhos artesanais. A SEMEC apresentou em seu stand as ações do seu Programa “Todos Pela Alfabetização” - TOPA e a SESAU, também em seu stand, disponibilizou diversas informações sobre as suas ações na área da saúde e, ainda foi colocado aos participantes, um stand sobre técnicas de maquiagem e dicas sobre embelezamento feminino.

     

    Finalizando o dia de atividades intensas com palestras, exibições culturais e a interação e troca de saberes foi promovido o Baile da Primavera com o Grupo musical “Chica Baiana”  ao som de marchinhas carnavalescas do passado e que são lembradas como sucesso até hoje contagiando a todos os participantes. E ao encerrar o 2º Encontro dos Idosos da Rede de Atendimento Interação e Troca de Saberes a Secretaria Social Themis Santana Narvais apresentou os agradecimentos ofertando um lanche e a entrega de lembranças aos participantes.   

     



  • Pai atingido com golpes de foice pela filha não resiste e morre; delegado fala sobre o caso

    Foto: Arquivo pessoal do Destaquebahia.com.br

    Uma tragédia acontecida ontem, (09), na fazenda Sussu, zona rural de Aracatú, deixou as pessoas da referida localidade abalada. Uma jovem que sofre de problemas mentais, em um momento de surto, acabou atingindo o pai com golpes de foice. Zivaldo da Silva Meira de 47 anos foi atingido pela sua própria filha, Agna Cardoso Meira de 23. Ele ainda chegou a ser socorrido ao Hospital de Aracatú, mais veio a óbito na manhã de hoje (10), por não resistir aos ferimentos.  A reportagem do Destaquebahia entrou em contato com o Dr. Fábio Lago, delegado responsável pela delegacia local, que disse: ' Essa jovem é portadora de doença mental, cometeu o fato em um momento de surto psicótico e ela, na ocasião,  foi encaminhada para a coordenadoria,  entretanto, a vítima ainda estava recebendo os primeiros socorros no hospital local, motivo pelo qual o crime foi tipificado como lesão corporal,  já com o falecimento será convertido em lesão corporal seguida de morte' Dr. Fábio disse mais; ' Por ser um caso excepcionalíssimo, houve um contato com o judiciário e as providências serão tomadas para que a autora seja encaminhada a um órgão pertinente,  no sentido de que, a mesma tenha um acompanhamento psiquiátrico' concluiu.
     



  • Em mudança de divisas, Bahia perderá território de 30 mil hectares

    Área perdida é equivalente a 70 vezes o Parque de Pituaçu, em Salvador / Correio / Foto: Reprodução

    A Bahia pode perder cerca de 30 mil hectares do seu território para Goiás (o equivalente a 70 vezes o Parque de Pituaçu, em Salvador). A mudança nas divisas das unidades federativas e também dos estados de Tocantins e Piauí depende do Supremo Tribunal Federal (STF), que divulgou a determinação do ministro Luiz Fux a favor de uma nova delimitação proposta pelo Exército, em 2006, em detrimento da demarcação feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1980, ainda em vigor.

    A decisão não detalha os locais onde haverá a mudança. De acordo com o procurador do estado Bruno Espinheira Lemos, que acompanha os processos em Brasília, as áreas baianas que serão transferidas para Goiás são de propriedades rurais e não são habitadas. “A perícia cria ilhas que Goiás terá na Bahia, que chamamos de franjas geográficas”, explicou. 

    O estudo do Exército também determinava uma mudança na área do Chapadão Ocidental, na qual Barreiras e Luis Eduardo Magalhães poderiam se tornar parte de Tocantins. Um acordo entre os governos, em abril de 2013, impediu a modificação. “O laudo dava a Tocantins 95 mil hectares, que mantivemos intactos. Goiás não quis fechar acordo”, explicou o procurador. 

    Para que as mudanças entrem em vigor é necessário ainda que o acórdão da decisão seja publicado pelo STF. Depois disso ainda haverá um prazo para recursos. Segundo o ministro do STF, as mudanças não vão afetar títulos de propriedade e de posse já expedidos.



  • Bom Jesus da Serra: Homem mata mãe a marretadas

    Foto: composição Destaquebahia

    Na tarde da última quinta-feira (09), um homem identificado como Josué de Oliveira Silva, 49, foi preso pela policia acusado de assassinar a mãe com golpes de marreta. A prisão do acusado aconteceu nesta sexta-feira (10). O crime aconteceu na zona rural de Bom Jesus da Serra, no centro-sul baiano. Segundo informações, Josué já se queixava de problemas com depressão e disse não se lembrar de como fez para matar a sua mãe, Nair de Oliveira Silva, 70 anos, que foi atingida com um golpe de marreta na cabeça e ainda tentou se proteger com a mão