• Lauro de Freitas: Grávida tem atendimento negado e bebê morre em carro

    As informações são da Record Bahia / Foto: Reprodução/ TV Record Bahia

    Uma mulher perdeu o bebê após dar à luz dentro de um carro na madrugada desta terça-feira (21). A gestante, identificada como Verônica Teodoro dos Santos, de 23 anos, estava em trabalho de parto quando chegou ao Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas, e foi aconselhada por funcionários da unidade a ir para o Hospital Roberto Santos, na capital baiana. Segundo a mãe de Verônica, Ivonete Celestino dos Santos, a espera por atendimento chegou a duas horas. Em seguida, Verônica veio para Salvador, mas acabou tendo o bebê no carro que era conduzido por um vizinho. Com cinco meses, o recém-nascido não resistiu e morreu. Em seguida, o vizinho levou a gestante, com o bebê morto nos braços, para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas lá também tiveram o atendimento negado. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Menandro de Farias tem atendimento obstétrico. Por isso, o órgão está investigando o motivo da gestante não ter sido atendida no hospital. No momento, Verônica está em observação no Instituto de Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), em Brotas, após ter passado pelo processo de curetagem uterina. 



  • IBICOARA: Homem é assassinado de forma brutal

    Leandro Ribeiro já possuia algumas passagens pela polícia / Foto: Polícia Militar

    Um homicídio ocorrido no último domingo na fazenda Capão dos Porcos, situada em Ibicoara, na Chapada Diamantina, deixou até mesmo os policiais perplexos com o requinte de crueldade que foi usado na execução da vtima. Leandro Ribeiro tinha 30 anos, era lavrador e vivia com o irmão em uma propriedade cedida pelo fazendeiro para o qual trabalhava. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, o fazendeiro ao chegar na casa em que os dois moravam, encontrou as portas trancadas e a chave no chão do lado de fora. Achando estranho, ele [o dono da propriedade] pegou a chave e abriu a porta; foi quando deparou com a cena terrível e acionou a polícia.


     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Até a propria polícia ficou perplexa com a crueldade

     

    Leandro estava morto; amarrado com fios e cordas e estava com a boca amordaçada com uma cortina, o seu corpo estava encharcado com gasolina. O  irmão da vitima havia saído para a casa dos país. No momento do assassinato Leandro se encontrva sozinho no interior da residência. Ainda segundo informações, Leandro teria sido ameaçado por conta de desavenças existente entre ele e uma outra pessoa em um bar . A policia está investigando o caso.



  • ACM Neto quer chapa com Souto ao governo e Geddel ao Senado

    O prefeito de Salvador, ACM Neto (Foto: Renato Araújo/ABr)

    O prefeito de Salvador, ACM Neto, trabalha para montar uma chapa de oposição para disputar o governo da Bahia. Ela seria encabeçada pelo ex-governador Paulo Souto, do DEM. A vaga de vice ficaria com o empresário João Gualberto ou com o deputado Antonio Imbassahy, ambos do PSDB. O candidato ao Senado seria o ex-deputado Geddel Vieira Lima, do PMDB. O prefeito acredita que esse é o time mais forte para derrubar os petistas, que comandam o estado há sete anos. A oposição pretende definir a chapa até o dia 31 de janeiro. (época)



  •  Juiz de Fora: Kombi clonada é recuperada em Juiz de Fora com cinco bovinos

    Cinco animais estavam na Kombi com sinais de maus-tratos / G1 (Foto: PRF/Divulgação)

    Uma Kombi clonada foi recuperada durante uma abordagem no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040, em Juiz de Fora. Segundo a PRF, dentro do veículo havia cinco animais bovinos que apresentavam sinais de maus-tratos. Eles foram encaminhados para depósito do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). Um homem de 37 anos foi detido. Outros dois fugiram durante abordagem, mas um deles foi capturado logo após. Ainda segundo a PRF, a Kombi estava com placa de Juiz de Fora. Mas após verificação, foi confirmado que o veículo era de Contagem (MG) e foi furtado em Santo Antônio do Grama (MG), em julho de 2013.



  • Sede da APAE é alvo dos bandidos pela segunda vez este ano

    Destaquebahia.com.br

    Em Brumado, a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), foi alvo  dos bandidos mais uma vez. Elementos invadiram a sede da instituição e ao chegarem para trabalhar na manhã desta terça-feira (21), os funcionários perceberam o estrago. Segundo informações, a porta que dá acesso a cozinha foi arrombada e todo material estava revirado. Os funcionários estão amedrontados, pois este já é o segundo arrombamento do ano. Ainda segundo informações, existe um projeto para aumentar o muro, está seria uma tentativa de evitar a ação destes elementos, porém não há verba suficiente. 



  • Scarano já está em prisão domiciliar em processo por evasão de divisas. Entre os 3 presos nesta terça-feira está um padre afastado desde 2013. O monsenhor Nunzio Scarano, um ex-contador de alto escalão no Vaticano já julgado por evasão de divisas, foi também acusado de lavagem de dinheiro nesta terça-feira (21), disseram autoridades policiais e seu advogado. Scarano se encontra em prisão domiciliar em Salerno, sua cidade natal no sul da Itália, devido ao processo de evasão de divisas que começou em 3 de dezembro. A nova acusação se refere à suposta lavagem de dinheiro por meio das contas do clérigo no Banco do Vaticano, contou o advogado Silverio Sica à Reuters.Scarano está sendo julgado pela acusação de conspirar para enviar cerca de 20 milhões de euros da Suíça para ricos amigos do ramo de estaleiros em Salerno, próximo de Nápoles. A polícia disse que Scarano e duas outras pessoas que receberam mandados de prisão nesta terça-feira são suspeitos de lavagem de dinheiro e falso testemunho. Sica disse que entre os presos está um padre, amigo de Scarano, que foi afastado de seu emprego no Vaticano desde o ano passado. O comunicado da polícia diz que milhões de euros em "falsas doações" feitas por empresas estrangeiras foram movimentadas por meio das contas de Sacarano no Banco do Vaticano, formalmente conhecido como Instituto para Obras de Religião (IOR). Decisão anterior Scarano está detido desde 28 de junho de 2013 suspeito de ter servido de "laranja" para transferências suspeitas procedentes de Mônaco efetuadas através do IOR, o banco do Vaticano. Ele também teve os bens congelados. Scarano, ex-chefe de contabilidade da APSA, agência que administra o patrimônio do Vaticano, escondia "do beneficiário real das operações (realizadas através de contas que ele controlava) e tentava impedir o rastreamento dessas somas em dinheiro", segundo a polícia.



  • Acidente automobilístico tira a vida de homem de 31 anos

    O motociclista veio á óbito ainda no local / Foto: Destaquebahia.com.br

    O jovem de 31 anos, João Batista Pereira da Silva, foi á óbito na tarde deste domingo (19), por volta das 16h após colidir sua motocicleta CG-125 placa - JMU-309 de Dom Basílio, com um veículo Corsa. O motorista do corsa informou ao Destaquebahia ainda no local do acidente, que o condutor da motocicleta, que seguia sentido contrário, fez a conversão sem antes parar e observar o trânsito, e por isso, foi antingido de forma quase que frontal.


    Muitos curiosos se aglomeraram próxima a pista para observar o acidente

     

    A vitima fatal era morador da comunidade do Jatobá no municipio de Dom Basílio. A população local ficou chocada com o triste epsódio. O Samu 192 esteve no local mas o jovem já estava sem vida.
                                                                                               

     



  • Tentativa de homicídio no bairro Olhos´Água

    A vitima foi encaminhada para o HPMN. / Destaquebahia.com.br

    Um homem residente no Bairro Olhos D'água foi atingido por um disparo de arma de fogo na noite de domingo (19), quando abriu a porta de sua casa para atender uma pessoa que o chamava. O fato ocorreu na Rua Silvinio Souza Moura. Ao abrir a porta o morador deparou-se com  dois elementos que foi logo efetuando o disparo que o atingiu na altura do tórax. Segundo informações passadas a policia pela vitima, mesmo alvejado ele conseguiu lutar com os elementos e tomar o revólver e logo após fugir. O homem ferido ainda conseguiu chegar a delegacia onde pediu ajuda e entregou a arma a autoridade policial de plantão. A vitima foi encaminhada para o HPMN. Ainda segundo informações, a arma um revólver calibre 38,  estava com três munições intactas e duas deflagradas. O caso está sendo investigado pela equipe da 20ª Coorpin.



  • Ônibus é interceptado por bandidos na BR-030, na rotatória Brumado / Sussuarana

    O veiculo foi interceptado na rotatória que faz a ligação entre Brumado / Sussuarana / Destaquebahia.com,br

    Na noite de domingo (19), um ônibus que fazia o percurso de Carinhanha / Salvador foi alvo dos bandidos na BR- 030. O veiculo foi interceptado na rotatória que faz a ligação entre Brumado / Sussuarana. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, dois elementos armados aproveitaram o momento em que o ônibus que pertence a empresa Novo Horizonte, diminuiu a velocidade para passar em um quebra-molas, os marginais fizeram com que o motorista abrisse a porta e anunciaram o assalto. Os bandidos levaram dos passageiros objetos pessoais, dinheiro, cartões de crédito e documentos das vítimas. Ainda segundo informações, após a ação os marginais fugiram sentido centro da cidade. A ocorrência foi registrada na 20ª Coorpin.



  • Ônibus da banda Raça Negra capota e deixa 27 feridos em Pernambuco

    O vocalista da Banda, Luís Carlos, também ficou ferido

    Um ônibus com integrantes da banda Raça Negra tombou em um trecho da BR-101, no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, por volta da 1h20 desta segunda-feira (20), deixando vítimas em estado grave. O vocalista da banda, Luís Carlos, sofreu escoriações leves e passa bem.

    O veículo viajava de Natal (RN) para o aeroporto do Recife (PE) - de onde o grupo seguira para Salvador (BA) - e havia passado pela divisa entre a Paraíba e Pernambuco antes do acidente. Após o ônibus ter tombado em uma mureta, um caminhão que vinha no mesmo sentido bateu no veículo. Ao menos 27 pessoas ficaram feridas. 

    De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre os feridos estão Francisco de Assis, Glauco Antônio, Edson Alves, Marcos Roberto, Fabiano José, Rafael Bandeira, Valdemir Cleiton, Cledson Leopoldino e o vocalista Luís Carlos. O motorista do caminhão, identificado como Francisco Dantas, também ficou ferido. 

    Após o acidente, equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu fizeram os primeiros socorros.As vítimas em estado grave (Edson Alves e Marcos Roberto), teriam sido encaminhadas ao Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Os demais foram direcionados a um hospital de Goiana e à UPA de Igarassu.  (Do NE10)



  • Aprovados devem apresentar documentação até esta sexta-feira (24).
    Caso sobrem bolsas, nova chamada ocorre em 3 de fevereiro.

    O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (20) pela manhã a primeira lista de selecionados com bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni) no primeiro semestre de 2014. Os aprovados deverão apresentar a documentação nas universidades em que conseguiram a bolsa entre esta segunda e a sexta-feira (24). Caso sobrem bolsas, o MEC fará uma segunda chamada no dia 3 de fevereiro.

    Nesta edição, o programa recebeu 1.259.285 candidatos - número recorde -, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação no sábado (18). O número de inscrições chegou a 2.424.354. Cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso. O prazo de inscrição terminou às 23h59 de sexta-feira (17).

    O programa do governo federal oferece bolsas de estudos em faculdades particulares do país que podem chegar a R$ 8 mil. Segundo o MEC, nesta edição estão disponíveis 191.625 bolsas de estudo, sendo 131.636 integrais (o governo paga 100% da mensalidade) e 59.989 parciais (50%).

    As bolsas integrais são colocadas à disposição dos candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, o valor da renda deve ser de, no máximo, três salários mínimos.

    Bolsas de até R$ 8 mil
    Os cursos de medicina têm as mensalidades mais altas com oferecimento de bolsas de estudos. O valor da bolsa pode chegar a quase R$ 8 mil, como é o caso do curso de medicina da Universidade de Marília (Unimar), no interior de São Paulo. A instituição terá 16 bolsas integrais para o curso. A mensalidade para esse curso na Unimar custa R$ 7.998,14.

    Em seguida, entre as bolsas de instituições com as mensalidades mais caras, aparecem a Universidade do Ceuma (Uniceuma), de São Luís (MA), que tem cinco bolsas integrais e nove parciais para medicina, com mensalidade de R$ 6.036,90; a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), com 14 bolsas integrais e mensalidade de R$ 5.950,00; e a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), que oferece três bolsas integrais e seis parciais em medicina, cuja mensalidade é de R$ 5.949,00.

    Os cursos com o maior número de bolsas oferecidas são os de administração (21.252), pedagogia (14.773) e direito (13.794). Além disso, mais da metade das bolsas disponíveis está em São Paulo.

    Opção ao Sisu
    Para participar do Prouni, o aluno não pode ter tirado zero na redação do Enem e precisa ter nota superior a 450 pontos. O programa é uma opção para quem não foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas quer fazer faculdade particular com mensalidade paga pelo governo federal. Pode participar o estudante brasileiro que ainda não tem diploma de curso superior, que tenha feito o Enem em 2013 e atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

    I - Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
    II - Tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    III - Tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    IV - Seja pessoa com deficiência;
    V - Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo.

    Para os concorrentes à bolsa parcial, há ainda os benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O candidato poderá fazer um empréstimo, a juros baixos, para custear os outros 50% da mensalidade do curso, sem a necessidade de ter um fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual o aluno foi selecionado tenha firmado um termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

    Além disso, é permitida às instituições a realização de um processo seletivo próprio para os candidatos pré-selecionados no Prouni. Essa informação é fornecida ao candidato no momento da inscrição. Nesses casos, as universidades que optarem por fazer um processo de seleção próprio deverão comunicar formalmente os estudantes – no prazo máximo de 24 horas após a divulgação dos resultados das chamadas – sobre a natureza e os critérios de aprovação. Esses pré-requisitos não poderão ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos alunos selecionados em seus processos seletivos regulares (via vestibular). Também é vedada a cobrança de qualquer tipo de taxa para a realização de uma seleção própria.



  • DOM BASÍLIO DÁ O ÚLTIMO ADEUS AO PREFEITO MARILTON MATIAS

    A cidade de aproximadamente 11 mil habitantes praticamente parou para dar o último adeus a Dr. Marilton / Fonte e fotos: L12 Notícias

    O corpo do prefeito Marilton Tanajura Matias chegou à cidade de Dom Basílio na tarde deste sábado (18), sob forte comoção e aplausos da população. A cidade de aproximadamente 11 mil habitantes praticamente parou para dar o último adeus a Dr. Marilton, um carismático médico e homem de vida pública nascido em Livramento de Nossa Senhora e que recebeu título de cidadania dombasiliense devido aos relevantes serviços aquela comunidade, atuando como médico e esportista.

    No semblante de cada cidadão, o sentimento era de profunda tristeza pela morte do prefeito que representava a esperança de dias melhores para o município, administrativamente. “Ele era uma excelente pessoa, o único prefeito que conseguiu unir a oposição e situação no município de Dom Basílio”, disse um morador.

    Milhares de pessoas se avolumaram na avenida principal da cidade, onde o cortejo seguiu carregando o caixão, que estava coberto com a bandeira de Dom Basílio e do Flamengo, até a Igreja e, durante o trajeto, a população, emocionada, aplaudia.  A primeira dama Maria Ilza Araújo, o vice-prefeito João Dias Pereira, e familiares acompanharam o cortejo fúnebre.

    Na Igreja São João Batista (Igreja Matriz), uma multidão se concentrou para assistir a celebração à alma do prefeito, feita pelo Bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Dom Armando Bucciol. Autoridades, políticos de todas as facções partidárias, enfim, cidadãos de todas as faixas etárias e classes sociais encheram a Praça Pública, para prestar homenagens ao Dr. Marilton.  De lá, o caixão segue para o cemitério de Livramento de Nossa Senhora,  local onde o corpo será sepultado. Após quase um ano de luta contra um câncer na região da lingua e garganta, Dr. Marilton morreu na manhã deste sábado (18), em sua residência, aos 46 anos de idade.



  •  Ribeira do Pombal: Neto tenta estuprar avó de 71 anos e recebe vários golpes de facão da idosa

    "Eu peguei o facão e o cortei, sem em dó e nem piedade," disse a idosa. /. Destaquebahia.com.br com informações do PCS / Foto: Reprodução

    Dona Maria José Bispo dos Santos de 71 anos, residente no povoado de Pedra, em Ribeira do Pombal, localizado a 118 km de Serrinha, foi vitima de estupro pelo próprio neto. Segundo informa o delegado Equiber Santos, Raimundo Fagner da Conceição de 25 anos teria se aproveitado no momento em estava sozinho em casa com a idosa, e resolveu particar o ato. Ainda segundo informações, ele agarrou a avó e  tirou a calcinha dela enquanto ela dormia. A idosa despertou do sono e ao percerber a situção, entrou em luta corporal com o neto, ao conseguir escapar, ela pegou um facão que estava trás da porta e desferiu vários golpes no homem, atigindo-o na mão, na orelha e também na perna.  Dona Maria José relata os momentos de terror, "Lutei, lutei, lutei, chamei por Deus para eu poder ter forças para escapar dele, ai peguei o facão e o cortei, sem em dó e nem piedade, por que eu levantei cega de raiva", disse. No momento em que a mulher era atacada, gritou e uma vizinha chegou para socorrê-la. O neto negou as acusações e disse para a policia que estava deitado na rede e foi acordado com a idosa gritando e o atacando com um facão. " Minha avó é uma segunda mãe para mim", disse Raimundo. Uma testemunha viu o homem fugindo pela janela.



  • Casamento de Altier e Samara

    Aconteceu na última sexta - feira (17), em uma área de eventos de Maetinga, o enlace matrimonial de Altier e Samara.
    O convidados puderam desfrutar, de uma recepção super aconchegante e moderna e com música ao vivo.
    Cerca de 300 convidados estiveram presentes e o casal receberam as felicitações dos parentes e amigos.



  • Veículo que presta serviço para a Ferrovia se envolve em acidente no centro

    A polícia esteve no local registrando a ocorrência. Foto: Destaquebahia.com.br

    Uma Caçamba que presta serviço para a Fiol: Ferrovia de Integração Oeste Leste, se envolveu em um acidente na manhã deste sábado na Avenida Mourão,centro da cidade.
    A Caçamba colidiu com a lateral de um veículo Corsa, assim que ultrapassou o Semáforo.
    Segundo os populares, o Corsa estava parado e ao ultrapassá - lo, a Caçamba acabou colidindo lateralmente com o mesmo.
    A policia foi acionada e esteve no local fazendo a ocorrência.



    A lateral do Corsa ficou toda danificada.