• 'Movimento SOS Municípios' prefeituras na Bahia podem fechar nesta sexta-feira (25)

    Foto: Ilustrativa / Destaquebahia.com.br

    As prefeituras de cidades baianas podem realizar uma paralização nesta sexta-feira (25), A União dos Municípios da Bahia (UPB), em reunião realizada com administrações municipais de todo o estado, nesta quarta-feira (9). Os gestores cobram com “urgência a aprovação da PEC 39/2013, pela ampliação de 2% nos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM)". A UPB diz que, "estimativas da Receita Federal e do Tribunal de Contas da União, entre 2009 e 2012, [calcula que] os municípios baianos acumularam prejuízos de R$ 496 milhões, com a política de desoneração do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI)". As prefeitura de Caetité e Macaúbas já confirmaram que irão aderir a paralisação, apenas serviços essenciais irão funcionar.

     



  • MACAÚBAS: Duas pessoas morrem em acidente em estrada de terra na zona rural

    Muitos motoristas que trafegam por estradas de terra não têm noção do perigo. (Foto: Macaubense Life).

    Uma colisão frontal entre um automóvel Ford Fiesta, cor vermelha, e um GM Celta, de cor preta, ocorrida na manhã de ontem, 23, na estrada que dá acesso ao povoado do Pajeú, mais precisamente na comunidade conhecida por Olho D’água de Queimadas, zona rural do município de Macaúbas, Bahia, deixou duas pessoas mortas e outras feridas.

    CURTA - NOS:


    De acordo com informações policiais, Manoel Magalhães, muito conhecido pela comunidade local como Manoel de Deó, dirigia o Ford Fiesta, quando teria perdido o controle da direção do automóvel e colidiu de frente contra o Celta, que era conduzido por conduzido por um homem identificado por “Bau de Tõe Zeferino”. O impacto da colisão foi tão forte que Manoel morreu na hora. Pelo menos mais duas pessoas ocupavam o Fista que ele dirigia, entre elas a sua prima, identificada por “Emita”, que também faleceu após dar entrada no hospital de Macaúbas. As demais pessoas envolvidas no acidente tiveram ferimentos menos graves e foram encaminhadas para o Hospital. Não se sabe ainda o que de fato causou o acidente, mas a estrada de terra estava com sinalização deficiente.



  • Veiculo capota e pega foto na BR - 030

    O veiculos foi tomado pelas chamas

    Na noite desta quarta-feira (23), mais um acidente foi registrado no anel viário da BR-030. Segundo testemunhas o condutor de um veículo, percebendo que o trecho da pista que ele estava era uma rótula, tentou voltar para sua mão, mas não conseguiu, perdeu o controle da direção e capotou. O casal que estava no veiculo, saiu poucos segundos antes de começar o incêndio. As vitimas ficaram com escoriações pelo corpo e foram socorridas pelo Samu 192, e em seguida encaminhados ao Hospital Professor Magalhães Neto.

     



  • Atos de macumbaria em frente ao Fórum

    Um despacho na calçada do Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, chamou a atenção de servidores do Judiciário e diversos populares que passaram pela Praça Estevam Santos, nessa quarta-feira (23). A mandinga com frutas e pão pode ter chegado ao local ainda pela madrugada em direção ao Cartório Civil, onde são realizados casamentos, registros de óbitos e nascimentos.

    CURTA - NOS:

    As frutas chegaram a ser consumidas por algumas pessoas. De acordo com o Wikipédia, o termo macumba é utilizado primeiramente como designação genérica dada a vários cultos sincréticos praticados comumente no Novo Mundo e em geral fortemente influenciados por religiões a exemplo de Candomblé, cultos ameríndios bem como outras crenças.



  • 'Síndrome do celibato': por que os jovens do Japão não fazem mais sexo?

    Japoneses hoje preferem investir na carreira a casar ou ter um relacionamento; pesquisa mostra que, no Japão, um terço das pessoas com menos de 30 anos nunca teve qualquer tipo de experiência amorosa.

    Japoneses com menos de 40 anos de idade parecem estar perdendo o interesse nos relacionamentos convencionais. De acordo com reportagem publicada pelo jornal britânico "The Guardian", a mídia do Japão tem tratado o fenômeno como "síndrome do celibato".

    Para o governo japonês, essa síndrome pode significar uma catástrofe iminente. O Japão já tem uma das menores taxas de natalidade do mundo, e a atual população de 126 milhões de pessoas --que vem diminuindo nos últimos dez anos-- pode ser reduzida em 30% até 2060, segundo projeções feitas no país.

    Milhões de japoneses não estão sequer namorando, e o número de pessoas solteiras atingiu seu recorde. Uma pesquisa realizada em 2011 constatou que 61% dos homens e 49% das mulheres com idade entre 18 e 34 anos não mantinham qualquer tipo de relação romântica com outra pessoa. Outra pesquisa mostrou que um terço das pessoas com menos de 30 anos nunca havia tipo uma experiência amorosa --na vida.

    Dados oficiais mostram, ainda, que o número de bebês nascidos no Japão em 2012 é o menor de que se tem registro. Além disso, com o aumento da população de idosos, as vendas de fraldas geriátricas ultrapassaram as de fraldas para bebês pela primeira vez em 2012. Para Kunio Kitamura, da Associação de Planejamento Familiar, a crise demográfica é tão grave que o Japão "pode eventualmente acabar em extinção".

    Nesse cenário, surgiu, então, o profissional que trabalha como conselheiro de sexo e relacionamento, a fim de tentar curar a chamada "síndrome do celibato". Ai Aoyama, 52 --que cerca de 15 anos atrás ganhou a vida como dominatrix profisisonal-- é uma dessas conselheiras.  Ela diz que, hoje, seu trabalho é muito mais desafiador.


     

    "Recebo mais homens, mas a presença das mulheres está aumentando", disse Aoyama, que trabalha em Tóquio. "Eu uso terapias como ioga e hipnose para relaxá-los e ajudá-los a entender o modo como o corpo do ser humano real funciona", disse ela, que às vezes --por uma taxa extra-- pode ficar nua para seus clientes do sexo masculino, a fim de guiá-los fisicamente em torno da forma feminina. "Mas sem absolutamente qualquer relação sexual", afirma. Como exemplo, ela cita um cliente de 30 anos, virgem, que só fica excitado quando vê robôs femininos em games, algo semelhante àqueles da série Power Rangers.

    Aoyama afirma que, além do sexo casual, vê o crescimento da procura por pornografia online e "namoradas virtuais". Ou então, opina, estão substituindo o sexo por outras formas de relaxamento e diversão.

    A pressão para se conformar ao modelo de família anacrônico do Japão --marido assalariado que trabalha 20 horas por dia e mulher dona de casa-- permanece forte, e talvez essa seja uma das explicações para o fenômeno do celibato. Ironicamente, o sistema que produziu papéis conjugais segregados também criou o ambiente ideal para aqueles que querem ficar só, sem qualquer incômodo, como costumam falar. "As pessoas não sabem para onde ir. Elas vêm até mim porque pensam que, por querer algo diferente, há algo de errado com elas", conta Aoyama.

    Família X Trabalho

    Embora as mulheres japonesas sejam cada vez mais independentes e ambiciosas, no mundo corporativo japonês é quase impossível que a mulher consiga combinar carreira e família. Assim, as mulheres japonesas hoje encaram o casamento como o "túmulo" da carreiras conquistada --cerca de 70% das mulheres japonesas deixam seus empregos depois de seu primeiro filho, e o Fórum Econômico Mundial classifica o Japão como um dos piores países do mundo para a igualdade de gênero no trabalho.

    Eri Tomita, 32, trabalha no departamento de recursos humanos de um banco francês --e adora. Fluente no idioma francês e com dois diplomas universitários, ela evita relacionamentos românticos para poder se concentrar no trabalho. "Um namorado me pediu em casamento há três anos, e eu recusei quando percebi que se preocupava mais com o meu trabalho. Depois disso, perdi o interesse em namoro." Tomita diz ainda que às vezes tem "uma noite só" com homens que conhece em bares, mas afirma que sexo não é uma prioridade para ela.

    Mas esse modelo de sociedade também tem afetado os homens. Em meio à recessão e à crise dos salários, os homens têm sentido a pressão da responsabilidade de sustentar uma família. Satoru Kishino, 31, pertence a uma tribo de homens com menos de 40 anos que estão envolvidos em uma espécie de rebelião passiva contra masculinidade tradicional japonesa. Para eles, sustentar mulher e família como guerreiros é algo fora da realidade.

    "É muito preocupante. Eu não ganho um salário enorme e não quero essa responsabilidade do casamento", diz Kishino, que se define como "um homem heterossexual para quem relacionamentos e sexo não são importantes".

    Futuro

    O Japão está oferecendo uma visão do futuro de todos nós? Muitas das mudanças constatadas lá vem ocorrendo em outros países avançados também: no outro lado urbano da Ásia, na Europa e na América as pessoas estão se casando mais tarde, taxas de natalidade têm caído e famílias de uma pessoa só estão em ascensão. No entanto, para o demógrafo Nicholas Eberstadt, é um conjunto de fatores que caba acelerando essa tendências no Japão: falta de autoridade religiosa que pregue o casamento e a família, o alto custo de vida e a precária geografia do país, localizado em zona com frequentes abalos sísmicos, o que gera sentimentos de inutilidade.

    "Aos poucos, mas inexoravelmente, o Japão evolui para um tipo de sociedade cujos contornos só foram contemplados na ficção científica", escreveu Eberstadt no ano passado.

    Voltando à ex-dominatrix Ai Aoyama, ela se diz determinada a educar seus clientes sobre o valor daquilo que chama de "pele a pele", "coração a coração". "Não é saudável que as pessoas sejam tão desconectados umas das outras fisicamente", diz. "Sexo com outra pessoa é uma necessidade humana que produz sensação de bem estar e ajuda as pessoas a encarar melhor a vida cotidiana."



  • Corpo de agricultor é encontrado em valeta na zona rural de Vitória da Conquista

    Foto: Blitz Conquista

    O corpo de um homem foi encontrado nesta terça-feira (22), numa valeta do povoado Rancho Alegre, zona rural de Vitória da Conquista. De acordo com informações de testemunhas, Wilson Gonçalves dos Santos, de 48 anos, teria saído de casa durante a madrugada.

    Moradores do povoado que passavam pela localidade durante a manhã, avistaram o corpo do agricultor e entraram em contato com a polícia. A valeta onde o corpo de Wilson foi encontrado estava cheia de água, mas ainda não se sabe o que pode ter provocado a queda da vítima. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista.



  • IV Conferência Nacional do Meio Ambiente coordenador do MODERA estará presente

    O coordenador Aurino Ferreira dos Anjos representará Brumado na Conferência Nacional do Meio Ambiente / Destaquebahia.com.br

    Com o objetivo de buscar soluções para evitar o desperdício e diminuir a produção de lixo, a IV Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA), será realizada em Brasília (DF), no período de 24 a 27 de outubro de 2013. O Coordenador Geral do MODERA, Aurino Ferreira dos Anjos estará presente ele é um dos delegados baianos que participarão da IV CNMA, Aurino fez parte em todo o processo de construção da CNMA na Bahia, participou da Conferência Municipal em Brumado, a Territorial do Sertão Produtivo até a 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente - CEMA em Salvador. O Coordenador do MODERA, assim como os demais delegados baianos, tem a missão de defender as deliberações da Conferência referentes aos resíduos sólidos. A IV Conferência discutirá a Política Nacional de Resíduos Sólidos e seu cumprimento em acordo com a Lei 12.305 de 2010. Os temas serão: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais e geração de emprego e renda para os catadores de lixo. Segundo o Coordenador do Modera após a IV conferência, os municípios devem encontrar meios para erradicar os lixões, e também instituir uma coleta seletiva e a sua logística, pois conforme a Lei 12.305, em agosto de 2014 o prazo termina. “ Estou muito feliz em participar desse evento, tenho certeza que será muito proveitoso para o município de Brumado, pois estaremos ali defendendo o melhor para nossa cidade.” disse o Coordenador do MODERA.

     



  • Prefeitura irá entregar mais uma UBS e o CEO desta vez no Bairro das Flores

    ASCOM/ Foto: Divulgação/ Destquebahia.com.br

    Estruturação e Planejamento são palavras chaves para uma boa administração e, fazendo jus a este conceito, a Prefeitura Municipal de Brumado vem pautando as suas ações, buscando sempre priorizar o atendimento aos grandes anseios da população. Dentro deste moderno modelo administrativo a Administração Municipal realizará na próxima sexta-feira (25), às 19 horas, a cerimônia de inauguração da nova USB e do novo Centro de Especializações Odontológicas (CEO), que acontecerá na Avenida Mestre Eufrásio, onde se localizava a antiga Escola 7 de Setembro. Segundo o prefeito Aguiberto Lima Dias “a reestruturação do espaço atendeu a um grande estudo de viabilidades, que comprovaram que a instalação de uma UBS em conjunto com uma unidade do CEO seria muito melhor para a nossa população, unindo comodidade e funcionalidade em um mesmo local”. O prefeito ainda aproveitou para lembrar que “os avanços na área de saúde pública são notórios, mas, com certeza, eles terão continuidade em nossa gestão, já que o setor é uma das prioridades do nosso governo”. 
     



  • Ativista visita protetora de animais no Bairro Olhos D`água

    A ativista Kátia Rodrigues ao lado de dona Edilene / Foto: Divulgação/ Destaquebahia.com.br

    A ativista da Causa Animal Kátia Rodrigues esteve no Bairro Olhos D`água  visitando a protetora de animais Sra. Edilene, que mantém sob sua guarda dez cães e oito gatos,  todos recolhidos das ruas, vítimas de acidentes, maus-tratos ou abandono.  Dona Edilene disse que recolhe os animais nas ruas para cuidar e depois soltá-los, mas com o tempo vem o amor e ela acaba ficando com todos eles.
    A ativista Kátia Rodrigues falou que "fica feliz no momento em que se vê tantos maus tratos aos animais,  e encontrar pessoa como dona Edilene cuidar de tantos animais com tamanha dedicação". Disse também que irá doar ração e medicamentos para os animais.

     



  • Colisão envolvendo carro e moto no centro da cidade

    Carro e moto ficaram bastante danificados / Destaquebahia.com.br

    Na tarde desta quarta-feira (23), aconteceu um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta no cruzamento entre as Ruas Euclides da Cunha e Coronel Paulino Chaves, localizado no centro da cidade, trecho movimentado. No momento da colisão o condutor da moto foi arremessado a cerca de 5 metros de distância, ele sofreu várias escoriações pelo corpo e também na cabeça, e uma suspeita de fratura em uma das pernas. Uma testemunha que viu o momento do acidente disse, ” no momento da colisão, o motociclista foi lançando ao ar parecendo um folha de papel, e caiu bem perto dos meus pés”, concluiu. Ainda segundo testemunhas o capacete do piloto se desprendeu da cabeça, o que provocou um ferimento no crânio. A vitima foi conduzida pelo SAMU 192 para o Hospital Municipal

     



  • Operação BR-030 Lêda Cristina responderá em liberdade

    Destaquebahia.com.br

    Foi solta nesta terça-feira (22), a ex-servidora da 18ª Ciretran que foi presa durante a Operação BR-030. Lêda Cristina Brito dos Santos é acusada de facilitar a aprovação de pessoas nas provas teóricas dos exames para expedição de Carteira Nacional de Habilitação. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, a ex-servidora Lêda Cristina responderá o processo em liberdade, tendo em vista que ela já foi ouvida e não cometeu crimes de violência e também não oferece risco à segurança pública. A prisão preventiva dos envolvidos no caso da 18ª Ciretran, aconteceu para que as investigações não fossem afetadas. Ainda segundo informações, existe a possibilidade que alguns dos presos na operação BR-030 respondam em liberdade. Lêda Cristina estava custodiada na delegacia de Presidente Jânio Quadros. Mesmo com essa decisão, caso a justiça entenda necessário a ex-servidora pode ter sua prisão redecretada.



  • Policia recupera moto roubado próximo de uma fábrica de benenficiamento

    Mais uma moto roubada que a policia recupera / Destaquebahia.com.br

    A Polícia Militar recuperou na tarde desta terça (22),  mais uma moto roubada, próximo à uma fabrica  de benenenficiamento de umbu, em  Umburanas distrito de Brumado.
    A motocicleta já estava toda “depenanda” provavelmente os autores do roubo tenha tirado as peças para vender.
    Vale salientar que o trabalho intensivo feito por parte da polícia tem inibido e apresentado resultados quanto aos roubos e furtos na cidade.
    Da moto, poucas coisas restaram, banco, rodas, acessórios foram todos extraídos.
     



  • Policia Civil detém jovens que traficavam no bairro Urbis III

    Na casa de uma das jovens foram encontradas balança de precisão, drogas e cartuchos

    Quatro jovens, dentre eles, um menor travesti, foram detidos na manhã desta terça (22), pela Policia Civil. Os jovens estavam de posse de drogas e três cartuchos de Armas e uma balança de precisão.
    As drogas estavam na casa de uma das garotas de pré nome Franciely, lá eram pesadas, embaladas e repartida as drogas.
    Segundo informações, os envolvidos eram usados por um traficante que está sendo procurado. As três jovens e o menor travesti serão enquadrados por associação ao tráfico e porte de munição de arma de fogo.
    CURTA - NOS:



  • Policia Civil detém jovens que traficavam no bairro Urbis III

    Quatros jovens, dentre eles, um menor travestir, foram detidos na manhã desta terça (22), pela Policia Civil. Os jovens estavam de posse de drogas e três cartuchos de Armas e uma balança de precisão.
    As drogas estavam na casa de uma das garotas de pré nome Franciely, lá eram pesadas, embaladas e repartida as drogas.
    Segundo informações, os envolvidos eram usados por um traficante que está sendo procurado. As três jovens e o menor travesti serão enquadrados por associação ao tráfico e porte de munição de arma de fogo.



  • Postes que estavam em locais impróprios são retirados da Rua Francisco da Silva

    Agentes do DTTU auxiliaram na realização do serviço

    Um empresa que presta serviço para a Coelba realizou na manhã desta terça (22) a retirada de postes que se encontravam em locais inadequados na Rua Francisco da Silva (em frente a Praça Heráclito Cardoso).

    CURTA – NOS:

    Os postes passaram a ser obstáculos para pedestres e condutores de veículos, já que, depois que a praça foi feita, os mesmo passaram a ficar praticamente na rua.
    Na manhã desta terça-feira a rede que passava por estes postes foi transferida para outros que estão em locais corretos. O DTTU esteve presente durante toda operação controlando o trânsito no local.