• Moradores de rua ainda não foram removidos do Mercado de Arte, área que envolve o circuito do carnaval

    Foto: Destaquebahia.com.br / Emanuel Fernandes

    REDAÇÃO

    O mercado de arte que fica localizado no centro da cidade, agora se transformou em acomodação para os moradores de rua. Observa-se que aos poucos eles vão chegando e se instalando. Tendo em vista que a área envolverá o circuito do carnaval o questionamento que se ouve pelas ruas é, por que nenhuma providência foi tomada até agora no sentido de removê-los para outro local, já que faltam aproximadamente 30 dias para o carnaval. O fato da organização já começa preocupar quem vai para circuito da festa.

     

     



  • JARDIM DE ALAH: MORADORES VOLTAM A RECEBER TÍTULO DE PROPRIEDADE

    Foto: Divulgação

    Visando a regularização fundiária do Bairro Jardim de Alah, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, vem realizando um levantamento in loco, através de visitas domiciliares, por assistentes sociais no Bairro. Está sendo analisada e avaliada a situação de cada família que ainda não possui o Título de Propriedade. 113 moradores já possuem o documento fornecido pela Prefeitura, entregue no ano de 2008. Deste modo, objetivando regularizar a condição dos demais moradores, foram identificadas cerca de 30 residências que estão aptas a receberem a documentação.

    A Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania entrará em contato com os moradores aptos, ao tempo em que, convida toda a população para a solenidade de entrega dos Títulos de Propriedade que acontecerá no dia 31/01/2014 (sexta-feira) às 18:00 hs na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado, localizada a Praça Coronel Zeca Leite, nº 415 – Centro.

    Para maiores informações, ligar para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania 3441-2595



  • Trabalhadores dos Correios na Bahia devem paralisar atividades nesta sexta

    Fonte: Bahia Noticias / Foto: Reprodução

    Os trabalhadores dos Correios na Bahia devem paralisar as atividades por 24h nesta sexta-feira (31). A decisão será tomada em assembleia na noite desta quinta (30). Em Salvador, o encontro será no auditório do sindicato, em Matatu, com primeira chamada às 18h. Já em Feira de Santana, a reunião acontecerá no final da tarde, com primeira chamada às 17h30, no estacionamento da sede dos Correios Capuchinhos, no Centro. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), a paralisação – caso aprovada – será em protesto contra a quebra de acordo da estatal relativo à manutenção do atual plano de saúde (Correios Saúde) dos servidores, determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). 



  • Bom Jesus da Lapa: Operação apreende 117,5 kg de drogas

    Droga era escondida em cinco galões de 50 litros enterrados no quintal da fazenda. (Foto: Divulgação).

    Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar apreendeu 117,7 quilos de drogas, além de armas e dinheiro em Bom Jesus da Lapa, distante 778 quilômetros de Salvador, na terça-feira, 28. A ação policial, deflagrada para o cumprimento de mandados de prisão contra Franclin Darleg Oliveira e João Batista Vieira, aconteceu na zona rural da cidade, na Fazenda Jibóia. Dois homens foram feridos durante trocas de tiros com a polícia e não registiram ao ferimentos. O material apreendido estava guardado em cinco galões de 50 litros enterrados no quintal da propriedade, informou a polícia civil.

    Juntamente com João Batista Vieira e Fraclin outro comparsa fazia a guarda das drogas e armas. Os três atiraram quando perceberam a chegada dos policiais, que reagiram. João Batista e o homem ainda não idetificado foram feridos e levados a um hospital de Bom Jesus da Lapa, mas não resistiram, divulgou a polícia.

    Segundo o titular da 24ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Bom Jesus da Lapa), delegado Leonardo Soares, as investigações para se chegar aos criminosos levaram cerca de seis meses. Na fazenda, foram apreendidos 63 quilos de crack, 49 quilos de maconha e 5,5 quilos de cocaína. Três pistolas 9mm e calibre 380, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12 e outra de ar comprimido, duas carabinas calibre 22, 12 carregadores, farta munição, sete rádios comunicadores e R$ 28 mil em espécie.

    Dois veículos também foram encontrados no local, uma motocicleta Honda Bros NXR, placa OUH-1535, um automóvel Polo preto, placa DIE-9504.

    Franclin, que conseguiu fugir do cerco à fazenda depois de trocar tiros com os policiais, foi preso, nesta quarta-feira, 29, ao se apresentar na sede da Coorpin/Bom Jesus da Lapa. Ele, segundo a polícia, é integrante da quadrilha do traficante Francileno de Jesus Nunes, o "Su", que se encontra no presídio da Mata Escura, em Salvador.

    ​Franclin ficará custodiado na carceragem daquela unidade policial, à disposição da Justiça. Informações do A Tarde Uol.



  • Sindicalista acusa vereador brumadense de estar contra os trabalhadores e a favor de empresários

    Édio Continha á esquerda e á direita Marcelo Carvalho / Foto composição - Fabiano Neves

    Da Redação

    No dia 24/01/2014, sexta-feira, houve nas ruas da cidade uma marcha realizada pelo sindicato dos comerciários, onde, dezenas de pessoas juntamente com diversos lideres da categoria, participaram de uma manifestação; marcando assim, o lançamento da Campanha Salarial de 2014.


    Momento em que sindicalistas e trabalhadores foram ás ruas (Foto: Fabiano Neves)

    A Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia (FECOMBASE), que representa cerca de 450 mil trabalhadores de mais de 100 municípios baianos, propõe ao Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (SINDILOJAS) a estabilidade provisória para gestantes, pré-aposentados, trabalhadores acidentados e doentes, e aqueles que retornarem de férias. A campanha prevê também, além da multa, uma indenização equivalente a 20 pisos salariais aos comerciários vítimas de assédio moral.

    Momento em que Marcelo Carvalho expõe suas palavras
            Momento em que Marcelo Carvalho discursa. Fotos: Fabiano Neves

    Antes de sair ás ruas, houve uma reunião na sede dos comerciários, onde, alguns lideres tiveram a oportunidade de parabenizar o Sr. Joilson Pereira (Presidente do sindicato dos comerciários de Brumado) pela inauguração de 2 delegacias (Fecombase e Sintracal) e do salão de beleza que, beneficiará os comerciários associados ao sindicato.

    Ao discursarem, todos falaram das suas lutas e conquistas em prol da categoria, mas, Marcelo Carvalho (diretor do SINTRACAPE e da UGT) foi além; ele, teceu duras críticas ao vereador e também sindicalista Édio Continha.
    Em suas palavras, Marcelo Carvalho acusou o vereador de querer “tomar as dores” do setor empresarial e de tentar colocar “Cangaia” no sindicato que é filiado a UGT (União Geral dos Trabalhadores). Tentamos contato com o vereador por telefone, mas, não coseguimos falar com o mesmo. Ouça o áudio abaixo.



  •  Motorista se desespera ao ver o carro pegar fogo em movimento

    O veículo só não teve perda total por populares ajudaram a controlar o incêndio. Foto: Altier / Destaquebahia

    Da Redação (Fabiano Neves)

    O condutor de um veículo Escort (Ford), passou por um momento de desespero na tarde desta quarta-feira (29). Após sair da cidade em direção a Fazenda Covas da Mandioca, zona rural do município, ele [ o condutor] viu o seu carro pegando fogo ainda em movimento.
    Após ter conseguido parar e, sair imediatamente do carro que estava em chamas, alguns populares o ajudou a controlar o incêndio; evitando assim, que o veículo tivesse perda total.
    Uma viatura da polícia e uma ambulância chegaram a se deslocar até o local, mas, felizmente não houve feridos.
                                                                                               

     



  • Processo de cassação: TRE-BA absolve prefeito Aguiberto Lima Dias

    Aguiberto Lima Dias vence batalha na justiça contra a candidata derrotada nas eleições 2012, Marizete Pereira (PT) / Foto: Emanuel Fernandes / Destaquebahia

    Da Redação

     

    O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), e sua vice Cristina Gondim (PSDB), foram absolvidos por três votos a favor e dois contra do processo de cassação que tramitava no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A decisão aconteceu na tarde desta quarta-feira (29). O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos  (PSB) que  teria seus direitos políticos cassados pela mesma acusação e ficaria por um período oito anos sem poder se candidatar, também foi absolvido. A vitória na justiça é comemorada por todos os correligionários.

     

     



  • REFLEXÃO

    O PODER DO VOTO

    O PODER DO VOTO

    Foto: Reprodução

    Por  Henrique Menezes.

     

    Votar não é apenas ter a oportunidade de escolher aqueles, que por premissa, devem lutar pelos interesses do povo. Vai muito além. Na verdade, é a possibilidade de se ter progresso ou atraso, vitória ou derrota, alegria ou tristeza, saúde ou doença, paz ou guerra, luz ou escuridão, educação ou ignorância, enfim, é algo tão poderoso que pode levar ao sucesso ou a ruína.

     

    O que vemos no dia a dia é que as pessoas não dimensionam a importância da cidadania. O poder de mudar o mundo pela ação do seu voto consciente. Infelizmente, o voto é moeda de troca por um saco de cimento, uma cerveja gelada, uma cesta básica, um remédio, uma bola, um jogo de camisa, dentre outras coisas.

     

    Não se pensa mais no coletivo, e sim naquilo que imediatamente lhe trará retorno, esquecendo-se de planejar o amanhã, o que virá depois, o futuro. O tempo passa, quatro anos, reclamações, decepções, frustrações, indignações, tempo perdido. As pessoas se esquecem facilmente dos políticos metidos com falcatruas e escândalos.

     

    Diante disso, é imprescindível que se esclareça ao povo, a necessidade de se votar com o máximo de cuidado, e com extrema razão, pois só desta forma se conseguirá construir um amanhã melhor, no qual nossos filhos, netos, amigos, enfim todas as pessoas possam viver com uma perspectiva positiva, com mais saúde, mais educação, mais segurança, mais alegria e felicidade.

     

    Assim, deixo meu apelo àqueles que gostam não só de seu bairro, sua cidade, seu estado, seu país, mas, para todos aqueles que gostam de viver e tornar o mundo um lugar melhor – o que acredito seja a maioria da população – que vote com maturidade, sem pressa, com critério, pesquisando e esmiuçando cada possibilidade de seu candidato. Pode ter certeza, sua vida vai ser melhor.



  • Araci: Bandidos explodem caixas eletrônicos do Banco do Brasil

    As primeiras informações dão conta que possivelmente os bandidos não conseguiram levar dinheiro devido a chegada rápida da PM / Foto: Calila Noticias

    Redação CN

     

    Mais uma ação criminosa de assalto a banco utilizando explosivos ocorreu na Bahia. Desta vez na cidade de Araci, no Território do Sisal. Os criminosos chegaram na agência do Banco do Brasil que fica no centro da cidade por volta das 02h40 desta segunda-feira (29) e usando dinamites explodiram os caixas eletrônicos.

     

    As primeiras informações dão conta de que, os bandidos não conseguiram levar o dinheiro, devido a chegada rápida de guarnições da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 16º Batalhão de Serrinha que chegaram minutos depois ao local.

     

    Outra informação que está sendo apurada é quanto a um Fiat Pálio branco usado no crime, o veículo teria sido tomado de assalto em Coité e o proprietário teria ficado no porta malas durante toda ação e abandonado numa estrada vicinal de Teofilândia. Neste momento a PM está fazendo esses levantamentos, ainda não se sabe se o proprietário mora em Coité. 



  • Sírios 'comem grama' para enfrentar fome em Homs

    Cenário de destruição em Homs (Foto: Reuters)

    Morador de cidade sitiada diz que suprimentos acabaram, forçando a população a comer 'qualquer coisa que cresça no chão'.

    Moradores da sitiada cidade de Homs, na Síria, estão tão desesperados por alimentos que têm comido 'qualquer coisa que cresça no chão, plantas, até grama', disse à BBC o sírio Baibars Altalawy.
    A cidade está sob ataque das tropas do governo há mais de um ano e meio.

    Segundo Altalawy, os moradores das partes sitiadas dependiam de alimentos, remédios e combustível enviados ao local quando o estado de sítio foi imposto. Mas esses suprimentos acabaram.

    'Se não morrermos por conta dos bombardeios ou dos franco-atiradores, vamos morrer de fome ou frio', disse Altalawy, de 24 anos, via Skype, de Homs.

    A população local esperava que a conferência em Genebra, que discute a guerra civil na Síria, levasse à criação de rotas seguras para que os moradores pudessem abandonar Homs - mas Altalawy afirma que, se o regime quisesse ajudar a população a escapar, já o teria feito.

    O mediador da ONU, Lakhdar Brahimi, tenta obter acesso humanitário à área sitiada, mas os diálogos permanecem emperrados. A delegação síria exige garantias de que a ajuda humanitária americana não irá para 'grupos terroristas armados' na cidade.

    São 13 distritos, incluindo a histórica Cidade Velha de Homs, que estão 'totalmente sitiados', afirmou Altalawy.

    'Há famílias, mulheres, idosos, feridos (ali), e muitos dos idosos precisam de medicamentos para doenças crônicas', prosseguiu o sírio. 'Não temos recebido nenhuma ajuda, tudo o que vemos diariamente são confrontos. Os rebeldes nas áreas sitiadas estão fazendo o que podem para impedir a entrada das tropas do regime.'

    Fome
    Na falta de alimentos, Altalawy diz que a população está colhendo qualquer tipo de planta ou grama. 'Daí cozinhamos com água, usando madeira (para o fogo), porque não temos gás'.

    Só que essas gramas e arbustos têm causado indigestão e febre em alguns moradores. 'Alguns dias atrás, um idoso morreu seis horas após comer a grama.'

    Altalawy afirma também que o bombardeio sobre a cidade não tem tido trégua - e que áreas de população civil estão sendo 'diretamente alvejadas' pelas forças ligadas ao presidente Bashar al-Assad.

    'Muitos morreram porque não temos equipamento ou medicamentos para salvar suas vidas. O pouco que sobrou de remédio está vencido, mas temos usado mesmo assim.'

    'Pouca esperança'
    A situação médica é tão desesperadora quanto à situação humanitária, agregou. 'Quando alguém é ferido, só o que podemos fazer é rezar a Deus para aliviar sua dor, porque não podemos tratá-lo ou sequer alimentá-lo.'

    Além da população sitiada, 700 mil pessoas foram forçadas a se deslocar por conta dos conflitos, diz o sírio - muitas estão abrigadas em prédios públicos ou em acampamentos improvisados fora das áreas bombardeadas.

    Há 'pouca esperança' quanto aos sucesso das negociações em Genebra.

    'Estamos à beira da morte, e não há formas de tirar os doentes ou feridos (da cidade). E sabemos que qualquer pessoa que tente escapar do sítio será morta com certeza.'

     



  • 'PAC' é

    Fotos: Max Haack / Ag. Haack/ BN | AFP | Reuters

    por Evilásio Júnior

     

    O financiamento de US$ 957 milhões à Odebrecht, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a construção do Porto de Mariel em Cuba foi alvo de ironia do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA).

     

    Líder tucano na Câmara, o parlamentar disse ter "descoberto" o porquê de a presidente Dilma Rousseff (PT) ter ficado conhecida como "gerente do PAC" ainda no governo Lula. "Dilma administra um programa que nunca passou de marketing, com obras atrasadas e seguidas denúncias de desvio e desperdício de recursos. Agora ficou claro: é a gerente do PAC, o Programa de Aceleração de Cuba”, satirizou, em entrevista ao Bahia Notícias.

     

     

    A chefe do Executivo nacional esteve nesta segunda-feira (27) na ilha caribenha para a inauguração da primeira etapa do terminal, ao lado dos líderes cubano, Raúl Castro, venezuelano, Nicolás Maduro, e boliviano, Evo Morales. Na oportunidade ela anunciou que a segunda fase da obra receberá ainda mais US$ 290 milhões do BNDES.

     



  • OAB e Comissão oficializam entrega de documento no MP para retorno da Defensoria Pública

    Momento em que o presidente da OAB faz a entrega do documento / Redação Destaquebahia / Fotos: Emanuel Fernandes

    Da Redação
    Na manhã desta terça-feira (28), por volta das 10h, aconteceu na sede da OAB mais uma reunião com as entidades que formam a comissão que lutam pelo retorno da Defensoria Pública Estadual para o município de Brumado. Em seguida, todos foram até o Ministério Público, para concretizar a entrega de um documento. A OAB e Comissão querem que o MP apresente uma ação Civil Pública obrigando o estado a cumprir seu dever constitucional.

     

     

                                  Presidente da 21ª Subseção da OAB-BA, Osvaldo Laranjeiras

     

    Destaquebahia, ouviu o presidente da 21ª Subseção da OAB-BA Osvaldo Laranjeiras logo após a entrega do documento, ele falou sobre a expectativa de todos. A nossa esperança é que  o estado cumpra com sua obrigação e não vejamos mais tantas pessoas desassistidas como acontece em Brumado. Caso a questão não se resolva até o mês de março quando se completa um ano sem defensor público na cidade, nós iremos com a população para as ruas em um manifesto, e iremos fazer um abraço no fórum local com toda  sociedade civil organizada para clamar pelo atendimento para população carente,” concluiu o presidente.

     



  • Van com 12 passageiros tomba próximo a Aracatú

    Duas ambulâncias do Samu estiveram no local para socorrer os feridos. / Foto: Altier - Destaquebahia. com.br

    Uma Van com 12 passageiros tombou na noite desta segunda - feira (27), próximo a cidade de Aracatu. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, no local do acidente, o motorista perdeu o controle do veículo devido a pista está escorregadia, pois chovia no momento. O Samu 192 foi acionado, e as vítimas que tiveram ferimentos foram conduzidas ao hospital de Brumado. A Van ficou parcialmente destruída, mas não houve vítimas fatais.



  • Homem é encontrado morto de forma cruel em Sussuarana

    O Homem ainda não indentificado foi conduzido pela Polícia Técnica ao I.M.L de Brumado / Destaquebahia. com.br

    A polícia encontrou no fim da tarde desta segunda-feira (27), o corpo de um homem ainda não identificado as margens da BA - 030, bem próximo de Sussuarana, municipio de Tanhaçu - Bahia. 0 Homem que aparentava ter uns 35 anos, foi encontrado a beira da pista todo desfigurado; A vitima foi estrangulada e teve os olhos arrancados, existia ainda duas perfurações no corpo provocadas por arma de fogo,além marcas de queimadura e ficou constatado pela perícia que foi arrancada a língua. Quem praticou este ato brutal, escolheu as margens da BR-030 para desovar o corpo, já que no local não existia sinais de execução.  A polícia esta investigando o crime.



  • Encontrado corpo da  2ª vítima fatal do acidente com ônibus da Empresa Novo Horizonte na BR-116

    O ônibus seguia para São Paulo pela BR-116 / Destaquebahia com informações do PCS / Foto: Reprodução

    O Corpo de Bombeiros encontrou na manhã desta segunda-feira (27) o corpo da mulher de 36 anos que estava desaparecida depois que um ônibus da empresa Viação Novo Horizonte, que partiu de Valença, a 234 km de Serrinha, caiu por volta das 6h de domingo (26) no Rio Glória, que divide os municípios de Miradouro e Murié, em Minas Gerais. Um bebê de cinco meses morreu. O corpo do bebê, identificado como Rebeca Manoela Moraes Silva, foi encontrado pelos bombeiros por volta de 11h30.


    O corpo de Aparecida Alves Amaro da Silva foi encontrado a três quilômetros do local do acidente. Aparecida  viajava com a filha de 5 anos e uma sobrinha - ambas estão internadas com lesões leves no Hospital São Paulo, em Murié.  O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Muriaé.


    O ônibus seguia para São Paulo pela BR-116 quando tombou em uma ponte e caiu, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo quebrou a mureta da ponte, que tem cerca de 10 metros de altura, e despencou no rio, cuja profundidade estimada é de três metros. No momento do acidente, 51 pessoas estavam no ônibus, incluindo o motorista.


     

    Segundo o agente rodoviário Renato Aparecido, a possibilidade do motorista ter cochilado foi descartada. “Até porque tem marcas de frenagem na pista”, disse. O ônibus foi retirado da água por dois guinchos particulares por volta das 17h. A empresa Novo Horizonte não se pronunciou sobre o assunto até o momento.