• Dilma manda parabéns a Lula pelo Twitter

    Bocão News: Foto / Reprodução

    Neste domingo, a presidente Dilma Rousseff usou sua conta no Twitter para mandar os parabéns para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completa 68 anos. “Hoje é o aniversário do grande brasileiro e amigo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. #DiadoLula”, escreveu a presidente, que o sucedeu no cargo: “O aniversário de Lula coincide com o aniversário do maior programa de inclusão social da história, o #BolsaFamília”.

    A presidente aproveitou o momento para fazer propaganda de governo, e falar dos benefícios do programa Bolsa Família: "O #BolsaFamília permitiu que 36 milhões de brasileiras e de brasileiros saíssem da miséria. Porque não basta o PIB crescer, não basta a economia crescer, tem de crescer para todo mundo. Um país desenvolvido é um país que tem toda a sua população vivendo com dignidade. Parabéns, Lula! #DiadoLula".

    No sábado, a presidente usou sua conta no microblog para desejar boa sorte aos candidatos que iam começar a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "O #Enem13 é o primeiro passo de uma longa jornada do conhecimento. Quem faz o #Enem pode abrir as portas para uma vaga nas nossas universidades federais, para uma bolsa no ProUni e para uma chance estudar no Exterior com o Ciências sem Fronteiras. Então, não se esqueça de levar seu documento de identificação original com foto e caneta esferográfica preta de material transparente. Fique atento: os portões de abertura dos locais da prova do #Enem2013 serão fechados às 13h pelo horário oficial de Brasília. Confie em si mesmo. O Brasil confia em você. Boa sorte! #Enem2013", escreveu ela



  • Salvador: Ao voltar da formatura da filha morador de Livramento bate o carro e morre na hora

    Fonte e Foto: Bocão News

    Um HB20 ficou completamente destruído, após o motorista chocar o veículo contra um poste, na Avenida Vasco da Gama, sentido Lucaia, na manhã deste domingo (27). Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Reinaldo Junior Queiroz Ramos saía da formatura da filha quando o acidente aconteceu. Ele era morador de Livramento do Brumado, cidade no Centro-Sul baiano.



  • Bebê nasce no estacionamento do Hospital Professor Magalhães Neto

    Destaquebahia.com.br

    Na noite do último sábado (26), uma fato chamou atenção de quem estava no HPMN, uma gestante chegou ao pronto socorro do hospital Professor Magalhães Neto trazida por familiares, ela estava em trabalho de parto, ao ser retirada do veículo, a mulher de identidade não revelada, acabou dando à luz ali mesmo na área externa do pronto socorro. Uma enfermeira foi acionada e realizou o corte do cordão umbilical e encaminhou a mãe para o setor de obstetrícia e o recém nascido para o berçário da unidade. A direção do HPMN, não fez nenhum pronunciamento sobre o episódio ocorrido.      

     



  • Foi desviar de um Buraco, bateu o carro e quase perdeu a vida na Av. Centenário

    O motorista perdeu o controle e colidiu com uma proteção de ferro (Foto: Destaquebahia.com.br)


    Um grave acidente ocorrido na noite deste sábado (26) na Avenida Centenário, quase tirou a vida de Givanildo Novaes, morador do Bairro Esconso.
    Segundo testemunhas que presenciou o acidente, Givanildo perdeu o controle do carro (um Corsa Sedan) após desviar de um buraco, e bateu frontalmente em uma proteção de ferro que fica em frente a um posto de combustível, além de colidir com o ferro, o veiculo desgovernado ainda chocou com um canteiro e uma placa de sinalização.

    CURTA - NOS:

    O Carro ficou bastante danificado com a colisão, o SAMU 192 foi acionado e Givanildo foi conduzido ao Hospital Magalhães Neto. Givanildo saiu consciente mas devido ao impacto ficou bastante ferido.



  • Prova do 1º dia do Enem tem música dos Titãs, índios e direito dos gays

    Canção escrita por Arnaldo Antunes caiu em questão sobre consumo.
    Provas também tiveram química orgânica, genética e o voto feminino.


    As provas de ciências humanas e de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013 abordaram questões históricas, tradicionais e de atualidades neste sábado (26). Entre as questões que caíram na prova estavam perguntas que abordavam globalização, a demarcação de terras indígenas, o governo de Juscelino Kubitschek, circuitos elétricos, química orgânica e a transmissão da rubéola. Entre os elementos de cultura pop que apareceram nas questões estava a canção "Disneylândia", do grupo Titãs. Na prova, está indicado que a canção foi escrita por Arnaldo Antunes, mas na página do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) na internet, a música está creditada a toda banda.

    A partir dos versos da canção, o Enem pediu que os candidatos relacionassem as situações de comércio e produção no mundo. A prova selecionou trechos da música como "Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné/Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul./(...)/Crianças iraquianas fugidas da guerra/Não obtém visto no consulado americano do Egito/Para entrarem na Disneylândia". A música faz parte do álbum "Titanomaquia", lançado em 1993.
     

    As 45 questões da prova de ciências humanas tiveram diversas charges e cartuns, alguns deles históricos, como um da década de 1930 que falava sobre o voto feminino no Brasil, e outro que ilustrava a época do governo de Juscelino Kubitschek, marcada pelo desenvolvimentismo, mas também pela desigualdade social.

    O uso de mapas apareceu em uma questão de atualidades: as disputas pelos territórios indígenas, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. O enunciado pediu que os candidatos relacionassem dois mapas, um sobre a concentração populacional no país, e outro sobre as disputas pela demarcação das terras dos índios brasileiros.

    Outra questão atual no Brasil promoveu um debate sobre a reforma agrária. Na prova, dois textos foram publicados, um redigido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) defendendo a prática, e outro contra a reforma agrária. A questão exigiu que os estudantes relacionassem a melhor alternativa para explicar os dois pontos de vista.

    Uma charge de sobre usuários de redes sociais e sua relação com o "mundo real", em que o personagem, que afirmava estar ter perfis na maioria dos sites, não estava presente em lugar nenhum da "vida real". Ela foi usada para perguntar ao candidato qual era a crítica feita no texto.
     

    Ainda na prova de ciências humanas, uma das questões trouxe o assunto do aumento dos direitos civis dos homossexuais nos Estados Unidos. Os estudantes tiveram que escolher, entre as cinco opções, a que representava a melhor interpretação de um texto sobre o tema.

    Além dos EUA, a África também esteve presente na prova deste sábado. Um texto abordou a produção cinematográfica norte-americana sobre temas relacionados ao continente africano e criticou o fato de que filmes como "Um príncipe em Nova York" e "O Rei Leão" mostravam a África de um ponto de vista puramente exótico, ou, no caso da animação, sem a presença de humanos, e ocultavam a real cultura da região.

    Protestos na Europa também foi tema de pergunta de prova. Texto lembrou o acampamento feito por jovens na Praça do Sol, em Madrid, em 2011. Depois era indagado ao candidato qual era o motivo da manifestação. A Espanha seguiu sendo tema, com pergunta sobre a Guerra Civil que aconteceu no país na década de 30.

    Textos do filósofo francês René Descartes, do cientista político e economista alemão Karl Marx e do escritor e filósofo Nicolau Maquiavel foram usados para posicionar o candidato sobre perguntas que abrangiam seus campos de estudo. Também um trecho de "Os Sertões", de Euclides da Cunha, foi usado para que fosse indicada o tipo de vegetação que é encontrada no local onde se passa a história.

    A Cisjordânia e a questão da Palestina também foram abordados. Em um texto colocado para o estudante, era afirmado que um site de buscas indicava, em baixo de seu logo, que o local onde está situada a Cisjordânia é na Palestina, em vez de apontá-la em um "território palestino".

    A presença da África refletida em nosso cotidiano apareceu na prova em duas perguntas, com menção sobre a festa religiosa de coroação do Rei do Congo, em que tinha como base o texto da historiadora Mary Del Priore, e a incorporação da capoeira na cultura brasileira.

    Escravidão apareceu na prova em outras questões. Uma mencionava o final da escravidão nas lavouras e a contratação de obra assalariada. Também foi colocado um texto de época em que defendia que a melhor maneira de se acabar com a escravidão seria pela via das leis.

    Ciências da natureza
    Já em ciências da natureza, a prova do Enem trouxe questões clássicas principalmente em física e química, com problemas que pediam conhecimentos como amperagem e voltagem, e outros exigindo o cálculo de massa, mol, além de outras questões de química orgânica.

    Em outra questão de física, os candidatos tiveram que identificar os diferentes gráficos que representavam adequadamente os movimentos de velocidade nas diversas fases da queda de um paraquedista.

    Mais de uma questão de biologia que apareceram na prova do Enem falou sobre citologia, na qual era preciso conhecer as diferentes partes da célula. Genética também foi outro tema que caiu no Enem, em uma questão onde o candidato tinha que encontrar, em um gráfico, qual era o DNA compatível dos supostos pais com o DNA de um bebê.

    Uma das perguntas da disciplina trouxe um curto texto do Ministério da Saúde com informações sobre a rubéola. Na questão, era preciso relacionar qual era o risco de transmissão da rubéola em mulheres grávidas. (Fonte: G1/Ba)



  • Falta de sinalização e iluminação foi motivo de mais um acidente na rotatória do Anel Viário.

    O Carro ficou com a frente parcialmente destruída e o condutor teve ferimentos leves

    Mais um acidente foi registrado na manha deste sábado na BR – 030, na rotatória do Anel Viário que fica próximo a Vila Presidente Vargas.
    O motorista Cézar Augusto Rocha, que viajava sentido Vitória da Conquista/Caetité, para não colidir frontalmente com outro veiculo após se deparar com a rotatória, acabou jogando o carro que conduzia (uma Amarok) no canteiro.
    Depois de colidir com uma placa e um outro carro abandonado que já estava ali devido a um acidente anterior pelo mesmo motivo, o carro só parou depois de estourar os pneus no meio fio do outro lado da pista.

    CURTA NOS:

    Segundo o Sargento Cruz da Policia Rodoviária, a falta de iluminação e sinalização foi a causa principal de mais esse acidente, que só vêm a constatar a necessidade urgente de uma melhoria no local.
    Cézar sofreu ferimentos leves e foi conduzido pelo SAMU 192 ao Hospital Magalhães Neto.



  • SUSPEITO CONFESSA TER ASSASSINADO MENOR DESAPARECIDO

    Suspeito confessa ter matado o jovem a facadas / Foto: Aloísio Costa / Informe Cidade

    Após o corpo do jovem caculeense, João Batista Amorim, 16 anos, ter sido encontrado no quintal da casa de um vizinho, a Polícia Civil prendeu o principal suspeito que foi encontrado na Fazenda Lagedo, em Caculé, que confessou a autoria do assassinato. Luiz Prates Lopes, 47 anos, proprietário do imóvel onde o corpo foi encontrado, era vizinho e amigo da vítima.

    O crime chocou toda a cidade que está perplexa e questiona que razões poderiam levar alguém a cometer um crime tão bárbaro. Em seu depoimento o assassino conta com tudo aconteceu e diz que a motivação do crime seria uma dívida que João Batista tinha com ele.

    Em seu depoimento Luiz Prates Lopes disse que era amigo de João Batista e que ele sempre frequentava a sua casa. Na noite da última terça-feira, 21, por volta das 22:00 horas, João Batista havia lhe procurado em casa para pedir-lhe dinheiro emprestado. O acusado disse à vítima que não tinha nenhum dinheiro em casa e que ele (João Batista) já o devia muito. Luiz Prates Lopes relata que discutiu com João Batista por conta dessa dívida e o acusou de ter subtraído uma quantia de R$10,00 (dez reais) em um momento de distração do acusado e que durante a discussão o celular da vítima foi quebrado. Em um dado momento o acusado teria tomado posse de uma faca e deferido alguns golpes em João Batista, golpes suficientes para causar a sua morte.

    O assassino conta que depois de ver que João Batista estava morto tentou jogar o corpo pelo muro em um terreno que fica ao lado da casa, mas não conseguindo deixou o corpo no quintal. Em seguida lavou a casa para retirar as marcas de sangue e cobriu o corpo com um lençol que estava no sofá. Na manhã seguinte, por volta das 06:00 horas, saiu para o trabalho, retornou a casa no horário do almoço e logo depois foi para o trabalho novamente, agindo como se nada tivesse acontecido.

    Luiz ressaltou em seu depoimento que não é portador de nenhum distúrbio mental e que não faz e nunca fez uso de nenhum medicamento controlado ou alguma substância entorpecente. O acusado também declarou que não possuía nenhum tipo de relacionamento com a vítima que não fosse somente amizade. Com base no que diz o acusado e nas possíveis testemunhas que serão ouvidas a Polícia Civil seguirá nas investigações até que se conclua o inquérito, não descartando a possibilidade de um crime passional.

    O corpo de João Batista Amorim foi sepultado na noite desta sexta-feira, 25, no Cemitério Municipal de Caculé.



  • Governador Jaques Wagner estará em Malhada de Pedras para inaugurações

    Foto: Reprodução / Fonte: Malhada Oline

    A assessoria de comunicação do governador Jaques Wagner (PT) confirmou ontem na agenda oficial do chefe do executivo estadual sua vinda à cidade de Malhada de Pedras no dia 08/11/2013.

    A chegada está prevista para acontecer às 9h, quando Wagner deve seguir direto para a Praça Monsenhor Antônio Fagundes, onde participará da cerimonia de inauguração da Adutora de Cristalândia e da praça, juntamente com o Prefeito Municipal Valdecir Alves Bezerra (Ceará).

    A obra da adutora que traz água tratada da barragem de Cristalândia totaliza um investimento superior a R$ 2 milhões, tem extensão de 25 km e atende a mais de nove mil pessoas por onde percorre.



  • Prefeitura inaugura Unidade Básica de Saúde e Centro de Especializações Odontológicas

    Destaquebahia.com.br

    A cerimônia de inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), do Bairro das Flores, Dr. Newton Alves de Castro, bem como as novas instalações do Centro de Especializações Odontológicas (CEO), Dr. Fernando dos Santos Azevedo foi realizada nesta sexta-feira (25).  No local funcionava uma escola pública que passou por reformas e ampliações. O ex-prefeito Eduardo Vasconcelos compareceu ao evento e não escondeu a satisfação em poder vê mais uma obra sendo entregue a população, "Aguiberto está cumprindo os compromissos assumidos e dando continuidade à nossa filosofia de trabalho, o que nos deixa muito satisfeitos, pois Brumado continua firme nos trilhos do progresso e do desenvolvimento,” disse Vasconcelos.

     

     



  •  Cultura do algodão Brumado realiza I Seminário

    Foto: Ilustrativa

    A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Agricultura (Seagre) e Agência Estadual de Defesa  Agropecuária da Bahia (Adab), realizou nesta sexta-feira (25) das 7 às 12h, o I Seminário da Cultura do Algodão. O evento aconteceu no Auditório do Semac, e teve como objetivo a mobilização do setor produtivo para o aprimoramento do sistema  de produção de algodão. A Bahia destaca-se, no cenário nacional, como o segundo produtor de algodão, de acordo dados do IBGE, 2012, podendo chegar ao 1º lugar em virtude da expansão da área cultivada Região Oeste e da revitalização da  cotonicultura na Região Sudoeste.  A região Sudoeste, incluindo Guanambi e Brumado, já foram grandes produtoras de algodão e o I Seminário da Cultura do Algodão, visa resgatar essa cultura. 



  • Léo Vasconcelos presidente do Partido Solidariedade (SDD), diz: a manobra para tentar tomar o partido foi sorrateira

    Léo Vasconcelos falando a respeito do prefeito Aguiberto: "eu não sei qual foi a via pela qual ele tentou tomar a força o partido do Deputado Arthur Maia." / Destaquebahia.com.br

    O ex-vereador Leonardo Vasconcelos em entrevista ao Destaquebahia, no final da manhã desta sexta-feira (25), falou sobre a polêmica envolvendo o  Partido Solidariedade (SDD). Segundo Léo  a polêmica foi gerada pelo grupo do prefeito, ”essa  polêmica toda foi gerada pelo grupo do prefeito , pois não tinha polêmica nenhuma , o deputado Arthur Maia em entrevista a uma rádio local deixou bem claro, o partido é dele, quando digo dele, é no sentido de indicar a comissão provisória, tendo em vista que ele foi o deputado do (SDD) mais votado em Brumado,  eu não sei qual foi a via pela qual ele tentou tomar a força o partido do Deputado Arthur Maia.” O ex-vereador ainda acrescentou, “ eu vi como uma manobra sorrateira, não sei se é do costume de algum deputado que por aqui passou se meter em partido que não lhe pertence, como já fizeram em tempos passados, só que com Arhtur ele pegou embaixo.”  Com relação a ida do prefeito Aguiberto para o Solidariedade Léo foi claro, “o prefeito pode vir para a sigla, nós o aceitamos na qualidade de militante, como presidente do partido aqui em Brumado estamos aberto ao diálogo.” Finalizou.

    Ainda segundo Vasconcelos, o Deputado Arthur Maia conseguiu viabilizar através de emenda  a verba de R$ 300 mil reais para o Bairro Dr. Juracy, mais o prefeito não aceitou pelo fato  de ser inimigo politico do Deputado. 



  • Ondas de assalto assustam população de Guanambi

    Foto: Reprodução / Guanambi Noticias Oline

    Nos últimos dias tem sido registrado uma série de assalto em diversos cantos da cidade de Guanambi. Os meliantes não estão dando tréguas e nem escolhendo o que roubar. Por outro lado, as vítimas perdem diversos objetos, incluindo dinheiro, veículo, cartões bancários e créditos e, sobretudo documentos pessoais.

    Uma farmácia foi alvo da ação dos meliantes, por voltas das 11h30min de quarta-feira (23/10) na Avenida Barão do Rio Branco. De acordo relato do proprietário em queixa registrada nesta quinta-feira (24/10), os meliantes chegaram em uma motocicleta, invadiram o estabelecimento comercial com uma arma de fogo na mão, exigindo dinheiro e levaram do caixa a quantia de R$ 1.230,00 (hum mil e duzentos e trinta reais). No momento da ação criminosa estavam presentes 03 funcionários dentro da loja.

    Durante a noite do mesmo dia (23/10), um estudante também foi vítima da ação dos assaltantes, quando chegava em sua residência, por voltas das 20h30min, situada na Rua Camerindo Neves – Bairro Vila Nova, pois antes de entrar no recinto foi abordado por dois elementos não identificados, sendo que um deles era de cor negra, gordo, barbudo, aparentando 23 anos de idade e trajando uma blusa de cor preta. O outro era baixo, magro, claro e aparentando 18 anos.

    Um dos elementos deu um golpe – tipo “gravata” na vítima e o outro lhe tomou o aparelho celular L3 OPTIMUS 4000F, cor preta da marca LG.

     



  • Paramirim e mais 96 comarcas recebem novos juízes

    Foto: Reprodução / Jornal o eco online

    Na terça-feira, 97 municípios do interior do estado recebem juízes de direito formados no último concurso realizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA). É a maior turma que ingressa na magistratura baiana nos últimos 20 anos, diz o juiz Cláudio Cesare, que coordenou o processo seletivo. Mas ainda faltam juízes em 103 comarcas da Bahia.

    Os aprovados no concurso iniciado em janeiro de 2012 concluíram ontem a fase presencial do curso de formação, que a partir de agora consistirá em cursos à distância e atividades monitoradas.

    Preferência - A formação dos juízes incluiu, além de cursos e  treinamento em varas da Justiça de Salvador e visita de uma semana ao Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. A partir de terça,  terão o desafio atender às demandas das suas comarcas, algumas já há sete anos sem juiz. Haverá casos em que um juiz terá de atender a mais de um município, até que novos concursos sejam realizados.

    Apesar das dificuldades, o juiz Cláudio Cesare destaca o esforço do TJ/BA, que investiu na formação de uma das maiores turma formadas no país atualmente. "O tribunalsabe que ainda não presta serviço à altura da população, mas trabalha muito para isso", disse, ressaltando as dificuldades orçamentárias que impedem a realização mais frequente de concursos.

    De uma só vez, atenderemos a quase 50% da necessidade dos municípios, observou. ' Temos certeza que, a partir de terça-feira, a justiça no interior do estado passará por uma mudança substancial", diz. Segundo Cesare, a escolha das cidades atendidas agora foi feita com base em indicações da Corregedoria das Comarcas do Interior.

    "A  base de dados permitiu a identificação de demandas, observando-se queixas dos municípios na Ouvidoria, no Conselho Nacional de Justiça e também no tempo em que ficaram sem juiz. A definição da cidade para a qual o juiz será encaminhado foi feita pelos próprios magistrados, sendo dada a preferência de escolha aos melhores avaliados no processo seletivo."

    Cesare diz que o período de formação também dá aos juízes respaldo  emocional para lidar com a realidade. "É uma atividade solitária, que exige preparação. O magistrado precisa ter uma visão mais ampla", observou,  destacando haver uma mudança extrema. "O advogado prioriza os interesses do seu cliente. O juiz tem que ser imparcial".

    Aprovado em primeiro lugar no concurso, o juiz Valnei Mota Alves de Souza, 31 anos, assume na terça-feira a comarca de Miguel Calmon, a 356 km de Salvador, com uma população de 32 mil habitantes e quatro mil processos em trâmite. Escolheu a cidade da região de Jacobina pelas boas referências obtidas sobre a cidade e servidores da justiça da sua comarca.

    Para a Comarca de Paramirim, foi designada a Drª RENATA GUIMARAES DA SILVA FIRME, que seja bem vinda, desejamos que seja acolhida por serventuários, profissionais da área e pela população das cidades desta região, com os votos de que desempenhe o seu trabalho com êxito, em favor da Lei e da Justiça.



  • MENSAGENS FALSAS: DETRAN alerta para falso e-mail sobre perda da habilitação

    Foto: Reprodução / Blitz Conquista

    O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) divulgou nota alertando os motoristas para um e-mail enviado com a assinatura do órgão informando a perda da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O e-mail é falso e não deve ser considerado, pede o Detran.

    O diretor-geral do órgão, Maurício Botelho, afirmou que o Detran não costuma enviar este tipo de e-mail aos motoristas. Os condutores são notificados através de correspondência ou publicação no Diário Oficial do Estado da Bahia.



  • Portões dos 15 mil locais de prova fecham às 13h, pelo horário de Brasília.
    G1 terá programa ao vivo e correção das provas feita por professores.
     

    Com mais rigor na segurança e nas regras da correção da redação, a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a maior da história, ocorre neste sábado (26) e domingo (27) com recorde de inscritos: 7.173.574 pessoas.

    Neste sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de 4h30. No domingo (27), as provas serão de linguagens, matemática e redação, em 5h30 de duração.

    G1 terá programa ao vivo
    Uma hora após o término das provas, o G1 terá programa em vídeo ao vivo com professores do Curso de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o exame. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas.

    Candidatos do Enem poderão enviar perguntas e comentários pelo Twitter usando a hashtag #G1noEnem.

    Também depois do término das provas, o G1 vai trazer a resolução extra-oficial de cada uma das questões do Enem feita por professores dos cursinhos Etapa, de São Paulo, e Oficina do Estudante, de Campinas (SP).

    Portões fecham às 13h (de Brasília)
    Os portões dos mais de 15 mil locais de prova pelo país o exame fecharão pontualmente às 13h (do horário de Brasília). Por causa do fuso horário no território nacional é preciso consultar o horário local para não se confundir e perder o exame. Quem não entrar até o fechamento não poderá fazer a prova.
     

    Para fazer as provas o candidato deve usar somente caneta preta feita de material transparente. O uso de canetas de outras cores, bem como lápis, lapiseira e borracha não são permitidos, por isso os estudantes não devem levar esses objetos.

    Além disso, nenhum candidato poderá entrar na sala de provas sem apresentar um documento de identificação original com foto. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

    Os erros do passado fizeram com que o Ministério da Educação fechasse o cerco na segurança da prova aplicada em 1.661 municípios. Todos os 64 mil malotes de provas terão lacres eletrônicos e GPS.