• Petrobras anuncia redução de 1,1% no preço da gasolina nas refinarias

    Foto: Reprodução

    A Petrobras anunciou hoje (21) redução de 1,1% no preço da gasolina em suas refinarias. A partir de amanhã (22), o litro do combustível será vendido pela estatal por R$ 1,8634, 2 centavos a menos do que o R$ 1,8841 cobrado hoje.

    Desde o dia 9 de junho, quando foi anunciado o último aumento no preço, a Petrobras tem mantido ou feito reduções no valor do combustível. No mês, a gasolina acumula queda de 5,27%, ou seja, de 10 centavos.



  • Brumadenses se preparam para participar do Rally Mercosul 2018

    Foto: Divulgação

    A dupla brumadense Alessandro Silva e Glauber Barcelar já está se preparando para participar do Rally Mercosul 2018. A largada da prova acontecerá no dia 06 de julho, na cidade de Campinas-SP, e só termina dia 14 na Colônia do Sacramento, no Uruguai. Tanto o piloto quanto o navegador já possuem vasta experiência com provas internacionais e estão confiantes para subirem ao pódio. A dupla já representa o Brasil em provas internacionais, e faz parte do Clube da Amarok da Bahia. A prova que é promovida pela TSO Brasil, e conta com 8 mil km de extensão.



  •  França vence Peru e está classificada para as oitavas de finais da copa

    Foto: Reprodução

     França venceu o Peru por 1 a 0 e é mais uma seleção classificada antecipadamente para as oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. A vitória dá tranquilidade ao time comandado por Didier Deschamps que, se ainda não mostrou um futebol empolgante, tem feito seus resultados. Hoje, contra o Peru, soube se defender na hora que precisou.

    O Peru, de Guerrero e Cueva, mostrou vontade, garra e valentia. Mas criou poucas chances de tirar o zero do placar e está eliminada sem ter marcado nenhum gol. Em um campeonato de “tiro curto” como é a Copa do Mundo, o pênalti perdido por Cueva na primeira partida contra a Dinamarca, quando o placar ainda estava 0 x 0, pesou.



  • Justiça proíbe matar cachorros para consumo da carne na Coreia do Sul

    Matar cachorros para obter sua carne é ilegal, decidiu um tribunal na Coreia do Sul, onde os defensores dos animais acreditam que a decisão pode significar um primeiro passo para a proibição do consumo.

    A carne canina é parte da tradição culinária da Coreia do Sul, onde quase um milhão de cães são consumidos por ano, de acordo com estimativas.

    A tradição, no entanto, está em queda. Um número cada vez maior de sul-coreanos considera o cachorro um amigo do homem e não um animal de fazenda destinado à mesa.

    A prática é um tabu para os mais jovens, mas o tema ocupa uma zona cinzenta a nível jurídico ante a ausência de uma proibição específica.

    Antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em fevereiro, as autoridades alegaram regras sanitárias e leis de proteção aos animais que proíbem métodos cruéis para sacrificar animais em granjas e restaurantes.

    A associação de defesa dos animais, Care, denunciou uma unidade da cidade Bucheon acusada de violar a regulamentação sanitária, as normas de construção e matar animais sem motivo.

    O tribunal declarou a culpa da granja e o pagamento de multa de três milhões de wons (2.650 dólares).

    Kim Kyung-eun, advogado da Care, celebrou a decisão de abril que foi divulgada esta semana.

    "É muito importante porque é a primeira decisão da justiça que estipula que matar cães por sua carne é ilegal por si só".

    "A decisão abre o caminho para que o consumo de carne canina seja declarado completamente ilegal", completou.

    A diretora da Care, Park So-youn, disse que pretende fazer um censo para apresentar ações similares no país.

    Um deputado apresentou esta semana um projeto de lei na Assembleia Nacional que proíbe de fato o consumo da carne de cachorro.

    Alguns sul-coreanos, no entanto, criticam a iniciativa e citam o peso cultural. A carne canina é considerada energética pelos defensores do consumo.

    Uma pesquisa de 2017 mostrou que 70% dos sul-coreanos não comem carne de cachorro, mas apenas 40% são favoráveis à proibição do consumo.

    Os números refletem as divisões em outras sociedades asiáticas. Na China começa nesta quinta-feira o festival anual de carne canina de Yulin, alvo de críticas ocidentais.

    Taiwan proibiu no ano passado o consumo de carne de cão.

    A decisão de Bucheon irritou os criadores.

    "É um escândalo. Não podemos aceitar uma decisão que afirma que matar cães por sua carne é igual a matar animais por capricho", declarou Cho Hwan-ro, representante de uma associação de criadores que deseja a legalização do consumo e a autorização de matadouros específicos. (AFP )

    CONTINUE LENDO


  • Câmara de Vereadores de Brumado decreta ponto facultativo sexta-feira (22) e transfere sessão para dia 26 de junho

    Foto: Destaque Bahia

    Em razão do jogo da seleção brasileira que ocorrera na próxima sexta-feira, 22, às nove horas, a Câmara de Vereadores de Brumado estabeleceu através da Portaria nº 29/2018, ponto facultativo, nos horários compreendidos entre 08:00 (oito horas) e 12:00 (doze horas) do turno matutino, ficando ressalvados os serviços essenciais da Casa Legislativa. 

    Da mesma forma, através da Portaria nº 30/2018, antecipou a sessão ordinária que deveria ocorrer na sexta-feira, 29 de junho, para a terça-feira, 26. O fato se deu em comum acordo entre os parlamentares, devendo ser preservado o horário regimental de 8h00 (oito horas da manhã).



  • XI Cavalgada de Guajeru acontece dia 01 de julho, na programação dos festejos de São Pedro

    Foto: Divulgação

    Cavaleiros e Amazonas estão convidados a participar da XI edição da grande Cavalgada de Guajeru. O evento acontece no dia 01 de julho e faz parte da programação dos festejos de São Pedro no município.

    A Cavalgada contará com a presença do locutor Jesus Nascimento e promete receber admiradores de toda a região.

    XI Cavalgada de Guajeru acontece dia 01 de julho, na programação dos festejos de São Pedro

    Decoração

    A decoração para os festejos de São Pedro já está quase pronta, e Guajeru deverá realizar uma grande festa, com belíssimas atrações e grande presença de público, não só do município, mas de toda a região.



  • 34ª CIPM promove parada militar e palestras ao efetivo da unidade

    Foto: Divulgação | Polícia Militar

    A 34ª Companhia de Polícia Militar/Brumado promoveu, durante a manhã de terça-feira (19), uma Parada Militar aos policiais da unidade. Esse evento, que foi realizado no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), contou com a presença de militares que atuam nos doze municípios abrangidos, quando foram ofertadas duas palestras e tratados outros temas imprescindíveis ao serviço policial militar.

    A primeira palestra, ministrada pela senhora Major PM Leila Gonçalves, Coordenadora do Centro integrado de Comunicação (CICOM), tratou de procedimentos administrativos e operacionais específicos deste Centro. Já a segunda, conduzida pelo Perito Médico-legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Dr. Marcondes da Silva Abreu, mencionou as rotinas do órgão e os exames de lesões corporais da Medicina Legal.

    O Major PM Souza Dias, comandante da unidade, fez as suas considerações acerca de temas de segurança pública, incluindo o planejamento do policiamento das próximas festas populares e, ao final, parabenizou e agradeceu aos palestrantes, ressaltando a importância dos ensinamentos técnicos ofertados, da instrução e capacitação contínua aos policiais militares, uma das diretrizes constantes no Plano de Ação do Comando.







  • Agora é oficial: Divulgadas as atrações para o Arraiá do Gererê, no São Pedro de Aracatu

    Banner Divulgação

    As atrações que farão parte de um dos melhores festejos da região, o São Pedro de Aracatu, foram divulgadas oficialmente. O Arraiá do Gererê, que acontece entre os dias 06 e 08 de julho, contará com grandes atrações, promete ser um ponto de encontro para foliões de toda região.

    A festa contará com apresentações de Calcinha Preta, Cacau com Leite, Rony Barbosa, Swing de Menina e Adivaldo Teles no primeiro dia, sexta-feira (06).

    No sábado, dia (07), o subirão no palco; Eline Martins, Edgar Mão Branca, Cris Pimenta, Tchô Mathias, Aline e Vilmar e Swing de Prata.

    Para encerrar a festa em grande estilo, o último dia de atrações terá apresentações de Lyon Amorin, Darlan Jason, Thales Aires, Lennon Fernandes, Wagner Mathias, Robertinha, Magníficos e Tayrone.

    Não perca essa grande festa, participe do Arraiá do Gererê você também, dias 06,07 e 08 de julho em Aracatu.



  • Professores de escolas e creches municipais paralisam atividades em Vitória da Conquista

    Foto: Reprodução | TV Sudoeste

    Buscando um reajuste salarial, os professores de escolas e creches de Vitória da Conquista paralisaram as atividades nesta quarta-feira (20), em forma de protesto. Segundo o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), o a prefeitura disse, em reunião com a categoria, na quarta-feira (13), que esse ano não vai ter reajuste.

    Ana Cristina Silva Novais, presidente da SIMMP, esteve presente na reunião e falou sobre a decisão dos trabalhadores pararem as atividades. "Foi decidido pela paralisação de hoje (20) nos três turnos. Primeiro para acaompanhar essa reunião que houve de manhã e para manifestar dizendo que nós não vamos aceitar o reajuste zero", afirmou.

    São cerca de 1.700 professores que trabalham em 184 escolas municipais e 28 creches em Vitória da Conquista. A categoria também reclama que não houve repasse do reajuste do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

    "Ele foi reajustado desde janeiro em 6,81%. Desde janeiro que o governo municipal já recebe o fundo com esse reajuste. Nós sempre recebemos esse repasse em maio e esse ano eles foram informados que nem esse repasse será concedidos aos profissionais de educação", disse Ana Cristina Silva Novais.

    Na manhã desta quarta-feira (20), os professores se reuniram com a prefeitura, mas não chegaram a um acordo. As escolas entram em recesso na sexta-feira (22). As aulas só retornam no início de julho. "Nós temos que retornar no dia 9 e no dia 10 temos nova assembleia e é possível que a categoria se mobilize", confirmou.







  • Polícia encontra diversos materiais ilegais em revista a presídio de Conquista

    Foto: Divulgação CIPE Sudoeste

    No dia (16) a CIPE Sudoeste em apoio Grupo Especial de Operações Prisionais - GEOP realizou revista a um dos módulos do Presídio Nilton Gonçalves. Durante a revista foram localizados aparelhos celulares, carregadores de celular, baterias de celular, fone de ouvidos. O material apreendido ficou à disposição da direção do presídio para adoção de medidas cabíveis.



  • Brumado: Escolas municipais dão show com apresentações de quadrilhas juninas na Praça da Prefeitura; hoje tem mais

    A noite da última terça-feira, 19, foi de muita animação e descontração no anfiteatro da praça Cel. Zeca Leite. As creches muicipais dos bairros Baraúnas, Brisas, São Felix e Irmã Dulce, junto com o anexo do Roberto Santos, realizaram suas apresentações de quadrilha, encantando a todos que estiveram presentes e, para encerrar com chave de ouro, houve o Show Musical da Galinha Pintadinha, entretendo e fazendo a felicidade da criançada brumadense! 

    Brumado: Escolas municipais dão show com apresentações de quadrilhas juninas na Praça da Prefeitura; hoje tem mais

    A Secretária de Educação, Ednéia esteve presente prestigiando o evento.

    É valido lembrar ainda que, hoje, 20, serão realizadas as apresentações das seguintes escolas: Escola Roberto Santos, Escola Ayrton Viana, CAIC, Escola Oscarlina e Escola Graça Assis. Não percam!



  • Prefeito de Presidente Jânio Quadros antecipa pagamento dos servidores

    O prefeito de Presidente Jânio Quadros, Alex da Silva "Léo Gambá" deu uma boa notícia aos servidores do município nesta quarta - feira (20), ele anunciou a antecipação do pagamento dos servidores. O prefeito disse que será quitado 100% da folha de pagamento deste mês de junho e aproveitou para convidar a todos para curtir os festejos juninos do município. Confira abaixo o vídeo com fala do prefeito.



  • É nesta sexta e sábado o São João de Malhada de Pedras; não fique de fora

    A Prefeitura Municipal de Malhada de Pedras estará realizando nesta sexta (22) e sábado (23), o São João do município "Arraiá da Alegria". Os dois dias de festas contará com sete atrações musicais; entre elas a Banda Rasta Chinela e Bota Rasgada, consagradas nos festejos juninos da Bahia. Compareça!



  • Calendário PIS-Pasep 2017-2018: 2,2 milhões ainda não sacaram; prazo termina dia 29

    Os trabalhadores têm até o dia 29 de junho para sacar o Abono Salarial PIS-Pasep calendário 2017-2018, ano-base 2016. Mais de 2,2 milhões de pessoas ainda não resgataram o recurso - elas representam cerca de 9% do total e a quantia disponível chega a R$ 1,6 bilhão, segundo o Ministério do Trabalho.

    O Abono Salarial PIS-Pasep ano-base 2016 começou a ser pago em 27 de julho de 2017. Desde então, já foram pagos 22,2 milhões de trabalhadores. Os valores sacados até 31 de maio somam R$ 16,4 bilhões.

    Quase metade do valor ainda disponível está na região Sudeste do país, onde mais de 1 milhão de trabalhadores não sacaram o recurso, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A segunda região com maior número de pessoas com valores a receber é o Nordeste (veja abaixo).

    Se não for sacado, o valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para pagamento de seguro-desemprego e do abono salarial do próximo ano.

    Quem tem direito

    Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2016.

    CONTINUE LENDO


  • Brumado receberá caravana BIM do Crea juntamente com outras 16 cidades da Bahia

    Foto: Divulgação

    Levar informação e conhecimento sobre a tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) aos profissionais da área tecnológica. Esta é a proposta da Caravana BIM 2018, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, que pretende visitar 17 municípios do interior e região metropolitana de Salvador. A ideia é formar profissionais de engenharia, arquitetura e construção, além de estudantes universitários. A primeira cidade que recebeu o projeto foi Feira de Santana e Lauro de Freitas será a próxima a receber a Caravana, nesta terça-feira (19). 
    Este é o segundo ano da Caravana BIM. Em 2017 o projeto atingiu cerca de 5 mil pessoas, entre profissionais e estudantes. A iniciativa é coordenada pela arquiteta Laura Matos. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo link:  https://doity.com.br/caravana-bim
    O BIM representa uma ferramenta revolucionária, trazendo importantes mudanças na área tecnológica. Desde a utilização de novos métodos de trabalho, até novas posturas de relacionamento entre os profissionais envolvidos (arquitetos, projetistas, consultores, incorporadores e construtores).
    Além de Feira de Santana e Lauro de Freitas, estão inseridas na Carava BIM as cidades de Juazeiro, Paulo Afonso, Jacobina, Alagoinhas, Camaçari, Jequié, Vitória da Conquista, Brumado, Guanambi, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ilhéus, Itabuna, Eunápolis e Teixeira de Freitas. 







Estamos nas redes sociais