• Hospital do Câncer será implantado com capacidade para 90 leitos e UTI

    Brumado, Guanambi e Caetité, será beneficiado com a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) / Fonte e foto: Caetité Notícias

    Um total de 834 mil pessoas da região sudoeste da Bahia, compreendendo 42 municípios das microrregiões de Brumado, Guanambi e Caetité, será beneficiado com a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a ser implantada em estrutura já existente na cidade de Caetité (a 754 quilômetros de Salvador).

    Também conhecida como Hospital do Câncer, a unidade vai integrar a Rede de Atenção à Oncologia no estado, de acordo com a diretora de atenção especializada da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Alcina Romero.

    Descentralização

    "Com a implantação desta unidade de oncologia, o nosso objetivo é descentralizar o atendimento, facilitando o acesso ao tratamento para os moradores do interior baiano", afirma.

    A secretária municipal de Saúde de Caetité, Cynthia Lopes, destacou que a Unacon contará com todos os recursos necessários para prestar assistência aos pacientes. "Isso tanto do ponto de vista de recursos humanos quanto tecnológico", afirma.

    "O atendimento vai compreender desde o diagnóstico do caso, assistência ambulatorial e hospitalar até cirurgias, emergências oncológicas, quimioterapia e cuidados paliativos", afirmou.

    Aprovado pela Sesab e pelo Conselho Estadual dos Secretários de Saúde, o projeto está em tramitação no Ministério da Saúde.

    Carência

    A secretária Cynthia Lopes disse ainda que já fez contatos com profissionais da área para suprir o local com especialistas, considerando a carência existente nas cidades do interior do Brasil.

    "Falamos com os profissionais nascidos aqui e que atuam em grandes centros e eles se mostraram dispostos a retornar para trabalhar na Unacon", afirma.

    A Unacon deverá funcionar na estrutura  de uma unidade hospitalar do município, que está subutilizada. Construído com recursos federais, o local tem capacidade para 90 leitos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).




MAIS NOTÍCIAS

Estamos nas redes sociais