• Jitaúna: Mulher dá surra em vereador com mangueira plástica

    Calila Noticias com informações do blog Ferraz e o Povo

    Um desentendimento ocorrido entre uma moradora do Loteamento Gilda Ramos, em Jitaúna, cidade do interior baiano e o vereador Francisco Carlos Gomes (PR), popularmente conhecido por (Chico), teve um desfecho inesperado. De acordo com informações, após uma reunião em uma rua do loteamento, a moradora Maria Aparecida Conceição Santiago, 35 anos, teria se dirigido ao vereador perguntando o que ele estava fazendo ali, o parlamentar teria respondido de maneira áspera e chegou a chamar a eleitora de “passar fome”. Em meio as agressões verbais de ambas as partes, a mulher pegou um pedaço de mangueira plástica e desferiu vários golpes nas costas do vereador. Na sequência os dois foram contidos pelos populares e o vereador Chico foi obrigado a deixar o local. Já pensou se a moda pega?

     



  • Morro do Chapéu: Acusado de praticar mais de 42 estupros é socorrido com pedaço de madeira no ânus

    Irecê Repórter / Foto: Augusto Urgene

    Um preso acusado de praticar mais de 42 estupros na região de Irecê teve um pedaço de madeira introduzido no ânus pelos próprios colegas de cela, durante uma rebelião na Cadeia Pública do município de Morro do Chapéu. Ednaldo Souza Brito, 27 anos, vulgo (Peixe Frito). O Detento chegou a ser socorrido para o hospital municipal de São Vicente, e posteriormente transferido de ambulância para o Hospital Regional de Irecê. No entanto, Ednaldo não resistiu aos ferimentos e morreu. 



  • Projeto regulamenta pontos da lei que limitou meia a 40% dos ingressos.
    Texto seguirá agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

    O Senado aprovou nesta quarta-feira (4) projeto que regulamenta o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos de estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda. O projeto seguirá agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

    A atual legislação prevista no Estatuto da Juventude, sancionado em agosto, determina que estudantes e jovens de baixa renda têm direito à meia-entrada e limita o benefício a 40% do total de ingressos disponíveis.

    O projeto aprovado nesta quarta-feira determina que o percentual de 40% também incluirá estudantes, pessoas com deficiência e jovens carentes – os jovens considerados de baixa renda são aqueles entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e cujas famílias têm renda mensal de até dois salários mínimos.

    Pelo projeto, idosos ficam fora da limitação de 40% dos ingressos. O objetivo é manter o direito à meia-entrada desse segmento, conforme determina o Estatuto do Idoso, explicou o relator do projeto, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O estatuto, em vigor desde 2003, determina que todas as pessoas com 60 anos ou mais têm direito à meia-entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer mediante apresentação de documento de identificação.

    Com isso, o total de ingressos de um espetáculo vendidos pela metade do preço poderá extrapolar a parcela de 40%, a fim de atender a todos os idosos interessados no evento.

    As regras do Estatuto da Juventude e as do projeto de lei não se aplicam aos jogos da Copa do Mundo de 2014 nem às Olimpíadas de 2016, cujas entradas (incluindo as vendidas com desconto) são reguladas pela Lei Geral da Copa.

    Carteirinhas
    O projeto de lei também altera as regras de emissão de carteirinhas de estudante e abre a possibilidade de outras entidades, além da União Nacional dos Estudantes (UNE), emitirem o documento.

    O Estatuto da Juventude prevê que a carteirinha deve ser expedida "preferencialmente" pela UNE, pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e por entidades estudantis estaduais e municipais filiadas a essas organizações nacionais.

    Com a sanção da nova lei, também terão validade documentos emitidos por diretórios centrais de estudantes (DCEs), centros acadêmicos e diretórios acadêmicos.

    Os cursos de idiomas continuam proibidos de emitir carteirinha, uma vez que só terão direito ao benefício jovens e adultos de ensino regular, profissional e especial.

    “Todo mundo emitia carteirinha. Então, o que aconteceu? A produção cultural acabou com a meia-entrada, criou uma meia-entrada fictícia, já que todo mundo tinha a carteira”, disse o relator do projeto.

    Produtores culturais criticam
    No início do debate, os senadores divergiram sobre se o texto preservava o direito dos idosos de pagar metade do valor do ingresso.

    A maioria optou, então, por retirar um dispositvo que incluia no percentual de 40% "todas as categorias de beneficiários". Assim, os idosos deixam de ser regidos pela lei e passou a prevalecer o que determina o Estatuto do Idoso.

    No entendimento do relator, Vital do Rêgo, todos os idosos interessados no evento terão direito de pagar metade do valor porque o Estatuto do Idoso não limita quantidade de assentos.

    “A lei interferirá em nada no Estatuto do Idoso. Por exemplo, se atingirmos 40% do número de jovens, estudantes e deficientes e chegarem 10, 20, 30 pessoas acima de 60 anos, o Estatuto do Idoso tem a plena garantia da sua execução. Por quê? Porque o Estatuto do Idoso não tratou de percentual de salas, de números”, explicou.

    Pessoas ligadas à produção cultural que acompanharam a votação no Senado, contudo, criticaram o projeto e disseram que os senadores quebraram acordo feito entre a categoria e o governo.

    O produtor cultural e presidente da Associação dos Produtores de Teatro, Eduardo Barata, disse que o acordo costurado com o Ministério da Cultura previa incluir os idosos da limitação de 40%.

    As pessoas acima de 60 anos, segundo o produtor, respondem por 90% de todas as meias-entradas vendidas atualmente nos teatros brasileiros. A maior parte desse público, afirmou Barata, teria condições de pagar pelo valor cheio.

    “Os idosos ricos é quem vão receber o benefício”, afirmou. “O Senado tomou uma atitude populista, em véspera de ano eleitoral. A lei é um avanço, como na parte que trata das carteirinhas, mas não resolve em parte nossas demandas”.



  • Carreta se desprende do Cavalo Mecânico e por pouco não provoca acidente

    Parte da via foi parcialmente interditada devido ao incidente

    O transito parou (por alguns minutos) na tarde desta quarta feira em uma via de sentido único que liga a exuperio pinheiro canguçu a Rua Marcolino Moura, ao lado da Igreja Matriz.
    Ao adentrar a via que dá acesso a Marcolino Moura, uma carreta se desprendeu do cavalo mecânico e por pouco não provocou um acidente. Isso aconteceu após o condutor  fazer o contorno, em uma pequena subida em frente a igreja matriz, a carreta se desprendeu e ficou segura apenas por alguns cabos.



    Muito óleo foi derramado e parte da via teve que ser interditada; os agentes de Transito foram chamados e desviou parte do fluxo de veículos apenas para um lado da pista.

    O motorista não soube explicar o motivo da Carreta ter se desprendido do Cavalo Mecânico.



  • Aos 61 anos brumadense mostra sua paixão pelo ciclismo e conquista troféus

    "Para mim o ciclismo é simplesmente fantástico,” disse Barnabé / Destaquebahia.com.br

    O ciclismo surgiu como esporte no século XIX, na Inglaterra. Faz parte dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas. As competições de ciclismo são divididas em três modalidades principais: pista, mountain bike, estrada e BMX. E é esse esporte que se tornou a paixão de Valdevino Alves da Silva 61 anos, conhecido popularmente como, (Barnabé), natural de Caculé - Bahia.

     

    Segundo Barnabé, em sua vida a paixão pelo ciclismo surgiu de forma espontânea, é algo que tem sido muito gratificante. Valdevino já participou de algumas competições que lhe renderam troféus, dentre elas a copa Mosso, pela confederação baiana de ciclismo, ficando com o 5º lugar e a corrida Ecológica Brumado Rio de Contas ficando em 2º lugar na sua categoria. Mais a que realmente lhe marcou foi uma corrida de Vitória da Conquista a Caculé, um trecho de 214 Km.

     

     

    Ainda segundo o ciclista, entre uma competição e outra ele aumentou o seu ciclo de amizades. Conheceu e teve a oportunidade de posar para foto ao lado de  grandes nomes do ciclismo nacional e internacional. Valdevino aproveitou a oportunidade para deixar um conselho para quem está ocioso, ”quero dizer para as pessoas que estão ociosas, sem realizar nenhuma atividade, venham para o ciclismo, venham adquirir qualidade de vida, vamos pedalar juntos. Para mim o ciclismo é simplesmente fantástico,” concluiu Barnabé.



  • Tv Sudoeste afiliada da Rede Globo faz matéria com comerciantes

    Idenor Amorim (na empresa Amorim Pisos ) sendo entrevista pelo reporter Ramon da TV Sudoeste

    Na tarde desta quarta-feira (04), a afiliada da Rede Globo (TV Sudoeste) esteve na cidade de Brumado.
    No intuito de  saber as perspectiva de vendas dos comerciantes brumadenses, neste mês que é o mais aguardado por todos, o repórter Ramon visitou alguns estabelecimentos comerciais e entrevistou empresários e consumidores.
    A equipe do Destaquebahia, registrou o momento em que um dos mais conceituados empresários da cidade, Idenor Amorim, falou á equipe de TV sobre as expectativas de vendas neste natal.
    Idenor Amorim se mostrou muito otimista quanto aos resusltados esperado neste fim de ano.
    Além de Idenor, outros comerciantes também foram entrevistados, á exemplo de Orlando, representante do Grupo Mineira, uma das redes de lojas mais conceituadas no seguimento de calçados e confecções da região.
    Diversas campanhas são feitas por lojistas para atrair o maior número de consumidores possíveis, já que a data por si só, já impulsiona as pessoas a gastarem um pouco mais do que o normal.
     



  • CRAS Irmã Dulce desenvolve o projeto “Aprendendo com Arte e Cultura”

    Destaquebahia.com.br

    A Associação Comunitária de Resgate Social e Cultural da Região de Brumado - ACRESC em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SESOC, por intermédio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Irmã Dulce, está oferecendo a 30 adolescentes de 12 a 17 anos atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Projeto “Aprendendo com Arte e Cultura”. Através deste, estão sendo ofertadas oficinas de bonecas de pano, pintura em tecido, biscuit e pintura em tela.

     

     

    Ressalta-se que o projeto em execução é financiado com recursos oriundos do Fundo Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente, que é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA.



  • Morte teria sido por disputa por ponto de tráfico de drogas; dois foram presos

    A Polícia Civil chegou até o suspeito de um homicídio em Aparecida de Goiânia, em Goiás, após um homem comemorar pelo Facebook a morte da vítima com várias postagens. Conhecido como Dudu Viana, de 23 anos, o jovem está preso e teria ordenado de dentro da cadeia a morte do rival. Dois homens suspeitos de executar o crime foram detidos e dois estão foragidos. Denival Araújo, 25 anos, foi assassinado no dia 25 de outubro. Segundo a Polícia Civil, a vítima teria tentado executar Dudu no começo deste ano. A briga seria por disputa por ponto de tráfico de drogas e Dudu teria prometido se vingar. Em uma das mensagens postadas na rede social, o suspeito diz 'pagava de pistola de 30 e isso é akilo, morreu com 7 bala de oitão...'
    O delegado que apurou o caso informou que a postagem na rede social foi determinante para chegar ao autor do homicídio. Os dois envolvidos na morte foram presos na terça-feira (3).
    A polícia informou que os envolvidos responderão por homicídio qualificado e formação de quadrilha, Delegado contou com a ajuda da direção do presídio em que Dudu está para recolher o celular usado por ele para fazer as postagens no Facebook .

     



  • Muitas Novidades nas exposições este ano no evento do ABRACADABRA

    Exposição de diversos produtos atesanais

    Neste Domingo(08), os quiosques da praça da prefeitura transformam-se em galerias de arte e Feira de adoção

     

    Em todas as edições anteriores do ABRACADABRA na Praça, um evento pluricultural e feito pelos próprios artistas do município, a arte e expressões populares tiveram ligadas à prática da cidadania e à consciência ambiental. Este ano estas atividades foram intensificadas com o fortalecimento de entidades vinculadas e surgimento de novos parceiros nestas áreas.

     

    Além dos primorosos trabalhos dos artesãos e dos artistas plásticos (com novas esculturas este ano), os quiosques apresentarão o grupo cultural Viveiro de Cantigas, com a valorização e divulgação das maravilhosas composições dos mais diversos cantadores do país, sendo um núcleo de resistência da cultura raiz. A exposição de Literatura será coordenada pela ALAB – Academia de Letras e Artes de Brumado – promovendo de forma elegante a leitura de autores locais e regionais. Também teremos este ano a aproximação da Universidade no evento com o projeto “Tessituras”, da UNEB/CAMPUS XX, com a inédita exposição no município de Fotopoemas, na qual misturam-se poesia e fotografia. No Quiosque Ambiental, a ONG de defesa dos Direitos dos animais “AUAU – Adote Um Amigo Único” fará uma feira de adoção com animais já vacinados e vermifugados e prontos para fazerem parte de uma família.

     

    SERVIÇO:

     

    O que: Evento ABRACADABRA na Praça 2013

    Quando: 08 de dezembro (domingo), às 18h00

    Onde: Praça Coronel Zeca Leite (Pça da prefeitura de Brumado)

    Quanto: Gratuito



  • Homem fica pelado em praça pública

    Destaquebahia / Informações: Blog do Anderson / Foto: Reprodução / Facebook

    O efeito do calor brumadense parace que afetou um cidadão em Conquista, o homem ficou peladão em plena Praça Nove de Novembro, uma das mais movimentadas de Vitória da Conquista. Segundo o Blog do Anderson o homem só foi contido por agentes da Polícia Administrativa da Prefeitura Municipal. Muitas pessoas até que acharam estranho, mas teve gente que acabou gostando da cena. 



  • PM encontra bebês abandonados em favela de Santo André, no ABC

    PMs resgataram crianças abandonadas em favela de Santo André, Grande SP (Foto: Edu Silva/Futura Press) / G1

    Dois bebês foram encontrados abandonados em um barraco da Favela do Cigano, em Santo André, no ABC, na madrugada desta quarta-feira (4). De acordo com a Polícia Militar, uma das crianças aparentava ter apenas seis meses e a outra, um ano e meio de idade.

     

    A polícia chegou ao local, na altura do número 5.000 da Avenida dos Estados, por volta das 2h após uma denúncia anônima. Segundo a PM, os bebês estavam com fome e apresentavam assaduras. Eles foram levados ao Conselho Tutelar da cidade. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial deSanto André, que tenta localizar a família das crianças.



  • Morro do Chapéu: Rebelião na Cadeia Pública

    Portal Ireceense Noticias / Fonte: Morro Noticias / Foto Reprodução

    Vinte e sete presos encarcerados na Cadeia Pública de M. do Chapéu organizaram uma rebelião na tarde de ontem (03), por volta das 13h50. Os presos reclamavam do serviço de alimentação que estaria sendo oferecido já que recentemente houve uma mudança no fornecedor do serviço. 

    Policiais de América Dourada, Carfarnaum, da Policia Rodoviaria Estadual foram deslocados para ajudar a conter o motim, cerca de 20 policiais participaram da ação que foi contornada por volta das 15h30. 

    Os rebelados colocaram fogo em colchões e destruíram todas as grades das celas, eles quebraram as grades da cela onde estavam os presos acusados de estupro Edinalvo Souza Brito vulgo “Peixe Frito e o outro acusado conhecido por Branco” e agrediram ambos com requintes de crueldade, com cortes de arma branca, paus, pedras e inclusive no detento Peixe Frito, acusado de ter realizado 44 estrupos os bandidos enfiaram um pedaço de madeira na região anal. 

    O líder da rebelião o detendo de pré nome Yuri foi ferido no ombro por ter entrado em confronto direto com os policiais. No saldo da operação Peixe Frito e Yuri foram atendidos no Hospital São Vicente de Paulo e encaminhados para o Hospital Regional de Irecê e o detento Branco foi atendido no Hospital São Vicente e encontra-se a disposição da justiça. Em conversa com a nossa redação o Tenente Guimarães afirmou que os outros presos deverão ser transferidos para Salvador aguardando a decisão do judiciário já que a cadeia ficou completamente destruída na rebelião. 



  • Policiais civis paralisam atividades por 24 horas a partir desta quarta

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    Os policiais civis da Bahia decidiram paralisar as atividades por 24 horas, a partir das 8h desta quarta-feira (4), em adesão a um movimento nacional chamado União Policial, que também envolve policiais rodoviários federais, segundo o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc). A decisão de suspender o trabalho por um dia foi tomada em assembleia realizada nesta terça (3). Durante a paralisação, somente 30% do efetivo trabalhará, para atender flagrante delito apresentado pela Polícia Militar, termo circunstanciado e levantamento cadavérico. Todos os outros serviços, como investigação criminal, registro de denúncias e ocorrências e diligência policial não funcionarão. Os policiais reivindicam a implementação da carreira única, o piso salarial nacional e a desmilitarização, além de pautas específicas. Caravanas de policiais de todas as regiões do país são esperadas em Brasília, onde deve acontecer um ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), conforme o Sindpoc.



  • Guanambi é um dos cinco municípios pré- selecionados para curso de medicina

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    Seis municípios da Bahia estão entre os 42 pré-selecionados pelo Ministério da Educação para serem implantados novos cursos de graduação em medicina por instituições particulares de ensino superior. Alagoinhas, Eunápolis, Guanambi, Itabuna, Jacobina e Juazeiro, fazem parte da relação divulgada no Diário Oficial da Unidão (DOU).

    Para ser selecionado, o município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios: ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território. Segundo o MEC, São Paulo é o estado com mais municípios pré-selecionados: 16 ao todo. Segundo a portaria, os municípios pré-selecionados vão receber visita da comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes nas cidades, isso na segunda etapa do processo. Na terceira etapa, será realizada análise de projeto de melhoria destes equipamentos.

    Ainda de acordo com o MEC, os municípios que não foram pré-selecionados têm até o dia 9 para entrar com recurso. A pasta da educação informou que o resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro, e dois dias depois ocorre a publicação no “Diário Oficial da União”. A determinação vem no bojo da lei do Mais Médicos que também prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017.



  •  Mesmo com alerta da SESAU prefeitura não da exemplo no combate a dengue

    O agente mostra a larva do mosquito em sua mão / Destaquebahia.com.br

    Esse foi o alerta da Sesau com relação ao combate a dengue- A Secretaria Municipal de Saúde- SESAU, vem alertar a todos os brumadenses sobre a necessidade urgente de se tomar as devidas medidas preventivas, já que a luta contra a Dengue é de todos e não somente das autoridades. Nota publicada no Destaquebahia em 22/10/2013, com o titulo, "A SESAU ALERTA, COM AS CHUVAS O PERIGO DA DENGUE ESTÁ DE VOLTA"

     

    Parece que o dever de casa não foi feito, pois na tarde desta terça-feira(03) um agente de endemias encontrou um balde na área externa da prefeitura que é supostamente usado para coletar água do sistema de refrigeração, ao realizar o trabalho de combate e prevenção contra a dengue, o agente encontrou supostas larvas do mosquito da dengue. “ Pela nossa  experiência e conhecimento, tenho quase certeza que essa larva é do mosquito transmissor da dengue. Um recipiente como este totalmente aberto, é um prato cheio para o mosquito da dengue, isso não pode acontecer, o recipiente usado para coletar a água do aparelho de refrigeração deve ser fechado, ficando apenas o buraco onde se introduz a mangueira que sai do ar condicionado, nesse balde encontrado aqui na prefeitura existe uma grande quantidade de larvas, eu as coletei e vou levar para analise em laboratório,"disse o agente.