• Viatura do DPT é engolida por buraco em avenida no Bairro Nobre

    O motorista bateu com a cabeça no para-brisa no momento do acidente / Destaquebahia.com.br

    Neste domingo (22), após realizar o abastecimento da viatura do DPT, o motorista retornava para o IML quando sofreu um acidente caindo em um buraco na ligação da Av. Mestre Eufrásio com a João Paulo l. Segundo moradores que presenciaram o acidente, o buraco já existe a muito tempo e nenhuma providência foi tomada, com as fortes chuvas que assolam o município, o problema aumentou culminando com o acidente envolvendo a viatura do DPT. Ainda segundo informações, no momento do acidente o motorista bateu com a cabeça no para-brisa, e a viatura também sofreu danos.



  • Distribuidora de bebidas no centro da cidade é alvo dos bandidos

    Funcionários entraram em pânico no momento da ação dos bandidos / Destaquebahia.com.br

    Na manhã deste domingo (22), por volta das 7h, dois bandidos invadiram uma distribuidora de bebidas que fica localizada na Av Lindolfo de Brito, na saída para Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações, os elementos rederam todos os funcionários, amarrou e agrediram fisicamente uma técnica em segurança do trabalho e efetuaram o assalto. O valor levado pelos marginais não foi revelado. A policia Militar foi acionada e realiza diligências no sentido de prender os assaltantes.



  • Mecânico da Novo Horizonte morre atropelado próximo a Livramento

    O mecânico estava concertando o ônibus no momento em que foi atropelado / Foto: Destaquebahia.com.br

    Na noite deste sábado (21), por volta das 20 horas, um grave acidente ceifou a vida José Pereira ( funcionário da empresa de ônibus Novo Horizonte), morador do bairro São José em Brumado. Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, José estava concertando o ônibus da empresa que havia quebrado próximo a cidade de Livramento – Ba, na estrada do Parque Desembargador Antonio Carlos Souto, Ba – 148; Quando,  uma caminhonete D-20, que vinha no mesmo sentido, colidiu com a traseira do ônibus atropelando - o em seguida.


    As marcas mostram resquicios do atropelamento.

    O motorista do ônibus, ainda abalado por ter presenciado tudo, disse que o veiculo vinha em alta velocidade e não conseguiu  desviar do ônibus, bateu na traseira, atropelou o mecânico e ainda colidiu com um outro veiculo que ia sentido contrário.
    José Pereira foi socorrido pelo Samu 192 ao Hospital de Livramento, mas não resistiu aos ferimento e veio á óbito. Ele tinha 48 anos e há 25 trabalhava na empresa. O motorista da D – 20 foi ouvido na delegacia de Livramento e liberado. Alguns populares comentaram que a pista não estava devidamente sinalizada, o que pode ter contribuído para que o acidente acontecesse.



  • Mensagem de Natal da administração,

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    Quando o clima natalino contagia e as expectativas de um novo ano desperta fortes esperanças. Essas esperanças miscíveis com amor, confraternização e felicidade valores renovados por um futuro que advirá. O Prefeito Aguiberto Lima Dias e todos os colaboradores da administração “...Por Uma Cidade Cada Vez Melhor!”. Fazem um levantamento do primeiro ano de administração e concluem; mais uma etapa da história administrativa do nosso Município foi cumprida e com êxito. Afirmando com segurança; “não decepcionamos aqueles que elegeram esta administração e, até alguns, que nela não votaram, mas reconhecem hoje, o trabalho exercido na construção de: ...Uma Cidade Cada Vez Melhor!”. O Prefeito, os Secretários, os funcionários, enfim, todos que direta ou indiretamente colaboram com a administração do Município desejam a população brumadense um Feliz Natal e muito sucesso no Ano 2014! Assim o fazem, por acreditarem e pautarem suas vidas, nos princípios das pregações de Jesus. Pregações tão valiosas, que apesar de terem sido realizadas há 21 séculos, ainda são os princípios básicos e norteadores da vida dos homens de boa vontade.   

     

                              Feliz Natal 

    Prospero Ano 2014!

                                                                      ...Uma Cidade Cada Vez Melhor!

     



  • Fanfarra brumadense foi destaque em Itabuna

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    A Cidade de Itabuna foi palco da COPA SULBAIANA DE BANDAS E FANFARRAS. Evento promovido pelo município de Itabuna no sul do Estado da Bahia e tem como objetivo, oferecer a diversos outros Municípios a oportunidade de se exibirem com suas fanfarras. Brumado com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SEMEC, apresentou-se com a Fanfarra da Escola Municipal Idalina Azevedo – FAMIDAL -, sob o comando do Regente Antônio Costa (Toinho). A exibição da FAMIDAL representando o Município de Brumado, com suas evoluções e alegorias destacou-se no evento, despertando calorosos aplausos do público e elogios dos organizadores. O Regente Antônio Costa e os alunos da escola Idalina Azevedo estão de parabéns pelo desempenho demonstrado na sua exibição e do aproveitamento da oportunidade oferecida pelas Professoras daquela escola e da Secretária Acácia Gondim.

     

               



  • Chuva frequente tem provocado desabamentos na cidade

    Muros em diversos bairros tem caído devido a chuva

    As frequentes chuvas que tem caído na região, serviu para amenizar o sofrimento de muitas pessoas, principalmente na zona rural que vinha sofrendo com a seca, porém na zona urbana as muitas águas tem feito muros e casas desabarem, isso sem falar das ruas que em alguns lugares ficaram intransitáveis. A previsão é de chuva até o fim do mês.



  • Ônibus obstrui uma das principais avenidas no Centro

    Até um outro ônibus da mesma empresa teve que aguardar a saída do outro para que pudesse adentrar á rua.

    Dia de sexta-feira em Brumado o trânsito fica uma “loucura”, agora imagina quando alguém torna isso ainda mais difícil?
    Foi o que aconteceu na tarde desta sexta-feira (20). O motorista de uma Empresa de ônibus parou o veiculo na Avenida Coronel Tibério Meira, bloqueando a passagem para a Rua Virgilio Ataíde e obstruindo de Forma parcial a Mourão Guimarães, uma das mais movimentas da cidade.
    A principio, imaginavam – se  que o ônibus havia quebrado, mas, depois de alguns minutos o motorista entrou no veiculo e saiu, como se estivesse parado em um estacionamento; deixando muitos condutores e pedestres na “bronca”. Vale Salientar que a menos de 50 metros dali havia uma agência da referida empresa, onde, o mesmo poderia ter parado e ficado o tempo que quisesse. (Titulo alterado em 21/12 ás 09:03 hs)



  • Lavrador morre ao chegar no terminal rodoviário

    Destaquebahia.com.br / Foto: Ilustrativa

    O lavrador identificado como José Gomes da Cruz, de 59 anos, que chegava a cidade de Brumado para fazer compras de natal, teve um mal súbito e acabou morrendo no Terminal Rodoviário. O fato aconteceu nesta sexta-feira (20), o lavrador residia na Fazenda Lagoa do Leite. O SAMU 192, foi acionado mais ao chegar no local o homem já havia morrido,   suspeita-se, de que o lavardor tenha sofrido um infarto fulminante. 



  • Colégio Estadual Getúlio Vargas realizou Sarau na Praça da Prefeitura

    Os alunos se dedicaram e foram brilhantes nas apresentações

    Aconteceu na noite desta quinta-feira (19), o II sarau do Colégio Estadual Gétúlio Vargas.
    Este ano, o evento foi em homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes.
    Através de recital de poesias, música, dança e outras apresentações artísticas, o público que compareceu á praça da prefeitura, puderam desfrutar de diversas obras do poeta.
    Segundo a professora Gislene Camargo, idealizadora do Sarau, a educação pública é muito carente de uma cultura mais valorizada, e o objetivo principal é fazer com que os alunos leia mais, escrevam, falem e se insiram na sociedade de forma critica.
    "Os alunos durante todo o ano são motivados a escreverem, com as poesias deles a gente lança um livro, E no final do ano é feito o Sarau; quem sabe a partir de um trabalho desse não surge um escritor, dançarino, músico... o professor tem essa obrigação, cabe a gente motivar, esse é o caminho."
    A professora ainda salientou que toda a direção, coordenação e professores contribuiram para que o evento acontecesse. veja as fotos. Logo abaixo (rodapé do site ) você pode curtir a nossa página e ficar por dentro de tudo.




     

     



  • Uauá: Caminhão-baú cai em uma cratera aberta pela chuva na BR-235

    Fonte e foto: Cleriston Silva

    Um caminhão-baú caiu em uma cratera na madrugada desta sexta-feira (20), na BR-235, no município de Uauá, cerca de 246 km de Serrinha. De acordo com o 4º Pelotão da Polícia Militar de Uauá (PETO), por conta de uma forte chuva ocorrida na noite de quinta-feira (19), um bueiro construído próximo à pista transbordou e abriu o enorme buraco. Um carro de passeio também capotou por causa da cratera. De acordo com a PM, o acidente aconteceu por volta das 4h da manhã. O motorista de uma van, que passava pelo local, avistou duas pessoas no asfalto e em seguida verificou um veículo de passeio capotado na via. O condutor da van seguiu direto para o quartel da polícia para avisar sobre o acidente.

     



  • Barragem de Malhada de Pedras “sangra” após quase 3 anos seca

    Barragem de Malhada de Pedras “sangra” após quase 3 anos seca / Fonte e foto: Malhada Online

    Os malhadapedrenses acordaram nesta sexta-feira (20) com uma boa notícia. Após quase três anos completamente seca, a barragem de Malhada de Pedras “sangrou” na madrugada desta sexta-feira (20). Apesar de não ser mais usada para o abastecimento da cidade, os moradores comemoram o fato, pois a cheia significa um alivio na longa estiagem que a cidade e região vinha enfrentando. A última vez que a barragem transbordou foi em março de 2010, desde então o nível de água veio diminuindo ate que a barragem secou completamente em meados de 2012.
     



  • Recife: Morre o cantor Reginaldo Rossi aos 69 anos

    Fonte R7 / Foto: Reprodução Rádio Globo

    Morreu, nesta sexta-feira (20), o cantor Reginaldo Rossi aos 69 anos. A informação foi confirmada pelo médico do cantor, Iran Costa, para a TV Clube, afiliada da Record em Pernambuco. Internado desde o fim de novembro no Hospital Memorial São José, em Recife, Pernambuco, para a retirada de um nódulo da axila, o cantor descobriu um câncer no pulmão.



  • Motociclista atropela criança e foge sem prestar socorro na Avenida Mourão Guimarães

    A criança recebeu os primeiros - socorros por uma Técnica em enfermagem da Pax Nacional

    Nesta sexta-feira(20), por volta das 11h uma motocicleta atropelou uma criança, que segundo informações de populares, se soltou da mão da mãe e correu para cruzar a rua. O motociclista não teve tempo para frear a moto e acabou atropelando o menor.
    O condutor da moto envadiu-se do local sem prestar socorro. Como o acidente aconteceu em frente a Páx Nacional, na Avenida Mourão Guimarães, uma Técnica de Enfermagem da referida empresa  prestou os primeiros socorros até a chegada do Samu 192, que conduziu a criança ao Hospital Magalhães Neto com algumas escoriações.
    O centro da cidade, principalmente nas Avenidas Mourão Guimarães e Centenário, exige atenção redobrada tanto de condutores, quanto de pedestres. Ontem  (19), aconteceu um acidente de forma parecida com este, onde uma idosa foi atropelada.



  • Governo da Bahia entra no Cauc, fica com 'nome sujo’ e não pode receber dinheiro federal

    Wagner e secretário da Fazenda, Manoel Vitório - Foto: Secom / Fonte: Bahia Noticias

    Um dos maiores problemas enfrentados pela prefeitura desde o ano passado agora terá de ser encarado pelo governo da Bahia, que está no Cadastro Único de Convenientes, o famoso Cauc. Para quem não está familiarizado com o termo, a tradução mais fácil é a de que o Estado está com o ‘nome sujo na praça’ e não pode receber recursos do governo federal, por exemplo, via convênios ou verbas destinadas por emendas parlamentares. Documentos obtidos pelo Bahia Notícias revelam que o governo baiano tem pendências no Tesouro Nacional em relação acontribuições previdenciárias. No registro (ver aqui) é possível observar no quesito Tributos e Contribuições - Regularidade quanto a Contribuições Previdenciárias a presença da sigla AC, que significa A Comprovar. O mesmo acontece no Registro de Prestação de Contas de Recursos Federais (ver aqui). As informações foram acessadas nesta quarta-feira (18). Após receber a denúncias, o BN consultou os dados da Bahia no Tesouro Nacional, disponíveis para qualquer cidadão, e comprovou que o Estado está com o nome sujo. 

     

     

     
    No site do Tesouro Nacional consta uma explicação sobre a Regularidade Quanto a Contribuições Previdenciárias. “Conforme dados da Certidão Negativa de Débito, relativa às contribuições previdenciárias e às contribuições devidas, por lei, a terceiros, incluindo as inscrições em dívidas ativas do INSS”, explica o portal federal. Na consulta aparece o nome da Bahia com os dizeres: “Pedido com restrição”. Sendo assim, fica permitido apenas que o Executivo baiano receba recursos do governo federal através do PAC ou de do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). No entanto, o mais utilizado é o convênio. O Estado já começou a sofrer com os problemas de ter o cadastro sujo, como acontece com consumidores inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa. Por causa do nome no Cauc, o governo foi impedido de receber um empréstimo de R$ 80 milhões do Banco Mundial, através do Prodetur. Além do governo, outras oito cidades baianas aparecem com bloqueios na Receita Federal.
     
     
    O Bahia Notícias entrou em contato com a Secretaria Estadual da Fazenda e solicitou mais informações sobre as restrições, como valores ou possíveis problemas de documentação que tenham levado resultado no cadastro negativo, mas não obteve resposta da pasta. Em contato com o BN, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) aproveitou a deixa para disparar contra o governo Jaques Wagner (PT). “Vejo os deputados lutando para conseguir recursos. Colocaram mais de R$ 600 milhões nas emendas, mas não adianta porque o governo não libera para quem está com o nome sujo. É um absurdo isso e termina prejudicando a Bahia e os baianos. O governo tem que zelar pelo bom nome da Bahia e facilitar que os recursos venham. Não adianta dizer que é do mesmo partido da presidente se não faz o dever de casa. Falta capacidade gerencial”, alfinetou o deputado, lembrando que o aliado – o prefeito ACM Neto (DEM) – decretou um contingenciamento em Salvador para tirar a prefeitura do Cauc.
     



  • BRUMADO

    AS FACES DO DIREITO

    AS FACES DO DIREITO

    Advogado Dr.Cléio Diniz colunista do Destaquebahia.com.br

    “A Cezar o que é de Cezar”, uma frase bíblica muito utilizada, todavia de forma restritiva e focada para exemplificar o direito de cada um individualizado. Este enfoque muitas vezes atua em detrimento ao um direito maior, o direito contido nos princípios da convivência social.

    Por esta razão, constantemente vemos conflitos de direitos individuais e na ânsia da defesa e garantia de um direito individual o direito coletivo e os interesses da sociedade são colocados de lado.

    Não é raro aparecer questões onde a parte pretende pleitear em juízo um direito que julga ser absoluto, todavia, ao explanar sobre o caso, buscar além da história narrada a princípio, Analisar de forma ampla e global, ver a existência de algo mais, da incidência de outro direito que se sobrepõe, no caso específico, apesar da existência do direito individual, este se subjuga a um interesse de manter a harmonia e o equilíbrio da convivência social. A lei tem que ser analisada sob a óptica dos princípios gerais do direito.

    Por esta razão, dizemos que o direito tem diversas faces e o que, “é certo para um não o é para outro”. Esta divergência de posicionamento agregada a um sentimento intrínseco e a prevalência da vontade individual de cada um em detrimento ao anseio de convivência social é causadora quase que exclusiva dos inúmeros embates levados ao poder judiciário.

    Temos nesta seara, a incoerência entre a necessidade do ser humano do convívio em sociedade e a existência de sobrepor interesses individuais. Posicionamento que tem levado aos resultados atuais de falência do sistema em todas suas esferas, como afirmou o Ministro da Justiça Eduardo José Cardoso em sua palestra conferida no XIII Congresso Brasileiro de Direito do Estado, Salvador, Ba, em maio do corrente ao, “Esta na hora de pensarmos um novo modelo de Estado”.

    O certo é que alguém terá que dar o primeiro passo. O Certo é que, apesar de dolorido a educação precária tornou-se uma das grandes responsáveis pela diversificação das faces do direito.

    Conhecer sobre os princípios gerais do direito deveria e deve ser matéria obrigatória na grade curricular, assim como a física, a química, a biologia, a língua estrangeira, dentre todas as outras. A evolução de um povo esta diretamente ligada ao conhecimento de seus direitos e deveres, não apenas na esfera, mas no campo social e coletivo.