• Ilhéus: Professora com miopia enfrenta batalha por instalação de energia elétrica na sua casa

    À noite, planeja e corrige atividades escolares com o auxílio de uma lâmpada de led de 3 watts, ligada a um sistema de captação de energia solar. Antes, trabalhava à luz de velas / Blog do Marcelo /

    A professora de biologia Deborah Pizzatto mora na Fazenda Aritaguá, ao lado da Cabana da Empada, no distrito de Ponta do Ramo, em Ilhéus. A casa dela não tem energia elétrica. Nessas condições, exercer a docência, a que se dedica com tanto empenho, é um desafio árduo para essa paranaense de 33 anos.

    Formada na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e servidora pública concursada do governo estadual, Deborah leciona há 3 anos na Escola Estadual Antônio Cruz, em Serra Grande – Uruçuca, onde trabalha com aproximadamente 300 estudantes do ensino médio. A professora tem miopia. Recentemente foi submetida a duas cirurgias. À noite, planeja e corrige atividades escolares com o auxílio de uma lâmpada de led de 3 watts, ligada a um sistema de captação de energia solar. Antes, trabalhava à luz de velas.

    A casa onde Deborah mora com a filha de 5 anos fica a 1.300 metros da rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001). No local, há mais oito residências sem energia elétrica. A fiação da rede não está distante. A professora protocolou três pedidos na Coelba para participar do programa “Luz para Todos”, do governo federal. Em 2010, trocaram o protocolo nº 9100134552 pelo o de outra pessoa. No ano seguinte, informaram que foram no local e não encontraram nenhuma casa sem energia (protocolo 9100297190). Há dois anos registrou o pedido de nº 9100322266 que está em andamento.

     

    Para fazer “vitaminas” para a filha de 5 anos, Professora Deborah usa um liquidificador movido a manivela

     

    No último dia 14, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva lembrou a importância do “Luz para Todos”, que já beneficiou mais de 15 milhões de brasileiros. O valor socioeconômico desse dado é inquestionável. Portanto, não é justo criticar os problemas do programa sem considerar os êxitos. De qualquer forma, ainda há muito por fazer. No caso particular de Ilhéus, sintomas da desigualdade no acesso à energia elétrica são muito visíveis.

     

    A casa dela não tem energia elétrica

     

     



  • Primeiro dia do Saúde em Movimento atrai centenas de pessoas

    Pessoas de diversas cidades da região compareceram para serem atendidos. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Centenas de pessoas de diversas cidades da região, compareceram nesta quarta - feira (28), no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, para receberem os atendimentos oferecidos pelo programa Saúde em Movimento.
    A Secretaria de Saúde e a Dires, mobilizou profissionais das mais diversas áreas para auxiliar na organização e atendimento das pessoas.

              

    O programa estará realizando exames oftalmológicos e cirurgias de cataratas em alunos do programa Topa e em idosos acima de 60 anos de idade até o dia 06 de junho.
    Pessoas de mais de 27 municipios estão sendo contempladas com esta ação que está acontecendo em Brumado.
     

     

     

     

     

     



  • Presidente Jânio Quadros: Idosa de 98 anos é morta á pauladas pela própria filha

    A Polícia Civil, Militar e Técnica estiveram no local. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Um homicídio ocorrido na manhã desta quarta-feira (28), na fazenda Tabua, zona rural do município de Presidente Jânio Quadros, chocou a comunidade.
    A idosa Antônia Rosa de Souza, 98 anos, foi encontrada morta á pauladas pela própria filha, Idalci Batista Moreira de 54 anos.
    Segundo Informações colhidas junto à família pela equipe do Destaquebahia, Idalci é deficiente mental e vivia com a mãe, Antônia, na mesma residência. Ambas eram cuidadas pela família que morava ao lado.
    Na manhã desta segunda-feira, por volta das 9h30min, os familiares ouviram barulho de algo sendo quebrado, quando o filho de Antônia foi averiguar o que estava acontecendo, se deparou com a mãe estirada no chão, e a Irmã Idalci (deficiente mental) em uma ação de fúria acertando – a com um pedaço de pau.
    O irmão ainda chegou a ser atingido pela irmã, Idalci, mas conseguiu mobilizá – la.
    A polícia foi acionada, e o óbito foi constatado. A polícia Técnica de Brumado esteve no local realizando a perícia e o corpo foi encaminhado ao IML para ser necropsiado e posteriormente ser liberado para família.

                 

    Segundo os familiares, mesmo sendo deficiente mental, Idalci não tinha histórico de violência, ela tinha acompanhamento médico e não representava ameaça para ninguém. “O que aconteceu foi uma tragédia para a gente” essa era as palavras dos familiares, que ainda estavam sem acreditar no que aconteceu.
    A autora do crime se encontra a disposição da polícia de Jânio Quadros.



  •  A CASA CAIU PARA OS  'ESPERTOS' DE ITABUNA

    Fonte e fotos: Vermelhinho

    Acusados de assalto à Óticas Carisma, que resultou em prejuízos de R$ 38 mil, três bandidos foram presos em Jequié. São eles: Acácio Cardoso Santos, 25 anos; Carlos Luiz Monteiro, 28; e Sebastião Jerônimo dos Santos, 35. Acácio, velho conhecido da polícia itabunense, é considerado de alta periculosidade. Segundo relatório policial, Carlos teria adentrado na loja, portando um revólver calibre 38 e praticado o assalto, enquanto Acácio guardava os objetos do roubo em um Golf, na Rua Lelis Piedade, e Sebastião, que atuava como mototaxista há cerca de dois meses, estava posicionado na rua da Itália, nas imediações do Banco Itaú, numa motocicleta Honda Titan, com a finalidade de passar as informações aos demais integrantes da quadrilha. Foram recuperados todos os 75 relógios roubados na ótica. Ainda segundo dados policiais, tanto Acácio quanto Carlos já foram presos por roubo e tráfico de drogas nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Itacaré e Porto Seguro.

     

     
     



  • Acre: Caminhoneiro acorda com lanterna no ânus e alega ter sido dopado

    Bahia acontece / Foto: divulgação / AC24horas

    Um caminhoneiro que não teve o nome divulgado, pode ter sido vítima de uma mulher que o aplicou um “Boa Noite Cinderela”, ao passar a noite juntos. O resultado foi no mínimo, inusitado. Ele teve que passar por um procedimento no Hospital Regional de Vilhena, em Rio Branco, no Acre, para retirada de uma lanterna que estava alojada em seu ânus. O caminhoneiro foi anestesiado para passar pelo procedimento, que durou dez minutos. Ele havia chegado ao hospital se queixando de de um suposto problema de hemorroida, mas os exames de raio-X, no entanto revelaram que o motorista tinha uma lanterna presa no ânus. Antes de receber alta médica, o profissional do volante, que está levando um carregamento de madeira de Rio Branco (AC) para o interior de Minas, deu sua versão para o curioso episódio. Ele disse que parou em Porto Velho e desceu num bar, onde ingeriu bebidas alcoólicas com uma mulher desconhecida. O homem alegou que a estranha com a qual havia passado a noite teria colocado “alguma coisa” em sua bebida. Vítima do suposto golpe conhecido como “Boa Noite, Cinderela”, ele teria “apagado” dentro do próprio caminhão e, ao acordar, começou a sentir o incômodo. O caminhoneiro confirmou que, mesmo sentindo fortes dores, veio dirigindo da capital até Vilhena, num trecho de 700 km. Ele só resolveu parar e procurar ajuda porque, além das cólicas, não conseguia defecar. Depois da cirurgia e com a receita dos medicamentos que precisará tomar na estrada, o homem entrou no caminhão que havia deixado no pátio do hospital e foi embora. 



  • Adolescente teria sido dopada por grupo de homem.

    CN / Foto: ilustrativa

    Casos de abusos ameaçam constantemente a inocência de adolescentes e crianças. Em Caetité uma adolescente, de apenas 13 anos, que teve sua identidade preservada, foi encontrada por seu genitor, caída ao chão em uma rua no centro da cidade, totalmente dopada. A garota apresentava sinais de que havia ingerido substâncias entorpecentes. Em depoimento, a jovem relatou que um grupo de homem, ofereceu um bebida a ela e suas amigas. Após ingestão, a garota ficou totalmente sem coordenação motora. Não se sabe ao certo as intenções do grupo de homem que praticaram a ação. A adolescentes ainda apresentava arranhões nos membros inferiores, causados por quedas sofridas nas ruas. A Polícia alerta aos pais para ficarem atentos a qualquer ação suspeita de indivíduos em torno de seus filhos. Qualquer denuncia pode ser feita pelos telefones: 190 e 100. 



  • Juiz deixa claro, pessoas de outras cidades poderão vir a cumprir pena em Brumado, com a construção do CDP

    Dr. Genivaldo Guimarães falou que Brumado tem grande necessidade e que o CDP precisa ser construído. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Convidado pela Comissão de Constituição e Justiça, O Juiz da Vara Crime de Brumado, Dr. Genivaldo Guimarães, compareceu na segunda-feira (26), na Câmara de Vereadores para fazer uso da Tribuna Livre e esclarecer alguns detalhes quanto à construção do Centro de Detenção Provisória em Brumado.
    Assim que iniciou a sua fala, o juiz se demonstrou contrariado quanto ao número de pessoas presentes na Casa Legislativa, local em que importantes decisões são tomadas, segundo o Dr. Genivaldo Guimarães, o povo deveria participar mais.

    Entrando no assunto CDP, o juiz falou sobre a grande necessidade que Brumado tem de que esse Centro de Detenção seja construído, e fez questão de frisar que o momento é agora, pois, por se tratar de um período político as coisas tem mais facilidade de acontecerem.
    Dr. Genivaldo, disse que segundo informações obtidas junto ao chefe de gabinete do Seap – Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, Carlos Sodré, não será construído um Centro de Detenção Provisória, mas sim, um presídio. Com capacidade para abrigar não só condenados de Brumado, como também das cidades vizinhas.


    Quanto as consequências do presídio, o Juiz disse que só há benefícios, pois, devido a segurança máxima, não haverá grandes possibilidades de fuga, como acontece na delegacia da cidade, irá gerar empregos dentre outros.

    Quanto ao local onde será construído, segundo um dos parlamentares, será próximo ao Frigorifico, a 4 km da comunidade da Lagoa Funda, onde estava previsto a construção anteriormente e que foi embargada devido á protesto dos moradores.
    O projeto com o local exato será apresentado na próxima Sessão para ser apreciado pelos parlamentares.



  • Galvão Bueno ganha salário de R$ 5 milhões, diz jornal

    Galvão Bueno ganha quase o dobro que Faustão, diz jornal Reprodução/Facebook

    Galvão Bueno teria superado o apresentador Fausto Silva e seria atualmente o maior salário da Globo.

    De acordo com informações do jornal O Dia, desta terça-feira (27), o narrador esportivo leva R$ 5 milhões por mês e ainda leva muito mais quando faz publicidade.  

    Segundo a publicação, o valor é quase o dobro do salário de Faustão, o segundo mais bem remunerado da emissora.  



  • Bahia tem o 2º maior crescimento nas taxas de homicídios e suicídios

    Foto: Fabiano Neves/Destaquebahia.com.br

    A Bahia é o estado com o segundo maior crescimento nas taxas de homicídios e suicídios por 100 mil habitantes do país, entre 2002 e 2012, conforme prévia do Mapa da Violência 2014: Os Jovens do Brasil, divulgada ontem. Em 2002, foram 1.735 homicídios no estado. Já em 2012, o número chegou a 5.936 — uma variação percentual, nos anos considerados, de 221,6%.

    No mesmo período, o estado perde apenas para o Rio Grande do Norte — que registrou 301 homicídios em 2002 contra 1.121, em 2012, e variação de 229,1%. A variação nacional de assassinatos foi de 2,1%.


    A assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que vai analisar o estudo, bem como a sua metodologia, para só então se pronunciar a respeito. No caso de suicídio, a variação percentual na década foi de 92 na Bahia e 20,3 em todo o país. Na Bahia, em números absolutos, foram 233 suicídios em 2002, contra 476, em 2012.  

    No último ano do levantamento,  a Bahia figurou  na quinta posição na taxa de homicídios, atrás de Alagoas, Espírito Santo, Ceará e Goiás. Mesmo assim, a evolução ainda em relação aos demais estados, indica que não houve decréscimo da violência.

    O documento se baseia no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde (MS) e é assinado pelo coordenador  da Área de Estudos da Violência, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), Julio Jacobo Waiselfisz.

    Publicado desde 1998, o trabalho mostra que, em termos absolutos, houve um crescimento em todo o país,  de 49.695, em 2002,  para 56.337, em 2012, em  casos de homicídios - em relação a 2011, o acréscimo no número de homicídios foi de 7%.

    A prévia também inclui o  número de vítimas nos acidentes de transporte - houve crescimento em termos gerais de 38,3%.



  • Weliton Lopes solicita sessão solene em homenagem a padre José Silva

    Padre Zé Silva. Foto: Fabiano Neves/ Destaquebahia.com.br

    O vereador Weliton Lopes é o autor do requerimento que solicitou a realização de sessão solene em homenagem ao padre José Silva, que estará deixando o Município para cursar mestrado em Filosofia.

    Em seu requerimento o vereador destaca que o Padre José Silva tem realizado um trabalho de enorme importância para a comunidade brumadense, tanto na área religiosa como na social, desenvolvendo vários projetos que atende a toda população, em especial a mais carente.

    Weliton Lopes frisa que a saída do padre deixará uma grande lacuna e a sua ausência será com certeza sentida por todos, destacadamente a comunidade católica, que tem na pessoa de José Silva um orientador e amigo.

    Na área social realizou um dos trabalhos mais marcantes de José Silva junto a Associação Divina Providência e Cáritas Paroquial João XXIII, onde prestou relevantes trabalhos a fim de assegurar a permanência do homem no campo com melhorias de vida, quando da instalação de cisternas através da ASA – Articulação do Semiárido. Este trabalho mudou de a realidade das localidades que sofriam com a seca.

    A proposição foi subscrita pelos vereadores de oposição que destacaram a importância da homenagem ao pároco e a data solicitada foi o próximo dia 09 de junho. Portanto, todos os preparativos para essa data já devem ser iniciados pela Câmara.

    “Essa homenagem é uma forma de agradecer a todos os serviços prestados pelo Padre à nossa comunidade, onde sempre manteve a mais amistosa relação com as demais religiões, respeitando a liberdade de crença religiosa”, frisou Weliton Lopes.



  • Motorista é preso com 122 quilos de maconha na BR-116 / Norte

    A apreensão ocorreu depois de denúncias encaminhadas à polícia / PCS / Foto: Reprodução

    Mais de 120 quilos de maconha prensada, acondicionados em três pneus reservas de um caminhão, interceptado na BR-116 Norte, em Feira de Santana, foram apreendidos, durante operação conjunta da Polícia Civil, por meio do Departamento de Narcóticos (Denarc), e Polícia Federal. O caminhoneiro Adaylton Oliveira de Assis, de 35 anos, responsável pelo transporte da droga, foi preso.

    Os 168 tabletes de maconha, avaliados em R$ 120 mil, vinham do município de Luís Eduardo Magalhães e seriam comercializados em bairros de Salvador. Segundo o delegado do Denarc, Maurício Moradillo, a apreensão ocorreu após denúncias encaminhadas ao departamento, no início da tarde de domingo (25), informando que um caminhão transportando drogas saíra daquela cidade com destino à capital baiana.

    Os policiais montaram um cerco próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal e aguardaram o veículo descrito nas denúncias, que passou pelo local em cima de um caminhão guincho. Segundo Adaylton, que receberia R$ 700 pelo serviço, o caminhão apresentou defeitos mecânicos e precisou ser rebocado. Uma perícia irá confirmar a informação dada pelo traficante em seu depoimento.


    De acordo com o delegado Moradillo, o proprietário do caminhão e a pessoa que receberia a droga já foram identificados e estão sendo procurados pela polícia. Adayilton foi autuado por tráfico de drogas e será encaminhado ao sistema prisional. A droga apreendida vai ser periciada no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

    O resultado da operação, que contou com a participação de outros representantes da Força Tarefa de Combate ao Narcotráfico, como Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia, foi apresentado à imprensa pelos delegados Maurício Moradillo, do Denarc, e Leonardo Almeida Rodrigues, da Polícia Federal, na manhã de hoje, no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.



  • Campo Formoso: Primeiro casamento Gay oficializado

    “Estou sentindo um grande prazer. Realizei meu sonho”, conta Manoelito, que se vestiu de noiva para se casar com André / Campo Formoso Noticias / Foto: Reprodução

    Um casal homossexual, composto por duas pessoas do sexo masculino, entraram para a história de Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, ao protagonizarem o primeiro casamento gay realizado oficialmente no município. A cerimônia aconteceu no Fórum Desembargador Adolfo Leitão Guerra e acabou chamando a atenção da população, que compareceu ao cartório civil para registrar e presenciar o momento.

    Já depois de casados, Manoelito Maximo dos Santos e André da Silva Oliveira Santos falaram da emoção do momento. “Estou sentindo um grande prazer. Realizei meu sonho. Tem que ter coragem para enfrentar essa batalha, mas a gente tem que ser o que é, de verdade. Todo na nossas famílias aceitam, já tem dois anos que vivemos juntos e está tudo bem”, disse Manoelito, que fez questão de usar vestido de noiva para a cerimônia oficial.



  •  Morre o soldado Nelson Vilas Boas

    Blog do Anderson / Foto: Reprodução Facebook

    Faleceu no início da noite desta segunda-feira (26), em Vitória da Conquista, o soldado da Polícia Militar, Nelson Vilas Boas, vitíma de um atentado no início deste mês. O policial estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital IBR, desde o início deste mês. Em seu perfil do Facebook, Lívia Santos, prima do jovem, deixou o seu depoimento:“Descanse em paz Nelsinho, vc foi um grande guerreiro… foram 23 dias de luta, e vc lutou bravamente, confesso q apesar de tdo eu tinha certeza q vc ia sair dessa. Ontem tive a oportunidade de estar com vc, que pena q foi uma despedida, vc mexeu o braço e eu por um momento acreditei q pudesse ser um sinal de vida, mas era um tal de movimento involuntário… coisas q vão além do nosso entendimento.  Agradeço a todos que oraram pela recuperação de meu primo, mas infelizmente ele não resistiu…”. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. 



  • Marido pagou R$ 15 mil pelo assassinato da mulher grávida, diz polícia

    Rodrigo Cuzzuol foi preso na última sexta-feira (23) Reprodução Rede Record

    A Divisão de Homicídios de Niterói procura os dois prováveis responsáveis por aplicar as facadas que mataram Suelen Salles, de 26 anos, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. O crime aconteceu em abril e, segundo a polícia, foi realizado a mando de Rodrigo Cuzzuol, marido da vítima, que teria pago R$ 15 mil pelo assassinato.

    Suelen estava grávida de seis meses quando foi atacada. A amante de Cuzzuol, Flávia da Silva Ramos, foi a primeira suspeita a ser presa. Na delegacia, ela acusou Cuzzuol pelo planejamento do crime.

    O marido da vítima foi preso na última sexta-feira (23). O delegado responsável pelas investigações afirmou que ele pode ter amarrado a mulher, antes de sair de casa, para facilitar a ação dos assassinos.



  • PROMOÇÃO COPA PREMIADA NAS LOJAS SANTINA