• Vencido pelo álcool, andarilho morre no centro da cidade

    Fonte e Foto: Blitz Conquista

    O andarilho conhecido como Zenóbio morreu na tarde desta segunda-feira, 16, junto a floricultura que fica na intersecção das Ruas Laudicéia Gusmão com Rua Lisboa. Zenóbio tinha deitado junto com seus amigos e demorou de acordar. Após observarem e perceberem que havia formiga em sua boca seus parceiros tocaram no corpo e perceberam que ele estava morto. O Samu 192 foi chamado e constatou a morte. De acordo com conhecido da vítima, ela era dependente do álcool e foi definhando por conta do vício. Zenóbio chegou a trabalhar numa eletrônica no Centro de Conquista, porém não conseguiu vencer a dependência e acabou morrendo.



  • Sesoc convoca beneficiários do “ MINHA CASA, MINHA VIDA

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro / Foto:Destaquebahia.com.br

    A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – Sesoc, informam e convocam os beneficiários que participaram do sorteio das unidades habitacionais no Bairro Bom Jesus – Malhada Branca, que a ASSINATURA DOS CONTRATOS, ocorrerá na próxima Quarta Feira (18.12), a partir das 08h30min, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro



  • BRUMADO

    AS FACES DO DIREITO

    AS FACES DO DIREITO

    Advogado Dr.Cléio Diniz colunista do Destaquebahia.com.br

    “A Cezar o que é de Cezar”, uma frase bíblica muito utilizada, todavia de forma restritiva e focada para exemplificar o direito de cada um individualizado. Este enfoque muitas vezes atua em detrimento ao um direito maior, o direito contido nos princípios da convivência social.

    Por esta razão, constantemente vemos conflitos de direitos individuais e na ânsia da defesa e garantia de um direito individual o direito coletivo e os interesses da sociedade são colocados de lado.

    Não é raro aparecer questões onde a parte pretende pleitear em juízo um direito que julga ser absoluto, todavia, ao explanar sobre o caso, buscar além da história narrada a princípio, Analisar de forma ampla e global, ver a existência de algo mais, da incidência de outro direito que se sobrepõe, no caso específico, apesar da existência do direito individual, este se subjuga a um interesse de manter a harmonia e o equilíbrio da convivência social. A lei tem que ser analisada sob a óptica dos princípios gerais do direito.

    Por esta razão, dizemos que o direito tem diversas faces e o que, “é certo para um não o é para outro”. Esta divergência de posicionamento agregada a um sentimento intrínseco e a prevalência da vontade individual de cada um em detrimento ao anseio de convivência social é causadora quase que exclusiva dos inúmeros embates levados ao poder judiciário.

    Temos nesta seara, a incoerência entre a necessidade do ser humano do convívio em sociedade e a existência de sobrepor interesses individuais. Posicionamento que tem levado aos resultados atuais de falência do sistema em todas suas esferas, como afirmou o Ministro da Justiça Eduardo José Cardoso em sua palestra conferida no XIII Congresso Brasileiro de Direito do Estado, Salvador, Ba, em maio do corrente ao, “Esta na hora de pensarmos um novo modelo de Estado”.

    O certo é que alguém terá que dar o primeiro passo. O Certo é que, apesar de dolorido a educação precária tornou-se uma das grandes responsáveis pela diversificação das faces do direito.

    Conhecer sobre os princípios gerais do direito deveria e deve ser matéria obrigatória na grade curricular, assim como a física, a química, a biologia, a língua estrangeira, dentre todas as outras. A evolução de um povo esta diretamente ligada ao conhecimento de seus direitos e deveres, não apenas na esfera, mas no campo social e coletivo.



  • Botuporã: Regional da Coelba em Brumado demora para normalizar fornecimento de energia e população é prejudicada

    A regional da empresa em Brumado demorou para normalizar o fornecimento de energia / Foto e fonte: Blog do Glauber

    O município de Botuporã ficou sem o fornecimento de energia elétrica desde o amanhecer do dia, aproximadamente às 6:30, até às 14:30 desta segunda-feira (16), foram mais de 8h sem energia. A estrutura da cidade, tanto no setor público, quanto na área comercial, parou. A feira-livre ocorre no dia de hoje e também foi prejudicada. Representantes do setor de combustível na cidade reclamam que não abasteceram sequer um veículo durante este tempo, visto que as bombas precisam de energia para funcionarem. Além disso, não tiveram acesso aos serviços bancários. Donos de supermercados mostraram-se revoltados com a situação, pois boa parte dos produtos postos à venda são perecíveis. Apesar da volta da energia, a cidade continua sem o sinal da operadora TIM desde o momento da queda. Funcionários da prefeitura entraram em contato com a regional da empresa em Brumado e disseram que o conserto seria demorado, como, de fato, foi. A população espera esclarecimentos urgentes por parte da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) sobre a interrupção de energia na cidade. Por ser uma concessionária que atua em todo o estado da Bahia, muitas pessoas aguardam pronunciamentos e atitudes por parte de deputados estaduais.



  • Sancionada lei que declara Chico Mendes patrono do meio ambiente no Brasil

    Fonte:Robson Pires / Foto: Reprodução

    A lei que torna Chico Mendes patrono do meio ambiente brasileiro foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada hoje (16) no Diário Oficial da União. O líder seringueiro, morto há 25 anos, ficou conhecido internacionalmente por sua luta em favor da categoria e da proteção da Floresta Amazônica.
     
    Chico Mendes foi assassinado a tiros, no quintal de sua casa, em Xapuri, no Acre, no dia 22 de dezembro de 1988, uma semana depois de completar 44 anos. Nesta segunda-feira, haverá sessão solene no Congresso Nacional em memória dos 25 anos da morte do líder seringueiro.
     
     



  • Salvador não terá feriado nos dias de jogo da Copa do Mundo

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    O prefeito ACM Neto confirmou nesta segunda-feira (16) que não deve decretar feriado em Salvador nos seis dias de jogos da Copa do Mundo de 2014. "Não é razoável parar a cidade por um mês por conta da Copa do Mundo", argumentou, em entrevista à Rádio Metrópole. O gestor citou os feriados decretados durante a Copa das Confederações na cidade e justificou a ação por conta dos problemas de mobilidade enfrentados na capital este ano. "A cidade não tinha um calendário organizado e tinha problemas no trânsito, como o buraco na BR-324. Se não tivesse feito na Copa das Confederações, a cidade teria parado", explicou, ao lembrar que o período do Mundial já tem os feriados de Corpus Christi, São João e 2 de Julho, além de um expediente reduzido nos dias de jogos do Brasil. "Mudamos o calendário das escolas. O ano letivo vai começar mais cedo com férias curtas em janeiro e mais longas no meio do ano para compensar. Com isso, teremos férias escolares na rede pública e privada durante os jogos. Isso representa uma diminuição de 25% nos números de carros na rua. É um alívio importante", ponderou, ao comentar que pretende definir um turno diferenciado para os servidores públicos nos dias de jogos em Salvador. "Por exemplo, se tiver jogo às 15h, os servidores vão trabalhar das 8h às 12h. Isso evita que a gente tenha problema de saída coletiva", anunciou. Na última segunda-feira (9), o Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (Sindilojas-BA) protocolou, no gabinete do prefeito ACM Neto, uma solicitação formal para que não fosse decretado feriado em Salvador nos dias de jogos da Copa do Mundo.



  • Mirangaba:Galinha põe ovo gigantesco no interior do município

    Fonte e Fotos do Portal Cidade Mirangaba.

    Um fato curioso vinha chamando atenção dos moradores de Ponto Alegre e Nuguaçu, uma Franga (Galinha nova que ainda não põe ovos) acabou botando um ovo gigantesco, muito maior do que a média, fora dos padrões da raça, o proprietário da Fazenda Agueiro  o Srº  José Bendito Carvalho popularmente conhecido por Zito de Erpidio, ficou impresionado com fato convidou que fez questão de chamar a equipe do portal pra fazer uma visita, em sua fazenda. Ao chegar no local ele contou que algo de errado estava acontecendo com essa Franga, pois a mesma demorou mais do que o normal, segundo seu Zito mais de 3 horas. Seu Zito diz que ficou surpreso  quando ouviu o canto da galinha e ao chegar no ninho encontrou um ovo como nunca tinha visto antes, e que já tinha acontecido  com outras aves mais não daquele tamanho.O ovo mede 16 cm de diâmetro e 09 cm de Altura passo de 165g.

     

     
     


     



  • Ministra que atacou “os bandidos de toga” deixa a magistratura e diz:

    Fonte: Robson Pires / Foto: Reprodução

    A proximidade do dia 5 de novembro de 2014 trazia uma inquietação à ministra Eliana Calmon. Nessa data, ela fará 70 anos, o que a obrigaria a deixar o cargo que exerce há 14 anos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e encerrar a carreira de 34 anos na magistratura. Às vésperas da aposentadoria compulsória, a baiana se perguntava: “O que vou fazer a partir de agora? Advogar? Nem pensar. Lecionar? Não vou ensinar mentira para os meninos.” Trabalhar numa ONG parecia uma boa ideia, até que convites para entrar na política começaram a aparecer.
     
    Na entrevista concedida ao site do STJ, a ministra conta que a decisão de antecipar a aposentadoria para o próximo dia 18 de dezembro só veio realmente quando ouviu uma declaração do senador Pedro Simon (PMDB-RS) pela televisão. “E ele nem sabe disso!”, revela a magistrada. Ainda que nunca tivesse passado pela cabeça dela ir para a política, como diz, “o destino vai mostrando os caminhos”. Por esses caminhos, chega à política quase como chegou à magistratura – “meio sem querer”.
     
    Quando corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon causou polêmica ao afirmar que no Judiciário existem “bandidos de toga”, criticou a aposentadoria compulsória como forma de punição a juízes no Brasil. Em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, Eliana disse que o maior problema da Justiça está nos tribunais e não na primeira instância.



  • Reforma administrativa será votada hoje no legislativo brumadense

    A reforma administrativa será votada hoje (16) / Destaquebahia.com.br

    Será votada na sessão de hoje (16), no Legislativo brumadense a reforma administrativa, projeto enviado a câmara pelo Executivo em caráter de urgência. A votação seria na sexta-feira (13), porém a oposição pediu mais tempo para poder analisar de forma minuciosa o projeto. Entre as questões apresentadas na reforma administrativa, está a transformação do DTTU em “Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes,” (SMTT). Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, caso seja aprovada a reforma e sancionada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias, o trânsito em Brumado será gerido pela Superintendência que terá mais autonomia administrativa e também dotação orçamentária própria.            



  • Lutador brumadense vence por nocaute em luta de MMA

    Destaquebahia.com.br / Foto: Divulgação

    Aconteceu no último sábado (14), na cidade de Livramento de Nossa Senhora, o evento de MMA, onde o brumadense Iris Douglas consagrou-se campeão. O atleta é uma das revelações da Academia Aranha Team Jiu-jítsu. Douglas venceu a luta por nocaute no segundo round, e recebeu além da premiação como campeão, o prêmio de melhor nocaute da noite.

     

     



  • Fla dá entrada em pedido como 3º interessado no processo da Lusa

    Michel Assef Filho (E), dir. Jurídico do Flamengo (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

    Advogado explica que Portuguesa usará argumentos sustentados também pelo Rubro-Negro e, por isso, espera ter a palavra no julgamento dela, que será o primeiro
     

    Nesta segunda-feira, Flamengo e Portuguesa serão submetidos ao julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que pode mudar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A Portuguesa corre o risco de perder quatro pontos e cair - o que salvaria o Fluminense - por ter usado o jogador Héverton na última rodada do Brasileirão, diante do Grêmio. Suspenso por dois jogos, o atleta havia cumprido apenas um e não poderia ter atuado na partida. O início da pauta está marcado para 17h. O caso da Lusa está previsto para ser o primeiro em pauta. O Flamengo, que também pode perder quatro pontos pela escalação do lateral-esquerdo André Santos contra o Cruzeiro, pela última rodada (ele teria de ter cumprido a suspensão de um jogo nessa partida), contudo, deu entrada em pedido para ser homologado como terceiro interessado no processo da Lusa na última sexta-feira.

    Como a Lusa usa argumentos que também serão sustentados pelos rubro-negros, o advogado que defenderá o clube da Gávea, Michel Asseff Filho, entrou com o pedido no tribunal para poder fazer uma sustentação desses argumentos em comum já no julgamento do clube paulista, para não exaurir o tema antes do início da análise do processo de infração do Flamengo. A Portuguesa será defendida pelo advogado do Corinthians, João Zanforlin. O Fluminense também deu entrada em pedido para ser registrado como parte interessada.

    O detalhe é que o Flamengo também corre risco de rebaixamento. Se for punido, e a Portuguesa, absolvida, o clube rubro-negro entrará para a zona de rebaixamento, com 45 pontos ganhos, livrando da queda o Fluminense, que terminou a campanha com 46. 

    Durante a semana, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, mostrou indignação pelo que chamou de “tentativa de golpe” e rechaçou qualquer possibilidade de queda do Fla. 

     - Nem vamos falar de queda, porque tenho certeza que não vai acontecer. Mas meu sentimento é de indignação. Estávamos em uma tentativa de moralizar o esporte e, de repente, vemos uma tentativa de golpe contra os princípios éticos e morais que deveriam reger o esporte - disse o mandatário, na ocasião em Assunção para o sorteio dos grupos da Libertadores, em entrevista à Band News.

    Bandeira disse ainda que não houve erro por parte do Flamengo na escalação de André Santos, principalmente porque o jogo contra o Cruzeiro já não valia nada para ambas as equipes. Apesar das críticas, o presidente disse confiar na decisão do STJD.

    - Temos razão nesse caso. Não houve nada errado. Admitindo que os membros do Tribunal entendam que Portuguesa e Flamengo erraram, não existe nada nem ninguém que obrigue a perda de pontos. Foram jogos praticamente amistosos, ninguém se beneficiou da escalação desses jogadores. Confio na decisão do STJD, mas temos que nos perguntar qual é a definição de Justiça Desportiva. Ela deve trabalhar para que os interesses esportivos se sobreponham a outros interesses. É uma situação extremamente desagradável.



  • Centenas de pessoas compareceram em congresso evangélico realizado no Colégio Nice Públio

    A área de eventos do Colégio Nice Públio ficou completamente cheia / Foto: Selma Ribeiro - Destaquebahia.com.br

    A Igreja Evangélica Assembléia de Deus, uma das maiores do municipio, realizou o sexto congresso da UMADB (União da Mocidade da Assembléia de Deus de Brumado), com o Tema: “Eis que farei entrar em vós o Espírito, e Vivereis”. O congresso contou com a presença do pastor Celso Godoy, responsável pela ministração da Palavra de Deus neste congresso que iniciou dia 13/12 (sexta) e veio a finalizar neste domingo (15/12).


    Da esquerda para a direita: Álvaro Tito, Pastor Ivã Leão, pastor Celso Godoy e sua esposa e em seguida o pastor Eraldo.

    O evento ainda teve participação especial do cantor Álvaro Tito, um grande ícone da música gospel brasileira, além do coral e da banda da igreja que também tiveram as suas brilhantes participações.
    Diversos pastores  que dirigem congregações da referida igreja, nos bairros e na zona rural também estiveram presentes. 
    O pastor Ivã Leão, líder da igreja Assembléia em Brumado, é um dos grandes realizadores e apoiadores de eventos como este promovido pela igreja na cidade e na região.



  • Com a canção “Retratos Falados” Walter Lages vence o festival de Música

    Com a canção


    Com grande maestria ao dedilhar a sua própria canção na viola, Walter  Lages da cidade de Ribeira do Pombal – Bahia, foi o grande vencedor da segunda edição do FEMP-B.
    Assim que subiu ao palco na segunda noite do festival (13/12), ele [Walter Lages] já conseguira arrancar a simpatia do público presente; com a sua campanga, sua viola e o chapéu de couro, além da voz que em sintonia com os acordes que foram tocados, ele transferiu como que através de um filme a lida e a vida do sertanejo em “Retratos Falados”.
    Por isso, ao disputar com os nove concorrentes (foram 10 finalizistas) no último sábado (14/12), Walter Lages já havia conquistado o público, e os jurados por sua vez, também deram melhor nota á sua canção, fazendo com que o mesmo se consagrasse o grande vencedor, levando consigo a premiação de R$ 4.000,00 (quatro mil reais). O demais premiados foram:
    2º lugar: cantor e compositor Zebeto Correia, de Belo Horizonte, com a música Por onde o Rio Passa.
     3º lugar: Diorgem Júnior, da cidade de Governador Valadares (MG), com a música Saudade Matadeira.
    O brumadense Arlindo Polvinthay ficou em 4º lugar com a canção Trem da Espera.
    5º lugar: Brena Gonçalves da cidade de Ilhéus, com a música Bastidores da Estrela.
    6º lugar: Achiles Neto da cidade de Vitória da Conquista com a música Agonília,
    A sétima e última música premiada foi Pé de Eu Te amo, do cantor e compositor Tavinho Limma, de Ilha Solteira (SP).
    O Festival de Música Popular Brumado, foi uma realização de Chiquinho Amorim e o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado.

     



  • Gato recebe por sete meses benefício do Bolsa Família

    Fonte: Estadão / Foto:Reprodução

    Billy, um gato com 4 anos de idade, foi cadastrado no Bolsa-Família como Billy da Silva Rosa, e recebeu durante sete meses o benefício do governo, R$ 20 por mês. A descoberta ocorreu quando o agente de saúde Almiro dos Reis Pereira foi até a casa do bichano convocá-lo para a pesagem no posto de saúde, conforme exige o programa no caso de crianças: "Mas o Billy é meu gato", disse a dona da casa ao agente.

     

    Ela não sabia que o marido, Eurico Siqueira da Rosa, coordenador do programa no município de Antônio João (MS), recebia o benefício do gato e de mais dois filhos que o casal não tem. Os filhos fantasmas faziam jus a R$ 62 cada, desde o início de 2008, quando Eurico assumiu o cargo.

     

    O golpe foi identificado em setembro e o benefício foi suspenso. Eurico ainda tentou retirar Billy do cadastro e pôr o sobrinho Brendo Flores da Silva no lugar. Mas já era tarde. No início desta semana o "pai" do gato Billy acabou exonerado a bem do serviço público e está sendo denunciado à Justiça. O promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro disse que o servidor terá de devolver o que recebeu ilegalmente.



  • Prefeito diz que após visita do governador muitas coisas mudaram

    Por ocasião da inauguração do fórum eleitoral em Brumado, o prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra, popularmente conhecido como (Ceará), concedeu entrevista ao Destaquebahia e disse está tranquilo quanto a rejeição das contas do município, tendo em vista que já foi pedido ao Tribunal de Contas a reconsideração, estou tranquilo e calmo já fizemos o pedido de reconsideração, e tenho certeza que as coisas vão da certo. O que aconteceu foi uma revista que fizemos no muncipio e a contabilidade não enviou para Caetité, esclareceu o prefeito.

    Ceará disse ainda que após a visita do governador a cidade de Malhada de Pedras, muitos benefícios que foram solicitados estão começando a chegar, depois que o governador esteve aqui em Malhada de Pedras  muita coisa mudou, nós conseguimos mais calçamentos para a cidade e muitos equipamentos já estão chegando, tudo isso graças a visita que o governador fez a nossa cidade, " concluiu.