• Saúde em Movimento: Tudo pronto para começar o atendimento a população

    Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    As unidades móveis do programa Saúde em Movimento já estão em Brumado. O atendimento a população acontece nos dias 28 junho e 06 de maio. As carretas chegaram à capital do minério no início da tarde da última sexta-feira (23). Neste sábado (24), após uma carreata pelas principais ruas da cidade, os veículos equipados com aparelhos oftalmológicos foram estacionados na área interna do Ginásio de Esportes na Avenida Centenário. Pacientes com mais de 60 anos de idade e do programa TOPA de 21 municípios da microrregião de Brumado e Paramirim serão atendidos com exames e também com cirurgias de catarata.

     



  • Prefeito Aguiberto assina 'Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres'

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    O Prefeito Aguiberto Lima Dias, esteve na ultima quinta feira (22), na Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM). Na ocasião e, na presença da Secretária Dr.ª Lúcia Barbosa, assinou o “Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”. O documento é um acordo federativo firmado entre prefeituras, Governo do Estado e Governo Federal, formalizando compromissos para a execução de políticas de redução dos índices de violência sexista. Na lista das prioridades assumidas pelas esferas do poder público estão ações para aplicabilidade da Lei Maria da Penha; fortalecimento da Rede de Serviços para Mulheres em Situação de Violência; segurança cidadã e acesso à Justiça; garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; além de iniciativas que promovam o empoderamento das mulheres.

     

    O Pacto aponta aos municípios, dentre outras recomendações, a necessidade de promoção do diálogo permanente com a sociedade civil organizada e com as instituições governamentais nos seus territórios, com o propósito de minimizar o número de ocorrências da violência contra a mulher, no período entre 2014 e 2017. De acordo com o Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, a Bahia está na 6ª posição do ranking nacional de homicídios femininos praticados no âmbito doméstico e familiar.

     



  • Pastora psicóloga tem registro cassado: 'Não sou homofóbica, esse povo que é cristofóbico'

    BN / Informações da revista Fórum / Foto: Reprodução

    A pastora, psicóloga e pré-candidata a deputada federal Marisa Lobo foi cassada pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR). O processo corria em sigilo, mas o senador Magno Malta (PR) realizou um discurso no plenário do Senado nesta quarta-feira (21) e revelou a decisão. Segundo a evangélica, ela sofre perseguição religiosa pelo CRP. “Não sou eu homofóbica, esse povo que é cristofóbico”, declara. A decisão que cassou o registro profissional de Marisa foi publicada na sexta-feira (16). Ela afirmou que vai recorrer ao Ministério Público contra a sentença e se diz inocente das acusações a respeito da “cura gay”. “Quem inventou isso foi a AGLBT [Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais]. Tenho pacientes muito respeitados que gostam de mim, que são homossexuais e que continuam homossexuais”, conta. “Meu erro foi não querer tirar ‘psicologia cristã’ do meu site”, acrescenta. Segundo a pastora, a psicologia deva ajudar as pessoas a fazerem suas escolhas, mas ela lamenta que não pode orientar pacientes seus homossexuais a se tornarem heterossexuais. “A psicologia não pode [ajudar uma pessoa a se tornar ex-gay] porque o Conselho não permite”, explica. Para ela, isso é tirar “a liberdade das pessoas de não querer viver essa vida”. Em nota, o Conselho Regional de Psicologia afirmou que não vai se manifestar sobre o caso. “As informações referentes ao processo são sigilosas até o resultado do julgamento, que ainda cabe recurso à instância federal”.



  • Eunápolis: Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental apreende 56 armas de fogo

    Destaquebahia / Foto: Divulgação

    A Cippa (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental) realizou a apreensão de 56 armas de fogo. A ação aconteceu no distrito de Gabiarra, em Eunápolis, no extremo-sul baiano. Ao abordar um homem que trafegava em uma moto por uma estrada vicinal, portando um pacote na garupa do veiculo os policiais encontram três armas longas.  Ao ser interrogado, o homem falou a respeito de uma oficina clandestina existente na região. A guarnição da CIPA foi averiguar o local e foram encontrados mais 53 artefatos de calibres e tipos variados, entre elas, um fuzil modelo 908, calibre 7.62 de uso restrito das forças armadas, espingardas de cartucho, espingardas artesanais, rifles, revólveres, pistolas, garruchas e diversos cartuchos. Os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Eunápolis, e todas as armas foram apreendidas.



  • Reinstalação da Defensoria Pública, comissão se manifesta e candidatos agradecem pela dica

    Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Faixas, cartazes, outdoor e uma pergunta para os Deputados, ’Brumado há um ano sem defensoria pública, até quando? E na sequência um apelo, ‘ Lute por Brumado! Defensoria Já! Essa foi a forma escolhida pela comissão em prol da reinstalação da unidade da DPE (Defensoria Pública Estadual) em Brumado, para recepcionar o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo do estado, deputado federal Rui Costa e sua comitiva, que estarão em Brumado no próximo domingo (25) na AABB e tantos outros que por aqui passarem. Em ano de eleição, a pergunta é um prato cheio para um longo e belo discurso que com certeza, será o carro chefe para todos os candidatos que pedirem voto na Capital do Minério. 



  • Brumadenses são presos com serra, celular e drogas

    Destaquebahia / (Foto: Divulgação | Polícia Civil.)

    Dois brumadenses foram presos em uma ação conjunta das policias, Civil e Militar da cidade de Livramento de Nossa Senhora, portando maconha, celular e uma serra. Segundo informações, o material seria jogado na Delegacia do município para presos custodiados. A dupla foi detida em atitude suspeita próximo a um posto de combustíveis. Ainda segundo informações, no momento da abordagem os suspeitos demostraram muito nervosismo, fato que fez com os policiais realizassem uma abordagem minuciosa nos elementos. Os suspeitos juntamente com todo material, foram encaminhados a delegacia. A dupla brumadense foi autuada por tráfico de drogas e associação ao tráfico. E estão à disposição da Justiça.



  • Salvador: Bandidos levam cofre de caixa eletrônico após trancarem policiais em delegacia

    Informações TV Bahia / Foto: Bocão News

    Cerca de dez homens armados explodiram um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal, localizado em frente a um supermercado, na madrugada desta sexta-feira (23), no bairro do Mirim, no município de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador.

    De acordo com a Delegacia Territorial da cidade, antes do atentado, os homens chegaram na cidade em um carro preto e trancaram com correntes e cadeados o portão de saída da unidade de Polícia Civil, que fica ao lado do prédio da Polícia Militar, para dificultar a saída dos policiais.

     
    Ainda segundo a polícia, após explodirem o equipamento com dinamite, os suspeitos levaram um cofre. O valor da quantia levada ainda é desconhecido. O carro usado pelos criminosos foi encontrado abandonado em uma praia no município. A polícia também informou que é o primeiro registro de explosão de caixa eletrônico no município. Ninguém foi preso.
     



  • Rio de Janeiro: Homem é preso suspeito de estuprar sobrinha  grávida e mais duas crianças da família

    Jorge Wanderson pode pegar de 8 a 15 anos de prisão / R7 / Reprodução / Rede Record

    Um homem foi preso suspeito de estuprar a própria sobrinha, de 12 anos, e abusar de mais duas crianças de 10 e 9 anos, em Paracambi, na Baixada Fluminense. Na delegacia, Jorge Wanderson dos Santos Henriques, de 32 anos, confessou que teria estuprado uma das meninas.

    Segundo a polícia, os abusos eram realizados na presença do filho do acusado, de 5 anos de idade. Uma das vítimas, que já estava grávida por conta dos abusos do ex-companheiro da mãe, afirma que Jorge ameaçava a família caso ela contasse o crime para alguém.

    — Ele dizia se eu não fizesse ele ia vir mata minha mãe e meus irmãos. Eu ficava com medo e fazia tudo o que ele queria.                

    A mãe da jovem, Suzy dos Santos, afirmou que os abusos aconteciam sempre na casa do acusado. Ainda segundo ela, as meninas apresentavam um comportamento suspeito, mas nunca imaginou que elas estivessem sendo vítimas do próprio irmão.

    — Como é que eu iria desconfiar sendo meu irmão? Elas nunca me contaram.

    A Polícia informou que o preso, se condenado, pode pegar de 8 a 15 anos de prisão. O acusado foi encaminhado para o sistema prisional e a polícia aguarda apenas o laudo psicológico das outras duas meninas para que ele seja anexado a outro documento do inquérito. 



  • São Paulo: Após brigar com esposa, homem mata filho de dois anos a facadas na zona leste

    José Murilo Ziakm Santos, de dois anos, não resistiu aos ferimentos / R 7 /Foto: Reprodução/ Facebook

    O ajudante José Valter dos Santos, de 48 anos, foi preso em flagrante depois de matar o filho de dois anos, no bairro Lajeado, zona leste de São Paulo. O crime foi cometido após ele brigar com a esposa na casa de uma amiga.

    Segundo a polícia, a mãe do bebê, uma vendedora de 31 anos, estava com o marido na casa de uma amiga quando se eles desentenderam. Ele a ameaçou com um soco no rosto e voltou para casa, na mesma rua.

    Quando chegou ao local, o ajudante esfaqueou José Murilo Ziakm Santos, seu filho de dois anos, no peito e no braço. Em seguida, ele tentou se matar com uma facada no peito, mas um menino de 12 anos, que havia presenciado o crime, conseguiu correr e pedir ajuda.

    Policiais militares foram acionados e, ao chegaram ao local, encontraram a vítima caída ao lado do pai. O bebê foi levado ao PS Central de Guaianases, onde morreu. Santos está internado em um hospital sob escolta policial. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, ele passou por cirurgia e seu estado é estável.

    O caso foi registrado no 50º Distrito Policial como homicídio qualificado e lesão corporal, informou a polícia.



  • Prazo para se inscrever no Enem 2014 termina às 23h59 desta sexta

    G1 / Foto: Reprodução

    Quem quiser participar da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até esta sexta-feira (23) para acessar o sistema. O prazo será encerrado às 23h59 e não será prorrogado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela prova. As inscrições devem ser feitas no site oficial do exame.

    Após o prazo, os candidatos que não têm isenção na taxa de inscrição podem pagar o boleto no banco até a próxima quarta-feira (28). A taxa de inscrição custa R$ 35. Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.

    Na quinta-feira (22), o Enem superou a marca dos 7 milhões de inscritos e bateu o recorde alcançado em 2013. Segundo o balanço mais atualizado, são 7.769.000 candidatos que farão a prova nos dias 8 e 9 de novembro.

    A expectativa é que até 8,2 milhões de pessoas se inscrevam nesta edição. Em 2013, foram 7,1 milhões de candidatos, e mais de 5 milhões fizeram os dois dias de prova.

    Até o momento, São Paulo é o estado com o maior número de estudantes no Enem 2014: até as 16h20 de quinta-feira, os paulistas haviam feito 1.085.438 inscrições. E as mulheres continuam sendo maioria de inscritos em todo o país: 4.115.318 ao todo, contra 2.903.435 homens.

    O exame deverá ser usado pelas 115 universidades federais brasileiras para acesso a cursos de graduação. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo no site enem.inep.gov.br.

    Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).

    Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do Enem, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de exame.



  • tiroteio e um homem é baleado no Bairro Urbis 2

    Foto: Emanuel Fernandes / Destaquebahia.com.br

    Na noite desta quinta - feira, por volta das 20h30min, moradores do bairro urbis 2, conhecido como "Malocão" presenciaram mais uma ação de violência.
    Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia, um homem de prenome Bruno, recebeu três disparos de arma de fogo, sendo que apenas dois tiros o atingiu. A polícia foi acionada, mas o homem foi socorrido por populares ao Hospital Magalhães Neto e não corre risco de vida. A ação foi parecida com outras já ocorridas na Capital do Mineiro, dois homens de moto passaram e atiraram em Bruno, que também possui passagens pela polícia. (Matéria atualizada às 22 horas.



  • CDL E SINDILOJAS NÃO CHEGAM A ACORDO COM O SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS

    Foto: Fabiano Neves/Destaquebahia.com.br

    Em reunião realizada no auditório do SEMAC no dia 20 de maio às 19:00 horas, com a presença dos representantes do SINDILOJAS, CDL e presença considerável de comerciantes locais, foi debatido sobre o Acordo Coletivo Individual proposto pelo Sindicato dos Comerciários de Poções.
     
    " Decidimos manter a nossa posição da NÃO ACEITAÇÃO e NÃO RECOMENDAÇÃO de assinaturas desses acordos individuais, sob pena de termos inúmeras distorções em nossa base territorial e a consequente insatisfação das empresas prejudicadas. Estamos aguardando a nossa Convenção Coletiva 2014/2015, e segundo nossa BASE SINDICAL SINDILOJAS a mesma encontra-se em conversação em SALVADOR para liberação das negociações. Acreditamos que em breve estaremos discutindo e negociando em nossa região " .
     
    " Também ficou decidido e proposto aos comerciários a elaboração do aditivo, reajustando o piso salarial da categoria em 6,8%. Com o aumento o piso salarial que era de R$ 693,00 passará à R$ 740,00. Sabemos que a falta da Convenção prejudica as duas categorias, e com esse aditivo aplicado, estaríamos contemplando os nossos colaboradores que são a base sólida de nossas empresas" Aguardamos resposta do Sindicato dos Comerciários para a aceitação.D



  • Supremo absolve deputado Marco Feliciano do crime de estelionato

    O deputado Marco Feliciano (PSC-SP), em audiência na Câmara (Foto: Gabriela Korossy/Câmara )

    Denúncia afirmou que pastor firmou contrato para culto, mas não compareceu.
    STF avaliou que caso não é crime e só poderia haver punição na área cível.
     

    O parlamentar, que é pastor evangélico, foi acusado de firmar contrato para ministrar um culto religioso e não comparecer. Os ministros do Supremo entenderam que não ficou configurado o cometimento de crime e, caso seja necessária punição, deverá ser discutida na área cível e não na área criminal.

    Feliciano presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados no ano passado. O mandato dele à frente da comissão foi marcado por embates com grupos de militantes em defesa de homossexuais. Ele recebeu acusações de racismo e se manifestou publicamente contra a união de pessoas do mesmo sexo. No Supremo, ainda responde a outro processo por homofobia.
     

    A denúncia do MP do Rio Grande do Sul é de 2009, amtes de Feliciano se tornar deputado, e foi recebida pela Justiça do estado. O MP acusou o deputado de obter para si a vantagem ilícita de R$ 13.362,83 simulando um contrato "para induzir a vítima a depositar a quantia supramencionada na conta bancária fornecida". A ação penal foi remetida ao STF em razão do foro privilegiado.

    No processo, a defesa de Feliciano classificou o episódio de "desacordo comercial" e afirmou que ele não pôde ir ao culto em razão de outros compromissos e, inicialmente, tentou devolver os valores recebidos, mas os organizadores não quiseram receber. Posteriormente, diz a defesa, os valores foram ressarcidos.

    A Procuradoria Geral da República opinou pelo arquivamento. O relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, disse que "não há como condenar" o deputado. "Todos nós, professores, ficamos impossibilitados eventualmente de comparecer a compromissos agendados. É uma temeridade dar prosseguimento à ação penal desta natureza", afirmou o ministro.



  • Greve de professores completa 25 dias em Jequié; 18 mil estão sem aula

    G1 BA / Foto: Reprodução

    Dezoito mil estudantes da cidade de Jequié, no sudoeste do estado, completaram 25 dias sem aulas nesta quinta-feira (22), por conta da greve dos professores da rede municipal. Enquanto as negociações não avançam, os pais dos alunos se preocupam com os filhos que ficam em casa, sem estudar.

    “A menina mesmo tá maior, todo dia ela fala (sic), pra terminar logo essa greve, porque ela gosta de estudar, não gosta de perder aula” diz Maria Francisca dos Santos, que tem dois netos matriculados em uma escola da rede municipal.

    Os professores deflagraram greve no dia 28 de abril e com isso, somente no maior colégio municipal da cidade, mil estudantes do ensino fundamental sem aula. Nas zonas urbana e rural são quase 100 escolas na mesma situação.

    Segundo a categoria de professores da cidade, a maior parte dos professores aderiu ao movimento. Os professores pedem o cumprimento do plano de carreira que foi assinado em acordo desde o ano passado e a Lei do Piso, que ainda não foi reajustada este ano.

    “Estamos ainda com a tabela do magistério do ano passado que é com o reajuste de 7.7 do ano passado” conta Caroline Morais,  diretora da Associação dos Professores Licenciados (APLB) de Jequié.

    Os professores também informam que já passaram por diversas rodadas de negociação, mas até agora não houve acordo com a prefeitura.

    De acordo com o secretário de educação do município, João Magno Chaves, uma nova proposta será feita para os professores para tentar dar fim da greve. “Nós estamos trabalhando uma contra proposta a que nós apresentamos na perspectiva de que o movimento paredista se encerre. Porque a gente compreende que há prejuízo para as partes, tanto governo quanto os professores e a comunidade em geral, também acaba sendo penalizada”, explica.

     



  • Fugitivo da cadeia de Caetité se entrega a policia em Guanambi

    Marcos Cardoso França estava escondido na casa de parentes / Destaquebahia / Foto: Divulgação Polícia

    Dos dez presos que realizaram uma fuga em massa da cadeia de Caetité na madrugada da última quarta-feira (21), quatro já se entregaram a policia. No final da tarde foi a vez de Marcos Cardoso França 18 anos. O fugitivo se apresentou na Delegacia de Guanambi e segundo ele, resolveu se entregar por que estava com medo. O foragido estava escondido na casa de parentes.  Ainda continuam foragidos seis detentos. As operações no sentido recapturar os outros fugitivos continuam.