• Ciclista morre ao tentar ultrapassagem em Avenida no centro da cidade

    Destaquebahia.com.br

    Nesta quarta-feira (11), um acidente na Avenida Antônio Mourão Guimarães, no centro de cidade, envolvendo um ciclista e um caminhão resultou em tragédia. O pedreiro Juvenil José Oliveira Ribeiro, de 44 anos, trafegava na Avenida e ao tentar ultrapassar um caminhão que segundo informações, presta serviço para a empresa Andrade Gutierres, tocou na lateral do veiculo desequilibrou e caiu. Devido a queda, o pedreiro sofreu várias  escoriações. O  SAMU 192 foi acionado e a vitima conduzida para o HMPMN, ainda com  vida. Juvenil não resistiu aos ferimentos e faleceu  momentos depois. O pedreiro morava no Bairro Urbis II, deixa esposa e filhos.



  • Intérprete para surdos-mudos da cerimônia de Mandela era um impostor

    Homem acusado de ser impostor gesticula durante discurso dHomem acusado de ser impostor gesticula durante discurso de Obama / Foto:10.12.2013/Evan Vucci/AP

    A cerimônia de homenagem a Nelson Mandela deixou indignados os surdos-mudos da África do Sul que, nesta quarta-feira (11), denunciaram o intérprete dos discursos como um impostor que não conhecia a linguagem dos sinais.

    "A comunidade de surdos-mudos da África do Sul está ofendida", afirmou o Delphin Hlungwane, intérprete oficial da Federação de Surdos da África do Sul.

    — Ele gesticulava e movia suas mãos em todos os sentidos. Não tinha gramática, não utilizava qualquer estrutura. Não conhecia nenhuma regra da linguagem. Não traduziu nada.

    "Não sabemos de quem se trata, ninguém o conhece. Ele apareceu nesta ocasião e não sabemos como", disse Hlungwane.

    O caso do falso intérprete provocou polêmica na África do Sul e inúmeras interrogações. Os serviços de comunicação prometeram dar uma resposta a respeito.



  • Ipiaú: Jovem costura dentadura de vampiro na boca e vai parar em hospital

    Bahia Noticias: Foto: Reprodução/ Giro em Ipiaú

    Um jovem de 21 anos morador do município de Ipiaú, no sul da Bahia, costurou uma dentadura de plástico na própria boca para se tornar parecido com um vampiro e acabou no hospital. Bismark dos Santos Cerqueira utilizou uma agulha de costureira realizou o procedimento sem anestesia. Apesar da dor, o rapaz disse ao site Giro em Ipiaú que “todo sacrifício vale apena para conquistar os nossos sonhos”. Preocupados, seus familiares chamaram uma ambulância do Serviço de Antendimento Móvel de Urgência (Samu) para a retirada dos pontos na boca do rapaz, que precisou ser encaminhado ao Hospital Geral de Ipiaú. Bismark foi medicado e liberado em seguida.



  • Itaju do Colônia: Bebê de quatro meses morre sufocado dentro do berço

    Varela Noticias / Foto: Reprodução/ Vermelhinho Ba

    O caso aconteceu no município de Itaju do Colônia, os pais estão sendo acusados de abandonar a criança. O bebê de apenas quatro meses morreu asfixiado com o lençol dentro do berço, no município de Itaju do Colônia. Segundo informações do site Vermelhinho Ba, o casal Luiz Paulo Carvalho e Edilene de Jesus Silva, está  sendo acusado de abandonar a filha, Maria Eduarda dentro de casa. A publicação informa ainda, que o casal foi detido e levado para a delegacia de Pau Brasil, já que a população queria lincha-los. Eles respondem  por abandono de incapaz.



  • MLU Intensifica o Boicote aos Postos de Gasolina e convoca toda a população

    Foto ilustrativa

    O Movimento Libertário Unificado dará mais um passo nas ações de boicote aos postos de gasolina de Brumado neste dia 16 de dezembro

    O Boicote aos postos de gasolina de Brumado intesificará sua ação neste fim de ano. A proposta do grupo é a população abastecer até R$ 1,00 de gasolina e exigir a Nota fiscal de um posto por quinzena todos os dias (por lei o consumidor pode abastecer qualquer valor e pedir nota fiscal). Com isso, o posto terá prejuízo devido a carga tributária ser superior ao valor pago.

    Esta ação surgiu no meio do ano devido ao alto preço de gasolina cobrada em todos os nove postos centrais de Brumado e, segundo mensagem enviada pelo Movimento, "só obterá êxito caso o número de pessoas participantes por dia do boicote ultrapasse a média de abastecimento diário de cada posto".
     



  • Onda de assaltos leva polícia a intensificar blitz em vários pontos da cidade

    Fabiano Neves / Destaquebahia

    Diversas blitz aconteceram em pontos diferentes da cidade, tanto durante o dia, quanto a noite. Segundo informações passadas ao Destaquebahia por um dos responsáveis pela operação, as blitz visam tirar de circulação veículos utilizados em assaltos e transporte de drogas. Nas operações, as motos tem uma atenção especial por parte da polícia, pois é um dos meios mais utilizados por meliantes para praticarem os crimes. Durantes as abordagens, muitos veículos foram autuados por estarem em situação irregular ou o condutor não está habilitado.

     

    As blitz continuarão acontecendo, e as autoridades policiais alertam os condutores para terem sempre os documentos de porte obrigatório para condução de veículos automotores e usar corretamente os equipamentos de segurança. Tais situações estarão sendo fiscalizadas para a própria segurança dos condutores.
     



  • MP-BA aciona o Governo do Estado por uso indevido de recursos da Saúde

    Bocão News / Foto: Reprodução

    Depois da denúncia do Fantástico sobre esquema de propinas em cooperativas de médicos na Bahia, o Ministério Público, através das promotoras de Justiça Patrícia Medrado e Rita Tourinho, entrou com uma ação civil pública contra o Governo do Estado para que seja obrigado, a partir de 2014, a ìnvestir corretamente a verba orçamentária vinculada à área de Saúde.De acordo com o órgão, o gestão estadual utiliza "artifícios" e "maquiagens para burlar" a aplicação de 15% do total de recursos previstos constitucionalmente para a área. 
     
     
    "Foi constatada a utilização de um expediente ardiloso para que o Estado da Bahia se esquive da regra de aplicação e destinação das verbas vinculadas à Saúde, consoante sua previsão constitucional e legal, denotando, ademais, expressa violação do artigo 8o da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)", diz o documento assinado pelas promotoras.
     
     
    A investigação foi iniciada após denúncia feita ao procurador-geral de Justiça, Wellington César Lima e Silva, no dia 12 de setembro de 2012. Segundo o MP-BA, o documento explicitava “preocupantes informações” sobre supostas irregularidades no Relatório de Gestão Fiscal do Governo do Estado da Bahia, relativo ao terceiro quadrimestre de 2011.
     
    Posteriormente, o parecer da Central do Apoio Técnico do MP-BA constatou que o Governo do Estado utilizou R$ 1,97 bilhão de recursos vinculados, com destinação legal específica, para cobrir insuficiência de caixa de recursos não vinculados, ferindo a LRF.
     
     
    Além do indevido uso da conta do Tesouro, o MP questiona a ausência de depósito das verbas vinculadas à Saúde em conta específica, a ser gerida pelo Fundo Estadual de Saúde, "para fim de fiscalização transparente" da gestão. 
     
     
    “O Estado da Bahia violou nos exercícios financeiros passados e vem violando no presente, as diretrizes constitucionais e legais do Sistema Único de Saúde ao dispor de verbas do Fundo Estadual do Saúde, as quais deveriam ser regularmente depositadas em conta específica a ser gerida por este, praticando conduta vedada pela legislação vigente.”, argumentam Rita Tourinho e Patrícia Costa na ação civil pública assinada pelas promotoras. 
     
     
    Ainda na peça jurídica, as promotoras chamam “maquiagem contábil” os artifícios utilizados pelo Governo Estadual na administração dos recursos.
     
     
    “...fica inviável se controlar se o Estado da Bahia está efetivamente aplicando ou não os valores decorrentes das verbas vinculadas à área de Saúde, pois a dita maquiagem contábil traduz, na realidade, uma burla financeira de utilização de recursos vinculados da área da Saúde para cobrir despesas de outras áreas, por intermédio da utilização de uma mesma conta do Tesouro, sem que se proceda ao depósito em conta específica dos valores decorrentes de verbas vinculadas à área da Saúde”, completa.
     
     
    Após constadas as irregularidades, o MP pede o bloqueio de 30% das receitas públicas do estado que estejam destinadas a áreas “cujo prejuízo seja menos sentindo população”.



  • Itapeva, SP: Queda de aeronave provoca duas mortes

    G1/ Morador registra aeronave em chamas (Foto: Josué Nunes / TEM Você)

    Uma aeronave de pequeno porte caiu na tarde desta terça-feira (10), no bairro Santa Maria, em Itapeva (SP). O acidente ocorreu por volta das 17h. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas que estavam no aparelho, um ultraleve, morreram no local. Uma casa foi atingida.

     

    G1 conversou com o morador Josué Nunes que presenciou o acidente e registrou foto do aparelho em chamas. O homem conta que estava a aproximadamente 500 metros do ponto onde o ultraleve caiu. Nunes afirma que o voo desse tipo de equipamento é comum na região, já que o bairro fica próximo ao aeroporto da cidade.

     

    O morador afirma que percebeu quando a aeronave levantou voo. Segundo ele, o equipamento já apresentava um barulho estranho. “Toda hora tem um ultraleve sobrevoando as nossas casas e sabemos o barulho. Essa de hoje já saiu do chão com um barulho esquisito. Ela não voou muito e já caiu”, afirma.

     

    O morador ainda conta que viu quando o equipamento bateu nos fios da rede elétrica, no poste de energia da casa até se chocar contra o imóvel. “Acho que as duas pessoas que estavam no ultraleve morreram na hora porque assim que caiu, ele já explodiu”, comenta.

     

     

    Peças da aeronave ficaram espalhadas pelo local. Parte da casa ficou destruída. Os moradores não estavam na residência no momento do acidente. Equipes de resgate estão no local.



  • Mandela 'inspirou a luta no Brasil e na América do Sul', diz Dilma em tributo

    Dilma Rousseff discursou na África do Sul no tributo em homenagem a Nelson Mandela (Foto: Pedro Ugarte/AFP) / G1 Mundo

    Sob os olhares de cerca de 80 mil pessoas, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (10), durante discurso em tributo ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela no estádio Soccer City, em Johanesburgo, que o exemplo do líder negro inspirou o Brasil e a América do Sul. Segundo Dilma, Mandela foi "a personalidade maior do século 20".

     

    "Trago aqui o sentimento de profundo pesar do governo e do povo brasileiro e, tenho certeza, [também] de toda a América do Sul pela morte desse grande líder Nelson Mandela. O apartheid que Mandela e o povo derrotaram foi a forma mais elaborada e cruel de desigualdade social e política que se tem notícia nos tempos modernos. [Mandela] Inspirou a luta no Brasil e na América do Sul. 'Madiba', como carinhosamente vocês o chamam, constituiu exemplo de referência para todos nós, pela histórica paciência com que suportou o cárcere e o sofrimento", disse Dilma.

     

    Falando em nome do continente sul-americano, a presidente brasileira foi a segunda chefe de Estado – depois de Obama – a discursar na cerimônia, que lotou o Soccer City, palco da final da Copa do Mundo de 2010, onde Mandela fez sua última aparição pública. O ato na arena de futebol marca o início dos cinco dias de homenagens ao líder sul-africano, que morreu na quinta-feira (5), em Pretória, aos 95 anos.

     

    Os tributos devem durar até seu funeral, previsto para este domingo (15). Símbolo da luta contra a discriminação racial e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Mandela será enterrado, de acordo com seu desejo, na aldeia de Qunu, localizada na província pobre do Cabo Leste, onde ele cresceu.

     

    A homenagem a Mandela no Soccer City foi transmitida em telões instalados em outros três estádios de Johanesburgo e em mais 150 locais em toda a África do Sul. O ato também foi veiculado pela televisão para dezenas de países.

    Ato falho
    A presidente brasileira discursou durante 8 minutos, com o auxílio de um tradutor. Em meio à manifestação de pesar pela morte de Mandela, Dilma cometeu um ato falho, referindo-se aos sul-africanos como "sul-americanos".

     

    "O governo e o povo brasileiro se inclinam diante da memória de Nelson Mandela. Transmito à senhora Graça Machel [viúva de Mandela], aos seus familiares, ao presidente [Jacob] Zuma e a todo o povo 'sul-americano', sul-africano, nosso profundo sentimento de dor e de pesar. Viva Mandela para sempre!", confundiu-se Dilma.

     

    A presidente do Brasil começou a discursar pouco antes das 14h (10h pelo horário de Brasília). Ao se posicionar no púlpito coberto, Dilma foi intensamente aplaudida pelo público. Ela destacou no pronunciamento que a nação brasileira, que traz com "orgulho" o sangue africano nas veias, "chora e celebra" o exemplo do líder que "faz parte do panteão da humanidade.

     

    "Sua luta [de Mandela] transcendeu suas fronteiras nacionais e inspirou homens e mulheres, jovens e adultos, a lutarem por sua independência e pela justiça social. Deixou lições não só para seu querido continente africano, mas para todos aqueles que buscam a liberdade e a justiça e a paz no mundo", destacou.



  • Novo Código Penal endurece penas para homicídio e rejeita sugestões polêmicas

    O relatório é resultado da análise de 804 emendas apresentadas pelos senadores / Agência Brasil / Foto: Reprodução

    O senador Pedro Taques (PDT-MT) apresentou hoje (10) o relatório sobre a reforma do Código Penal Brasileiro (PLS 236/12). A proposta foi lida mas, diante da complexidade da matéria, um pedido coletivo de mais tempo para analisar o texto adiou para a próxima terça-feira (17) a votação da proposta na Comissão Especial de Reforma do Código Penal.

     

    O texto torna mais dura, por exemplo, a pena para o crime de homicídio, que passa a ser oito anos para os classificados como simples. Nesses casos, a ideia é que o condenado cumpra um quarto da pena em regime fechado para progredir para o regime semiaberto.

     

    O relator decidiu não acatar sugestões polêmicas feitas por uma comissão de 11 juristas, presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, como, por exemplo, a possibilidade de aborto até a 12ª semana de gestação nos casos em que a mulher apresentar incapacidade psicológica de arcar com a gravidez.

     

    “Entendo que a Constituição defenda o direito à vida. Hoje, o nosso Código Penal já prevê a possibilidade de aborto quando há gravidez fruto de violação da dignidade sexual (estupro). Isso será mantido, mas não vamos flexibilizar mais. Vamos manter a legislação atual”, justifica o senador, que também incluiu na proposta a possibilidade de aborto no caso de fetos anencéfalos, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).

     

    Outra sugestão dos juristas rejeitada por Pedro Taques foi a possibilidade de descriminalização do porte de entorpecentes quando a quantidade apreendida for suficiente para o consumo médio individual por cinco dias. Segundo o relator, em situações específicas, se o juiz entender que o cidadão é usuário, ele não aplicará a pena porque isso não configura crime. Para ele, a proposta dos juristas poderia aumentar ainda mais o uso de entorpecentes.

     

    Segundo o senador, a proposta em discussão reduz o número de crimes previstos no código atual de 1.750 para 355. No projeto, de quase 500 páginas, há outras novidades, como a previsão da responsabilização penal de pessoas jurídicas; regras mais claras para progressão de regime; o aumento do rigor penal no combate aos crimes contra os animais; a tipificação do crime de terrorismo; reintrodução do crime de violação de domicílio e criminalização da doação eleitoral proibida. A questão da maioridade penal não foi tratada porque, segundo o relator, depende de mudança na Constituição.

     

    “Esse projeto não pode ser um de código de amigos e nem de inimigos. Tem que ser um código cidadão, um código da sociedade brasileira”, garantiu Taques. Apesar da votação do relatório na comissão na semana que vem, a expectativa é que a votação da matéria no plenário do Senado fique para 2014. Depois, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

     

    O relatório é resultado da análise de 804 emendas apresentadas pelos senadores e 140 projetos de lei que já tramitavam no Senado e foram anexados ao projeto.



  • Itapicuru: Bandidos explodem agência bancária

    Informações: Varela Noticias / Foto: Reprodução/Itapicuru Notícias

    Mais uma agência bancária foi vitima da ação dos bandidos no interior da Bahia. Uma quadrilha explodiu caixas eletrônicos do Banco do Brasil no município de Itapicuru, há 215 quilômetros de Salvador. Segundo a polícia a ação foi realizada por 20 homens. Eles chegaram em quatro carros e usaram dinamite para explodir os caixas, o que deixou a agência completamente destruída.  Tudo ocorreu por volta das 2h15. Os bandidos fugiram da cidade com o dinheiro roubado, a quantia não foi revelada, durante a fuga os bandidos fizeram diversos disparos pela cidade.



  • Descontração de Obama durante cerimônia de adeus a Mandela causa polêmica

    R7 / Foto: AFP PHOTO/ROBERTO SCHMIDT

    Nem mesmo grandes líderes de governo, que comandam as grandes potências mundiais, conseguem resistir as selfies (fotos tiradas de si mesmo).

     

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e primeiros-ministros do Reino Unido, David Cameron, e da Dinamarca, Helle Thorning Schmidt, foram flagrados registrando sua presença na cerimônia de despedida de Nelson Mandela, nesta terça-feira (10).

     

    As imagens, que mostram os três sorrindo e posando para fotografias, geraram polêmica nas redes sociais. Muitos internautas fizeram críticas e ironizaram o momento, que consideraram inoportuno, de descontração e brincadeira dos líderes.

     

    Um internauta identificado como @tancredipalmeri ironizou no Twitter: “Grande imagem. A bela líder dinamarquesa Tiraselfie com Obama e Cameron. Olhem para seus rostos. Agora olhem para o de Michelle”.

     

     

    Já McKay Coppins, usou a rede para expressar sua indignação com a imagem, dizendo que “isto é bizarro. A primeira-ministra tirando selfies com Obama e Cameron”.



  • CHEGOU O NATAL, NA VILA PRESIDENTE VARGAS

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro / Foto:Reprodução

    A administração por, "Uma Cidade Cada Vez Melhor," voltada a desenvolver a participação da população residente no interior do Município e procurando o entrosamento desta população em participar dos eventos e comemorações de datas importantes na cultura de um povo, sejam elas; históricas, religiosas ou políticas, pois, essas populações, pouco participam.

                

    Assim, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer-SEMEC, apoiou e incentivou a Equipe de Educadores do Centro Integrado de Educação Prof.ª Maria Sônia Meira Gomes e Prof.º Sá Teles, localizado na Vila Presidente Vargas, na decoração natalina daquela Vila e simultaneamente a desenvolverem outras ações culturais com a participação de estudantes e voltadas para o tema natalino.

               

     A Equipe formada de Professores desenvolveu um trabalho competente coordenado e desenvolvido pelo Professor André Luiz Azevedo. Os adereços natalinos; árvore de Natal, anjos, velas e Papai Noel, foram confeccionados com garrafas “pet”, cortadas e pintadas revelando perfeição, bom gosto e transmitindo em cada peça qualidade nas suas confecções.

                

    O Coral Infantil “Vozes que Encantam”, formado por aproximadamente 30 crianças, deu uma demonstração do empenho do grupo com o que lhe foi ensinado e a dedicação dos Professores em conduzi-lo. A Equipe de Mestres de ambas as Escolas está de parabéns pelo esforço, dedicação e pelo trabalho que apresentaram na solenidade de abertura do Natal na Vila Presidente Vargas e pelo trabalho apresentado, a equipe que o desenvolveu terá o reconhecimento não só dos pais, mas principalmente, daquelas crianças. 



  • Ao realizar manobra carreta provoca congestionamento na Avenida Centenário

    Para realizar a manobra foi necessário subir com o veiculo na calçada / Destaquebahia.com.br

    Na manhã desta terça-feira (10),por volta das 9h, os motoristas que trafegavam pela Avenida Centenário se irritaram por conta de um congestionamento que se formou em virtude de uma manobra que estava sendo realizada pelo motorista de uma  carreta. O condutor saia do Bairro das Flores para entrar na Avenida Centenário e seguir sentido Caetité. Por não ter espaço suficiente para a manobra, foi necessário subir na calçada. Uma longa fila de carros se formou, até que o motorista conseguisse finalmente realizar a manobra.

     



  • Após denúncias, MP pede auditoria em contratos de prefeituras com cooperativas de saúde

    Bahia Noticias / Foto Reprodução

    O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que irá solicitar auditoria em todos os municípios citados por reportagem do último Fantástico, que revelou um esquema de cobrança de propina por representantes de três cooperativas de saúde com registro (Cooba, Coopersaúde e Coopermed) e outras duas sem registro para funcionar (Cooperlife e Pró-Saúde). O diretor de comunicação do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), Otávio Marambaia, disse ao jornal A Tarde que o órgão convocará os diretores técnicos das cooperativas registradas para investigar denúncias referentes à ausência de profissionais em postos e consultas “a jato” – algumas realizadas em cerca de um minuto. “Já temos sindicâncias abertas antes da reportagem para apurar denúncias envolvendo cooperativas. Só que nos últimos meses têm aumentado”, relatou Marambaia. O Cremeb deverá encaminhar ainda, nos próximos 15 dias, uma lista de empresas que se passam por cooperativas e atuam em vários municípios do estado, apesar de não possuírem registro. De acordo com o diretor, as companhias podem responder por fraude, falsidade ideológica e crime contra a saúde.