• Escolas se preparam para desfile de 07 de Setembro em Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    As escolas municipais de Brumado e demais entidades já estão se preparando para o desfile de 07 de Setembro. A solenidade que acontece nesta sexta-feira deve envolver diversas categorias da sociedade Brumadense, mantendo a tradição que se estende ao longo dos anos. Este ano, o desfile terá início às 08h da manhã com o Hino Nacional e a apresentação das forças de segurança, como Guarda Municipal, Polícia Militar e Tiro de Guerra.

    O maior destaque entre as apresentações deste ano deve ser a área da educação, onde além das escolas municipais, as creches também se apresentarão, dando maior entretenimento ao publico presente e enriquecendo o acervo do desfile.

    Para aumentar a segurança dos espectadores e melhorar o fluxo do desfile, haverá grades instaladas ao longo do percurso e o apoio da Polícia Militar para manter a ordem do evento.







  • Odebrecht é multada no México em R$ 17 milhões por suposto pagamento de propina

    Duas subsidiárias da Odebrecht foram multadas em R$ 17 milhões pela Petróleos Mexicanos (Pemex) por conta de contratos irregulares firmados com agentes públicos. De acordo com a petrolífera do México, a empresa baiana teria pago propinas aos agentes. A informação foi divulgada pela Coluna Expresso, da revista Época.

    Diante da suspeita, o Congresso mexicano estuda criar uma comissão especial para apurar os negócios da Odebrecht com a Pemex. Recentemente a empresa foi proibida de participar de licitações no país.



  • Fachin nega recurso de Lula para manter candidatura

    O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou na manhã desta quinta-feira 6 um pedido da defesa do ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva (PT) para que ele mantivesse a sua candidatura a presidente da República.

    Fachin entendeu que a liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU incide apenas na esfera eleitoral e não no processo criminal, esfera na qual a defesa do ex-presidente o acionou para analisar o caso.

    “O pronunciamento do Comitê dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas não alcançou o sobrestamento do acórdão recorrido, reservando-se à sede própria a temática diretamente afeta à candidatura eleitoral”, afirmou o magistrado, único a votar pelo acolhimento do documento em favor do registro da candidatura, durante o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira.

    A defesa deve recorrer da decisão de Fachin, que decidirá se pauta o recurso no Plenário ou na Segunda Turma do Supremo, onde as chances de Lula são consideradas maiores.

    Ofensiva jurídica

    Esse é um dos três pedidos apresentados em menos de 24 horas pela defesa do ex-presidente. Os outros dois estão relacionados e são questionamentos diretos à decisão do TSE de negar a candidatura.

    Um é o recurso extraordinário, que neste momento ainda está com a presidente da Corte, Rosa Weber, para analisar se ele pode ser enviado ao STF. Como a ministra decidiu conceder três dias para que os autores das contestações da candidatura para responderem ao recurso, essa etapa do deve ser superada no final da semana.

    Até lá, a defesa apresentou o outro, uma cautelar pedindo para poder retomar as atividades de campanha do ex-presidente enquanto o recurso não é analisado. Esse pedido está sob os cuidados do ministro Celso de Mello, que ainda não deliberou sobre o tema.(VEJA.com )

    CONTINUE LENDO


  • Acesso à internet é interrompido em Guanambi e Caetité

    Foto: Reprodução

    No início da tarde desta quarta-feira (05) os serviços de acesso à internet foram interrompidos em cidades da região sudoeste da Bahia. Internautas dos municípios de Guanambi e Caetité relataram em redes sociais os transtornos causados pelas grandes falhas.
    Segundo informações da empresa Sinal Telecon, os serviços foram interrompidos devido a um problema com a operadora Intelig (responsável pelo serviço de acesso web aos provedores da região). Ainda conforme a Sinal Telecon, a empresa teria sido informada que aconteceu um problema nos cabos de fibra ótica que distribuem o sinal para várias cidades da região, e que o serviço de reparo já teria iniciado, sendo finalizado ainda nesta quarta-feira.
    Até o fechamento desta matéria o serviço ainda constava instabilidades, principalmente na cidade de Guanambi.







  • Dois presos fogem da carceragem da delegacia de Caetité

    Os dois fugitivos são considerados de alta periculosidade | Foto: Reprodução Sudoeste Bahia

    Dois homens que estavam custodiados na delegacia de Caetité fugiram na manhã desta quarta-feira (05). De acordo informações passadas ao Destaque Bahia, Dionatas Francisco Santos e Leonardo Cardoso Pereira conseguiram romper o cadeado que dá acesso ao pátio da unidade e pularam o muro em seguida. A ação só foi possível por causa do pequeno número de agentes na delegacia, tendo em vista que, alguns policiais estavam em diligências. Até o momento os indivíduos, considerados de alta periculosidade, não foram encontrados. A Polícia Civil abrirá uma investigação para apurar a fuga dos detentos.







  • Polícia Federal prende duas pessoas por corrupção ativa e organização criminosa em Brumado

    Foto: Destaque Bahia

    Duas pessoas foram presas na cidade de Brumado, sudoeste da Bahia, durante operação da Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (5). A PF não informou a identidade dos suspeitos.

    Eles foram presos sob acusação de corrupção ativa, organização criminosa e contrabando de cigarros. Os suspeitos foram levados para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

    Batizada de "Sem Filtro", a operação teve três mandados de prisão a serem cumpridos em Brumado, mas somente duas pessoas foram localizadas.







  • Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em ação de fiscalização realiza apreensão de pássaros silvestres

    Foto: Divulgação

    Agentes de fiscalização da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi realizou nesta semana, apreensão de pássaros silvestres. Foram recolhidos 50 pássaros cardeais, conhecido também como galo de campina e também 23 gaiolas e 3 viveiros médios. A operação de fiscalização aconteceu na comunidade de Jurema dos Barbosas, na zona rural do Distrito de Morrinhos e contou com a participação dos fiscais Marcos Viana, Bento, Newton e Júnior.

    Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em ação de fiscalização realiza apreensão de pássaros silvestres

    Foto: Divulgação

    A realização de operações deste tipo visa proteger os animais de maus tratos e cumprir a legislação ambiental. Após a apreensão, os animais foram soltos no seu habitat natural e as gaiolas inutilizadas. A equipe estará sempre vigilante para coibir ações que atentem contra a lei em vigor e conta com a colaboração da população denunciando e entrando em contato com a secretaria, através do telefone 3451-8705.







  • Hospital Professor Magalhães Neto recebe nova atualização de equipamentos

    A Saúde de Brumado está em plena evolução. Mesmo após a instalação da UTI, e do gasto que ela vem representando aos cofres públicos, já que o Município vem tendo que arcar com boa parte de seu funcionamento, a Gestão ‘Educar para Libertar’, por meio da Secretaria de Saúde, continua trabalhando incansavelmente em busca de uma melhor saúde a todos os brumadenses. Na última semana, o Hospital Professor Magalhães Neto recebeu 45 novas camas hospitalares (com previsão de atualização de todas as camas até o final do ano) e, agora, está sendo contemplado com novas cadeiras de roda, suporte de soro e longarinas.  Lutar para você e por você, cidadão brumadense, é um compromisso da administração.







  • Número de endividados e inadimplentes cresce de julho para agosto

    O percentual de famílias endividadas e inadimplentes cresceu de julho para agosto, segundo dados divulgados hoje (5) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A parcela de famílias com dívidas passou de 59,6% para 60,7%.

    O número daqueles com contas e dívidas em atraso (inadimplentes) também subiu, ao passar de 23,7% para 23,8% no período. Também foi observado aumento daqueles que dizem não ter condições de pagar dívidas, de 9,4% em julho para 9,8% em agosto.

    Por outro lado, houve queda nos três indicadores se comparados a agosto de 2017, quando havia 61,2% de endividados, 25,9% de inadimplentes e 10,6% de famílias sem condições de pagar dívidas.

    O cartão de crédito é responsável por 76,8% das dívidas, seguido de carnês (14,2%), financiamentos de carro (10,4%) e financiamentos de casa (9%). O tempo médio da conta em atraso chegou 64,4 dias.

    CONTINUE LENDO






  • Guajeru: Evento marca a abertura da 5ª Edição do Campeonato Municipal de Futebol Society

    Foto: Destaque Bahia

    Na tarde do último sábado (1º) o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, deu início à 5ª Edição do Campeonato Municipal de Futebol Society.

    O evento de abertura foi marcado pela apresentação das equipes que fazem parte da competição. Atletas de 30 times, nas categorias: Feminina, Sub-18, Máster e Principal, desfilaram por algumas ruas da cidade, seguindo da Escola Municipal Prefeito Antônio Andrade até o Campo Society Armindo Sepúlveda, na Praça de Esportes Luiz Cabral, onde os jogos serão realizados. O desfile foi animado pela Fanfarra Fanjovem de Dom Basílio que contou também com a participação do Grupo de Dança de Guajeru, alunos do projeto “Jovem Atleta Cidadão”, alunos da Escolinha de Futebol “De olho no futuro”, lideranças políticas locais e secretários de governo.

    Realizado pelo Governo de Guajeru, com o apoio da SUDESB – Superintendência de Desporto do Estado da Bahia, o Campeonato de Futebol Society de Guajeru é uma das maiores competição do Estado e este ano contará com a participação de aproximadamente 450 atletas. Durante o campeonato serão realizados 78 jogos em 26 fins de semana, promovendo o lazer e entretenimento para a população.

    Guajeru: Evento marca a abertura da 5ª Edição do Campeonato Municipal de Futebol Society

    Foto: Destaque Bahia

    No discurso de abertura o prefeito Gil Rocha agradeceu a participação de todas as equipes e seus atletas, bem como a colaboração da comissão organizadora na realização do campeonato na pessoa da Secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Eliete Castro.

    O Prefeito Gil Rocha ressaltou que o Governo de Guajeru tem direcionado suas ações para as diversas áreas como: Saúde; Educação; Social, Agricultura e Infraestrutura e que com o Esporte, Cultura e Lazer não poderia ser diferente. “Sabemos da importância deste evento para os atletas guajeruenses, como também para toda população do nosso município que terá, nos próximos meses, uma opção de lazer e de diversão aos fins de semana com os jogos do Campeonato de Futebol. Além do entretenimento e de momentos de socialização, a competição também promoverá a geração de renda, uma vez que profissionais autônomos aproveitam o período dos jogos para ter uma renda extra”.

    A abertura do Campeonato foi marcada também pela realização de dois amistosos. Um deles entre as equipes de futebol feminino de Guajeru e Ibiassucê e o outro entre as equipes masculinas de Rio do Antônio e Malhada de Pedras

    A primeira rodada da competição terá início no próximo fim de semana com jogos que acontecerão aos sábados e domingos.







  • Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 20 milhões nesta quarta-feira

    Oconcurso 2.075 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 20 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta quarta (5) no município de São Bento do Sul, em Santa Catarina.

    A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.



  • Brumado recebe visita das técnicas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC, recebeu no final do mês de agosto, visita das técnicas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS; Sra. Maria Edevirgens Silva Soares e Rosângela Carvalho Teixeira, com o objetivo de verificar a execução da proposta do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, referente ao ano de 2017.

    Na ocasião, pela secretária, coordenadora do PAA no município e da vigilância socioassistencial, foram apresentadas todos os documentos do referido Programa, os quais estão devidamente arquivados, conforme orientação, tendo as técnicas aprovado o material, fazendo elogio da condução do programa, no município.  Na oportunidade, salientaram que, o município deverá aguardar a abertura da nova proposta, pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS.  







  • Japão enfrenta o tufão mais forte em 25 anos; veja fotos

    Um forte tufão, considerado o mais violento do Japão em 25 anos, atingiu nesta terça-feira (4) o centro-oeste do arquipélago, afetando os transportes e a atividade das empresas, informaram as autoridades.

    Ao menos nove pessoas morreram e cerca de mais de 300 ficaram feridas, segundo a TV estatal NHK.

    O tufão Jebi, o 21º da temporada na Ásia, atingiu Tokushima (sudoeste), na ilha de Shikoku, e avança para a parte ocidental e o centro do arquipélago para varrer uma ampla região, de acordo com as autoridades.

    Japão enfrenta o tufão mais forte em 25 anos; veja fotos

    Um homem na faixa dos 70 anos morreu após aparentemente ter sido levado pelo vento de seu apartamento em Osaka, enquanto um homem de 71 anos morreu após ser soterrado em edifício que desabou.

    Com ventos entre 160 e 190 km/h na parte central, Jebi é o tufão "mais forte desde 1993", disse Ryuta Kurora, responsável da agência nacional meteorológica.As autoridades emitiram alertas para a retirada de mais de 1 milhão de pessoas de suas casas. Mais de 700 voos foram cancelados devido aos ventos fortes e chuvas pesadas. O trem-bala entre Tóquio e Hiroshima foi suspenso. Com informações da Folhapress.

    Em algumas áreas, o nível das marés é o mais alto desde um tufão em 1961, segundo a NHK, com águas cobrindo as pistas e a área de carga do aeroporto internacional Kansai, em Osaka, forçando seu fechamento.

    Japão enfrenta o tufão mais forte em 25 anos; veja fotos


  • Gilmar Mendes solta Laurence Casagrande, ex-secretário de Alckmin

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira soltar Laurence Casagrande Lourenço, ex-secretário de Transportes do governo Geraldo Alckmin (PSDB) e ex-presidente da Dersa, estatal de engenharia de SP. Ele foi preso em 21 de junho na Operação Pedra no Caminho, que apura desvios de 600 milhões de reais no trecho norte das obras do Rodoanel.

    Na decisão, Gilmar substituiu a prisão preventiva de Laurence por medidas cautelares, como a proibição de acesso ou frequência aos prédios e dependências da Dersa e a outros prédios do governo do Estado de São Paulo que possam ter relação com os fatos apurados na investigação. O ministro também proibiu o ex-secretário de manter contato com outros investigados e deixar o país, devendo entregar o passaporte em até 48 horas.

    No fim de julho, Laurence foi acusado pelo Ministério Público Federal pelos crimes de fraude à licitação, falsidade ideológica e organização criminosa. A denúncia aponta que o esquema “operou fraudes no trecho norte do Rodoanel entre outubro de 2014 até a deflagração da operação”. Segundo a Procuradoria da República, os crimes envolveram aditivos contratuais superfaturados. O ex-secretário nega qualquer irregularidade.

    Alckmin

     

    Na semana passada, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, Alckmin defendeu seu ex-funcionário e o classificou como um “homem sério e correto”. “Eu acho que o Laurence está sendo injustiçado. Espero que amanhã, quando ele for inocentado, tenha o mesmo espaço para fazer justiça a uma pessoa de vida simples, uma pessoa séria, uma pessoa correta, e pode estar havendo uma grande injustiça”, ressaltou o candidato do PSDB à Presidência da República.(VEJA.com )

    CONTINUE LENDO


  • Câmara aprova MP que concede subsídio para reduzir preço do diesel

    Foto: Destaque Bahia

    O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4), por meio de acordo, a Medida Provisória (MP) 838/18 que concede subsídio na comercialização do óleo diesel de até R$ 0,30 por litro. Ao todo, serão destinados R$ 9,5 bilhões para garantir o desconto total de R$ 0,46 no litro do combustível para cobrir parte dos custos das distribuidoras. O texto aprovado, que garante subsídio até 31 de dezembro de 2018, segue para apreciação do Senado.

    Aprovado em forma de projeto de lei de conversão, o texto limita o pagamento da subvenção à venda de óleo diesel de uso rodoviário. Dessa forma, não inclui o subsídio ao óleo diesel marítimo, ferroviário ou para geração de energia elétrica. Caberá à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelecer um preço de referência e um preço de comercialização para a distribuidora de forma regionalizada.