• Dois prefeitos baianos são considerados foragidos pela Polícia Federal

    CN*Informação: Correio / Foto: Reprodução

    Os prefeitos baianos de Fátima, José Idelfonso Borges dos Santos, e de Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, ambos do PDT, são considerados foragidos pela Polícia Federal que realizou na manhã de terça-feira (13) a Operação 13 de Maio, que investigou desvio de recursos públicos e corrupção praticados em prefeituras de 20 municípios baianos.

    Seis ex-prefeitos estão entre os suspeitos e tiveram prisão determinada pela justiça. Segundo a PF, pelo menos R$ 30 milhões foram desviados nos municípios investigados. Cerca de 400 agentes federais, 45 servidores da CGU e 45 da Receita Federal, cumpriram 18 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal. Sete pessoas foram afastadas de suas atividades e cargos públicos.

    Além dos prefeitos, quatro vereadores, cinco secretários municipais e nove funcionários públicos também tiveram a prisão decretada. Os desvios foram identificados nas cidades de Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde.

    Segundo investigação da Polícia Federal, funcionários públicos e empresários integram uma organização criminosa que existe há mais de 10 anos. Eles desviavam recursos públicos que ficavam em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Recursos de origens federais, estaduais e municipais também foram desviados. Empresas de fachada e laranjas eram contratados para a realizar serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais para o grupo. Os envolvidos devem responder por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações. 



  • Malhada: Vereadora morre após cinco dias de internamento

    Após cinco dias de internamento, devido á ferimentos ocasionados por um acidente automobilístico ocrrido no dia 09/05, sexta - feira, no Trevo que dá acesso ao Distrito de Mutans na BR 030, a vereadora de Malhada veio á óbito na manhã de hoje (13).
    A parlamentar de 57 anos faleceu no Hospital Regional de Guanambi de morte encefálica, onde estava internada em coma.
    Ana era casada e deixa esposo, filhos e netos. O prefeito de Malhada, Gimmy Everton Mouraria Ramos, (PT), emitiu uma nota comunicando a tristeza de perder um edil e decretando luto oficial de cinco dias.



     



  • Ovelha nasce com rosto humano na Turquia

    Ovelha nasceu com rosto humano. R7 (foto: reprodução)

    Um cordeiro nasceu com o rosto que se assemelha ao de um ser humano na Turquia. A ovelha parece ter um pequeno nariz, um conjunto de lábios formados e um queixo mais avantajado.
    O rosto do cordeiro acabou chocando os veterinários em uma vila próxima a Izmir, na Turquia.
    Segundo informações do site Mirror, o animal teria nascido por cesariana. Não se sabe o que causou a mutação, mas acredita-se que ela tenha ocorrido por conta da abundância em vitamina A na alimentação da mãe do cordeiro



  • Médicos peritos que trabalham no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) paralisaram as atividades nesta terça-feira (13).

    Destaquebahia / Foto: Reprodução

    Médicos peritos que trabalham no INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) paralisaram as atividades na Bahia nesta terça-feira (13). Segundo o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães, a paralisação é de advertência e o motivo é falta de condições de trabalho, a questão da violência contra os peritos. A violência é física e verbal e parte dos pacientes, dos usuários segurados. 



  • Guajeru: Sepultado corpo de Paula Farias, jovem que morreu em acidente na BA-262

    CN / Foto: Informe cidade

    Uma segunda-feira cinza, triste e nublada marcou a cerimônia de sepultamento da jovem guajeruense Paula Silveira Farias, 22 anos, que morreu na madrugada do último domingo, vítima de um acidente de automóvel.

    Ainda carregados de forte comoção pelo fato, centenas de pessoas, entre amigos e familiares, estiveram no velório e lotaram a Igreja Matriz da cidade. Muitos ainda inconformados com o trágico acidente que vitimou a jovem.

    Segundo Renata, jovem uma das jovens que estava no acidente, ela, Paula, outra amiga e o motorista do veículo, voltavam de uma festa na cidade de Maetinga e seguia para Vitória da Conquista, onde Paula morava. Renata contou que em um determinado momento da viagem ela percebeu que o motorista perdeu a direção do veículo e começou a sair da pista. 

    “Imaginei que ele estivesse parando o carro por algum motivo, que fosse estacionar. O carro não estava correndo, mas ele atravessou a pista contrária ai percebi que tinha perdido o controle da direção. Provavelmente ele dormiu, cochilou. Quando percebi o carro já estava tombando. Foram várias capotadas. Acho que umas quatro.” Disse Renata.

    Segundo a vitima o acidente teria acontecido por volta das 05:00h do domingo. Ela ressaltou que Paula estava dormindo no momento do acidente e que não e estava com o cinto de segurança. “Na primeira tombada ela foi arremessada pra fora do carro. O porta-malas abriu e ela caiu. Nós ficamos dentro do carro e só paramos em um buraco.” Ressaltou.

    Paula morreu na hora e o corpo de Paula foi levado para o IML em Vitória da Conquista com grave ferimento na cabeça e escoriações por todo o corpo. A chegada à casa dos deus pais, na comunidade da Olaria, zona rural do município de Guajeru, onde o corpo foi velado, foi marcada por grande comoção e tristeza. O sepultamento ocorreu por volta das 11:00h desta segunda-feira, 12, no cemitério municipal de Guajeru.

     

    Minutos antes de sair para Maetinga, Paula deixou registrado em uma fotografia o seu último sorriso: Foto: reprodução.
     

    Paula era a filha caçula de três irmãos e era estudante do V Semestre do curso de Enfermagem da FTC – Faculdade de Tecnologias e Ciências, em Vitória da Conquista. Colegas do curso estiveram em sue velório. Professores, amigos e demais colegas deixaram homenagens em sua página de relacionamento no Face book, todos, ainda, chocados com sua morte. 



  • Vereador Weliton Lopes participa de CPI da telefonia em Vitória da Conquista

    Destaquebahia.com.br / Foto: Divulgação / Informaçoes ASCOM/CMB

    A péssima qualidade dos serviços prestados pelas empresas de telefonia móvel em Brumado, em especial a Vivo, vem sendo motivo de muita insatisfação por parte dos usuários, que por inúmeras vezes passam pelo dissabor de ficarem sem sinal e, consequentemente sem comunicação, na sua maioria em situações de extrema importância.

    Em razão deste fato o vereador Weliton Lopes entrou com representação contra a empresa (Vivo) na Procuradoria da República relatando os fatos que vêm ocorrendo e também com o descaso da ANATEL .

    Dando prosseguimento às ações na melhoria da busca dos serviços o vereador Weliton Lopes participou no último dia 08 de maio da etapa itinerante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta pela Assembléia legislativa da Bahia para investigar a qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel, fixa, TV por assinatura e internet.

    O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista com a presença de deputados estaduais e representantes das operadoras e de órgãos parceiros, como o Procon e o Ministério Público.

    Na oportunidade o parlamentar fez uso da palavra falando sobre os problemas de Brumado com a ausência de qualidade nos serviços de telefonia e também entregou ao deputado Paulo Aziz, presidente da CPI, cópia da representação realizada contra as empresas telefônicas. “O problema agora não é só de Brumado, será realizada uma averiguação mais extensa, englobando todo o Estado. Acreditamos que alcançaremos um bom resultado, que nos possibilitarão obter um serviço de melhor qualidade”, frisou Weliton Lopes.



  • MEC autoriza 420 novas vagas de medicina em universidades federais

    Alunos de medicina (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Serão criados 8 cursos em campi no interior da BA, em GO, MG, MS e no PI.
    Maioria das vagas são para a Bahia, com 160.
     

    O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de oito novos cursos de medicina em campi de universidades federais localizadas em cidades do interior do país. Ao todo, serão oferecidas 420 vagas. A portaria foi publicada nesta terça-feira (13) no "Diário Oficial da União".

    A Bahia vai receber três novos cursos de medicina e um total de 160 vagas. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) terá um curso com 40 vagas em Paulo Afonso; a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abrirá 80 vagas em Teixeira de Freitas; e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) colocará à disposição 40 vagas em Barreiras.

    Ainda no Nordeste, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá curso de medicina com 40 vagas em Parnaíba. A mesma quantidade será oferecida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no campus de Caicó.

    No Centro-Oeste, a Universidade Federal de Goiás (UFG) poderá abrir um curso de medicina com 60 vagas no campus de Jataí. Na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), fica autorizada a criação de 60 vagas em Três Lagoas.

    No Sudeste, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) teve autorizada a criação de 60 vagas para bacharelado em medicina no campus de Teófilo Otoni (MG).

    A iniciativa do MEC acompanha o objetivo da lei do programa Mais Médicos, que foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff no ano passado e, entre outras coisas, prevê a criação de 11.447 vagas em faculdades de medicina até 2017. Em dezembro do ano passado, o ministério já haviaautorizado a abertura de 560 novas vagas do curso em universidades federais.



  • Polícia Federal realiza operação para combater desvio R$ 30 milhões em 20 prefeituras

    A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (13) a Operação 13 de Maio, que irá combater crimes de desvio de recursos públicos e corrupção praticados em prefeituras de 20 municípios baianos. Dois prefeitos e seis são ex-prefeitos estão entre os suspeitos e tiveram prisão determinada pela justiça. Segundo a PF, pelo menos R$ 30 milhões foram desviados nos municípios investigados. Cerca de 400 agentes federais, 45 servidores da CGU e 45 da Receita Federal, cumprem 29 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal. Sete pessoas foram afastadas de suas atividades e cargos públicos. Além dos prefeitos, quatro vereadores, cinco secretários municipais e nove funcionários públicos também tiveram a prisão decretada. Os desvios foram identificados nas cidades de Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde.

    Organização criminosa

    Segundo investigação da Polícia Federal, funcionários públicos e empresários integram uma organização criminosa que existe há mais de 10 anos. Eles desviavam recursos públicos que ficavam em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Recursos de origens federais, estaduais e municipais também foram desviados.

    Empresas de fachada e laranjas eram contratados para a realizar serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais para o grupo. Os envolvidos devem responder por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações.

    A operação, que também é realizada em Aracaju (SE) e Brasília (DF), conta com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), da Receita Federal e da Assessoria de Pesquisa Estratégicas da Previdência Social. (fonte e foto: Blog do Anderson)



  • Pena de prisão elevada para quem matar em 'rachas' é sancionada pela presidente Dilma

    Destaquebahia / Foto: Reprodução

    Foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (12), uma lei que aumenta a punição para quem participa de “rachas”, elevando para até dez anos a pena de prisão para os motoristas que causarem mortes ou lesões corporais graves ao participarem dos “rachas”. A alteração no Código de Transito Brasileiro (CTB) foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor dentro de seis meses. O texto ainda aumenta em dez vezes o valor da multa para quem participar de pegas, realizar manobras perigosas ou em locais proibidos. A lei acrescenta ao CTB que quem provocar acidente por estar bêbado ou sob efeito de drogas pode pegar a pena de dois a quatro anos de detenção.



  • PREFEITURA:  NOVOS FUNCIONÁRIOS SÃO EMPOSSADOS

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    Dando continuidade a interminável construção de...Uma Cidade Cada Vez Melhor!. A Prefeitura Municipal de Brumado empossou na última sexta feira, 09/05, no Gabinete do Prefeito Aguiberto Lima Dias, mais 20(vinte), concursados, todos aprovados no Concurso Público objeto do Edital nº 01/2011.

                A “Posse”, desses 20 novos funcionários oferecerá maior dinamismo administrativo, além de ofertar à população brumadense um atendimento com presteza e qualidade. Os agora empossados aguardavam as suas convocações desde que foram aprovados no Concurso Público no ano de 2011, e, com a solenidade de Posse agora ocorrida, põe fim há um longo período de expectativa renovando as esperanças no futuro de cada um deles.

                Após a assinatura dos “Termos de Posse”, o Prefeito fez um rápido pronunciamento ressaltando a importância daquele ato para a vida de cada um deles, pois agora, como Funcionários Públicos, alem de adquirirem estabilidade profissional ficam responsabilizados em oferecerem ao povo brumadense um atendimento eficaz e com urbanidade. 



  • Acidente motociclístico entre tio e sobrinho deixa saldo de um morto

    Foto: Fabiano Neves

    Um grave acidente ocorrido no fim da tarde de domingo (11), envolvendo um tio e um sobrinho resultou em morte.
    O fato aconteceu em uma estrada vicinal do povoado de Ovelha, município de Ituaçu. Segundo informações dos familiares passadas ao Destaquebahia, o jovem Ailton de 18 anos, seguia de moto para um campo de futebol, quando no meio do caminho, colidiu frontalmente com Nilson, seu tio, que voltava do referido campo.
    Com o impacto ambos tiveram ferimentos e foram socorridos por populares á uma unidade hospitalar de Ituaçu, porém, Nilson, de 41 anos, não resistiu aos ferimentos e veio á óbito. Os familiares bastante abalados disseram que foi uma fatalidade e não culpam o sobrinho pela morte do tio. Os dois não usavam o capacete no momento do acidente, equipamento de segurança essencial e que poderia ter evitado que o acidente resultasse em morte.



  • Maetinga esteve em festa na comemoração dos seus 29 anos de emancipação política

    Da esquerda para a direita: Valdenor Pereira, Prefeito Edcarlos, José Raimundo, Ananias (Liu), Vice - prefeito Armênio. Foto: A. Souza / Destaquebahia.com.br

    A cidade de Maetinga comemorou neste fim de semana, sexta, sábado e domingo (09,10,11), 29 anos de emancipação politica e, em comemoração a essa data especial foi realizado três dias de festa, onde, os maetinguenses se divertiram a vontade com a tradicional levada elétrica e finalizando com uma grande cavalgada no domingo, onde, o forrozeiro Edgar Mão Branca fechou com “Chave de Ouro” as comemorações.

                  
                       Edgar Mão Branca cantou para milhares de pessoas no domingo

    Diversas autoridades estiveram presentes e na oportunidade, o Prefeito Edcarlos na companhia do Deputado Valdenor Pereira e de José Raimundo, entregaram para a população novos veículos, os quais serão utilizados na área da saúde e outros setores.

                      
                          Novos veículos para a área e outros setores foram adquiridos pelo município

                  



  • Bandido trapalhão é preso em ibitira

    O rapaz foi interceptado em uma ação da PM em Ibitira, logo após ter roubado o carro de um vereador / Destaquebahia.com.br

    Foi preso no final da manhã desta segunda-feira (12), o elemento que arrombou e assaltou uma casa no Bairro Monsenhor Fagundes dizendo estar armado e também ameaçou e roubou a moto de um guarda municipal e logo após em fuga passando pela vila Presidente Vargas, abordou um estudante do qual subtraiu uma bolsa contendo notebook, dinheiro e demais pertences. O que facilitou a prisão do marginal foi que ao roubar a motocicleta, ele deixou cair uma bolsa onde continha todos os seus documentos e dados pessoais. O elemento foi interceptado em uma ação da PM próximo a Ibitira. Segundo informações o rapaz já havia efetuado alguns delitos no local, sendo que até um vereador da cidade do Rio do Antônio chegou a ser vítima do bandido que, chegou a roubar o carro do parlamentar, momento em que foi interceptado pela polícia. O rapaz de pré nome Vandré, foi conduzido para a delegacia de Brumado, bem como a moto e o carro.

     

     

    A moto do guarda municipal foi recuperada 



  • 300 prefeitos baianos marcham em direção a Brasília

    BN / Foto: Divulgação

    Pelo menos 300 prefeitos baianos devem marchar a partir desta segunda-feira (12) à Brasília. A XVII Marcha a Brasília, que ocorre em defesa dos municípios já tinha mais de 140 presenças confirmadas, na última semana. O encontro pretende debater as transferências de responsabilidades, desigualdades financeiras e o desequilíbrio federativo que atinge os municípios brasileiros. A programação envolve desde encontro com os presidenciáveis até a visita ao Congresso Nacional para instalação da Comissão Especial que analisará o aumento de 2% no repasse ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal reivindicação do movimento. A delegação baiana espera fortalecer a causa. “Não há recursos para governar. As leis chegam de Brasília para serem cumpridas sem estabelecer a fonte de receita. Tem sido assim com os pisos salariais e os programas sociais que acarretam o desequilíbrio financeiro das administrações”, explica a presidente da União dos Municípios da Bahia, Maria Quitéria Mendes (PSB).



  • Com boneco de plástico, crianças saem às ruas em busca de esmolas

    BN / Informações:Blog do Anderson / Foto: Reprodução

    Um grupo de meninas tem chamado à atenção de muita gente em Vitória da Conquista. Com uma boneca de plástico simulando ser uma mãe mirim, três meninas têm passado noites na rua em busca de esmolas.Na noite do último domingo (11), Dia das Mães, as garotas passaram por bares do Candeias coletando dinheiro, que segundo relatos ao Blog do Anderson seria destinado a compras de alimentos para família. Nesta região da Capital do Sudoeste Baiano é comum a presença de crianças até altas horas da noite também comercializando doces e guardando carros. “Já acionamos o Conselho Tutelar, mas ainda não passaram por aqui”, comentou um comerciante.