• Sem paralisação: PM suspende aquartelamento após reunião de lideranças com Eliana Calmon

    Foto: Alexandre Galvão / Bahia Notícias

    Uma longa reunião durante a madrugada deste sábado (19) de lideranças da Polícia Militar com a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, pré-candidata ao Senado pelo PSB na Bahia, Eliana Calmon, marcou o fim do movimento de aquartelamento dos PMs no estado, após a prisão do líder grevista, o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB). Segundo relato do deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que assumiu a liderança do movimento depois de Prisco ser preso, Calmon explicou a situação para as lideranças presentes. "Ela nos mostrou como será agora o andamento do processo e que a continuidade do aquartelamento seria ruim para toda a população, os policiais e o próprio Prisco em sua defesa". Tadeu ainda explicou que chegou a conclamar uma nova paralisação sem realização de assembleia devido à "comoção geral" ocorrida logo após o anúncio da prisão de Prisco e que seu pedido para que os PMs ficasse aquartelados, respeitando o mínimo de 30% da força nas ruas, foi uma medida para "evitar um mal maior". "Imagine você o que seria 30 mil policiais revoltados nas ruas. Para nós, o acordo com o governo havia sido quebrado. Por esse motivo, para evitar um mal maior, já que os policiais estavam se sentindo traídos pelo governador, pedi pelo aquartelamento, preservando os policias e a população". Após o fim da reunião com a Eliana, as associações começaram, no início da manhã deste sábado a avisar seus associados da nova orientação e, segundo Tadeu, a situação deve se normalizar à medida que informação seja divulgada. O deputado do PSB disse ainda desconhecer a informação, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, que Prisco teria pedido pelo fim da paralisação. 
     



  • BAHIA

    Não foi greve, mas um motim

    Não foi greve, mas um motim

    BN / por Samuel Celestino / Foto: Reprodução

    Em seu blog na UOL, o competente analista Josias de Souza, um dos melhores do País, aborda a greve da Polícia Militar baiana por ângulos jurídico e político, numa veemente constatação do que se observa na Bahia. Não é de agora. Mas de uma greve realizada em 2001, outra em 2012 e agora mais este motim que aterroriza a população. Diz ele: “A Constituição Federal veda expressamente a greve de policiais militares. E não poderia ser diferente, pois a hierarquia e a disciplina são as bases que sustentam as organizações militares. Quando ocorrem fissuras nesses pilares, o que se vê é a desordem, o caos. Portanto, o que sucede na Bahia é uma afronta à lei e à ordem, praticada por uma tropa amotinada à margem da Constituição. Marco Prisco, o líder preso, é vereador pelo PSDB de Aécio Neves. Substituiu-o no papel de piromaníaco de tropa o Capitão Tadeu, deputado estadual pelo PSB de Eduardo Campos. A PM baiana promovera fuzarca semelhante em 2012. A tropa reincide no descalabro porque foi premiada com uma lei de anistia aprovada em votação simbólica no Congresso e sancionada por Dilma Rousseff, do PT, em 2 de agosto de 2013. Quer dizer: por omissão ou por ação os partidos dos três principais candidatos à Presidência da República são cúmplices do caos baiano. O motim de 2012 durou 12 dias. Nesse período, foram assassinadas 130 pessoas no Estado. A encrenca atual se arrasta há quatro dias. Só em Salvador, desceram à cova, por ora, 52 homicídios cadáveres. Num país em que os partidos políticos entregam a legenda a qualquer um, a presidente da República anistia maluco e governador rasga a Constituição para negociar com policiais à margem da lei, a prisão do tucano Prisco é um sopro na direção da restauração do Estado. Não há reivindicação, por mais justa que seja, que justifique a subversão da ordem democrática. Lugar de PM amotinado é mesmo na cadeia. Resta verificar se o xadrez não vai virar mais uma capitulação.”
     



  • José Serra está internado no Hospital Sírio-Libanês

    BN / Foto: Agência Brasil

    O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) está internado no Hospital Sírio-Libanês. A informação foi confirmada à reportagem pela assessoria de imprensa do hospital, que não deu detalhes sobre a internação, por exemplo, a data de entrada ou os motivos de saúde. Indagado sobre se haveria algum boletim médico a ser divulgado durante o dia, a assessoria de imprensa respondeu que não há previsão. No fim de janeiro deste ano, Serra passou por uma cirurgia na próstata no mesmo hospital. Em julho de 2013, durante avaliação pré-operatória sobre a hiperplasia prostática benigna, o ex-governador acabou tendo de ser submetido a um cateterismo cardíaco, sendo indicado tratamento percutâneo com colocação de um stent, o que adiou a intervenção cirúrgica na próstata.



  • 10º Sermão da Montanha mais uma vez atraiu uma multidão

    Projeto Casulo, Xote Santo e demais atrações no 10º Sermão da Montanha. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Aconteceu na noite desta sexta-feira (18), em Malhada de Pedras Bahia, a décima edição do Sermão da Montanha. Idealizado pelo pastor Carlito Bastos da Igreja do Evangelho Quadrangular, o evento atraiu pessoas de diversas crenças e denominações.

    Sempre com grandes atrações do meio gospel, o evento já se tornou uma tradição na cidade. Com o tema 'Unnidos em torno de Cristo' este ano o evento contou com a participação musical das bandas: Xote Santo do Distrito Federal, Projeto Casulo de Vitória da Conquista e do Dj Tiago Gigante, também de Vitória da Conquista.

           Autoridades políticas e religiosa oraram pelo Brasil

    Após a abertura com uma Oração realizada pelo pastor Carlito Bastos, o Hino Brasileiro foi entoado por todos, e dando continuidade, uma peça teatral emocionou a todos; bem como, o testemunho do lider do Projeto casulo, que após ter seu filho assassinado, abandonou tudo para servir a Deus e investir em um projeto que dão às crianças uma expectativa melhor de vida, através da música gospel.

    O Dj Tiago Gigante não só fez todo mundo dançar através dos hits gospel, como também contou o seu testemunho de vida. - Jovem de uma família bem estruturada em Vitória da Conquista, eu toquei mais ou menos uns cinco anos nas baladas noturnas, onde influenciava pessoas a beberem, prostituir e usar drogas; eu seguia o mesmo caminho. Cheguei a andar armado, roubava "mesmo sem necessidade" e a minha vida, de forma veloz, se afundava a cada dia. Tive o meu encontro com Deus, quando, de uma maneira súbita a minha irmã faleceu; e hoje, eu agradeço a Deus por tocar para uma galera que se diverte e vai para casa de cabeça erguida, embriagados somente pela presença de Deus." Disse Tiago.

    A festa continuou com o melhor do forró gospel com a banda Xote Santo, a qual fechou o evento, como se diz no ditado popular, com " Chave de Ouro". Clic aqui para ver as fotos.



  • Policiais já estão parados e viaturas foram deixadas nos quartéis

    Viaturas foram deixadas nos quartéis / Fonte: A Tarde / Foto: Reprodução

    Os policiais militares já estão parados em Feira de Santana, nesta sexta-feira (18). A informação é do diretor de comunicação da Aspra Feira, Paulo dos Anjos. A ação acontece devido à prisão de Marco Prisco, um dos líderes dos PMs. Com isso, Capitão Tadeu, que assumiu a liderança do movimento dos PMs, pediu aos policiais a suspensão imediata dos serviços. Ainda segundo Paulo dos Anjos, todos os PMs já deixaram as viaturas nos quartéis e seguiram para sede da Aspra na cidade. O diretor disse também que só voltarão ao trabalho quando Prisco for solto.



  • 34ª CIPM: Policiais podem retomar paralisação a qualquer momento

    Após diálogo com o comando policiais voltaram ao patrulhamento / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Mediante informação de que as viaturas da PM em Brumado pararam de circular ás 18h e sobre a possibilidade de retomada de paralisação da Polícia Militar o Destaquebahia manteve contato por telefone com Major Berlink comandante da 34ª CIPM, por volta das 21h, e ele nos assegurou que manteve um diálogo com os policiais e que o efetivo já está nas ruas dando segurança para o cidadão brumadense. Após a prisão do vereador Prisco (PSDB) antigo líder do movimento grevista, o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) já fala como novo líder da greve da PM na Bahia e disse que a partir do momento da prisão de Prisco, o acordo foi quebrado o governador disse que ninguém seria punido, e se o governo agiu de má fé a orientação da nova liderança grevista da PM é que a tropa fique aquartelada e a priori, a paralisação só deve acabar quando o governador Jaques Wagner pedir a libertação de Prisco.

    Veja a íntegra do moção de repúdio do deputado Capitão Tadeu, expedido pelo gabinete na AL-BA :

     



  • Acidente na BR-030 próximo a Vila Presidente Vargas deixa cinco feridos

    As vitimas foram socorridas pelo SAMU 192 e conduzidas ao HPMN / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Um acidente na BR-030, próximo à Vila Presidente Vargas na manhã desta sexta-feira (18), deixou cinco pessoas feridas. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, em dos veículos viajavam turistas da cidade de Brasília, que por não conhecer o trecho, não perceberam as lombadas e foram atingidos na traseira por outro veiculo que seguia da cidade de Guanambi para a Anagé. As vitimas foram socorridas pelo SAMU 192 e conduzidas ao HPMN. A PRE esteve no local do acidente controlando o trânsito e registrando a ocorrência.



  • Prisão de Prisco: comandante da PM isenta estado de culpa e descarta nova greve

    Bocão News: Foto: Reprodução

    O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, isentou o governo do estado de qualquer culpa na prisão do líder do movimento grevista da categoria, o vereador de Salvador Marco Prisco (PSDB), e minimizou a possibilidade de uma nova paralisação dos policiais militares.

    “A prisão de Marco Prisco foi um pedido do Ministério Público Federal (MPF) por causa da participação dele na greve de 2012. E o governo do estado não tem nenhuma interferência numa determinação federal. Temos um compromisso com toda a tropa no sentido de trazer tranquilidade para a nossa população e cumprir o que foi acordado. Agora é um momento jurídico e não um momento de trazer nenhuma contestação e que não vai voltar à greve”, afirmou.

    Coronel Castro disse que tem o apoio da Polícia Militar para que a categoria, descontente com a prisão de um dos seus maiores líderes, volte a cruzar os braços.

    “Acredito nos meus policiais. Eles querem trazer tranquilidade para a nossa população e não vejo motivo de retrocesso. Teremos o apoio do Exército e da PM para reestabelecer a tranquilidade que já foi afetada nos dias de greve”, concluiu coronel Alfredo Castro.



  • Santo Amaro: 'Salvaram nossas vidas', diz jovem que deu à luz na porta de maternidade

    Prefeitura afirma que hospital foi notificado / G1 BA com informaçõe da TV Bahia

    Imagens registradas por uma moradora do município de Santo Amaro, a cerca de 89 km de Salvador, mostram uma jovem de 19 anos que deu à luz à primeira filha na porta de uma maternidade da cidade do recôncavo baiano, na última quarta-feira (16).  Apesar de ter entrado em trabalho de parto na porta de um hospital, a gestante não foi atendida por nenhum funcionário da unidade de saúde. Moradores que ouviram os gritos e pedidos de ajuda foram responsáveis por fazer o parto do bebê. A criança nasceu com 3,3 kg e passa bem. A mãe, Deise Viana, também passa bem. As duas estão internadas em um outro hospital de Santo Amaro. De acordo com a prefeitura da cidade, em nota enviada à imprensa, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi encaminhada para o local assim que a informação do parto chegou ao conhecimento da administração municipal. Segundo profissionais do SAMU, quando chegaram ao local, a jovem estava no chão, na calçada da maternidade, e a criança já tinha nascido. A prefeitura ainda informou que "os procedimentos feitos pela equipe foram necessários e relevantes para que a situação não se agravasse, já que a maternidade recusou atendimento e manteve seus portões trancados".



  • Líder da greve da PM, Marco Prisco é preso pela Polícia Federal

    Ele foi preso em um resort na Costa do Sauípe, no Litoral Norte (Foto: Betto Jr/Arquivo CORREIO)

    O vereador Marco Prisco Caldas Machado, líder do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia, foi preso na tarde desta sexta-feira (18), a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA). O pedido de prisão preventiva ajuizado pelo MPF foi concedido pela 17ª Vara Federal na terça-feira (15). O diretor-geral da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado da Bahia (Aspra) foi localizado pela Polícia Federal em um resort na Costa do Sauípe, no Litoral Norte, e transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O pedido de prisão foi feito dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, que denunciou sete pessoas entre vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. Segundo o MPF, a intenção do pedido de prisão preventiva é garantir a ordem pública. Prisco é processado pelo MPF por crime político grave. De acordo com o Ministério Público, qualquer recurso contra sua prisão poderá ser ajuizado apenas no Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira (16), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, sediado em Brasília, já havia concedido liminar determinando a imediata paralisação da greve dos policiais militares, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 1,4 milhões. A Justiça determinou, ainda, o bloqueio de bens de Prisco e mais 13, entre as associações envolvidas no movimento paredista e seus dirigentes. Os bens seguem bloqueados como medida para assegurar a possibilidade de ressarcimento dos prejuízos causados aos cofres públicos.



  • Caminhão carregado de coco tomba na BR-116 no trecho da 'Serra do Mutum'

    O acidente ocorreu na Serra do Mutum / G1 (Fotos: Flamarion Barreto / Blog Marcos Frahm)

    Um caminhão carregado de coco tombou na tarde da última quinta-feira (17), no Km 643 da BR-116, em uma localidade conhecida como "Serra do Mutum", trecho que compreende os municípios de Jaguaquara e Jequié. De  acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 15h, deixando o trânsito lento na região até o início da noite. Ainda segundo a PRF, o motorista do caminhão sofreu ferimentos leves, sendo encaminhado para o Hospital Geral Prado Valadares por equipes da concessinária Via Bahia, que administra a rodovia. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. As causas do tobamento do veículo ainda estão sendo apuradas pela PRF. Cocos levados no caminhão foram saqueados por moradores da região.

     

    O motorista ficou preso às ferragens mas sofreu ferimentos leves



  • Salvador: Bebê prematuro é encontrado abandonado no banheiro da Rodoviária

    BN / Foto: Reprodução / TV Bahia

    Foi encontrado, na manhã desta sexta-feira (18), um bebê prematuro no banheiro do Terminal Rodoviário de Salvador. A criança foi achada enrolada em uma toalha por mulheres que usavam o banheiro feminino do local. O bebê, que é uma menina, aparentava ser recém-nascida. Segundo a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionada e fez o resgate da criança, a garota é prematura, fruto de uma gestação de, no máximo, seis meses. Após o primeiro atendimento do Samu, o bebê foi encaminhado para a maternidade José Maria de Magalhães Neto, no bairro do Pau Miúdo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde do bebê é crítico. Ainda não há informações de quem foi o responsável pelo abandono desta criança prematura. Segundo a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), responsável pelo Terminal Rodoviário de Salvador, as imagens das câmeras de segurança estão sendo analisadas para tentar identificar a pessoa culpada.



  • Descoberto o 1º exoplaneta do tamanho da Terra em zona habitável

    lustração mostra como seria o planeta Kepler-186f / G1 (Foto: NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech)

    Cientistas anunciaram a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho similar ao da Terra e onde pode existir água em estado líquido, o que, em tese, o torna habitável.

    O exoplaneta, denominado Kepler-186f, foi identificado por pesquisadores da Nasa usando o telescópio Kepler, segundo estudo publicado nesta quinta-feira (17) na revista científica "Science".

    "A intensidade e o espectro da radiação do Kepler-186f o colocam na zona estelar habitável, implicando que, se ele tiver uma atmosfera como a da Terra, então uma parte de sua água provavelmente está em forma líquida", diz o estudo. O telescópio Kepler permite identificar planetas em sistemas distantes medindo a quantidade de luz que eles bloqueiam quando passam na frente das estrelas que orbitam, ou seja, o equipamento não "enxerga" o planeta diretamente.

    O Kepler-186f, que orbita a estrela anã Kepler-186, fica na constelação do Cisne, a cerca de 500 anos-luz da Terra. Ele é o quinto e mais afastado de um sistema de cinco planetas, todos com tamanho parecido com o da Terra.

    "É extremamente difícil detectar e confirmar planetas do tamanho da Terra, e agora que encontramos um, queremos encontrar mais", disse em uma teleconferência Elisa Quintana, pesquisadora do Instituto para a Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI).

    Descobertas do Kepler
    Em fevereiro, a agência espacial americana anunciou que o telescópio Kepler, que orbita a 149,5 milhões de quilômetros da Terra há cinco anos, tinha acrescentado 715 exoplanetas à lista de mil corpos que orbitam estrelas a uma distância que torna possível a existência de água e, portanto, de vida.

    A busca de planetas similares à Terra é uma das maiores aventuras na pesquisa espacial, e embora já tenham sido detectadas centenas de planetas do tamanho do nosso e outros menores, eles circulam em órbitas próximas demais de suas estrelas para que haja água líquida em sua superfície.

     

    Ilustração da Nasa mostra comparação entre a Terra e o Kepler-186f (Foto: Nasa)



  • BR-122 sessenta anos de descaso

    CN / Foto: Reprodução

    Em 2013 o governo do Estado da Bahia encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei (de número 20288/2013) transferindo, entre outros, dois trechos de rodovias estaduais para que integrem a BR-122, a mais sertaneja das rodovias e, talvez por isto, a mais negligenciada ao longo do tempo.

    Ligando Montes Claros, em Minas Gerais, a Chorozinho no Ceará, a BR-122 possui dois longos trechos sem pavimentação. A transferência pretendida pelo governo da Bahia, contudo, NÃO atende ao trecho de Caetité, pois transfere trechos da rodovia BA-144, provocando um desvio a leste na BR e dotando de asfaltamento o trecho que liga Seabra a Juazeiro, beneficiando a cidade de Campo Formoso.

    De Seabra a Caetité, o vazio continua.

    Apesar de a engenharia ser uma ciência criada para eliminar obstáculos, tudo indica que o DNIT – o órgão federal encarregado de construir estradas – não irá tão cedo completar o trajeto da Rodovia do Sertão. Isto porque, entre Paramirim e Seabra há, justamente, um obstáculo que nossa engenharia e governantes continuam a tratar como intransponíveis: a Chapada Diamantina.

    Em razão disto o percurso original foi alterado, passando por Rio do Pires, Novo Horizonte e Ibitiara – ao invés de Érico Cardoso e Boninal. A alteração, contudo, ainda representa um “grande desafio da engenharia”.

    Em março de 2009 o DNIT abriu uma licitação para a obra, orçada em 980 mil Reais. O trecho a ser completado teria uma extensão de 664,4 km, a um custo previsto de R$ 1.476,35 por quilômetro, e seria concluído em... 120 dias.

    Passados mais de cinco anos, nem um centímetro foi começado, no trecho em questão. Completa-se, assim, seis décadas de descaso para com o sertão...

    Ou seria para com a região de Caetité, Paramirim, Igaporã e todas as outras cidades que com Caetité se irmanam?



  • Carros apreendidos pegam fogo em frente a Companhia da Policia Militar

    As chamas foram controladas antes de atingir outros veículos. (Foto: Alessandro / L12 Notícias)

    Três veículos apreendidos pela polícia militar de Livramento de Nossa Senhora pegaram fogo, na madrugada desta sexta-feira (18). Os carros estavam estacionados numa área externa na frente da sede da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) da cidade. Um inquérito deverá ser instaurado para investigar as causas do incêndio. Informações dão conta de que o fogo começou por volta das 2h e cerca de algumas horas depois a policia conseguiu controlar as chamas. Apesar do susto, somente houve danos materiais.