• Passeata faz referência ao dia da água e protesta contra construção de barragens em nascentes do Rio das Contas

    A passeata saiu da Igreja matriz até o Semac. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Uma grande passeata foi realizada na manhã desta sexta-feira em Brumado, diversas instituições, estudantes e a comunidade em geral, se concentraram em frente á Igreja Matriz em Brumado e logo após saíram em passeata até o auditório do Semac, onde, está sendo realizada a plenária do comitê de bacias.

                

    A passeata foi marcada pelo protesto contra o projeto da construção das barragens do agronegócio na área das nascentes do Rio das Contas no Município de Piatã, projeto este, que está sendo motivo de grande discursão, pois, caso aconteça, há uma possibilidade de muitas cidades que são abastecidas pelas águas dos Rio das Contas serem prejudicadas, vindo até mesmo a correr o risco de ficar sem água. Pois essas barragens gigantes voltadas ao agronegócio na região da Chapada, iria ter um consumo muito alto, e por serem construídas nas nascentes, poderia vir a fazer com que o Rio das Contas venha a deixar de existir.
     
               

    A passeata marcou também a cobrança da execução da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, e os organizadores solicitarão à Plenária, uma moção de apoio a esta reivindicação, para ser enviada ao Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e ao Chefe da Casa Civil, Rui Costa.



  • Polícia realiza blitz em pontos diversos no sentido de neutralizar ações de bandidos

    A polícia abordou diversas pessoas na Ponte Do Padre. Foto: Fabiano Neves/Destaquebahia.com.br

    Devido ao grande número de furtos e roubos que tem acontecido nos últimos dias em Brumado, sendo que na maioria das vezes os meliantes se utilizam de motocicletas procedentes também de assaltos para realizar as ações, a polícia vêm tentando dificultar e neutralizar a atuação desses meliantes, uma das formas é realizando blitz e abordagens em pontos diferenciados da cidade.
    Hoje, sexta - feira (21), alguns polícias fizeram uma blitz na "Ponte do Padre", local que dá acesso aos bairros Malhada Branca, São Félix, Urbis 2, dentre outros, ao Centro. até o momento em que a reportagem do Destaquebahia esteve no local, nenhuma pessoa suspeita foi detida. Segundo um dos militares que estava na operação, essa é uma forma de proporcionar mais segurança as pessoas, além de inibir as ações dos marginais.



  • Real Calçados, a Loja nº 01 tem mais pra você.


  • Prefeitura: Liu Vasconcelos assume o cargo de Auxiliar Administrativa

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    O Prefeito Aguiberto Lima Dias convocou e empossou na manhã desta quinta feira, 20, mais um funcionário aprovado no Concurso Público de 2011. A solenidade ocorreu no Gabinete do Prefeito e na presença do Secretário de Administração Senhor Raimundo Lima Dias.

    A Empossada Senhora HELIANE BONFIM MOURA VASCONCELOS, exerce o Mandato de Vereadora e, é conhecida na nossa Comunidade como “Vereadora Liu Vasconcelos”. Na ocasião o Prefeito parabenizou a Concursada, ora empossada, e ressaltou o processo que vem sendo desenvolvido pela administração  ...Por Uma Cidade Cada Vez Melhor! A convocação dos aprovados no Concurso de 2011 para Admissão ao Serviço Público estão proporcionando o preenchimento imediato de cargos e funções, oferecendo um atendimento mais eficiente a população brumadense.

    A agora a Senhora Heliane Bonfim Moura Vasconcelos é funcionária pública municipal concursada e assume o cargo de Auxiliar Administrativa Nível III, após cumprir todos os requisitos legais e será lotada inicialmente na Secretaria Municipal de Administração, podendo ser removida para outros setores da administração, por necessidade de atendimento aos serviços públicos.  



  • Detentos mostram criatividade confeccionando artigos artesanais

    Destaquebahia / Foto: Divulgação

    Na Cadeia Pública da cidade de Rio do Antônio, que faz parte da área de atuação da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (20ª COORPIN), os detentos estão confeccionando artigos artesanais. Segundo a delegada titular Drª Ellen Mara Lajes Neiva Pierote, depois que os detentos começaram a se ocupar com este tipo de atividade, o estado de saúde deles melhorou. Ainda segundo a delegada, antes da prática artesanal, era comum eles ficarem doentes, por conta da ociosidade, agora isso não acontece mais. A cadeia da cidade tem atualmente seis detentos, e todos realizam a atividade artesanal confeccionando, jarros, abajur, taças, cesta de frutas, entre outros utensílios, Todo material para confecção dos utensílios e oferecida pelos familiares dos detentos. A delegacia está de portas abertas para receber doções de, cola, verniz, jornais, revistas, para que os detentos continuem realizando este belíssimo trabalho. 



  • Carreta colide com um veículo Pólo Sedan no centro da cidade

    Com o impacto a lateral do veículo ficou bastante danificada. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Um carreta que trafegava pela Avenida Exupério Pinheiro Cangucú, ao tentar fazer uma curva para entrar na Avenida Coronel Santos, acabou colidindo com um veículo Pólo Sedan, que estava estacionado em uma esquina. No momento não havia ninguém dentro do veículo que estava parado em local proibido.
     
              

                                          Com o impacto, o carro foi lançado na calçada

    Por ser muito longa, o motorista da carreta só percebeu a colisão após ver pelo retrovisor o carro sendo lançado em cima do passeio devido o impacto. A polícia e os agentes de trânsito estiveram no local para registrar a ocorrência e controlar o trânsito.



  • REPRESENTANTES DA MAGNESITA S/A VISITAM O PREFEITO AGUIBERTO

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro

    Nesta quarta feira,(19), o Prefeito Aguiberto Lima Dias recebeu a visita de representantes da Magnesita S/A, representada pela Senhora Bárbara Carneiro Joncew, Assessora de Comunicação, (Corporate Communicatios Coordinator), e do Senhor João Nolasco.

    A visita em caráter de relacionamento público se desenrolou de forma gentil e amistosa, oportunamente o Prefeito registrou o vínculo existente da empresa com o povo de Brumado e, por ser a Magnesita S/A, a mais antiga mineradora em operação no Município de Brumado oferecendo oportunidades de empregos, desenvolvimento técnico e econômico a diversas gerações de brumadenses.  

    A Senhora Bárbara Carneiro Joncew enfatizou as diversas ações que a empresa vem desenvolvendo em termos ambientais, empregatícios e sociais, não só na área extrativista de Brumado, mas também, essas ações abrangem a área industrial de Contagem em Minas Gerais.

     



  • PASSEATA DO DIA DA ÁGUA LEVARÁ REIVINDICAÇÕES À PLENÁRIA DO COMITÊ DO CONTAS

    Foto: Modera / Destaquebahia.com.br

    A existência de pluviosidade irregular, estiagens prolongadas e de atividades humanas na Região do Alto Contas, além da capacidade que o seu bioma predominante possa suportar, propicia uma realidade de déficit hídrico e de acentuação dos conflitos pelo uso da água.

    Portanto, o aumento da pressão das atividades humanas sobre a Chapada Diamantina e a Caatinga na Região do Alto Contas, principalmente das atividades dos grandes empreendimentos, forçam a mobilização social no sentido de que se garanta água em quantidade e qualidade no Rio das Contas.

    O MODERA, os ABRACADABRA, a APDEMB, o LPJ, a SEMAR e outras instituições parceiras, considerando o Dia Mundial da Água e o lema da ECO 92, consistindo em pensar no global e agir no local, estão planejando a Passeata do Dia da Água, no sentido de informar, alertar, sensibilizar, refletir e reivindicar pela execução da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e contra o projeto da construção das barragens do agronegócio na área das nascentes do Rio das Contas no Município de Piatã.

    A Passeata deverá acontecer nesta sexta-feira, 21 de março, fazendo referência ao Dia Mundial da Água e saindo da Praça da Igreja Matriz, em Brumado - BA, a partir das 07:00 horas da manhã, rumo à XII Plenária Ordinária do Comitê do Contas, no Auditório do SEMAC, onde haverá apresentação do projeto das barragens do agronegócio pelos seus empreendedores e os organizadores da Passeata solicitarão à Plenária, uma moção de apoio à reivindicação pela execução da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, para ser enviada ao Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e ao Chefe da Casa Civil, Rui Costa.

     
     
     



  • Polícia descobre drogas enterradas em propriedade na Zona Rural

    As drogas estavam dentro de um balde, o qual se encontrava enterrado. Foto: P.C

    Após investigações, policiais de Brumado e Livramento encontraram vários pacotes de drogas dentro de um balde que estava enterrado em uma propriedade na localizada na Zona Rural do municipio de Livramento. Segundo nformações cedidas ao Destaquebahia pelo delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), a ação da polícia foi desencadeada durante a última quarta-feira (19), ocasião em que os investigadores seguiam pistas sobre a chegada dos entorpecentes para serem distribuídos na cidade.
    Foram encontrados: Balança de precisão, 87 gramas de Cocaína e 19,8 gramas de Crack. A polícia continua em diligências para indentificar os traficantes.



  • Policia apreende menores com arma de fogo municiada

    A policia encontrou uma arma artesanal (Tipo garrucha) municiada / Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    A guarnição do Peto da Polícia Militar (34ª CIPM) ao realizar uma ronda de rotina  na manhã desta quinta-feira (20) no Bairro Malhada Branca, percebeu que três menores ao avistarem a viatura, correram para o interior de uma casa. Os policiais, diante desta atitude suspeita, adentram a residência e surpreenderam os menores que estavam escondidos embaixo da cama. A policia encontrou uma arma artesanal (Tipo garrucha) municiada, três jaquetas de cor preta, uma motocicleta sem placa, três celulares, bonés, e munição. Todo o material e os menores foram apreendidos e conduzidos à 20ª Coorpin.

     

    A moto foi encontrada no quintal da casa

     

    Todo material foi encaminhado para 20ª Coorpin



  • Vereador diz que é muito pouco o que o governo faz por Brumado

    O vereador Castilho Viana (PSB), em seu discurso na sessão do Legislativo brumadense na última segunda-feira (17), fez criticas ao governo do Estado e, disse que para Brumado, as únicas solicitações atendidas são perfurações de poços. “Só se ouve falar em Brumado de perfuração de poços, em breve cada morador terá um poço perfurado no quintal de suas casas, enquanto que investimentos importantes como a segunda etapa da barragem, o esgotamento sanitário dentre outros, não são realizados. Agora o governo do Estado colocou notícia falando sobre a diminuição do índice da violência. Esse índice deve ser só para o palácio de Ondina, pois a criminalidade em Brumado continua. Fica o questionamento que índice é este que estão anunciando agora”. O vereador não poupou criticas com relação atenção que o governo estadual tem dispensando a Brumado, e continuou. “É muito pouco o que o governo faz por Brumado, temos noticias que serão realizados investimentos de grande monta para outros municípios e Brumado sempre com refugos”, disse. O vererador falou tabém com relação ao CIB e disse que nenhuma empresa virá para Brumado pois não oferece recursos. Viana também fez criticas a Magnesita, dizendo que não existe nenhuma preocupação social da empresa com o município. 



  • Itabuna: Polícia não tem pistas sobre sumiço de respiradores em hospital

    Do G1 BA, com informações da Tv Bahia

    Ontem (19), completou uma semana que os três aparelhos de respiração do Hospital de Base da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, desapareceu. A polícia ainda não tem pistas do que aconteceu. Os funcionários do hospital já foram ouvidos, mas não há uma explicação de como os aparelhos, com quase 50 Kg e 1,5m cada um, foram levados sem que ninguém percebesse. Cada aparelho custa R$ 45 mil. Os respiradores ficam armazenados em uma sala do pronto de socorro do hospital. Eles podem ser utilizados pelos enfermeiros, auxiliares e médicos, dentro do pronto de socorro, no atendimento de pacientes com problemas respiratórios. A delegada responsável pelo caso informou que vai analisar as imagens das câmeras do circuito interno de segurança do hospital, que ficam guardadas por 15 dias. Das quatro saídas, apenas a da emergência é monitorada por câmeras de segurança. Uma outra saída conta com vigilantes 24 horas. Já as outras duas funcionam em horário comercial, com recepcionista e sem segurança ou câmeras. De acordo com o presidente da fundação que dirige o hospital, Paulo Bicário, os aparelhos que restam não são suficientes para a demanda do hospital que atende, por mês, média de 6 mil pessoas só no pronto de socorro. "O uso desses aparelhos ventiladores é muito importante para os pacientes. O que mais interessa é ter esses aparelhos para a gente dar continuidade da nossa necessidade interna", explica Paulo Bicalho.

     



  • Novo movimento de Policiais Militares cria tensão no governo

    Há pouco mais de dois anos, em 31 de janeiro de 2012, policiais militares anunciavam o início de mais uma greve, que durou 12 dias. Agora, seis associações que representam a categoria, entre elas a Associação de Policiais e Bombeiros e de Seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), que encabeçou o movimento de 2012, começam a se mobilizar para discutir as propostas do governo para a categoria.

    Embora dirigentes das seis entidades descartem o indicativo de greve, sexta-feira, quando se reúnem em assembleia conjunta no Wet’n Wild (Paralela), a articulação preocupa o governo. Três dias antes da reunião, na segunda-feira à noite, o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, emitiu um comunicado em que diz ter tomado conhecimento “da existência de discursos proclamados isoladamente por um ou outro que parecem se interessar pela desestabilização do bom momento que vivemos atualmente na Polícia Militar da Bahia”. Segundo a nota, os discursos foram emitidos nas redes sociais. 

    Para o diretor de mobilização da Aspra, o vereador Soldado Prisco, o coronel fala sobre algo que não conhece. “Não existe isso (de grupos menores). O comandante está falando uma coisa que, infelizmente, ele não tem conhecimento, porque não está dentro das entidades”, disse Prisco.

    A categoria, que reúne pelo menos 34 mil homens na ativa no estado, reivindica melhoria salarial, mudanças na política remunerativa, plano de carreira, acesso único ao quadro de oficiais, um Código de Ética, aposentadoria com 25 anos de serviço para a Polícia Feminina, aumento do efetivo, bacharelado em Direito para os oficiais, além de elevação de toda a tropa para o nível superior entre 2014 e 2018.

    Segundo Castro, a situação está sendo discutida por um Grupo de Trabalho: “Associações representativas dos policiais e bombeiros militares, Comando, secretarias e órgãos do governo, conjuntamente, apresentaram propostas e sugestões para promover a modernização administrativa através da reforma da Lei de Organização Básica e do Estatuto da PM”, diz.

    Projeto
    O governo tem até 180 dias antes do início do período eleitoral para remeter ao Legislativo qualquer projeto que provoque alterações salariais de servidores. Para as associações, o prazo vence em 8 de abril. Para o comando, dia 10. “O nosso pensamento é fazer a assembleia e deixar pré-agendado um outro encontro para sair com indicativo de paralisação, caso o governo não atenda às solicitações”, disse o presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM-BA), Agnaldo Pinto.

    “De lá, com certeza, vamos marcar nova assembleia e o futuro a Deus pertence. Não depende da gente, depende do governador”, disse Prisco. Mas há quem diga que as negociações podem se encerrar na sexta. “Se as propostas atenderem às expectativas, não vai ter a segunda assembleia. Desde sexta passada, há reuniões do governo com as associações. Se isso for suficiente para atender as expectativa das tropa, não será necessária nem a segunda assembleia”, disse o presidente da Força Invicta, tenente-coronel Edmilson Tavares. (Fonte: Correio da Bahia - Foto: noticiasdealagoinhas.com.br )



  • Homem acusado de ser autor de estupro é preso pela polícia

    João Carlos foi preso na manhã desta quarta - feira. Foto: Polícia Civil

    Foi preso na manhã desta quarta - feira, em razão de mandado de prisão temporário, João Carlos Bernades Alves de 25 anos, ele é acusado pela prática do crime de estupro de vulnerável. Inquérito policial presidido pelo Delegado Cláudio Marques. A diligência foi operacionalizada pelas Polícias Civil e Militar. João Carlos se encontra na delegacia de Brumado a disposição da justiça.



  • Prefeitura empossa novos funcionários

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sergio Mauro / Foto: Divulgação

    Nesta terça feira, 18, tomou Posse mais 08 (oito), novos funcionários aprovados em Concurso Público realizado no ano de 2011.

    A Solenidade de Posse ocorreu no Gabinete do Prefeito Aguiberto Lima Dias e com a presença do Secretário de Administração Senhor Raimundo Lima Dias. Ocasião em que o Prefeito ressaltou a cada novo empossado as expectativas que a administração ...Por Uma Cidade Cada Vez Melhor, deposita em cada um deles e na mesma oportunidade, obtiveram  esclarecimentos de como devem proceder dali em diante no exercício de sua atividades como funcionários públicos do Município de Brumado.

    Com mais esta iniciativa o Prefeito, após revalidar o prazo dos aprovados no Concurso realizado no ano de 2011, com o prazo de nomeação vencido no ano de 2013 e por iniciativa da administração atual, foram prorrogados por mais 2(dois), anos. Iniciativa que vem proporcionando agilidade no atendimento à população e dinamismo á administração...,Por Uma Cidade Cada Vez Melhor!