• DIA 24 TEM BONDE APAIXONADO NO ENCONTRO DE CAVALEIROS DA FAZENDA CAMPO SECO II

    Dia 24/05 a banda Bonde Apaixonado estará se apresentando em um grande encontro de cavaleiros que será realizado na Fazenda Campo Seco II, municipio de Brumado. O show acontecerá no Bar de Keu. Aproveite que está chegando os festejos juninos e garanta o sucesso do seu evento, leve a Banda Bonde Apaixonado pra animar a sua festa. Contatos para shows (77)9958-6653 (77)9181-9483 (77)8811-4510



  • Grande movimento no VII Encontro de Produtores rurais de Barra da Estiva e Região

    Fotos e fonte: Informebarra.com.br

    Quem compareceu ao primeiro dia do VII Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, certamente encontrou um pouco de tudo. Com espaço destinado para o Lazer, as criançadas se divertiram á vontade e para quem optou por fazer negócio, oportunidade não faltou; Stands de diversas empresas de seguimentos variados expuseram os seus produtos, proporcionando aos frequentadores a chance de comprar com vantagens incríveis.

         

    No Stand da  Secretaria de Saúde, os visitantes puderam dispor de serviços como: Aferição de Pressão, Teste de Glicemia e outros.

          

    Já para os aventureiros,  iniciando as atividades noturna, o Club do Jeep de Barra da Estiva fez uma bela apresentação, ultrapassando obstáculos de tirar o fôlego, levando o público ao delírio.

         

    Nem o Secretário de Agricultura José Henrique resistiu, e com o seu espírito aventureiro, mostrou que também sabe ultrapassar obstáculos e vencer desafios, e a bordo do seu Jeep fez bonito assim como os demais participantes.

        
        

     

    O prefeito Dinho, Bem como o Deputado Estadual Marquinho Viana estiveram acompanhando de perto as atividades durante o dia, e a noite juntamente com os seus familiares e amigos, prestigiaram os shows musicais dos artistas da região.

          

    Na manha de hoje (07), as atividades começaram cedo, por volta das 7h com uma mesa farta de café da manha para os produtores e visitantes; em seguida, além da visitação dos Stands foram ministrados minicursos sobre: Adequação Ambiental de Propriedade Rural para produção de peixes, Principais doenças do morangueiro, aplicação de defensivos, qualidade de café para concursos dentre outros.

    Durante toda a tarde haverá atividades e a noite, além das apresentações do Club do Jeep, haverá ainda, Shows musicais e a partir das 20:00 Grande Leilão Marcha e Leite. Confira mais imagens clicando aqui.



  • Caesg e Polícia Militar dá baixa no tráfico no Bairro Alto México em Barra da Estiva

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A Cipe/Sudoeste (Caesg) e uma guarnição da Polícia Militar de Barra da Estiva prenderam na noite de ontem (07), no bairro Alto México, três pessoas por tráfico de drogas. A prisão aconteceu em um bar do referido bairro onde os traficantes foram abordados e com os mesmos foram encontrados 27 pedras de Crack e certa quantidade de maconha. Um dos presos de prenome Valdelino, é um velho conhecido da polícia onde já teve passagens. Os três indivíduos foram conduzidos para a delegacia de Barra da Estiva onde estão a disposição da justiça, as drogas foram apreendidas.

    Caesg e Polícia Militar dá baixa no tráfico no Bairro Alto México em Barra da Estiva


  • Políticos divergem sobre entrada de Nilo Coelho na política conquistense

    Herzem, Coelho e Falcão | Foto: Montagem/ Bahia Notícias

    A notícia da possível entrada do ex-governador Nilo Coelho na disputa pela prefeitura de Vitória da Conquista, em 2016, deixou os políticos da cidade alvoroçados. Principal nome da oposição, Herzem Gusmão (PMDB) disse que “será uma honra tê-lo conosco”. Gusmão, em 2012, foi ao segundo turno contra o atual prefeito e perdeu, elegendo-se, em 2014, deputado estadual. “Ele é uma liderança importante para unir a oposição e ele será muito bem recebido. Agora, em conversa com ele, sem que ele colocasse o seu nome ou eu colocasse o meu, o pensamento que a gente tem é que a gente venha debater o quadro político, a sucessão, sem posição sobre um nome. Mas acredito que a vinda é um grande reforço”, afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, nesta quinta-feira (7). Também deputado estadual e pré-candidato ao executivo conquistense, Fabrício Falcão (PCdoB) acredito no oposto a Herzem. “Ele vai desunir a oposição”, aposta. Apesar de reconhecer a importância de Coelho no cenário político, Falcão diz que o ex-governador “não tem expressão política na cidade”. “Ele é liderança em Guanambi, mas não em Conquista. Acho que não será candidato de maneira alguma”, apostou. Segundo a coluna Tempo Presente, o ex-deputado Raimundo Sobreira disse que Nilo “cedeu aos apelos de amigos”, que avaliaram o cenário como “favorável” por causa do desgaste do PT. Segundo o colunista, a expectativa era que ele se candidatasse para Guanambi, onde já foi prefeito por três vezes, e não em Conquista, terceiro maior colégio eleitoral do estado. O efeito na cidade, contudo, teria tido um impacto “bombástico”. Fonte: Bahia Notícias



  • A SILVANA CALÇADOS JÁ DISPONIBILIZA OS MAIS LINDOS PRODUTOS PARA O DIA DAS MÃES

    Para quê deixar para última hora, se a sua mãe merece o melhor presente agora? A Silvana Calçados pensando no melhor pra você e sua família, já disponibiliza dos mais lindos calçados, acessórios e muito mais, para você presentear com muito muito bom gosto quem você gosta. Crediário facilitado, descontos especiais á vista, e ainda, aceita diversos cartões de créditos para sua maior comodidade. Aproveite! vá na Silvana Calçados e confira. Silvana Calçados, fica na Avenida Centenário, no centro de Brumado.



  • Teve início o VII Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região

    Foto e fonte: Informebarra.com.br

    Teve início na manhã desta quinta - feira (7), o VII Encontro Agropecuário dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região.A abertura do evento aconteceu por volta das 9h com a presença de autoridades políticas,comunitárias e eclesiásticas.

    Na abertura do evento houve o discurso do prefeito Adriano Carlos Dias Pires (Dinho), bem como dos deputados estaduais: Marquinho Viana, Vitor Bonfim e Gica Lopes, os quais destacaram a importância do evento.

    O Secretário Municipal de Agricultura, José Henrique Tinoco, falou que o encontro é uma forma de promover o forte da região, que é a agricultura; tendo como o forte o Café e o Morango.

    Representando o Governador Rio Costa, esteve presente o Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural dBahia (SRD), Jerônimo Rodrigues.

    As atividades deste primeiro dia seguirá até as 23h30min, com a apresentação do Clube do Jeep de Barra da Estiva durante as três noites a partir das 18h.



  • Deputados apresentam requerimento para convocar Lula na CPI da Petrobras

    Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva durante evento em comemoração ao Dia do Trabalho em São Paulo (Foto: Andre Penner/AP Photo)

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na mira da CPI da Petrobras. Na terça-feira (5), os deputados federais Efraim Filho (DEM-PB) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS) apresentaram uma proposta para convocar o petista para prestar esclarecimentos sobre o escândalo do petrolão. “Tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto a então ministra-chefe da Casa Civil Dilma Vana Rousseff tiveram todas as condições de adotar medidas concretas no sentido de estancar a série de desvios de vultosas quantias que estavam ocorrendo no seio da Petrobras. Todavia, tudo leva a crer que optaram por manter a execução de obras sabidamente superfaturadas, o que terminou por causar estratosféricos prejuízos à companhia e, indiretamente, ao Erário”, diz o requerimento, que deverá ser colocado em pauta na reunião da comissão na quinta-feira (7).

    Segundo o deputado Efraim Filho, o pedido de convocação de Lula ganhou força após a última edição de ÉPOCA – que revelou com exclusividade que o ex-presidente do Brasil está sendo investigado pelo Ministério Público Federal por suspeita de tráfico de influência internacional em favor da construtora Odebrecht, investigada na Lava Jato e responsável por obras financiadas pelo BNDES em países africanos e latino-americanos. A relação entre Lula, Odebrecht e BNDES é retratada em documentos oficiais e telegramas internos do Itamaraty publicados na reportagem de ÉPOCA. “Depois que ele saiu do governo, Lula viajou como garoto propaganda para a Odebrecht fazer negócios com dinheiro do BNDES”, diz Efraim Filho, que diz que pedirá esclarecimentos sobre o suposto lobby feito por Lula em favor da construtora brasileira.

    Irritado com a repercussão da investigação do MPF, o ex-presidente Lula declarou no dia 1º de maio, em evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que as revistas ÉPOCA e Veja são um “lixo e não valem nada”. "Peguem todos os jornalistas da Veja e da ÉPOCA e enfiem um dentro do outro que não dá 10% da minha honestidade neste país", disse Lula. A revelação feita por ÉPOCA ganhou destaque nos mais respeitados veículos internacionais, como os americanos CNN, New York Times, Wall Street Journal e Washington Post; os ingleses Guardian e BBC; o francês Groupe Le Monde; o espanhol El País; as agências de notícias Reuters, Bloomberg e AP; no português Correio da Manhã; no turco Finans Gündem; nos argentinos Clarín e La Nacion; no cubano Diario de Cuba.

    O núcleo de Combate à Corrupção do MPF do Distrito Federal, que confirmou a investigação, decidirá nos próximos 90 dias se abrirá um inquérito criminal contra o ex-presidente da República e um processo cível contra o BNDES se houver evidências de improbidade administrativa. A diligência está em fase inicial – e, portanto, as provas começarão a ser coletadas nos próximos dias. O Instituto Lula, em nota divulgada em seu site, negou as suspeitas relatadas em despacho do MPF, apresentadas em reportagem de ÉPOCA.  A Odebrecht e a BNDES também negaram que o ex-presidente Lula tenha feito tráfico de influência. (IÉpoca)

    CONTINUE LENDO


  • Só hoje, só hoje mesmo no Magazine Luiza

    Em Brumado, na Avenida Mourão Guimarães, Centro. Em frente ao Antigo Derba.



  • César Aranha recebe graduação em faixa preta 2º grau de Jiu-jítsu

    Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Na noite de ontem (05), O Sensei César Aranha teve o prazer de receber na sua academia que agora está funcionando em novo endereço - Travessa José Costa Ribeiro, Bairro das Flores – além dos seus alunos,  o Fisioterapeuta e Fisicuturista Dr. Alípio Jr, o qual foi prestigiar e parabenizar o Sensei pela conquista do certificado de graduação em faixa preta em 2º grau em Jiu-jítsu, o único no município com tal graduação;  na oportunidade, César Aranha que nos últimos dias esteve em viagem no Rio de Janeiro, onde, buscou novas experiências e aprendizados com os seus amigos e mestres, os quais; diga se de passagem, são referências mundiais;  nomes como:  Ramon , conhecido como o Mago do Jiu-jítsu;  Guilherme Assad (Primeiro mestre de Minotauro), Mestre Luiz Carlos (Manimal); todos Faixa Preta, formados pelo grande mestre Carlson Grace,  além de ter se encontrado com o brumadense Isidoro, que hoje é atleta do Corinthians, agradeceu ao Dr. Alípio pela ótima recuperação de uma atleta da sua academia, a qual mediante o profissionalismo com que foi tratada pelo Dr. Alípio Jr, já retornou aos treinos e se prepara junto com os demais atletas da Aranha Team para participar das próximas competições, estaduais, nacionais e até mesmo mundiais.

           

    César Aranha durante esses dias em que esteve no Rio, desfrutou da companhia e experiências desses grandes nomes supracitado (foto), com isso, retornou  a Brumado trazendo em sua bagagem uma gama enorme de conhecimentos, que serão repassados aos seus alunos, motivo pelo qual sempre obtém as melhores colocações nos campeonatos disputados pelo Brasil.

         

     



  • Vereadora cobra melhorias de trabalho para os Garis e carro apropriado para coleta de lixo

    Vereadora Mônica Araújo. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A vereadora Mônica Araújo, durante a Sessão da Câmara de Vereadores de Guajeru, ocorrida na manhã de terça - feira (05) cobrou melhorias nas condições de trabalho dos garis que prestam serviços de limpeza pública para o município.


            
                        Um trator é um dos veículos utilizado na coleta de lixo

    Segundo a vereadora, os garis estão trabalhando sem fardamento adequado, dificultando até mesmo na identificação; ainda segundo a vereadora, a coleta de lixo precisa ser feita em veículos apropriados para tal serviço, já que atualmente a coleta é feita por caminhão e até mesmo um Trator (Máquina Agricola), sendo até um risco para os trabalhadores.

             

    A vereadora e presidente da Casa Legislativa, Eliene Rocha, disse que os fardamentos dos garis já foram solicitados à prefeitura que já está providenciando.



  • Começa amanhã (7) o maior evento agropecuário da Chapada, secretário de agricultura diz está otimista

    Secretário de Agricultura de Barra da Estiva, José Henrique. Foto:Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Começa nesta quinta-feira (07), o maior evento agropecuário da Chapada Diamantina – VII Encontro dos Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, com o tema:  ‘Café, Maracujá e Morango: o forte da nossa economia é a agricultura familiar’.
    O evento além de movimentar a economia da cidade e da região com os negócios que serão realizados, ainda permite com que haja uma troca de conhecimentos entre os produtores e empresários.

    Em entrevista ao Informe Barra, o Secretário de Agricultura, José Henrique demonstrou uma grande expectativa em mais esta edição do evento “Vai sim, mais uma vez, ser um evento de grande importância para a nossa região. Serão vindas caravanas de vários municípios, teremos a presença de várias autoridades e algumas delas representantes de secretarias do Estado, virão estudantes de Agronomia de Vitória da Conquista, além de proporcionarmos ao público em geral um local que será destinado não só para o negócio, como também para o lazer, através das atrações agregadas ao evento como a apresentação do Club do Jeep de Barra da Estiva, Shows musicais e outros” disse José Henrique, acrescentando que: “o eventos disponibilizará de alimentação para os produtores, para que os mesmos não necessite se deslocar até as suas residências...” concluiu.

    Em entrevista ao Destaquebahia, o Secretário de Agricultura de Barra da Estiva, José Henrique Tinoco, demonstrou uma grande expectativa em mais esta edição do evento “Vai sim, mais uma vez, ser um evento de grande importância para a nossa região. Serão vindas caravanas de vários municípios, teremos a presença de várias autoridades e algumas delas representantes de secretarias do Estado, virão estudantes de Agronomia de Vitória da Conquista, além de proporcionarmos ao público em geral um local que será destinado não só para o negócio, como também para o lazer, através das atrações agregadas ao evento como a apresentação do Club do Jeep de Barra da Estiva, Shows musicais e outros” disse José Henrique, acrescentando que: “o eventos disponibilizará de alimentação para os produtores, para que os mesmos não necessite se deslocar até as suas residências...” concluiu.

               

    A reportagem do Destaquebahia esteve no local onde acontecerá o encontro, que fica aos fundos da Câmara de Vereadores, e toda estrutura já está praticamente pronta, sendo feita apenas os últimos ajustes.

    O evento é promovido pela ADESBE – Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Barra da Estiva, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura é patrocinado pelo  Governo Federal e Estadual, pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sebrae,Senar/Faeb/ Sindicatos, Banco do Nordeste, Uesb, SDR – Secretaria de Desenvolvimento Agrário da Bahia e Seagri.

    Confira o vídeo de divulgação.



  • Igreja Assembleia de Deus da Promessa realizou ação social no Bairro Olhos D'àgua

    Fotos: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A igreja evangélica tem exercido um papel de grande importância em Brumado; além de propagar a Palavra de Deus, que através dá fé faz com que muitas pessoas mudem de vida, saindo das drogas, do álcool e de tantas outras coisas prejudiciais, a maioria desenvolvem também um papel social, oferecendo serviços gratuitos e assistência em diversas áreas à comunidade. Como exemplo disso, foi uma ação que foi realizada pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Promessa, que tem como pastor presidente o delegado dos Direitos Humanos em Brumado – Pastor João Mário.

    No último domingo (03), a referida igreja realizou uma ação social no Bairro Olhos D’água, onde, a comunidade desfrutou de vários serviços gratuitos, tais como: Corte de Cabelo, aferição de pressão e teste de glicemia, assessoria jurídica, dentre outros.

    Para que a ação pudesse acontecer, a igreja buscou o apoio de empresas e profissionais, que voluntariamente deram a sua parcela de contribuição.



  • Produção da indústria cai pelo segundo mês seguido, diz IBGE

    Foto reprodução

    Após uma leve recuperação em janeiro, a indústria brasileira teve em março seu segundo mês seguido de queda, afetada pelo baixo nível de confiança de empresários e consumidores e pela desaceleração da demanda doméstica.

    A produção caiu 0,8% em março na comparação com o mês anterior, depois de ter sofrido redução de 1,3% (dado revisado) em fevereiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    A queda registrada na comparação mensal é a mais intensa para o mês de março desde 2006, quando o recuo foi de 1,3%.

    "Mais do que a queda em dois meses seguidos, de setembro para cá, há uma frequência maior de uma trajetória descendente muito marcada. Há uma perda acumulada muito grande. É um movimento que não está restrito a início de 2015, a gente já observa há algum tempo”, disse André Luiz Macedo, gerente de indústria do IBGE.

    Na comparação com março do ano passado, a baixa foi de 3,5%, a 13ª queda consecutiva da produção industrial. No ano, o setor acumula queda de 5,9% e, em 12 meses, de 4,7%. De acordo com o IBGE, essa é a queda mais intensa desde o terceiro trimestre de 2009, quando o índice havia recuado 8,1%.

    De acordo com André Macedo, a sequência de 13 meses de queda do índice mensal é a maior da série histórica, iniciada em 2002.

    “A sequência de taxas anteriormente a essa, a gente tinha visto de novembro de 2008 a outubro de 2009, a maior sequência era de 12 meses de resultados de negativos”. O especialista ressaltou, no entanto, que “os resultados negativos observados nesse período [2008 a 2009] eram de uma magnitude superior àqueles que estamos observando nesse momento”. Antes desse período de queda, entre 2009 e 2015, a indústria teve 11 meses de resultados negativos de setembro 2011 a julho de 2012.

    “A indústria, de setembro para cá, tem uma perda acumulada de 5,1%. Ela está distante 11,2% do patamar mais alto, que foi registrado em junho de 2013”, afirmou Macedo.

    O setor que mais contribuiu para o resultado negativo da indústria foi o de veículos automotores, com queda de 4,2% até março e de quase 20% nos últimos seis meses. Também influenciaram os desempenhos de máquinas e equipamentos (-3,8%), de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-8,1%) e de bebidas (-4,9%), entre outros.

    “O que a gente observa para esse ano é que a indústria recua calcada nesse setor de veículos automotores, justificada não só pela queda de um produto específico, os automóveis, mas tem conjunto de atividades que mostram comportamento predominantemente negativo. E quando se olha o setor de metalurgia, borracha e plástico, vamos que também acompanham esse ritmo menor da produção industrial. Traz uma série [o resultado da indústria] de outras atividades também com peso importante”, afirma.

    Entre os ramos que aumentaram a produção está o de produtos alimentícios, que voltou a crescer, atingindo alta de 2,1%. Entre as categorias econômicas, recuaram a de bens de capital (-4,4%), bens de consumo duráveis (-3,1%), bens de consumo semi e não-duráveis (-0,3%) e de bens intermediários (-0,2%).

    Comparação anual
    Em relação ao mesmo mês do ano passado, a queda de quase 13% na produção de veículos automotores também pressionou negativamente a indústria. Também contribuíram  equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-22,7%), de metalurgia (-9,4%), de bebidas (-11,1%), de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-9,5%), de máquinas e equipamentos (-3,3%), de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-7,4%), de produtos de borracha e de material plástico (-3,0%) e de produtos de minerais não-metálicos (-2,7%).

    Mostraram avanço, na contramão, indústrias extrativas (8,9%) e produtos diversos (22,6%), "influenciado, principalmente, pela maior fabricação de artigos e aparelhos para prótese dentária, canetas esferográficas, próteses articulares, luvas de borracha para segurança e proteção, instrumentos e aparelhos para transfusão de sangue, moedas e lentes para óculos". (Do G1)

    CONTINUE LENDO


  • Baiano da cidade de Maetinga é eleito melhor volante e craque do Campeonato Catarinense

    Naldo (1º à esquerda) eleito pela segunda vez o melhor volante de Santa Catarina. Foto: Foto: Marco Favero

    Os últimos anos foram especiais para o maetinguense Naldo, volante do Joinville, atual campeão catarinense.
    Além de contribuir com a conquista do título, o volante  Marinaldo dos Santos Oliveira (Naldo) natural de Maetinga, cidade de pouco mais de 16.083 habitantes, no sudoeste baiano, foi destaque em 1º lugar como melhor volante do campeonato e em 2º lugar como o melhor craque.

    Para quem passou por grandes dificuldades, como relatado pelo próprio atleta ao Destaquebahia (veja), o maetinguense está colhendo os frutos de uma árdua semente que foi plantada no início da sua carreira .
    Em entrevista ao Destaquebahia na noite desta terça-feira (05), Naldo demonstrou muita emoção ao falar das últimas conquistas “Me sinto muito feliz , de poder fazer parte de um time vitorioso; feliz por ter conquistado pela segunda vez o prêmio de melhor volante de Santa Catarina e agora, o segundo lugar como melhor craque do campeonato: "Estar entre os melhores jogadores é  um orgulho! E se Deus quiser muitas outras conquistas  ainda hão de vir na minha vida” disse emocionado o jogador do Joinville, acrescentando: “Agradeço a todos que me apoiaram , minha família , a galera de Maetinga , vitória da conquista e os torcedores do Joinville”.

    Como todo atleta de futebol, o clímax da profissão se culmina com a participação na Seleção Brasileira, e esse é um dos objetivos de Naldo, motivo pelo qual tem trabalhado e demonstrado resultados tão positivos, não só para a si, como também para com o grupo do qual faz no Joinville.

     



  • 'Ele quer roupa boa e a gente não pode comprar' diz mãe de um dos menores detido ao tentar assaltar loja

    A arma continha quatro munições ainda intacta. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    Dois menores foram surpreendidos pela polícia na manha desta terça - feira (05), enquanto tentavam assaltar uma loja de confecções no centro da cidade.
    Segundo informações obtidas pela reportagem do Destaquebahia, no momento que avistaram a presença da guarnição, um dos menores ainda tentou se desfazer da arma que estava de posse, mas não obteve êxito. Ambos foram encaminhados para a delegacia e a arma apreendida - um revólver calibre 38 com munições intactas.
    Um dos menores, o qual segundo a polícia seria o que estava com a arma, é morador da Fazenda Espinheiro, zona rural do município de Brumado e já possui passagem pela polícia.

    Vanúsia, mãe de um dos adolescentes, muito emocionada disse ao Destaquebahia que o filho não é agressivo em casa, e que ele [filho] estava passeando na Urbis II na casa tia e, devido as más influência é que deve ter entrado para o “meio errado”. “Não falta nada dentro de casa pra ele, passamos algumas dificuldades, mas ele não passa fome, o pai dele é trabalhador. O problema é que ele quer ter roupa boa e outras coisas que a gente não pode comprar, talvez por isso se deixou se envolver nesse mau caminho” disse chorando a Senhora Vanúsia.

    A maioria dos assaltos a mão armada ocorridos na cidade e zona rural, geralmente são praticados por menores, conforme relato de grande parte das vítimas.