• Pela primeira vez, Dilma admite desvios na Petrobras

    Foto: Ed Ferreira/ Estadão Conteúdo

    A presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, admitiu neste sábado (18) que “houve desvio” na Petrobras, conforme denúncias do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa. Foi a primeira vez que a presidente confirmou a existência de desvio. A confirmação pela candidata ocorreu durante entrevista coletiva no Palácio da Alvorada. “Se houve desvio de dinheiro público queremos ele de volta. Se houve, não. Houve, viu?”. Dilma afirmou também que o governo pretende pedir o ressarcimento de todos os recursos desviados pelo esquema comandado por Costa, com recursos desviados por meio de construtoras para financiar partidos políticos - entre eles, o PT, o PMDB e o PP. “Farei todo o possível para ressarcir o país”. A presidente, contudo, disse que ainda não foi informada sobre valores que poderiam voltar para a estatal em razão da recusa do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir o acesso do governo a detalhes da delação premiada de Costa. “Ninguém sabe o que tem para ser ressarcido, porque os dados mais importantes da delação premiada não foram entregues a nós”.

    Ao ser questionada sobre se o pagamento de R$ 10 milhões por Costa ao ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, morto no início deste ano, tiraria dos tucanos a bandeira da ética, ela afirmou que “ninguém está acima de suspeita”. Também ontem, Dilma disse que se sentiu desrespeitada pelo adversário Aécio Neves (PSDB) quando ele a chamou de “leviana”. “Quando começa a discussão, o candidato adversário não gosta muito. Ele parte para algumas atitudes um tanto quanto desrespeitosas. Foram desrespeitosas comigo, foram desrespeitosas com a Luciana Genro. Ele pode inclusive querer processar, mas quem deveria processá-lo somos nós”. Dilma se referia à decisão da campanha do tucano de processá-la por injúria e difamação por conta de uma inserção que circulou ontem. No vídeo, a campanha de Dilma diz que Aécio tem mostrado dificuldade em respeitar as mulheres e mostra imagens de dois debates nos quais o candidato chamou de leviana Luciana e Dilma. “Você acha que um candidato a presidente pode agir dessa maneira?”, diz o locutor. Dilma reclamou da postura de Aécio. “A nós duas ele chamou de leviana, coisa que não se faz. Não é uma fala correta para mulheres. Eu lamento muito.

    CONTINUE LENDO


  • Homem é atingido com dois disparos de arma de fogo no Bairro Parque Alvorada

    Foto: Destaquebahia.com.br

    Na tarde deste sábado (18), um homem de prenome Jairo, popularmente conhecido como (Perninha), foi atingido por disparos de arma de fogo. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, o fato ocorreu no Bairro Parque Alvorada. Ainda segundo informações, dois elementos em uma motocicleta efetuaram dois disparos de arma de fogo que atingiram a vitima. Populares acionaram o SAMU 192 e o homem foi conduzido ainda com vida para o Hospital Professor Magalhães Neto (HPMN). Não há informações sobre a motivação da tentativa de homicídio e também não há informações sobre o estado de saúde da vitima. A policia investiga o caso. 



  • Prefeitura de Vitória da Conquista emite nota de esclarecimento e nega existência de funcionário citado por Fafá de Belém

    Destaquebahia / Fotos: Reprodução

    Em contato com a produção da cantora Fafá de Belém a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que um suposto “funcionário da Secretaria de Cultura”, se apresentou com o nome fictício de Marcelo Ferraz, e afirmou que o show marcado para 22 de dezembro, durante o “Natal da Cidade" seria cancelado por questões políticas.

     

     

    Confira o teor da nota:

     

    1º – Não existe nenhum servidor na Secretaria de Cultura, nem em qualquer outra secretaria, com este nome. Além disso, em consulta ao Partido dos Trabalhadores, não existe filiado em Vitória da Conquista com o nome citado. Não há procedência alguma em citar a pessoa como um “petista rancoroso”. Em tempo, respondem pela Secretaria Municipal de Cultura o secretário Nagib Barroso e o Coordenador de Cultura João Omar de Carvalho Melo;

     

     

    2º – Em 18 anos de Natal da Cidade, considerado hoje um dos maiores eventos culturais do Nordeste do país, seria até ingênuo considerar que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista iria estabelecer critérios ideológicos para definir os artistas convidados dessa grandiosa festa. O critério definido por esta Prefeitura sempre foi o da qualidade artística, já que seu objetivo sempre foi trazer o que há de melhor na música brasileira para interagir com a nossa população e com os artistas locais; Vale destacar que foi o próprio prefeito Guilherme Menezes quem se lembrou de convidar a cantora Fafá de Belém, por tudo o que ela representa para a música popular brasileira.

     

    3º – O Natal da Cidade sempre estabeleceu um máximo rigor na escolha de suas atrações, desde sua primeira edição, em 1997. Em suas 17 edições anteriores, o evento já promoveu espetáculos com artistas da grandeza de Elomar Figueira de Melo, Antônio Nóbrega, Emilio Santiago, Ivan Lins, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Arthur Moreira Lima, Zizi Possi, Gal Costa, Teatro Mágico, Yamandu Costa, Erasmo Carlos, Marina Elali, Zé da Velha e Silvério Pontes, entre tantos outros nomes do nosso mundo artístico, consolidando uma verdadeira celebração cultural, democrática em sua forma, abrigando em seu portfólio artistas das diversas vertentes históricas da música brasileira.

     

    4º – Lamentamos profundamente que um equívoco como esse, baseado em um telefonema anônimo, de alguém cuja procedência e interesses não podemos compreender, criem dúvidas que poderiam ser dirimidas com uma simples ligação da produção da cantora Fafá de Belém, que tanto admiramos, para o secretário de cultura ou para o próprio prefeito municipal;

     

    5º – Sabemos, enfim, que esse momento pré-eleitoral por vezes estimula a má fé e o sentimento de intriga por parte de pessoas que nem o seu nome verdadeiro têm coragem de expor, como é o caso. Esperamos que a verdade desses fatos seja divulgada pelos mesmos meios de comunicação que espalharam a informação falsa sem ter o cuidado de averiguá-la antes.

     

    Secom

    18 de outubro de 2014



  • TELEFONIA MÓVEL TERÁ MAIOR ALCANCE NA LAGOA FUNDA

    ASCOM Prefeitura Municipal de Brumado / Sérgio Mauro / Foto: Ilustrativa

    A Prefeitura Municipal de Brumado recebeu a visita do representante da “Empresa Vivo Telefonia Móvel”, para estudar os meios de viabilizar as condições de instalação de uma torre destinada ao sinal da telefonia móvel para toda a região da localidade Lagoa Funda.

                

    A visita deste Representante da Vivo Telefonia Móvel no ultimo dia 14/10, visa estudar a instalação de uma torre da Vivo Telefonia naquela localidade. É para a população Região a concretização de um antigo desejo e atenderá, não só aquela localidade, mas também outras; Lagoa Funda, Pedra Preta, Itaquarai, André, Jacaré, Correias, Samambaia, Ubiraçaba, Cristalândia. Na mesma região o sinal da telefonia móvel GSM atenderá uma parcela empresarial importante. Empresas como; Ibar Nordeste, Magnesita, Xilolite, MAFRIB - Matadouro e Frigorífico de Brumado, Schincariol, Use Vidros e outras em fase de instalação.

     

                

    A Prefeitura Municipal de Brumado através do Prefeito Aguiberto Lima Dias, desde sua posse no ano de 2013, desenvolve junto a Vivo Telefonia Móvel, entendimentos para a instalação do sinal móvel de telefonia GSM para aquela região, pois tem conhecimento da importância que este sinal telefônico representa para o progresso e interação da região com o mundo, além de oferecer conforto e segurança para seus moradores. Diante das dificuldades que encontrou, não desistiu. Procurou e sensibilizou a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia – SECTI, onde foi atendido conseguindo a instalação do sinal de telefonia móvel, entretanto este sinal não abrangia toda a região, deixando uma importante área adjacente sem cobertura. E, agora, com a instalação da torre pela própria provedora Vivo, a situação será definitivamente solucionada gratificando a todos.  

     



  • Horário de verão começa domingo (19) em meio a crise no setor elétrico

    G1 Brasilia / Foto: Reprodução

    Em meio ao agravamento da situação nos reservatórios das principais hidrelétricas do país, entra em vigor neste domingo (19) o horário de verão. A expectativa do governo é que a redução no consumo de energia no período contribua com uma queda de 0,4% no uso da água dessas represas.

     

    A 39ª edição do horário de verão terá duração de 126 dias e terminará no dia 22 de fevereiro. À 0h (meia-noite) de sábado para domingo, os moradores de dez estados, além do Distrito Federal, terão que adiantar os relógios em uma hora. 

     

    Para especialistas do setor elétrico, a economia de água dos reservatórios das hidrelétricas, apesar de pequena, é importante diante do cenário de crise. Por conta da falta de chuvas, na quinta (16) o nível nos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por 70% da capacidade do país de gerar energia, estava em 22,09%, o pior resultado para essa época desde 2001, quando o país passou por racionamento.

     

    “Essa economia [de 0,4%] não é de se jogar fora diante da atual circunstância”, diz Roberto Brandão, pesquisador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

     

    “Os benefícios não são gigantescos, mas ainda são significativos, continua valendo a pena. Qualquer economia de água dos reservatórios é válida”, diz o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales.



  • VALDIRA FOI ATROPELADA NA AVENIDA CENTENÁRIO

    Foto: Iago Santana

    Um grave acidente aconteceu na avenida centenário, na noite desta sexta-feira (17) em Brumado. Uma senhora de pré nome Valdira, foi atropelada por um motociclista que até o momento não foi identificado pela polícia, já que o mesmo abandonou a motocicleta e fugiu do local. Segundo informações, Valdira se preparava para atravessar a via, quando um veículo parou para que ela pudesse passar, momento em que um motociclista não conseguiu parar e ocasionou o acidente. A vítima foi encaminhada pelo samu-192 para o HPMN com algumas escoriações pelo corpo e com fratura em uma das pernas, mas passa bem. ( Fonte e foto: Iago Santana)



  • Um século de vida, e uma história de superação

    Dona Anália, ao lado um de um dos seus filhos. Foto: Altier Souza / Destaquebahia.com.br

    Ela chegou onde poucos conseguiram, e está indo onde poucos conseguirão chegar.
    Aos 100 anos de idade, completados no dia 05 deste mês, ainda consciente e sem necessitar de ajuda para se locomover, Analia da Silva Santos (Dona Anália) retrata na face e na sua trajetória de vida, a marca do sertanejo; que mesmo diante das mais adversas situações, consegue vencer as lutas e transpor o tempo, desfrutando do prazer de viver gerações diferentes e histórias até então, inimagináveis, tudo alcançado com superação diária.

    Natural do município de Presidente Jânio Quadro, Dona Anália escolheu a região de Maetinga para ser a sua morada, e há anos reside na Fazenda Bomfim, onde, sempre que possível, recebe a visita dos familiares, alguns deles residentes em outros estados.

           

    O Destaquebahia homenageia essa sertaneja, registrada como nascida em 1914, “há quem diga que ela tenha 112 anos” ano em que um dos maiores clássicos da música sertaneja foi gravado. Certamente são poucos aqueles que não sabem cantar o trecho desse clássico da música brasileira: “Não há, oh gente/ oh não, Luar/ Como esse do sertão”. “Luar do Sertão” foi gravada há 100 anos, como uma toada sertaneja por Eduardo das Neves. O compacto, que saiu pela Odeon, trazia como compositores Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco. Anos mais tarde, regravada por nomes expressivos, como Maria Bethânia, Milton Nascimento e Luiz Gonzaga, ela se tornou um verdadeiro hino. E assim como essa canção que está marcada como um hino na vida dos brasileiros, assim é dona Anália, não se fala na história de Maetinga, sem antes passar por sua história.



  •  Ordem DeMolay realizará neste domingo Aulão Solidário

    Neste domingo (19) a partir das 14h00 estará sendo realizado no CEEP (antigo Colégio Modelo) o Aulão Solidário. O evento é uma iniciativa dos jovens da Ordem DeMolay da Loja Maçônica Aliança Sertaneja e contará com a participação de professores que realizarão uma revisão dos principais assuntos abordados na prova do ENEM. Não percam essa oportunidade. Todos os participantes, além de contarem com uma oportunidade ímpar de adquirem mais conhecimentos também estarão colaborando com a ação solidária de doação de alimentos, que serão encaminhados para instituições de caridade do município.



  • Bica que despeja dejetos do Lacen no PS do Hospital ainda não foi retirada

    Destaquebahia / Fotos: Emanuel Fernandes

    O Destaquebahia realizou uma matéria que foi publicada no 17/07 do ano em curso, falando de algo considerado absurdo e que estava acontecendo na área externa do Hospital Professor Magalhães Neto. Na época foi registrado por nossa equipe de reportagem o que foi denominado de, ‘Bica da Vergonha’, algo que surgiu após a construção do Lacen-BA, anexo ao HPMN. Alguém resolveu fazer algo diferente para facilitar o trabalho do pessoal da limpeza e construiu uma ‘Bica’, por onde corre toda a água que vem do interior das salas do Lacen quando é realizada a faxina. O mais curioso é que a água suja não cai em nenhum esgoto ou algo parecido, ela escorre e cai na área externa do pronto socorro do HPMN. Também foi registrado pelo Destaquebahia que junto com a água observava-se restos de algodão. Usuários do Sistema de Saúde Pública do Município, na época se manifestaram indignados com situação chegando a dizer que “a saúde pública em Brumado estava virando caso de saúde". Em virtude da grande repercussão da matéria, o secretário de saúde do município Cláudio Feres se manifestou em um Blog local e reconheceu a falha existente, e disse que “já havia solicitado um orçamento para realizar uma drenagem subterrânea”. Porém, três meses se passaram, e a tal drenagem subterrânea não aconteceu, tendo em vista que a ‘Bica da Vergonha’, continua no mesmo lugar.

     

     



  • Aécio e Marina aparecem juntos pela primeira vez após anúncio de apoio

    Aécio Neves e Marina Silva apareceram pela primeira juntos em São Paulo (Foto: Nelson Almeida/AFP)

    A candidata terceiro lugar no primeiro turno das eleições, Marina Silva (PSB), apareceu ao lado de Aécio Neves (PSDB) pela primeira vez após anunciar apoio à candidatura tucana. Os dois tiveram uma conversa em São Paulo e devem atender à imprensa para uma entrevista coletiva. Marina foi à reunião sem o tradicional coque no cabelo, que marcou o visual da candidata durante a campanha.

    "Estive gripada esses dias e vocês sabem que uma pessoa gripada não pode prender o cabelo molhado, e por isso fiz assim", disse Marina. "Está muito bonita", sentenciou Aécio.

    Conforme informou nesta quinta (16) o porta-voz da Rede Sustentabilidade, grupo político de Marina Silva, Walter Feldman, o encontro desta sexta servirá para que a ex-senadora e Aécio possam tratar de vários assuntos que julgam necessários para o segundo turno.

    Estiveram no encontro desta sexta o candidato a vice-presidente na chapa de Aécio, Aloysio Nunes, Beto Albuquerque, que disputou o primeiro turno como vice na chapa de Marina, e Walter Feldman, porta-voz da Rede Sustentabilidade, grupo político da ex-senadora.

    A expectativa do encontro desta sexta é que sejam gravadas imagens para a propaganda eleitoral, discutir ações que serão adotadas na reta final da campanha e decidir sobre se a ex-ministra subirá em palanques ao lado do tucano nos últimos dias da corrida eleitoral.

    Apoio de Marina
    Após se reunir com Marina Silva, Aécio concedeu entrevista a jornalistas e agradeceu o apoio do PSB, da Rede Sustentabilidade e de outras forças políticas e sociais. Ao falar sobre o significado da presença da ex-senadora em sua campanha, o tucano voltou a afirmar que há um movimento em  favor de um país democrático, socialmente justo e preocupado com a sustentabilidade.
     

    O candidato do PSDB disse também que sua aliança com Marina é baseada em três aspectos centrais, que são “o respeito à democracia, consolidação e institucionalização das políticas sociais e desenvolvimento sustentável”.

    "Este é um momento histórico da vida nacional. Estamos construindo uma aliança em favor do Brasil, da transformação real da vida daqueles que menos têm. Todo esse esforço foi coroado pelo gesto de generosidade de uma mulher que o Brasil respeita e admira. Marina não apoia um candidato, ela apoia um projeto de Brasil, dela e de todos os brasileiros. Agradeço esse gesto de patriotismo em me ajudar, não só a vencer as eleições, mas de me ajudar a construir um projeto que faça valer a pena vencer as eleições", disse o presidenciável.

    Questionado sobre se Marina vai subir em palanques ao seu lado na reta final da campanha presidencial, Aécio disse que o assunto não foi discutido no encontro desta sexta. Na avaliação do candidato, a forma como a ex-senadora participou nos últimos dias "é a mais correta".

    A jornalistas, Aécio afirmou que caberá a Marina Silva decidir sobre como será a participação dela na campanha tucana. Indagado sobre se Marina fará parte de seu eventual governo, caso seja eleito, o presidenciável afirmou não estar pensando no assunto.

    "Ela já dá uma contribuição muito expressiva. [...] A presença da Marina aqui traz um simbolismo muito muito grande. Eu vejo, através do abraço e do beijo carinhoso que recebi da Marina, o abraço e o beijo carinhoso de milhões de brasileiros que querem mudar esse país", disse.

    Debates
    Aécio comentou também sobre os recentes debates com Dilma Rousseff na televisão. O candidato disse que lamenta o tom que tem sido usado nos programas. Para ele, a eleição não pode ser "uma guerra", um "vale-tudo".

    "Lamento profundamente o tom nos debates. Eu propus um debate em torno de temas, de segurança pública, de educação, mas a estratégia dela e de seu marqueteiro não foi essa. O desespero dos nossos adversário está fazendo com que eles percam a sensatez. A política não é uma guerra, não pode ser esse vale-tudo no caminho de querer destruir reputações para ganhar eleição.", afirmou.

    "Convoco a candidata Dilma Rousseff para que possamos fazer, nos próximos debates, nos programas, uma campanha de alto nível. Ninguém destrói alguém e vence, como disse aqui a Marina. É preciso vencer as eleições vencendo. E é isso que eu pretendo fazer", concluiu.

    Aécio e Lula
    Após o encontro com Aécio nesta sexta, Marina fez pronunciamento à imprensa no qual comparou Aécio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em razão de em 2002 o então candidato à Presidência pelo PT ter defendido alterância de poder, assim como faz o tucano nas eleições deste ano.

    "Há 12 anos, o candidato Lula disse que queria alternância de poder, que queria mudança e daria garantia da manutenção do real e, 12 anos depois, você [Aécio] faz o mesmo gesto, diz que vai recuperar o que se perdeu com esse governo, que é a estabilidade econômica, que vai institucionalizar em lei as políticas como o Bolsa Família. Isso é um passo significativo", disse.

    CONTINUE LENDO


  • Policia Militar recupera motocicleta roubada

    Fotos: Destaquebahia.com.br

    Na manhã desta sexta-feira (17), a policia Militar recuperou uma motocicleta que havia sido roubada no Bairro Pedro Cruz. Segundo informações colhidas pelo Destaquebahia, o veiculo foi encontrado pela guarnição da PM em um terreno no Bairro Santo Antônio, próximo da BR-430. No município roubos de motocicletas tem sido registrado com frequência. O veículo foi levado para a delegacia local, onde foram realizados os procedimentos necessários.

     



  • Mais um acidente é registrado na BA - 148, entre Rio de Contas e Marcolino Moura

    O caminhão ficou parcialmente destruído. Adailto Silva / Destaquebahia.com.br

    No final da tarde de ontem, quinta feira (16), um caminhão de placa NTU 1893 licença de Souto Soares carregado de telhas tombou na BA-148, entre Rio de Contas e o distrito de Marcolino Moura (na curva da Gameleira). O acidente ocorreu em um trecho muito perigoso, onde as curvas são as vilãs dos condutores. Só neste mês na curva onde aconteceu este acidente, houve mais três; felizmente, neste último, só havia o condutor no veículo, o qual foi socorrido com ferimentos leves, após sair da cabine com a ajuda de populares.
    As polícias Civil e Militar estiveram no local registrando a ocorrência e tomando as providências necessárias.



  • Tá chegando o grande dia show mais esperado do ano!


  • Confira o video:



  • Padrasto é preso acusado de abusar e engravidar enteada, na época com 11 anos

    O acusado está detido até que o caso seja apurado. Foto: Destaquebahia.com.br

    Luciano Moura Silva, 34 anos, vulgo “Braquiaria”, se apresentou na tarde desta quinta-feira (16), á polícia de Barra da Estiva. O mesmo possuía um mandado de Prisão Preventiva, expedido pelo Juiz da Vara crime da cidade supracitada.
    A polícia Civil e Militar havia feito pela manhã uma ação para prender Luciano, que segundo informações, estava escondido na Fazenda Capim de Cheiro, mas o mesmo consegui fugir e, se apresentou na parte da tarde, por volta das 15h na delegacia local acompanhado de seu advogado.

    Luciano foi denunciado pela companheira, do qual também é prima carnal, sob a acusação de abusar sexualmente da enteada, na época com 11 anos, sendo que aos 12 ficou grávida e aos 13 veio a ter um filho; segundo a mãe, fruto dos abusos do acusado, e foi ai que o crime foi descoberto, pois, a menina hoje com 14 anos, não contava para a mãe porque dizia que o padrasto a ameaçava.
    Luciano está detido à disposição da justiça que apura o caso.