• TRILOGIA DA SEGURANÇA

    Advogado Dr.Cléio Diniz colunista do Destaquebahia.com.br

    Como premissas temos um sistema conhecido por não atender os anseios da sociedade, e uma política de segurança no mínimo estranha, onde os mocinhos são postos em situação de descaso e os bandidos ocupam as capas de revistas, os noticiários. Temos direitos humanos para os agressores, mas nenhum apoio para as vítimas. Como conclusão temos a realidade vivida, direta e indiretamente por todos, e diariamente recheiam os noticiários.

     

    Constantemente vivenciamos notícias sobre o aumento da criminalidade, inovações de crimes, a cada dia nos deparamos com casos e casos cada vez mais violentos, e cada vez mais os criminosos demonstram não temer o “sistema”, não respeitar as leis e se sentirem imunes e impunes.

     

    A sensação que nos é passada é a de que os criminosos inteligentemente perceberam com maior clareza a realidade da ineficácia das políticas governamentais de segurança, das lacunas e entraves de nossas leis e de sua fragilidade.

     

    O sistema e a política adotada foi vista e entendida pelos próprios criminosos como arcaica, pesada, obsoleta e sem condições de produzir efeitos positivos a curto prazo, ou até mesmo de acompanhar a evolução do crime e isto foi afirmado pelo chefe da maior facção criminosa de São Paulo em uma audiência. Acabou-se o respeito.

     

    E pior é perceber que, aqueles sobre quem recai a responsabilidade por manter a ordem, não conseguem ter a mesma percepção e permanecem patinando na falta de resultado consistente. Muitos são os debates, mas poucas são as ações concretas e com resultados satisfatórios.

     

    A quase 15 anos passados, a revista VEJA, em sua edição nº 1686 de 07 de fevereiro de 2001 estampava em sua capa a matéria intitulada “Impunidade – LIVRES PARA MATAR” onde o subtítulo de forma brilhando sintetizava o horror da segurança pública, ao explanar a conclusão de uma pesquisa que teve como resultado “De cada 100 assassinos, ladrões e estupradores, a polícia prende 24, a justiça condena 5 e só um cumpre a pena até o fim.” (matéria completa no link - http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx). Não temos uma pesquisa semelhante e atual, mas poderíamos afirmar que o quadro contínua idêntico.

     

    A época, na referia matéria, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal afirmou que “Essa impunidade estimula a delinqüência”. Por sua vez afirmou Márcio Thomaz Bastos, um dos advogados criminalistas mais respeitados do país e ex-ministro da justiça, que “Ninguém sabe ao certo qual é o grau de contaminação no caso brasileiro, mas o que se vê por aí é assustador”.

     

    Ou seja, conclui-se que as políticas, as medidas adotadas não estão produzindo resultados, não os resultados que se espera. Observemos que o tema, após chegar a um nível alarmante já foi alvo de discussão pela mídia a mais de 15 anos, e nada mudou, tudo continua como antes.

     

    A impressão que se tem é que, a segurança pública se tornou plataforma eleitoreira, e o povo? Este que aguente as consequências.



  • Itabuna: Ônibus de turismo cai em ribanceira na BR-101; ninguém ficou ferido

    Ônibus cai em ribanceira na BR-101, próximo a cidade de Itabuna G1 BA (Foto: Humberto Hugo de Almeida / Site: Aurelino Leal Alerta.)

    Um ônibus de turismo caiu em uma ribanceira, por volta das 5h desta terça-feira (25), na altura do Km-446 da BR-101, nas proximidades de Itabuna, região sul da Bahia. Ninguém ficou ferido, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A policia informou ainda que o acidente ocorreu depois que o condutor perdeu o controle do veículo. O ônibus já foi retirado do local.

     



  • Por bebida alcoólica, pais exploravam sexualmente três filhas adolescentes

    Por Mateus Novais / Blog Resenha Geral / Foto: Reprodução

    Os pais de três adolescentes de 10, 11 e 14 anos foram presos acusados de explorar sexualmente as filhas na zona rural de Vitória da Conquista. Os policiais militares chegaram ao pai e mãe após uma denúncia de abuso sexual a uma adolescente de 14 anos, por parte de um homem de 27 anos. A denúncia foi feita através do número 190 da polícia militar por um tio das vítimas. Uma guarnição do 3º Pelotão da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar foi até o local, no povoado de Corta Lote, e constatou que as meninas estavam sendo maltratadas pela mãe e pelo padrasto. Elas dormiam em um quarto junto com animais.

     

    Rozilda Freitas Santos, 32 anos, e o marido Francisco de Jesus Santos, 34 anos, estavam embriagados quando os policiais chegaram. As adolescentes confirmaram a denuncia de que estavam sendo abusadas sexualmente e apontaram o acusado, Dalmácio Freitas Souza. Dalmácio foi localizado pelos policiais nas proximidades da residência e foi encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), juntamente com os pais dos adolescentes. Segundo informações de policiais, essa não é a primeira vez que a mãe teria permitido abuso sexual das filhas em troca de bebidas alcoólicas.



  • Aos doze anos, estudante projeta e constrói bicicleta gigante

    Fotos: Osvaldo Santos Filho / Blog do Anderson

    O aluno da Escola Municipal José Mozart Tanajura, Roberto Gomes Tavares, de 12 anos, idealizou um projeto de uma bicicleta gigante e tem roubado olhares de muitas pessoas da Vila América, em Vitória da Conquista. Para subir no veículo o jovem criou um suporte de apoio aos pés. Sem muitos assessórios e com preço relativamente baixo a idealização contou com apoio de um morador da região. Para o professor Osvaldo Santos Filho, do Projeto Mais Cultura, “a exposição desta criação é o resultado de um aprendizado que respeita a autonomia dos educandos e as múltiplas significações produzidas por estes alunos em bairros distantes do Centro”.

     

     

     

    “É muito gratificante encontrarmos em nossas escolas municipais alunos engenhosos que pensam, agem, produzem e reafirmam suas identidades através de suas ações, independente das condições sociais vividas em bairros sem infraestrutura” afirmou o professor. A Escola Municipal José Mozart Tanajura, tem em sua grade curricular, programas voltados para a melhoria do ensino extracurricular dos alunos como: Mais Educação, Mais Cultura, Escola Mais, Todos organizados pelo diretor Washington Gusmão que tem contribuído para a difusão do progresso nesta escola



  • A presidente da rede de lojas Magazine Luiza esteve em Brumado

    Verber, Luiza Trajano e Jaqueline. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A presidente da rede de lojas MAGAZINE LUIZA, Luiza Helena Trajano, esteve em Brumado na última sexta-feira (21). O Destaquebahia falou com a empresária que este mês está visitando as lojas que serão reinauguradas. Em Brumado, Luiza Helena Trajano foi recepcionada pelo gerente local Verber e os funcionários da loja. “Eu estou viajando bastante por este interior da Bahia e estou impressionada com o desenvolvimento da cidade, com o povo que é super carinhoso e por isso, estamos reformando todas as lojas, colocando ar condicionado, melhorando o Layout e proporcionando o melhor porque o povo baiano merece” disse Luiza Helena Trajano ao Destaquebahia.
    A Magazine Luiza de Brumado realizará a grande reinauguração na próxima quarta-feira (26), com grandes ofertas e um ambiente que irá proporcionar mais  comodidade ao clientes de Brumado e região.



  • Austrália: Bebê sobrevive por cinco dias abandonado em bueiro

    Acorda Cidade / Foto: NSW Police/AP

    Ciclistas ouviram o choro procedente de um bueiro e encontraram um bebê na manhã do último domingo (23). A criança estava na rede de esgoto perto de uma pista de ciclismo na zona oeste de Sydney. A mãe foi indiciada por tentativa de assassinato nesta segunda-feira (24).

     

    Segundo a polícia, o bebê passou cinco dias no local a 2,5m de profundidade. O local estava fechado com uma pesada tampa de cimento e várias pessoas foram chamadas para levantar a peça.

     

    No fundo do bueiro os ciclistas encontraram um bebê recém-nascido coberto com um lençol de hospital e ainda com uma pinça (de plástico) no cordão umbilical. O bebê foi hospitalizado e tem estado de saúde considerado estável.

     

    A polícia investigou durante várias horas os registros hospitalares e localizou a mãe, de 30 anos. A polícia destacou que o menino não teria conseguido sobreviver por mais tempo, já que a temperatura em Sydney chegou a 40ºC no domingo.



  • Pai e filho são alvejados por disparos de Cartucheira na zona rural de Barra da Estiva

    A arma foi apreendida. Foto: Destaquebahia.com.br

    Uma tentativa de homicídio deixou a população da Fazenda Mutuca, zona rural de Barra da Estiva assustada.  Alex Sandro Silva, de 32 anos, que sofre de transtornos mentais conseguiu pegar uma cartucheira e efetuou disparos contra Edvan Francisco de Almeida, 69 anos, e contra Vanderley Aguiar de Almeida de 31 anos (Pai e Filho). Segundo informações obtidas pelo Destaquebahia junto á polícia, o crime aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), por volta das 7h na Fazenda Mutuca. Ninguém sabe a motivação, aparentemente por motivo fútil.  As vítimas foram socorridas ao Hospital de Barra da Estiva e posteriormente transferidas para um hospital de Vitória da Conquista.

           

    O autor dos disparos está à disposição da justiça para ver que medidas poderão ser tomadas, já que o mesmo sofre de problemas mentais.



  • Tributo a Marisa Monte foi um sucesso‏

    Por Paulo Esdras - coordenador do Movimento Cultural ABRACADABRA / Foto: Divulgação

    Neste último sábado (22), foi realizado na AABB o tão esperado Tributo a Marisa Monte, com apoio da Secretaria de Cultura de Brumado, do Movimento Cultural ABRACADABRA e organização do produtor cultural Paulo Esdras. A banda Cenário Único, com  produção musical de Amarílio Lima (Guitarra), Roni Pinheiro (teclado), Luiz Alberto - LB (Contrabaixo), Alexandre Rolim (Bateria) contou com a belíssima voz de Moni Viana e seus convidados especiais como: Silvia Mello, Daiane Rocha, Leidiane Rocha, Marcelo Villarie, Rique Lessa, Jonas Ribas (Pandeiro), Juliana Barreto (bailarina).

     

    O ponto alto do show - com a entrada individual em benefício à causa dos direito dos animais -  foi a entrega de um bouquet de flores da própria cantora Marisa Monte que, ao saber da homenagem, enviou o presente com um cartão que dizia: "À banda Cenário Único, fiquei emocionada e feliz por poder fazer parte desta iniciativa, ainda mais sabendo da causa tão nobre. Parabéns, muito boa sorte e sucesso. Beijos, Marisa Monte". O produtor Paulo Esdras, emocionado com o presente declarou: "Realmente foi uma surpresa recebermos as flores assim no momento do show. Marisa mostrou uma gentileza que só os grandes artistas possuem". 

     

    O Tributo a Marisa Monte com a banda Cenário Único pretende se apresentar em outras cidades e espera poder tocar novamente para o público brumadense. 



  • Resultado da Mega-Sena: apostadores do PR e RJ dividem prêmio de R$ 135 mi

    Dezenas sorteadas foram: 07 - 24 - 28 - 46 - 53 - 56

    Duas apostas, uma de Cianorte (PR) e outra do Rio de Janeiro, vão dividir o prêmio de R$ 135 milhões do sorteio 1655 da Mega-Sena. As dezenas sorteadas no concurso 1.655 da Mega-Sena, neste sábado (22), foram  07 - 24 - 28 - 46 - 53 - 56 . 

    Ao todo 704 apostas conseguiram acertar a Quina da Mega, cada uma levando R$ 16.384,73. Na Quadra, foram 39.616 os premiados, com R$ 415,95 para cada.

    A aposta mínima é de R$ 2,50 e pode ser feita até as 19h do dia do sorteio em qualquer uma das mais de 12 mil lotéricas do Brasil.



  • Hóspede furta diversos produtos de hotel e é detido pela polícia

    Alguns dos produtos foram apreendidos. Foto: Emanuel Fernandes / Destaquebahia.com.br

    Um hotel na cidade de Guajerú teve alguns produtos furtado por um hóspede. Informações obtidas pelo Destaquebahia junto à polícia dão conta de que a proprietária do estabelecimento deu por falta dos produtos assim que um homem de prenome Ruy deixou o hotel. A polícia foi acionada e obteve informações de que o meliante estaria indo sentido a cidade de Brumado em uma Van. Os soldado Valfredo, Odívio e Jesus, comunicou a polícia de Brumado que e conseguiu interceptar o homem de prenome Ruy, próximo ao Banco do Bradesco. Com o acusado fora encontrados; nove frascos de perfumes, um frasco de creme, uma máscara e quatro sabonetes, segundo informações da polícia os produtos eram todos de marcas conceituadas, chegando ao valor de quase mil reais. A vítima e o acusado foram ouvidos na manhã desta segunda-feira (24), na delegacia de Brumado. (Matétia atualizada as 12h35min)



  • Expositores apresentaram grandes novidades na FENB 2014

    O Estúdio Teixeira marcou presença na Femb 2014. Foto: Fabiano Neves / Destaquebahia.com.br

    A Fenb 2014 foi um sucesso! Milhares de pessoas compareceram nos três dias da Feira de Negócios e conferiram grandes novidades em diversos produtos que foram apresentados pelos expositores.
    As principais empresas de Brumado e região marcaram presença no evento.


    Desfile de moda, show ao vivo e muita gente bonita na Fenb 2014

    O portal de notícias Destaquebahia também garantiu espaço, neste que é um dos tradicionais eventos realizados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado.
    O estande do Destaquebahia foi um dos mais visitados da Feira, devido à forma estratégica com que os proprietários usaram para atrair o público. Além de se divertirem á vontade com o XBOX, ninguém quis perder a oportunidade de serem fotografados e terem as suas imagens expostas, neste que têm sido um dos principais blogs de notícia não só de Brumado, mas do Estado da Bahia. Confira algumas fotos. Ainda no decorrer do dia serão publicadas novas fotos.



  • Motocicletas continuam sendo alvo principal de bandidos

    Moto proveniente de furto em Aracatú é apreendida em Brumado. Foto: Foto: Divulgação/Polícia Civil

    No município de Brumado as motocicletas tem sido um dos principais alvos dos bandidos. Muitas delas são furtadas ou roubadas somente para praticarem crimes, depois são abandonadas e encontradas pela polícia. Em outras situações, as motocicletas são repassadas para receptadores que as compram por pequenos preços para depois revenderem na região, principalmente para pessoas da zona rural.
    No último fim de semana, a polícia conseguiu apreender mais uma moto proveniente de furto. Segundo informações obtidas pelo  Destaquebahia, Cleiton Santana havia furtado uma motocicleta em Aracatú, quando, já chegando em Brumado foi interceptado por uma guarnição da polícia; após averiguação foi constato que a moto havia sido furtada no município vizinho.  Depois de ter confessando o crime, Cleiton Santana foi preso em flagrante. O acusado já havia praticado outros furtos na região. Uma fiança foi arbitrada.



  • Neste domingo a Fenb tem uma ótima programação principalmente para a criançada

    A criançada terá diversão garantida no último dia da Fenb. Foto: Marcos Cardoso.

    Neste domingo a Fenb (Feira Negócios de Brumado) preparou uma programação super especial para todos. E a criançada vai se divertir pra valer neste domingo com atrações especiais como: Tchucucão da Xuxa, Turma da Disney (Mickey e Minie e os pinta caras). Você não pode perder! Também haverá pagode de mesa com Rafa Simpatia, voz e violão com Chiquinho e Nilzete, voz e violão com Bruno Caires, desfile de moda com as empresas: Natural Life, Ademylos adulto e Ademylos baby kids e Óticas Denize. Para criançada FENB 2014 – Você e sua família juntos em um só lugar, com diversão, conhecimento e informação garantidos!



  • Acusado de participar do assassinato do Sr. Esmeraldo Souza, é condenado a mais de 26 anos de prisão

    Destaquebahia / Foto: Emanuel Fernandes

    Em audiência presidida pelo juiz Genivaldo Guimarães, no Fórum Duarte Moniz, na última quarta-feira (19), foi julgado e condenado a mais de 26 anos de reclusão Gabriel Aparecido Moreira da Silva, pela morte de Esmeraldo Souza Meira de 67 anos. O fato ocorreu no dia 10 de setembro do ano em curso. Gabriel na companhia de dois adolescentes praticou assalto a um estabelecimento comercial no Bairro São Félix e no momento da ação atingiu com disparo de arma de fogo o Sr. Esmeraldo Souza Meira de 67 anos que não resistiu e veio a óbito. O idoso havia acabado de chegar horas antes da Zona rural (Fazenda Serra Negra, município de Aracatú) onde estava visitando familiares, ao entrar no mercadinho que fica na Rua Isaías Alves, próximo a sua residência, notou que o estabelecimento estava sendo assaltado, ao tentar voltar foi morto.  



  • Morre aos 57 anos empresário brumadense vitima de infarto fulminante

    Destaquebahia / Foto: Arquivo familiar

    O empresário José Chaves Santos de 57 anos faleceu na última sexta-feira (21). Segundo informações, o óbito ocorreu por volta das 22h. José Chaves era conhecido popularmente como “Zezão do Mercado Municipal”. Ainda segundo informações, o empresário teria sofrido um infarto fulminante. O sepultamento está previsto para as 16h. O corpo está sendo velado na Rua Ester Gondim.