• Dos 682 médicos de fora, 670 serão encaminhados para os municípios.
    Segundo Ministério da Saúde, 11 ficaram em recuperação e 1 foi reprovado.
     

    O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (19) que 98% dos 682 médicos formados no exterior chamados pelo governo foram aprovados para trabalhar no interior e periferias das grandes cidades, pelo programa Mais Médicos.

    Segundo a pasta, apenas um médico estrangeiro terá de retornar ao país de origem, por ter sido reprovado na avaliação, que mediu conhecimentos de português e saúde pública ofertados num curso de três semanas. Outros 11 médicos ficaram em recuperação e terão de se submeter a duas semanas de reforço antes de se apresentarem nos municípios para os quais foram alocados.


    De acordo com o Ministério da Saúde, o médico reprovado se chama Zoheir Maadarani, é libanês e atuava na Ucrânia. Ele havia sido designado para trabalhar em Franco da Rocha (SP). O governo informou que Maadarani foi desligado do programa federal por ter obtido desempenho abaixo de 30%. Não foi especificada a nota do libanês.

    Para o cálculo do desempenho, destacou o ministério, foram considerados o conjunto de exercícios e atividades do módulo de avaliação realizado nas últimas três semanas e o teste final (60%), aplicado pelo MEC na última sexta (13).

    Dos 11 médicos que terão de passar pela recuperação para atuar no país, há três profissionais de Cuba, dois da Bolívia, um de Honduras, dois da República Dominicana, um da Rússia, um da Mauritânia e um da Argentina.

    Deste grupo, quatro vieram ao Brasil por meio do convênio firmado com o governo cubano, que, em sua primeira fase, trouxe 400 profissionais ao país. Ao todo, deverão desembarcar no Brasil 4 mil médicos de Cuba.

    Teste
    O módulo de acolhimento e avaliação dos médicos estrangeiros, que teve início em 26 de agosto, representou 40% da nota total dos profissionais da saúde. Sob supervisão de instituições de ensino e tutoria de médicos brasileiros, o ciclo analisou quais profissionais estavam aptos para atender a população.

    Já o teste realizado na semana passada representou 60% do desempenho dos médicos estrangeiros. O exame consistiu de uma avaliação oral e um exercício escrito. Para avaliarem os médicos de outros países, os tutores simularam uma consulta, na qual um professor questionou ao profissional estrangeiro sobre diversas situações e sintomas.

    Enquanto isso, outro professor avaliava o desempenho do médico, que também teve de preencher um registro de prontuário do paciente.

    Foram aprovados 670 profissionais que obtiveram desempenho final acima de 50%. Eles poderão passar à próxima fase do programa, sendo encaminhados para os municípios a que foram previamente alocados.

    No entanto, os médicos estrangeiros com notas entre 30% e 50% serão obrigados a participar de um novo curso de aperfeiçoamento, em Brasília. Nas próximas duas semanas, esses profissionais também serão avaliados com relação a sua desenvoltura na Língua Portuguesa.



  • Ex lider comunitário brumadense é encontrado morto

    Zé de Souza esta residindo na zona rural de Dom Basilio

    José de Souza, Zé de Souza como era conhecido, foi encontrado morto em frente a sua casa na zona rural de Dom Basílio na manhã de ontem, Quinta-feira (19). As causas da morte foi natural, ele estava com sérios problemas de saúde, como diabete colesterol alto etc. - provável causa do seu óbito.
    Em Brumado, Zé de Souza  foi líder comunitário do bairro Urbis 2 , onde lutou e conquistou diversos benefícios para a comunidade, foi Idealizador  de uma feira Livre no bairro Santa Tereza, que acontecia aos Domingos na rua da APAE e que era  fonte de renda para muitas pessoas, Atuou como funcionário  na Câmara de Vereadores de Brumado (onde foi funcionário no gabinete do vereador José Ribeiro Neves) e, depois de passar em um concurso público na cidade de Dom Basílio, migrou para lá, onde estava vivendo até então.
    O vereador José Ribeiro Neves, prestou grande assistência e solidariedade á família, pois, o parlamentar tinha uma grande consideração pelo mesmo, não só por já ter sido um de seus funcionários, mas principalmente, pelo grande sentimento que por ele possuía.

     



  • MENORES SÃO APREENDIDOS APÓS FURTO DE CELULAR

    Reprodução

    Três alunos de uma escola particular de Brumado retorvam para as suas residências, quando tiveram seus celulares roubados por dois menores, um de 11 anos e o outro de 13. O ato infracional aconteceu na noite desta quarta-feira (18), na ocorreu na Avenida Otávio Mangabeira, área nobre da cidade. Segundo informações obtidas pelo L12 Notícias, após o furto as vítimas procuraram uma viatura da policia militar, as quais relataram o ocorrido. Após ronda os policiais localizaram os supostos infratores na Rua Miguel Dias e com eles estavam os celulares pertencente aos estudantes. A polícia conduziu os dois menores, apreendidos, até a Delegacia da cidade, onde estão à disposição do Conselho Tutelar. Segundo informações das vítimas, ambos os menores teriam abordado os mesmos fazendo menção de estarem armados. 



  • Bancários iniciam greve hoje

    Os bancários iniciam hoje uma paralisação nacional, com prazo indeterminado. A greve já havia sido aprovada no dia 12 de setembro, e, como não foram apresentadas novas propostas dos bancos às reivindicações dos trabalhadores, a paralisação foi confirmada.

    Segundo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que tem 2.835 agências bancárias em sua base, a adesão não será de 100% no primeiro dia. Como ocorreu em anos anteriores, ela deve crescer gradualmente.

    Os bancários reivindicam, principalmente, reajuste salarial de 11,93% --sendo 5% de aumento real, maior participação sobre lucros e resultados e "fim das metas abusivas" -- exigências de mínimo de venda de produtos do banco por seus funcionários.

    Ainda, pedem um piso salarial de R$ 2.860,21, valor calculado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) como sendo o mínimo para que o trabalhador possa pagar suas despesas básicas e de sua família.

    Por sua vez, a proposta dos bancos é 6,1% de reajuste salarial, mantendo a mesma fórmula de participação nos lucros.



  • Adiamento da visita de Dilma aos EUA traduz sentimento de toda uma região, diz chanceler

    Reprodução

    A decisão da presidente Dilma Rousseff de adiar a viagem aos Estados Unidos, programada para outubro, "foi uma das mensagens mais importantes da região para o mundo nos últimos anos", disse nesta quinta-feira (19) o chanceler argentino Héctor Timerman, durante encontro com o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado. Dilma anunciou terça-feira (17) que só marcará nova data para a visita de Estado aos EUA, depois que o presidente Barak Obama investigar as denúncias de que tanto ela quanto a Petrobras foram alvo de espionagem eletrônica por agências norte-americanas. Em nota oficial, Dilma exigiu do governo americano o compromisso de cessar as atividades de interceptação de correspondência e telefonemas alheios. Segundo a Agência Brasil, este é o primeiro encontro bilateral de Timerman e Figueiredo, que assumiu o comando da diplomacia brasileira em agosto, no lugar de Antonio Patriota. Segundo Figueiredo, embora a espionagem cibernética não tenha sido o principal tema da conversa, Timerman elogiou muito a postura adotada pelo governo brasileiro, que resume "o sentimento de toda uma região". Figueiredo e Timerman trataram também da questão das barreiras comerciais e dos avanços na elaboração de uma proposta, antes do final do ano, para um acordo de livre comércio entre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Uniao Europeia (UE).



  • BANDIDOS PARAM CAMINHÃO E SEQUESTRAM CINCO PESSOAS NA BR-030

    A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) recuperou o caminhão carregado com bananas.

    Quatro homens armados sequestraram um motorista e quatro pessoas de uma mesma família, entre elas duas crianças. O crime aconteceu por voltas de meia-noite desta terça-feira (17), na BR-030, próximo ao distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. De acordo com informações levantadas peloL12 Notícias, o caminhão carregado com bananas se deslocava da cidade de Bom Jesus da Lapa com destino a Maceió. Ainda no local de partida, uma família composta por 4 pessoas teria pegado uma carona no veículo, a qual estava indo para o estado de Pernambuco. Quando o caminhão Mercedes-Benz L 1620 trafegava pela estrada que liga Brumado ao distrito Sussuarana, 4 bandidos ocupantes de um automóvel Fiesta, com armas mão, interceptaram o caminhão e já foram logo anunciando que se tratava de um assalto. Todos os ocupantes do caminhão foram levados a um matagal sob ameaça dos bandidos. Parte da quadrilha levou o caminhão até a comunidade de Jiboia, região de Anagé, enquanto outra parte ficou com os reféns. As vítimas permaneceram sequestradas até por volta das 6 horas da manhã desta quarta-feira (18), depois da outra parte da quadrilha retornar, dizendo que não se tratava da carga que eles queriam. O Bando ainda teria orientado ao motorista que fosse buscar o seu caminhão e depois fugiram. Uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou buscas em toda a extensão da BA-262 e BR-030, que conseguiu recuperar o veículo e localizar as vítimas. 



  • PM RECUPERA DUAS MOTOCICLETAS DURANTE BLITZ

    O objetivo das blitz é coibir ações delituosas e demais irregularidades no trânsito, garante a polícia.

    A Polícia Militar da cidade de Paramirim, Bahia, área de atuação da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), promete fechar o cerco a condutores que ainda insistem em dirigir de forma irregular na cidade. Estão sendo cada vez mais intensificadas as blitz de rotina na cidade. Segundo a polícia, o objetivo principal é evitar menores conduzindo motocicletas ou carros, reprimir roubos, e garantir a obrigatoriedade do uso do capacete como ação primária da paz no trânsito no município. Para os motoristas conscientes, a notícia da intensificação das blitz é vista de forma positiva. Neste último final de semana, a polícia militar local recuperou duas motocicletas com adulteração no chassi e que supostamente pode ser produto de furto, durante intensificação das blitz, realizada neste final de semana no centro da cidade. Uma das motocicletas apreendidas é uma Honda CG Titan, de cor vermelha e placa policial BJX-7642, proveniente do estado de São Paulo



  • Bandido assalta farmácia e tenta estupro em funcionárias

    Ameaçadas e na mira de uma arma as atendentes quase que foi abusada e constrangida.

    Uma farmácia localizada na cidade de Guanambi foi assaltada na noite dessa segunda-feira (16). O assaltante adentrou o local armado e subtraiu todo o dinheiro do caixa. No entanto, de acordo com a Rádio Guanambi FM, antes de sair do local, o criminoso obrigou uma funcionária a abaixar as roupas, ameaçando-a com uma arma. Segundo informações, a joven não foi abusada sexualmente devido a chegada repentina de um cliente, o que assustou os bandidos que fugiram imediatamente do local.  



  • Caetité se destaca no Campeonato Baiano de Taekwondo

    Equipe comemora resultado satisfatório

    Durante os dias 14 e 15 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador - BA, alunos do Projovem Adolescente e da Associação Esparta de Taekwondo, filiada à Federação Esportiva Baiana do Esporte, participaram do Campeonato Baiano, com apoio da Prefeitura Municipal de Caetité. As equipes de Caetité, Guanambi, Igaporã e Salvador obtiveram destaque no Campeonato, conquistando o maior número de medalhas. Ao todo, Caetité conquistou 15 medalhas, sendo 8 de ouro, 6 de prata e uma de bronze.

    Para o professor Miro Carvalho o resultado satisfatório é consequência dos treinos e dedicação dos alunos. “O compromisso reflete na superação do esporte, e tem desenvolvido cada vez mais o lado competitivo, tanto que tivemos uma colocação no patamar da capital. Estamos muito felizes com as nossas novas conquistas!”, salientou o professor. As equipes de Caetité e Igaporã, terinadas por Miro, vem fazendo história no cenário estadual e nacional de Taekwondo, com vários títulos, como o Campeonato Baiano - 2010 (com a participação de 5 atletas, conquistando 4 medalhas de ouro e uma de prata), Campeonato Baiano - 2011 (8 atletas conquistaram 4 ouros e 2 pratas), Campeonato Baiano - 2012 (7 atletas conquistaram 3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes), Copa Cidade Maravilhosa – Rio de Janeiro – 2013 (um atleta conquistou medalha de bronze).

    O Taekwondo é um esporte olímpico que tem aumentado consideravelmente o número de praticantes em todos os países. A Bahia tem se destacado com atletas competindo em campeonatos e torneios nacionais, com resultados excelentes. Em Caetité, Miro Carvalho treina cerca de 350 alunos do Projovem, Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, Colégio Municipal Ovídio Teixeira e no Projeto Viva Cidadania do Sesi. O esporte busca o crescimento pessoal, além de envolver o companheirismo e o desenvolvimento cidadão ciente de seus deveres para com a família, a escola, a cidade e seu país.



  • Polícia Militar aprende homem com quase um quilo de cocaina

    Na manhã dessa quinta-feira dia 11/09, compareceu na Delegacia da Polícia Civil, a guarnição da Policia Militar composta pelos os soldados, Félix, Deolindo e a Pfem Luzia, conduzindo a pessoa de Ângelo da Silva Polon, pelo fato do mesmo ter se envolvido em um acidente, com uma motocicleta Honda CG 150, cor vermelha, ano 2008 placa-ECJ 2624 Guanambi-Ba, que o jovem pilotava e colidiu com uma outra motocicleta Yamaha YBR cor vermelha ano 2002, placa-GYP 0833 Guanambi-Ba,que era conduzida por Beto do espetinho, que fica em frente ao antigo DETRAN.

    No momento que os mesmos eram socorridos pela Equipe do SAMU 192, foi detectado um pacote grande tipo um tablete, mais para a surpresa da Policia Militar, era quase um quilo de COCAINA, pregada no ombro de Ângelo, em seguida a enfermeira do SAMU entregou o pacote da DROGA para os policiais.

    O Pacote de cocaína estava embalado dentro de uma bola de soprar, de cor preta e bem lacrada com fita adesiva em seu ombro/corpo.

    Ângelo da Silva foi encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi, apresentando, lesões na cabeça, escoriações nas costas e na altura do pescoço. Logo após ser medicado o jovem foi conduzido, apresentado e preso.

    Ângelo é acusado também, dos assaltos que vem acontecendo os últimos dias em Guanambi, com ele foram preso várias munições de diversos calibres.



  • Casal é preso em menos de 24 horas em Brumado por motivos diferentes

    O nome de Graciele está gravado no braço do arrombador

    Um casal foi preso em menos de 24 horas em Brumado por motivos distintos. A coincidência foi possível após um mandado de prisão expedido pela justiça de Brumado contra a pessoa de Graciele Santos Farias, que foi presa na tarde de ontem (04) para cumprir sentença condenatória por tráfico de drogas que ocorreu em 2012.

    Poucas horas depois, a Polícia Militar prendeu em flagrante Jhonne de Jesus Gois, após o mesmo ter arrombado um estabelecimento comercial no centro da cidade de e subtraído alguns equipamentos eletrônicos (veja aqui).

    No braço de Jhonne, é possível ver uma tatuagem que ele fez em homenagem a sua companheira. Graciele foi condenada a 4 anos e 4 meses de prisão em regime semiaberto.